nmx
New Member
|
Post by nmx on Feb 21, 2018 16:10:17 GMT -3.5
Por que não investir em fundo previdenciário, se é possível pagar menos tributo, com o mesmo custo operacional de outra aplicação? Taxas de administração pesadas e taxa de carregamento. Além da vantagem tributária ser útil somente para um conjunto pequeno de pessoas que tem vantagens em fazer a declaração completa.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 21, 2018 20:06:22 GMT -3.5
Por que não investir em fundo previdenciário, se é possível pagar menos tributo, com o mesmo custo operacional de outra aplicação? Ma is ainda se a companhia de trabalho investe na mesma quantia que o empregado!
|
|
|
Post by Claudio66 on Feb 22, 2018 7:30:21 GMT -3.5
Por que não investir em fundo previdenciário, se é possível pagar menos tributo, com o mesmo custo operacional de outra aplicação? Taxas de administração pesadas e taxa de carregamento. Além da vantagem tributária ser útil somente para um conjunto pequeno de pessoas que tem vantagens em fazer a declaração completa. Mas se o fundo de previdência não tem taxa de carregamento e a taxa de administração é menor ou igual à de um fundo de investimentos similar... (Note que eu fui explícito quanto a ter o mesmo custo operacional.) Nos fundos que eu aplico a taxa de administração é de 0,8% aa e não tem taxa de carregamento (a menos que o resgate seja feito antes de 2 anos). Isso é um custo um pouco maior do que investir no TD, mas a diferença é compensada pelo benefício fiscal. Mesmo quem não faz a declaração completa tem benefício fiscal. Numa aplicação em fundo de renda fixa a tributação ocorre a cada 6 meses. No fundo previdenciário, só ocorre no resgate. Isso significa que o investidor recebe rendimento sobre o imposto diferido. No longo prazo isso pode fazer grande diferença. Além disso, a tributação de fundos de investimento é de 15% (assumindo aplicação por mais de 2 anos). Com tributação regressiva a taxa de IR de fundo de previdência pode ser de apenas 10% (depois de 10 anos). (Sobre esses benefícios tributários, veja: clubinvest.boards.net/post/25313/thread)
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Feb 22, 2018 14:21:52 GMT -3.5
A leitura deste thread me motivou a estudar melhor o universo dos planos PGBL e VGBL (os quais anteriormente eu rejeitava de plano, já que todos que eu tomava conhecimento me eram oferecidos por gerentes de banco). Cheguei à conclusão que, se é fato que a esmagadora maioria dos planos PGBL/VGBL oferecidos pelo gerente do seu banco, de seguradoras vinculadas a este, são péssimos, com altas taxas de administração e de carregamento (antecipado ou postecipado por ocasião do resgate/portabilidade) e com rentabilidade medíocre, tudo isso anulando os benefícios tributários, por outro lado, separando o joio do trigo, dá para encontrar planos PGBL/VGBL bons de seguradoras independentes, que não cobram carregamento, seja antecipado seja postecipado, apresentam taxas de administração mais módicas e rentabilidades interessantes, preservando a economia fiscal. Vou partilhar com vocês algumas coisas que descobri e estou descobrindo. 1. Inicialmente, um pouco do juridiquês (como as leis, decretos, resoluções, normativos etc denominam os planos PGBL e VGBL): PGBL = plano de benefício de caráter previdenciário ou plano de benefício de previdência complementar VGBL = plano de seguro de vida com cláusula de cobertura por sobrevivência. 2. A questão dos fundos previdenciários e sua tributação: Os fundos previdenciários (como o Verde AM Icatu, bastante discutido neste thread) não são exatamente como os fundos de investimento nos quais a maioria de nós corriqueiramente aplica. Para início de conversa, tais fundos são tecnicamente denominados de "fundos de investimento especialmente constituídos", designados pela sigla FIE, e eles, por força do art. 17 do regulamento anexo à Resolução n.º 4.444/2015 do CMN ( www.bcb.gov.br/htms/normativ/Resolucao4444.pdf?r=1 ) têm como ÚNICO COTISTA a seguradora ou entidade aberta de previdência complementar (EAPC) que mantém o referido PGBL/VGBL. Assim, se você aderir, por exemplo, ao PGBL/VGBL Verde AM Icatu, você NÃO vai se tornar cotista desse fundo! Os recursos que você aportou não irão constituir cotas individuais de sua titularidade nele de forma direta, mas sim uma conta individualizada junto à seguradora/EAPC denominada, durante o período de diferimento, de "provisão matemática de benefícios a conceder". E é justamente por isso que não há come-cotas de espécie alguma nesse tipo de fundo previdenciário (PGBL ou VGBL), pois o único cotista dele (a seguradora ou EAPC) goza da isenção de imposto de renda incidente sobre rendimentos desse tipo de aplicação, de modo que não há retenção de IR semestral (vide, por exemplo, o inciso III do art. 71 da IN 1585/2015 da Receita Federal normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=67494&visao=anotado). 3. Como estudar um plano PGBL/VGBL: No site da Susep há pontos importantes para se levar em consideração antes de se decidir pela adesão a algum: www.susep.gov.br/setores-susep/seger/coate/perguntas-mais-frequentes-sobre-planos-por-sobrevivencia-pgbl-e-vgbl , e você pode obter a íntegra do regulamento do plano através do número do processo do plano registrado junto à SUSEP (geralmente na forma XXXX.XXXXXX/XXXX-XX): www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-publico/planos-e-produtos/consulta-publica-de-produtos-1. Sugiro também anotar o CNPJ do FIE do plano e estudá-lo no site da CVM: sistemas.cvm.gov.br/?fundosreg , e pesquisar o histórico de sua rentabilidade, volatilidade, índice de Sharpe etc, em sites de comparação de fundos como o Vérios: verios.com.br/apps/comparacao/log/otimo/cdi/4. No caso específico do PGBL Verde AM Icatu, o número SUSEP é 15414.900873/2016-03 e o CNPJ do FIE é 23.339.936/0001-47. Você também pode, usando o número SUSEP, baixar seu regulamento direto no site da Icatu (linha de negócio previdência individual): www.icatuseguros.com.br/Portal/main.asp?View={40A87F71-6020-4664-9845-B0D6B941F616}pelo que conheço das praticas no mercado financeiro, nos contratos deve haver um item que diz que todas as taxas e assemelhados podem ser mudadas a qualquer tempo sem necessidade de aviso previo ao cliente/segurado. por outro lado, instituições podem ser vendidas a bancos, e aqueles que planejam mais safadezas geralmente fazem propostas maiores para comprar outras instituições
|
|
|
Post by mahler on Feb 22, 2018 15:22:16 GMT -3.5
A leitura deste thread me motivou a estudar melhor o universo dos planos PGBL e VGBL (os quais anteriormente eu rejeitava de plano, já que todos que eu tomava conhecimento me eram oferecidos por gerentes de banco). Cheguei à conclusão que, se é fato que a esmagadora maioria dos planos PGBL/VGBL oferecidos pelo gerente do seu banco, de seguradoras vinculadas a este, são péssimos, com altas taxas de administração e de carregamento (antecipado ou postecipado por ocasião do resgate/portabilidade) e com rentabilidade medíocre, tudo isso anulando os benefícios tributários, por outro lado, separando o joio do trigo, dá para encontrar planos PGBL/VGBL bons de seguradoras independentes, que não cobram carregamento, seja antecipado seja postecipado, apresentam taxas de administração mais módicas e rentabilidades interessantes, preservando a economia fiscal. Vou partilhar com vocês algumas coisas que descobri e estou descobrindo. 1. Inicialmente, um pouco do juridiquês (como as leis, decretos, resoluções, normativos etc denominam os planos PGBL e VGBL): PGBL = plano de benefício de caráter previdenciário ou plano de benefício de previdência complementar VGBL = plano de seguro de vida com cláusula de cobertura por sobrevivência. 2. A questão dos fundos previdenciários e sua tributação: Os fundos previdenciários (como o Verde AM Icatu, bastante discutido neste thread) não são exatamente como os fundos de investimento nos quais a maioria de nós corriqueiramente aplica. Para início de conversa, tais fundos são tecnicamente denominados de "fundos de investimento especialmente constituídos", designados pela sigla FIE, e eles, por força do art. 17 do regulamento anexo à Resolução n.º 4.444/2015 do CMN ( www.bcb.gov.br/htms/normativ/Resolucao4444.pdf?r=1 ) têm como ÚNICO COTISTA a seguradora ou entidade aberta de previdência complementar (EAPC) que mantém o referido PGBL/VGBL. Assim, se você aderir, por exemplo, ao PGBL/VGBL Verde AM Icatu, você NÃO vai se tornar cotista desse fundo! Os recursos que você aportou não irão constituir cotas individuais de sua titularidade nele de forma direta, mas sim uma conta individualizada junto à seguradora/EAPC denominada, durante o período de diferimento, de "provisão matemática de benefícios a conceder". E é justamente por isso que não há come-cotas de espécie alguma nesse tipo de fundo previdenciário (PGBL ou VGBL), pois o único cotista dele (a seguradora ou EAPC) goza da isenção de imposto de renda incidente sobre rendimentos desse tipo de aplicação, de modo que não há retenção de IR semestral (vide, por exemplo, o inciso III do art. 71 da IN 1585/2015 da Receita Federal normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=67494&visao=anotado). 3. Como estudar um plano PGBL/VGBL: No site da Susep há pontos importantes para se levar em consideração antes de se decidir pela adesão a algum: www.susep.gov.br/setores-susep/seger/coate/perguntas-mais-frequentes-sobre-planos-por-sobrevivencia-pgbl-e-vgbl , e você pode obter a íntegra do regulamento do plano através do número do processo do plano registrado junto à SUSEP (geralmente na forma XXXX.XXXXXX/XXXX-XX): www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-publico/planos-e-produtos/consulta-publica-de-produtos-1. Sugiro também anotar o CNPJ do FIE do plano e estudá-lo no site da CVM: sistemas.cvm.gov.br/?fundosreg , e pesquisar o histórico de sua rentabilidade, volatilidade, índice de Sharpe etc, em sites de comparação de fundos como o Vérios: verios.com.br/apps/comparacao/log/otimo/cdi/4. No caso específico do PGBL Verde AM Icatu, o número SUSEP é 15414.900873/2016-03 e o CNPJ do FIE é 23.339.936/0001-47. Você também pode, usando o número SUSEP, baixar seu regulamento direto no site da Icatu (linha de negócio previdência individual): www.icatuseguros.com.br/Portal/main.asp?View={40A87F71-6020-4664-9845-B0D6B941F616}pelo que conheço das praticas no mercado financeiro, nos contratos deve haver um item que diz que todas as taxas e assemelhados podem ser mudadas a qualquer tempo sem necessidade de aviso previo ao cliente/segurado. por outro lado, instituições podem ser vendidas a bancos, e aqueles que planejam mais safadezas geralmente fazem propostas maiores para comprar outras instituições Cada plano de previdência privada segue as normas de seu regulamento aprovado pela SUSEP, entre as quais a previsão de taxas de administração e de carregamento, as quais não podem ser modificadas unilateralmente.
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Feb 22, 2018 15:26:28 GMT -3.5
pelo que conheço das praticas no mercado financeiro, nos contratos deve haver um item que diz que todas as taxas e assemelhados podem ser mudadas a qualquer tempo sem necessidade de aviso previo ao cliente/segurado. por outro lado, instituições podem ser vendidas a bancos, e aqueles que planejam mais safadezas geralmente fazem propostas maiores para comprar outras instituições Cada plano de previdência privada segue as normas de seu regulamento aprovado pela SUSEP, entre as quais a previsão de taxas de administração e de carregamento, as quais não podem ser modificadas unilateralmente. e eles não podem investir em faqs com altas taxas (sob diversos nomes)? aposto que não há nenhuma restrição.
|
|
|
Post by mahler on Feb 22, 2018 15:47:17 GMT -3.5
Cada plano de previdência privada segue as normas de seu regulamento aprovado pela SUSEP, entre as quais a previsão de taxas de administração e de carregamento, as quais não podem ser modificadas unilateralmente. e eles não podem investir em faqs com altas taxas (sob diversos nomes)? aposto que não há nenhuma restrição. Não. Os fundos em que o plano de previdência investe são aqueles pré-definidos em seu regulamento.
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Feb 22, 2018 15:50:14 GMT -3.5
então podem mudar as taxas dos faqs (aqueles pre definidos)
penso que am algum momento darão aos investidores um tratamento proximo ao que deram e dão aos cotistas dos fundos 157. Encontrarão uma maneira, mesmo que a gente nao possa imaginar como.
|
|
|
Post by mahler on Feb 22, 2018 16:17:37 GMT -3.5
então podem mudar as taxas dos faqs (aqueles pre definidos) penso que am algum momento darão aos investidores um tratamento proximo ao que deram e dão aos cotistas dos fundos 157. Encontrarão uma maneira, mesmo que a gente nao possa imaginar como. Me desculpe, acho que não fui muito claro. A taxa de administração dos faqs FIE do plano de previdência já vem pré-definida ( art. 59, inciso IV, da Circular 338/07 da Susep), e os FIE não podem cobrar taxa de performance (art. 4.º). E cada FIE, por seu turno, não pode aplicar em outro fundo que cobre taxas de administração e performance (art. 79, inciso VIII).
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Feb 24, 2018 23:13:13 GMT -3.5
Por que não investir em fundo previdenciário, se é possível pagar menos tributo, com o mesmo custo operacional de outra aplicação? Ma is ainda se a companhia de trabalho investe na mesma quantia que o empregado! É o meu caso. Só tenho fundo de previdência privado porque há contrapartida da empresa. Mas é exceção e não regra. Grosso modo, o que se vê aí, é gente com fundos de previdência privada sem patrocínio, com taxa de carregamento e taxa de administração alta.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Feb 24, 2018 23:19:35 GMT -3.5
Taxas de administração pesadas e taxa de carregamento. Além da vantagem tributária ser útil somente para um conjunto pequeno de pessoas que tem vantagens em fazer a declaração completa. Mas se o fundo de previdência não tem taxa de carregamento e a taxa de administração é menor ou igual à de um fundo de investimentos similar... (Note que eu fui explícito quanto a ter o mesmo custo operacional.) Nos fundos que eu aplico a taxa de administração é de 0,8% aa e não tem taxa de carregamento (a menos que o resgate seja feito antes de 2 anos). Isso é um custo um pouco maior do que investir no TD, mas a diferença é compensada pelo benefício fiscal. Mesmo quem não faz a declaração completa tem benefício fiscal. Numa aplicação em fundo de renda fixa a tributação ocorre a cada 6 meses. No fundo previdenciário, só ocorre no resgate. Isso significa que o investidor recebe rendimento sobre o imposto diferido. No longo prazo isso pode fazer grande diferença. Além disso, a tributação de fundos de investimento é de 15% (assumindo aplicação por mais de 2 anos). Com tributação regressiva a taxa de IR de fundo de previdência pode ser de apenas 10% (depois de 10 anos). (Sobre esses benefícios tributários, veja: clubinvest.boards.net/post/25313/thread) Como escrevi para o potuz, acho que essa é a exceção e não a regra. Vide esse do Bradesco: www.bradescoseguros.com.br/wps/portal/TransforDigital/Site/Produtos/PrevidenciaPrivada/Planos/sobmedida-pgbl/sobmedida-pgblTaxa de carregamento nos primeiros cinco anos de administração do fundo. Taxa de administração que começa em 2,7% e vai até 1% quando o saldo acumulado é de 100k. Até existem condições melhores no mercado em outras instituições, mas fico pensando se nesse caso vale a pena o risco. Enfim, só minha opinião, mas me parece que há alternativas melhores para investimento em aposentadoria, se esse for o caso, claro. Abraço,
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 12, 2019 17:15:16 GMT -3.5
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Jan 12, 2019 18:52:01 GMT -3.5
escreveram mais acima:
"Mas se o fundo de previdência não tem taxa de carregamento e a taxa de administração é menor ou igual à de um fundo de investimentos similar..."
SE
eu tivesse tanto patrimonio quanto o barsi... eu recebesse tanto dividendo como o Fiel... eu eu fosse tão desejado pelas garotas bonitas e sensuais quanto o Neimar...
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Jan 13, 2019 18:43:44 GMT -3.5
encontrar um fundo de previdencia sem taxa de carregamento e com taxa de administração semelhante a um fundo de renda fixa equivalente deve ser tão dificil quanto casar com a gisele bundchen.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 14, 2019 18:53:36 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 14, 2019 18:57:13 GMT -3.5
Muito interessante. O vídeo vai mostrando as mudanças na estrutura da pirâmide etária até o ano de 2060.
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Jan 14, 2019 21:21:04 GMT -3.5
projeções até o ano 2060? estão brincando de fazer bruxaria. Eles não sabem determinar a inflação do ano que vem e brincam fazendo previsoes para 2060.
mais preocupante que o suposto deficit da previdencia no presente e no futuro é haver milhoes de pessoas que estão ansiosas para que se desrespeitem direitos e se façam mudanças das regras do jogo no meio do jogo. (editado para esconder uma parte da verdade sobre boa parte dos brasileiros). Não fizeram uma reforma decente (decente é o que não agride a moral) já em 81 porque sempre fazem questão de confiscar, de desrespeitar.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 14, 2019 21:51:33 GMT -3.5
projeções até o ano 2060? estão brincando de fazer bruxaria. Eles não sabem determinar a inflação do ano que vem e brincam fazendo previsoes para 2060. mais preocupante que o suposto deficit da previdencia no presente e no futuro é haver milhoes de pessoas que estão ansiosas para que se desrespeitem direitos e se façam mudanças das regras do jogo no meio do jogo. (editado para esconder uma parte da verdade sobre boa parte dos brasileiros). Não fizeram uma reforma decente (decente é o que não agride a moral) já em 81 porque sempre fazem questão de confiscar, de desrespeitar. Essas projeções demográficas são feitas com dados estatísticos e não chutes. Não tenho conhecimento sobre estatística, mas acredito que o crescimento demográfico, envelhecimento da população, idade por faixa etária etc, talvez sejam variáveis não tão difíceis de se projetar para quem é da área, como o Potuz.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Jan 15, 2019 9:58:04 GMT -3.5
projeções até o ano 2060? estão brincando de fazer bruxaria. Eles não sabem determinar a inflação do ano que vem e brincam fazendo previsoes para 2060. mais preocupante que o suposto deficit da previdencia no presente e no futuro é haver milhoes de pessoas que estão ansiosas para que se desrespeitem direitos e se façam mudanças das regras do jogo no meio do jogo. (editado para esconder uma parte da verdade sobre boa parte dos brasileiros). Não fizeram uma reforma decente (decente é o que não agride a moral) já em 81 porque sempre fazem questão de confiscar, de desrespeitar. Essas projeções demográficas são feitas com dados estatísticos e não chutes. Não tenho conhecimento sobre estatística, mas acredito que o crescimento demográfico, envelhecimento da população, idade por faixa etária etc, talvez sejam variáveis não tão difíceis de se projetar para quem é da área, como o Potuz. Essa é a mesma curva pela qual alguns países já passaram (ou estão passando) como Japão e Áustria.
|
|
|
Post by rogerdff on Jan 31, 2019 18:07:34 GMT -3.5
Ao meu ver reforma será apenas um paleativo pra bomba estourar depois.
O sistema é zerado, ou seja, não existe qualquer reserva como um fundo de previdência, e depende totalmente da contribuição mensal dos ativos.
E ainda sim tem rombo.
Imagina quando regime capitalização valer, da onde virá o dinheiro?
Então como afirma Stephen Kanitz o direito que cada aposentado tem é simplesmente ZERO.
Nada pois embora previsto na Constituição, ninguém fez um Fundo e nem cálculo autarial pros ajustes necessários ao longo do tempo.
E a solução? Cada um se virar seja voltando a trabalhar, vender patrimônio, dependendo parentes.
Qual governo teria coragem de dizer e fazer isso?
Segundo Kanitz seria única forma de zerar o problema. Assistindo somente quem não tem condições com contribuições adicionais pessoal da ativa além da própria por regime capitalização.
Pra quem está na ativa só resta economizar e buscar alternativas próprias.
Problema que com Brasil falido quebrado, patrimônio líquido negativo, governo em algum momento não terá como honrar todos títulos públicos de quem investe e financia o governo com suas providências privadas.
Stephen Kanitz comenta sobre isso também.
Ou seja, mais realista que pessimista, buraco é bem mais embaixo.
|
|