|
Post by mahler on Jun 14, 2019 13:57:05 GMT -3.5
Cpf216, e você, compra KDIF pela Socopa?
E a propósito, você acha que a Kinea ainda vai demorar para fazer uma nova emissão de KDIF?
Acho (e espero) que uma nova emissão ainda vá demorar. A última emissão, finalizada em dezembro, demorou mais do que a penúltima para ser alocada, afinal o que a gente vê por aí nos fundos de debêntures comuns é que todos eles estão fechados para captação. Debênture incentivada virou animal raro (e mesmo aquelas das ofertas 476).
|
|
|
Post by salcedo on Jun 20, 2019 14:28:46 GMT -3.5
Por enquanto, satisfeito com minhas debentures incentivadas IPCA+ 6,.., espero não mudar de ideia no futuro!
|
|
|
Post by cpf216 on Jun 27, 2019 20:13:16 GMT -3.5
Cpf216, e você, compra KDIF pela Socopa? Yep. Opera normal pelo FastQuotes. E a propósito, você acha que a Kinea ainda vai demorar para fazer uma nova emissão de KDIF? Acho (e espero) que uma nova emissão ainda vá demorar. A última emissão, finalizada em dezembro, demorou mais do que a penúltima para ser alocada, afinal o que a gente vê por aí nos fundos de debêntures comuns é que todos eles estão fechados para captação. Debênture incentivada virou animal raro (e mesmo aquelas das ofertas 476). Temo dizer que já está no formo uma imediata após a outra.
|
|
|
Post by mahler on Jun 28, 2019 8:05:51 GMT -3.5
Cpf216, e você, compra KDIF pela Socopa? Yep. Opera normal pelo FastQuotes. E a propósito, você acha que a Kinea ainda vai demorar para fazer uma nova emissão de KDIF? Acho (e espero) que uma nova emissão ainda vá demorar. A última emissão, finalizada em dezembro, demorou mais do que a penúltima para ser alocada, afinal o que a gente vê por aí nos fundos de debêntures comuns é que todos eles estão fechados para captação. Debênture incentivada virou animal raro (e mesmo aquelas das ofertas 476). Temo dizer que já está no formo uma imediata após a outra. Isso não é de todo ruim, porque então durante alguns meses o KDIF vira em parte um fundo de títulos do tesouro isentos...
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Nov 20, 2019 10:34:26 GMT -3.5
Hoje recebi a seguinte mensagem da Easynvest Olhando só a oferta, parece bom. Nunca investi neste tipo de papel. Os colegas que investem, poderiam indicar alguns critérios para avaliar a segurança/rentabilidade e para avliar se vale à pena investir em uma determinada debênture ? O risco de uma debênture é maior, menor ou o mesmo de ações de uma determinada empresa? Por exemplo, debêntures da Taesa tem risco distinto de TAEE11? Em que sentido o risco é distinto? Obrigado. É uma avaliação tão complexa quanto a compra de uma ação, com a diferença de que, se o negócio prosperar, seu ganho é limitado; se naufragar, sua perda é total. Dito de outro modo: risco de renda variável com ganho de renda fixa. Mas há sim a possibilidade de ter ganhos ou perdas de capital negociando o título no mercado secundário, conforme os juros ou a situação financeira da empresa vão afetando o valor de face do título. Sem ter qualquer pretensão de ir além do básico do básico, antes de comprar uma debênture você deve fazer o seguinte: - Ler o prospecto (boa sorte); - verificar se ela é conversível ou não, subordinada ou não, resgatável ou não, com ou sem garantia; - avaliar a situação da empresa para tentar estimar se ela terá condições de pagar o acordado e devolver o principal; - ponderar se conseguirá levar o título até o vencimento, ante a iliquidez do mercado secundário e o grande deságio para uma venda antecipada. Veja se o material abaixo ajuda: www.debentures.com.br/downloads/textostecnicos/cartilha_debentures.pdfwww.bmfbovespa.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8AA8D09752D531A301530A03D2B6181DOlha, eu não recomendo comprar debênture diretamente. É bom e tal quando funciona, mas o inferno na terra quando *frequentemente* dá problema. Sobra a alternativa de comprar via fundos abertos, que cotizam compra em D+0, e resgates começando em D+60... Se achar D+60 ruim, lembrar secundário de debênture é inexistente, deter diretamente é casar com ativo. Tem também a possibilidade de comprar via fundos fechados, que é o que eu uso. Tem secundário ralo, que é ruim por um lado, mas frequentemente permite comprar uma coletânea de debêntures com descontos agressivos, a situação d+d: diversificado e descontado. Graças aos alertas dos colegas daqui, fiquei longe de debêntures - não por ser ruim, mas por reconhecer minha ignorância. Recebo quase toda semana um aviso de alguma corretora ou AAI sobre debêntures incentivadas. Com a Selic lá embaixo, parece uma oportunidade imperdível. Corretoras e AAIs ganham sua corretagem, mas não tem nenhuma responsabilidade sobre o que venderam? O único alerta que fazem é o tradicional "leia o prospecto" que tem umas 600 páginas. Se for para o investidor ler tudo isto, para que serve o AAI? Não é sem motivo que o mercado brasileiro é minúsculo em comparação com o que poderia ser. O povo prefere ficar na poupança ou fundos ruins de bancões, pois parece que em cada esquina tem um esperto tentando pegar seu $.
|
|
|
Post by cpf216 on Nov 20, 2019 17:21:56 GMT -3.5
Complementando o imediatamente dito acima, agora estão com um papel a preço zero na carteira e não podem nem negociar ele mais!
ROD TIETE (RDVT) - Vencimento Antecipado - Debentures da 1a emissao, 1a serie
Considerando o vencimento antecipado das debentures, ficam suspensos, a partir do pregao de 18/11/2019, os negocios com os valores mobiliarios de emissao dessa empresa.
|
|
|
Post by mahler on Jan 9, 2020 21:39:35 GMT -3.5
O fundo condomínio fechado Kinea Infra (KDIF) é uma opção bastante interessante para investir em debêntures. Mas cumpre sopesar sua vantagens e desvantagens, em comparação aos fundos comuns de debêntures incentivadas (condomínios abertos):
Vantagens: 1. Permite a liquidação D0, enquanto que os fundos comuns em geral só permitem o resgate D+30; 2. Como paga juros semestralmente (em maio e em novembro), é indicado para aqueles que investem nas deb. incentivadas para percepção de renda.
Desvantagens:
1. Raras são as corretoras que possibilitam a compra direta das cotas do KDIF por meio do homebroker; 2. Há custos de corretagem para a aquisição dessas cotas (custos inexistentes no investimento em fundos comuns de debêntures incentivadas). A depender do valor, tais custos podem onerar em demasiado a aquisição ou resgate de um valor baixo. Na Ativa, por exemplo, onde eu opero, a corretagem é fixa: R$ 15,00 por ordem. Tal custo inviabiliza um investimento periódico mensal de um valor de mil reais, por exemplo. 3. A chamada liquidação bruta D0 não admite recompra. Ou seja, se houver falha na entrega das cotas compradas, pode ocorrer de uma ordem sua de compra de KDIF ser executada, você sofrer o débito na sua conta do corretora, e levar alguns dias, até que a corretora reconheça o problema e lhe devolva o dinheiro. 4. O pagamento semestral dos juros não é prático para quem prefere vê-los reinvestidos.
Por essas razões é que, em se tratando de fundos, eu invisto em debêntures incentivadas tanto por meio do KDIF, quanto por meio de fundos comuns de debêntures incentivadas.
|
|
|
Post by mahler on Jan 11, 2020 11:42:30 GMT -3.5
Complementando o post anterior, uma idiossincrasia do Kinea Infra é que, ao comprar ou vender uma cota, você nunca sabe ao certo se o preço da operação está acima ou abaixo do valor patrimonial da cota. Ou seja, vc não sabe se está comprando ou vendendo a cota com ágio ou deságio sobre seu valor patrimonial. Num fundo comum não há essa dificuldade: você adquire e se desfaz das cotas pelo seu exato valor patrimonial.
Dessa forma, se vc tem sorte, e consegue comprar cotas com deságio e depois vendê-las com ágio, sua performance vai ser melhor do que se tivesse aplicado num fundo comum. Pelo contrário, se vc tem azar, e compra cotas com ágio e depois as vende com deságio, sua performance vai se pior do que se tivesse aplicado num fundo comum.
|
|
|
Post by mahler on Mar 23, 2020 13:32:08 GMT -3.5
Como se declara o ganho de capital na alienação de cotas KDIF?
|
|
|
Post by mahler on Mar 23, 2020 15:25:57 GMT -3.5
Aliás, por esses dias, o valor de mercado da cota de KDIF está muito estranho, para dizer o mínimo: Em 31/12/2019, uma cota KDIF tinha um valor de mercado de R$ 135,80 e um book value de R$ 143,34, ou seja, P/VP=0,947. www.kinea.com.br/wp-content/uploads/2020/01/infra-carta-do-gestor-carta-do-gestor-2019-12.pdfEm 18/03/2020, o valor de mercado dela chegou a R$ 97,50 diante de um book value de R$ 131,80, ou seja, P/VP= 0,740 (!!!). www.kinea.com.br/wp-content/uploads/2020/03/infra-carta-do-gestor-carta-do-gestor-2020-02_extra.pdfTal desvalorização de 28,3% é surreal, até levando em conta o desempenho de fundos de debênture abertos (e sem hedge) no mesmo período: XP debêntures incentivadas: desvalorização de 3,04% CA Indosuez debêntures incentivadas: desvalorização de 6,79% verios.com.br/apps/comparacao/log/20191231-20200318/cdi/19657463000159/18623722000168Eu interpretei isso como uma oportunidade e fui às compras, na medida das minhas disponibilidades. Espero não estar errado...
|
|
|
Post by cpf216 on Mar 25, 2020 9:49:38 GMT -3.5
Aliás, por esses dias, o valor de mercado da cota de KDIF está muito estranho, para dizer o mínimo: Em 31/12/2019, uma cota KDIF tinha um valor de mercado de R$ 135,80 e um book value de R$ 143,34, ou seja, P/VP=0,947. www.kinea.com.br/wp-content/uploads/2020/01/infra-carta-do-gestor-carta-do-gestor-2019-12.pdfEm 18/03/2020, o valor de mercado dela chegou a R$ 97,50 diante de um book value de R$ 131,80, ou seja, P/VP= 0,740 (!!!). www.kinea.com.br/wp-content/uploads/2020/03/infra-carta-do-gestor-carta-do-gestor-2020-02_extra.pdfTal desvalorização de 28,3% é surreal, até levando em conta o desempenho de fundos de debênture abertos (e sem hedge) no mesmo período: XP debêntures incentivadas: desvalorização de 3,04% CA Indosuez debêntures incentivadas: desvalorização de 6,79% verios.com.br/apps/comparacao/log/20191231-20200318/cdi/19657463000159/18623722000168Eu interpretei isso como uma oportunidade e fui às compras, na medida das minhas disponibilidades. Espero não estar errado... O absurdo tem acontecido bastante, recentemente... Crise é assim mesmo. Pega tradições e correlações, embrulha em papel presente bem bonitinho, e joga pela janela. Especificamente KDIF é um fundo com mercado secundário, e como tal, dado a manias do secundário.
|
|
|
Post by mahler on May 1, 2020 14:21:46 GMT -3.5
Vejam só! KDIF vai pagar R$ 5,23 por cota agora em maio! É uma grata surpresa para mim, não estava esperando tanto assim (o provento anterior, pago em novembro de 2019 foi de R$ 2,51 por cota)
Esse provento vai me vir em ótima hora neste mês, já que os rendimentos de FII e dividendos de ações em maio desabaram. Vivo de rendas.
|
|
|
Post by mahler on Oct 22, 2020 10:57:22 GMT -3.5
Volto a postar sobre debêntures (embora aparente ser um assunto pouco popular por estas bandas...) para dizer duas coisas: 1.Já tem um tempo que o KDIF11 virou um fundo negociável em qualquer homebroker, da mesma forma que um fundo imobiliário. 2. Hoje é o último dia da oferta primária dos debêntures da Termelétrica Pampa Sul. Acho que a taxa final de quaisquer das séries vai ser atrativa. Estou participando dela.
|
|
rst
Moderador
|
Debêntures
Jan 19, 2021 17:28:13 GMT -3.5
via mobile
Post by rst on Jan 19, 2021 17:28:13 GMT -3.5
O texto é sobre ações preferenciais de empresas americanas, que tem lógica bem diferente das PNs brasileiras, mas o item 3 do artigo aborda muito bem um problema comum às nossas debêntures com possibilidade de resgate pelo emissor: humbledollar.com/2021/01/not-preferred/
|
|
rst
Moderador
|
Debêntures
Feb 25, 2021 9:33:24 GMT -3.5
via mobile
Post by rst on Feb 25, 2021 9:33:24 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on Jun 9, 2021 21:50:17 GMT -3.5
SUPERVIA CONCESSIONÁRIA DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO S.A. CNPJ/ME Nº 02.735.385/0001-60 NIRE 333.0026105-2 FATO RELEVANTE A SUPERVIA CONCESSIONÁRIA DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO S.A. (“Companhia”) vem a público comunicar que (i) ajuizou hoje, em conjunto com a RIO TRENS PARTICIPAÇÕES S.A., SC EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S.A., HOTEL CENTRAL S.A., TELEFÉRICOS DO RIO DE JANEIRO S.A. e F.L.O.S.P.E. EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES S.A., sociedades de seu grupo econômico, pedido de recuperação judicial perante a Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, nos termos da Lei nº 11.101/05, em caráter de urgência, contemplando obrigações de R$ 1.215.714.850,87 (um bilhão, duzentos e quinze milhões, setecentos e quatorze mil, oitocentos e cinquenta reais e oitenta e sete centavos), e (ii) se aguarda o deferimento do seu processamento. A Companhia manterá o mercado e a população informados sobre o tema, bem como sobre quaisquer outros eventuais fatos relevantes aplicáveis aos seus negócios. Rio de Janeiro, 07 de junho de 2021 ________________________________________
|
|
|
Post by salcedo on Jun 11, 2021 20:17:35 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on Jun 16, 2021 19:40:36 GMT -3.5
Parece que só eu, estou preocupado com a SuperVia!
|
|
|
Post by mostarda on Jun 16, 2021 22:40:09 GMT -3.5
Parece que só eu, estou preocupado com a SuperVia! pessoalmente, desisti de investir em debentures individuais.. comrpo KDIF ou IFRA e deixo pra lá
|
|
|
Post by cpf216 on Jun 17, 2021 13:55:00 GMT -3.5
Muito por conta do ticket alto, mas sim. Via fundos resolve a questão de concentração/diversificação, ao menos.
|
|