bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on May 27, 2019 9:44:57 GMT -3.5
Enchi a lata a 34,xx. A sorte está lançada.
Suzano é uma das poucas empresas na B3 verdadeiramente de classe mundial. Tem as maiores, mais modernas e mais eficientes plantas de celulose do mundo. Tudo pode ser levado ao buraco pelo financeiro, Aracruz estava por aí para provar isto.
Papel é tão poluente como plástico, mas tem uma imagem de ser amigável ao meio ambiente. E, ao mesmo tempo que o papel de imprensa vai minguando, o tissue (lenços, papéis sanitários) ocupa espaço cada vez maior.
Para trade, pode ser qualquer coisa, até um trap. Para o longo prazo, acho que é uma boa oportunidade.
|
|
|
Post by rogerdff on May 29, 2019 11:54:42 GMT -3.5
Por 33,xx acabei pegando mais um pouco.
Nesse nível parecem prever preco fibra curta abaixo U$ 600.
Agora ter paciência e aguentar eventual perda dos 33.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 29, 2019 13:50:06 GMT -3.5
Por 33,xx acabei pegando mais um pouco. Nesse nível parecem prever preco fibra curta abaixo U$ 600. Agora ter paciência e aguentar eventual perda dos 33. Já estão cogitando 500-550. Mas no fim não passa de chute. Só Deus sabe o que vai acontecer.
|
|
|
Post by rogerdff on May 29, 2019 15:39:40 GMT -3.5
Por 33,xx acabei pegando mais um pouco. Nesse nível parecem prever preco fibra curta abaixo U$ 600. Agora ter paciência e aguentar eventual perda dos 33. Já estão cogitando 500-550. Mas no fim não passa de chute. Só Deus sabe o que vai acontecer. Sua paciência pode ser recompensada. Mercado sempre exagera pra cima ou pra baixo. Mas se cair abaixo 600 deve buscar pelo menos os 28 que você esperava. E quica os 25 que seria meu ponto pra position. Mas não imaginava.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 29, 2019 16:26:14 GMT -3.5
Já estão cogitando 500-550. Mas no fim não passa de chute. Só Deus sabe o que vai acontecer. Sua paciência pode ser recompensada. Mercado sempre exagera pra cima ou pra baixo. Mas se cair abaixo 600 deve buscar pelo menos os 28 que você esperava. E quica os 25 que seria meu ponto pra position. Mas não imaginava. Queria ter esperado em ciel também. Mas é aquele negócio, o importante é o longo prazo. Mas a situação aqui é bem positiva, ao menos ninguém cita falência.
|
|
|
Post by rogerdff on May 29, 2019 16:47:13 GMT -3.5
Commodity é sempre complicado.
Tem de tentar buscar melhor margem segurança possível.
Mas Suzano tem ativos de 1a, poder negociação, e mercado em teoria seguro. Mas alavancou muito, precisa fazer máximo caixa possível.
Klabin idem mas é bem menos volátil e ao meu var por 15 está bom ponto entrada.
Ciel3 entreguei a toalha nos 8,32. Restinho que tinha deixado stopei nos 7,35.
Cielo não tem mais como saber o que ocorrerá. Não existe mais vantagens virou guerra aberta. Zerar taxas nunca imaginava chegar neste ponto.
Simetria mensal que comentei há um bom tempo vai mostrando que gráficos às vezes melhor não ignorar. Alvo já era faixa dos 6 quando ainda repicava dos 8 até os 12.
Simetria incrível.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 29, 2019 17:07:40 GMT -3.5
Commodity é sempre complicado. Tem de tentar buscar melhor margem segurança possível. Mas Suzano tem ativos de 1a, poder negociação, e mercado em teoria seguro. Mas alavancou muito, precisa fazer máximo caixa possível. Klabin idem mas é bem menos volátil e ao meu var por 15 está bom ponto entrada. Ciel3 entreguei a toalha nos 8,32. Restinho que tinha deixado stopei nos 7,35. Cielo não tem mais como saber o que ocorrerá. Não existe mais vantagens virou guerra aberta. Zerar taxas nunca imaginava chegar neste ponto. Simetria mensal que comentei há um bom tempo vai mostrando que gráficos às vezes melhor não ignorar. Alvo já era faixa dos 6 quando ainda repicava dos 8 até os 12. Simetria incrível. Estão vendendo tão Ciel que a Clear abriu uma operação de venda em meu nome por conta própria. Como está dando um bom lucro, vou ficar calado. Fora o aluguel absurdo de 12%.
|
|
lampz
New Member
|
Post by lampz on May 29, 2019 20:43:35 GMT -3.5
Vendi Fesa e entrei também em Suzb3 a 33,xx.
Ficou tão barata que não deu pra ignorar.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on May 30, 2019 9:55:08 GMT -3.5
Não para de cair, incrível. Me desfiz de TAEE (com dor no coração) pra entrar aqui.
|
|
|
Post by fundamentalista on May 30, 2019 12:53:38 GMT -3.5
Também estou pensando em vender ENBR3 e entrar aqui. Não sei se estarei certo.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 30, 2019 13:29:37 GMT -3.5
Também estou pensando em vender ENBR3 e entrar aqui. Não sei se estarei certo. É importante lembrar que o papel está em tendência de baixa. Sendo assim, recomendo que entrem aos poucos. A empresa pode estar barata hoje e ficar ainda mais barata amanhã e nem sempre é fácil segurar a sensação de perda. Nesses casos, principalmente para quem tem o dinheiro preso em outros ativos, recomendo a venda de put. Se subir, você coloca alguma grana no bolso. E se cair mais, você vai adquirir o papel com um pm menor.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on May 30, 2019 19:58:49 GMT -3.5
Análise Especial – Ações da Suzano (SUZB3)
E ainda peguei mais a 33,2x no after.... preciso parar de beber...
|
|
|
Post by rogerdff on May 31, 2019 11:46:38 GMT -3.5
Graficamente fechando semanal e principalmente mensal abaixo 33 complica bastante.
Bom pra quem soube esperar.
Já daria pra aguardar melhor definição ou esperar um primeiro pivot alta.
Não imaginava perder fácil e rápido assim os 33.
Mercado não se pode duvidar nunca.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on May 31, 2019 13:47:33 GMT -3.5
Graficamente fechando semanal e principalmente mensal abaixo 33 complica bastante. Bom pra quem soube esperar. Já daria pra aguardar melhor definição ou esperar um primeiro pivot alta. Não imaginava perder fácil e rápido assim os 33. Mercado não se pode duvidar nunca. Resistiu bravamente nos 33, mas não segurou a pressão vendedora.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 31, 2019 14:33:44 GMT -3.5
Graficamente fechando semanal e principalmente mensal abaixo 33 complica bastante. Bom pra quem soube esperar. Já daria pra aguardar melhor definição ou esperar um primeiro pivot alta. Não imaginava perder fácil e rápido assim os 33. Mercado não se pode duvidar nunca. Resistiu bravamente nos 33, mas não segurou a pressão vendedora. Pior que o próximo suporte só no gap. Entre 27-28.
|
|
|
Post by rogerdff on May 31, 2019 17:54:23 GMT -3.5
Interessante observar analistas.
Bradesco/agora preco alvo: 15/04 58 02/05 50 31/05 39
Em apenas 45 dias.
Breakeven fluxo de caixa U$ 530 / ton.
Preco spot U$ 650. Abaixo U$ 600 complica bastante face alta alavancagem.
Exposição 90% preco fibra.
Klabin 50% por isso é menos volátil e vai se segurando mais.
Ou seja, gráfico desconta tudo mesmo.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 31, 2019 21:05:55 GMT -3.5
Interessante observar analistas. Bradesco/agora preco alvo: 15/04 58 02/05 50 31/05 39 Em apenas 45 dias. Breakeven fluxo de caixa U$ 530 / ton. Preco spot U$ 650. Abaixo U$ 600 complica bastante face alta alavancagem. Exposição 90% preco fibra. Klabin 50% por isso é menos volátil e vai se segurando mais. Ou seja, gráfico desconta tudo mesmo. Vendo um comentário do Barsi sobre os majoritários da empresa, vou preferir esperar mais ou comprar kablin. Nada que seja ruim, mas o foco deles é crescimento. Só que prefiro empresas focadas em gerar caixa.
|
|
lampz
New Member
|
Post by lampz on Jun 1, 2019 1:43:33 GMT -3.5
Interessante observar analistas. Bradesco/agora preco alvo: 15/04 58 02/05 50 31/05 39 Em apenas 45 dias. Breakeven fluxo de caixa U$ 530 / ton. Preco spot U$ 650. Abaixo U$ 600 complica bastante face alta alavancagem. Exposição 90% preco fibra. Klabin 50% por isso é menos volátil e vai se segurando mais. Ou seja, gráfico desconta tudo mesmo. A Suzano controla o preço da celulose mais que a Vale controla o preço do minério de ferro. Em uma eventualidade de o preço baixar até o breakeven, a Suzano segura produção, sofre momentaneamente, mas depois ressurge. Acho remotíssima uma chance de RJ ou falência. Outra coisa importante é que nos próximos 4 anos não haverá nenhum incremento significativo na capacidade produtiva de celulose. Portanto, o preço da celulose está nas mínimas e vejo pouco downside daqui pra frente. O que pode segurar o preço da ação é uma queda mais forte no dólar frente a real. Edit: Pensando aqui, o breakeven da Suzano é bem menor que das concorrentes europeias e canadense. Se a empresa metesse 100% de produção, preço despencava, mas quem quebraria num cenário desses seria a concorrência.
|
|
|
Post by rogerdff on Jun 1, 2019 8:24:11 GMT -3.5
Sem duvidas, a exemplo da própria Vale, são as lideres de baixo custo.
Caindo mais outras empresas sofrem muito mais, por isso deve ter algum piso.
E Suzano podendo controlar agora com mais forca a oferta, como bem colocado, sofre no curto mas consegue evitar queda mais forte precos.
Se no otimismo céu é o limite, quando bate pessimismo qualidade dos ativos, poder negociação, sinergias, são deixados de lado.
Questão é saber esperar pra entrar com melhor margem possível.
Fiquei com PM de 35,50.
Com paciência não duvido voltar aos 50 ainda esse ano se não cair mais forte ainda.
Mas fica o arrependimento de não ter esperado só um pouco mais.
Talvez ainda chegue um pouco abaixo dos 30.
Pra quem entrou ter estômago pra aguentar eventual queda até gap nos 24 e mais paciência para recuperação.
|
|
|
Post by rogerdff on Jun 1, 2019 9:02:20 GMT -3.5
Uma coisa que não entendi no balanço patrimonial foi a baixa do PL de R$ 26 bi pra R$ 18 bi.
Parece ser goodwill de R$ 6 bi que reduziu PL e capital social.
Tem nota explicativa nas demonstrações trimestras mas não entendo bem detalhes assim.
Alguém saberia explicar melhor.
É uma baixa bem significativa.
|
|