|
Post by Sultão do Swing on Jun 22, 2021 10:24:58 GMT -3.5
|
|
|
Post by rogerdff on Jun 22, 2021 20:08:42 GMT -3.5
Para mim para FII ainda não está claro, parece valer somente para empresas. E FII ainda teria de considerar o estoque, ou seja, o que já existe não teria como aplicar, penalizando investidores de longo prazo. Mesmo caso para CRIs/LCIs já existentes. Não tem como mudar regras no meio do caminho nestes casos. Já vi algumas discussões nesse sentido. Questão se for aplicar para FII esse estoque não poderia mais fazer emissões. Ficaria congelado com patrimônio existente. Só podendo investir através de desinvestimentos.
|
|
|
Post by rogerdff on Jun 25, 2021 15:31:10 GMT -3.5
Foi inteligente saber esperar. Agora várias excelentes oportunidades.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 25, 2021 15:39:33 GMT -3.5
Foi inteligente saber esperar. Agora várias excelentes oportunidades.
Eu sinceramente, dei um "ufa" de alívio pois finalmente esse assunto foi encaminhado e agora é "oficial", sem depender de sites de fofocas na net
Quem fez grandes aportes antes do fato se deu mal mas tem o consolo de que os dividendos ainda assim vão rolar
Eu aguardo mais quedas
|
|
|
Post by mostarda on Jun 25, 2021 16:57:20 GMT -3.5
Eu em fii's faz tempo que só entrava em subscrição quando o ágio fazia sentido..
vou ter perdas, mas pelo menos não estava aportando pesado nisso (bom, em tese, tem que cair pelo menos 15% pra fazer sentido comprar)
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 25, 2021 17:03:00 GMT -3.5
Eu em fii's faz tempo que só entrava em subscrição quando o ágio fazia sentido.. vou ter perdas, mas pelo menos não estava aportando pesado nisso (bom, em tese, tem que cair pelo menos 15% pra fazer sentido comprar)
Eu estava posicionado em vários, mas, como postei anteriormente, desconfiado do que aconteceria, limei parte dos meus fundos e vendi o que tinha no azul
Vc tem estratégia em relação ao momento de fazer novas compras? Eu já vi gente dizendo que vai tomar como parâmetro o desconto em relação ao VP
Ao que parece vc pretende usar como critério a queda em relação à cotação atual, perfeito?
|
|
|
Post by rogerdff on Jun 25, 2021 17:22:54 GMT -3.5
Eu em fii's faz tempo que só entrava em subscrição quando o ágio fazia sentido.. vou ter perdas, mas pelo menos não estava aportando pesado nisso (bom, em tese, tem que cair pelo menos 15% pra fazer sentido comprar) Se a regra parece valer só a partir 2022, sinceramente não entendo porque cairia ainda mais. Nós preços que bateram mínima hoje FIIs estavam embutindo cenário futuro, e não atual isento ainda. Ou seja, ou eu não entendi nada ou momento era pra aproveitar promoção.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 25, 2021 17:51:57 GMT -3.5
Eu em fii's faz tempo que só entrava em subscrição quando o ágio fazia sentido.. vou ter perdas, mas pelo menos não estava aportando pesado nisso (bom, em tese, tem que cair pelo menos 15% pra fazer sentido comprar) Se a regra parece valer só a partir 2022, sinceramente não entendo porque cairia ainda mais. Nós preços que bateram mínima hoje FIIs estavam embutindo cenário futuro, e não atual isento ainda. Ou seja, ou eu não entendi nada ou momento era pra aproveitar promoção.
Bem, eu mesmo acho que cai ainda mais. Ocorre que ainda estamos no meio do período de alta dos juros
Para a próxima reunião do COPOM já estão cogitando uma alta de 1% em vez dos 0,75% aplicados nas últimas reuniões
Isso deve ter um efeito significativo no mercado, ainda mais sabendo-se que de agora em diante os FIIs serão tributados
Vou comprar sim, mas bem aos poucos
|
|
|
Post by rogerdff on Jun 25, 2021 19:40:13 GMT -3.5
Proposta se aprovada é a partir 2022.
Vale pra quem tinha. Essa eu não imaginava.
Ferraram legal com quem investiu pesado últimos anos.
Como já precificaram parte, realmente ainda teria espaço pra 5-10% queda.
Se aprovarem assim
E não tem isenção como dividendos ações.
|
|
|
Post by rogerdff on Jun 25, 2021 19:51:01 GMT -3.5
E quem se complicou mesmo são os FoF.
Vender Fiis carteira agora baita preju.
Não vender Yield cai na veia 15%.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 26, 2021 6:34:29 GMT -3.5
E quem se complicou mesmo são os FoF. Vender Fiis carteira agora baita preju. Não vender Yield cai na veia 15%.
Mas vão gerar boas oportunidades, roger. Eu tinha grandes posições em OUFF11, HFOF11 e BPFF11. Limei HFOF11 e vendi as outras.
Eu conto com o exagero típico da bolsa nas altas e baixas. Sem rodar as carteiras, eu imagino como vc que elas vão cair exageradamente, ou seja, criar boas oportunidades de compra
Depois vem o ciclo de alta, e tudo recomeça....
|
|
|
Post by mostarda on Jun 26, 2021 21:16:16 GMT -3.5
Eu em fii's faz tempo que só entrava em subscrição quando o ágio fazia sentido.. vou ter perdas, mas pelo menos não estava aportando pesado nisso (bom, em tese, tem que cair pelo menos 15% pra fazer sentido comprar)
Eu estava posicionado em vários, mas, como postei anteriormente, desconfiado do que aconteceria, limei parte dos meus fundos e vendi o que tinha no azul
Vc tem estratégia em relação ao momento de fazer novas compras? Eu já vi gente dizendo que vai tomar como parâmetro o desconto em relação ao VP
Ao que parece vc pretende usar como critério a queda em relação à cotação atual, perfeito?
Então, eu confesso que não sei ainda. Mas sim, acredito que tem que manter pelo menos 2 pontos acima das NTNBs, líquido, pra valer o risco.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 27, 2021 9:23:52 GMT -3.5
Então, eu confesso que não sei ainda. Mas sim, acredito que tem que manter pelo menos 2 pontos acima das NTNBs, líquido, pra valer o risco.
Bem, aos poucos, à medida que o quadro for se delineando, a gente vai poder decidir melhor
No momento eu acredito que o mais adequado e o que pretendo seguir é
Já calculo os dys dos fundos com 20% de desconto sobre os pagamentos atuais
Evitar grandes aportes no momento, podemos ainda ter meses de queda
Os grandes aportes devem ser feitos mais ou menos no final do processo de alta de juros (que é quando eu imagino os fundos vão chegar ao ponto mais baixo)
Ficar de olho em FIIs que realizam parte expressiva em ganhos de capital (tipo XPSF11, do qual eu tenho algumas unidades) pois com as quedas nas cotações eles devem rodar menos (a não ser que comecem a vender com prejú, tipo o OUFF11),
sem as vendas as distribuições cairiam, como os investidores em fiis em todo lugar são "yield chasers" isso poderia levar a quedas acentuadas de cotação
|
|
|
Post by rogerdff on Jun 27, 2021 21:17:10 GMT -3.5
Então, eu confesso que não sei ainda. Mas sim, acredito que tem que manter pelo menos 2 pontos acima das NTNBs, líquido, pra valer o risco. Pra juros longo pouco acima 4% bruto liquido daria cerca 3,5% Pra FII então > 5,5% liquido. Ex. Knri11 considerando 0,70-0,75 daria: 0,70*0,85*12/5,5% = 130 0,75*0,85x12/5,5% = 139 Seria este critério usado preço teto?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 28, 2021 7:18:57 GMT -3.5
Enquanto vocês discutem quanto menos os FIIs deveriam valer: braziljournal.com/br-properties-aluga-seis-andares-do-ventura-no-centro-do-rioPreço do aluguel/m² acima de R$100. Sem querer comparar peras com laranjas, fico imaginando o potencial de retorno de EDGA11, Almi11, Prsv11, Famb11 quando vacância voltar para patamares normais. Com ou sem isenção de IR sobre rendimentos, estou olhando com mais atenção para FIIs no Rio.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 28, 2021 10:17:54 GMT -3.5
Enquanto vocês discutem quanto menos os FIIs deveriam valer: braziljournal.com/br-properties-aluga-seis-andares-do-ventura-no-centro-do-rioPreço do aluguel/m² acima de R$100. Sem querer comparar peras com laranjas, fico imaginando o potencial de retorno de EDGA11, Almi11, Prsv11, Famb11 quando vacância voltar para patamares normais. Com ou sem isenção de IR sobre rendimentos, estou olhando com mais atenção para FIIs no Rio.
Não é quem eu discorde de você, rst, mas acontece que eu já tenho um pouco em CNES11 e estou acompanhando de perto as movimentações do ativo
Ficar abrindo posições em outras daria um peso muito grande a ativos de retorno duvidoso
Mas eu sei que vc geralmente faz investimentos com plena consciência e acho que tem boas possibilidades de ter sucesso mais nessas também
De qualquer modo foi bom vc chamar a nossa atenção para esses FIIs "malditos"
|
|
|
Post by mostarda on Jun 28, 2021 12:36:12 GMT -3.5
Então, eu confesso que não sei ainda. Mas sim, acredito que tem que manter pelo menos 2 pontos acima das NTNBs, líquido, pra valer o risco. Pra juros longo pouco acima 4% bruto liquido daria cerca 3,5% Pra FII então > 5,5% liquido. Ex. Knri11 considerando 0,70-0,75 daria: 0,70*0,85*12/5,5% = 130 0,75*0,85x12/5,5% = 139 Seria este critério usado preço teto? acredito que faz sentido
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 6, 2021 11:01:17 GMT -3.5
No tópico "mercado" eu havia postado o seguinte: Ainda sobre a reforma, ela é péssima para FIIs, mas tem a redução do ganho de capital de 20% para 15%. Cotações talvez estejam estáveis porque pessoal pode estar aguardando a nova alíquota para realizar o lucro com um imposto menor (isso pensando em um cotista grande em um FII de baixa liquidez. Custa menos comprar algumas cotas agora para manter a cotação estável do que realizar o lucro de uma grande posição com uma alíquota 5% maior) Pensando um pouco mais sobre o assunto, essa redução de IRPF pode também estar adiando a venda de alguns imóveis por causa do IR que incide sobre a amortização. Para gestoras como a Hedge, que montam grandes posições em fundos largados e depois promovem a venda do imóvel seguida da amortização e liquidação do fundo, pode ser um bom negócio aguardar a redução de alíquota sobre o ganho de capital para executar essa estratégia. É possível que fiquemos por um tempo sem grandes amortizações, até se ter uma certeza maior sobre as possibilidades de aprovação da reforma do IR.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 29, 2021 23:46:18 GMT -3.5
'A perspectiva inflacionária tem piorado muito mais do que a gente imaginava'
Nesse quadro, o Copom deve aumentar os juros em um ritmo maior, o que significa um prolongamento do período de queda dos FIIs
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 6, 2021 18:00:56 GMT -3.5
'A perspectiva inflacionária tem piorado muito mais do que a gente imaginava'
Nesse quadro, o Copom deve aumentar os juros em um ritmo maior, o que significa um prolongamento do período de queda dos FIIs
A grande questão é saber esperar qual momento ideal entrar. Seria melhor esperar até 2022? Qual sua estimativa queda que espera considerando níveis atuais?
|
|