|
Post by mahler on Sept 14, 2016 14:54:09 GMT -3.5
Depois de uma seca de alguns meses sem lançamentos, apareceu uma oferta primária de debêntures incentivadas (3.ª série da 1ª EMISSÃO DA TCP TERMINAL DE CONTÊINERES DE PARANAGUÁ S.A)! A quem interessar possa: www.xpi.com.br/conteudo/oferta-publica.aspx
|
|
kiwi
New Member
|
Post by kiwi on Oct 13, 2016 23:03:49 GMT -3.5
Já faz alguns anos que invisto em debêntures. O que posso acrescentar é que, a maioria das emissões são de empresas seguras, ou seja, com pouca possibilidade de calote. Porém, também com rendimento baixo. Não tem liquidez para vender, então, se for entrar, considere que vai ser até a data resgate. Senão não vale a pena. Entrando na emissão, não tem incidência de taxas. Os juros e amortizações caem na conta da corretora como acontecem com os dividendos de ações. O que achei mais chato é que a maioria inclui cláusulas que permitem resgate antecipado. Então, o que acontece... você compra debênture com taxas de juros altas e, quando a empresa percebe que as taxas caíram elas antecipam o resgate para não ficar pagando juros altos. Aí se refinanciam de alguma outra forma (às vezes até fazendo nova emissão com taxa menor). Ou seja, um belo dia o dinheiro seu é devolvido sem mais e sem menos. Tudo bem que tem uma multinha a seu favor, mas é chato sim. As debêntures costumam ser lançadas com rating das agências de classificação de risco. Sim, aquelas 3 que davam rating tiplo A para aqueles títulos subprime americanos! Ou seja, rating pra ficar sempre desconfiado.
|
|
|
Post by mahler on Oct 14, 2016 8:23:30 GMT -3.5
Já faz alguns anos que invisto em debêntures. O que posso acrescentar é que, a maioria das emissões são de empresas seguras, ou seja, com pouca possibilidade de calote. Porém, também com rendimento baixo. Não tem liquidez para vender, então, se for entrar, considere que vai ser até a data resgate. Senão não vale a pena. Entrando na emissão, não tem incidência de taxas. Os juros e amortizações caem na conta da corretora como acontecem com os dividendos de ações. O que achei mais chato é que a maioria inclui cláusulas que permitem resgate antecipado. Então, o que acontece... você compra debênture com taxas de juros altas e, quando a empresa percebe que as taxas caíram elas antecipam o resgate para não ficar pagando juros altos. Aí se refinanciam de alguma outra forma (às vezes até fazendo nova emissão com taxa menor). Ou seja, um belo dia o dinheiro seu é devolvido sem mais e sem menos. Tudo bem que tem uma multinha a seu favor, mas é chato sim. As debêntures costumam ser lançadas com rating das agências de classificação de risco. Sim, aquelas 3 que davam rating tiplo A para aqueles títulos subprime americanos! Ou seja, rating pra ficar sempre desconfiado. Seu relato é muito interessante. Você só adquire debêntures nas emissões? Por qual corretora você opera? Quanto ao problema do resgate antecipado, me parece que isso ocorre mais com as debêntures comuns, e quase nunca com as debêntures incentivadas. Isso porque a lei 12.431, que regula as debêntures incentivadas, proíbe o resgate antecipado, a não ser nas condições estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, o que foi regulamentado pela resolução 4.476, de 11/4/2016. Essa resolução só permite o resgate antecipado de debêntures incentivadas emitidas entre 12 de abril de 2016 e 31 de dezembro de 2017, e somente após passados quatro anos da data da emissão. Texto da resolução: www.bcb.gov.br/pre/normativos/busca/downloadNormativo.asp?arquivo=/Lists/Normativos/Attachments/50180/Res_4476_v1_O.pdf
|
|
|
Post by mahler on Oct 15, 2016 10:12:32 GMT -3.5
Depois de uma seca de alguns meses sem lançamentos, apareceu uma oferta primária de debêntures incentivadas (3.ª série da 1ª EMISSÃO DA TCP TERMINAL DE CONTÊINERES DE PARANAGUÁ S.A)! A quem interessar possa: www.xpi.com.br/conteudo/oferta-publica.aspxSaiu o resultado do bookbuilding: Taxa Final: NTN-B 2022 + 1,80% (IPCA + 7,8164%). Para quem perdeu ou não se interessou por essa oferta, agora está rolando a oferta das debêntures incentivadas da CEMAR, subsidiária da Equatorial. O período de reserva se encerra no dia 18 de outubro.
|
|
|
Post by sircapitalismo on Nov 4, 2016 12:25:08 GMT -3.5
Estava olhando CDB`s e LCI na RICO e me deparei com esse:
Debênture CEMIG GERACAO E TRANSMISSAO S/A 9.8% + IPC-A 1929 Dias
Achei muito interessante a rentabilidade, principalmente por ser da CEMIG.
Mas ainda vou estudar muito sobre debenture antes de entrar numa dessas.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 18, 2016 13:47:30 GMT -3.5
A Comgás vai emitir debêntures: www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20161110/comgas-publica-aviso-emissao-debentures-valor-500/431093O prospecto pode ser obtido aqui (ele tem quase 300 páginas) ri.comgas.com.br/ptb/debenturesAs debêntures estão no alcance do Art.2 da 12.431 (pág. 83 do prospecto). Lei 12.431, art. 2o "Art. 2o No caso de debêntures emitidas por sociedade de propósito específico, constituída sob a forma de sociedade por ações, dos certificados de recebíveis imobiliários e de cotas de emissão de fundo de investimento em direitos creditórios, constituídos sob a forma de condomínio fechado, relacionados à captação de recursos com vistas em implementar projetos de investimento na área de infraestrutura, ou de produção econômica intensiva em pesquisa, desenvolvimento e inovação, considerados como prioritários na forma regulamentada pelo Poder Executivo federal, os rendimentos auferidos por pessoas físicas ou jurídicas residentes ou domiciliadas no País sujeitam-se à incidência do imposto sobre a renda, exclusivamente na fonte, às seguintes alíquotas: (Redação dada pela Lei nº 12.844, de 2013) I - 0% (zero por cento), quando auferidos por pessoa física;" As debêntures poderão ser adquiridas por investidores não institucionais: "Os Investidores Não Institucionais interessados em subscrever Debêntures deverão preencher e apresentar a uma Instituição Participante da Oferta suas ordens de investimento por meio de Pedido de Reserva, durante o Período de Reserva." (pág. 69 do prospecto) Aquilo que o Kiwi observou, ou seja, o resgate antecipado a critério do emissor, não ocorrerá nessa debênture: "As Debêntures não serão objeto de resgate antecipado facultativo a qualquer tempo e a exclusivo critério da Emissora. Não obstante, haverá resgate antecipado da totalidade das Debêntures exclusivamente na hipótese de indisponibilidade do IPCA, observada a observada a Resolução CMN 4.476" (pág. 82 do prospecto) Nota - pode haver uma oferta de resgate antecipado após 4 anos (pág. 76 do prospecto) A remuneração será com base no Tesouro IPCA com Juros Semestrais 2023 (pág. 80 do prospecto) Bem acho que esses são os pontos mais importantes que eu quis destacar, como eu disse o prospecto é bem grande e merece uma leitura mais pormenorizada depois
|
|
|
Post by disc126 on Nov 18, 2016 19:25:40 GMT -3.5
A Comgás vai emitir debêntures: www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20161110/comgas-publica-aviso-emissao-debentures-valor-500/431093O prospecto pode ser obtido aqui (ele tem quase 300 páginas) ri.comgas.com.br/ptb/debenturesAs debêntures estão no alcance do Art.2 da 12.431 (pág. 83 do prospecto). Lei 12.431, art. 2o "Art. 2o No caso de debêntures emitidas por sociedade de propósito específico, constituída sob a forma de sociedade por ações, dos certificados de recebíveis imobiliários e de cotas de emissão de fundo de investimento em direitos creditórios, constituídos sob a forma de condomínio fechado, relacionados à captação de recursos com vistas em implementar projetos de investimento na área de infraestrutura, ou de produção econômica intensiva em pesquisa, desenvolvimento e inovação, considerados como prioritários na forma regulamentada pelo Poder Executivo federal, os rendimentos auferidos por pessoas físicas ou jurídicas residentes ou domiciliadas no País sujeitam-se à incidência do imposto sobre a renda, exclusivamente na fonte, às seguintes alíquotas: (Redação dada pela Lei nº 12.844, de 2013) I - 0% (zero por cento), quando auferidos por pessoa física;" As debêntures poderão ser adquiridas por investidores não institucionais: "Os Investidores Não Institucionais interessados em subscrever Debêntures deverão preencher e apresentar a uma Instituição Participante da Oferta suas ordens de investimento por meio de Pedido de Reserva, durante o Período de Reserva." (pág. 69 do prospecto) Aquilo que o Kiwi observou, ou seja, o resgate antecipado a critério do emissor, não ocorrerá nessa debênture: "As Debêntures não serão objeto de resgate antecipado facultativo a qualquer tempo e a exclusivo critério da Emissora. Não obstante, haverá resgate antecipado da totalidade das Debêntures exclusivamente na hipótese de indisponibilidade do IPCA, observada a observada a Resolução CMN 4.476" (pág. 82 do prospecto) Nota - pode haver uma oferta de resgate antecipado após 4 anos (pág. 76 do prospecto) A remuneração será com base no Tesouro IPCA com Juros Semestrais 2023 (pág. 80 do prospecto) Bem acho que esses são os pontos mais importantes que eu quis destacar, como eu disse o prospecto é bem grande e merece uma leitura mais pormenorizada depois Sabe qual será a remuneração Sultão do Swing
|
|
|
Post by disc126 on Nov 18, 2016 19:26:10 GMT -3.5
Estava olhando CDB`s e LCI na RICO e me deparei com esse: Debênture CEMIG GERACAO E TRANSMISSAO S/A 9.8% + IPC-A 1929 Dias Achei muito interessante a rentabilidade, principalmente por ser da CEMIG. Mas ainda vou estudar muito sobre debenture antes de entrar numa dessas. Incentivada?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 18, 2016 21:01:11 GMT -3.5
Sou total e absoluto diletante em debêntures, nunca nem vi uma na minha frente, mas segundo o que eu reproduzi da página 83 do prospecto sim. Não esqueça que eu não li o prospecto todo, fui só nas partes que eu achei mais importantes.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 18, 2016 21:05:51 GMT -3.5
Disc como eu disse sou total novato em relação à debêntures. Como eu reproduzi acima da página 80 do prospecto a remuneração terá como base, aparentemente a NTNB 23 mas a forma de fixação é totalmente nova para mim, vale a pena dar uma lida no prospecto e esperar a manifestação dos mais experientes. Se for como eu estou achando vou separar uma grana para comprar algo.
|
|
|
Post by disc126 on Nov 19, 2016 8:13:26 GMT -3.5
Valeu Sultão do SwingA maior parcela da minha alocação em renda fixa está em debentures incentivadas
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 19, 2016 11:01:06 GMT -3.5
Valeu Sultão do Swing A maior parcela da minha alocação em renda fixa está em debentures incentivadas De nada Disc. Podendo, não deixe de compartilhar as suas impressões aqui com a gente, mas como você tem a maior parte da RF em debêntures incentivadas eu deduzo que seja positiva. Nunca comprei debênture nenhuma, mas essa eu quero estar dentro, sendo incentivada e não podendo ser resgatada antecipadamente, e sendo emitida por empresa sólida acho que é uma oportunidade boa demais para o iniciante aqui deixar passar.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Dec 2, 2016 17:52:17 GMT -3.5
|
|
|
Post by mahler on Dec 5, 2016 22:21:48 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on May 3, 2017 21:37:10 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on May 8, 2017 13:18:23 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on May 8, 2017 15:20:43 GMT -3.5
Especies e Garantias A debênture é emitida com garantias dadas ao investidor, para assegurar o cumprimento das obrigações do emissor. Essas garantias devem estar descritas na escritura da emissão. Conheça as principais garantias e as regras para cada uma delas:
Real Garantida por bens do Ativo da companhia, especificados nos documentos de emissão. O valor de emissão é limitado a 80% dos bens dados em garantia, da companhia emissora ou de terceiros, quando o valor da emissão superar o capital social da companhia emissora.
Flutuante A garantia flutuante assegura à debênture privilégio geral sobre o ativo da companhia, mas não impede a negociação dos bens que compõem esse ativo. O valor de emissão é limitado a 70% do valor contábil do ativo da companhia, diminuído do montante de suas dívidas garantidas por direitos reais.
Quirografária Não oferece privilégio ou preferência sobre o ativo do emissor. O debenturista concorre em igualdade de condições com outros credores não preferenciais, em caso de falência da companhia. O valor de emissão limitado ao capital social integralizado da companhia emissora.
Subordinada Em caso de liquidação da companhia emissora, oferece preferência de pagamento apenas em relação ao crédito dos acionistas. Pertence a uma categoria inferior à quirografária e não tem limite de emissão.
Existem ainda disposições sobre garantias acessórias, que reforçam a atratividade desses títulos. São elas:
Garantia fidejussória É uma fiança prestada geralmente pelos acionistas controladores ou por empresa ligada ao grupo.
Privilégios e preferências Decorrentes da posição creditícia que a debênture subordina-se relativamente a outros credores da empresa.
Emcovenants Conjunto de obrigações assumidas pela companhia para assegurar o cumprimento da quitação da dívida com o debenturista. Tem função de determinar parâmetros que devem ser seguidos, na relação de negócios estabelecidos em seus contratos por todo o tempo de vigência da debênture. Exemplo: não deixar que seu endividamento ultrapasse 50% durante o prazo da debênture. Primeira vez no portal?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 11, 2017 19:13:28 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on May 13, 2017 8:55:43 GMT -3.5
|
|
|
Post by mahler on May 13, 2017 11:36:42 GMT -3.5