rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 3, 2018 19:24:20 GMT -3.5
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 13, 2018 5:32:55 GMT -3.5
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 27, 2018 8:16:02 GMT -3.5
A empresa fez uma reestruturação atípica. 1. Registrou um lucro de reavaliação de ativos no valor total de R$ 830 M, o que praticamente dobra seu patrimônio líquido, que está em R$ 875 M (30/09/2018). 2. Esse lucro extraordinário será integralmente distribuído aos acionistas na forma de dividendos. 3. Esses dividendos serão pagos com cotas do Fundo de Investimento Imobiliário Top Center. 4. Como a empresa não detêm diretamente as cotas do FII, será feita uma reorganização societária envolvendo algumas de suas subsidiárias. Isso está com cara de uma separação da empresa. Os ativos que compõem o FII correspondem a 70% da ABL própria da empresa. (Conferir a ABL por shopping aqui: Apresentação APIMEC). Assim, a empresa transfere parte dos ativos para os acionistas, como cotas de FII, e fica com uma parte menor. A questão é sobre o que acontece com a dívida da empresa que é de R$ 1.866 M, e com o caixa, de R$ 767 M. (Ver essas informações na apresentação à APIMEC.) Dependendo de como isso for distribuído, alguns credores da empresa podem perder praticamente tudo.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Dec 27, 2018 9:33:43 GMT -3.5
Eita beleza , pena não ter aumentado posição nos dois e pouco? Se entendi direito, serão distribuídos mais de R$ 10,00 por ação em dividendos? Então por que é que ainda tem gente vendendo a R$ 6,00?
|
|
|
Post by rogerdff on Dec 27, 2018 10:46:18 GMT -3.5
Depois de ver várias análises aqui e último post do Claudio, coloquei ordem para compra 2k.
Por 1 ou 2 centavos não pegou.
Mercado oferece oportunidades sempre mesmo.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 27, 2018 11:30:56 GMT -3.5
Eita beleza , pena não ter aumentado posição nos dois e pouco? Se entendi direito, serão distribuídos mais de R$ 10,00 por ação em dividendos? Então por que é que ainda tem gente vendendo a R$ 6,00? Não li o comunicado, só a postagem do Cláudio. Se entendi corretamente, não vão pagar dez reais de dividendos e sim distribuir cotas de um fundo com ativos que, após reavaliação, foram estimados em dez reais. Isso é bem diferente de receber dez reais na conta.
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 27, 2018 11:40:12 GMT -3.5
Eita beleza , pena não ter aumentado posição nos dois e pouco? Se entendi direito, serão distribuídos mais de R$ 10,00 por ação em dividendos? Então por que é que ainda tem gente vendendo a R$ 6,00? Não li o comunicado, só a postagem do Cláudio. Se entendi corretamente, não vão pagar dez reais de dividendos e sim distribuir cotas de um fundo com ativos que, após reavaliação, foram estimados em dez reais. Isso é bem diferente de receber dez reais na conta. Isso mesmo. Não tem dinheiro envolvido. O valor vem essencialmente de salvar a maior parte dos ativo caso a empresa venha a ser liquidada por não conseguir pagar as dívidas.
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 27, 2018 11:49:07 GMT -3.5
O mais triste de tudo é que eu vendi ontem, dia 26/12/2018, o total de 7.000 ações, essencialmente para compensar, com as perdas, o lucro de outras operações, de forma a zerar o imposto sobre ganho de capitais a ser pago neste mês. Eu estava com R$ 4.419,98 de ganho de capital no mês. Vendi as 7.000 ações de GSHP3 com perda de R$ 4.565,00. Era a conta exata. Iria recomprar 5.000 ações hoje por até R$ 2,85. Um dos piores negócios da minha vida, com a perda de mais de R$ 20.000 em um dia!!!
|
|
|
Post by rogerdff on Dec 27, 2018 12:01:48 GMT -3.5
Inacreditável, por 1 dia, que pena.
Agora prestes a bater uns 7,50 ou mais eu ia conseguir quase 10k de lucro com apenas 2k de posição.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Dec 27, 2018 12:09:38 GMT -3.5
Pelo que estou entendendo, serão novas ações listadas em bolsa, comm ativos da companhia. Alguém que não seja analfabeto em economia como eu poderia traduzir o comunicado, please!
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 27, 2018 12:18:55 GMT -3.5
Pelo que estou entendendo, serão novas ações listadas em bolsa, comm ativos da companhia. Alguém que não seja analfabeto em economia como eu poderia traduzir o comunicado, please! Eles estão separando a empresa em duas: uma parte vira FII, com cerca de 60% dos ativos, e pouca dívida; outra contínua como antes com cerca 40% dos ativos e muita dívida. As cotas do FFI têm valor e terão liquidez, quando começarem a ser negociadas em fev/2019. As ações GSHP3 não valem mais nada, pois provavelmente a empresa irá quebrar, uma vez que não terá receita suficiente para pagar os juros da dívida.
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 27, 2018 12:27:54 GMT -3.5
Pelo que estou entendendo, serão novas ações listadas em bolsa, comm ativos da companhia. Alguém que não seja analfabeto em economia como eu poderia traduzir o comunicado, please! Eles estão separando a empresa em duas: uma parte vira FII, com cerca de 60% dos ativos, e pouca dívida; outra contínua como antes com cerca 40% dos ativos e muita dívida. As cotas do FFI têm valor e terão liquidez, quando começarem a ser negociadas em fev/2019. As ações GSHP3 não valem mais nada, pois provavelmente a empresa irá quebrar, uma vez que não terá receita suficiente para pagar os juros da dívida. O curioso é que há bonds da General Shopping sendo negociados ainda por 43% do valor de face na Bolsa de Berlim. Isso significa que os estrangeiros ainda não entenderam a confusão, ou os brasileiros estão supervalorizando os benefícios. Eu acho mais provável a primeira opção, pois os estrangeiros são capazes de acreditar que a CVM não permitiria uma manobra dessas.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Dec 27, 2018 12:59:37 GMT -3.5
Serão papeis negociados na bolsa, como qualquer outro e a própria GSHP3? Ou algum tipo especial? Não estou a fim de vender por 6-7 reais, mas também tenho receio de, como não tenho o mínimo de conhecimento e tempo para acompanhar algo mais complicado, ficar com os papeis e dar algo errado.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 27, 2018 16:13:49 GMT -3.5
Li o FR agora. Só com as informações prestadas tive dificuldade de entender a operação completa e o que sobra na General Shopping após a transação. Em relação aos dividendos, fiquei com a impressão de que há uma parte a ser paga em cotas de FII, mas também uma parte em dinheiro (R$2,98/ação). Não ficou claro, porém, se este valor também será pago em fevereiro/2019 ou se apenas irá gerar uma anotação contábil na Reserva de Lucros a Realizar, com efetivo pagamento no dia de São Nunca. A única parte que parece não gerar dúvida é de que a opção de troca das cotas do FII por uma debênture perpétua com remuneração diferível a critério da empresa é uma piada de mau gosto.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Dec 27, 2018 16:45:10 GMT -3.5
Não vendi nenhuma de minhas 15.300 ações. Aguentei firme (mas encagaçado).
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 27, 2018 17:08:23 GMT -3.5
Li o FR agora. Só com as informações prestadas tive dificuldade de entender a operação completa e o que sobra na General Shopping após a transação. Em relação aos dividendos, fiquei com a impressão de que há uma parte a ser paga em cotas de FII, mas também uma parte em dinheiro (R$2,98/ação). Não ficou claro, porém, se este valor também será pago em fevereiro/2019 ou se apenas irá gerar uma anotação contábil na Reserva de Lucros a Realizar, com efetivo pagamento no dia de São Nunca. A única parte que parece não gerar dúvida é de que a opção de troca das cotas do FII por uma debênture perpétua com remuneração diferível a critério da empresa é uma piada de mau gosto. Você tem razão. Eu pulei a parte de "pago em dinheiro", achando que a separação era apenas entre "dividendos mínimos obrigatórios" e "parcela remanescente dos lucros". Nesse caso, é pior do que eu pensava. Vão praticamente zerar reduzir bastante (em R$ 2017M) o caixa da empresa (de R$ 767 M), dando um imenso aumentando a chance de calote nos credores, particularmente os detentores dos perpetual bonds.
|
|
|
Post by rogerdff on Dec 27, 2018 17:19:00 GMT -3.5
Li o FR agora. Só com as informações prestadas tive dificuldade de entender a operação completa e o que sobra na General Shopping após a transação. Em relação aos dividendos, fiquei com a impressão de que há uma parte a ser paga em cotas de FII, mas também uma parte em dinheiro (R$2,98/ação). Não ficou claro, porém, se este valor também será pago em fevereiro/2019 ou se apenas irá gerar uma anotação contábil na Reserva de Lucros a Realizar, com efetivo pagamento no dia de São Nunca. A única parte que parece não gerar dúvida é de que a opção de troca das cotas do FII por uma debênture perpétua com remuneração diferível a critério da empresa é uma piada de mau gosto. Você tem razão. Eu pulei a parte de "pago em dinheiro", achando que a separação era apenas entre "dividendos mínimos obrigatórios" e "parcela remanescente dos lucros". Nesse caso, é pior do que eu pensava. Vão praticamente zerar o caixa da empresa (de R$ 767 M), dando um imenso calote nos credores, particularmente os detentores dos perpetual bonds.
Mas é possível seguirem com essa manobra toda? CMV não precisaria aprovar? Ou assembleia com aprovação dos credores desses títulos de dívida? Muito estranho conseguirem levar adiante isso sem alguém contestar.
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 27, 2018 18:11:34 GMT -3.5
Você tem razão. Eu pulei a parte de "pago em dinheiro", achando que a separação era apenas entre "dividendos mínimos obrigatórios" e "parcela remanescente dos lucros". Nesse caso, é pior do que eu pensava. Vão praticamente zerar o caixa da empresa (de R$ 767 M), dando um imenso calote nos credores, particularmente os detentores dos perpetual bonds.
Mas é possível seguirem com essa manobra toda? CMV não precisaria aprovar? Ou assembleia com aprovação dos credores desses títulos de dívida? Muito estranho conseguirem levar adiante isso sem alguém contestar. Eu abri dois processos na CVM reclamando de inconsistência de informações prestadas pela General Shopping. Em um eu aponto a inconsistência entre as ITR divulgada em 14/11/2018 e o FR de 26/12/2018, uma vez que as ITR dizem que as propriedades para investimento estão avaliadas a valor de mercado e o FR diz que houve lucro pela "conferência" pelo valor de mercado. Não é possível que o valor de mercado tenha mudado tanto em um mês. No outro processo eu aponto a inconsistência entre o FR de 26/12/2018 e o Comunicado ao Mercado de 12/12/2018, em que a companhia diz que desconhece qualquer fato que possa causar oscilações atípicas dos preços. Se der em alguma coisa, vou entrar na justiça contra a General Shopping e o FII. Mas provavelmente, na CVM, não vai dar em nada.
|
|
|
Post by rogerdff on Dec 27, 2018 18:56:37 GMT -3.5
Minoritário fica sempre refém destas manobras.
E sempre aparece um caso novo.
Pelo menos neste caso pra quem estava investido deu ótima oportunidade.
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 27, 2018 20:01:12 GMT -3.5
Minoritário fica sempre refém destas manobras. E sempre aparece um caso novo. Pelo menos neste caso pra quem estava investido deu ótima oportunidade. Sem dúvida. Se eu tivesse esperado um dia para realizar o prejuízo, hoje estaria estourando champanhe.
|
|