|
Post by rogerdff on Nov 17, 2021 18:33:30 GMT -3.5
E quem diria, TRNT11 estava R$100 quando postei acima e, pouco após, chegou em R$86. Como alguém estava vendendo com volume a qualquer preço, fui ganancioso e joguei uma ordem em R$80,00. Obviamente que foi um exagero e não executou. Vamos acompanhar se essas vendas serão retomadas nos próximos dias. Essa não acompanhei recentemente. 50% desconto que loucura. Como você bem disse é aproveitar e aguentar até maré inverter.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 17, 2021 18:43:00 GMT -3.5
Sim, veja bem: não precisa 100%. Se vc conseguisse levantar, digamos 10% ou 20% do valor do que acredita valham os imóveis já não seria algo
Eu mesmo tenho um imóvel que estou pensando em vender. Mas pelo ritmo que invisto... ficaria com um monte de liquidez e aportando aos poucos do mesmo jeito
Vou até dar uma pesquisada a respeito. 2 casas tem valor somado bem alto. Uns 20% já seria algo bem relevante.
Tendo em vista o que vc disse, parece que pode não ser o ideal, mas seria satisfatório. Só que o custo, se for pela via bancária, imagino que seria algo proibitivo
Estou pensando em voltar a comprar bdrs. Comprei os primeiros já faz um ano (e com exceção da Verizon nenhum caiu lá fora). 2022 definitivamente eu começo a investir diretamente. Como eu disse antes desconfio que o dólar não volte aos patamares anteriores. Como não
podemos ter certeza disso assim como das outras coisas o jeito vai ser comprar aos poucos
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 23, 2021 11:57:39 GMT -3.5
Já estou quase aceitando permuta. Já tive várias ofertas.
Níveis desconto FIIs já próximos pânico.
Knri11 dos poucos se sustentando.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 23, 2021 13:26:59 GMT -3.5
Já estou quase aceitando permuta. Já tive várias ofertas. Níveis desconto FIIs já próximos pânico. Knri11 dos poucos se sustentando.
No momento não é preciso nem olhar para os múltiplos.
Quando a gente vê nos fóruns sobre o tema pessoas postando mensagens do tipo "isso aqui não vai parar de cair?" "até onde vai essa queda"
Significa que os níveis de queda já ultrapassaram as expectativas de muita gente
Vamos ver a próxima reunião do Copom (7 e 8 de dezembro) eu acredito em mais alta da Selic e por isso em mais queda
Se vc pudesse dar mais algum detalhe da permuta que está quase realizando eu estou curioso porque bem que eu gostaria de conseguir mais dinheiro agora (sem ter que vender o imóvel que disponho)
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 23, 2021 13:42:57 GMT -3.5
Já estou quase aceitando permuta. Já tive várias ofertas. Níveis desconto FIIs já próximos pânico. Knri11 dos poucos se sustentando.
Quando a gente vê nos fóruns sobre o tema pessoas postando mensagens do tipo "isso aqui não vai parar de cair?" "até onde vai essa queda"
Significa que os níveis de queda já ultrapassaram as expectativas de muita gente
Vamos ver a próxima reunião do Copom (7 e 8 de dezembro) eu acredito em mais alta da Selic e por isso em mais queda
Se vc pudesse dar mais algum detalhe da permuta que está quase realizando eu estou curioso porque bem que eu gostaria de conseguir mais dinheiro agora (sem ter que vender o imóvel que disponho)
Não acompanho muito outros fóruns, no máximo, antes de uma compra, dou uma olhada no clubefii para ver se há algum comentário útil sobre o ativo que estou interessado (algum comunicado ou fato relevante que tenha passado despercebido, por exemplo). Mas o que tenho visto não é tanto comentários do tipo "por que está caindo?" e sim gente tratando qualquer fii que fica com um pouco mais de vacância como um mico a ser evitado, não importa o preço. Também tem muito comentário de gente dizendo que ainda bem que vendeu o mico com 50% de prejuízo, pois as perdas poderiam ser ainda maiores (ou seja, comprou na alta e vendeu na baixa, ainda que não no fundo). E não é apenas em fundo ruim não. Tem muitos FIIs que antes eram prestigiados pelos pequenos investidores com comentários semelhantes. TRNT é um exemplo. Prédio excelente na região da Berrini, quanto mais a cotação cai, mais o pessoal joga pedra. Pelo nível dos comentários, parece até que a torre está virando um barraco de madeira em Cidade Tiradentes.
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 23, 2021 13:50:04 GMT -3.5
Permuta é quando oferecem outro imóvel como parte da compra. Restante dinheiro. Problema que acaba gerando preços inflados. Meu caso tive oferta imóvel cerca 60% valor e outro cerca 40%. Mas depois tem custos 2% ITBI e cerca 1% cartório. Fora 6% corretora se for vender No fim você até consegue monetizar parte e aumentar liquidez, mas continua imobilizado e gastando custos de girar imóvel. Fato é que janela oportunidade ao meu ver está próxima fundão. Muito provavelmente não vou ter tempo aproveitar liquidação.
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 23, 2021 13:56:54 GMT -3.5
Não acompanho muito outros fóruns, no máximo, antes de uma compra, dou uma olhada no clubefii para ver se há algum comentário útil sobre o ativo que estou interessado (algum comunicado ou fato relevante que tenha passado despercebido, por exemplo). Mas o que tenho visto não é tanto comentários do tipo "por que está caindo?" e sim gente tratando qualquer fii que fica com um pouco mais de vacância como um mico a ser evitado, não importa o preço. Também tem muito comentário de gente dizendo que ainda bem que vendeu o mico com 50% de prejuízo, pois as perdas poderiam ser ainda maiores (ou seja, comprou na alta e vendeu na baixa, ainda que não no fundo). E não é apenas em fundo ruim não. Tem muitos FIIs que antes eram prestigiados pelos pequenos investidores com comentários semelhantes. TRNT é um exemplo. Prédio excelente na região da Berrini, quanto mais a cotação cai, mais o pessoal joga pedra. Pelo nível dos comentários, parece até que a torre está virando um barraco de madeira em Cidade Tiradentes. Imaginava que queda acentuada era mais por especulação venda descoberta (aluguel cotas) e menor apetite ponta compradora, com maioria entrando em RF ou FII papel. Mas pelo visto muitos que entraram no oba oba de 2019 estão entregando os pontos. Turma segue mesmo a risca comprar na baixa vender na alta.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 23, 2021 17:28:35 GMT -3.5
Permuta é quando oferecem outro imóvel como parte da compra. Restante dinheiro. Problema que acaba gerando preços inflados. Meu caso tive oferta imóvel cerca 60% valor e outro cerca 40%. Mas depois tem custos 2% ITBI e cerca 1% cartório. Fora 6% corretora se for vender No fim você até consegue monetizar parte e aumentar liquidez, mas continua imobilizado e gastando custos de girar imóvel. Fato é que janela oportunidade ao meu ver está próxima fundão. Muito provavelmente não vou ter tempo aproveitar liquidação.
Roger claro que sei o que é permuta, o que eu pensava é sobre um possível deságio quando do negócio
Vejo que vc está pensando numa recuperação em "V". Eu imagino algo um pouco diferente, imagino talvez alguns dias de pânico no mercado e depois as cotações se estabilizarem e, começarem, talvez uma senoide
Não vejo alta antes do final do ano que vem (mas eu nunca vejo alta, de qualquer jeito)
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 23, 2021 18:19:22 GMT -3.5
Roger claro que sei o que é permuta, o que eu pensava é sobre um possível deságio quando do negócio
Vejo que vc está pensando numa recuperação em "V". Eu imagino algo um pouco diferente, imagino talvez alguns dias de pânico no mercado e depois as cotações se estabilizarem e, começarem, talvez uma senoide
Não vejo alta antes do final do ano que vem (mas eu nunca vejo alta, de qualquer jeito)
Deságio até uns 5-10% é normal. Mais de 10% não vale a pena. Com relação ao valor mercado. Concordo seu racional, também imagino algum platô depois fundão. Recuperação V nem considerei e deve demorar mesmo, mas mesmo platô imagino acima níveis atuais. Por exemplo, HGRE11 faixa 125 HGBS11 faixa 180 HGFF11 faixa 80. E isso pode ocorrer em 3-6 meses. Mercado antecipa. E minha estratégia tivesse os recursos em mãos seria justamente distribuir as compras ao longo dos próximos 3 meses, pra evitar entrar de uma vez. Mas se o fundo for muito mais abaixo níveis atuais, então situação é muito pior que esperava. Daqui 3 meses vai ser interessante comparar essa visão atual.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 24, 2021 19:37:02 GMT -3.5
Tendo em vista a existência de vários FIIs negociando muito abaixo do valor patrimonial, surgiu-me uma dúvida: Se houver previsão no regulamento, um FII pode adquirir as cotas de própria emissão? (Algo semelhante a um programa de recompra de ações feito por uma empresa). Sei que a lei veda o RESGATE de cotas, mas isso se dirige ao cotista, que não pode pedir ao fundo o dinheiro investido de volta. Há algum impedimento para que o fundo recompre suas cotas no mercado secundário e promova posterior cancelamento? cpf216, jigsaw ou algum outro usuário tem a resposta?
|
|
|
Post by cpf216 on Nov 24, 2021 21:12:55 GMT -3.5
Tendo em vista a existência de vários FIIs negociando muito abaixo do valor patrimonial, surgiu-me uma dúvida: Se houver previsão no regulamento, um FII pode adquirir as cotas de própria emissão? (Algo semelhante a um programa de recompra de ações feito por uma empresa). Sei que a lei veda o RESGATE de cotas, mas isso se dirige ao cotista, que não pode pedir ao fundo o dinheiro investido de volta. Há algum impedimento para que o fundo recompre suas cotas no mercado secundário e promova posterior cancelamento? cpf216 , jigsaw ou algum outro usuário tem a resposta? ICVM 472: Art. 35. É vedado ao administrador, no exercício das funções de gestor do patrimônio do fundo e utilizando os recursos do fundo: VI – aplicar recursos na aquisição de cotas do próprio fundo;
|
|
|
Post by cpf216 on Nov 25, 2021 8:50:08 GMT -3.5
Tendo em vista a existência de vários FIIs negociando muito abaixo do valor patrimonial, surgiu-me uma dúvida: Se houver previsão no regulamento, um FII pode adquirir as cotas de própria emissão? (Algo semelhante a um programa de recompra de ações feito por uma empresa). Sei que a lei veda o RESGATE de cotas, mas isso se dirige ao cotista, que não pode pedir ao fundo o dinheiro investido de volta. Há algum impedimento para que o fundo recompre suas cotas no mercado secundário e promova posterior cancelamento? cpf216 , jigsaw ou algum outro usuário tem a resposta? ICVM 472: Art. 35. É vedado ao administrador, no exercício das funções de gestor do patrimônio do fundo e utilizando os recursos do fundo: VI – aplicar recursos na aquisição de cotas do próprio fundo; Um questão sobre a redação toda torta desse Art. 35. É vedado ao administrador, no exercício das funções de gestor de recomprar cotas. Então... Pode um FII com gestor independente fazê-lo? A resposta provavelmente é não, mas porque não existe ainda a possibilidade (na positiva) de FII cancelar cotas em Tesouraria, o que tornaria a compra inútil a um conflito de interesses, ainda mais em fundos onde a performance é dada em termos de preço de secundário. Agora se algum gestor estiver lendo isso daqui e quiser arriscar uma consulta a CAM... <wink/><wink/>
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 25, 2021 9:48:27 GMT -3.5
ICVM 472: Art. 35. É vedado ao administrador, no exercício das funções de gestor do patrimônio do fundo e utilizando os recursos do fundo: VI – aplicar recursos na aquisição de cotas do próprio fundo; Um questão sobre a redação toda torta desse Art. 35. É vedado ao administrador, no exercício das funções de gestor de recomprar cotas. Então... Pode um FII com gestor independente fazê-lo? A resposta provavelmente é não, mas porque não existe ainda a possibilidade (na positiva) de FII cancelar cotas em Tesouraria, o que tornaria a compra inútil a um conflito de interesses, ainda mais em fundos onde a performance é dada em termos de preço de secundário. Agora se algum gestor estiver lendo isso daqui e quiser arriscar uma consulta a CAM... <wink/><wink/> Tem ainda a questão de a legalidade de uma vedação dessa natureza ser instituída por uma instrução normativa. A lei dos fundos imobiliários não trouxe essa proibição. A recompra de cotas em casos como o que citei é do total interesse dos cotistas (valoriza a cota e aumenta sua participação sobre o ativo). Gostaria mesmo de ver o setor questionar a CVM.
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 25, 2021 9:53:24 GMT -3.5
Um questão sobre a redação toda torta desse Art. 35. É vedado ao administrador, no exercício das funções de gestor de recomprar cotas. Então... Pode um FII com gestor independente fazê-lo? A resposta provavelmente é não, mas porque não existe ainda a possibilidade (na positiva) de FII cancelar cotas em Tesouraria, o que tornaria a compra inútil a um conflito de interesses, ainda mais em fundos onde a performance é dada em termos de preço de secundário. Agora se algum gestor estiver lendo isso daqui e quiser arriscar uma consulta a CAM... <wink/><wink/> Tem ainda a questão de a legalidade de uma vedação dessa natureza ser instituída por uma instrução normativa. A lei dos fundos imobiliários não trouxe essa proibição. A recompra de cotas em casos como o que citei é do total interesse dos cotistas (valoriza a cota e aumenta sua participação sobre o ativo). Gostaria mesmo de ver o setor questionar a CVM. Faz muito sentido se tiver boa disponibilidade $$. Talvez essa seja restrição na prática, ter $$ suficiente. Sem comprometer muito distribuição rendimentos.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Dec 3, 2021 19:58:08 GMT -3.5
Um martelo no fundo, seguido de vários candlesticks em geral positivos e MM começando a apontar para cima, eu estou reforçando a posição em vários FIIs pois acredito que devemos ter um fundo
|
|
|
Post by rogerdff on Dec 28, 2021 14:05:11 GMT -3.5
Um martelo no fundo, seguido de vários candlesticks em geral positivos e MM começando a apontar para cima, eu estou reforçando a posição em vários FIIs pois acredito que devemos ter um fundo
Acertou em cheio. Que oportunidade foi aberta final Novembro. Difícil aparecer outra assim.
|
|
|
Post by rogerdff on Dec 28, 2021 14:09:09 GMT -3.5
Deságio até uns 5-10% é normal. Mais de 10% não vale a pena. Com relação ao valor mercado. Concordo seu racional, também imagino algum platô depois fundão. Recuperação V nem considerei e deve demorar mesmo, mas mesmo platô imagino acima níveis atuais. Por exemplo, HGRE11 faixa 125 HGBS11 faixa 180 HGFF11 faixa 80. E isso pode ocorrer em 3-6 meses. Mercado antecipa. E minha estratégia tivesse os recursos em mãos seria justamente distribuir as compras ao longo dos próximos 3 meses, pra evitar entrar de uma vez. Mas se o fundo for muito mais abaixo níveis atuais, então situação é muito pior que esperava. Daqui 3 meses vai ser interessante comparar essa visão atual. No fim apenas 1 mês recuperou queda principal. Mercado antecipa não tem jeito. Precifica o pior cenário pra depois colher. Só resta lamentar incrível oportunidade perdida.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Dec 29, 2021 2:02:43 GMT -3.5
Acertou em cheio. Que oportunidade foi aberta final Novembro. Difícil aparecer outra assim.
Ocorre que a oportunidade mesmo foi nos fofs, a qual vc previu, abri posição e alguns e baixei o pm de vários
Nos fundos mais tradicionais e nisso estou incluindo alguns de logística, a queda não foi suficiente para que eu fizesse grandes compras, comprei só alguma coisa de CXCE11b olhe lá
Mas quanto a oportunidades, fique mais calmo. Agora é ano eleitoral, isso deve resultar em uma boa volatilidade nos valores da bolsa. Por minha parte, continuo a guardar o grosso do meu dinheiro esperando mais quedas
|
|
|
Post by rogerdff on Dec 29, 2021 10:38:08 GMT -3.5
Ocorre que a oportunidade mesmo foi nos fofs, a qual vc previu, abri posição e alguns e baixei o pm de vários
Nos fundos mais tradicionais e nisso estou incluindo alguns de logística, a queda não foi suficiente para que eu fizesse grandes compras, comprei só alguma coisa de CXCE11b olhe lá
Mas quanto a oportunidades, fique mais calmo. Agora é ano eleitoral, isso deve resultar em uma boa volatilidade nos valores da bolsa. Por minha parte, continuo a guardar o grosso do meu dinheiro esperando mais quedas
Só resta esperar, o que ficou mais claro é que sem bom desconto complicado segurar valor grande investido.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Dec 29, 2021 15:34:04 GMT -3.5
Só resta esperar, o que ficou mais claro é que sem bom desconto complicado segurar valor grande investido.
Essa retomada vigorosa do IFIX me surpreendeu um pouco, eu esperava uma reação mais lenta
Mas, como eu disse, fique tranquilo que aparecerão novas oportunidades
Os juros futuros já ensaiam uma nova alta
|
|