|
Post by wizardhsc on Mar 4, 2020 7:57:22 GMT -3.5
O problema dessa história é que não existe nada no audio e quem estava lá não recebeu a mesma informação. Alguém está mentido, mas não é necessariamente a empresa.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Mar 4, 2020 9:13:57 GMT -3.5
Espero que não, porque também iniciei posição ontem.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Mar 4, 2020 10:02:21 GMT -3.5
Bah, que exagero! Acabo de entrar no leilão para aumentar posição.
|
|
|
Post by lucfig on Mar 4, 2020 10:14:00 GMT -3.5
Abri novamente posição a 21,25
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Mar 4, 2020 10:16:01 GMT -3.5
Putz, peguei 2000 a 21,90 no leilão.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Mar 4, 2020 13:07:09 GMT -3.5
Estou novamente no leilão tentando comprar mais 3000 ações a 16,??. Já vi muita maluquice na bolsa. Mas, essa se superou. Cair 40% porque um fundo não é acionista. Deve ter muito mais coisa podre por trás.
|
|
|
Post by wizardhsc on Mar 4, 2020 13:24:16 GMT -3.5
Também comprei 4k a 16,74. Espero que termine igual a Qualicorp, resta rezar.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 4, 2020 13:35:59 GMT -3.5
Estou novamente no leilão tentando comprar mais 3000 ações a 16,??. Já vi muita maluquice na bolsa. Mas, essa se superou. Cair 40% porque um fundo não é acionista. Deve ter muito mais coisa podre por trás. Você leu as cartas da Squadra? Eu li e fiquei com a impressão de que estavam certos. Se estiverem certos, R$16/ação ainda é caro. A administração tentou rebater e não não foi nem um pouco convincente. Depois veio a história de que o Ivan Monteiro pediu renúncia da presidência do Conselho de Administração porque estava insatisfeito com os esclarecimentos dos administradores. A empresa negou e depois foi desmentida. Depois o velho rumor das compras da Berkshire Hathaway, que já havia sido veiculado na época do IPO e nunca se confirmou, reapareceu do nada. Fiquei com a suspeita de que esse boato estava vindo dos próprios administradores, que têm direito a uma remuneração expressiva em 2021 com base no preço da ação. Hoje vem a notícia de que, além de a Berkshire ter negado veementemente, o boato teria partido dos próprios administradores. Se, para manipular o preço da ação, os administradores estão mentindo com um assunto aparentemente tolo, como é o caso da história da Berkshire, qual a credibilidade que você dá para as informações financeiras da empresa após a Squadra apontar uma série de práticas contábeis, digamos assim, mais "flexiveis"?
|
|
|
Post by wizardhsc on Mar 4, 2020 13:38:49 GMT -3.5
Estou novamente no leilão tentando comprar mais 3000 ações a 16,??. Já vi muita maluquice na bolsa. Mas, essa se superou. Cair 40% porque um fundo não é acionista. Deve ter muito mais coisa podre por trás. Você leu as cartas da Squadra? Eu li e fiquei com a impressão de que estavam certos. Se estiverem certos, R$16/ação ainda é caro. A administração tentou rebater e não não foi nem um pouco convincente. Depois veio a história de que o Ivan Monteiro pediu renúncia da presidência do Conselho de Administração porque estava insatisfeito com os esclarecimentos dos administradores. A empresa negou e depois foi desmentida. Depois o velho rumor das compras da Berkshire Hathaway, que já havia sido veiculado na época do IPO e nunca se confirmou, reapareceu do nada. Fiquei com a suspeita de que esse boato estava vindo dos próprios administradores, que tem direito a uma remuneração expressiva em 2021 com base no preço da ação. Hoje vem a notícia de que, além de a Berkshire ter negado veementemente, o boato teria partido dos próprios administradores. Se, para manipular o preço da ação, os administradores estão mentindo com um assunto aparentemente tolo, como a história da Berkshire, qual a credibilidade que você dá para as informações financeiras da empresam para as quais a Squadra já apontou uma série de práticas contábeis, digamos assim, mais "flexiveis"? A questão do Ivan monteiro é saude mesmo. Ele está bem doente e saiu de todos os conselhos, não foi exclusividade da IRB. Quanto ao resto, resta esperar. Os dois lados tem motivos para mentir.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 4, 2020 13:42:32 GMT -3.5
Ah sim, já ia me esquecendo:
Quando a carta da Squadra foi divulgada, a empresa se recusou a responder à imprensa sob a alegação de que estaria em "período de silêncio". Ao mesmo tempo, fez uma apresentação privada com analistas de grandes bancos para tentar se justificar.
Que raio de período de silêncio é esse? Esse é um exemplo das "boas práticas" dos administradores?
|
|
vk
Forista VIP
|
Post by vk on Mar 4, 2020 13:52:24 GMT -3.5
Negócio aqui tá complicado msm.
Se for pra ser negociada na mesma faixa de sula11 e pssa3, deveria ser negociada na faixa dos 12,5.
Sei que os negócios não são inteiramente comparáveis, mas as duas apresentam um ROE médio na casa 15%.
O reportado pela IRB fica na média em uns 30%, mas qual será o retorno real?
|
|
|
Post by wizardhsc on Mar 4, 2020 14:34:51 GMT -3.5
Negócio aqui tá complicado msm. Se for pra ser negociada na mesma faixa de sula11 e pssa3, deveria ser negociada na faixa dos 12,5. Sei que os negócios não são inteiramente comparáveis, mas as duas apresentam um ROE médio na casa 15%. O reportado pela IRB fica na média em uns 30%, mas qual será o retorno real? Qual métrica?. Se o número estiver correto, descontado a venda de ativos, deveria valer 30 reais para ter p/l semelhante. Como o IRBR3 tem receita em dólar e crescimento maior, também merce um prêmio. Por outro lado, tudo pode ser mentira e a empresa vale 8 reais.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Mar 4, 2020 14:36:27 GMT -3.5
Também comprei 4k a 16,74. Espero que termine igual a Qualicorp, resta rezar. Espero que sim, porque estou agora com 6400 IRBR3; e pior, 1400 compradas a 28 e pouco.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 4, 2020 14:43:44 GMT -3.5
|
|
|
Post by wizardhsc on Mar 4, 2020 14:52:32 GMT -3.5
Não sei se é uma boa métrica para o setor. Evidente que não há métrica confiável para dados questionáveis. Agora voltando ao passado, diferente do que o relatório da Squadra mostra, lembro que a resseguradora no PRBC era bem rentável. Não era um IRBR, mas acima dos pares internacionais.
|
|
|
Post by wizardhsc on Mar 4, 2020 15:02:36 GMT -3.5
Fui olhar o resultado da resseguradoras do PRBC. Primeiro me sentir novamente roubado por ser obrigado a vender as ações a 14, se não me engano. Segundo são tão bons quantos os do IRB.
|
|
vk
Forista VIP
|
Post by vk on Mar 4, 2020 15:12:45 GMT -3.5
Não sei se é uma boa métrica para o setor. Evidente que não há métrica confiável para dados questionáveis. Agora voltando ao passado, diferente do que o relatório da Squadra mostra, lembro que a resseguradora no PRBC era bem rentável. Não era um IRBR, mas acima dos pares internacionais. A comparação com sula e pssa é para ter um feeling. Se o book value tiver alguma consistência, perto dessa faixa existe um conforto maior, já que por mais que possam estar inflando os resultados, espera-se que tenham um ROE maior do que sula/pssa.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 4, 2020 17:27:30 GMT -3.5
Não sei se é uma boa métrica para o setor. Evidente que não há métrica confiável para dados questionáveis. Agora voltando ao passado, diferente do que o relatório da Squadra mostra, lembro que a resseguradora no PRBC era bem rentável. Não era um IRBR, mas acima dos pares internacionais. A comparação com sula e pssa é para ter um feeling. Se o book value tiver alguma consistência, perto dessa faixa existe um conforto maior, já que por mais que possam estar inflando os resultados, espera-se que tenham um ROE maior do que sula/pssa. Minha percepção é parecida com a do vk (daí a explicação para eu rapidamente ter compreendido que o valor por ele fornecido ter sido estimado com base em P/VPA). Segundo as premissas da Squadra: - Não estamos falando em fraude (ou porque não há fraude ou porque a gestora não quis comprar essa briga); - trata-se apenas de uma empresa que está sendo avaliada muito acima de seus pares nacionais e internacionais sem ter nenhum diferencial competitivo e apenas em virtude de uma rentabilidade recente que não reflete seu verdadeiro “earnings power”; - a empresa está crescendo no exterior, onde o retorno médio sobre o patrimônio é de 12 a 15%; - mesmo no Brasil ela não parece ter nenhuma vantagem sobre a concorrência; - no longo prazo, o valor de mercado deverá convergir para a média do setor Partindo dessas premissas, a empresa deveria valer algo entre 1x a 3x o VPA (que, salvo engano, é de R$4,6). Atualmente, as seguradoras da bolsa estão sendo negociadas a 2,6x o VPA. Logo, R$12,00 é uma boa referência de preço para a ação (o que não significa que eu compraria a este preço, já que, pelo mesmo múltiplo, posso comprar Porto Seguro, que não tem essa mancha no histórico)
|
|
|
Post by wizardhsc on Mar 4, 2020 18:31:59 GMT -3.5
A comparação com sula e pssa é para ter um feeling. Se o book value tiver alguma consistência, perto dessa faixa existe um conforto maior, já que por mais que possam estar inflando os resultados, espera-se que tenham um ROE maior do que sula/pssa. Minha percepção é parecida com a do vk (daí a explicação para eu rapidamente ter compreendido que o valor por ele fornecido ter sido estimado com base em P/VPA). Segundo as premissas da Squadra: - Não estamos falando em fraude (ou porque não há fraude ou porque a gestora não quis comprar essa briga); - trata-se apenas de uma empresa que está sendo avaliada muito acima de seus pares nacionais e internacionais sem ter nenhum diferencial competitivo e apenas em virtude de uma rentabilidade recente que não reflete seu verdadeiro “earnings power”; - a empresa está crescendo no exterior, onde o retorno médio sobre o patrimônio é de 12 a 15%; - mesmo no Brasil ela não parece ter nenhuma vantagem sobre a concorrência; - no longo prazo, o valor de mercado deverá convergir para a média do setor Partindo dessas premissas, a empresa deveria valer algo entre 1x a 3x o VPA (que, salvo engano, é de R$4,6). Atualmente, as seguradoras da bolsa estão sendo negociadas a 2,6x o VPA. Logo, R$12,00 é uma boa referência de preço para a ação (o que não significa que eu compraria a este preço, já que, pelo mesmo múltiplo, posso comprar Porto Seguro, que não tem essa mancha no histórico) E BBSE3? O p/vpa dela é de 14. Porque justamente como o IRBR tem rentabilidade superior. Com índice combinado ampliado girando em torno de 70%. Olhando os outros dois exemplos que citei, me pergunto se é realmente impossível uma seguradora ter tais números.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 4, 2020 19:10:50 GMT -3.5
Sem entrar no mérito de qual possa ser o múltiplo adequado de BBSE, observo apenas que, além do setor de seguros, ela atua em previdência complementar, atividade mais assemelhada à de uma gestora de recursos do que de uma seguradora (ainda que os planos de previdência sejam tratados pelo regulador como uma espécie de seguro). Cito como exemplo meu maravilhoso plano de previdência: para cada 100 reais que tenho lá, o banco me garfa 2reais/a.a., sem me oferecer absolutamente nada em troca, nem mesmo um retorno decente. Um negócio assim, que gera dinheiro do nada, sem esforço e sem risco (e é fortemente fomentado pela enorme rede de distribuição do BB), certamente merece um P/VPA maior do que o do setor de seguros.
|
|