|
Post by Claudio66 on Feb 20, 2017 19:51:05 GMT -3.5
Com a disparada de hoje eu zerei minha posição em BRAP3. Acho que a ação ainda é boa, em particular porque é vendida com desconto de 20% em relação a BRAP4, mas paga apenas 10% a menos de proventos. Além disso, o desconto de BRAP em relação aos ativos (ações VALE3 e CPFE3) continua relativamente elevado (cerca de 30%). Mas acho que agora há oportunidades melhores, como: - VULC3, pela evolução operacional e potencial elevado de se beneficiar da queda da SELIC, decido ao elevado valor do resultado financeiro relativamente ao EBIT (LAJIR) - PRML3, com uma proposta de OPA com preço 30% a acima do preço corrente - TESA3, sendo vendida por 1/5 do preço líquido das terras que possui, isso na iminência de ser liberada a compra de terras por estrangeiros Espero não me arrepender. Como dizia Ivan Lins: "Desesperar Jamais" Então, baseado "No balanço de perdas e danos", desde aquele postagem, tivemos os seguintes retornos: VULC3 = 10% PRML3 = 9% TESA3 = 12% BRAP3 = 27% IBOV = 6% "Já tivemos muitos desenganos": minhas posições renderam bem acima do IBOVESPA. "Já tivemos muito que chorar": mas não deram nem metade de BRAP3. Já li em algum lugar (talvez em "A Random Walk Down Wall Street") que todo o retorno de 1 ano de uma ação qualquer acontece em apenas 3 dias de negociação, em média. E você tem que estar comprado nesses dias. O problema é saber que dias serão esses.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 20, 2017 21:04:09 GMT -3.5
Já li em algum lugar (talvez em "A Random Walk Down Wall Street") que todo o retorno de 1 ano de uma ação qualquer acontece em apenas 3 dias de negociação, em média. E você tem que estar comprado nesses dias. O problema é saber que dias serão esses. Não li o random walk, mas hoje, após os diversos depoimentos sobre a oportunidade desperdiçada, estava pensando justamente sobre este estudo que mostra a grande diferença de retornos entre os permanentemente comprados e os que eventualmente tivessem o azar de perder os cinco melhores dias na história do mercado. E de certa forma, a questão tratada nos relatos é parecida com essa (não é exatamente igual porque estamos tratando de estar comprado especificamente em uma ação, não em ações em geral) Daí comecei a viajar: No longuíssimo prazo, a tendência dos mercados (ao menos dos que funcionem de forma saudável) é de alta. Se a tendência é de alta, significa dizer que, na média, os dias positivos tendem a superar os negativos ( se não em quantidade, ao menos em amplitude). Quem permanece comprado 100% do tempo tende a capturar esta diferença. Quem entra e sai constantemente, corre o risco de perdê-la. Desconsiderando-se o talento individual ou estratégias mais arrojadas, como operar vendido, fazer hedge, etc, em mercados baixistas, um trader tende a se sair melhor do que um holder pelo simples fato de ficar alguns dias de fora do mercado. Em um mercado de alta, a situação tende a se inverter (e bastante, já que, como explicado acima, as altas superam as baixas), também pelo simples fato de o holder ficar todo o tempo dentro do mercado. Daí a importância de se estar sempre comprado. De 2008 a 2015 muito provavelmente os colegas que entraram e saíram constantemente das ações tiveram um desempenho superior aos de postura mais passiva. De 2016 até o presente e possivelmente por mais uns bons anos, é provável que observemos o contrário. Portanto, não importa como você investe: na baixa alguns perdem mais outros menos mas praticamente todos perdem. Na alta alguns ganham mais outros menos, mas praticamente todos ganham. Afinal, mercados de baixa fazem até mesmo os gênios parecerem tolos; mercados de alta fazem até mesmo os tolos parecerem gênios.
|
|
|
Post by rogerdff on Feb 20, 2017 21:36:03 GMT -3.5
Já li em algum lugar (talvez em "A Random Walk Down Wall Street") que todo o retorno de 1 ano de uma ação qualquer acontece em apenas 3 dias de negociação, em média. E você tem que estar comprado nesses dias. O problema é saber que dias serão esses. Não li o random walk, mas hoje, após os diversos depoimentos sobre a oportunidade desperdiçada, estava pensando justamente sobre este estudo que mostra a grande diferença de retornos entre os permanentemente comprados e os que eventualmente tivessem o azar de perder os cinco melhores dias na história do mercado. E de certa forma, a questão tratada nos relatos é parecida com essa (não é exatamente igual porque estamos tratando de estar comprado especificamente em uma ação, não em ações em geral) Daí comecei a viajar: No longuíssimo prazo, a tendência dos mercados (ao menos dos que funcionem de forma saudável) é de alta. Se a tendência é de alta, significa dizer que, na média, os dias positivos tendem a superar os negativos ( se não em quantidade, ao menos em amplitude). Quem permanece comprado 100% do tempo tende a capturar esta diferença. Quem entra e sai constantemente, corre o risco de perdê-la. Desconsiderando-se o talento individual ou estratégias mais arrojadas, como operar vendido, fazer hedge, etc, em mercados baixistas, um trader tende a se sair melhor do que um holder pelo simples fato de ficar alguns dias de fora do mercado. Em um mercado de alta, a situação tende a se inverter (e bastante, já que, como explicado acima, as altas superam as baixas), também pelo simples fato de o holder ficar todo o tempo dentro do mercado. Daí a importância de se estar sempre comprado. De 2008 a 2015 muito provavelmente os colegas que entraram e saíram constantemente das ações tiveram um desempenho superior aos de postura mais passiva. De 2016 até o presente e possivelmente por mais uns bons anos, é provável que observemos o contrário. Portanto, não importa como você investe: na baixa alguns perdem mais outros menos mas praticamente todos perdem. Na alta alguns ganham mais outros menos, mas praticamente todos ganham. Afinal, mercados de baixa fazem até mesmo os gênios parecerem tolos; mercados de alta fazem até mesmo os tolos parecerem gênios. Muito bem colocado. Tinha BRAP4 com PM de 4. Não tivesse pulado de galho em galho, ficado somente com ela, sem nenhum outro aporte, teria ganho 4x mais. Fora os gastos com diversas operações, média de quase 20 / mês entre compra / venda. Pior que tinha objetivo de ficar pelo menos 1 ano a espera de 1 P/VPA, comprado em Jan 2016.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 1, 2017 16:15:03 GMT -3.5
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Mar 8, 2017 17:04:43 GMT -3.5
O problema da BRAP é o mesmo da GOAU, a falta de dividendos. Estas Holdings não produzem absolutamente nada - apenas despesas administrativas. Portanto se elas ficam sem receita, perdem a função. Se estas empresas ficam sem receita e tem dívidas a quitar, podem incorrer na inadimplência e sofrer as consequências de tal fato. No caso da empresa controlada (Vale), esta até pode deixar de distribuir dividendos - mas se continuar gerando caixa e assim mantiver seus compromissos (dívidas,etc) em dia, não passa a ser um problema para o acionista. No caso da Holding, sem receita e ainda tendo dívidas a pagar - o ônus é do acionista. No fim acabam emitindo novas ações e diluindo os acionistas para fazer frente a estes compromissos financeiros, além das despesas administrativas. Estudem o caso GOAU e ficará mais claro. Inclusive hoje passei sugestão para os controladores da Gerdau para que procedam a quitação total das dívidas da Holding (via venda de ações PN detidas na controlada) e na sequência transformem esta participação em ações diretas da controlada, pois assim acabam as despesas administrativas e o acionista fica com os ativos onde a Holding tem participação, na proporção da composição acionária. No caso da Gerdau isso fica mais fácil pois existe tag along para todos os acionistas (ON e PN). Uma das poucas holdings onde o acionista não enfrenta tais problemas é a ITAÚSA, pois ela praticamente reproduz o próprio Itaú. Mas se acontecer do Itaú deixar de pagar dividendos, ela passará pelo mesmo problema. Almirante, se a gerdau aceitasse sua sugestão, a familia perderia o controle. A holding é um truque para que uma minoria controle uma empresa (e se sirva dela) Sim, isso é fato. É uma forma de manter o controle com pouco capital investido. E vejam o que ocorreu hoje na troca de ativos entre a família e o BTG. Sempre na cola dos acionistas menos avisados. Estava na cara que fariam alguma coisa com as ações PN detidas. E como não tem como vender tantas ações ON (falta de liquidez), a solução foi encontrada. Trocam por PN e podem vender sem muita preocupação visto as atuais cotações (e nem saímos da crise).
|
|
|
Post by mahler on Apr 22, 2017 11:14:01 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on May 2, 2017 16:42:28 GMT -3.5
|
|
|
Post by wizardhsc on May 16, 2017 12:39:28 GMT -3.5
Com muita alegria, encerro minha participação aqui. Depois da ameaça do governo em tributar dividendos e com a queda do desconto, resolvi transformar minhas BRAP3 em VALE3.
|
|
|
Post by tadeuoc on May 16, 2017 14:45:10 GMT -3.5
Com muita alegria, encerro minha participação aqui. Depois da ameaça do governo em tributar dividendos e com a queda do desconto, resolvi transformar minhas BRAP3 em VALE3. Wizard, Pelo que entendi só teria tributação de PJ para PF. Sendo assim tendo vale você não escaparia. Não faria sentido tributar toda distribuição pq a maioria das empresas brasileiras têm um monte de subsidiária em baixo (vale inclusive)
|
|
|
Post by wizardhsc on May 16, 2017 14:58:35 GMT -3.5
Com muita alegria, encerro minha participação aqui. Depois da ameaça do governo em tributar dividendos e com a queda do desconto, resolvi transformar minhas BRAP3 em VALE3. Wizard, Pelo que entendi só teria tributação de PJ para PF. Sendo assim tendo vale você não escaparia. Não faria sentido tributar toda distribuição pq a maioria das empresas brasileiras têm um monte de subsidiária em baixo (vale inclusive) Se esse for o caso, realmente não faria diferença. O risco é o olho gordo do governo, não faz sentido para nós, mas para eles é mais dinheiro.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 22, 2017 16:07:33 GMT -3.5
Recomprei minha posição em BRAP e desfiz minha posição em VALE. Acabei ganhando nas duas pontas.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 26, 2017 16:56:25 GMT -3.5
Se alguém quiser comprar BRAP3 tem umas a venda no after. Fiz a troca da 3 para 4, mas parte da posição está esperando comprador.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jun 16, 2017 11:34:32 GMT -3.5
|
|
|
Post by tadeuoc on Jun 20, 2017 22:57:44 GMT -3.5
Alguém sabe da CPFL? já tem muito tempo da AGE. Queria que a Bradespar recebesse essa grana logo.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jun 29, 2017 5:43:02 GMT -3.5
Com a disparada de hoje eu zerei minha posição em BRAP3. Acho que a ação ainda é boa, em particular porque é vendida com desconto de 20% em relação a BRAP4, mas paga apenas 10% a menos de proventos. Além disso, o desconto de BRAP em relação aos ativos (ações VALE3 e CPFE3) continua relativamente elevado (cerca de 30%). Mas acho que agora há oportunidades melhores, como: - VULC3, pela evolução operacional e potencial elevado de se beneficiar da queda da SELIC, decido ao elevado valor do resultado financeiro relativamente ao EBIT (LAJIR) - PRML3, com uma proposta de OPA com preço 30% a acima do preço corrente - TESA3, sendo vendida por 1/5 do preço líquido das terras que possui, isso na iminência de ser liberada a compra de terras por estrangeiros Espero não me arrepender. ... Como dizia Ivan Lins: "Desesperar Jamais" Então, baseado "No balanço de perdas e danos", desde aquele postagem, tivemos os seguintes retornos: VULC3 = 10% PRML3 = 9% TESA3 = 12% BRAP3 = 27% IBOV = 6% "Já tivemos muitos desenganos": minhas posições renderam bem acima do IBOVESPA. "Já tivemos muito que chorar": mas não deram nem metade de BRAP3. Já li em algum lugar (talvez em "A Random Walk Down Wall Street") que todo o retorno de 1 ano de uma ação qualquer acontece em apenas 3 dias de negociação, em média. E você tem que estar comprado nesses dias. O problema é saber que dias serão esses. No curto prazo os preços podem ser determinados por surpresas. Mas no longo prazo, particularmente para ações menos líquidas, são os fundamentos econômicos que direcionam os preços. Atualizando os retornos na aposta de trocar BRAP3 por ações que eu julgava com maior potencial, desde o dia em postei a venda de BRAP3: VULC3 de 3,04 para 5,25 = +66% PRML3 de 8,00 para 10,09 = +26% TESA3 de 12,92 para 17,32 = +34% BRAP3 de 17,78 para 18,03 = +1% IBOV de 64836 para 62018 = -4% Ou seja, o retorno das ações escolhidas foi bem superior ao de BRAP3, que ainda ficou acima do IBOVESPA. "Desesperar Jamais".
|
|
|
Post by wizardhsc on Jun 29, 2017 6:32:08 GMT -3.5
Como dizia Ivan Lins: "Desesperar Jamais" Então, baseado "No balanço de perdas e danos", desde aquele postagem, tivemos os seguintes retornos: VULC3 = 10% PRML3 = 9% TESA3 = 12% BRAP3 = 27% IBOV = 6% "Já tivemos muitos desenganos": minhas posições renderam bem acima do IBOVESPA. "Já tivemos muito que chorar": mas não deram nem metade de BRAP3. Já li em algum lugar (talvez em "A Random Walk Down Wall Street") que todo o retorno de 1 ano de uma ação qualquer acontece em apenas 3 dias de negociação, em média. E você tem que estar comprado nesses dias. O problema é saber que dias serão esses. No curto prazo os preços podem ser determinados por surpresas. Mas no longo prazo, particularmente para ações menos líquidas, são os fundamentos econômicos que direcionam os preços. Atualizando os retornos na aposta de trocar BRAP3 por ações que eu julgava com maior potencial, desde o dia em postei a venda de BRAP3: VULC3 de 3,04 para 5,25 = +66% PRML3 de 8,00 para 10,09 = +26% TESA3 de 12,92 para 17,32 = +34% BRAP3 de 17,78 para 18,03 = +1% IBOV de 64836 para 62018 = -4% Ou seja, o retorno das ações escolhidas foi bem superior ao de BRAP3, que ainda ficou acima do IBOVESPA. "Desesperar Jamais". Você foi muito bem nas escolhas. Pena que deixe TESA passar. Agora acho que BRAP teve dividendo nesse período, o que não muda o resultado, mas ameniza um pouco a diferença. Tem alguma indicação nova? kkkkkkkk. PS: Uma coisa que tenho feito com BRAP, com algum sucesso é a conversão entre on e pn, VALE3 e VALE5.
|
|
|
Post by Claudio66 on Aug 15, 2017 21:29:31 GMT -3.5
Liquidei novamente a posição aqui. Havia recomprado por R$ 16,88 e vendi por R$ 20,81. Belo ganho. Estou na expectativa de uma queda forte de VALE5, no final do mês, quando os fundos passivos tiverem que liquidar a ação, que deve sair do índice. Nesse momento penso em entrar em VALE5. Respondam no tópico da VALE se acham que vale a pena.
|
|
|
Post by jigsaw on Sept 2, 2017 9:26:53 GMT -3.5
|
|
|
Post by jigsaw on Sept 2, 2017 9:28:22 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member