|
Post by Claudio66 on Feb 1, 2017 21:14:13 GMT -3.5
Com a disparada de hoje eu zerei minha posição em BRAP3. Acho que a ação ainda é boa, em particular porque é vendida com desconto de 20% em relação a BRAP4, mas paga apenas 10% a menos de proventos. Além disso, o desconto de BRAP em relação aos ativos (ações VALE3 e CPFE3) continua relativamente elevado (cerca de 30%). Mas acho que agora há oportunidades melhores, como: - VULC3, pela evolução operacional e potencial elevado de se beneficiar da queda da SELIC, decido ao elevado valor do resultado financeiro relativamente ao EBIT (LAJIR) - PRML3, com uma proposta de OPA com preço 30% a acima do preço corrente - TESA3, sendo vendida por 1/5 do preço líquido das terras que possui, isso na iminência de ser liberada a compra de terras por estrangeiros Espero não me arrepender. Já fiz isso no passado recente: Aumentei minha posição aqui [PRML3] na 4a, por R$ 7,20, e aumentei hoje, de novo, por R$ 7,25 (leilão de fechamento). Agora é minha maior posição em carteira. (Mas eu fiz algo bem arriscado. Zerei a posição em BRAP3, com PM de 8,65 e zerei a posição em FESA4, com PM de R$ 8,14, para recomprar mais tarde. Apostei numa retração das empresas ligadas a commodities, mas numa alta de PRML3, qua ainda não incorporou quase nada da melhoria do cenário. A outra que comprei foi GSHP3, que para mim é a empresa que mais se beneficia da queda da taxa de câmbio. Pode "dar ruim".) E não foi de todo ruim. Recomprei BRAP3 em setembro e outubro entre R$ 8,19 e R$ 10,66 (nessa mensagem de 31/10), quando a ação apenas começou a disparada. Hoje eu comprei um pouco mais de BRAP2 no leilão de fechamento. BRAP3 fechou com desconto de mais de 20% em relação a BRAP4. E BRAP fechou com mais de 40% de desconto em relação ao valor líquido dos ativos (VALE3 + CPFE3 - Dívida). BRAP3 tem espaço para subir pele menos 50%, mesmo que VALE3 pare de subir. No caso de FESA4, com base no relatório de vendas de dezembro, recomprei entre R$ 8,15 e R$ 8,20. (Perdi um provento gordo de cerca de R$ 1 por ação nesse meio tempo.) Torçam por mim!
|
|
|
Post by wizardhsc on Feb 1, 2017 21:24:20 GMT -3.5
Com a disparada de hoje eu zerei minha posição em BRAP3. Acho que a ação ainda é boa, em particular porque é vendida com desconto de 20% em relação a BRAP4, mas paga apenas 10% a menos de proventos. Além disso, o desconto de BRAP em relação aos ativos (ações VALE3 e CPFE3) continua relativamente elevado (cerca de 30%). Mas acho que agora há oportunidades melhores, como: - VULC3, pela evolução operacional e potencial elevado de se beneficiar da queda da SELIC, decido ao elevado valor do resultado financeiro relativamente ao EBIT (LAJIR) - PRML3, com uma proposta de OPA com preço 30% a acima do preço corrente - TESA3, sendo vendida por 1/5 do preço líquido das terras que possui, isso na iminência de ser liberada a compra de terras por estrangeiros Espero não me arrepender. Já fiz isso no passado recente: Aumentei minha posição aqui [PRML3] na 4a, por R$ 7,20, e aumentei hoje, de novo, por R$ 7,25 (leilão de fechamento). Agora é minha maior posição em carteira. (Mas eu fiz algo bem arriscado. Zerei a posição em BRAP3, com PM de 8,65 e zerei a posição em FESA4, com PM de R$ 8,14, para recomprar mais tarde. Apostei numa retração das empresas ligadas a commodities, mas numa alta de PRML3, qua ainda não incorporou quase nada da melhoria do cenário. A outra que comprei foi GSHP3, que para mim é a empresa que mais se beneficia da queda da taxa de câmbio. Pode "dar ruim".) E não foi de todo ruim. Recomprei BRAP3 em setembro e outubro entre R$ 8,19 e R$ 10,66 (nessa mensagem de 31/10), quando a ação apenas começou a disparada. Hoje eu comprei um pouco mais de BRAP2 no leilão de fechamento. BRAP3 fechou com desconto de mais de 20% em relação a BRAP4. E BRAP fechou com mais de 40% de desconto em relação ao valor líquido dos ativos (VALE3 + CPFE3 - Dívida). BRAP3 tem espaço para subir pele menos 50%, mesmo que VALE3 pare de subir. No caso de FESA4, com base no relatório de vendas de dezembro, recomprei entre R$ 8,15 e R$ 8,20. (Perdi um provento gordo de cerca de R$ 1 por ação nesse meio tempo.) Torçam por mim! Reduziria posição, mas não sairia agora. VALE ainda está muito forte, e brap ainda mais esse ano. Ainda tenho confiança que vá buscar no minimo os 21, depois de VALE testar o suporte nos 28. Mas desejo boa sorte. O mais importante é que o lucro aqui já foi excelente.
|
|
|
Post by tadeuoc on Feb 1, 2017 21:25:37 GMT -3.5
Com a disparada de hoje eu zerei minha posição em BRAP3. Acho que a ação ainda é boa, em particular porque é vendida com desconto de 20% em relação a BRAP4, mas paga apenas 10% a menos de proventos. Além disso, o desconto de BRAP em relação aos ativos (ações VALE3 e CPFE3) continua relativamente elevado (cerca de 30%). Mas acho que agora há oportunidades melhores, como: - VULC3, pela evolução operacional e potencial elevado de se beneficiar da queda da SELIC, decido ao elevado valor do resultado financeiro relativamente ao EBIT (LAJIR) - PRML3, com uma proposta de OPA com preço 30% a acima do preço corrente - TESA3, sendo vendida por 1/5 do preço líquido das terras que possui, isso na iminência de ser liberada a compra de terras por estrangeiros Espero não me arrepender. Já fiz isso no passado recente: Aumentei minha posição aqui [PRML3] na 4a, por R$ 7,20, e aumentei hoje, de novo, por R$ 7,25 (leilão de fechamento). Agora é minha maior posição em carteira. (Mas eu fiz algo bem arriscado. Zerei a posição em BRAP3, com PM de 8,65 e zerei a posição em FESA4, com PM de R$ 8,14, para recomprar mais tarde. Apostei numa retração das empresas ligadas a commodities, mas numa alta de PRML3, qua ainda não incorporou quase nada da melhoria do cenário. A outra que comprei foi GSHP3, que para mim é a empresa que mais se beneficia da queda da taxa de câmbio. Pode "dar ruim".) E não foi de todo ruim. Recomprei BRAP3 em setembro e outubro entre R$ 8,19 e R$ 10,66 (nessa mensagem de 31/10), quando a ação apenas começou a disparada. Hoje eu comprei um pouco mais de BRAP2 no leilão de fechamento. BRAP3 fechou com desconto de mais de 20% em relação a BRAP4. E BRAP fechou com mais de 40% de desconto em relação ao valor líquido dos ativos (VALE3 + CPFE3 - Dívida). BRAP3 tem espaço para subir pele menos 50%, mesmo que VALE3 pare de subir. No caso de FESA4, com base no relatório de vendas de dezembro, recomprei entre R$ 8,15 e R$ 8,20. (Perdi um provento gordo de cerca de R$ 1 por ação nesse meio tempo.) Torçam por mim! Fala Claudio, tudo bem? Ainda sigo segurando as BRAP, esperando o anuncio da venda das ações da CPFL. Por algum motivo o anuncio da OPA nem fez cócegas no preço de BRAP, apesar de ser uma entrada de caixa de quase 1,5 bi na brap. Eu vendi minhas ações da PRML3 esses dias, por coincidencia tinha comprado TESA3 no dia que voce postou a mensagem. Quanto a PRML acredito que há um risco da EIG cancelar a OPA. Eles haviam colocado como condições não ter um segundo laudo E itaú e mubadala não sairem. Enfim, acho que o risco não vale. Infelizmente sai de FESA4 a 7,6, pós proventos. Me arrependo amargamente. Com esse desinvestimento comprei VLID3, acreditando numa retomada dos negócios lá, principalmente no que tange chips de telecom.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 2, 2017 9:00:08 GMT -3.5
Reduziria posição, mas não sairia agora. VALE ainda está muito forte, e brap ainda mais esse ano. Ainda tenho confiança que vá buscar no minimo os 21, depois de VALE testar o suporte nos 28. Mas desejo boa sorte. O mais importante é que o lucro aqui já foi excelente. Eu estou numa disjuntiva um pouco similar. VALE5 representa hoje acima de 30% da minha carteira. Desde um ponto de vista fundamentalista é certo que estar pagando 130% do VPA parece muito. Porém a VALE deve voltar ao verde ainda esse ano, e considerando um lucro eu estou chutando (meramente chutando) uns 20B-25B de lucro, o que daria um P/L de 6,6--8,2 o que é bastante margem de segurança ainda para uma empresa pagadora de dividendos. Podem me criticar de ser um mero chute, mas a questão é que realmente voltar a lucrar a valores de 2008 ( e nem falar de 2011) não é irrealista. O valor do dólar está em níveis mais altos do que naquela época (50% a mais) e a empresa está mais endividada, então a queda desse ano ajudou no financeiro. Os volumes de produção são muito maiores e o preço do minério não é muito menor. Eu acho bastante realista o P/L de 6,6 para 1T18, o que me deixa hesitante de reduzir a minha posição aqui. Porém, cada vez que tem a Forbes e o FT falando que é hora de comprar VALE, eu entro em panico e penso que já estou na hora de pelo menos lançar um bom pedaço bem ITM.
|
|
|
Post by wizardhsc on Feb 2, 2017 12:54:36 GMT -3.5
Reduziria posição, mas não sairia agora. VALE ainda está muito forte, e brap ainda mais esse ano. Ainda tenho confiança que vá buscar no minimo os 21, depois de VALE testar o suporte nos 28. Mas desejo boa sorte. O mais importante é que o lucro aqui já foi excelente. Eu estou numa disjuntiva um pouco similar. VALE5 representa hoje acima de 30% da minha carteira. Desde um ponto de vista fundamentalista é certo que estar pagando 130% do VPA parece muito. Porém a VALE deve voltar ao verde ainda esse ano, e considerando um lucro eu estou chutando (meramente chutando) uns 20B-25B de lucro, o que daria um P/L de 6,6--8,2 o que é bastante margem de segurança ainda para uma empresa pagadora de dividendos. Podem me criticar de ser um mero chute, mas a questão é que realmente voltar a lucrar a valores de 2008 ( e nem falar de 2011) não é irrealista. O valor do dólar está em níveis mais altos do que naquela época (50% a mais) e a empresa está mais endividada, então a queda desse ano ajudou no financeiro. Os volumes de produção são muito maiores e o preço do minério não é muito menor. Eu acho bastante realista o P/L de 6,6 para 1T18, o que me deixa hesitante de reduzir a minha posição aqui. Porém, cada vez que tem a Forbes e o FT falando que é hora de comprar VALE, eu entro em panico e penso que já estou na hora de pelo menos lançar um bom pedaço bem ITM. Acho que olhar o gráfico ajuda a tomar uma decisão. Graficamente está muito forte, acompanhado a mm de 9. Além disso, as altas são com volume e as quedas sem. Não perdeu a LTA do IFR e o OBV continua subindo. Pode cair, sim. No entanto é o cenário menos provável.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 2, 2017 16:26:02 GMT -3.5
Acho que olhar o gráfico ajuda a tomar uma decisão. Agimos de maneira muito diferente, eu primeiro prefiro tomar a decisão de reduzir ou não a participação e logo em caso afirmativo utilizar o gráfico para decidir quando.
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Feb 2, 2017 20:01:24 GMT -3.5
O problema da BRAP é o mesmo da GOAU, a falta de dividendos. Estas Holdings não produzem absolutamente nada - apenas despesas administrativas. Portanto se elas ficam sem receita, perdem a função. Se estas empresas ficam sem receita e tem dívidas a quitar, podem incorrer na inadimplência e sofrer as consequências de tal fato. No caso da empresa controlada (Vale), esta até pode deixar de distribuir dividendos - mas se continuar gerando caixa e assim mantiver seus compromissos (dívidas,etc) em dia, não passa a ser um problema para o acionista. No caso da Holding, sem receita e ainda tendo dívidas a pagar - o ônus é do acionista. No fim acabam emitindo novas ações e diluindo os acionistas para fazer frente a estes compromissos financeiros, além das despesas administrativas. Estudem o caso GOAU e ficará mais claro. Inclusive hoje passei sugestão para os controladores da Gerdau para que procedam a quitação total das dívidas da Holding (via venda de ações PN detidas na controlada) e na sequência transformem esta participação em ações diretas da controlada, pois assim acabam as despesas administrativas e o acionista fica com os ativos onde a Holding tem participação, na proporção da composição acionária. No caso da Gerdau isso fica mais fácil pois existe tag along para todos os acionistas (ON e PN). Uma das poucas holdings onde o acionista não enfrenta tais problemas é a ITAÚSA, pois ela praticamente reproduz o próprio Itaú. Mas se acontecer do Itaú deixar de pagar dividendos, ela passará pelo mesmo problema. Almirante, se a gerdau aceitasse sua sugestão, a familia perderia o controle. A holding é um truque para que uma minoria controle uma empresa (e se sirva dela)
|
|
|
Post by jigsaw on Feb 15, 2017 16:26:30 GMT -3.5
|
|
|
Post by jigsaw on Feb 15, 2017 16:28:44 GMT -3.5
|
|
|
Post by wizardhsc on Feb 20, 2017 8:39:23 GMT -3.5
|
|
|
Post by wizardhsc on Feb 20, 2017 10:08:51 GMT -3.5
Tinha uma ordem colocada a 21. Pegou no leilão a 23,50.
|
|
|
Post by Claudio66 on Feb 20, 2017 10:13:50 GMT -3.5
Com a disparada de hoje eu zerei minha posição em BRAP3. Acho que a ação ainda é boa, em particular porque é vendida com desconto de 20% em relação a BRAP4, mas paga apenas 10% a menos de proventos. Além disso, o desconto de BRAP em relação aos ativos (ações VALE3 e CPFE3) continua relativamente elevado (cerca de 30%). Mas acho que agora há oportunidades melhores, como: - VULC3, pela evolução operacional e potencial elevado de se beneficiar da queda da SELIC, decido ao elevado valor do resultado financeiro relativamente ao EBIT (LAJIR) - PRML3, com uma proposta de OPA com preço 30% a acima do preço corrente - TESA3, sendo vendida por 1/5 do preço líquido das terras que possui, isso na iminência de ser liberada a compra de terras por estrangeiros Espero não me arrepender.
|
|
|
Post by wizardhsc on Feb 20, 2017 10:17:03 GMT -3.5
Com a disparada de hoje eu zerei minha posição em BRAP3. Acho que a ação ainda é boa, em particular porque é vendida com desconto de 20% em relação a BRAP4, mas paga apenas 10% a menos de proventos. Além disso, o desconto de BRAP em relação aos ativos (ações VALE3 e CPFE3) continua relativamente elevado (cerca de 30%). Mas acho que agora há oportunidades melhores, como: - VULC3, pela evolução operacional e potencial elevado de se beneficiar da queda da SELIC, decido ao elevado valor do resultado financeiro relativamente ao EBIT (LAJIR) - PRML3, com uma proposta de OPA com preço 30% a acima do preço corrente - TESA3, sendo vendida por 1/5 do preço líquido das terras que possui, isso na iminência de ser liberada a compra de terras por estrangeiros Espero não me arrepender. Nem queria rir, mas a foto é muito engraçada. Nem se estresse, já perdi várias oportunidades assim. Tenho raiva toda vez que vejo a cotação de CARD3.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 20, 2017 10:32:12 GMT -3.5
Nem queria rir, mas a foto é muito engraçada. Nem se estresse, já perdi várias oportunidades assim. Tenho raiva toda vez que vejo a cotação de CARD3. Eu estou igual no que respeita á CARD3. Já no caso da VALE: VALE5 representa hoje acima de 30% da minha carteira. Desde um ponto de vista fundamentalista é certo que estar pagando 130% do VPA parece muito. Porém a VALE deve voltar ao verde ainda esse ano, e considerando um lucro eu estou chutando (meramente chutando) uns 20B-25B de lucro, o que daria um P/L de 6,6--8,2 o que é bastante margem de segurança ainda para uma empresa pagadora de dividendos. Podem me criticar de ser um mero chute, mas a questão é que realmente voltar a lucrar a valores de 2008 ( e nem falar de 2011) não é irrealista. O valor do dólar está em níveis mais altos do que naquela época (50% a mais) e a empresa está mais endividada, então a queda desse ano ajudou no financeiro. Os volumes de produção são muito maiores e o preço do minério não é muito menor. Eu acho bastante realista o P/L de 6,6 para 1T18, o que me deixa hesitante de reduzir a minha posição aqui. Porém, cada vez que tem a Forbes e o FT falando que é hora de comprar VALE, eu entro em panico e penso que já estou na hora de pelo menos lançar um bom pedaço bem ITM. Ainda bem que sou muito arrogante e confio nos meus chutes. Desta vez nem lancei um pedaço.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 20, 2017 11:04:19 GMT -3.5
Nem queria rir, mas a foto é muito engraçada. Nem se estresse, já perdi várias oportunidades assim. Tenho raiva toda vez que vejo a cotação de CARD3. Eu estou igual no que respeita á CARD3. rsrsrs quem nunca passou por isso? Se entrarem no tópico da PNVL3 vão notar que depois de ter vendido minhas ON por cerca de R$ 300,00, na expectativa de recomprá-las por R$200,00 vi a empresa subir a R$ 640 em menos de um ano. Mas não sofro com isso, pois, mesmo que não tivesse vendido as ações a R$ 300,00, teria me desfeito delas a R$ 350,00, a R$ 400,00, a R$ 450,00, a R$ 500, a R$ 550... Simplesmente não consigo imaginar que teria as ações no preço atual. Logo, perderia a alta de um jeito ou de outro.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 20, 2017 12:02:17 GMT -3.5
Eu estou igual no que respeita á CARD3. rsrsrs quem nunca passou por isso? Se entrarem no tópico da PNVL3 vão notar que depois de ter vendido minhas ON por cerca de R$ 300,00, na expectativa de recomprá-las por R$200,00 vi a empresa subir a R$ 640 em menos de um ano. Mas não sofro com isso, pois, mesmo que não tivesse vendido as ações a R$ 300,00, teria me desfeito delas a R$ 350,00, a R$ 400,00, a R$ 450,00, a R$ 500, a R$ 550... Simplesmente não consigo imaginar que teria as ações no preço atual. Logo, perderia a alta de um jeito ou de outro. Esse realmente é o melhor modo de expor o ponto!
|
|
|
Post by wizardhsc on Feb 20, 2017 12:29:00 GMT -3.5
Coloquei o resto para vender nos 25. Vai que pega.
|
|
|
Post by dvstruco on Feb 20, 2017 14:47:19 GMT -3.5
Minhas Brap3 subindo 20%. E pensar que estão alugadas já faz tempo. Tem alguém tomando O ferro.
|
|
|
Post by RedBaron on Feb 20, 2017 15:38:45 GMT -3.5
Sessão lamentação: Brap3 fez um movimento brusco de alta até os 14 reais um tempo atrás e voltou pros 12,xx (o wizardhsc vendeu no topo esse dia, não foi?), então pensei: quando ela fizer isso novamente vendo e recompro mais barato. Resultado: Vendi todas minhas Brap3 a 15,xx achando ter feito uma ótima venda. Era 35% da minha carteira. Não posso nem pensar o quanto deixei de ganhar.
|
|
|
Post by wizardhsc on Feb 20, 2017 16:08:09 GMT -3.5
Sessão lamentação: Brap3 fez um movimento brusco de alta até os 14 reais um tempo atrás e voltou pros 12,xx (o wizardhsc vendeu no topo esse dia, não foi?), então pensei: quando ela fizer isso novamente vendo e recompro mais barato. Resultado: Vendi todas minhas Brap3 a 15,xx achando ter feito uma ótima venda. Era 35% da minha carteira. Não posso nem pensar o quanto deixei de ganhar. Aquilo foi um milagre gráfico. Na época tinha uma resistência forte ali, foi lá e voltou. Mas quando vendi foi apenas um pedaço. Muito difícil acerta esse tipo de movimento. Em CSMG3 me ferrei, vendi na resistência dos 40, pensando em compra no próximo recuo. Ele só recuou agora nos 50.
|
|