fiel
Forista VIP
|
IMÓVEIS
Jul 16, 2018 17:39:24 GMT -3.5
Post by fiel on Jul 16, 2018 17:39:24 GMT -3.5
mercado está parado no preço de compra...ninguem vende nada, ninguem compra nada todo mundo esperando melhorar rs.. eu estou olhando um apartamento faz 2 anos pra investir que fica pronto final do ano agora... o preço é o mesmo faz 2 anos
|
|
|
Post by salcedo on Jul 16, 2018 17:59:26 GMT -3.5
mercado está parado no preço de compra...ninguem vende nada, ninguem compra nada todo mundo esperando melhorar rs.. eu estou olhando um apartamento faz 2 anos pra investir que fica pronto final do ano agora... o preço é o mesmo faz 2 anos Pois é, mas tem lugares, como Rio RJ e Rio Grande RS, que os preços sim baixaram, tanto dos imóveis como alugueis, já outros como Santa Cruz do Sul RS, que o aluguel se manteve e os preços estabilizaram como dissestes, até pensava comprar ou construir alguma coisa, mas até agora não concretei nada.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jul 18, 2018 17:48:44 GMT -3.5
|
|
|
IMÓVEIS
Jul 20, 2018 19:17:37 GMT -3.5
Post by salcedo on Jul 20, 2018 19:17:37 GMT -3.5
|
|
|
IMÓVEIS
Sept 4, 2018 21:54:31 GMT -3.5
Post by salcedo on Sept 4, 2018 21:54:31 GMT -3.5
|
|
|
IMÓVEIS
Sept 6, 2018 18:01:19 GMT -3.5
Post by salcedo on Sept 6, 2018 18:01:19 GMT -3.5
Este mês, o município de uma pequena cidade onde tenho um terreno de uns 15 mil metros, abriu duas ruas que estavam traçadas(previstas) a uns quinze anos atrás, até pouco tempo ainda era rural, hoje já é considerado urbano,meu ponto, este valorizou desde sua compra há oito anos umas 9 vezes e com estas ruas pela facilidade de divisão, será um pouco mais. Vejo a galera um pouco reticente ao investimento em imóveis, creio valer a pena alertar que a compra de um terreno rural, relativamente próximo a área urbana, pode ser uma boa aposta, principalmente se existe previsão para abertura de ruas, que um dia podem concretar-se. Há algum tempo(cinco anos) pensei fazer eu mesmo uma rua para urbanizar-lo, mas devido que já havia a previsão, desisti, pois nesta parte não poderia vender ou construir, perdendo assim um bom pedaço de terreno, sorte minha.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Sept 12, 2018 13:41:51 GMT -3.5
Este mês, o município de uma pequena cidade onde tenho um terreno de uns 15 mil metros, abriu duas ruas que estavam traçadas(previstas) a uns quinze anos atrás, até pouco tempo ainda era rural, hoje já é considerado urbano,meu ponto, este valorizou desde sua compra há oito anos umas 9 vezes e com estas ruas pela facilidade de divisão, será um pouco mais. Vejo a galera um pouco reticente ao investimento em imóveis, creio valer a pena alertar que a compra de um terreno rural, relativamente próximo a área urbana, pode ser uma boa aposta, principalmente se existe previsão para abertura de ruas, que um dia podem concretar-se. Há algum tempo(cinco anos) pensei fazer eu mesmo uma rua para urbanizar-lo, mas devido que já havia a previsão, desisti, pois nesta parte não poderia vender ou construir, perdendo assim um bom pedaço de terreno, sorte minha. Isso não é terreno é uma fazenda quase Salcedo kkk Terreno é muito melhor que imóvel ao meu ver Por isso SLC disparou mostraram que seu maior ativo é os 450 mil ha de terra Por isso comprei TES3 apensar de ser enrolada sua administração sues 150 mil ha de terra valem 20 vezes o valor da ação
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
IMÓVEIS
Sept 12, 2018 14:32:38 GMT -3.5
Post by voyager on Sept 12, 2018 14:32:38 GMT -3.5
quanto vale um hectare de terras do tipo que a tesa3 tem? poderias dar tua opinião?
|
|
|
IMÓVEIS
May 21, 2019 8:18:12 GMT -3.5
Post by salcedo on May 21, 2019 8:18:12 GMT -3.5
|
|
|
IMÓVEIS
May 23, 2019 14:14:41 GMT -3.5
Post by salcedo on May 23, 2019 14:14:41 GMT -3.5
|
|
|
IMÓVEIS
Jun 12, 2019 18:39:02 GMT -3.5
Post by mahler on Jun 12, 2019 18:39:02 GMT -3.5
Faz sentido avaliar um imóvel com base no aluguel que o dono recebe?
Suponha, por exemplo, que um apartamento está alugado por R$ 3.000,00 por mês. Por quanto deveria multiplicar esse valor para estimar o preço do imóvel? 200 vezes, 300 vezes, alguém tem alguma idéia?
|
|
Potuz
New Member
|
IMÓVEIS
Jun 12, 2019 19:17:58 GMT -3.5
Post by Potuz on Jun 12, 2019 19:17:58 GMT -3.5
Faz sentido avaliar um imóvel com base no aluguel que o dono recebe? Suponha, por exemplo, que um apartamento está alugado por R$ 3.000,00 por mês. Por quanto deveria multiplicar esse valor para estimar o preço do imóvel? 200 vezes, 300 vezes, alguém tem alguma idéia? Essa métrica é uma métrica que é utilizada internacionalmente. Infelizmente tem já quase 10 anos que pelo menos no Rio de Janeiro, a julgar por aquela métrica, você não deveria comprar nunca um imóvel. A situação é a seguinte. Quando eu cheguei aqui pesquisei por esse mesmo parámetro e achei que a média histórica na Zona Sul do Rio de Janeiro girava em torno de 0,5% a.m. para o valor do aluguel. Isso Naquele momento o aluguel do meu apartamento de 90mts estava em R$2300 e foi para R$3400 ao finalizar o contrato. Naquele momento esses valores eram muito baratos para o bairro onde estava alugando. Com esses números o valor daquele apartamento estava em R$5.100/mt² e foi depois para R$7.500. O précio médio do metro quadrado neste bairro no JB estava em R$15.000 naquela época e de fato eu finalizei pagando (fazendo uma oferta indecorosa sobre o preço pedido) R$12.000/mt². Ou seja, pelo que aquela métrica respeita, comprar um imóvel hoje, pelo menos no Rio, é um investimento pésimo. EDIT: dá uma lida nas primeiras páginas deste tópico pois tivemos exatamente esta discussão.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
IMÓVEIS
Jun 12, 2019 21:12:23 GMT -3.5
via mobile
Post by uqaz on Jun 12, 2019 21:12:23 GMT -3.5
Faz sentido avaliar um imóvel com base no aluguel que o dono recebe? Suponha, por exemplo, que um apartamento está alugado por R$ 3.000,00 por mês. Por quanto deveria multiplicar esse valor para estimar o preço do imóvel? 200 vezes, 300 vezes, alguém tem alguma idéia? Essa métrica é uma métrica que é utilizada internacionalmente. Infelizmente tem já quase 10 anos que pelo menos no Rio de Janeiro, a julgar por aquela métrica, você não deveria comprar nunca um imóvel. A situação é a seguinte. Quando eu cheguei aqui pesquisei por esse mesmo parámetro e achei que a média histórica na Zona Sul do Rio de Janeiro girava em torno de 0,5% a.m. para o valor do aluguel. Isso Naquele momento o aluguel do meu apartamento de 90mts estava em R$2300 e foi para R$3400 ao finalizar o contrato. Naquele momento esses valores eram muito baratos para o bairro onde estava alugando. Com esses números o valor daquele apartamento estava em R$5.100/mt² e foi depois para R$7.500. O précio médio do metro quadrado neste bairro no JB estava em R$15.000 naquela época e de fato eu finalizei pagando (fazendo uma oferta indecorosa sobre o preço pedido) R$12.000/mt². Ou seja, pelo que aquela métrica respeita, comprar um imóvel hoje, pelo menos no Rio, é um investimento pésimo. EDIT: dá uma lida nas primeiras páginas deste tópico pois tivemos exatamente esta discussão. 0,5%am eu acho muito, razoável pra um imóvel conercial. Um aluguel residencial rende por volta de 0,4%am. Assim, para se estimar o valor do imóvel, basta pegar o aluguel mensal e dividir por 0,4%. Isso funciona muito bem para imóveis pequenos de até uns 120m². Mais que isso, o rendimento costuma ser menos, de 0,3%am.
|
|
|
IMÓVEIS
Jun 13, 2019 7:19:58 GMT -3.5
Post by Claudio66 on Jun 13, 2019 7:19:58 GMT -3.5
Faz sentido avaliar um imóvel com base no aluguel que o dono recebe? Suponha, por exemplo, que um apartamento está alugado por R$ 3.000,00 por mês. Por quanto deveria multiplicar esse valor para estimar o preço do imóvel? 200 vezes, 300 vezes, alguém tem alguma idéia? Um imóvel para aluguel pode ser considerado equivalente a um fluxo de caixa perpétuo, com uma taxa de crescimento devido à valorização do imóvel. Nesse caso o valor do "título" é dado pela razão entre o valor dos pagamento periódicos e a diferença entre a taxa de remuneração desejada e a taxa de crescimento do fluxo de caixa. (Modelo de Gordon.)
Não se pode usar como fluxo de caixa o valor cheio do aluguel, pois há custos na operação, como IPTU, manutenção do imóvel e eventual vacância. Um número que eu acho razoável é assumir 80% do valor do aluguel como o valor esperado dos fluxos de caixa futuros, considerando esses descontos. A taxa considerada deve ser a taxa real (descontada a inflação), uma vez que o valor dos pagamentos será ajustado. Pode-se dizer que o imóvel envolve um risco sistemático, pois numa recessão, quando você mais precisa do dinheiro, aumenta a probabilidade de vacância, com o investimento consumindo caixa (IPTU e condomínio) no lugar de gerar. Vamos assumir um beta = 1. Então o retorno desejado deveria ser o mesmo do IBOVESPA, que é historicamente da ordem de 6% (em termos reais, que seria 10% de retorno cheio menos 4% de inflação).
Assumindo uma taxa de valorição real de 1% aa, o valor do imóvel seria I = A x 80% / (6% - 1%) = A x 16, considerando o valor anual do aluguel. Considerando o valor mensal, um bom número seria:
I = A x 192.
Você pode ajustar esse múltiplo em função da taxa desejada (no caso, assumido 6% aa), da estimativa de custos de manutenção do imóvel (no caso, assumido 20% do aluguel), e da estimativa de valorização do imóvel (no caso, assumido 1% aa). Um motivo para elevar a taxa de retorno exigida é a falta de liquidez, na comparação com ações ou títulos públicos. O maior impacto acho que é de variações na taxa de valorização. Se você assumir valorização de 2% aa, o múltiplo vai de 192 para 240!
|
|
fiel
Forista VIP
|
IMÓVEIS
Jun 13, 2019 8:06:34 GMT -3.5
Post by fiel on Jun 13, 2019 8:06:34 GMT -3.5
Faz sentido avaliar um imóvel com base no aluguel que o dono recebe? Suponha, por exemplo, que um apartamento está alugado por R$ 3.000,00 por mês. Por quanto deveria multiplicar esse valor para estimar o preço do imóvel? 200 vezes, 300 vezes, alguém tem alguma idéia? sentido faz.. mas teria e tem grandes falhas em momentos de crise como esse onde os aluguéis cairam , porém o custo de construção aumentou , o percentual do aluguel sobre o valor do imóvel iria variar muito .. hoje 0,5 % é muito dificil pegar em imóvel residencial
|
|
Potuz
New Member
|
IMÓVEIS
Jun 13, 2019 10:26:49 GMT -3.5
Post by Potuz on Jun 13, 2019 10:26:49 GMT -3.5
Faz sentido avaliar um imóvel com base no aluguel que o dono recebe? Suponha, por exemplo, que um apartamento está alugado por R$ 3.000,00 por mês. Por quanto deveria multiplicar esse valor para estimar o preço do imóvel? 200 vezes, 300 vezes, alguém tem alguma idéia? Um imóvel para aluguel pode ser considerado equivalente a um fluxo de caixa perpétuo, com uma taxa de crescimento devido à valorização do imóvel. Nesse caso o valor do "título" é dado pela razão entre o valor dos pagamento periódicos e a diferença entre a taxa de remuneração desejada e a taxa de crescimento do fluxo de caixa. (Modelo de Gordon.)
Não se pode usar como fluxo de caixa o valor cheio do aluguel, pois há custos na operação, como IPTU, manutenção do imóvel e eventual vacância. Um número que eu acho razoável é assumir 80% do valor do aluguel como o valor esperado dos fluxos de caixa futuros, considerando esses descontos. A taxa considerada deve ser a taxa real (descontada a inflação), uma vez que o valor dos pagamentos será ajustado. Pode-se dizer que o imóvel envolve um risco sistemático, pois numa recessão, quando você mais precisa do dinheiro, aumenta a probabilidade de vacância, com o investimento consumindo caixa (IPTU e condomínio) no lugar de gerar. Vamos assumir um beta = 1. Então o retorno desejado deveria ser o mesmo do IBOVESPA, que é historicamente da ordem de 6% (em termos reais, que seria 10% de retorno cheio menos 4% de inflação).
Assumindo uma taxa de valorição real de 1% aa, o valor do imóvel seria I = A x 80% / (6% - 1%) = A x 16, considerando o valor anual do aluguel. Considerando o valor mensal, um bom número seria: I = A x 192. Você pode ajustar esse múltiplo em função da taxa desejada (no caso, assumido 6% aa), da estimativa de custos de manutenção do imóvel (no caso, assumido 20% do aluguel), e da estimativa de valorização do imóvel (no caso, assumido 1% aa). Um motivo para elevar a taxa de retorno exigida é a falta de liquidez, na comparação com ações ou títulos públicos. O maior impacto acho que é de variações na taxa de valorização. Se você assumir valorização de 2% aa, o múltiplo vai de 192 para 240!
Esses números quase batem com a minha estimativa histórica de 0,5%a.m (o múltiplo sería 200 em lugar de 192). Porém hoje os valores dos imóveis estão muito longe desse múltiplo (pelo menos no Rio de Janeiro). Tem sido esta situação durante os últimos 9 anos que eu monitoro.
|
|
|
IMÓVEIS
Jun 13, 2019 10:42:54 GMT -3.5
Post by Claudio66 on Jun 13, 2019 10:42:54 GMT -3.5
Um imóvel para aluguel pode ser considerado equivalente a um fluxo de caixa perpétuo, com uma taxa de crescimento devido à valorização do imóvel. Nesse caso o valor do "título" é dado pela razão entre o valor dos pagamento periódicos e a diferença entre a taxa de remuneração desejada e a taxa de crescimento do fluxo de caixa. (Modelo de Gordon.)
Assumindo uma taxa de valorição real de 1% aa, o valor do imóvel seria I = A x 80% / (6% - 1%) = A x 16, considerando o valor anual do aluguel. Considerando o valor mensal, um bom número seria: I = A x 192. Você pode ajustar esse múltiplo em função da taxa desejada (no caso, assumido 6% aa), da estimativa de custos de manutenção do imóvel (no caso, assumido 20% do aluguel), e da estimativa de valorização do imóvel (no caso, assumido 1% aa). Um motivo para elevar a taxa de retorno exigida é a falta de liquidez, na comparação com ações ou títulos públicos. O maior impacto acho que é de variações na taxa de valorização. Se você assumir valorização de 2% aa, o múltiplo vai de 192 para 240!
Esses números quase batem com a minha estimativa histórica de 0,5%a.m (o múltiplo sería 200 em lugar de 192). Porém hoje os valores dos imóveis estão muito longe desse múltiplo (pelo menos no Rio de Janeiro). Tem sido esta situação durante os últimos 9 anos que eu monitoro. De fato, eu estava apenas justificando o seu número. A conclusão natural é que não é bom negócio comprar imóvel no Rio. Mas no Rio o mercado é meio irracional. Eu vendi uma casa e um apartamento em 2010 e 2011, respectivamente, quando os preços pareciam-me absurdos. Hoje "valem" o dobro do preço pelo qual vendi. Mesmo descontando a inflação, foi uma boa valorização.
|
|
|
IMÓVEIS
Jun 13, 2019 18:08:29 GMT -3.5
Post by salcedo on Jun 13, 2019 18:08:29 GMT -3.5
Possuo um terreno de 1200 m2 com um chalé de madeira de uns 98m2 com uns 70 anos de antiguidade, se faço esta relação creio que daria 0,01% ou menos, ainda assim me parece um excelente negócio, comprei há uns 20 anos atrás, mas a vantagem aqui é a valorização do terreno em uma rua hoje bem comercial, o aluguel pode não ser relevante, mas em compensação o terreno esta cuidado(ocupado), não tenho gasto de manutenção com corte de grama e IPTU, meu ponto: se falamos de imóveis em geral, não podemos aplicar a mesma regra ou proporcionalidade.
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
IMÓVEIS
Jul 8, 2019 9:09:56 GMT -3.5
Post by voyager on Jul 8, 2019 9:09:56 GMT -3.5
|
|
|