|
Post by Sultão do Swing on Aug 8, 2021 10:14:43 GMT -3.5
'A perspectiva inflacionária tem piorado muito mais do que a gente imaginava'
Nesse quadro, o Copom deve aumentar os juros em um ritmo maior, o que significa um prolongamento do período de queda dos FIIs
A grande questão é saber esperar qual momento ideal entrar. Seria melhor esperar até 2022? Qual sua estimativa queda que espera considerando níveis atuais?
Nosso velho sonho, né roger? Acertar o fundão das ações, acertar o fundão dos fundos imobiliários
Bem acertar o fundão é complicado, mas acho que posso adiantar parte do que pretendo fazer
Em fiis que já estão há um bom tempo no mercado, procurar comprar perto dos fundos históricos
Se vc olhar algumas postagens atrás, eu discuti isso brevemente com o Claudio66 e observei que um dos meus fundos, o HFOF11, fez fundão por volta de 80 em outras vezes (se não achar o gráfico me diga que eu posto de novo)
Quer dizer que vai chegar lá, ou vai ainda mais baixo? Não dá para dizer, mas eu pretendo fazer um aporte mais substancial por volta deste ponto que mencionei
Outra coisa que me veio à cabeça foi o seguinte: o Schwartsman acredita que o Copom precisa apertar os juros até por volta de 7% ou 7,5% para que a inflação volte para dentro da meta em 2022
Então eu raciocino assim, se a Selic remunera o título de mais baixo risco do mercado a LFT, eu devo esperar que o mercado precifique outros ativos com essa taxa + um prêmio, correto?
Ora, segundo o site da Status, o dy hoje desta mesma HFOF11 está em 7,53% Então alguma queda a mais a gente tem que esperar para que o mercado sinalize que este ativo vale a pena tendo em vista o cenário econômico
Isso para quem está entrando agora, e não para quem já entrou e está no vermelho, feito eu, he he
Vou usar desses dois critérios e ir comprando aos poucos, já que verifiquei que compras mais parceladas tendem a aproximar mais do melhor preço
Casos especiais tipo CNES11 vou continuar comprando uma por dia (sexta eu comprei duas e cheguei a 100 cotas, he he)
Comprando aos poucos, saber o quando não é tão importante. Além disso, quem está líquido no momento está numa situação bem confortável, vendo os seus títulos serem remunerados melhor com a SELIC subindo, e
com os FIIs caindo, para quê pressa em uma situação dessas?
Como diz o Barsi, quando a bolsa cai, é meu dinheiro que valoriza. Com a queda das cotações, a cada dia o meu dinheiro pode comprar mais FIIs
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 8, 2021 19:20:02 GMT -3.5
Não é no sentido acertar fundo, não tem como.
É avaliar se vale ficar mais tempo de fora.
5-10% queda ainda poderia ocorrer.
Olhar suportes principais também sigo assim no momento.
Hgre11 por exemplo nominal 120 seria suporte principal. 133 virou suporte agora.
Compras parciais meu caso não tenho muita disciplina pra por em prática.
Por isso prefiro esperar zonas suporte mais fortes.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Aug 8, 2021 21:23:22 GMT -3.5
Não é no sentido acertar fundo, não tem como. É avaliar se vale ficar mais tempo de fora. 5-10% queda ainda poderia ocorrer. Olhar suportes principais também sigo assim no momento. Hgre11 por exemplo nominal 120 seria suporte principal. 133 virou suporte agora. Compras parciais meu caso não tenho muita disciplina pra por em prática. Por isso prefiro esperar zonas suporte mais fortes.
Para mim não é questão de disciplina, eu gosto de fazer essas compras parciais, ainda mais que a minha corretora deixou de cobrar corretagem sobre elas.
Fazer pequenas compras tira, a meu ver, muito do estresse de ter que acertar a cotação.
No seu caso então, fica mais fácil definindo zonas de compra. Vc delimita o teto ("não compro acima de x") e abaixo disso vc vai fazendo os aportes. Cada um com seu estilo de investir
Nesse sentido, HGRE11, para mim, ainda não dá. Eu esperaria cair mais
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 8, 2021 21:57:48 GMT -3.5
Não é no sentido acertar fundo, não tem como. É avaliar se vale ficar mais tempo de fora. 5-10% queda ainda poderia ocorrer. Olhar suportes principais também sigo assim no momento. Hgre11 por exemplo nominal 120 seria suporte principal. 133 virou suporte agora. Compras parciais meu caso não tenho muita disciplina pra por em prática. Por isso prefiro esperar zonas suporte mais fortes.
Para mim não é questão de disciplina, eu gosto de fazer essas compras parciais, ainda mais que a minha corretora deixou de cobrar corretagem sobre elas.
Fazer pequenas compras tira, a meu ver, muito do estresse de ter que acertar a cotação.
No seu caso então, fica mais fácil definindo zonas de compra. Vc delimita o teto ("não compro acima de x") e abaixo disso vc vai fazendo os aportes. Cada um com seu estilo de investir
Nesse sentido, HGRE11, para mim, ainda não dá. Eu esperaria cair mais
Exatamente definindo preço teto e zonas suporte. Limita mais e precisa ter mais paciência, arriscando não chegar. Hfof11 realmente já zona suporte mais forte entre 85-90. Parece boa opção pra diversificar.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 9, 2021 7:44:04 GMT -3.5
Outra coisa que me veio à cabeça foi o seguinte: o Schwartsman acredita que o Copom precisa apertar os juros até por volta de 7% ou 7,5% para que a inflação volte para dentro da meta em 2022 Então eu raciocino assim, se a Selic remunera o título de mais baixo risco do mercado a LFT, eu devo esperar que o mercado precifique outros ativos com essa taxa + um prêmio, correto? Considerando que Selic já embute a inflação (ao menos deveria embutir, ainda que não seja o caso atualmente) e, no longo prazo, valor dos imóveis tende a acompanhar a inflação, NTN-B de longo prazo (+prêmio) não seria um parâmetro mais apropriado de comparação com os rendimentos dos FIIs? A taxa dessas NTN-Bs está próxima de 4,5%. Edit: coincidentemente, saiu hoje uma reportagem no valor que trata sobre isso: valorinveste.globo.com/produtos/fundos-imobiliarios/noticia/2021/08/09/fundos-imobiliarios-atravessam-mare-turbulenta-com-favoritismo-pela-renda-fixa.ghtml
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 9, 2021 10:38:17 GMT -3.5
Sobre Fofii como Hfof11.
Como é calculado VP do fundo.
Pelo valor pago de compra?
Ou pelo VP dos Fiis que investe?
Ao meu ver faz mais sentido pelo que pagou.
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 9, 2021 10:39:34 GMT -3.5
Pra juros longo pouco acima 4% bruto liquido daria cerca 3,5% Pra FII então > 5,5% liquido. Ex. Knri11 considerando 0,70-0,75 daria: 0,70*0,85*12/5,5% = 130 0,75*0,85x12/5,5% = 139 Seria este critério usado preço teto? acredito que faz sentido Rst aqui foi discutido exatamente isso Mas ainda sim com algum prêmio.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Aug 9, 2021 15:55:46 GMT -3.5
Hfof11 realmente já zona suporte mais forte entre 85-90. Parece boa opção pra diversificar.
Sim é uma opção para diversificar mas quero chamar a atenção para um ponto
Assim, os carros e motos da minha cidade que são sempre anunciados como "filé", quando a gente examina de perto eles têm "detalhes"
Cada vez mais está difícil achar um fundo sem detalhes e isso se aplica ao HFOF11
Ele tem o aspecto legal de não fazer emissões abaixo do vp, algo que se tornou moda ultimamente
Mas um forista notou bem outro dia que eles aumentaram significativamente a posição em BBPO11
Porque um fundo de fundos aumenta a posição em um fundo de agência cujo contrato finaliza no horizonte visível e cuja renovação é, na melhor das hipóteses, discutível, é algo que ignoro
Mas isso já acendeu a luz amarela para mim.
Além disso, eles já têm posição em RBVA11 e classificam isso como "varejo"
Então não há porque privilegiar o HFOF11 em detrimento de outros fofs. Eu já tenho posição em HGFF11 e pretendo abrir em outros.
Acho que essa concentração em agências deve ser pesada quando da decisão de formar posição
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 10, 2021 10:41:56 GMT -3.5
Sim por isso e pela concentração acabei não entrando.
Hgff11 também zona suporte importante, e apesar ter custo administração alto parece mais confiável.
E portfólio mais diversificado ou pelo menos sem muita concentração.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Aug 11, 2021 16:41:50 GMT -3.5
Sim por isso e pela concentração acabei não entrando. Hgff11 também zona suporte importante, e apesar ter custo administração alto parece mais confiável. E portfólio mais diversificado ou pelo menos sem muita concentração.
Tem vários outros fofs que valem a pena dar uma olhada, ao menos
HGFF11 eu tenho principalmente porque há alguns meses eu especulei que haveria uma queda nos fundos imobiliários
O que eu tinha no azul eu basicamente vendi, HGFF11 eu já estava no vermelho
Há alguns dias comprei uma cota de BPFF11, e hoje comprei uma cota de OUF11
Caindo mais um pouco comprarei 10 cotas de cada um e irei aumentando o número de cotas, inversamente proporcional à queda, até ter mais ou menos 2% - 2,5% do meu dinheiro em cada uma. É isso aí. Abs
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 12, 2021 15:40:25 GMT -3.5
Sim por isso e pela concentração acabei não entrando. Hgff11 também zona suporte importante, e apesar ter custo administração alto parece mais confiável. E portfólio mais diversificado ou pelo menos sem muita concentração.
Tem vários outros fofs que valem a pena dar uma olhada, ao menos
HGFF11 eu tenho principalmente porque há alguns meses eu especulei que haveria uma queda nos fundos imobiliários
O que eu tinha no azul eu basicamente vendi, HGFF11 eu já estava no vermelho
Há alguns dias comprei uma cota de BPFF11, e hoje comprei uma cota de OUF11
Caindo mais um pouco comprarei 10 cotas de cada um e irei aumentando o número de cotas, inversamente proporcional à queda, até ter mais ou menos 2% - 2,5% do meu dinheiro em cada uma. É isso aí. Abs
Acabei pegando HGFF11 agora nos 76,50. Mesmo que VP seja marcado a mercado, desconto deve estar quase 10%. Como não sou muito paciente, tivesse mais recurso teria entrado forte hoje HGRE11, KNRI11. MALL11, HGRU11 e GGRC11 em teoria também estão dando boa oportunidade. E quase fechei venda imóvel há 2 semanas com objetivo entrar 100% FIIs. Só depois saberei se perdi realmente grande oportunidade, única certeza se tivesse recurso em mãos já tinha investido ao menos 50%.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Aug 13, 2021 16:23:20 GMT -3.5
Acabei pegando HGFF11 agora nos 76,50. Mesmo que VP seja marcado a mercado, desconto deve estar quase 10%. Como não sou muito paciente, tivesse mais recurso teria entrado forte hoje HGRE11, KNRI11. MALL11, HGRU11 e GGRC11 em teoria também estão dando boa oportunidade. E quase fechei venda imóvel há 2 semanas com objetivo entrar 100% FIIs. Só depois saberei se perdi realmente grande oportunidade, única certeza se tivesse recurso em mãos já tinha investido ao menos 50%.
Tem muita coisa caindo, eu gosto de diversificar. Tem várias ações do setor elétrico nas quais eu estou de olho. Mas teria que cair muito ainda, para eu pensar em comprar (tipo Tietê caindo para a casa dos 11 reais, por exemplo)
Os juros futuros subindo também apontam para uma melhoria nas taxas pagas pelo TD. Mas eu só quero a NTNB 26 pois é a única na qual eu tenho esperança de ver o dinheiro de volta
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 13, 2021 16:40:44 GMT -3.5
Tem muita coisa caindo, eu gosto de diversificar. Tem várias ações do setor elétrico nas quais eu estou de olho. Mas teria que cair muito ainda, para eu pensar em comprar (tipo Tietê caindo para a casa dos 11 reais, por exemplo)
Os juros futuros subindo também apontam para uma melhoria nas taxas pagas pelo TD. Mas eu só quero a NTNB 26 pois é a única na qual eu tenho esperança de ver o dinheiro de volta
Se eu tivesse com recurso disponível que tinha previsto para aplicar, já tinha aplicado quase tudo hoje. Esse é meu problema não saber esperar. Tanto FIIs quanto BBAS3 e EZTC3. IBOV nessa faixa 120k pode ser pullback e retomar tendência alta qualquer momento. Enquanto EUA não vem crash, aqui chances ao meu ver são maiores para voltar subir. Em teoria muita coisa barata.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 13, 2021 17:14:24 GMT -3.5
Tem muita coisa caindo, eu gosto de diversificar. Tem várias ações do setor elétrico nas quais eu estou de olho. Mas teria que cair muito ainda, para eu pensar em comprar (tipo Tietê caindo para a casa dos 11 reais, por exemplo) Os juros futuros subindo também apontam para uma melhoria nas taxas pagas pelo TD. Mas eu só quero a NTNB 26 pois é a única na qual eu tenho esperança de ver o dinheiro de volta
Se eu tivesse com recurso disponível que tinha previsto para aplicar, já tinha aplicado quase tudo hoje. Esse é meu problema não saber esperar. Tanto FIIs quanto BBAS3 e EZTC3. IBOV nessa faixa 120k pode ser pullback e retomar tendência alta qualquer momento. Enquanto EUA não vem crash, aqui chances ao meu ver são maiores para voltar subir. Em teoria muita coisa barata. FIIs têm uma liquidez miserável. Tem um que estou com uma ordem há quase dois meses. Demorou um mês para executar 1/3 da ordem, mais quinze dias para o outro 1/3. Ainda falta a parte restante (só por isso não divulgarei o nome). Estou colocando um preço R$x,00, que havia sido o último fechamento antes de eu me decidir comprar. Durante semanas vejo negócios de uma única cota a R$x,01 ou R$x,02. Se deixo de incluir a ordem em um dia específico, naquele dia sai negócio também de uma cota abaixo do meu preço. Basta incluir novamente minha ordem que o preço volta para R$x,01 ou alguma outra merreca acima, mas sempre com negócios de uma única cota, indicando que é apenas alguma pessoa/algoritmo testando outros preços. E se engana quem pensa que é um FII desconhecido. Não está no ifix (possivelmente por causa desse baixo volume negociado), mas é um fundo que sempre foi muito comentado em foruns especializados.
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 13, 2021 17:24:29 GMT -3.5
Manipulação em FII é discarada.
Lugg11 tinha comprado mas sai quando vi HGFF11 caindo abaixo 80.
Acima 100 é um parto.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Aug 14, 2021 13:19:30 GMT -3.5
Se eu tivesse com recurso disponível que tinha previsto para aplicar, já tinha aplicado quase tudo hoje. Esse é meu problema não saber esperar. Tanto FIIs quanto BBAS3 e EZTC3. IBOV nessa faixa 120k pode ser pullback e retomar tendência alta qualquer momento. Enquanto EUA não vem crash, aqui chances ao meu ver são maiores para voltar subir. Em teoria muita coisa barata.
Nós estamos nos antípodas. Curiosamente meu problema é ficar esperando demais, e só comprar à prestação. Mas eu não sou infeliz assim não. Se isso vai me dar resultado financeiro só o tempo dirá (eu espero)
O último FIIs que começou a mostrar detalhes foi o TGAR11. Bastou eu comprar alguma coisinha e já começou uma movimentação no fundo. Aparentemente os gestores querem transformá-lo em uma potência financeira
Existe quem tema que isso se dê às custas dos cotistas. Como eu só comprei um pouco, vou segurar e ir observando
Quanto aos fundos mais tradicionais, tipo KINEA, eu estou aguardando mais quedas.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Aug 30, 2021 15:56:38 GMT -3.5
Uma notícia muito boa hoje: o BBPO11 vai renovar o contrato por mais cinco anos
"Em conclusão ao processo iniciado e comunicado ao mercado em 12 de janeiro de 2021 sobre a negociação para alongamento dos contratos de locação dos imóveis do Fundo feita em conjunto com a CBRE, informamos aos investidores que, do total de 64 imóveis detidos pelo Fundo, 58 imóveis tiveram seus contratos de locação 100% (cem por cento) renovados por mais 5 (cinco) anos à partir de 22 de novembro de 2022 até 22 de novembro de 2027"
Houve uma redução no valor das locações mas longe do que ocorreu com CXCE11b
"Como contrapartida ao alongamento dos contratos, o Fundo negociou com o locatário dos Imóveis Negociados um desconto aos atuais valores dos aluguéis, de modo que haverá uma redução da receita recorrente do Fundo equivalente a 17% (dezessete por cento) dos valores recebidos em julho de 2021, todavia, acrescentando entre novembro 2022 e novembro 2027 a receita de R$738MM (setecentos e trinta e oito milhões de reais) ao caixa do Fundo, caso sejam mantidas todas as locações renegociadas."
Enfim, como muitos FoFs têm o BBPO11 na carteira, essa notícia merecia ser postada no tópico do geral dos FIIs
|
|
|
Post by rogerdff on Sept 12, 2021 9:29:11 GMT -3.5
Que acharam opções Agro como RZTR e BTAL.
Um investe terras outro parte mais logística/cilos
Achei muito interessante apesar do 2o ser gestão BTG.
Tem ainda BTRA e QAGR.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 19, 2021 15:26:39 GMT -3.5
Galera fiz uma mudança na minha avaliação sobre os investimentos em FIIs e gostaria de compartilhar com vcs
Há um tempo atrás, discutíamos se haveria mais queda nos FIIs. A impressão agora é que isso é quase certo, dado que o COPOM deve aumentar ainda mais os juros
Pois bem, eu planejava aumentar posição em vários ativos, como por exemplo este aqui:
Ele tem um suporte forte em 80 reais, então eu acho que ele cairá até lá.
A questão é, o suporte vai segurar?
Pensei melhor e arrisco a dizer que não. Com efeito, tem gente no mercado apostando que as altas de juros ainda estão um pouco longe de acabar
Num cenários desses, é razoável supor que os FIIs ainda vão cair consideravelmente, incluindo este aqui.
Assim, eu inicialmente planejava dobrar a posição que tinha no ativo, caso ele chegasse aos 80. Mudei de ideia e, caso ele chegue lá vou fazer apenas mais um pequeno aporte, aumentando talvez em 2,5% a minha posição
Isso vale para os outros FIIs que eu tenho (não é muita coisa, mas tenho em XPSF11, TGAR11 e outros)
Agora claro, eu não tenho bola de cristal e posso estar redondamente enganado. Por isso gostaria de ouvir a opinião dos outros
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 2, 2021 17:51:52 GMT -3.5
HFOF11 fazendo mais uma subscrição
A subscrição é no valor de R$ 88,45
Segundo o Status Invest o VP atualmente do ativo é de R$ 92,05
E eu que tinha comprado cotas justamente porque esse fundo não costumava fazer emissões abaixo do VP
"Isso é igual a Justiça, Sultão. Tarda, mas não falha"
|
|