rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 3, 2018 18:41:37 GMT -3.5
Emissão de debêntures de infraestrutura neste ano já passa de R$ 10 bi SÃO PAULO - As emissões de debêntures incentivadas de infraestrutura já passam de R$ 10 bilhões neste ano, maior volume desde que foi criada a Lei 12.431, que regula esse instrumento. O volume supera ainda os R$ 9,083 bilhões levantados ao longo de 2017. Somente na semana passada, a Engie Brasil Energia captou R$ 1,8 bilhão e a Taesa, de R$ 525 milhões. Há pelo menos mais R$ 515 milhões em ofertas de títulos incentivados em andamento. www.valor.com.br/financas/5635959/emissao-de-debentures-de-infraestrutura-neste-ano-ja-passa-de-r-10-biConsiderando os comentários acima (que me pareceram bem razoáveis), quem é que está comprando estas debêntures incentivadas? Ou, para qual tipo de investidor seriam interessantes? Grato. Nao sei se existem dados específicos para debêntures incentivadas, mas para debêntures em geral tem aqui (pag7): www.debentures.com.br/downloads/dadosconsolidados/Consolidado-Estat%C3%ADsticas-Debêntures.xlsxedit: a informação sobre as incentivadas está na página 10 do link acima (debêntures do art. 2° da lei 12.431)
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Aug 3, 2018 19:08:55 GMT -3.5
Considerando os comentários acima (que me pareceram bem razoáveis), quem é que está comprando estas debêntures incentivadas? Ou, para qual tipo de investidor seriam interessantes? Grato. Nao sei se existem dados específicos para debêntures incentivadas, mas para debêntures em geral tem aqui (pag7): www.debentures.com.br/downloads/dadosconsolidados/Consolidado-Estat%C3%ADsticas-Debêntures.xlsxedit: a informação sobre as incentivadas está na página 10 do link acima (debêntures do art. 2° da lei 12.431) Bacana, grato por compartilhar. Pessoa Física é disparado o maior investidor, seguido de longe pelos fundos. Para um investimento com data marcada de resgate (uma grande compra, a faculdade de um filho) parece ser interessante para substituir uma NTN-B. Rendimento maior (pela isenção de IR) pelo risco também maior. abs.
|
|
|
Post by cpf216 on Aug 4, 2018 12:34:40 GMT -3.5
Olha, eu não recomendo comprar debênture diretamente. É bom e tal quando funciona, mas o inferno na terra quando *frequentemente* dá problema.
Sobra a alternativa de comprar via fundos abertos, que cotizam compra em D+0, e resgates começando em D+60... Se achar D+60 ruim, lembrar secundário de debênture é inexistente, deter diretamente é casar com ativo.
Tem também a possibilidade de comprar via fundos fechados, que é o que eu uso. Tem secundário ralo, que é ruim por um lado, mas frequentemente permite comprar uma coletânea de debêntures com descontos agressivos, a situação d+d: diversificado e descontado.
|
|
|
Post by nasrudin on Aug 6, 2018 11:28:39 GMT -3.5
Olha, eu não recomendo comprar debênture diretamente. É bom e tal quando funciona, mas o inferno na terra quando *frequentemente* dá problema. Sobra a alternativa de comprar via fundos abertos, que cotizam compra em D+0, e resgates começando em D+60... Se achar D+60 ruim, lembrar secundário de debênture é inexistente, deter diretamente é casar com ativo. Tem também a possibilidade de comprar via fundos fechados, que é o que eu uso. Tem secundário ralo, que é ruim por um lado, mas frequentemente permite comprar uma coletânea de debêntures com descontos agressivos, a situação d+d: diversificado e descontado. cpf216, Como funciona essa compra via fundo fechado?
|
|
|
Post by cpf216 on Aug 6, 2018 11:44:20 GMT -3.5
cpf216, Como funciona essa compra via fundo fechado? Fundo fechado, então cotas negociadas no secundário. Quase como ativo normal do home broker, mas muitas corretoras encrencam por ser ativo do BovespaFix (tem hífen) em vez de PUMA (ação, opção, etc). Assim como FII, tem página específica deles na B3: bvmf.bmfbovespa.com.br/Fundos-Listados/FundosListados.aspx?tipoFundo=FIDC&idioma=pt-brNa prática só dois tem liquidez para operar, BBVH, KDIF. Os outros é só pela curiosidade, infelizmente.
|
|
|
Post by nelson on Aug 6, 2018 13:00:18 GMT -3.5
Complementando.
BBVH
cota curva 1332 cota HB 1010 duration médio atual 4,3 anos Tepe 100% provisionada RDVT provisionamento de 40% Garantias adicionais motivado pela existencia de cotas subordinadas +- 5% do PL
BBVH-FID01B0 são cotas seniores
rentabilidade projetada com as características acima
TIR de 13,00% aa + ipca aproximadamente..
rendimentos isentos de IR e alienação das cotas idem
Carteira similar no mercado de balcão sem a existência das cotas subordinadas e considerando o mesmo provisionamento paga no máximo 7,5% + IPCA.(rendimento médio)
|
|
Potuz
New Member
|
Debêntures
Aug 6, 2018 13:30:50 GMT -3.5
via mobile
Post by Potuz on Aug 6, 2018 13:30:50 GMT -3.5
Complementando. BBVH cota curva 1332 cota HB 1010 duration médio atual 4,3 anos Tepe 100% provisionada RDVT provisionamento de 40% Garantias adicionais motivado pela existencia de cotas subordinadas +- 5% do PL BBVH-FID01B0 são cotas seniores rentabilidade projetada com as características acima TIR de 13,00% aa + ipca aproximadamente.. rendimentos isentos de IR e alienação das cotas idem Carteira similar no mercado de balcão sem a existência das cotas subordinadas e considerando o mesmo provisionamento paga no máximo 7,5% + IPCA.(rendimento médio) Seja bem-vindo
|
|
|
Post by salcedo on Aug 19, 2018 9:18:52 GMT -3.5
Olha, eu não recomendo comprar debênture diretamente. É bom e tal quando funciona, mas o inferno na terra quando *frequentemente* dá problema. Sobra a alternativa de comprar via fundos abertos, que cotizam compra em D+0, e resgates começando em D+60... Se achar D+60 ruim, lembrar secundário de debênture é inexistente, deter diretamente é casar com ativo. Tem também a possibilidade de comprar via fundos fechados, que é o que eu uso. Tem secundário ralo, que é ruim por um lado, mas frequentemente permite comprar uma coletânea de debêntures com descontos agressivos, a situação d+d: diversificado e descontado. .Para aprendizagem pergunto: Se no secundário é inexistente, não significaria que a galera em geral prefere levar até o vencimento ? A debenture com garantia real , não teriam uma segurança relativa em relação a outros investimentos ? A incentivada não seria melhor que o TD, considerando taxas acima de 6%, mesmo compradas no secundário ?
|
|
|
Post by cpf216 on Aug 20, 2018 10:52:17 GMT -3.5
Se no secundário é inexistente, não significaria que a galera em geral prefere levar até o vencimento ? Preferir é pouco. Ser obrigado é mais provável. A debenture com garantia real , não teriam uma segurança relativa em relação a outros investimentos ? A teoria diz que sim, na prática a teoria outra. Para dar um exemplo prático: RDVT. Se executar a garantia hoje, vira credor subordinado e quirográfico (sem garantia) dos fluxos líquidos da empresa. Na prática expulsa o acionista atual, que é uma garantia extra, e troca de lugar com esse, virando o último a receber. Super garantia, essa. A incentivada não seria melhor que o TD, considerando taxas acima de 6%, mesmo compradas no secundário ? Se pagar sim, se não pagar, não.
|
|
|
Post by salcedo on Aug 20, 2018 12:24:10 GMT -3.5
cpf216 , apenas insistindo na primeira pergunta, se a empresa não esta em problemas, seriam obrigados por que? São poucos os Salcedos que compram no secundário ?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 20, 2018 13:22:30 GMT -3.5
cpf216 , apenas insistindo na primeira pergunta, se a empresa não esta em problemas, seriam obrigados por que? São poucos os Salcedos que compram no secundário ? Sim, a liquidez do mercado secundário de debêntures ainda é muito baixa, em alguns casos, menor do que a de ações de muitas small caps. Pode até mudar no futuro, mas, por enquanto, é exatamente como o cpf216 falou.
|
|
|
Post by salcedo on Aug 20, 2018 14:11:04 GMT -3.5
cpf216 , apenas insistindo na primeira pergunta, se a empresa não esta em problemas, seriam obrigados por que? São poucos os Salcedos que compram no secundário ? Sim, a liquidez do mercado secundário de debêntures ainda é muito baixa, em alguns casos, menor do que a de ações de muitas small caps. Pode até mudar no futuro, mas, por enquanto, é exatamente como o cpf216 falou. Crês que a classificação de risco duplo ou triplo A, faça alguma diferença na hora da compra, ou o horizonte longínquo de vencimento lhe resta importância ?
|
|
|
Post by cpf216 on Aug 20, 2018 21:07:01 GMT -3.5
cpf216 , apenas insistindo na primeira pergunta, se a empresa não esta em problemas, seriam obrigados por que? São poucos os Salcedos que compram no secundário ? Se não tem secundário, não é opção o cara sair ou não, simplesmente não tem como sair. É obrigado a levar até vencimento, independente da preferência. Eu tenho robôs de monitoração de renda fixa na B3. Eu monitoro 100% de todos os books de CRA, CRI, e debêntures, continuamente. É tão pouco movimento, mas tão pouco movimento, que configurei o robô para disparar alerta se alguém coloca qualquer ordem no topo do book. Dá menos aviso de alteração de topo de book de renda fixa que de avisos de leilão de FII, que já é bem pouco.
|
|
|
Post by guibro on Sept 12, 2018 11:04:00 GMT -3.5
Olá, pessoal! Só pra contextualizar, sou um fã já declarado do Nelson e do cpf. Estou anos-luz aquém desses mestres, mas gosto de escrever minhas tentativas de análise e vi que não teve comentário mais aprofundado sobre KDIF, então segue um comparativo que rabisquei entre esse FIDC e o KNIP. Primeiro alguns números: KDIF-FID01B0: a parte da carteira que já foi alocada (84,75% do patrimônio) está rendendo 7,93% a.a., corrigido pelo IPCA e isento de impostos. Desconsiderando o rendimento do caixa (ou melhor, considerando que o rendimento do caixa é equivalente apenas à inflação), o retorno atual é de 6,72% a.a. Com 2.092 cotas ofertadas a 114,00 e último valor patrimonial da cota em 114,18, P/VP é 1. bvmf.bmfbovespa.com.br/sig/FormConsultaPdfDocumentoFundos.asp?strSigla=KDIF&strData=2018-09-04T17:58:16.067KNIP11: a parte da carteira que já foi alocada (70,35% do patrimônio) está rendendo 7,12% a.a., corrigido por IPCA/IGPM e quase totalmente isento de impostos (rendimentos sim, ganho de capital não). Considerando que o rendimento do caixa é equivalente apenas à inflação, o retorno atual é de 5,01% a.a. Com 8.207 cotas ofertadas a 109,00 e último valor patrimonial da cota em 100,99, P/VP é 1,08. fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/downloadDocumento?id=31707A conclusão preliminar é: se os patrimônios vierem a ser totalmente alocados como atualmente estão sendo alocados, e tudo der certo, sem nenhum calote, e já descontadas as taxas de administração, KDIF vai render ~6,8% a.a. contra ~5,6% a.a. de KNIP. A propósito: com o tesouro pagando 5,9%, se a inflação ficar em 4,5%, isso dá um retorno real e líquido de 4,1% a.a. (graças ao IR incidir também sobre a correção do IPCA). Pra análise ficar completa, falta ponderar as diferenças entre os fundos. Vou só começar: KNIP é fundo de investimento imobiliário voltado para papéis, CRI’s, velho conhecido, com mais de 1 bilhão em 11 devedores (?), boa liquidez, único desagrado que me ocorre são as constantes emissões favorecidas aos correntistas do Itaú, ganho de capital não é isento. KDIF é fundo de investimento em direitos creditórios voltado para debêntures incentivadas de infraestrutura, relativamente novo, com meio bilhão em 5 devedores, menos líquido. P.s.: não tenho esses ativos. Abraço!
|
|
|
Post by mahler on Jun 4, 2019 16:31:14 GMT -3.5
cpf216, Como funciona essa compra via fundo fechado? Fundo fechado, então cotas negociadas no secundário. Quase como ativo normal do home broker, mas muitas corretoras encrencam por ser ativo do BovespaFix (tem hífen) em vez de PUMA (ação, opção, etc). Assim como FII, tem página específica deles na B3: bvmf.bmfbovespa.com.br/Fundos-Listados/FundosListados.aspx?tipoFundo=FIDC&idioma=pt-brNa prática só dois tem liquidez para operar, BBVH, KDIF. Os outros é só pela curiosidade, infelizmente. Esses fundos de debêntures (KDIF e BBVH) são muito interessantes, mas em qual home broker de corretora ou banco dá para comprar esse tipo de ativo ? Por experiência própria sei que no home broker da Caixa, onde eu opero RV, não é possível. Se , por exemplo, eu digito o código do KDIF (KDIF-FID01B0) até aparece na tela com cotação e tudo mais, mas se clico para comprar, vem uma informação que diz que não é possível a operação. No home broker da XP também não dá. Como então comprar KDIF e BBVH?
|
|
|
Post by cpf216 on Jun 5, 2019 12:45:50 GMT -3.5
Fundo fechado, então cotas negociadas no secundário. Quase como ativo normal do home broker, mas muitas corretoras encrencam por ser ativo do BovespaFix (tem hífen) em vez de PUMA (ação, opção, etc). Assim como FII, tem página específica deles na B3: bvmf.bmfbovespa.com.br/Fundos-Listados/FundosListados.aspx?tipoFundo=FIDC&idioma=pt-brNa prática só dois tem liquidez para operar, BBVH, KDIF. Os outros é só pela curiosidade, infelizmente. Esses fundos de debêntures (KDIF e BBVH) são muito interessantes, mas em qual home broker de corretora ou banco dá para comprar esse tipo de ativo ? Por experiência própria sei que no home broker da Caixa, onde eu opero RV, não é possível. Se , por exemplo, eu digito o código do KDIF (KDIF-FID01B0) até aparece na tela com cotação e tudo mais, mas se clico para comprar, vem uma informação que diz que não é possível a operação. No home broker da XP também não dá. Como então comprar KDIF e BBVH? Pela Socopa vai, e diz a lenda que pela Rico também. Fora isso, só pelas mesas das corretoras que as tem, as vezes com regras dureza (tipo a ordem mínima ser 300k na XP).
|
|
|
Post by mahler on Jun 10, 2019 11:05:40 GMT -3.5
Esses fundos de debêntures (KDIF e BBVH) são muito interessantes, mas em qual home broker de corretora ou banco dá para comprar esse tipo de ativo ? Por experiência própria sei que no home broker da Caixa, onde eu opero RV, não é possível. Se , por exemplo, eu digito o código do KDIF (KDIF-FID01B0) até aparece na tela com cotação e tudo mais, mas se clico para comprar, vem uma informação que diz que não é possível a operação. No home broker da XP também não dá. Como então comprar KDIF e BBVH? Pela Socopa vai, e diz a lenda que pela Rico também. Fora isso, só pelas mesas das corretoras que as tem, as vezes com regras dureza (tipo a ordem mínima ser 300k na XP). Descobri que pelo homebroker da corretora Ativa também dá.
|
|
|
Post by cpf216 on Jun 11, 2019 9:28:54 GMT -3.5
Pela Socopa vai, e diz a lenda que pela Rico também. Fora isso, só pelas mesas das corretoras que as tem, as vezes com regras dureza (tipo a ordem mínima ser 300k na XP). Descobri que pelo homebroker da corretora Ativa também dá. Oh, isso é importantíssimo saber. Digita ticker, aceita ordem, ordem chega no book? Custos?
|
|
|
Post by mahler on Jun 13, 2019 20:01:16 GMT -3.5
Descobri que pelo homebroker da corretora Ativa também dá. Oh, isso é importantíssimo saber. Digita ticker, aceita ordem, ordem chega no book? Custos? Sim. No caso do Kinea Infra, por exemplo, basta digitar na tela do homebroker o código, KDIF-FID01B0, pôr o preço e a quantidade que vc quer, confirmar e a ordem cai direto no book, sem passar pela mesa, exatamente como você faria para comprar uma ação ou FII. A única diferença é que a liquidação é D0, ou seja, no mesmo dia. Custos: corretagem de R$ 15,00 por ordem + ISS e (não sei por que) sem cobrança de emolumentos da Bovespa. Custódia a Ativa não cobra se vc tiver no mínimo 50 k investidos nela em RV+RF. Em razão dessa facilidade andei fazendo umas compras de KDIF por esses dias pelo homebroker da Ativa ( eu tinha uma conta lá que eu não usava, e que reativei para comprar esse fundo). Curiosidades: esse ativo (Kdif) tem liquidez razoável e na pedra praticamente você só vê ordens das corretoras Fator e Itaú (diria que 99% delas), algumas raras da Socopa, Mirae e Easynvest, e não vi nenhuma da XP ou Rico. Da Ativa só tinha as minhas, rs.
|
|
|
Post by cpf216 on Jun 14, 2019 7:07:14 GMT -3.5
Oh, isso é importantíssimo saber. Digita ticker, aceita ordem, ordem chega no book? Custos? Sim. No caso do Kinea Infra, por exemplo, basta digitar na tela do homebroker o código, KDIF-FID01B0, pôr o preço e a quantidade que vc quer, confirmar e a ordem cai direto no book, sem passar pela mesa, exatamente como você faria para comprar uma ação ou FII. A única diferença é que a liquidação é D0, ou seja, no mesmo dia. Custos: corretagem de R$ 15,00 por ordem + ISS e (não sei por que) sem cobrança de emolumentos da Bovespa. Custódia a Ativa não cobra se vc tiver no mínimo 50 k investidos nela em RV+RF. Em razão dessa facilidade andei fazendo umas compras de KDIF por esses dias pelo homebroker da Ativa ( eu tinha uma conta lá que eu não usava, e que reativei para comprar esse fundo). Curiosidades: esse ativo (Kdif) tem liquidez razoável e na pedra praticamente você só vê ordens das corretoras Fator e Itaú (diria que 99% delas), algumas raras da Socopa, Mirae e Easynvest, e não vi nenhuma da XP ou Rico. Da Ativa só tinha as minhas, rs. Desbravador de ativo esquisito é assim mesmo. Solitárias ordens. Já tem uma história que um dia vira KDIF11, e toda essa convoluta volta acaba. XPOM e XPIE já evitam essa confusão toda.
|
|