marcos
New Member
|
Post by marcos on Mar 5, 2020 6:55:06 GMT -3.5
Eu chamo atenção que, em 2019, a empresa pagou cerca de R$ 2,50 em proventos.
|
|
nabo
New Member
|
Post by nabo on Mar 5, 2020 7:35:40 GMT -3.5
Caiu a casa
"Fonte do Broadcast informou que o Presidente do IRB, José Cardoso e Diretor Financeiro Fernando Passos foram demitidos. Werner Suffert, da BB Seguridade deve ser indicado como Presidente e CFO."
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Mar 5, 2020 8:32:38 GMT -3.5
Ótima notícia. Mostra que a empresa está tentando arrumar a casa. Acho que hoje teremos forte alta.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 5, 2020 8:42:04 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 5, 2020 10:30:04 GMT -3.5
Eu chamo atenção que, em 2019, a empresa pagou cerca de R$ 2,50 em proventos. Veja o demonstrativo de fluxo de caixa. Vai notar que em 2019: - a empresa realmente pagou R$ 925mi aos acionistas e também fez resgates líquidos de R$1,762 bi de suas aplicações de investimento (aplicou R$ 7.576.567 e resgatou R$ 9.338.832 no ano); - recebeu R$6,8bi em prêmios e contribuições, mas gastou R$6,9bi em pagamentos de sinistros; - recebeu R$1,2bi de recuperações de sinistros, mas gastou R$1,9bi com cessões de risco. Esses R$2,5/ação não surgiram do nada. A empresa fez isso reduzindo parte de suas reservas técnicas ( o tal do float). Essa é uma das muitas inconsistências que a Squadra apontou em sua carta.
|
|
nabo
New Member
|
Post by nabo on Mar 5, 2020 14:08:30 GMT -3.5
Qual seu valuation pra empresa rst?
|
|
nabo
New Member
|
Post by nabo on Mar 5, 2020 14:10:01 GMT -3.5
já deve ter perdido mais de 50% de valor de mercado nesse momento
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 5, 2020 14:47:02 GMT -3.5
Qual seu valuation pra empresa rst? Sou da filosofia de que é "melhor estar mais ou menos certo do que precisamente errado". Não tenho um número preciso calculado com base em projeções futuras, resultados trimestrais, riscos macroeconomicos, etc. Em minhas análise faço algo bem mais grosseiro: procuro entender o negócio da empresa bem por cima, vejo o histórico, levanto alguns aspectos qualitativos básicos (contingências, riscos, quem são os controladores, se há partes relacionadas, plano de remuneração dos administradores, etc) e, com base em uma perspectiva bem chutada de retorno do negócio, estimo uma faixa de preço bem ampla em que a empresa deveria estar sendo negociada. Estando na parte de baixo da faixa, posso considerar uma entrada. Na parte de cima, posso considerar uma venda (não necessariamente, pois tenho um perfil de longuíssimo prazo e não gosto de me desfazer de minhas posições apenas porque o preço subiu). No caso de IRB, nunca me dei ao trabalho de avaliar os aspectos qualitativos. Caso um dia faça essa avalização e constate que ela é uma empresa igual PSSA e SULA (um negócio estabelecido, com números confiáveis e retorno sobre o patrimônio oscilando perto de 15%a.a.), a faixa de preço adequada seria algo entre 1x a 3x o VPA. Perto de 1x o VPA eu consideraria uma compra, muito acima não. Apesar de achar que PSSA e SULA sejam investimentos válidos, ao preço atual (2,6X o VPA), não compraria. Pela mesma lógica, perto de R$5,00 eu consideraria comprar IRB, acima de R$10 eu já não compraria, perto de R$15 pensaria em me desfazer (ou, no máximo, manter). Vai um dia chegar em R$5,00? Não sei. Provavelmente não. Se chegar, não necessariamente terei estômago para comprar. Enquanto isso não acontece, preocupo-me com empresas que me parecem realmente valer um investimento.
|
|
nabo
New Member
|
Post by nabo on Mar 5, 2020 15:38:39 GMT -3.5
Rst interessante teu ponto de vista. Não que eu haja da mesma maneira, mas cada um tem sua estratégia e enxerga as empresas e oportuinides de uma maneira. Essa diversidade enriquece certamente. Mas fiquei curioso, quais seriam as empresas valem o investimento na sua opinião atualmente? Abs Qual seu valuation pra empresa rst? Sou da filosofia de que é "melhor estar mais ou menos certo do que precisamente errado". Não tenho um número preciso calculado com base em projeções futuras, resultados trimestrais, riscos macroeconomicos, etc. Em minhas análise faço algo bem mais grosseiro: procuro entender o negócio da empresa bem por cima, vejo o histórico, levanto alguns aspectos qualitativos básicos (contingências, riscos, quem são os controladores, se há partes relacionadas, plano de remuneração dos administradores, etc) e, com base em uma perspectiva bem chutada de retorno do negócio, estimo uma faixa de preço bem ampla em que a empresa deveria estar sendo negociada. Estando na parte de baixo da faixa, posso considerar uma entrada. Na parte de cima, posso considerar uma venda (não necessariamente, pois tenho um perfil de longuíssimo prazo e não gosto de me desfazer de minhas posições apenas porque o preço subiu). No caso de IRB, nunca me dei ao trabalho de avaliar os aspectos qualitativos. Caso um dia faça essa avalização e constate que ela é uma empresa igual PSSA e SULA (um negócio estabelecido, com números confiáveis e retorno sobre o patrimônio oscilando perto de 15%a.a.), a faixa de preço adequada seria algo entre 1x a 3x o VPA. Perto de 1x o VPA eu consideraria uma compra, muito acima não. Apesar de achar que PSSA e SULA sejam investimentos válidos, ao preço atual (2,6X o VPA), não compraria. Pela mesma lógica, perto de R$5,00 eu consideraria comprar IRB, acima de R$10 eu já não compraria, perto de R$15 pensaria em me desfazer (ou, no máximo, manter). Vai um dia chegar em R$5,00? Não sei. Provavelmente não. Se chegar, não necessariamente terei estômago para comprar. Enquanto isso não acontece, preocupo-me com empresas que me parecem realmente valer um investimento.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Mar 8, 2020 18:11:04 GMT -3.5
Estou novamente no leilão tentando comprar mais 3000 ações a 16,??. Já vi muita maluquice na bolsa. Mas, essa se superou. Cair 40% porque um fundo não é acionista. Deve ter muito mais coisa podre por trás. Você leu as cartas da Squadra? Eu li e fiquei com a impressão de que estavam certos. Se estiverem certos, R$16/ação ainda é caro. A administração tentou rebater e não não foi nem um pouco convincente. Depois veio a história de que o Ivan Monteiro pediu renúncia da presidência do Conselho de Administração porque estava insatisfeito com os esclarecimentos dos administradores. A empresa negou e depois foi desmentida. Depois o velho rumor das compras da Berkshire Hathaway, que já havia sido veiculado na época do IPO e nunca se confirmou, reapareceu do nada. Fiquei com a suspeita de que esse boato estava vindo dos próprios administradores, que têm direito a uma remuneração expressiva em 2021 com base no preço da ação. Hoje vem a notícia de que, além de a Berkshire ter negado veementemente, o boato teria partido dos próprios administradores. Se, para manipular o preço da ação, os administradores estão mentindo com um assunto aparentemente tolo, como é o caso da história da Berkshire, qual a credibilidade que você dá para as informações financeiras da empresa após a Squadra apontar uma série de práticas contábeis, digamos assim, mais "flexiveis"? Não posso reclamar do IRB. Foi o único IPO que entrei nos últimos tempos. Saí quando deu 100%, achei demais. Depois deu mais 100% e me achei um trouxa por ter saído cedo demais. Feliz quem conseguiu sair no topo. Mas este negócio de ligar a remuneração dos administradores com o valor das ações é um estímulo a todo tipo de falcatrua e tomada de risco exagerado. Se dá certo, bônus gordos. Se dá errado, mas conseguem disfarçar, bônus gordos. Se dá errado e não dá para disfarçar, simples renúncia, uma multinha se o processo não caducar, e fica tudo por isso mesmo. E a notícia da BRK me lembrou um filme antigo (acho que era o Wall Street 1). Um jornalista do Broadcast publica que a BRK iria AUMENTAR sua posição, o que disparou uma corrida às compras. Quem passou esta informação ao Broadcast, e qual investigação haverá sobre isto? Como único efeito benéfico disto tudo, ninguém mais cairá na lorota das compras no Brasil da BRK. WB deve ter ficado assustado com o nível de pilantragem que tem por aqui.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 10, 2020 17:59:54 GMT -3.5
Um fato que talvez tenha passado desapercebido ontem em meio ao pânico nos mercados é a divulgação de que no mês passado, em meio à crise de desconfiança que se instaurava, os administradores torraram 200 milhões da empresa em recompras de ações pelos módicos valores de 32 a 37/ação. Em menos de um mês essas ações valem 1/3 do valor de aquisição. Belo exemplo de geração de valor para os acionistas. www2.bmfbovespa.com.br/empresas/consbov/frmNBC.asp?protocolo=744217
|
|
wizardhsc
Forista VIP
Member is Online
|
Post by wizardhsc on Mar 10, 2020 18:14:37 GMT -3.5
Um fato que talvez tenha passado desapercebido ontem em meio ao pânico nos mercados é a divulgação de que no mês passado, em meio à crise de desconfiança que se instaurava, os administradores torraram 200 milhões da empresa em recompras de ações pelos módicos valores de 32 a 37/ação. Em menos de um mês essas ações valem 1/3 do valor de aquisição. Belo exemplo de geração de valor para os acionistas. www2.bmfbovespa.com.br/empresas/consbov/frmNBC.asp?protocolo=744217Vamos com calma. Como saber que a cotação cairia tanto? Se os dados estão corretos, a recompra faz sentido, mesmo nesse valor.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 10, 2020 18:25:43 GMT -3.5
Um fato que talvez tenha passado desapercebido ontem em meio ao pânico nos mercados é a divulgação de que no mês passado, em meio à crise de desconfiança que se instaurava, os administradores torraram 200 milhões da empresa em recompras de ações pelos módicos valores de 32 a 37/ação. Em menos de um mês essas ações valem 1/3 do valor de aquisição. Belo exemplo de geração de valor para os acionistas. www2.bmfbovespa.com.br/empresas/consbov/frmNBC.asp?protocolo=744217Vamos com calma. Como saber que a cotação cairia tanto? Se os dados estão corretos, a recompra faz sentido, mesmo nesse valor. Se os administradores podem ganhar 60milhoes de remuneração extra caso a cotação se mantenha elevada, o programa de recompra faz ainda mais sentido.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Mar 12, 2020 14:50:29 GMT -3.5
Qual seu valuation pra empresa rst? Sou da filosofia de que é "melhor estar mais ou menos certo do que precisamente errado". Não tenho um número preciso calculado com base em projeções futuras, resultados trimestrais, riscos macroeconomicos, etc. Em minhas análise faço algo bem mais grosseiro: procuro entender o negócio da empresa bem por cima, vejo o histórico, levanto alguns aspectos qualitativos básicos (contingências, riscos, quem são os controladores, se há partes relacionadas, plano de remuneração dos administradores, etc) e, com base em uma perspectiva bem chutada de retorno do negócio, estimo uma faixa de preço bem ampla em que a empresa deveria estar sendo negociada. Estando na parte de baixo da faixa, posso considerar uma entrada. Na parte de cima, posso considerar uma venda (não necessariamente, pois tenho um perfil de longuíssimo prazo e não gosto de me desfazer de minhas posições apenas porque o preço subiu). No caso de IRB, nunca me dei ao trabalho de avaliar os aspectos qualitativos. Caso um dia faça essa avalização e constate que ela é uma empresa igual PSSA e SULA (um negócio estabelecido, com números confiáveis e retorno sobre o patrimônio oscilando perto de 15%a.a.), a faixa de preço adequada seria algo entre 1x a 3x o VPA. Perto de 1x o VPA eu consideraria uma compra, muito acima não. Apesar de achar que PSSA e SULA sejam investimentos válidos, ao preço atual (2,6X o VPA), não compraria. Pela mesma lógica, perto de R$5,00 eu consideraria comprar IRB, acima de R$10 eu já não compraria, perto de R$15 pensaria em me desfazer (ou, no máximo, manter). Vai um dia chegar em R$5,00? Não sei. Provavelmente não. Se chegar, não necessariamente terei estômago para comprar. Enquanto isso não acontece, preocupo-me com empresas que me parecem realmente valer um investimento. Chegando nos 10, rst... :-D
|
|
|
Post by acquesta on Mar 12, 2020 15:07:53 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 16, 2020 6:21:39 GMT -3.5
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 21, 2020 17:26:12 GMT -3.5
Que destruição de valor. Do exagero nos 45 e agora abaixo do preço do IPO. Crise de confiança virou oportunidade nesses níveis rst? A 7 ou quiçá 5, não existe mais valor no negócio e na empresa, mesmo havendo várias boas oportunidades como BBDC3?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 21, 2020 18:19:43 GMT -3.5
Que destruição de valor. Do exagero nos 45 e agora abaixo do preço do IPO. Crise de confiança virou oportunidade nesses níveis rst? A 7 ou quiçá 5, não existe mais valor no negócio e na empresa, mesmo havendo várias boas oportunidades como BBDC3? Como se avalia uma empresa cujos números não são confiáveis? Ao preço atual pode tanto estar muito barato como muito caro. Só saberemos daqui uns anos. Na dúvida, melhor ficar de fora, tanto por existirem outras oportunidades como por eu ser da turma que acredita que ainda está cara.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 25, 2020 23:07:39 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 26, 2020 11:41:39 GMT -3.5