rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 1, 2021 20:52:02 GMT -3.5
O fundo inominável recebeu um ofício da CVM determinando o refazimento das demonstrações financeiras em virtude se irregularidades contábeis: fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/visualizarDocumento?id=230223O montante não parece ser tão significativo, mas vai bem em linha com os questionamentos feito no passado sobre a confiabilidade das demonstrações.
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 5, 2021 13:23:51 GMT -3.5
sultao estava certo
FIIs abrindo excelente janela oportunidade.
Hgre11 podendo buscar meu alvo principal 120.
HGBS11 quiçá 160.
Knri11 de volta próximo 130.
E dadas incertezas até onde vai Selic fundo pode ser pouco mais embaixo.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 8, 2021 10:46:39 GMT -3.5
sultao estava certo FIIs abrindo excelente janela oportunidade. Hgre11 podendo buscar meu alvo principal 120. HGBS11 quiçá 160. Knri11 de volta próximo 130. E dadas incertezas até onde vai Selic fundo pode ser pouco mais embaixo.
Você também acertou bem, ao deduzir que os fofs iriam apanhar mais do que a média.
E de fato, eles estão tombando e criando boas oportunidades de compras
Imagino que agora vc deve estar vendo os méritos de se fazer pequenas compras. Fui aconselhado assim por um expert cujo nome não posso revelar aqui (o cpf216)
Pensei: se compras pequenas são boas, microcompras não poderiam ser ainda melhores? Nessa eu vou comprando e ainda dispondo de boa liquidez. Muito do que eu quero ainda está longo do preço que disponho a pagar. Abs
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 8, 2021 16:09:58 GMT -3.5
sultao estava certo FIIs abrindo excelente janela oportunidade. Hgre11 podendo buscar meu alvo principal 120. HGBS11 quiçá 160. Knri11 de volta próximo 130. E dadas incertezas até onde vai Selic fundo pode ser pouco mais embaixo.
Você também acertou bem, ao deduzir que os fofs iriam apanhar mais do que a média.
E de fato, eles estão tombando e criando boas oportunidades de compras
Imagino que agora vc deve estar vendo os méritos de se fazer pequenas compras. Fui aconselhado assim por um expert cujo nome não posso revelar aqui (o @cpf)
Pensei: se compras pequenas são boas, microcompras não poderiam ser ainda melhores? Nessa eu vou comprando e ainda dispondo de boa liquidez. Muito do que eu quero ainda está longo do preço que disponho a pagar. Abs
BRco11 também parece boa oportunidade. Jsre11 perto 70, Hgff11 também. Daqui um tempo vamos sentir saudades. Negócio ir comprando aos poucos mesmo, 100 cotas por vez parece boa medida.
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 11, 2021 12:50:31 GMT -3.5
Em apenas 1 semana.
Hgre11 já abaixo 120 HGBS11 abaixo 170 Hgff11 abaixo 70
Knri11 sobrevivendo acima 130.
Já estão precificando algo pior que esperado.
Ou DY% acima 8%.
Se Ibov buscar 92k ver como se comportarão FIIs tijolo.
Por isso tem diversificar com FII de papel.
Acabo focando sempre tijolo.
Inimaginável é o que vai ocorrer EUA e Criptos crash parece iminente.
Impossível continuar subindo sem limite.
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 16, 2021 18:08:54 GMT -3.5
Olha lá Sultão.
HGBS11 quase 160 e HGRE11 117.
Mercado nunca deve-se duvidar mesmo.
E Ibov nem perdeu 100k ainda.
|
|
|
Post by wizardhsc on Nov 16, 2021 20:58:06 GMT -3.5
Voltei aos Fii. Mas vou me concentrar em apenas um FOF. Kisu11.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 17, 2021 11:33:00 GMT -3.5
Olha lá Sultão. HGBS11 quase 160 e HGRE11 117. Mercado nunca deve-se duvidar mesmo. E Ibov nem perdeu 100k ainda. pode acrescentar a sua lista:
trnt11 abaixo de 100 edga11 em 23,50 cnes11 em 36
e tem outros.
Acredito que a grande oportunidade do mercado hoje está nos FIIs de escritórios.
Valores inimagináveis uns anos atrás. Se corrigir pela inflação então, ninguém acreditaria que chegaríamos a isso.
Se notarem, por causa da pandemia, setor de construção praticamente parou de lançar novos prédios comerciais. Só tem saído prédio residencial. Mesmo que o mercado de locação não volte a ser 100% do que era antes do trabalho remoto, novos negócios surgem todo dia, demandando ao menos algum espaço. É só ver o que acontece nos EUA, que estão muito mais avançados na digitalização do que o Brasil. Lá, o mercado de escritórios continuou existindo. Aqui não será diferente, apesar do que dizem os profetas do apocalipse.
A oferta está congelada e a demanda retomando lentamente. Não demora muito e o equilíbrio é novamente atingido. Como não existem novos lançamentos e um prédio novo demora de 3 a 5 anos para ficar em pé, dependendo das aprovações, teremos por alguns anos o oposto do que estamos observando agora (demanda maior do que oferta).
É preciso ter paciência, mas a hora de comprar é agora. Se cair, aguente o tapa na cara e continue comprando.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 17, 2021 11:37:59 GMT -3.5
Apenas complementando: tentem comprar pessoalmente algum imóvel comercial pelo preço/m² que alguns FIIs estão sendo negociados. Não irão encontrar nada minimamente parecido, nem mesmo em leilões, e se fizerem uma proposta semelhante o vendedor achará que é uma piada.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 17, 2021 11:49:48 GMT -3.5
Olha lá Sultão. HGBS11 quase 160 e HGRE11 117. Mercado nunca deve-se duvidar mesmo. E Ibov nem perdeu 100k ainda. pode acrescentar a sua lista:
e tem outros.
Acredito que a grande oportunidade do mercado hoje está nos FIIs de escritórios.
Valores inimagináveis uns anos atrás. Se corrigir pela inflação então, ninguém acreditaria que chegaríamos a isso.
Se notarem, por causa da pandemia, setor de construção praticamente parou de lançar novos prédios comerciais. Só tem saído prédio residencial. Mesmo que o mercado de locação não volte a ser 100% do que era antes do trabalho remoto, novos negócios surgem todo dia, demandando ao menos algum espaço. É só ver o que acontece nos EUA, que estão muito mais avançados na digitalização do que o Brasil. Lá, o mercado de escritórios continuou existindo. Aqui não será diferente, apesar do que dizem os profetas do apocalipse.
A oferta está congelada e a demanda retomando lentamente. Não demora muito e o equilíbrio é novamente atingido. Como não existem novos lançamentos e um prédio novo demora de 3 a 5 anos para ficar em pé, dependendo das aprovações, teremos por alguns anos o oposto do que estamos observando agora (demanda maior do que oferta).
É preciso ter paciência, mas a hora de comprar é agora. Se cair, aguente o tapa na cara e continue comprando.
E quem foi que disse a vocês que não estou de olho
Isso aqui é uma imagem parcial do folder onde guardo as notas de corretagem das CNES11 que compro
Algumas compras de 10 unidades no meio de um oceano de compras de 1 unidade
Já comecei a fazer o mesmo com EDGA11 e devo começar com os outros também em breve
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 17, 2021 12:02:57 GMT -3.5
E quem foi que disse a vocês que não estou de olho Isso aqui é uma imagem parcial do folder onde guardo as notas de corretagem das CNES11 que compro Algumas compras de 10 unidades no meio de um oceano de compras de 1 unidade Já comecei a fazer o mesmo com EDGA11 e devo começar com os outros também em breve
Sei que já explicou o racional de comprar de 1 em 1 (ansiedade), mas acho isso totalmente impensável. Cada compra também envolve um consumo de tempo (colocar uma ordem, confirmar a execução, baixar a nota de corretagem, recalcular preço médio, adequar planilhas de controle, atualizar bens e direitos na declaração de IR no ano seguinte, etc). Não vejo porque gastar tanto esforço para adquirir um ativo que vale R$36,00 e proporcionará uma renda mensal de menos de 1 centavo. Compro tudo em uma única ordem mensal e, se a cotação cair após a compra, paciência.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 17, 2021 13:56:25 GMT -3.5
E quem foi que disse a vocês que não estou de olho Isso aqui é uma imagem parcial do folder onde guardo as notas de corretagem das CNES11 que compro Algumas compras de 10 unidades no meio de um oceano de compras de 1 unidade Já comecei a fazer o mesmo com EDGA11 e devo começar com os outros também em breve
Sei que já explicou o racional de comprar de 1 em 1 (ansiedade), mas acho isso totalmente impensável. Cada compra também envolve um consumo de tempo (colocar uma ordem, confirmar a execução, baixar a nota de corretagem, recalcular preço médio, adequar planilhas de controle, atualizar bens e direitos na declaração de IR no ano seguinte, etc). Não vejo porque gastar tanto esforço para adquirir um ativo que vale R$36,00 e proporcionará uma renda mensal de menos de 1 centavo. Compro tudo em uma única ordem mensal e, se a cotação cair após a compra, paciência.
Quer saber duma coisa? Não acho tão trabalhoso assim. Eu uso aquele bullzip (se quiser eu procuro depois o nome) ele transforma a nota de corretagem em um arquivo pdf imediatamente
As planilhas, depois que a gente pega o básico, não são um grande problema, são uma grande vantagem para ir atualizando o PM
E eu estou ficando cada vez mais convencido de que com compras pequenas a gente tende a se aproximar do fundão
Mas confesso que sou um caso extremo: estou aí no máximo 20% alocado.
E é bom acrescentar que essas compras de 1 em 1 são utilizadas nos fundos monkeys tipo CNES11 e EDGA11, nos outros eu faço compras pequenas mas em números maiores
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 17, 2021 16:46:31 GMT -3.5
e tem outros.
Sem dúvidas janela oportunidade é única. Pena estar preso liquidez tentando vender 2 casas. Daqui 3-6 meses acredito não ter mais essa janela. O que tinha liquidez zerei hoje inclusive. Compras parciais são 100-250 cotas, menos também não tenho paciência suficiente. Por isso também não tem liquidez que dure muito.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 17, 2021 17:45:46 GMT -3.5
pode acrescentar a sua lista:
e tem outros.
Sem dúvidas janela oportunidade é única. Pena estar preso liquidez tentando vender 2 casas. Daqui 3-6 meses acredito não ter mais essa janela. O que tinha liquidez zerei hoje inclusive. Compras parciais são 100-250 cotas, menos também não tenho paciência suficiente. Por isso também não tem liquidez que dure muito.
Para vc eu devo parecer até exótico mas eu não entendo essa pressa sua.
Talvez parte da solução seria vc levantar um empréstimo tendo como garantia um dos imóveis
Veja bem: eu nunca fiz um empréstimo, e os juros estão lá em cima. Mas se a vontade sua é tão grande assim de investir agora, veja se tem algum amigo que te empreste e vc pode usar o imóvel como garantia
Eu conheço algo do mercado imobiliário do df por ter vivido aí. Imóvel nenhum é barato, vc pode levantar digamos um percentual do que deseja agora enquanto vende com calma os imóveis. É só sugestão, quem
é melhor para gerir seus negócios é claro, é você
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 17, 2021 17:54:05 GMT -3.5
E quem diria, TRNT11 estava R$100 quando postei acima e, pouco após, chegou em R$86.
Como alguém estava vendendo com volume a qualquer preço, fui ganancioso e joguei uma ordem em R$80,00. Obviamente que foi um exagero e não executou.
Vamos acompanhar se essas vendas serão retomadas nos próximos dias.
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 17, 2021 18:11:32 GMT -3.5
Talvez parte da solução seria vc levantar um empréstimo tendo como garantia um dos imóveis
Veja bem: eu nunca fiz um empréstimo, e os juros estão lá em cima. Mas se a vontade sua é tão grande assim de investir agora, veja se tem algum amigo que te empreste e vc pode usar o imóvel como garantia
Eu conheço algo do mercado imobiliário do df por ter vivido aí. Imóvel nenhum é barato, vc pode levantar digamos um percentual do que deseja agora enquanto vende com calma os imóveis. É só sugestão, quem
Pior que até pensei algo parecido. Impaciência é por saber que imóvel leva em média 6 meses pra venda. 3 meses casos extraordinários até receber 100%. E que preços atuais com descontos grandes VP já embutem muito pessimismo. Ou excelente risco retorno. E principalmente comparando o que recebo aluguel com o que receberia livre de IR, fora não precisar se preocupar mais com dificuldades inerentes imóvel próprio aluguel. E ainda poder comprar com baita desconto que pra mim já é mais que suficiente O que jamais conseguiria comprando diretamente, só com FIIs. Ou seja, compraria hoje nos níveis preços atuais 100% sem pensar, pois FIIs tijolo chegaram níveis que não esperava ver mais. 50% RF FII papel e 50% FIIs tijolo. Não é pra ficar ansioso?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 17, 2021 18:12:21 GMT -3.5
Acho que entendi o "x" do problema: é que como as cotações caíram demais vc talvez esteja achando que essa irracionalidade não dura
Nisso eu concordo contigo: a feição do mercado está ficando irracional. Mas a gente não sabe quanto tempo dura
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 17, 2021 18:16:49 GMT -3.5
Pior que até pensei algo parecido.
Sim, veja bem: não precisa 100%. Se vc conseguisse levantar, digamos 10% ou 20% do valor do que acredita valham os imóveis já não seria algo
Eu mesmo tenho um imóvel que estou pensando em vender. Mas pelo ritmo que invisto... ficaria com um monte de liquidez e aportando aos poucos do mesmo jeito
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 17, 2021 18:25:21 GMT -3.5
Acho que entendi o "x" do problema: é que como as cotações caíram demais vc talvez esteja achando que essa irracionalidade não dura
Nisso eu concordo contigo: a feição do mercado está ficando irracional. Mas a gente não sabe quanto tempo dura
Perfeito. Com certeza sultão, não tem como acertar fundo muito menos duração. Que o diga quem pensou como agora lá final 2014 início 2015 estar aproveitando promoção. Ou antes ainda 2013. Final 2015 início 2016 era terra arrasada. Agora não vejo como 2015/2016 mas não muito longe também. Se for comparar valores no tempo corrigidos por inflação, e não nominal, alguns FIIs tijolo já devem estar mais baratos. Estou torcendo pra durar pelo menos 6 meses e ter tempo aproveitar. A verdade pior é se for pensar no patrimônio em dólar e dólar romper os 6. Aí destruição valor seria ainda pior. Mas por preguiça mesmo nunca nem pesquisei REITs. Então acabo aceitando com FIIs mesmo.
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 17, 2021 18:27:17 GMT -3.5
Pior que até pensei algo parecido.
Sim, veja bem: não precisa 100%. Se vc conseguisse levantar, digamos 10% ou 20% do valor do que acredita valham os imóveis já não seria algo
Eu mesmo tenho um imóvel que estou pensando em vender. Mas pelo ritmo que invisto... ficaria com um monte de liquidez e aportando aos poucos do mesmo jeito
Vou até dar uma pesquisada a respeito. 2 casas tem valor somado bem alto. Uns 20% já seria algo bem relevante.
|
|