|
Post by salcedo on May 31, 2024 9:37:17 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on May 31, 2024 11:31:40 GMT -3.5
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on May 31, 2024 20:57:12 GMT -3.5
O CRIME COMEÇOU A SER EXPOSTO estado.rs.gov.br/obra-dos-molhes-de-rio-grande-e-finalizada#:~:text=A%20necessidade%20de%20aprofundar%20o,28%20de%20fevereiro%20de%202011. Houve uma ampliação dos molhes (na saida da lagoa dos patos para o mar) conlcluida em 2011. No texto constam as medidas. Com a agua tendo que percorrer um percurso maior numa faixa estreito, a velocidade de descarga diminuiu. Por isso as aguas da lagoa dos patos são mais doces que deveriam. Não prego a retirada dos molhes, mas a abertura de mais canais para compensar isso muito bem. Essa pregação de aumento da salinidade não condiz com a realidade. Muitas pessoas morreram e outras tiveram sua vida destruida por que esconderam isso ao inves de fazer obras de compensação.
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Jun 3, 2024 17:24:22 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on Jun 4, 2024 10:00:59 GMT -3.5
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Jun 4, 2024 14:23:36 GMT -3.5
cadê os numeros? cadê o estudo da viabilidade economica e razoabilidade dessa ideia de infiltrar toda essa agua das enchentes nos solos. Vai ter efeito visivel nas enchentes em porto alegre?
vejo muito fanatismo sem base pela conversa dominante.
na minha opinião com algum embasmento na vida pratica a quantidade de agua que precisa ser armazenada para enfrentar essas secas é uma fração insignificante em comparação com a agua que cai no pior dia ou na pior semana dessas enchentes.
eu fiz uma conta: a area de onde a lagoa dos patos recebe aguas é de mais ou menos 200.000 km2. Durante as enchentes nos piores dias caem 200 mmmm de chuva. Quantos metros cubicos de agua isso dá? resposta 40 bilhões de metros cubicos. Quem não faz esse tipo de conta deveria ser mais cuidadoso com seus palpites. Se essa agua fosse carregada em kombis, precisariamos de 40 bilhões de kombis. Se fizermos o caldulo para 100 mm de chuva, seriam 20 bilhoes de kombis. Mas não se esqueçam, teve sequencia de menos de 7 dias em que caiu 500 mm em muitos lugares.
Para abastecer a população e cultivos que não necessitam muita agua (arroz excluido), é razoavel o poder publico gastar algum dinheiro. Mas para combater enchentes não é.
concordo que uma parte da culpa é do aquecimento global, especialmente do aquecimento dos mares, mas isso em nada diminui meu apo, é mais uma razão para construir esses canais. Quanto a depositos subterraneos, não há dinheiro, não há trator e muito menos mao de obra para tanta obra (no caso de querer infiltrar essa agua das enchentes em reservatorios).
por outro lado, a capacidade de infiltração da agua no solo é limitadissima, dada sua natureza. Não adianta deixar crescer mato.
|
|
|
Post by salcedo on Jun 5, 2024 9:31:16 GMT -3.5
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Jun 8, 2024 17:19:11 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on Jun 9, 2024 17:36:34 GMT -3.5
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Jun 10, 2024 19:07:20 GMT -3.5
mensagem de rst: Antes de iniciarmos uma discussão leiga sobre impactos ambientais, viabilidade técnica da obra ou prazo realmente necessário para a execução, peço que me responda a uma pergunta bem simples: - considerando que a barra do Rio Grande tem 1km de extensão em seu trecho mais estreito, qual o aumento de vazão proporcionado por um canal de 1m de largura? Pode responder considerando metro linear mesmo. Não há necessidade de usar m³/s.penso que vc espera que o aumento na vazão seria apenas de 0.1%, pois o canal teria um milesimo da largura do canal de 1km. Mas não seria tão pouco porque a declividade seria aproximadamente 25 vezes maior variando conforme o ponto escolhido. se me permite dar um chute, eu chutaria 2 m/s. mas poderiam começar com uma largura maior...mesmo se fosse com apenas 20 escavadeiras. a opinião dos leigos se for sincera pode valer muito mais do que a de tecnicos interesseiros que querem criar dificuuldades para ganhar dinheiro facil oferecendo projetos carissimos. achei essa mensagem estranha, é claro que a velocidade da agua é maior quando a declividades é maior. Um outro post teu vc recomenda fazer uma experiencia com um copo, mas pra isso precisa ter uma tampa e perfurar um furo. já vi um engenheiro comentar que em um determinado lugar poderia usar canos de menor diametro porque havia boa declividade. já espiei formulas para calcular vazao. Se com a experiencia do copo vc chegou a conclusao diferente, deve haver uma falha no seu raciocinio. de guaiba até rio grande são 225 km em linha reta. Depois tem mais algum trecho atá o mar. Mas vamos pensar que sejam 200 km. Então se fizermos uma canal na metade do caminho e ele tiver 20 km de comprimento (existem trechos menores) então o desnivel que a agua percorre em 100 km aquela parte que for pelo canal via percorreu o mesmo desnivel em 20 km, então a declividade seria 5 vezes maior, o que aumentaria em muito o fluxo. uma advertencia para todos os pagadores de IMPOSTos do brasil: se o rio grande do sul não resolver esse problema gastando pouco, ele vai gastar muito, e outras regioes acostumadas a gastar irão se atirar com mais força ao POTE. as influencias no ambiente devem ser levadas em conta nesse caso. Isso não é como uma central nuclear, que prejudica quase todas as formas de vida, pode no maximo fazer com que alguma especie diminua e outra aumente, mas nenhum lugar ficará adverso a vida por isso.
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Jun 10, 2024 19:39:28 GMT -3.5
caro rst, a largura do canal onde a lagoa desagua no mar é de 800 metros, mas depois a agua passa entre os molhes, na intrnet só encontrei informação sobre o comprimento,, um com 3,4 km outro com 4,5 km. Até parece que é uma informação guardada a sete chaves.
a experiencia com o copo deve falhar porque para a agua sair precisa entrar ar.
a chegada dos holandeses é algo lamentavel, lá na holando eles gastam cada ano alguns bilhões de euros para bombear agua, eles não devem saber fazer nada diferente, nem vão pensar em abrir canal para o mar.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 11, 2024 10:34:30 GMT -3.5
mensagem de rst: Antes de iniciarmos uma discussão leiga sobre impactos ambientais, viabilidade técnica da obra ou prazo realmente necessário para a execução, peço que me responda a uma pergunta bem simples: - considerando que a barra do Rio Grande tem 1km de extensão em seu trecho mais estreito, qual o aumento de vazão proporcionado por um canal de 1m de largura? Pode responder considerando metro linear mesmo. Não há necessidade de usar m³/s.penso que vc espera que o aumento na vazão seria apenas de 0.1%, pois o canal teria um milesimo da largura do canal de 1km. Mas não seria tão pouco porque a declividade seria aproximadamente 25 vezes maior variando conforme o ponto escolhido. se me permite dar um chute, eu chutaria 2 m/s. mas poderiam começar com uma largura maior...mesmo se fosse com apenas 20 escavadeiras. a opinião dos leigos se for sincera pode valer muito mais do que a de tecnicos interesseiros que querem criar dificuuldades para ganhar dinheiro facil oferecendo projetos carissimos. achei essa mensagem estranha, é claro que a velocidade da agua é maior quando a declividades é maior. Um outro post teu vc recomenda fazer uma experiencia com um copo, mas pra isso precisa ter uma tampa e perfurar um furo. já vi um engenheiro comentar que em um determinado lugar poderia usar canos de menor diametro porque havia boa declividade. já espiei formulas para calcular vazao. Se com a experiencia do copo vc chegou a conclusao diferente, deve haver uma falha no seu raciocinio. de guaiba até rio grande são 225 km em linha reta. Depois tem mais algum trecho atá o mar. Mas vamos pensar que sejam 200 km. Então se fizermos uma canal na metade do caminho e ele tiver 20 km de comprimento (existem trechos menores) então o desnivel que a agua percorre em 100 km aquela parte que for pelo canal via percorreu o mesmo desnivel em 20 km, então a declividade seria 5 vezes maior, o que aumentaria em muito o fluxo. uma advertencia para todos os pagadores de IMPOSTos do brasil: se o rio grande do sul não resolver esse problema gastando pouco, ele vai gastar muito, e outras regioes acostumadas a gastar irão se atirar com mais força ao POTE. as influencias no ambiente devem ser levadas em conta nesse caso. Isso não é como uma central nuclear, que prejudica quase todas as formas de vida, pode no maximo fazer com que alguma especie diminua e outra aumente, mas nenhum lugar ficará adverso a vida por isso. Pelas seguintes razões, este será meu segundo e último post sobre o assunto: 1) Não vejo nenhum sentido em ficarmos discutindo hidrodinâmica ou mecânica de fluídos no tópico de política de um forum dedicado a investimentos 2) Sou da área de humanas e a chance de eu estar falando uma coisa totalmente estúpida é grande. Pelo que vejo de suas postagens, você certamente também não é engenheiro, o que torna o nosso diálogo ainda mais sem sentido. 3) Nossas visões equivocadas da ciência não têm nenhuma relevância para o estado do Rio Grande do Sul, para as pessoas que lêem essas groselhas ou mesmo para nós próprios. Com essas ressalvas, vou dizer mais algumas atrocidades para divertir os engenheiros que realmente entendem do assunto. Até onde chega meu conhecimento de leigo (que é bem superficial), a vazão do lago depende essencialmente do tamanho do vertedouro e da coluna d'água acima dele. A aclividade do canal que a água escoa após passar pelo vertedouro influencia apenas a velocidade da água nesse canal, mas não a vazão do lago. Uma cachoeira no meio do caminho (queda de 90º), não faz a água sair mais rápido da nascente de um rio. De toda forma, quer provar que eu estou errado? Faça o teste do copo com canudo que eu sugeri lá atrás. Acha que a escala não é representativa? Use um balde. Ainda não é o suficiente? Tente com uma caixa d'água. Ao invés de tentar me convencer com palavras que estou errado (e não nego que possa estar, já que não entendo bulhufas do assunto), use meu próprio teste para mostrar o erro do meu raciocínio.
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Jun 11, 2024 11:59:26 GMT -3.5
houve mortes em varios locais por causa da força das aguas que vinham embaladas depois de descer um declive. é o caso de locais como muçum, sinimbu, roca sales, lageado e cruzeiro do sul.
se o senhor acha que a declividade não influe na velocidade das aguas, eu te convido para ir a muçum na proxima vez em que houver enchente.
uma cachoeira realmente corta o embalo.
a população não deve ficar ausente desse tipo de debate. O interesse maior dos profissionais é ganhar dinheiro.
|
|
|
Post by salcedo on Jun 13, 2024 13:54:44 GMT -3.5
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Jun 13, 2024 17:54:51 GMT -3.5
www.youtube.com/watch?v=Un7jEt1OtQEnão sei se ele está com a razao quanto as motivações, mas é interessante. eu sou engenheiro, mas de outra area, e sou afeito a calculos e formulas. Para quem não leu minhas mensagens anteriores, os efeitos do canal não serão tão rapidos como aquele video em que aparece um senhor pedindo para o gvernadores mandar abrir o canal. Fiz estimativas de quanto demoraria para diminuir o nivel da lagoa em 1 metro ou meio metro. uma coisa é certa: há muitos fazendo criticas com desonestidade intelectual.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Política
Jun 27, 2024 11:36:20 GMT -3.5
via mobile
Post by uqaz on Jun 27, 2024 11:36:20 GMT -3.5
Tá interessante. Como o presidente anterior, quanto mais besteira fala, mais vontade tem de falar kkkk
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Jun 29, 2024 21:00:03 GMT -3.5
enchentes no rs - resumão thiago drumm concordo com o que ele disse no inicio do video acho dispensavel e inutil qualquer discussão sobre se o vento diminui a vazao porque se realmene diminuiu é mais uma razão para abrir canais para o mar o quanto antes. Eu penso mas não bato o pé que o vento pode influenciar o movimento das aguas na superficie, mas não influi nas aguas mais ao fundo. interessantes as hipoteses aos 11 e aos 14 minutos. www.youtube.com/watch?v=SgbXjTE0TSs
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Política
Jul 2, 2024 11:13:49 GMT -3.5
via mobile
Post by uqaz on Jul 2, 2024 11:13:49 GMT -3.5
|
|
|
Post by Dog on Jul 9, 2024 10:52:13 GMT -3.5
enchentes no rs - resumão thiago drumm concordo com o que ele disse no inicio do video acho dispensavel e inutil qualquer discussão sobre se o vento diminui a vazao porque se realmene diminuiu é mais uma razão para abrir canais para o mar o quanto antes. Eu penso mas não bato o pé que o vento pode influenciar o movimento das aguas na superficie, mas não influi nas aguas mais ao fundo. interessantes as hipoteses aos 11 e aos 14 minutos. www.youtube.com/watch?v=SgbXjTE0TSsbom dia, vento faz mta diferença na vazao e no nível das águas. no dia que ventou mais de 20 nós de sul a água do guaíba elevou em 40cm... tanto no guaíba quanto na lagoa dos patos cria um efeito rolha
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Jul 18, 2024 16:57:19 GMT -3.5
enchentes no rs - resumão thiago drumm concordo com o que ele disse no inicio do video acho dispensavel e inutil qualquer discussão sobre se o vento diminui a vazao porque se realmene diminuiu é mais uma razão para abrir canais para o mar o quanto antes. Eu penso mas não bato o pé que o vento pode influenciar o movimento das aguas na superficie, mas não influi nas aguas mais ao fundo. interessantes as hipoteses aos 11 e aos 14 minutos. www.youtube.com/watch?v=SgbXjTE0TSsbom dia, vento faz mta diferença na vazao e no nível das águas. no dia que ventou mais de 20 nós de sul a água do guaíba elevou em 40cm... tanto no guaíba quanto na lagoa dos patos cria um efeito rolha no dia em que ventou não parou de chegar agua da chuva de horas e dias atras. num canal a meio caminho entre porto alegre e rio grande sempre vai correr agua enquanto houver um desnivel, quanto mais o vento segurar a agua num nivel mais alto, mais agua vai escoar pelo canal. Só quando vier vento do leste pode atrapalhar um pouco. esse argumento (de que não vai ajudar fazer canal por causa do vento) foi criado por gente que agiu com desonestdade intelectual.
|
|