|
Post by Sultão do Swing on Sept 6, 2020 0:27:31 GMT -3.5
Para quem tem FIIs de instituições de ensino, é bom ficar atento
Da última vez que li sobre o assunto, no sítio do judeu, as demissões já tinham aumentado bastante
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 30, 2020 15:08:30 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 20, 2020 13:00:35 GMT -3.5
O juro futuro, no semanal, já virou para cima e no mensal ameaça entrar em alta, também
Não vou comprar nada agora (tenho algumas posições que devo manter) posso até perder o bonde de um rally, mas só compro mais coisas se houver uma bela de uma baixa
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Dec 3, 2020 13:38:33 GMT -3.5
Uma semana apenas já é o suficiente para as perspectivas mudaram no Brasil. Agora o juro futuro já caiu no semanal e as perspectivas para os fundos imobiliários mudam
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Dec 31, 2020 6:08:14 GMT -3.5
IFIX no semanal. Alguém é valente o suficiente ou temerário para fazer algum prognóstico? Na falta de alguém melhor tipo o cpf eu mesmo o faço. Tenho observado que várias papeladas aumentaram os dividendos
Como alguns fundos de tijolo também o fizeram, e conhecendo como o povo investidor de fiis é yield chaser, e com o gráfico com as BBs sugerindo um período de expansão eu arriscaria que estamos na iminência de uma
expansão para cima. Quem mais quiser comentar fique à vontade
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 29, 2021 8:42:29 GMT -3.5
Podcast do Luiz Gustavo Medina de três dias atrás intitulado "Fundos imobiliários, taxa de juros e os riscos".
Depois de observar que a alta de juros torna o investimento nos FIIs meno atraente, afirma que a expectativa do mercado é que a taxa SELIC termine o ano por volta de 5%
Observa que a taxa de juros pode ser até maior no ano que vem, tudo dependendo do que acontecer com a inflação
Disso a gente pode deduzir então que estamos talvez só no início de um ciclo de aumento de juros, fazendo com que os FIIs possam ficar em queda durante meses
Não sei do ponto de vista de vcs mas eu concluo que não é necessário então, no momento, nenhuma pressa em comprar, pois os FIIs podem entrar em baixa durante um bom tempo
Quem tiver alguma outra visão pode compartilhar aqui
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 31, 2021 12:35:54 GMT -3.5
Podcast do Luiz Gustavo Medina de três dias atrás intitulado "Fundos imobiliários, taxa de juros e os riscos".
Depois de observar que a alta de juros torna o investimento nos FIIs meno atraente, afirma que a expectativa do mercado é que a taxa SELIC termine o ano por volta de 5%
Observa que a taxa de juros pode ser até maior no ano que vem, tudo dependendo do que acontecer com a inflação
Disso a gente pode deduzir então que estamos talvez só no início de um ciclo de aumento de juros, fazendo com que os FIIs possam ficar em queda durante meses
Não sei do ponto de vista de vcs mas eu concluo que não é necessário então, no momento, nenhuma pressa em comprar, pois os FIIs podem entrar em baixa durante um bom tempo
Quem tiver alguma outra visão pode compartilhar aqui
Por conta dessas dúvidas deixei pegar HGBS11 nos 198 e KNRI11 nos 142. Em teoria excelente ponto de entrada, com bom risco-retorno. Com IGPM batendo 31% acumulado 12 meses, essa Selic de fato é no mínimo fantasiosa. Mas parece improvável FIIs conseguirem aplicar reajuste pelo IGPM. E se dólar romper os 6 situação não dá nem para saber como ficará. Por isso acabei não entrando mas já me arrependendo. HGBS11 já acima dos 203 e KNRI11 acima dos 150.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 1, 2021 5:41:01 GMT -3.5
Por conta dessas dúvidas deixei pegar HGBS11 nos 198 e KNRI11 nos 142. Em teoria excelente ponto de entrada, com bom risco-retorno. Com IGPM batendo 31% acumulado 12 meses, essa Selic de fato é no mínimo fantasiosa. Mas parece improvável FIIs conseguirem aplicar reajuste pelo IGPM. E se dólar romper os 6 situação não dá nem para saber como ficará. Por isso acabei não entrando mas já me arrependendo. HGBS11 já acima dos 203 e KNRI11 acima dos 150.
Bem, eu já pesquei alguma coisa em BRCO11 e HGLG11. Não tinha nenhum FIIs de logística e aproveitei a queda
KNRI11 para ficar legal, a meu ver, precisaria cair mais. Eu estava monitorando, só que eles fizeram uma recuperação em "V" e eu perdi, he he
Não desespere, mês que vem tem outra reunião do COPOM, e uma nova alta da SELIC é esperada em geral pelo mercado. É bem provável que vejamos mais quedas nesse cenário
|
|
|
Post by cpf216 on Apr 1, 2021 11:40:29 GMT -3.5
O desinteressante de ficar discutindo expectativas de curto prazo é que se perde de vista os efeitos de longo prazo. Ou para colocar de outra forma: vocês estão preocupados com a subida da SELIC ou com o ciclo de alta da SELIC? Attachments:
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 1, 2021 12:51:31 GMT -3.5
O desinteressante de ficar discutindo expectativas de curto prazo é que se perde de vista os efeitos de longo prazo. Ou para colocar de outra forma: vocês estão preocupados com a subida da SELIC ou com o ciclo de alta da SELIC?
Fala, cpf. No meu caso, ciclo. Uma alta nos juros só tem efeito na inflação, isto é, só começa a jogar a inflação para baixo depois de meses. Então não será uma única alta da SELIC que vai esgotar o processo.
Na próxima reunião do COPOM já se esperar mais uma alta, e não se sabe se haverá mais alguma. Mas o fato é que eu, pelo menos, espero os juros significativamente mais altos do que os patamares que vimos no passado recente
A minha conclusão é que dificilmente se verá um rally de FIIs no cenário atual.
Do meu ponto de vista o que importa é que eu quero sempre comprar qualquer coisa o mais barato possível, e dentro do que falei, estou especulando com uma queda.
Seria bom se vc expusesse a sua visão aqui com a gente.
|
|
|
Post by lucfig on Apr 1, 2021 21:39:06 GMT -3.5
O desinteressante de ficar discutindo expectativas de curto prazo é que se perde de vista os efeitos de longo prazo. Ou para colocar de outra forma: vocês estão preocupados com a subida da SELIC ou com o ciclo de alta da SELIC? Muito interessante esse gráfico. Aonde se encontra?
|
|
|
Post by cpf216 on Apr 2, 2021 12:03:22 GMT -3.5
O desinteressante de ficar discutindo expectativas de curto prazo é que se perde de vista os efeitos de longo prazo. Ou para colocar de outra forma: vocês estão preocupados com a subida da SELIC ou com o ciclo de alta da SELIC? Muito interessante esse gráfico. Aonde se encontra? Foi de algum relatório do Inter. Mas descobrir agora qual foi infelizmente eu não vou conseguir.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 29, 2021 11:38:27 GMT -3.5
Aí galera, o pessoal do Clube FII está promovendo um curso sobre fundos imobiliários.
A dica é que tem presença de gente ilustre na equipe:
Quem quiser aprender com alguns dos maiores experts no assunto, a chance é essa
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 5, 2021 21:05:41 GMT -3.5
Ocorreu aquilo que todos esperavam: aumento na SELIC:
Para mim, o mais importante é que está no corpo da notícia: o Copom intenciona fazer outro aumento, de mesma magnitude, na próxima reunião
Para mim isso significa que estamos provavelmente diante de um período baixista nos fundos imobiliários
Eu planejo então segurar compras grandes e só ir reinvestindo o que já estou comprando, até que as atuais cotações caiam substancialmente . Se os colegas tiverem
estratégias diferentes para os próximos meses e quiserem expor suas razões sou todo ouvidos
|
|
|
Post by rogerdff on May 20, 2021 11:10:37 GMT -3.5
Eu comecei essa semana aportar novamente mais forte.
Mas já acabou $$.
Acabei fazendo outro investimento imóvel próprio pra aluguel e agora em Junho deve sair escritura pro pagamento final.
Compra foi janeiro mas só agora regularizaram papelada. 5 meses grana parada na poupança.
Tudo por conta da marcação a mercado. Consigo aceitar toda dor de cabeça e desvantagens imóvel próprio por causa disso.
Mas não quero comprar mais imóvel próprio.
Sei que FII foco é renda mas ainda tenho dificuldade ver ajuste valor cota e patrimônio final.
Meu objetivo é chegar alocação de até 25% ou 1 mi e renda cerca 5-6 mil / mês ou 60 mil anual.
Para então só reinvestir os rendimentos e começar a usar renda passiva daqui uns 8-10 anos.
Diversificação de até 8-10 ativos tijolo. Posição máxima 100-150 mil por FII
Estou agora em 20% dessa meta.
Daria pra aproveitar agora e ir aumentando os aportes.
Mas se tivesse dinheiro imóvel teria de me segurar pra não entrar rápido com tudo. Normalmente com dinheiro disponível acabo entrando mais forte momentos como agora. Tem de aprender a segurar mais um pouco.
Hoje tenho Ggrc11 Hgre11 e um pouco EDGA11
HGBS11 hgru11 hgpo11 knri11 são alguns que queria incluir mas vou perder essa janela oportunidade.
Acredito serem opções tijolo mais resilientes com algum desconto.
Sultão / CPF se puderem compartilhar, quais FIIs vocês priorizam hoje em carteira e acreditam serem mais resilientes olhando daqui 10-15 anos.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 20, 2021 12:48:32 GMT -3.5
Eu comecei essa semana aportar novamente mais forte. Sultão / CPF se puderem compartilhar, quais FIIs vocês priorizam hoje em carteira e acreditam serem mais resilientes olhando daqui 10-15 anos.
De minha parte estou de olho, e aportando, em FoF, como maneira de mitigar o risco. Não trabalho com o horizonte de 10-15 anos para o Brasil, nesse prazo a maior parte dos meus investimentos
deve estar fora daqui
Tem vários fundos os quais eu ainda aguardo quedas para ver se aporto. Dentre eles NSLU11, KNRI11, HGRE11 e CXCE11 (assim que houver renovação do contrato)
A minha ideia é ter entre 2,5 a 3,5% no máximo alocado em cada ativo (até porque não estou investindo só no Brasil, já comecei lentamente a comprar fora daqui)
Também fico de olho em ações dividendeiras dentro e fora do Brasil, mas a grande maioria está ainda muito cara para entrar
Coerentemente com não ter mais perspectiva de longo prazo (mais de 5 anos) para o Brasil, todo e qualquer ativo meu seria vendido caso houvesse boa valorização
|
|
|
Post by cpf216 on May 21, 2021 16:57:39 GMT -3.5
Sultão / CPF se puderem compartilhar, quais FIIs vocês priorizam hoje em carteira e acreditam serem mais resilientes olhando daqui 10-15 anos. Um só: XFIX11
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 21, 2021 17:30:04 GMT -3.5
Sultão / CPF se puderem compartilhar, quais FIIs vocês priorizam hoje em carteira e acreditam serem mais resilientes olhando daqui 10-15 anos. Um só: XFIX11
Cada vez que a gente tem um comentário do cpf é um choque. Eu esperava ouvir tipo "são tantos que eu nem posso fazer uma lista"
Ele resolveu simplificar com um ETF de fundos. Uai, não deixa de ser uma estratégia interessante
O "problema" da diversificação simplesmente desaparece, o da gestão... aparentemente também
Bastante interessante essa estratégia e eu vou olhar com mais atenção isso nas próximas semanas
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on May 21, 2021 17:33:13 GMT -3.5
Sultão / CPF se puderem compartilhar, quais FIIs vocês priorizam hoje em carteira e acreditam serem mais resilientes olhando daqui 10-15 anos. Um só: XFIX11 ETF do IFIX? interessante. IR de ganho capital é 15%, certo? Ainda que o perfil passivo da gestão não resulte em um giro grande da carteira, as compras e vendas efetuadas pelo próprio fundo estão sujeitas à alíquota de 20%? Caso não estejam, o xfix traria vantagem em relação ao investimento direto em FIIs no tocante ao ir sobre ganho de capital. Haveria porém a desvantagem de os rendimentos isentos recebidos pelo ETF serem incorporados à cota e tributados também em 15% quando houver venda pelo investidor.
|
|
|
Post by rogerdff on May 21, 2021 17:42:41 GMT -3.5
ETF do IFIX? interessante. IR de ganho capital é 15%, certo? Ainda que o perfil passivo da gestão não resulte em um giro grande da carteira, as compras e vendas efetuadas pelo próprio fundo estão sujeitas à alíquota de 20%? Caso não estejam, o xfix traria vantagem em relação ao investimento direto em FIIs no tocante ao ir sobre ganho de capital. Haveria porém a desvantagem de os rendimentos isentos recebidos pelo ETF serem incorporados à cota e tributados também em 15% quando houver venda pelo investidor. ETF pra renda não faria sentido. Não distribui rendimento mensal. Mas acho que entendi pois perguntei pra longo. Ou seja, não daria pra confiar em nenhum FII pra um prazo tão longo. Ou nenhuma carteira FII bateria o ETF em 10-15 anos. Realmente é um dilema avaliar resiliência carteira pra longo prazo.
|
|