|
Post by disc126 on Aug 4, 2016 21:51:55 GMT -3.5
Sultão do Swing , veja o meu comentário a uma postagem do Neomalthusiano, logo antes da sua postagem. Ooops, eu pensava que vc estava se referindo a uma questão específica do seu fundo. Então esse é um artifício usado normalmente no mercado financeiro para evitar a tributação de curto prazo. Nos seus fundos previdenciários o objetivo é também a valorização das cotas (ao invés de digamos, "criação de renda", não esqueça que sou novo no pedaço) Também é uma forma de duplicação da cobrança de taxa de administração, em que a maioria dos investidores nunca nem sequer imaginam que estão pagando
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Aug 30, 2016 17:39:37 GMT -3.5
|
|
|
Post by Claudio66 on Aug 31, 2016 5:43:02 GMT -3.5
Uma carteira de fundo de previdência não pode ser muito agressiva. De fato, 60% da carteira é protegida da inflação. Todo o investimento de maior risco deve ser bastante diversificado. Por isso investir num índice, ainda mais num mercado que os gestores provavelmente não conhecem profundamente. O que realmente achei estranho foi o investimento em bancos, que é um setor muito arriscado. Talvez contem com o enorme poder de mercado de Bradesco e Itaú.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Aug 31, 2016 6:44:53 GMT -3.5
Uma carteira de fundo de previdência não pode ser muito agressiva. De fato, 60% da carteira é protegida da inflação. Todo o investimento de maior risco deve ser bastante diversificado. Por isso investir num índice, ainda mais num mercado que os gestores provavelmente não conhecem profundamente. O que realmente achei estranho foi o investimento em bancos, que é um setor muito arriscado. Talvez contem com o enorme poder de mercado de Bradesco e Itaú. Não vejo nada do outro mundo nesta carteira, maioria renda fixa (como deve ser para alguém se aposentando), um hedge contra o dólar e ao mesmo tempo uma aposta na indústria num país onde faz muito mais sentido que no Brasil e compras em setores defensivos no Brasil: Claudio66 entre as empresas com maior história do Brasil e e liquidez suficiente para que um fundo deste tipo possa participar, vejo elétricas e bancos como as mais defensivas e não as ariscadas (como você mencionou dos bancos). Talvez algum setor como onde a Sanepar atua poderia ter participação se tivéramos empresas sérias naquele setor.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Aug 31, 2016 17:17:51 GMT -3.5
Uma carteira de fundo de previdência não pode ser muito agressiva. De fato, 60% da carteira é protegida da inflação. Todo o investimento de maior risco deve ser bastante diversificado. Por isso investir num índice, ainda mais num mercado que os gestores provavelmente não conhecem profundamente. O que realmente achei estranho foi o investimento em bancos, que é um setor muito arriscado. Talvez contem com o enorme poder de mercado de Bradesco e Itaú. Mas este é exatamento o ponto em questão, Claudio. Comprar NYNBs e ações de elétricas é algo que eu já faço De alguém como o Stuhlberger a gente espera nada mais nada menos do que algo inusitado. Fazer o feijão com arroz básico eu mesmo faço, sem ter que pagar taxa de administração a um fundo.
|
|
|
Post by Claudio66 on Aug 31, 2016 17:57:44 GMT -3.5
Uma carteira de fundo de previdência não pode ser muito agressiva. De fato, 60% da carteira é protegida da inflação. Todo o investimento de maior risco deve ser bastante diversificado. Por isso investir num índice, ainda mais num mercado que os gestores provavelmente não conhecem profundamente. O que realmente achei estranho foi o investimento em bancos, que é um setor muito arriscado. Talvez contem com o enorme poder de mercado de Bradesco e Itaú. Mas este é exatamento o ponto em questão, Claudio. Comprar NYNBs e ações de elétricas é algo que eu já faço De alguém como o Stuhlberger a gente espera nada mais nada menos do que algo inusitado. Fazer o feijão com arroz básico eu mesmo faço, sem ter que pagar taxa de administração a um fundo. Mas para obter postergação do pagamento de impostos é preciso aplicar num fundo de previdência complementar. Para reduzir a taxa de administração, precisa ser uma carteira bem simples. Acho possível que no futuro a carteira sofra substanciais modificações, por exemplo, trocando parte dos títulos públicos vinculados à inflação por debêntures de empresas de baixo risco e trocando o S&P 500 por um índice do mercado europeu. Mas essas modificações serão bem lentas. Acho que essa é uma estratégia adequada para um fundo de previdência complementar.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 1, 2016 11:09:49 GMT -3.5
Mas para obter postergação do pagamento de impostos é preciso aplicar num fundo de previdência complementar. Para reduzir a taxa de administração, precisa ser uma carteira bem simples. Acho possível que no futuro a carteira sofra substanciais modificações, por exemplo, trocando parte dos títulos públicos vinculados à inflação por debêntures de empresas de baixo risco e trocando o S&P 500 por um índice do mercado europeu. Mas essas modificações serão bem lentas. Acho que essa é uma estratégia adequada para um fundo de previdência complementar. OK, mas de novo são coisas que em geral já fazemos, do Stuhlberger a gente fica esperando algo mais criativo. O Stuhlberger mesmo tem dúvida sobre o tratamento tributário da carteira que ele está montando.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Sept 7, 2016 11:46:30 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 6, 2016 22:24:41 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 13, 2016 10:16:21 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 13, 2016 17:14:15 GMT -3.5
Gostei especialmente da 1ª parte, em que ele ensina o óbvio de uma forma que nunca vi ninguém falar: - o sistema é inviável no mundo todo; - você pode protestar, espernear, chorar mas isso não muda a realidade matemática, de modo que, se não for agora, em algum momento o regime irá mudar para suprimir seus pretensos direitos sociais; - ao invés de desperdiçar seu tempo com uma luta perdida, concentre-se naquilo que é viável: formar patrimônio para garantir seu próprio sustento na velhice. Imagino que este já seja o comportamento de pessoas que frequentam um fórum de investimentos, mas o texto é tão bem feito, que pretendo enviá-lo para todos meus amigos que chorarem na minha orelha por causa das mudanças.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 13, 2016 18:25:34 GMT -3.5
Gostei especialmente da 1ª parte, em que ele ensina o óbvio de uma forma que nunca vi ninguém falar: - o sistema é inviável no mundo todo; - você pode protestar, espernear, chorar mas isso não muda a realidade matemática, de modo que, se não for agora, em algum momento o regime irá mudar para suprimir seus pretensos direitos sociais; - ao invés de desperdiçar seu tempo com uma luta perdida, concentre-se naquilo que é viável: formar patrimônio para garantir seu próprio sustento na velhice. Imagino que este já seja o comportamento de pessoas que frequentam um fórum de investimentos, mas o texto é tão bem feito, que pretendo enviá-lo para todos meus amigos que chorarem na minha orelha por causa das mudanças. Os textos dele são muito bons, realmente. Ele é bem detalhista, os textos são claros e com bons argumentos. Nesta segunda parte do artigo só acho que ele poderia ter olhado a questão "planejamento para aposentadoria" levando em conta o mundo real e não apenas o mundo ideal. No mundo real temos um país com milhões de pessoas que não têm controle emocional para lidar com dinheiro e também não têm vontade para buscar conhecimento sobre educação financeira (seja porque a maioria têm preguiça ou por achar a matéria finanças chata ou difícil de aprender) para que possam fazer seu próprio planejamento previdenciário. A falta de controle emocional se vê em famílias de todas as classes sociais, gastam mais do que ganham, compram supérfluos no cartão de crédito e quando chega a fatura percebem que não têm dinheiro para pagar e resolvem pagar o mínimo e deixam a dívida crescer sem se preocupar com as taxas enormes desse tipo de dívida. Vemos até mesmo pessoas com altos salários tendo esse descontrole emocional com dinheiro, com consumismo, com descontrole financeiro. É lógico que no mundo ideal o correto seria que as pessoas tivessem contato com a educação financeira durante toda a vida escolar, mas sabemos que isso não vai acontecer tão cedo, então infelizmente para esse tipo de gente é necessário ter algum tipo de poupança compulsória, seja a reserva para desemprego (FGTS) ou para a aposentadoria para que não fiquem em situação de vulnerabilidade.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 16, 2016 9:48:27 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 22, 2016 19:58:08 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 29, 2016 1:38:31 GMT -3.5
|
|
|
Post by hudsonsk on Jan 5, 2017 12:34:11 GMT -3.5
Bom tarde, Tenho um previdencial da Caixa e procurando uma prev melhor um corretor me passou esses fundo alguém pode me ajudar.
Envio um comparativo dos fundos Mapfre que posso tentar te colocar, sendo eles da seguinte forma:
* Renda Fixa taxa de 1% - 100% renda fixa;
* Corporate Multimercado com taxa de 1,% - até 49% em renda variável;
* Juro real com taxa de 1,1% - até 49% em renda variável. e mandou uns graficos contendo os seguintes fundos
cshg mapfre juro real fc fi mult prev
mapfre corporate multimercado prev fic fi
mapfre corporate renda fixa prev fi
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jan 5, 2017 12:56:36 GMT -3.5
Bom tarde, Tenho um previdencial da Caixa e procurando uma prev melhor um corretor me passou esses fundo alguém pode me ajudar. Envio um comparativo dos fundos Mapfre que posso tentar te colocar, sendo eles da seguinte forma: * Renda Fixa taxa de 1% - 100% renda fixa; * Corporate Multimercado com taxa de 1,% - até 49% em renda variável; * Juro real com taxa de 1,1% - até 49% em renda variável. e mandou uns graficos contendo os seguintes fundos cshg mapfre juro real fc fi mult prev mapfre corporate multimercado prev fic fi mapfre corporate renda fixa prev fi hudsonsk bem vindo ao forum Essa é uma decisão que cabe exclusivamente a você. Partindo do pressuposto que confia na Mapfre como administradora e já optou por ela, a primeira coisa a fazer é entender quais os custos de cada plano (a taxa de administração é apenas um deles). Leia o regulamento e verifique se existe taxa de carregamento, taxa de saída, etc. Após, avalie os custos da mudança (dependendo de como contratou sua previdência junto à caixa, pode incidir em algum custo extra ao fazer a portabilidade, como uma taxa de saída ou um carregamento postecipado). Se estiver de acordo com todos estes custos e acreditar que a troca valha a pena, procure entender em que cada um dos novos fundos investem e escolha aquele que tenha o perfil mais compatível com o seu. Você sabe, por exemplo, o que é uma NTN-B e como elas oscilam? Se não souber, pode ter grandes dissabores com um fundo de juro real. A satisfação de sua escolha dependerá bastante do grau de compreensão que tem do assunto. Se não sabe o que está fazendo, existe uma grande chance de arrependimento no futuro. Se estiver familiarizado com investimentos em geral e tiver dúvidas pontuais sobre algum fundo, faça de forma mais específica para que possamos apresentar nosso ponto de vista. O que não é possível, é fazermos esta escolha por você. Abraço
|
|
|
Post by Claudio66 on Jan 5, 2017 14:26:27 GMT -3.5
bem vindo ao forum Essa é uma decisão que cabe exclusivamente a você. Partindo do pressuposto que confia na Mapfre como administradora e já optou por ela, a primeira coisa a fazer é entender quais os custos de cada plano (a taxa de administração é apenas um deles). Leia o regulamento e verifique se existe taxa de carregamento, taxa de saída, etc. Após, avalie os custos da mudança (dependendo de como contratou sua previdência junto à caixa, pode incidir em algum custo extra ao fazer a portabilidade, como uma taxa de saída ou um carregamento postecipado). Se estiver de acordo com todos estes custos e acreditar que a troca valha a pena, procure entender em que cada um dos novos fundos investem e escolha aquele que tenha o perfil mais compatível com o seu. Você sabe, por exemplo, o que é uma NTN-B e como elas oscilam? Se não souber, pode ter grandes dissabores com um fundo de juro real. A satisfação de sua escolha dependerá bastante do grau de compreensão que tem do assunto. Se não sabe o que está fazendo, existe uma grande chance de arrependimento no futuro. Se estiver familiarizado com investimentos em geral e tiver dúvidas pontuais sobre algum fundo, faça de forma mais específica para que possamos apresentar nosso ponto de vista. O que não é possível, é fazermos esta escolha por você. Abraço Os fundos de previdência que que não estão ligados aos grandes bancos normalmente não cobram taxa de carregamento. Acho que a MAPFRE não cobra em nenhum de seus fundos. Podem cobrar uma taxa de resgate, que normalmente incide apenas para resgates efetuados "próximo" à aplicação. (Um prazo usual é liberar a taxa de resgate caso o resgate seja efetuado mais de 2 anos depois da aplicação.) O seu fundo atual talvez tenha essa mesma taxa para resgate. A previdência é uma aplicação para o longo prazo, pois o principal atrativo é o benefício fiscal de não recolher imposto até o resgate, com possibilidade de baixa alíquota no resgate, como 10% e, até mesmo, 0% (nesse sob condições bem particulares de aplicação da tabela progressiva). Sendo uma aplicação de longo prazo, eu acho que aplicações em juro real são uma boa pedida. Como o rst mencionou, pode haver flutuação da rentabilidade no curto prazo, porque normalmente as NTN-B e os títulos privados indexados à inflação são de elevada "duration" (prazo médio de liquidação). Pequenas variações na taxa podem dar grandes variações no valor do título. Mas isso é um risco basicamente de curto prazo. No longo prazo você fica protegido de praticamente qualquer cagada do governo. (Se quiser posso falar mais sobre esse risco.) Já tive o fundo "cshg mapfre juro real fc fi mult prev", mas pedi portabilidade porque o CSHG encerrou a parceria com a MAPFRE e agora tem parceria com a Zurich. Verifique se esse fundo não está com o patrimônio líquido diminuindo, pois nesse caso pode não ser uma boa. Recentemente vi fundos de previdência oferecidos pelo Santander, que pareceram atrativos, por não cobrar taxa de carregamento, terem taxa de administração relativamente baixa (menos de 1% aa) e oferecerem a alternativa de juro real (rendimento indexado pela inflação). Mas, como o rst disse, a decisão é do investidor.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 5, 2017 17:03:14 GMT -3.5
Bom tarde, Tenho um previdencial da Caixa e procurando uma prev melhor um corretor me passou esses fundo alguém pode me ajudar. Hudson bem-vindo ao nosso modesto fórum. Além de ter um fundo previdenciário, você não cogitou de você mesmo montar o seu fundo previdenciário? É o que vários foristas fazem aqui investindo em fundos imobiliários, ações boas pagadoras de dividendos e títulos do tesouro. Fundos imobiliários e ações assustam muita gente, mas você podia dar uma estudada nos títulos do tesouro e ver se isso corresponde ao seu perfil, pois você pode comprar títulos com cupom semestral de juros e ir reinvestindo os juros, aumentando o "bolão". Se você, como parece, já tem mais experiência com fundos vale a pena dar uma estudada também no Fundo Previdenciário Verde Icatu: www.verdeasset.com.br/performance/lista-de-fundos/Ele é administrado pelo renomado Luís Stuhlberger. Só que ainda não conheço nenhuma pessoa que tenha investido no fundo criado por ele. Espero que minhas sugestões o ajudem em algo. Abs
|
|
|
Post by wizardhsc on Jan 5, 2017 18:59:08 GMT -3.5
Vocês já pensaram em fazer uma previdência com operações de taxa ao invés de renda fixa?
|
|