|
IMÓVEIS
May 6, 2017 22:03:17 GMT -3.5
Post by salcedo on May 6, 2017 22:03:17 GMT -3.5
mahler , me parecem pertinentes os comentários do Sultão do Swing, mas ai pensando no pessoal, não como investidor, se for para investimento acho que deves pensar no retorno com o aluguel e com a valorização do imóvel, como já mencionastes que o aluguel seria pouco em relação ao investimento resta a valorização. Se o bairro esta plenamente desenvolvido, com todos os serviços, sem terrenos desocupados, o potencial é bem menor, salvo que tenha previsão de algum grande empreendimento na região. Uma pergunta que eu faria é quanto estava valendo o imóvel a dois anos atrás e quanto esta hoje?
|
|
|
IMÓVEIS
May 6, 2017 22:16:43 GMT -3.5
Post by salcedo on May 6, 2017 22:16:43 GMT -3.5
A perguntas que eu faço:
A porcentagem do aluguel em relação ao valor do imóvel esta baixa hoje por quê?
O aluguel baixou, ou os imóveis se valorizaram ?
Qual será a tendencia para o futuro ?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
IMÓVEIS
May 7, 2017 12:40:53 GMT -3.5
via mobile
Post by uqaz on May 7, 2017 12:40:53 GMT -3.5
wizardhsc , não seria possível vender teus imóveis ? Seria, mas o problema é familiar. As vezes você deixa de fazer um negócio para evitar dor de cabeça em casa. hehehe, mesma situação aqui.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
IMÓVEIS
May 7, 2017 12:44:24 GMT -3.5
via mobile
Post by uqaz on May 7, 2017 12:44:24 GMT -3.5
O valor histórico em Rio de janeiro oscila entre 0,5% e 1% então considero que hoje é em geral barato alugar (ou melhor, muito caro comprar) e prefiro me manter em aluguel até os preços voltarem a níveis históricos. Bom, minha vida de investimentos é relativamente curta... Vc diz isso nos últimos 30-50 anos? Pq nos últimos 10-15 anos o que vi no máximo foi 0,4-0,5%a.m... E, mais importante, em que bairro vc viu isso?
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 7, 2017 21:16:06 GMT -3.5
O valor histórico em Rio de janeiro oscila entre 0,5% e 1% então considero que hoje é em geral barato alugar (ou melhor, muito caro comprar) e prefiro me manter em aluguel até os preços voltarem a níveis históricos. Bom, minha vida de investimentos é relativamente curta... Vc diz isso nos últimos 30-50 anos? Pq nos últimos 10-15 anos o que vi no máximo foi 0,4-0,5%a.m... E, mais importante, em que bairro vc viu isso? O IBGE fornece este tipo de séries em neste link. Eu não sei o número por bairro, vi esta série nas maiores capitais e no Brasil como um todo. Finalmente o valor que eu disse não é %a.m e sim o percentual do aluguel mensal dividido pelo valor do imóvel.
|
|
wizardhsc
Forista VIP
Member is Online
|
IMÓVEIS
May 7, 2017 21:33:42 GMT -3.5
Post by wizardhsc on May 7, 2017 21:33:42 GMT -3.5
A perguntas que eu faço: A porcentagem do aluguel em relação ao valor do imóvel esta baixa hoje por quê? O aluguel baixou, ou os imóveis se valorizaram ? Qual será a tendencia para o futuro ? Vou dar um exemplo proprio. Tenho um imóvel que há quase 20 anos foi comprado a 10k. Meu pai gastou mais 10k na reforma. Na época o aluguel era 250. Hoje um imóvel na mesma região teoricamente vale ao menos 400k e o aluguel é 1000. O aluguel simplesmente não evolui devido a grande oferta, mas o preço teórico dos imóveis continua elevado. É muito comum encontra dezenas de imoveis fechados, mas o pessoal não reduz o preço. O difícil é entender a lógica.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
IMÓVEIS
May 7, 2017 22:03:41 GMT -3.5
via mobile
Post by uqaz on May 7, 2017 22:03:41 GMT -3.5
A perguntas que eu faço: A porcentagem do aluguel em relação ao valor do imóvel esta baixa hoje por quê? O aluguel baixou, ou os imóveis se valorizaram ? Qual será a tendencia para o futuro ? Vou dar um exemplo proprio. Tenho um imóvel que há quase 20 anos foi comprado a 10k. Meu pai gastou mais 10k na reforma. Na época o aluguel era 250. Hoje um imóvel na mesma região teoricamente vale ao menos 400k e o aluguel é 1000. O aluguel simplesmente não evolui devido a grande oferta, mas o preço teórico dos imóveis continua elevado. É muito comum encontra dezenas de imoveis fechados, mas o pessoal não reduz o preço. O difícil é entender a lógica. No Rio é interessante se observar esse cabo de guerra entre compradores e vendedores de imóveis. É como se os vendedores, ao entubar custos, considerarem que a situação atual é curta/temporária. Segundo relatórios q leio, em São Paulo essa situação de alto estoque de imóveis deve perdurar até 2020, até q os preços de aluguel comecem a aumentar... agora imaginem aqui no Rio...
|
|
|
IMÓVEIS
May 7, 2017 23:18:56 GMT -3.5
Post by salcedo on May 7, 2017 23:18:56 GMT -3.5
A perguntas que eu faço: A porcentagem do aluguel em relação ao valor do imóvel esta baixa hoje por quê? O aluguel baixou, ou os imóveis se valorizaram ? Qual será a tendencia para o futuro ? Vou dar um exemplo proprio. Tenho um imóvel que há quase 20 anos foi comprado a 10k. Meu pai gastou mais 10k na reforma. Na época o aluguel era 250. Hoje um imóvel na mesma região teoricamente vale ao menos 400k e o aluguel é 1000. O aluguel simplesmente não evolui devido a grande oferta, mas o preço teórico dos imóveis continua elevado. É muito comum encontra dezenas de imoveis fechados, mas o pessoal não reduz o preço. O difícil é entender a lógica. Ou seja, hoje quem sabe, não seja um excelente negócio, mas teu pai fez um tremendo negócio, bem melhor que qualquer um que eu tenha feito, pois: Na época alugou por 1,125% a.m, o preço do aluguel nestes 20 anos subiu 300% e o imóvel valorizou 1900%. Comparando os 1000 do aluguel de hoje com os 400k de custo atual, parecem irrisórios, mas se comparas com os 20k de compra e reforma, seriam 5% a.m, dai penso que o aluguel que começou em 250 e hoje é 1000, e faço uma conta simplista e pessimista, que nestes 20 anos tenha ficado desalugado por algum tempo, então vou fazer uma media de 400 nos vinte anos, daria R$96000, que teoricamente devem ter sido investidos em outras coisas e hoje representariam mais que isto. Não me parece um negócio ruim, ademais pela segurança de momentos conturbados. Justamente o que eu tento definir é se esta na hora de voltar as compras, ou se ainda devo esperar um pouco mais, pois vejo a relação custo aluguel e me parece que ainda esta um pouco distante, a meu ver pelo preço excessivo dos imóveis, como uso os imóveis para aumentar patrimônio, não penso vender os que tenho, mas sim no momento oportuno comprar mais alguma coisa.
|
|
|
IMÓVEIS
May 7, 2017 23:28:10 GMT -3.5
Post by salcedo on May 7, 2017 23:28:10 GMT -3.5
Bom, minha vida de investimentos é relativamente curta... Vc diz isso nos últimos 30-50 anos? Pq nos últimos 10-15 anos o que vi no máximo foi 0,4-0,5%a.m... E, mais importante, em que bairro vc viu isso? O IBGE fornece este tipo de séries em neste link. Eu não sei o número por bairro, vi esta série nas maiores capitais e no Brasil como um todo. Finalmente o valor que eu disse não é %a.m e sim o percentual do aluguel mensal dividido pelo valor do imóvel. Potuz, acho que não entendi, queres dizer o valor do aluguel mensal dividido pelo valor do imóvel, que seria o porcentual mensal!
|
|
wizardhsc
Forista VIP
Member is Online
|
IMÓVEIS
May 8, 2017 7:35:42 GMT -3.5
Post by wizardhsc on May 8, 2017 7:35:42 GMT -3.5
Vou dar um exemplo proprio. Tenho um imóvel que há quase 20 anos foi comprado a 10k. Meu pai gastou mais 10k na reforma. Na época o aluguel era 250. Hoje um imóvel na mesma região teoricamente vale ao menos 400k e o aluguel é 1000. O aluguel simplesmente não evolui devido a grande oferta, mas o preço teórico dos imóveis continua elevado. É muito comum encontra dezenas de imoveis fechados, mas o pessoal não reduz o preço. O difícil é entender a lógica. Ou seja, hoje quem sabe, não seja um excelente negócio, mas teu pai fez um tremendo negócio, bem melhor que qualquer um que eu tenha feito, pois: Na época alugou por 1,125% a.m, o preço do aluguel nestes 20 anos subiu 300% e o imóvel valorizou 1900%. Comparando os 1000 do aluguel de hoje com os 400k de custo atual, parecem irrisórios, mas se comparas com os 20k de compra e reforma, seriam 5% a.m, dai penso que o aluguel que começou em 250 e hoje é 1000, e faço uma conta simplista e pessimista, que nestes 20 anos tenha ficado desalugado por algum tempo, então vou fazer uma media de 400 nos vinte anos, daria R$96000, que teoricamente devem ter sido investidos em outras coisas e hoje representariam mais que isto. Não me parece um negócio ruim, ademais pela segurança de momentos conturbados. Justamente o que eu tento definir é se esta na hora de voltar as compras, ou se ainda devo esperar um pouco mais, pois vejo a relação custo aluguel e me parece que ainda esta um pouco distante, a meu ver pelo preço excessivo dos imóveis, como uso os imóveis para aumentar patrimônio, não penso vender os que tenho, mas sim no momento oportuno comprar mais alguma coisa. Foi um investimento fantástico e por incrível que pareça ainda é o mesmo locador. Mas comparando aquela época com hoje, vejo algumas diferenças. Aluguel maior, 1% era comum. Oferta menor e vacância baixa. Aqui na minha cidade tem centro comercial novo, bem localizado, praticamente vazio. Ainda esperaria mais, antes de investir meu dinheiro em algo que tem pouca liquidez.
|
|
|
IMÓVEIS
May 8, 2017 11:15:12 GMT -3.5
Post by salcedo on May 8, 2017 11:15:12 GMT -3.5
Ou seja, hoje quem sabe, não seja um excelente negócio, mas teu pai fez um tremendo negócio, bem melhor que qualquer um que eu tenha feito, pois: Na época alugou por 1,125% a.m, o preço do aluguel nestes 20 anos subiu 300% e o imóvel valorizou 1900%. Comparando os 1000 do aluguel de hoje com os 400k de custo atual, parecem irrisórios, mas se comparas com os 20k de compra e reforma, seriam 5% a.m, dai penso que o aluguel que começou em 250 e hoje é 1000, e faço uma conta simplista e pessimista, que nestes 20 anos tenha ficado desalugado por algum tempo, então vou fazer uma media de 400 nos vinte anos, daria R$96000, que teoricamente devem ter sido investidos em outras coisas e hoje representariam mais que isto. Não me parece um negócio ruim, ademais pela segurança de momentos conturbados. Justamente o que eu tento definir é se esta na hora de voltar as compras, ou se ainda devo esperar um pouco mais, pois vejo a relação custo aluguel e me parece que ainda esta um pouco distante, a meu ver pelo preço excessivo dos imóveis, como uso os imóveis para aumentar patrimônio, não penso vender os que tenho, mas sim no momento oportuno comprar mais alguma coisa. Foi um investimento fantástico e por incrível que pareça ainda é o mesmo locador. Mas comparando aquela época com hoje, vejo algumas diferenças. Aluguel maior, 1% era comum. Oferta menor e vacância baixa. Aqui na minha cidade tem centro comercial novo, bem localizado, praticamente vazio. Ainda esperaria mais, antes de investir meu dinheiro em algo que tem pouca liquidez. Simulando no ganho de capital, como se a compra fosse em maio de 97 por 20 K e a venda em março de 2017 por 400k, te daria uma renda isenta de 252.851,00 , uma com tributação definitiva de 127.148,00 e um IR de 19.072,26, valor que não assusta. Claro que imóveis tem menor liquidez, mas também é relativa, pois se os 400k estão bem avaliados, e tu resolve vender por 350, o que ainda seria um tremendo negócio, quero acreditar que não demorarias muito, mas claro o grande negócio é tirar o máximo possível do investimento, por isso ainda estou titubeando e comprar algo neste exato momento, mas oportunidades aparecem!
|
|
Potuz
New Member
|
IMÓVEIS
May 9, 2017 8:10:20 GMT -3.5
Post by Potuz on May 9, 2017 8:10:20 GMT -3.5
Colegas, moro em imóvel alugado (e estou muito satisfeito nele) e recentemente o proprietário do imóvel me propôs vendê-lo para mim pelo preço de x reais (quantia que posso levantar em um mês sacando recursos aplicados em outros investimentos para pagamento à vista). Ocorre que se eu aplicar esses x reais na aquisição de fundos imobiliários que deem um dy de 0,6% ao mês, obtenho um rendimento mensal igual a 152% do valor do aluguel que atualmente pago! Creio, pois, que comprar o imóvel onde moro é um mau negócio. Meu raciocínio está correto, ou estou desconsiderando algum ponto importante? Queria compartilhar com você a ferramenta do NYT para calcular o valor justo do aluguel comparado com a compra do imóvel. Os valores padrão estão ajustados para os EUA então você devería mudar completamente estes. Especialmente o down payment, interest rates e todos os relacionados aos impostos. Porém a ferramenta é universal e bastante completa, se aplica bastante bem para Brasil ou qualquer outro lado. Eu sugiro que você ingresse os valores em dólar mesmo (em lugar de pensar u$s=R$) mas mantenha as taxas percentuais em R$ para obter um resultado melhor ajustado ao nosso país. A ferramenta se encontra em: www.nytimes.com/interactive/2014/upshot/buy-rent-calculator.html Existem diversas outras, eu só lembrei desta hoje lendo a nota sobre o impacto das políticas impositivas do mercado de imóveis nos EUA EDIT: Acabei fazer uma simulação com os valores da Caixa hoje para um empréstimo, e as taxas referenciais do FIPE e o IBGE para inflação histórica e projetada, os valores que utilizei para comprar um apartamento de R$ 1,3M financiado 50% a 35 anos são: Valor do imóvel $432.000 Long to stay: 15 anos Mortgage rate: 12,28% Down payment: 50% Length of mortgage: 35 anos Home price growth rate: 8% (histórico de SP desde 1975: 1,8%a.a. + inflação) Rent growth rate: 8% investment return rate: 10% (conservador aqui assumindo 4% acima da inflação) Inflation rate: 6% (minha presuposição principal) Property Tax: 0% (familia simples, dedução estándar é melhor) Marginal tax rate: 27% Cost of buying: 3% Cost of selling: 7.5% Mainainance: 1% Insurance: 0.46% utilities: 0 Common fees: 100 (isto deve ser mais da ordem de $300 para o prédio típico em Rio, não é meu caso) Common fees deduction: 0% Custos adicionais: 0 Valor do aluguel: $1271 Edit 2: com os dados inflacionários e impositivos acima, para minha surpresa, em caso de comprar o imóvel sem financiamento o valor do aluguel sugerido não muda muito.
|
|
rst
Moderador
|
IMÓVEIS
May 9, 2017 8:37:33 GMT -3.5
Post by rst on May 9, 2017 8:37:33 GMT -3.5
Colegas, moro em imóvel alugado (e estou muito satisfeito nele) e recentemente o proprietário do imóvel me propôs vendê-lo para mim pelo preço de x reais (quantia que posso levantar em um mês sacando recursos aplicados em outros investimentos para pagamento à vista). Ocorre que se eu aplicar esses x reais na aquisição de fundos imobiliários que deem um dy de 0,6% ao mês, obtenho um rendimento mensal igual a 152% do valor do aluguel que atualmente pago! Creio, pois, que comprar o imóvel onde moro é um mau negócio. Meu raciocínio está correto, ou estou desconsiderando algum ponto importante? Queria compartilhar com você a ferramenta do NYT para calcular o valor justo do aluguel comparado com a compra do imóvel. Os valores padrão estão ajustados para os EUA então você devería mudar completamente estes. Especialmente o down payment, interest rates e todos os relacionados aos impostos. Porém a ferramenta é universal e bastante completa, se aplica bastante bem para Brasil ou qualquer outro lado. Eu sugiro que você ingresse os valores em dólar mesmo (em lugar de pensar u$s=R$) mas mantenha as taxas percentuais em R$ para obter um resultado melhor ajustado ao nosso país. A ferramenta se encontra em: www.nytimes.com/interactive/2014/upshot/buy-rent-calculator.html Existem diversas outras, eu só lembrei desta hoje lendo a nota sobre o impacto das políticas impositivas do mercado de imóveis nos EUA Lembro de certa vez ter lido um texto de um blog com a discussão "aluguel x imóvel próprio". Não era um texto que tratava do aspecto aritmético da decisão (certamente relevante, mas não o único a ser considerado) e sim de questões subjetivas normalmente suscitadas em favor de um ou outro lado. O autor tinha uma visão claramente favorável ao aluguel e trouxe vários argumentos contra o imóvel próprio. Como alguns argumentos eram politicamente incorretos, não é o tipo de texto que normalmente se encontra por aí, mas trazia algumas ideias novas (ao menos para mim) que atacavam alguns mitos favoráveis à aquisição do imóvel próprio. Eu mesmo, mudei um pouco meu modo de enxergar a questão. Infelizmente não lembro qual o blog que o publicou. Já o procurei mais de uma vez, mas não encontrei.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
IMÓVEIS
May 9, 2017 10:14:06 GMT -3.5
Post by Deleted on May 9, 2017 10:14:06 GMT -3.5
Na maior parte dos casos é evidente que a locação vai ser um negócio melhor do ponto de vista financeiro.
No entanto, sou a favor de se comprar o imóvel para moradia da família, ainda que do ponto de vista financeiro seja pior, primeiro porque é um evento importante para a vida do casal, depois evita a encheção de saco e as humilhações de ter que lidar com imobiliárias, nem vou usar aqui as palavras que gostaria para qualificar essa gente, durante muitos anos fui obrigado a viver em diversas cidades usando locação, óbvio, fiquei tão traumatizado fiquei que prometi jamais locar imóvel de novo, se precisar compro ou vou morar em flat, em particular quando o mercado está aquecido vc é obrigado a assinar contratos com as cláusulas mas absurdas possíveis, fora essa loucura que é a exigência de fiador, imaginem, vc chega em uma cidade, não conhece ninguém e te exigem que apresente um fiador com imóvel na cidade, não importa todas as outras garantias que vc apresente, ora, isso é um absurdo, uma deturpação de um instituto jurídico, deveria ser completamente proibido e vc tem que ficar argumentando com algum imbecil dentro de uma salinha imunda.
|
|
fiel
Forista VIP
|
IMÓVEIS
May 9, 2017 10:41:17 GMT -3.5
Post by fiel on May 9, 2017 10:41:17 GMT -3.5
Financeiramente também concordo aluguel é o melhor caminho sem duvidas.. mas depois de muitos anos a patroa me enchendo e várias cidades onde moramos.. resolvemos construir, fazer a casa do jeito que quer... tudo do melhor.. ter um lugar fixo... isso tem um valor subjetivo que não se pode comparar com uma analise financeira ...
|
|
|
IMÓVEIS
May 9, 2017 15:13:56 GMT -3.5
Post by salcedo on May 9, 2017 15:13:56 GMT -3.5
Na maior parte dos casos é evidente que a locação vai ser um negócio melhor do ponto de vista financeiro. No entanto, sou a favor de se comprar o imóvel para moradia da família, ainda que do ponto de vista financeiro seja pior, primeiro porque é um evento importante para a vida do casal, depois evita a encheção de saco e as humilhações de ter que lidar com imobiliárias, nem vou usar aqui as palavras que gostaria para qualificar essa gente, durante muitos anos fui obrigado a viver em diversas cidades usando locação, óbvio, fiquei tão traumatizado fiquei que prometi jamais locar imóvel de novo, se precisar compro ou vou morar em flat, em particular quando o mercado está aquecido vc é obrigado a assinar contratos com as cláusulas mas absurdas possíveis, fora essa loucura que é a exigência de fiador, imaginem, vc chega em uma cidade, não conhece ninguém e te exigem que apresente um fiador com imóvel na cidade, não importa todas as outras garantias que vc apresente, ora, isso é um absurdo, uma deturpação de um instituto jurídico, deveria ser completamente proibido e vc tem que ficar argumentando com algum imbecil dentro de uma salinha imunda. Com certeza pode ser constrangedor, mas também é verdade que existem inquilinos que além de não pagar depredam o imóvel, tem um custo, mas hoje existe o seguro fiança locatícia: www.tudosobreseguros.org.br/portal/pagina.php?l=395#qt_custa
|
|
|
IMÓVEIS
May 9, 2017 15:14:54 GMT -3.5
Post by salcedo on May 9, 2017 15:14:54 GMT -3.5
potuz, se poder responder minha dúvida acima, agradeço.
|
|
|
IMÓVEIS
May 9, 2017 15:21:03 GMT -3.5
Post by salcedo on May 9, 2017 15:21:03 GMT -3.5
Creio que a galera deveria separar: aluguel residencial e comercial.
|
|
Potuz
New Member
|
IMÓVEIS
May 9, 2017 21:42:47 GMT -3.5
Post by Potuz on May 9, 2017 21:42:47 GMT -3.5
imaginem, vc chega em uma cidade, não conhece ninguém e te exigem que apresente um fiador com imóvel na cidade Imagina você chega de outro país, não fala a língua, não conhece ninguém e te exigem que apresente um fiador com pelo menos 2 imóveis na cidade!
|
|
Potuz
New Member
|
IMÓVEIS
May 9, 2017 21:47:39 GMT -3.5
Post by Potuz on May 9, 2017 21:47:39 GMT -3.5
potuz, se poder responder minha dúvida acima, agradeço. Não entendi a sua dúvida, o post do uqaz mencionava %am e eu falava do quociente valor do aluguel/valor do imóvel. Isto talvez aproxime o %am desde o ponto do vista do proprietário, mas não fica nem perto na vida real.
|
|