|
IMÓVEIS
Mar 30, 2017 13:17:31 GMT -3.5
Post by salcedo on Mar 30, 2017 13:17:31 GMT -3.5
No particular, meu maior investimento é em imóveis, os primeiros comprados a uns 25 anos, vejo muitos insistindo que não é um bom negócio e melhor seria aplicar a grana e pagar aluguel.
Assim que cito um exemplo e se possível gostaria de algum comentário, no particular, sigo gostando desta maneira de investir, pois apesar de não ter uma liquidez imediata, em tempos conturbados, me sinto mais seguro, obviamente sempre existe o melhor tempo para comprar.
Tenho um imóvel comercial comprado há 16 anos, se comparo com o preço de compra e construção, na época me dava um aluguel de 1%, hoje me da um aluguel de 2,3%, se comparo com o preço comercial de hoje me da 0,398%, o preço do aluguel nestes 16 anos, subiu 138,8% e o do terreno 500%.
Hoje tenho que descontar os 10% da imobiliária que antigamente não usava.
|
|
|
IMÓVEIS
Mar 30, 2017 17:19:30 GMT -3.5
Post by wizardhsc on Mar 30, 2017 17:19:30 GMT -3.5
Só comigo que o tópico está quase todo branco?
|
|
|
IMÓVEIS
Mar 30, 2017 17:56:29 GMT -3.5
Post by jigsaw on Mar 30, 2017 17:56:29 GMT -3.5
Só comigo que o tópico está quase todo branco? PRONTO, é que ele havia adicionado um espaço em branco, mas o tema é interessante, pensei que já houvesse Tópico a respeito, tenho interesse em postar aqui.
|
|
|
IMÓVEIS
Mar 30, 2017 22:49:45 GMT -3.5
Post by wizardhsc on Mar 30, 2017 22:49:45 GMT -3.5
No particular, meu maior investimento é em imóveis, os primeiros comprados a uns 25 anos, vejo muitos insistindo que não é um bom negócio e melhor seria aplicar a grana e pagar aluguel. Assim que cito um exemplo e se possível gostaria de algum comentário, no particular, sigo gostando desta maneira de investir, pois apesar de não ter uma liquidez imediata, em tempos conturbados, me sinto mais seguro, obviamente sempre existe o melhor tempo para comprar. Tenho um imóvel comercial comprado há 16 anos, se comparo com o preço de compra e construção, na época me dava um aluguel de 1%, hoje me da um aluguel de 2,3%, se comparo com o preço comercial de hoje me da 0,398%, o preço do aluguel nestes 16 anos, subiu 138,8% e o do terreno 500%. Hoje tenho que descontar os 10% da imobiliária que antigamente não usava. Não sou fã de investimento em imóveis físicos. Baixa renda na maioria dos casos, dor de cabeça com inquilino se não tiver um grande diferencial, custos de manutenção e ausência de liquidez. Mas mantenho os que recebi de herança, devido aos custos de venda. Não sei se você atualizou o valor no IR durante os anos, mas se não o fez, já imaginou só o tamanho da mordida do leão? É por isso que girar patrimônio geralmente não funciona.
|
|
|
IMÓVEIS
Mar 31, 2017 0:14:31 GMT -3.5
Post by salcedo on Mar 31, 2017 0:14:31 GMT -3.5
No particular, meu maior investimento é em imóveis, os primeiros comprados a uns 25 anos, vejo muitos insistindo que não é um bom negócio e melhor seria aplicar a grana e pagar aluguel. Assim que cito um exemplo e se possível gostaria de algum comentário, no particular, sigo gostando desta maneira de investir, pois apesar de não ter uma liquidez imediata, em tempos conturbados, me sinto mais seguro, obviamente sempre existe o melhor tempo para comprar. Tenho um imóvel comercial comprado há 16 anos, se comparo com o preço de compra e construção, na época me dava um aluguel de 1%, hoje me da um aluguel de 2,3%, se comparo com o preço comercial de hoje me da 0,398%, o preço do aluguel nestes 16 anos, subiu 138,8% e o do terreno 500%. Hoje tenho que descontar os 10% da imobiliária que antigamente não usava. Não sou fã de investimento em imóveis físicos. Baixa renda na maioria dos casos, dor de cabeça com inquilino se não tiver um grande diferencial, custos de manutenção e ausência de liquidez. Mas mantenho os que recebi de herança, devido aos custos de venda. Não sei se você atualizou o valor no IR durante os anos, mas se não o fez, já imaginou só o tamanho da mordida do leão? É por isso que girar patrimônio geralmente não funciona. Justamente citei um exemplo que tenho para que comentem os números, em relação a atualização de valores, o podes fazer na hora do inventário no caso da herança, ou em caso de doação, o doante pode atualizar o valor e paga o imposto, com isto aproveitas a vantagem do doador ou do de cujus, em relação ao tempo que possuía o imóvel(em caso de ser vantagem), se tu mesmo comprastes, não vejo vantagem em atualizar valores para antecipar pagamento do imposto, pois segundo mais tempo passe em relação a data de compra, mais diminui o imposto incidente. Quando compro um imóvel não penso vende-lo muito cedo, com o tempo o IR vai caindo, exemplo usando o programa de ganho de capital de 2015 que tenho no meu PC Fazendo hipoteticamente, para facilitar comparação mantive o mesmo preço de compra. Aquisição Venda valor aquisição valor venda imposto a pagar IR 24/06/2010 15/12/2015 R$ 50000,00 R$ 300000,00 R$ 29673,38 11,87% 24/06/2001 15/12/2015 R$ 50000,00 R$ 300000,00 R$ 17788,43 7,11 %
|
|
Deleted
Deleted Member
|
IMÓVEIS
Apr 2, 2017 12:30:43 GMT -3.5
Post by Deleted on Apr 2, 2017 12:30:43 GMT -3.5
Só para entender: por que o IR cai com o tempo?
|
|
|
IMÓVEIS
Apr 2, 2017 23:37:28 GMT -3.5
Post by salcedo on Apr 2, 2017 23:37:28 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
IMÓVEIS
Apr 3, 2017 7:04:05 GMT -3.5
Post by Deleted on Apr 3, 2017 7:04:05 GMT -3.5
Agradecido, salcedo, darei uma olhada mais tarde.
|
|
|
IMÓVEIS
Apr 21, 2017 15:07:11 GMT -3.5
Post by salcedo on Apr 21, 2017 15:07:11 GMT -3.5
Na tentativa de criar discussão, comento que a meu ver o imóvel comercial é mais vantajoso que o residencial, pois este normalmente possui uma infraestrutura muito menor que o residencial, sendo mais barata a manutenção. Via de regra prefiro um prédio com terreno, comprado em uma zona em desenvolvimento comercial, pois assim se pode ganhar um pouco mais com a valorização do imóvel.
Alguém tem prédio comercial, que pudera comentar seus números?
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 25, 2017 16:29:42 GMT -3.5
Verei isso Salcedo comecei a construir um agora no centro de uma cidade ...o duro é construir pensando no que... vou te falar que pensei em alugar pra Igrejas kkk vamos ver o que vai dar.. como o IPTU era progressivo estava ficando caro manter o terreno vazio...e vender agora em baixa nao vale a pena...
|
|
|
IMÓVEIS
May 5, 2017 22:23:27 GMT -3.5
Post by mahler on May 5, 2017 22:23:27 GMT -3.5
Colegas, moro em imóvel alugado (e estou muito satisfeito nele) e recentemente o proprietário do imóvel me propôs vendê-lo para mim pelo preço de x reais (quantia que posso levantar em um mês sacando recursos aplicados em outros investimentos para pagamento à vista).
Ocorre que se eu aplicar esses x reais na aquisição de fundos imobiliários que deem um dy de 0,6% ao mês, obtenho um rendimento mensal igual a 152% do valor do aluguel que atualmente pago!
Creio, pois, que comprar o imóvel onde moro é um mau negócio.
Meu raciocínio está correto, ou estou desconsiderando algum ponto importante?
|
|
|
IMÓVEIS
May 5, 2017 23:23:45 GMT -3.5
Post by wizardhsc on May 5, 2017 23:23:45 GMT -3.5
Colegas, moro em imóvel alugado (e estou muito satisfeito nele) e recentemente o proprietário do imóvel me propôs vendê-lo para mim pelo preço de x reais (quantia que posso levantar em um mês sacando recursos aplicados em outros investimentos para pagamento à vista). Ocorre que se eu aplicar esses x reais na aquisição de fundos imobiliários que deem um dy de 0,6% ao mês, obtenho um rendimento mensal igual a 152% do valor do aluguel que atualmente pago! Creio, pois, que comprar o imóvel onde moro é um mau negócio. Meu raciocínio está correto, ou estou desconsiderando algum ponto importante? Moradia não é investimento. Se você está satisfeito em pagar aluguel, não faz sentido retirar recursos para adquirir. Se não fosse herança, dificilmente teria um imóvel físico, no mercado atual. Muita dor de cabeça e baixa rentabilidade.
|
|
|
IMÓVEIS
May 5, 2017 23:31:36 GMT -3.5
Post by wizardhsc on May 5, 2017 23:31:36 GMT -3.5
Aproveitando o tópico, tenho uma teoria de que se reduzisse a lavagem de dinheiro e o tráfico, os preços dos imóveis cairiam vertiginosamente. Conheço uma cidade em que ocorreu um boom de preços, um juiz deu uma entrevista que iria investigar de onde estava vindo o dinheiro, os compradores sumiram.
|
|
Potuz
New Member
|
IMÓVEIS
May 6, 2017 0:25:34 GMT -3.5
Post by Potuz on May 6, 2017 0:25:34 GMT -3.5
Colegas, moro em imóvel alugado (e estou muito satisfeito nele) e recentemente o proprietário do imóvel me propôs vendê-lo para mim pelo preço de x reais (quantia que posso levantar em um mês sacando recursos aplicados em outros investimentos para pagamento à vista). Ocorre que se eu aplicar esses x reais na aquisição de fundos imobiliários que deem um dy de 0,6% ao mês, obtenho um rendimento mensal igual a 152% do valor do aluguel que atualmente pago! Creio, pois, que comprar o imóvel onde moro é um mau negócio. Meu raciocínio está correto, ou estou desconsiderando algum ponto importante? Eu faço um raciocínio similar ao seu e é a causa de eu preferir morar alugando em lugar de comprar. Porém eu sou um pouco mais conservador. Eu só considero 50% dos juros nas NTNB, ou seja, se eu comprei NTNB pagando 6%a.a. eu só considero 3% como juro real. Ainda assim é melhor alugar no meu caso. Uma outra conta que eu faço neste caso é o preço do imóvel. Em meu caso particular, morando num bairro caro em Rio, o meu aluguel é hoje 0,2% do valor do imóvel. O valor histórico em Rio de janeiro oscila entre 0,5% e 1% então considero que hoje é em geral barato alugar (ou melhor, muito caro comprar) e prefiro me manter em aluguel até os preços voltarem a níveis históricos.
|
|
|
IMÓVEIS
May 6, 2017 11:58:27 GMT -3.5
Post by salcedo on May 6, 2017 11:58:27 GMT -3.5
Colegas, moro em imóvel alugado (e estou muito satisfeito nele) e recentemente o proprietário do imóvel me propôs vendê-lo para mim pelo preço de x reais (quantia que posso levantar em um mês sacando recursos aplicados em outros investimentos para pagamento à vista). Ocorre que se eu aplicar esses x reais na aquisição de fundos imobiliários que deem um dy de 0,6% ao mês, obtenho um rendimento mensal igual a 152% do valor do aluguel que atualmente pago! Creio, pois, que comprar o imóvel onde moro é um mau negócio. Meu raciocínio está correto, ou estou desconsiderando algum ponto importante? Moradia não é investimento. Se você está satisfeito em pagar aluguel, não faz sentido retirar recursos para adquirir. Se não fosse herança, dificilmente teria um imóvel físico, no mercado atual. Muita dor de cabeça e baixa rentabilidade. wizardhsc, não seria possível vender teus imóveis ?
|
|
|
IMÓVEIS
May 6, 2017 13:19:45 GMT -3.5
Post by Sultão do Swing on May 6, 2017 13:19:45 GMT -3.5
o Colegas, moro em imóvel alugado (e estou muito satisfeito nele) e recentemente o proprietário do imóvel me propôs vendê-lo para mim pelo preço de x reais (quantia que posso levantar em um mês sacando recursos aplicados em outros investimentos para pagamento à vista). Ocorre que se eu aplicar esses x reais na aquisição de fundos imobiliários que deem um dy de 0,6% ao mês, obtenho um rendimento mensal igual a 152% do valor do aluguel que atualmente pago! Creio, pois, que comprar o imóvel onde moro é um mau negócio. Meu raciocínio está correto, ou estou desconsiderando algum ponto importante? Seria bom se você desse mais alguns detalhes tipo: Esse seria o primeiro imóvel que você compraria, vc não tem nenhum outro? Se esse for o primeiro, a balança move um pouco a favor de comprá-lo. Você moraria sozinho ou com família? O restante da família gosta do imóvel? Você consegue se imaginar morando neste imóvel de modo "permanente" (+ de 20 anos)? O que quero dizer é que o dinheiro não é tudo. Se esse imóvel é o "dos seus sonhos" e também para a sua família, isso é um dado que se deve levar em consideração Sempre é desaconselhável jogar todos os seus recursos em um investimento dilma vez. A melhor hora para comprar FIIs será na próxima crise (uma hora ela virá). Colocar tudo agora significa correr o risco de sofrer uma perda patrimonial no futuro (traduzindo: eu não sou nem doido de comprar BBPO11 a 137 pila) Os imóveis físicos, por outro lado estão na baixa, parece ser um bom momento de comprá-los. Mais importante: o preço que o vendedor quer está bom para você? O preço pedido está alinhado com o momento do mercado? Enfim talvez eu tenha mais criado confusão do que ajudado. Mas acho que inseri questionamentos relevantes. Abs.
|
|
|
Post by disc126 on May 6, 2017 18:40:03 GMT -3.5
Colegas, moro em imóvel alugado (e estou muito satisfeito nele) e recentemente o proprietário do imóvel me propôs vendê-lo para mim pelo preço de x reais (quantia que posso levantar em um mês sacando recursos aplicados em outros investimentos para pagamento à vista). Ocorre que se eu aplicar esses x reais na aquisição de fundos imobiliários que deem um dy de 0,6% ao mês, obtenho um rendimento mensal igual a 152% do valor do aluguel que atualmente pago! Creio, pois, que comprar o imóvel onde moro é um mau negócio. Meu raciocínio está correto, ou estou desconsiderando algum ponto importante? Sugiro que na sua avaliação considere também a possibilidade de financiamento, comparando a taxa de juros efetiva com a rentabilidade dos investimento cogitado. Digo isso, pois a cada seis meses vi pode tentar fazer a portabilidade do seu financiamento, como a selic tem caído há a tendência de redução das taxas de financiamento e vc pode fazer um "leilão" entre os bancos barateando o seu financiamento no futuro
|
|
|
IMÓVEIS
May 6, 2017 19:22:14 GMT -3.5
Post by mahler on May 6, 2017 19:22:14 GMT -3.5
o Colegas, moro em imóvel alugado (e estou muito satisfeito nele) e recentemente o proprietário do imóvel me propôs vendê-lo para mim pelo preço de x reais (quantia que posso levantar em um mês sacando recursos aplicados em outros investimentos para pagamento à vista). Ocorre que se eu aplicar esses x reais na aquisição de fundos imobiliários que deem um dy de 0,6% ao mês, obtenho um rendimento mensal igual a 152% do valor do aluguel que atualmente pago! Creio, pois, que comprar o imóvel onde moro é um mau negócio. Meu raciocínio está correto, ou estou desconsiderando algum ponto importante? Seria bom se você desse mais alguns detalhes tipo: Esse seria o primeiro imóvel que você compraria, vc não tem nenhum outro? Se esse for o primeiro, a balança move um pouco a favor de comprá-lo. Você moraria sozinho ou com família? O restante da família gosta do imóvel? Você consegue se imaginar morando neste imóvel de modo "permanente" (+ de 20 anos)? O que quero dizer é que o dinheiro não é tudo. Se esse imóvel é o "dos seus sonhos" e também para a sua família, isso é um dado que se deve levar em consideração Sempre é desaconselhável jogar todos os seus recursos em um investimento dilma vez. A melhor hora para comprar FIIs será na próxima crise (uma hora ela virá). Colocar tudo agora significa correr o risco de sofrer uma perda patrimonial no futuro (traduzindo: eu não sou nem doido de comprar BBPO11 a 137 pila) Os imóveis físicos, por outro lado estão na baixa, parece ser um bom momento de comprá-los. Mais importante: o preço que o vendedor quer está bom para você? O preço pedido está alinhado com o momento do mercado? Enfim talvez eu tenha mais criado confusão do que ajudado. Mas acho que inseri questionamentos relevantes. Abs. Bom, eu já tenho um imóvel próprio, onde morei por dez anos até me mudar para a cidade onde atualmente estou. Se eu comprar o imóvel onde estou morando agora, vai ser meu segundo imóvel.
|
|
|
IMÓVEIS
May 6, 2017 20:24:57 GMT -3.5
Post by wizardhsc on May 6, 2017 20:24:57 GMT -3.5
Moradia não é investimento. Se você está satisfeito em pagar aluguel, não faz sentido retirar recursos para adquirir. Se não fosse herança, dificilmente teria um imóvel físico, no mercado atual. Muita dor de cabeça e baixa rentabilidade. wizardhsc , não seria possível vender teus imóveis ? Seria, mas o problema é familiar. As vezes você deixa de fazer um negócio para evitar dor de cabeça em casa.
|
|
|
IMÓVEIS
May 6, 2017 20:53:58 GMT -3.5
Post by Sultão do Swing on May 6, 2017 20:53:58 GMT -3.5
Bom, eu já tenho um imóvel próprio, onde morei por dez anos até me mudar para a cidade onde atualmente estou. Se eu comprar o imóvel onde estou morando agora, vai ser meu segundo imóvel. Buenas, não seria possível vender o antigo para comprar o novo. Ou fazer uma permuta através de corretor mais aí teria a comissão
|
|