|
Post by cpf216 on May 22, 2021 14:01:45 GMT -3.5
Cada vez que a gente tem um comentário do cpf é um choque. Eu esperava ouvir tipo "são tantos que eu nem posso fazer uma lista" Acredite-me. Eu fiquei muito tentado de não responder. Mas eis que o impacto da resposta tem a mais a ver com a pergunta do que com a resposta em si. A pergunta era sobre FIIs específicos, muitos anos a frente. Isso eu não sabeia responder. Mas FIIs, muitos anos a frente, assume que haja um mercado de FIIs, muitos e muitos anos a frente. Portanto fica fácil de responder com uma coisa que já está embutida na própria pergunta. Um mercado de FIIs existe, ergo, um ETF de FIIs.
|
|
|
Post by cpf216 on May 22, 2021 14:10:30 GMT -3.5
ETF do IFIX? interessante. IR de ganho capital é 15%, certo? Ainda que o perfil passivo da gestão não resulte em um giro grande da carteira, as compras e vendas efetuadas pelo próprio fundo estão sujeitas à alíquota de 20%? Caso não estejam, o xfix traria vantagem em relação ao investimento direto em FIIs no tocante ao ir sobre ganho de capital. Haveria porém a desvantagem de os rendimentos isentos recebidos pelo ETF serem incorporados à cota e tributados também em 15% quando houver venda pelo investidor. Pois é, um ETF de FII de retorno total. Uma coisa extremamente importante, mas que passou muito desapercebida quando começou. E cota base 10 ainda, para ajudar. IR de ganho de capital de 20% segundo a FAQ, usando um argumento bem chulé, mas é o que temos para hoje. A vantagem, no entanto, é que ETF (e não FoF) daí isento de ganho de capital internamente. Sim, os rendimentos acabam tributados conforme essa lógica, o que é um decréscimo em relação a deter FIIs diretamente. Fora a própria questão de ser uma ativo que não paga proventos, o que em si mesmo pode afastar muita gente. Mas mesmo esse problema tem solução, ainda que não perfeita. Logo FIIs poderão ser aceitos como margem. Espero que a mesma coisa para ETFs de FII. E sendo aceito como margem, daí dá para usá-los para extrair renda do mercado através de lançamento de opções bem OTM. Opções do ETF, ou menor ainda, opções somente financeiras de índice (IBOV e, futuramente do IFIX), e assim gerar renda extra, de menor tributação e em fluxo mensal.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 26, 2021 16:18:13 GMT -3.5
O alarme do meu Profitchart começou a disparar direto, mostrando quedas substanciais em vários ativos. Apertem os cintos, rapazes, isso é indicativo de que teremos fortes emoções pela frente
|
|
|
Post by Claudio66 on May 27, 2021 7:59:05 GMT -3.5
...
O alarme do meu Profitchart começou a disparar direto, mostrando quedas substanciais em vários ativos. Apertem os cintos, rapazes, isso é indicativo de que teremos fortes emoções pela frente
Seria oportunidade de compra?
Alguns FOF de instituições renomadas (KFOF11, HGFF11 e RFOF11 ) estão sendo negociados com desconto de 10% sobre o valor patrimonial da cota. Isso parece dinheiro sobrando sobre a mesa. Não é?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 27, 2021 14:22:22 GMT -3.5
...
Alguns FOF de instituições renomadas (KFOF11, HGFF11 e RFOF11 ) estão sendo negociados com desconto de 10% sobre o valor patrimonial da cota. Isso parece dinheiro sobrando sobre a mesa. Não é?
A meu ver sim, mas isso depende muito do que vc tem em mente. Se é uma valorização tipo as smallcaps as quais são a sua especialidade, esqueça. FIIs também valorizam, mas não tem a mesma volatilidade
A palavra agora é ir com calma. Eu mesmo estou comprado em vários FoF e esperando outros caírem. Ocorre que estamos ainda no início do processo de subida de juros (a meu ver) até o BC terminar de apertar
e depois desapertar vai demorar um pouco (na minha modesta opinião)
Eu estou no vermelho em praticamente todos os meus FIIs (comecei a comprar antes do início da subida de juros)
Este aqui é um deles:
Veja que nos momentos de crise ele pode cair até 80, quem fizer grandes compras agora vai ter de suportar uma bela pressão psicológica de ver os seus ativos caindo um bom tempo. De minha parte, limei um pedaço de meus FIIs e
estou matando uma posição que está no azul (BPFF11)
E eu já ia esquecendo: mais cedo ou mais tarde vem a tributação dos dividendos e isso tem que ter um impacto nos FIIs
|
|
|
Post by rogerdff on May 27, 2021 16:47:34 GMT -3.5
...
Visando obter renda com algum desconto, e tendo ainda reserva lucros para investir, ao meu oportunidade é muito boa. Pode ir parcelando as entradas. Questão de taxação como em 2015 pode ser fumaça, se não for pode trazer mais pressão, talvez queda adicional de pelo menos 5%. Fiquei uns 3-4 anos sem entrar mais pesado em FIIs justamente por este maledito risco de taxação. Perdi grande oportunidade de ter belo DYOC agora perto de 1% am. Brasil infelizmente é isso, nunca temos certeza do amanhã. Por isso tem comprar com desconto, o que está ocorrendo neste momento.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 27, 2021 18:06:23 GMT -3.5
Fiquei uns 3-4 anos sem entrar mais pesado em FIIs justamente por este maledito risco de taxação.
E é preciso repetir sempre: quem já está comprando ações e reits no exterior vai sofrer bitributação . Vai pagar IR alto lá (30%) mais aqui (a reportagem diz que a alíquota vai até 20%)
|
|
|
Post by rogerdff on May 27, 2021 19:36:35 GMT -3.5
Fiquei uns 3-4 anos sem entrar mais pesado em FIIs justamente por este maledito risco de taxação.
E é preciso repetir sempre: quem já está comprando ações e reits no exterior vai sofrer bitributação . Vai pagar IR alto lá (30%) mais aqui (a reportagem diz que a alíquota vai até 20%)
Já tenho até "preguiça" só de pensar abrir conta outra corretora, transferir recursos, fora dor cabeça que deve ser declarar. Com toda essa carga talvez só faça sentido pra quem só acumula e não gira. No fim a banca sempre ganha. Bolsa, corretoras e governo. Viva os ETFs pra grande maioria dos investidores. Com certeza simplificação faz muito mais sentido.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 27, 2021 20:51:56 GMT -3.5
Já tenho até "preguiça" só de pensar abrir conta outra corretora, transferir recursos, fora dor cabeça que deve ser declarar. Com toda essa carga talvez só faça sentido pra quem só acumula e não gira. No fim a banca sempre ganha. Bolsa, corretoras e governo. Viva os ETFs pra grande maioria dos investidores. Com certeza simplificação faz muito mais sentido.
Concordo, mas acho que a simples diversificação pode gerar situações interessantes. Veja só esta BDR, da qual eu inclusive tenho algumas unidades
No mercado americano, ela tem um beta baixo. Ela é bem estável e não se presta muito a trades por causa da baixa volatilidade
No entanto, nós estamos vendo nela uma bela LTA a qual já durou anos.
O que eu quero dizer é que pode muito bem ocorrer de, numa crise futura ela estar bem para cima e aqui em Banânia eu ter um ativo o qual eu gostaria de comprar, e uma situação dessas viria a calhar
Porque desde criança eu notei que aqui neste país, deu rolo na economia ou na política o dólar sobe
Enfim, a diversificação pode gerar situações interessantes (mas eu estou aguardando o dólar cair para comprar mais)
|
|
|
Post by rogerdff on May 27, 2021 21:14:15 GMT -3.5
Concordo, mas acho que a simples diversificação pode gerar situações interessantes. Veja só esta BDR, da qual eu inclusive tenho algumas unidades
No mercado americano, ela tem um beta baixo. Ela é bem estável e não se presta muito a trades por causa da baixa volatilidade
No entanto, nós estamos vendo nela uma bela LTA a qual já durou anos.
O que eu quero dizer é que pode muito bem ocorrer de, numa crise futura ela estar bem para cima e aqui em Banânia eu ter um ativo o qual eu gostaria de comprar, e uma situação dessas viria a calhar
Porque desde criança eu notei que aqui neste país, deu rolo na economia ou na política o dólar sobe
Enfim, a diversificação pode gerar situações interessantes (mas eu estou aguardando o dólar cair para comprar mais)
Também iria de BDR sem pensar. Infelizmente só oferecem agora pra todos investidores (antes só qualificado) quando ao meu ver está tudo esticado. Igual Hash11. Se tivesse há pelo menos 1 ano teria pego. Então agora BDR só pegaria se viesse forte correção nos EUA. O que pode em U$ nominal chegar a uns 50% de queda. Dificuldade seria ou esperar volatilidade dólar diminuir ou entrar BDR mesmo dólar encarecendo. Como sempre não tem almoço grátis. Lembro Dez/19 quando tentei comprar FBok34 e AAPL34. Descobri que era só pra qualificado. Foi momento perfeito pois caiu em dólar e dólar/real ainda estava estável. Resto é história.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 28, 2021 1:45:18 GMT -3.5
Visando obter renda com algum desconto, e tendo ainda reserva lucros para investir, ao meu oportunidade é muito boa. rogerdff tem um detalhe que nós dois omitimos e que é bom o Claudio66 (e todos os outros que investem em FIIs) fiquem atentos: tem que, se possível, evitar FIIs que faça emissão abaixo do VP, prática que tem se propagado ultimamente
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 1, 2021 21:46:21 GMT -3.5
cpf216 , vc por acaso teria o link de onde a gente acha os relatórios do XFIX?
Hoje, conforme o gráfico mostra, ele fez um movimento estranhíssimo, de chamar a atenção
Procurei na XP, mas só achei o regulamento e nada de relatórios. Como eu ainda não li o regulamento, pode ser que eles simplesmente não publiquem relatórios com regularidade
PS achei, está no item 43 do regulamento
PS 2 Tentei abrir o endereço da página (https://www.xpasset.com.br/etf/xfix11) usando três browsers diferentes: Firefox, Chrome e Internet Explorer. O resultado nos três foi o mesmo:
aparece uma tela em branco. Se alguém tiver melhor sorte, me diga pois eu devo estar fazendo algo de errado
|
|
|
Post by cpf216 on Jun 2, 2021 12:35:00 GMT -3.5
Link para documentos do XFIX11: www.xpasset.com.br/etfs/xfix11/o-fundo/Mas suspeito que não tenha algum relatório lá que possa ser utilizado para responder essa dúvida aí. Parece um fat finguer típico, ainda que longa duração.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 2, 2021 14:31:25 GMT -3.5
Link para documentos do XFIX11: www.xpasset.com.br/etfs/xfix11/o-fundo/Mas suspeito que não tenha algum relatório lá que possa ser utilizado para responder essa dúvida aí. Parece um fat finguer típico, ainda que longa duração.
Valeu cpf, sozinho acho que eu não ia encontrar tão cedo
Sim, vai ser difícil ver relatório mostrando a causa disso. Mas baita dedo gordo, heim
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 11, 2021 14:33:34 GMT -3.5
ATENÇÃO galera:
Tem COPOM nos dias 16/06 e 17/06
A expectativa do mercado é que haverá nova alta da SELIC
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 16, 2021 18:59:33 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 17, 2021 11:12:39 GMT -3.5
A gente tem que dar um desconto porque o ministro Guedes costuma exagerar nos seus planos : são sempre trilhões que ele vai arrecadar com a venda de imóveis da União, vai "chuveirar" dinheiro na economia, etc.
Agora é uma nova série de programas sociais aos quais ele quer dar início
Para o que nos interessa, ele continua com os planos de desonerar as folhas de pagamento de seus encargos trabalhistas. Só noto que ele está querendo fazer em escala nacional o que a Anta tentou, sem sucesso, em escala reduzida.
Mas como financiar essa desoneração ele já deixou claro em outras ocasiões: acabando com a isenção dos dividendos
Por essa mesma razão, eu estou adiando o máximo a compra de ações e fundos imobiliários. Eles já estão caindo com o aumento dos juros e devem levar um baque quando houver o anúncio da tributação dos dividendos (algo que,
imagino, deve ocorrer no final do ano)
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 17, 2021 14:36:52 GMT -3.5
Por essa mesma razão, eu estou adiando o máximo a compra de ações e fundos imobiliários. Eles já estão caindo com o aumento dos juros e devem levar um baque quando houver o anúncio da tributação dos dividendos (algo que, imagino, deve ocorrer no final do ano) Eu já estou começando a ver boas oportunidades em fundos imobiliários, principalmente escritórios. Estou finalmente comprando alguns (tentando comprar é a expressão correta, já que a liquidez de FIIs tem se mostrado bem pior do que eu imaginava) que acompanho há anos e até então nunca tinham negociado a um preço compatível com o risco. Agora que o risco está se materializando (vacância crescendo), vários estão com preços bem razoáveis. Alguns estão verdadeiras pechinchas, ainda que o Yield esteja zerado por causa da vacância. Tem fundo de escritórios AAA sendo negociado a menos de R$5mil/m². Devido às baixa liquidez, não citarei os tickers até conseguir concluir minhas compras, mas um exemplo que já comentei (não é o AAA, obviamente) é CNES11 sendo negociado a R$2mil/m2.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 17, 2021 15:40:57 GMT -3.5
Por essa mesma razão, eu estou adiando o máximo a compra de ações e fundos imobiliários. Eles já estão caindo com o aumento dos juros e devem levar um baque quando houver o anúncio da tributação dos dividendos (algo que, imagino, deve ocorrer no final do ano) Eu já estou começando a ver boas oportunidades em fundos imobiliários, principalmente escritórios. Estou finalmente comprando alguns (tentando comprar é a expressão correta, já que a liquidez de FIIs tem se mostrado bem pior do que eu imaginava) que acompanho há anos e até então nunca tinham negociado a um preço compatível com o risco. Agora que o risco está se materializando (vacância crescendo), vários estão com preços bem razoáveis. Alguns estão verdadeiras pechinchas, ainda que o Yield esteja zerado por causa da vacância. Tem fundo de escritórios AAA sendo negociado a menos de R$5mil/m². Devido às baixa liquidez, não citarei os tickers até conseguir concluir minhas compras, mas um exemplo que já comentei (não é o AAA, obviamente) é CNES11 sendo negociado a R$2mil/m2.
Liquidez não é propriamente uma característica dos fundos imobiliários pelo menos aqui no Brasil
O surgimento do fenômeno do "home office" não te preocupa? Eu tenho bdrs de dois fundos imobiliários americanos: Realty Income e SL Green Realty Corp. Realy Income é muito concentrado em comércio varejista e Green Realty tem muito imóveis na
região de Nova Iorque. Ambos podem sofrer com as consequências da pandemia, por isso estou indo devagar
Mas sim, não descarto escritórios aqui no Brasil, mas vou esperar cair mais. E CNES estou comprado também, não com uma ou duas mas com 70 (setenta) cotas. Estou há meses esperando cair e nada
E por fim Claudio66 vc estava de olho no desconto em relação ao VP de vários fundos. Pois não só esse desconto tende a aumentar como é preciso ficar atento a mais um detalhe que lembrei: FoF tendem a ficar
rodando carteira e mudando o seu portfolio. Então o VP está sempre sujeito a mudanças que precisam ser levadas em conta
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 17, 2021 19:04:34 GMT -3.5
O surgimento do fenômeno do "home office" não te preocupa? Não. Vejo minha experiência pessoal e tendo a generalizar: Gostei do home office, mas não o considero sustentável no longo prazo. Passei a produzir mais e ter menos distrações com colegas e subordinados que me interrompiam continuamente com conversas inúteis sobre futebol, política ou a última novidade do noticiário. De outro lado, perdi completamente a noção do que cada um está fazendo. Sei as tarefas que meus subordinados executam, mas não tenho ideia de quanto tempo efetivamente gastam com isso. Meu superior também perdeu a noção do que eu estava fazendo. Em dado momento, pensou até em me mudar de setor por acreditar que estava ocioso. Só mudou de idéia após eu detalhar minuciosamente tudo o que havia feito no último ano. Minha equipe é a mesma de antes de antes da pandemia, por isso, não tive que lhes ensinar a fazer o serviço que já desenvolviam, precisei apenas adequar a atividade ao remoto. Se houvesse uma nova contratação, seria uma loucura treinar o novo funcionário. Teria que ensinar inúmeros detalhes burocráticos que me tomariam um tempo enorme, enquanto que, no presencial, bastaria olhar para o lado e responder as dúvidas com uma palavra ou frase. Perdi contato com os colegas. Não conheço os novos colegas que chegaram em outros setores durante a pandemia. Não sei o que está acontecendo nos setores deles. Não tenho ideia dos problemas que possam estar enfrentando nem os ajudo com esses problemas que nem chegam ao meu conhecimento. Não tenho vontade alguma de retornar ao presencial, mas acho inevitável que isso aconteça, ainda que de forma híbrida.
|
|