rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 21, 2022 21:22:06 GMT -3.5
rst Sultão do SwingBbpo11 que acham a 86? Tem risco após 2027 com 60% lajes antigas. Até lá perspectiva de cerca 45 em rendimentos. Problema maior de FII de agência, além do já conhecido fechamento das agências, é que imóveis contêm adaptações bem peculiares, que praticamente inviabilizam outros usos sem uma ampla e cara reforma. São verdadeiras caixa-fortes, com pouca iluminação natural, acessos restritos e espaços bem segregados. Quando o banco sai, é difícil arrumar outro inquilino e imóvel fica vago por anos. Valor do imóvel muitas vezes está mais no terreno, que pode ser destinado a uma incorporação imobiliária, do que na construção. BBPO11 tem imóveis bem variados. Desde agências em locais nobres, como Moema e o Leblon, até agências nos limites da Cracolândia. Com um portfólio tão grande (63 imóveis) fica difícil avaliar se o valor patrimonial reflete ou não o valor de mercado. Na dúvida, só compraria com um bom desconto do VPA, o que não é atualmente o caso. Se é para comprar fundo de agências,eu daria preferência ao BBRC11, que tem praticamente todas as agências em áreas de excelente localização.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 21, 2022 21:49:09 GMT -3.5
rst Sultão do Swing Bbpo11 que acham a 86? Tem risco após 2027 com 60% lajes antigas. Até lá perspectiva de cerca 45 em rendimentos. Problema maior de FII de agência, além do já conhecido fechamento das agências, é que imóveis contêm adaptações bem peculiares, que praticamente inviabilizam outros usos sem uma ampla e cara reforma. São verdadeiras caixa-fortes, com pouca iluminação natural, acessos restritos e espaços bem segregados. Quando o banco sai, é difícil arrumar outro inquilino e imóvel fica vago por anos. Valor do imóvel muitas vezes está mais no terreno, que pode ser destinado a uma incorporação imobiliária, do que na construção. BBPO11 tem imóveis bem variados. Desde agências em locais nobres, como Moema e o Leblon, até agências nos limites da Cracolândia. Com um portfólio tão grande (63 imóveis) fica difícil avaliar se o valor patrimonial reflete ou não o valor de mercado. Na dúvida, só compraria com um bom desconto do VPA, o que não é atualmente o caso. Se é para comprar fundo de agências,eu daria preferência ao BBRC11, que tem praticamente todas as agências em áreas de excelente localização.
Eu tinha até pensado em comprar BBPO11 quando lembrei que uma das maiores posições que tenho é justamente HFOF11
Ora, um dos problemas do HFOF11 é ter aumentado a proporção de BBPO11 na sua composição
Então não faz sentido ficar se arriscando fora o que já tenho. Comprar BBPO11 isoladamente, nem pensar
Agora eu já estou com a corda no pescoço, mas eu recomendaria sim HFOF11 se vc tiver interesse no portfolio do fundo E aceitar uma exposição considerável em BBPO11
Discussões sobre filigranas da composição e gerenciamento, vindos dos velhos colegas aqui do clubinvest, estou mais do que receptivo
((
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 22, 2022 16:17:19 GMT -3.5
Sim Hfof11 montou posição.
Fof estou focando mais Hgff11 e Kfof11.
Bbrc11 não conhecia realmente muito melhor ou menos risco.
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 25, 2022 16:16:01 GMT -3.5
rst soltou fat finger Edga11. Se não for último suspiro, após congestão tem espaço pra boa recuperação. Quiçá de volta aos 30.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 25, 2022 17:34:00 GMT -3.5
rst soltou fat finger Edga11. Se não for último suspiro, após congestão tem espaço pra boa recuperação. Quiçá de volta aos 30.
Conforme eu postei em outro lugar, e sobre o mesmo EDGA11, não tem indicador que funcione como as BB. Cara eu vou estudar com mais vagar esse indicador. Quero saber entre outras coisas como
o sujeito teve essa sacada.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 25, 2022 18:06:10 GMT -3.5
rst soltou fat finger Edga11. Se não for último suspiro, após congestão tem espaço pra boa recuperação. Quiçá de volta aos 30. Pior é que depois daquela postagem até aumentei minha ordem de 19,0x para 19,1x, mas não adiantou. Hoje disparou e fiquei chupando o dedo. Se voltar ao preço que me dispunha a pagar, não será nos próximos dias. Vou cancelar minha ordem e comprar outro ativo com o aporte do mês.
|
|
|
Post by rogerdff on May 14, 2022 12:48:12 GMT -3.5
Sim Hfof11 montou posição. Fof estou focando mais Hgff11 e Kfof11. Bbrc11 não conhecia realmente muito melhor ou menos risco. Hgff11 abaixo 70 e Kfof11 76,xx. Kisu11 abaixo 7,50. Knri11 perto 130. Bbrc11 nós 97-95 Jsre11 nos 72-73 Média 10-20% desconto VPC que já estão defasados ou sem reposição ainda dá inflação tijolo. Fora enorme diversificação. Já apliquei 1 casa vendida. Vai render dobro líquido do que recebia aluguel bruto. E livre dor cabeça inquilino imobiliária. E enorme concentração em um único ativo. Outra casa consegui vender agora início mês. 10% sinal 20% na escritura a ser assinada próximos dias. 70% Outubro. Renda esperada em FIIs + RF desses 2 Imóveis já cobriria com folga gastos mensais atuais. Com plano saúde + INSS previstos a partir de 2026, já é suficiente. Talvez dê sorte ainda coincidir valor Outubro com final eleições e mercado com promoções ainda melhores que agora. Se cenário apertar e Selic bater acima 15%, fundão Novembro FIIs pode ser testado novamente.
|
|
|
Post by rogerdff on May 18, 2022 8:32:02 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 21, 2022 8:59:46 GMT -3.5
Eu gosto de trocar experiências com os colegas a respeito de estratégias de investimentos
Há algum tempo, conforme relatei aqui, tenho computado o que eu ganho em valorizações para comparar com o que é reinvestido de dividendos
Passados alguns meses, já tenho um mínimo de histórico nessa atividade para relatar
Por enquanto, tenho ganho em capital 50% do que eu reinvisto em dividendos. Ou seja: para cada 1 real de dividendos, eu tenho acrescido mais 50 centavos de ganhos de capital
Traduzindo: estou acelerando, me média, 50% o crescimento de meus FIIs com ganhos de capital, além do crescimento normal
Não sei se vcs consideram isso legal, muito bom, ou insuficiente. De minha parte, a meta era ter 1:1, para cada real reinvestido através dos dividendos, mais um real de ganhos de capital
Lógico que isso é factível, porém eu teria que dar uma esticada no meu perfil de risco, pois ganhos maiores de capital implicariam em mais riscos
Por isso gostaria de saber a opinião dos outros. Se alguém mais está adotando esta estratégia, e quais os resultados obtidos, de modo que eu possa compara com a média dos investidores
Ah sim, e a maior parte do meu dinheiro ainda não está investida, ainda é cash.
|
|
|
Post by cpf216 on May 21, 2022 13:34:09 GMT -3.5
Eu gosto de trocar experiências com os colegas a respeito de estratégias de investimentos
Há algum tempo, conforme relatei aqui, tenho computado o que eu ganho em valorizações para comparar com o que é reinvestido de dividendos
Passados alguns meses, já tenho um mínimo de histórico nessa atividade para relatar
Por enquanto, tenho ganho em capital 50% do que eu reinvisto em dividendos. Ou seja: para cada 1 real de dividendos, eu tenho acrescido mais 50 centavos de ganhos de capital
Traduzindo: estou acelerando, me média, 50% o crescimento de meus FIIs com ganhos de capital, além do crescimento normal
Não sei se vcs consideram isso legal, muito bom, ou insuficiente. De minha parte, a meta era ter 1:1, para cada real reinvestido através dos dividendos, mais um real de ganhos de capital
Lógico que isso é factível, porém eu teria que dar uma esticada no meu perfil de risco, pois ganhos maiores de capital implicariam em mais riscos
Por isso gostaria de saber a opinião dos outros. Se alguém mais está adotando esta estratégia, e quais os resultados obtidos, de modo que eu possa compara com a média dos investidores
Ah sim, e a maior parte do meu dinheiro ainda não está investida, ainda é cash.
É assim mesmo. É uma questão de tempo até que se atinja esse patamar, para qualquer ativo gerador de proventos. Claro a taxa interfere também, mas novamente, com o tempo, atinge-se 10%, 20%, 50%, 100%, 200%... O pessoal me pergunta muita se o ganho de capital é relevante no aumento patrimonial. Eu posso dizer com convicção que não é o caso nos primeiros 15 anos, e mais ainda no meu caso onde o nível de poupança foi muito alto, que é praticamente impossível nos primeiros 20 anos.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 9, 2022 12:01:13 GMT -3.5
Esta já é a quarta vez, nos últimos meses, em que os juros futuros se aproximam do ponto dos 12,82 e retornam
Como eu acredito que a coisa sempre ainda vai piorar muito antes do que melhore, sigo apostando na alta dos juros futuros e que essa resistência será finalmente rompida (mas sem realizar contrato de juro futuro),
só aguardando para ver o impacto nos FIIs
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 15, 2022 10:16:19 GMT -3.5
Para todos os efeitos, está rompendo a formação anterior, conforme esperado. Segurando ao máximo as compras, aguardando mais quedas
|
|
|
Post by rogerdff on Jul 7, 2022 19:46:13 GMT -3.5
E tesouro IPCA já acima dos 6%. Era meu alvo pra começar a entrar.
Já não duvido buscar próximo dos 7%, e Selic próximo dos 16-17%.
FIIs FoFs ainda podem sofrer mais pelo visto.
Reteste níveis final Nov/21 ?
GTWR11 importante nível suporte nominal. Prédio sede BB em Brasília.
Parece uma boa opção no momento.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 7, 2022 21:14:06 GMT -3.5
E tesouro IPCA já acima dos 6%. Era meu alvo pra começar a entrar. Já não duvido buscar próximo dos 7%, e Selic próximo dos 16-17%. FIIs FoFs ainda podem sofrer mais pelo visto. Reteste níveis final Nov/21 ? GTWR11 importante nível suporte nominal. Prédio sede BB em Brasília. Parece uma boa opção no momento.
Tenho, e pouco, NTNB 26. As outras NTNBs só quando romperem os 7%, olhe lá
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 28, 2022 19:57:59 GMT -3.5
Estou com uma dúvida sobre como proceder nos próximos meses e gostaria da opinião de quaisquer outros foristas
Ao contrário de outras vezes, quando fui surpreendido todo comprado na alta, desta vez me antecipei e consegui comprar muita coisa na "baixa"
Agora, a maioria dos meus fundos passou ou está passando para o azul e me veio a dúvida sobre o que fazer nos próximos meses com os dividendos
1) Reinvesti-los mesmo aumentando o PM
2) Guardar para a próxima baixa
3) Procurar outros mercados
Já estou realizando ativamente a opção número 3. Ocorre que, em geral, as crises lá fora e aqui são simultâneas, de modo que peguei uma quantidade de coisa na baixa e fora do Brasil teria o
mesmo problema, ao menos no que se refere às BDRs
Se alguém tiver uma ideia diferente por favor compartilhe
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 28, 2022 21:17:37 GMT -3.5
e me veio a dúvida sobre o que fazer nos próximos meses com os dividendos Uma vez na sua conta, o dividendo que entrou não tem mais relação alguma com o ativo que o gerou. É dinheiro como outro qualquer e não precisa ser reinvestido no mesmo ativo ou na mesma classe de ativo. O que eu normalmente faço é juntar tudo com o aporte do mês e usar tudo para comprar aquele ativo que me parece ser a melhor escolha do momento. Se em determinado mês excepcionalmente receber um dividendo muito maior, posso eventualmente dividir o total em uma ou mais partes e comprar mais de um ativo. Mas a regra é essa: comprar sempre o que me parece o ativo mais atrativo naquele momento, pouco importando se ele é uma ação, um FII, um título de renda fixa ou o que mais houver disponível. Assim, dinheiro que veio de FII pode virar ação e vice-versa, sem nenhuma preocupação com origem.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 28, 2022 22:06:22 GMT -3.5
e me veio a dúvida sobre o que fazer nos próximos meses com os dividendos Uma vez na sua conta, o dividendo que entrou não tem mais relação alguma com o ativo que o gerou. É dinheiro como outro qualquer e não precisa ser reinvestido no mesmo ativo ou na mesma classe de ativo. O que eu normalmente faço é juntar tudo com o aporte do mês e usar tudo para comprar aquele ativo que me parece ser a melhor escolha do momento. Se em determinado mês excepcionalmente receber um dividendo muito maior, posso eventualmente dividir o total em uma ou mais partes e comprar mais de um ativo. Mas a regra é essa: comprar sempre o que me parece o ativo mais atrativo naquele momento, pouco importando se ele é uma ação, um FII, um título de renda fixa ou o que mais houver disponível. Assim, dinheiro que veio de FII pode virar ação e vice-versa, sem nenhuma preocupação com origem. Obrigado por postar sua opinião. O problema, nos fiis é que o reinvestimento dos dividendos é da essência do crescimento dos mesmos,, pois como eu gosto de ressaltar para as conhecidos, cada vez que se reinvente dividendos aumenta-se não só o valor quanto a renda, talvez a solução seja reinvestir durante alguns meses de modo que não se aumente muito o PM. As minhas ações também estou já no azul ou no 0x0. Até meus bdrs eu acertei o fundão na maioria. Enfim, resta esperar. Se o dólar der uma bela corrigida seria uma opção.
|
|
|
Post by cpf216 on Oct 29, 2022 10:08:27 GMT -3.5
Obrigado por postar sua opinião. O problema, nos fiis é que o reinvestimento dos dividendos é da essência do crescimento dos mesmos,, pois como eu gosto de ressaltar para as conhecidos, cada vez que se reinvente dividendos aumenta-se não só o valor quanto a renda, talvez a solução seja reinvestir durante alguns meses de modo que não se aumente muito o PM. As minhas ações também estou já no azul ou no 0x0. Até meus bdrs eu acertei o fundão na maioria. Enfim, resta esperar. Se o dólar der uma bela corrigida seria uma opção. Sim, mas daí tam a abstração. O que cresce a renda na carteira de FII é reinvestimento nos FIIs, e o que cresce retorno da carteira, dividendos OU principal, é o reinvestimento na carteira, de preferência no ativo OU classe que, no melhor dos chutes, seria o melhor de investir no momento da aplicação. Não se fixe que tem de investir dividendo de FII em FII, só porque tem outros ativos na carteira. Isso não faz sentido.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 29, 2022 13:57:55 GMT -3.5
Obrigado por postar sua opinião. O problema, nos fiis é que o reinvestimento dos dividendos é da essência do crescimento dos mesmos,, pois como eu gosto de ressaltar para as conhecidos, cada vez que se reinvente dividendos aumenta-se não só o valor quanto a renda, talvez a solução seja reinvestir durante alguns meses de modo que não se aumente muito o PM. As minhas ações também estou já no azul ou no 0x0. Até meus bdrs eu acertei o fundão na maioria. Enfim, resta esperar. Se o dólar der uma bela corrigida seria uma opção. Sim, mas daí tam a abstração. O que cresce a renda na carteira de FII é reinvestimento nos FIIs, e o que cresce retorno da carteira, dividendos OU principal, é o reinvestimento na carteira, de preferência no ativo OU classe que, no melhor dos chutes, seria o melhor de investir no momento da aplicação. Não se fixe que tem de investir dividendo de FII em FII, só porque tem outros ativos na carteira. Isso não faz sentido. Esse nosso debate deve continuar nos próximos meses. Eu tenho o hábito de registrar onde eu reinvestido o dinheiro dos dividendos. Imagino que o melhor seja ir deixando o próprio desenrolar do mercado ir mostrando as melhores oportunidades
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 29, 2022 21:15:28 GMT -3.5
Vamos fazer uma simulação de padaria
Atualmente este é o meu PM:
O gráfico é semanal. Desta vez eu peguei os ativos, acredito, em um bom PM
Agora vamos imaginar que eu vá reinvestindo os dividendos todo mês (não usei o juro composto)
Imaginando que o ativo possa chegar a 181 reais (chute), reinvestindo os dividendos em um ano o PM iria para cerca de 160. Ora, um aumento desses no PM seria plenamente aceitável
Estou plenamente ciente que só estou imaginando uma alta do ativo no período quando na verdade pode acontecer qualquer coisa.
Então se eu simplesmente adicionar os dividendos, o PM subiria só um pouco e a minha atuação não mudaria. Depois eu vou fazer contas de padaria adicionando mais alguma coisa por mês
|
|