ADP
Moderador
|
Post by ADP on Oct 19, 2015 12:42:48 GMT -3.5
Tópico relacionado aos Debêntures.
|
|
|
Post by mahler on Feb 15, 2016 19:25:54 GMT -3.5
Alguém investindo em debêntures? Tenho dúvidas sobre essa modalidade de investimento. É preciso ser investidor qualificado para ser debenturista?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 15, 2016 19:40:45 GMT -3.5
Alguém investindo em debêntures? Tenho dúvidas sobre essa modalidade de investimento. É preciso ser investidor qualificado para ser debenturista? Não precisa, mas como o mercado é pouco conhecido pelas pessoas físicas, grande parte das emissões acaba sendo voltada a investidores institucionais, estrangeiros e investidores qualificados. Nunca investi nem tenho interesse em investir em dívida privada enquanto tivermos títulos público com remuneração tão boa, por isso também não sei quase nada sobre o tema. O site debentures.com.br é o melhor lugar para começar. Faz muito tempo que não visito, mas lembro-me de que concentrava as melhores informações sobre o assunto.
|
|
|
Post by mahler on Feb 15, 2016 20:21:46 GMT -3.5
Obrigado pelos esclarecimentos, rst. Estou começando a pesquisar essa modalidade de investimento. Certamente debêntures é uma modalidade de investimento mais arriscada que títulos públicos, e talvez (não sei, estou literalmente começando minha pesquisa do zero) esse maior risco se traduza em melhor rentabilidade.
Por outro lado, eu começo a me perguntar: o que é mais arriscado,por exemplo, ser acionista de uma empresa como CCR ou ser debenturista da CCR? Outro ponto interessante são as debêntures incentivadas de infra-estrutura, sem incidência de IR, vantagem que os títulos públicos não têm.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 15, 2016 20:32:40 GMT -3.5
Sem dúvida, se o mercado funcionar adequadamente, o maior risco tem que se traduzir em maior retorno. Se for investir através deste instrumento, mesmo no mercado secundário, tenha sempre o cuidado de ler os documentos legais (prospecto, regulamento da oferta ou equivalente) pois é neles que encontrará informações sobre as principais armadilhas, como possibilidade de recompra antecipada pelo emissor, critérios de medição dos covenants, dentre muitos outros aspectos essenciais à avaliação do valor do título. Acredito que encontrará copia destes documentos não apenas no site da CVM, como, igualmente, neste debentures.com.br E não deixe de compartilhar suas descobertas conosco.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 15, 2016 21:12:38 GMT -3.5
Por outro lado, eu começo a me perguntar: o que é mais arriscado,por exemplo, ser acionista de uma empresa como CCR ou ser debenturista da CCR? Técnicamente é mais ariscado ser sócio pois em caso de falência ou de remate judicial os sócios cobram depois que os fornecedores e debenturistas. Tem que lembrar ainda que o capital social é essencialmente o que os sócios podem ir a brigar na justícia, e muitas vezes é muito menor do que o valor a ser rematado.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 15, 2016 21:33:23 GMT -3.5
Rematado = leiloado ?
|
|
|
Post by mahler on Feb 15, 2016 22:07:19 GMT -3.5
Sim, Potuz, bem arrematado = bem adquirido em leilão.
E outro ponto também que precisa ficar claro para o pretendente a debenturista, que esqueci de comentar, é que o FGC não cobre as debêntures.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 16, 2016 6:07:20 GMT -3.5
Sim, Potuz, bem arrematado = bem adquirido em leilão. E outro ponto também que precisa ficar claro para o pretendente a debenturista, que esqueci de comentar, é que o FGC não cobre as debêntures. Ah, obrigado, então era "arrematado" e não "rematado" como eu botei em espanhol. Mas mantenho que na realidade o risco é muito maior sendo sócio do que debenturista.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 25, 2016 10:51:42 GMT -3.5
|
|
|
Post by linelson on Mar 27, 2016 11:23:41 GMT -3.5
Com a baixa das taxas de juros (Renda Fixa e Tesouro) e alta da Bovespa está sobrando poucas oportunidades boas de investimentos. Estou pensando em debentures incentivadas pois são de IR. Quais os riscos da Conc. Rod. do Tietê (IPCA + 8,43%) ?
Tem taxa melhor da Odebrecht, mas aí tem que ser "gaudério"! rsrs
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 27, 2016 12:36:03 GMT -3.5
Com a baixa das taxas de juros (Renda Fixa e Tesouro) e alta da Bovespa está sobrando poucas oportunidades boas de investimentos. Estou pensando em debentures incentivadas pois são de IR. Quais os riscos da Conc. Rod. do Tietê (IPCA + 8,43%) ? Tem taxa melhor da Odebrecht, mas aí tem que ser "gaudério"! rsrs IPCA + 8,3% não tem hoje. Está em IPCA + 7,79%, se não me engano. A taxa varia de acordo com a expectativa de juros. Funciona bem parecido com o Tesouro Direto. Entretanto, apenas o fato de ser isento de IR e pagando IPCA + 7%, já é sensacional. Quanto a garantia: acredito que as negociadas, a maioria, são de espécie quirografárias, então, pense bem se aguenta investir numa empresa que pode quebrar (qualquer uma pode) e não ter nenhuma garantia (já que depende do patrimônio e tudo mais) de ter o dinheiro novamente.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 27, 2016 14:09:14 GMT -3.5
Apenas corrigindo, a debênture da Rodovias do Tietê tem garantia real.
|
|
|
Post by linelson on Mar 27, 2016 15:47:19 GMT -3.5
Pois é, preciso analisar o risco da empresa. De qualquer forma, é melhor que uma Odrebrecht ou PETROBRAS da vida. Vi que tinha na XP, alguém sabe outras corretoras que disponibilizam?
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 27, 2016 21:40:57 GMT -3.5
Pois é, preciso analisar o risco da empresa. De qualquer forma, é melhor que uma Odrebrecht ou PETROBRAS da vida. Vi que tinha na XP, alguém sabe outras corretoras que disponibilizam? Bem, poucas Debêntures são negociadas para investidor individual "normal". Esse da Odebrecht é para investidor qualificado, traduzindo em poucas palavras, quem tem acima de 1 milhão em investimentos comprovados. Quanto as corretoras, eu não sei dizer.
|
|
|
Post by mahler on Jul 15, 2016 12:26:20 GMT -3.5
Bom, neste mês abri conta na XP e comecei a adquirir debêntures no mercado secundário utilizando a plataforma que eles disponibilizam. É prática para um investidor sardinha, pois não exige grande volume e você não precisa mandar ordem via mesa ou assessor, mas você não consegue a melhor taxa. Pelo que andei pesquisando a Rico também oferece debênture, mas a taxa de custódia deles achei cara. Estou pesquisando também outras corretoras que ofereçam serviço semelhante, ou que possibilitem a negociação via mesa e os respectivos volumes e custos.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jul 16, 2016 7:52:55 GMT -3.5
Bom, neste mês abri conta na XP e comecei a adquirir debêntures no mercado secundário utilizando a plataforma que eles disponibilizam. É prática para um investidor sardinha, pois não exige grande volume e você não precisa mandar ordem via mesa ou assessor, mas você não consegue a melhor taxa. Pelo que andei pesquisando a Rico também oferece debênture, mas a taxa de custódia deles achei cara. Estou pesquisando também outras corretoras que ofereçam serviço semelhante, ou que possibilitem a negociação via mesa e os respectivos volumes e custos. O bom da XP é que, tendo custódia em ações, você fica isento da taxa de custódia das debêntures. E, com 3 operações no mês, você fica isento da custódia de ações. Agora, quanto as taxas, acho que o melhor é esperar que a taxa fique maior. Por exemplo, a debênture da Salus (SAIP11), consegui a uma taxa de IPCA + 6,9% e esses dias estava negociado a IPCA + 5,9%. Não sei se era disso que estava falando, mas eu tenho trabalhado dessa forma, porque é a única dá. Entretanto, a grande porção é Incentivada (isento de IR), a remuneração está acima da média.
|
|
|
Post by mahler on Jul 16, 2016 10:08:58 GMT -3.5
Bom, neste mês abri conta na XP e comecei a adquirir debêntures no mercado secundário utilizando a plataforma que eles disponibilizam. É prática para um investidor sardinha, pois não exige grande volume e você não precisa mandar ordem via mesa ou assessor, mas você não consegue a melhor taxa. Pelo que andei pesquisando a Rico também oferece debênture, mas a taxa de custódia deles achei cara. Estou pesquisando também outras corretoras que ofereçam serviço semelhante, ou que possibilitem a negociação via mesa e os respectivos volumes e custos. O bom da XP é que, tendo custódia em ações, você fica isento da taxa de custódia das debêntures. E, com 3 operações no mês, você fica isento da custódia de ações. Agora, quanto as taxas, acho que o melhor é esperar que a taxa fique maior. Por exemplo, a debênture da Salus (SAIP11), consegui a uma taxa de IPCA + 6,9% e esses dias estava negociado a IPCA + 5,9%. Não sei se era disso que estava falando, mas eu tenho trabalhado dessa forma, porque é a única dá. Entretanto, a grande porção é Incentivada (isento de IR), a remuneração está acima da média. Paitax, Eu só estou comprando incentivadas, isentas de IR. Outra coisa que eu achei interessante da XP, e que me motivou a abrir conta nela, é a grande oferta de produtos de renda fixa de diversos bancos e financeiras, onde também passei a investir. Quanto às taxas de juros das debêntures, acho que a tendência é de queda, especialmente depois que o impeachment for sacramentado em agosto. Com a saída definitiva de Dilma, entendo que os estrangeiros aportarão mais recursos ao Brasil e acho que isso acarretará diminuição dos juros das ntn-b e, em decorrência, das taxas das debêntures de prazo análogo.
|
|
|
Post by disc126 on Jul 22, 2016 12:05:28 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 2, 2016 18:58:24 GMT -3.5
Texto do blog clubedospoupadores sobre o investimento em debêntures. Seguindo o padrão do blog, o texto é excelente, didático e apresenta um monte de ferramentas úteis aos investidores. Esclareceu muitas dúvidas que eu tinha. Talvez seja inclusive o caso de fixar o link no alto do tópico. www.clubedospoupadores.com/investimentos/como-investir-debentures.html
|
|