|
Post by rogerdff on Apr 18, 2019 15:29:54 GMT -3.5
Voltando aos 40. Entrar agora ou esperar faixa dos 36? Minha entrada aqui é quando o preço da celulose cair. Uma hora vai sair das máximas, já que o mercado é cíclico. Apesar da Suzano agora ter mais poder negociação esse é meu receio. Preco commodity nas máximas. Por 36 e mesmo abaixo 40 acho que vale começar montar posição. Pensando em hedge dólar prefiro Suzb3 a dólar. Volatilidade preco celulose é menor comparada outras commodities.
|
|
|
Post by rogerdff on May 10, 2019 14:58:30 GMT -3.5
Nada como ter conviccao. Parabens. Acabei não vendo sua postagem. Eu modelo suzano bem mais simples. Olho o endividamento liquido e ebitda. Ebitda é uma função do cambio, volume vendido, preço hardwood e custo por tonelada. Aí dá pra brincar no excel até 2020. No meu cenário imagino 18bi de ebitda (suz + fib). Isso leva a um endividamento liquido saudável, agora se no modelo aparecer um ebitda de 13bi, já ficaria incomodo. Ebtida caiu bem pra 2,76 bi.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 10, 2019 15:08:22 GMT -3.5
Acabei não vendo sua postagem. Eu modelo suzano bem mais simples. Olho o endividamento liquido e ebitda. Ebitda é uma função do cambio, volume vendido, preço hardwood e custo por tonelada. Aí dá pra brincar no excel até 2020. No meu cenário imagino 18bi de ebitda (suz + fib). Isso leva a um endividamento liquido saudável, agora se no modelo aparecer um ebitda de 13bi, já ficaria incomodo. Ebtida caiu bem pra 2,76 bi. O que me assusta na empresa é o preço da celulose. Mesmo a 700 dólares a empresa não engrena, sendo que há 2 anos estava próximo dos 550.
|
|
rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on May 11, 2019 12:40:43 GMT -3.5
Ebtida caiu bem pra 2,76 bi. O que me assusta na empresa é o preço da celulose. Mesmo a 700 dólares a empresa não engrena, sendo que há 2 anos estava próximo dos 550. Vende a 700 usd e gasta 700 R$ pra produzir. Impressionante. Klabin igual. Não tem nada igual no mundo. Com a fatia dos estoques para os próximos tri, o resultado deve vir mais constante. Abaixo de 40 me interessa aumentar, ideal seria em 35.
|
|
|
Post by rogerdff on May 11, 2019 20:04:23 GMT -3.5
Custo caixa celulose R$ 656 ainda subiu um pouco.
Mas análise simplista U$ 1 vs R$ 1 faz todo sentido.
Acabei voltando a 40,80.
Mas a 35 seria boa oportunidade.
|
|
|
Post by rogerdff on May 15, 2019 10:21:27 GMT -3.5
Custo caixa celulose R$ 656 ainda subiu um pouco. Mas análise simplista U$ 1 vs R$ 1 faz todo sentido. Acabei voltando a 40,80. Mas a 35 seria boa oportunidade. Bem perto agora. Porém mercados podem estar no limite. IBOV pode estar perdendo LTA desde fundo de Junho 2018 além de uma figura diamante num possível topo. Se não segurar nos 89k/90k complica bastante. E dólar se confirmar rompimento dos 4 abre um buraco pra cima. Em teoria Suzano seria o hedge ideal no momento. Só se volumes e preço fibra curta sofreram quedas mais fortes. Até 2021 alguns analistas indicam que não haverá sobreoferta entrando. Esperar pra ver.
|
|
|
Post by rogerdff on May 16, 2019 18:54:49 GMT -3.5
O que me assusta na empresa é o preço da celulose. Mesmo a 700 dólares a empresa não engrena, sendo que há 2 anos estava próximo dos 550. Vende a 700 usd e gasta 700 R$ pra produzir. Impressionante. Klabin igual. Não tem nada igual no mundo. Com a fatia dos estoques para os próximos tri, o resultado deve vir mais constante. Abaixo de 40 me interessa aumentar, ideal seria em 35. E foi buscar os 35. Graficamente não pode perder fundão nos 33 senão complica.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 16, 2019 20:09:48 GMT -3.5
Para o pessoal que acompanha a empresa, gostaria de confirmar se meu raciocino está correto. Vou trabalhar com números aproximados para facilitar o calculo. Num cenário que a empresa mantenha a média de 3b por tri de ebitda, 12 no agregado. Sendo que a empresa gasta 1b por tri para pagamento de juros e mais 1 só com manutenção(vou tirar o resto do capex, porque não sei se é recorrente). Resultando em 4b livres. Desses descontaria o imposto, que baseado em outros tris, foi de 23,5%. Restando 3,06. Se dividirmos pelo total de ações, a empresa gera 2,25 por ação. O que equivaleria ao preço atual, caso distribuísse 100%, um DY: de 6,4%. Pode ser que tenha esquecido algo. Mas nesse cenário, mesmo com a queda, não vejo nenhuma barganha. Ainda mais com as projeções de redução do volume, devido ao aumento da oferta. Para mim, o preço justo seria abaixo de 28. Ao menos 8%.
|
|
|
Post by rogerdff on May 16, 2019 20:37:58 GMT -3.5
Para o pessoal que acompanha a empresa, gostaria de confirmar se meu raciocino está correto. Vou trabalhar com números aproximados para facilitar o calculo. Num cenário que a empresa mantenha a média de 3b por tri de ebitda, 12 no agregado. Sendo que a empresa gasta 1b por tri para pagamento de juros e mais 1 só com manutenção(vou tirar o resto do capex, porque não sei se é recorrente). Resultando em 4b livres. Desses descontaria o imposto, que baseado em outros tris, foi de 23,5%. Restando 3,06. Se dividirmos pelo total de ações, a empresa gera 2,25 por ação. O que equivaleria ao preço atual, caso distribuísse 100%, um DY: de 6,4%. Pode ser que tenha esquecido algo. Mas nesse cenário, mesmo com a queda, não vejo nenhuma barganha. Ainda mais com as projeções de redução do volume, devido ao aumento da oferta. Para mim, o preço justo seria abaixo de 28. Ao menos 8%. Tem uma análise do BTG: www.btgpactualdigital.com/b/analises/analises-de-acoes/7911/suzano-papel-e-celuloseEBITDA 2019 pode ficar mais pressionado abaixo de R$ 15 bi, mas 2020 tende a crescer. 2021 em diante parece incógnita. Ou seja, R$ 12 bi pode ser um piso agora. Questão é que qualquer variação a mais de R$ 1 a 2 bi no resultado líquido de R$ 3 bi calculado já faria enorme diferença. rpi e demais colegas do fórum com certeza tem mais competência para ajudar na análise dos fundamentos. O que estou achando estranho é o efeito "hedge" não estar mais no radar. Dólar abriu para buscar topo nos 4,20, se romper não duvidaria de ver a 5 ou mais. Devido hedge que a Suzano faz, seria interessante saber qual seria o efeito final no EBITDA a cada variação 0,10 centavos do dólar. Graficamente está testando importante suporte agora. Depois só o principal nos 33,xx.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 16, 2019 21:10:58 GMT -3.5
Para o pessoal que acompanha a empresa, gostaria de confirmar se meu raciocino está correto. Vou trabalhar com números aproximados para facilitar o calculo. Num cenário que a empresa mantenha a média de 3b por tri de ebitda, 12 no agregado. Sendo que a empresa gasta 1b por tri para pagamento de juros e mais 1 só com manutenção(vou tirar o resto do capex, porque não sei se é recorrente). Resultando em 4b livres. Desses descontaria o imposto, que baseado em outros tris, foi de 23,5%. Restando 3,06. Se dividirmos pelo total de ações, a empresa gera 2,25 por ação. O que equivaleria ao preço atual, caso distribuísse 100%, um DY: de 6,4%. Pode ser que tenha esquecido algo. Mas nesse cenário, mesmo com a queda, não vejo nenhuma barganha. Ainda mais com as projeções de redução do volume, devido ao aumento da oferta. Para mim, o preço justo seria abaixo de 28. Ao menos 8%. Tem uma análise do BTG: www.btgpactualdigital.com/b/analises/analises-de-acoes/7911/suzano-papel-e-celuloseEBITDA 2019 pode ficar mais pressionado abaixo de R$ 15 bi, mas 2020 tende a crescer. 2021 em diante parece incógnita. Ou seja, R$ 12 bi pode ser um piso agora. Questão é que qualquer variação a mais de R$ 1 a 2 bi no resultado líquido de R$ 3 bi calculado já faria enorme diferença. rpi e demais colegas do fórum com certeza tem mais competência para ajudar na análise dos fundamentos. O que estou achando estranho é o efeito "hedge" não estar mais no radar. Dólar abriu para buscar topo nos 4,20, se romper não duvidaria de ver a 5 ou mais. Devido hedge que a Suzano faz, seria interessante saber qual seria o efeito final no EBITDA a cada variação 0,10 centavos do dólar. Graficamente está testando importante suporte agora. Depois só o principal nos 33,xx. Num cenário de ebitda acima de 12. Realmente a empresa poderia ficar barata. Visto que, cada 1b eleva em cerca de 0,55 o livre. Num cenário de 15b, estaríamos falando de 11%. Mas essa é a questão, estamos mais perto dos 12 ou 15. Vou escutar o call deles para saber qual é a expectativa da empresa.
|
|
|
Post by rogerdff on May 16, 2019 22:59:41 GMT -3.5
Para 2019 com problema de estoque em alta e pressão preços não parece haver muita expectativa positiva.
Questão é se 2020 tiver boas perspectivas mesmo mercado antecipa.
Se de fato os gráficos descontam tudo, ficaria preocupado se SUZB3 perder os 33. Abriria um buraco com gap aberto nos 24!
Estava olhando SUZBR362 strike 35,81 que fechou a R$ 1,37. Comprando ativo a R$ 35,82 teria custo proteção de 1,37/35,82 = 3,8% até 17/06.
Posição de 2k investindo R$ 72 mil daria "perda aceitável" de até R$ 2,74 mil.
1 mês pra ver o que acontece sem se preocupar.
Se voltar pra 40 ou mais daria para avaliar com calma o que fazer.
Se perder 33 ficaria limitado nos 3,8%. E se baixar dos 28 daria para avaliar fechar ou rolar a PUT.
Objetivo principal seria "aproveitar" o teste do suporte importante, mas com um hedge para se precaver de algo inesperado. Normalmente faço com até 3% custo, mas 3,8% seria aceitável ainda, para posições maiores.
Para carregar posição maior para longo sem proteção também esperaria melhor risco-retorno, o que pra mim seria abaixo dos 25.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 17, 2019 13:26:22 GMT -3.5
Para 2019 com problema de estoque em alta e pressão preços não parece haver muita expectativa positiva. Questão é se 2020 tiver boas perspectivas mesmo mercado antecipa. Se de fato os gráficos descontam tudo, ficaria preocupado se SUZB3 perder os 33. Abriria um buraco com gap aberto nos 24! Estava olhando SUZBR362 strike 35,81 que fechou a R$ 1,37. Comprando ativo a R$ 35,82 teria custo proteção de 1,37/35,82 = 3,8% até 17/06. Posição de 2k investindo R$ 72 mil daria "perda aceitável" de até R$ 2,74 mil. 1 mês pra ver o que acontece sem se preocupar. Se voltar pra 40 ou mais daria para avaliar com calma o que fazer. Se perder 33 ficaria limitado nos 3,8%. E se baixar dos 28 daria para avaliar fechar ou rolar a PUT. Objetivo principal seria "aproveitar" o teste do suporte importante, mas com um hedge para se precaver de algo inesperado. Normalmente faço com até 3% custo, mas 3,8% seria aceitável ainda, para posições maiores. Para carregar posição maior para longo sem proteção também esperaria melhor risco-retorno, o que pra mim seria abaixo dos 25. Estava olhando o gráfico e vi um suporte interessante no gap por volta de 28,50. Esse acho que seria o preço ideal para montar uma carteira. Só não sei se vai chegar lá.
|
|
|
Post by rogerdff on May 24, 2019 12:34:46 GMT -3.5
35 já me parece oportunidade pra comecar a entrar.
Ou colocar start compra a partir da máxima de hoje nos 37.
Confiando que respeita os 33.
|
|
rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on May 24, 2019 12:55:41 GMT -3.5
Fiz minhas compras hoje na Suzana. Deve segurar um tempo nessa região de 35 34. Agora perdendo o 30, vai parar lá no gap.
|
|
|
Post by rogerdff on May 24, 2019 13:52:27 GMT -3.5
Fiz minhas compras hoje na Suzana. Deve segurar um tempo nessa região de 35 34. Agora perdendo o 30, vai parar lá no gap. Nem como opção de hedge o que parece estranho. Ou estão assustados com alta alavancagem, ou prevendo preco fibra curta abaixo U$ 600. E provavelmente alguma corretora estrangeira baixou recomendação e preco alvo.
|
|
|
Post by rogerdff on May 24, 2019 14:06:30 GMT -3.5
Para o pessoal que acompanha a empresa, gostaria de confirmar se meu raciocino está correto. Vou trabalhar com números aproximados para facilitar o calculo. Num cenário que a empresa mantenha a média de 3b por tri de ebitda, 12 no agregado. Sendo que a empresa gasta 1b por tri para pagamento de juros e mais 1 só com manutenção(vou tirar o resto do capex, porque não sei se é recorrente). Resultando em 4b livres. Desses descontaria o imposto, que baseado em outros tris, foi de 23,5%. Restando 3,06. Se dividirmos pelo total de ações, a empresa gera 2,25 por ação. O que equivaleria ao preço atual, caso distribuísse 100%, um DY: de 6,4%. Pode ser que tenha esquecido algo. Mas nesse cenário, mesmo com a queda, não vejo nenhuma barganha. Ainda mais com as projeções de redução do volume, devido ao aumento da oferta. Para mim, o preço justo seria abaixo de 28. Ao menos 8%. No site RI atualizaram estimativas receita e Ebitda. E preco alvo também em Cobertura Analistas. J P Morgan 40, Morgan 48, Credit Suisse 42. Devem ter atualizado hoje. Pra quem não é cliente só vê depois.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 24, 2019 15:00:03 GMT -3.5
Para o pessoal que acompanha a empresa, gostaria de confirmar se meu raciocino está correto. Vou trabalhar com números aproximados para facilitar o calculo. Num cenário que a empresa mantenha a média de 3b por tri de ebitda, 12 no agregado. Sendo que a empresa gasta 1b por tri para pagamento de juros e mais 1 só com manutenção(vou tirar o resto do capex, porque não sei se é recorrente). Resultando em 4b livres. Desses descontaria o imposto, que baseado em outros tris, foi de 23,5%. Restando 3,06. Se dividirmos pelo total de ações, a empresa gera 2,25 por ação. O que equivaleria ao preço atual, caso distribuísse 100%, um DY: de 6,4%. Pode ser que tenha esquecido algo. Mas nesse cenário, mesmo com a queda, não vejo nenhuma barganha. Ainda mais com as projeções de redução do volume, devido ao aumento da oferta. Para mim, o preço justo seria abaixo de 28. Ao menos 8%. No site RI atualizaram estimativas receita e Ebitda. E preco alvo também em Cobertura Analistas. J P Morgan 40, Morgan 48, Credit Suisse 42. Devem ter atualizado hoje. Pra quem não é cliente só vê depois. Site RI?
|
|
|
Post by rogerdff on May 24, 2019 15:43:56 GMT -3.5
Site da Suzano RI.
|
|
|
Post by rogerdff on May 24, 2019 18:01:41 GMT -3.5
|
|
|
Post by rogerdff on May 26, 2019 11:30:48 GMT -3.5
Fui olhar gráfico em dólar SUZ.
Pelo mensal vai confirmando possível topo duplo com perda do fundo nos U$ 18,19 que pode levar até faixa dos U$ 12, faixa preços início 2018 justamente antes da disparada por conta da fusão.
Como cada SUZ equivale a 2 SUZB3, conta seria hoje U$ 16,94 / 2 * Taxa câmbio.
SUZB3 está próximo limite teste fundo 33,39. Se respeitar, acredito formação corretiva ABC de uma onda 4, para em seguida uma última pernada de alta onda 5.
Só falta vir um gap de baixa.
Nesses momentos faz diferença quem conhece bem o negócio / mercado / perspectivas.
|
|