Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jul 31, 2023 15:25:57 GMT -3.5
É meio folclore esse papo de que alguém ache bandidos coitadinhos, né não??? Eu pelo menos nunca vi um vídeo(que não seja montagem!) de alguém dizendo isso... Existe sim, todo um contexto social que os joga nessa situação, a gente, pensando a partir da nossa situação, nunca vamos entender isso, agora se fizermos o exercício de nos colocarmos no lugar de um mlk, gerado num funk proibidão nascido da barriga de uma adolescente, sem pai, criado solto na favela, tendo como herói o chefe da boca, é mais fácil entender(não concordar!!!) que o caminho natural é virar bandido. Folclore não é, se procurar nos centros acadêmicos de humanas, sindicatos, partidos radicais de esquerda, etc vai achar um monte de gente que sempre acha que a polícia sempre está errada. Do mesmo jeito que o pessoal da extrema direita sempre acha que a polícia está certa. Gente burra só consegue ver preto e branco em um mundo cinza.
|
|
rst
Moderador
|
Política
Jul 31, 2023 15:36:44 GMT -3.5
via mobile
Post by rst on Jul 31, 2023 15:36:44 GMT -3.5
É meio folclore esse papo de que alguém ache bandidos coitadinhos, né não??? Eu pelo menos nunca vi um vídeo(que não seja montagem!) de alguém dizendo isso... Existe sim, todo um contexto social que os joga nessa situação, a gente, pensando a partir da nossa situação, nunca vamos entender isso, agora se fizermos o exercício de nos colocarmos no lugar de um mlk, gerado num funk proibidão nascido da barriga de uma adolescente, sem pai, criado solto na favela, tendo como herói o chefe da boca, é mais fácil entender(não concordar!!!) que o caminho natural é virar bandido. Folclore não é... Exato. Eduardo Suplicy conseguiu se eleger e reeleger por muitos anos somente com essa bandeira. Onde quer que houvesse um criminoso capturado, lá estava o xarope dando entrevista para proclamar os direitos do preso, antes mesmo que houvesse qualquer insinuação de que a polícia tivesse violado esses direitos. Se funcionou tão bem por tanto tempo é porque muita gente tem essa exata mentalidade, e ele soube se aproveitar disso. Só décadas depois é que que ele passou a falar de renda mínima compulsivamente.
|
|
|
Post by ancasodi on Jul 31, 2023 15:46:30 GMT -3.5
"Só décadas depois é que que ele passou a falar de renda mínima compulsivamente." Só peguei essa parte então, nunca vi um vídeo dele chamando bandido de coitadinho.
A discussão desse tema, criminalidade, tem que ser feita se forma séria e responsável, não é dizendo: "bandido bom é bandido morto" que se exaure a questão. É óbvio que tem que entender uma pessoa vítima de bandido ficar furiosa e matá-lo em seguida, qualquer um de nós agiríamos assim, até Suplicy... kkkkkk
Mas não é agindo assim que resolveremos essa situação, veja o exemplo de SP agora, um bandido mata um policial, autoridade, servidor público exercendo seu ofício, algo totalmente condenado! O Estado para prendê-lo mata 8 pessoas... resolve assim, ou gera ainda mais violência???
Antes que me acusem de ser petista, pra mim o pt erra do mesmo jeito que todos os outros governos, basta ver que a Bahia de Ruy Costa foi o estado que mais matou e ele elogiou isso.
|
|
rst
Moderador
|
Política
Jul 31, 2023 17:27:45 GMT -3.5
via mobile
Post by rst on Jul 31, 2023 17:27:45 GMT -3.5
"Só décadas depois é que que ele passou a falar de renda mínima compulsivamente." Só peguei essa parte então, nunca vi um vídeo dele chamando bandido de coitadinho. Rapaz, você deve ser novo. Ou então as patacoadas do Suplicy não eram transmitidas aí em Macaé nos anos 80/90. Infelizmente, boa parte dessa fase precedeu a internet, o que dificulta encontrar exemplos que não sejam os relacionados ao sequestro do Abílio Diniz e ao Cesare Battisti, ex-guerrilheiros de esquerda, mas lembro perfeitamente de inúmeras vezes em que ele subiu no degrau para passar a mão na cabeça de criminosos comuns. O link que vou postar aqui não é exatamente uma defesa de bandido, como desejava. Ele está apenas questionando uma execução sumária, sem o devido processo legal. Não está errado, mas, digamos que, considerando quem foi a vítima, 99% da população ocidental deve concordar com a ação dos EUA nesse caso: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2011/05/09/suplicy-morte-de-bin-laden-precisa-ser-esclarecida
|
|
|
Post by ancasodi on Jul 31, 2023 19:34:38 GMT -3.5
É, eu devo ser novo ou não chegava aqui no interior do RJ, realmente não me lembro de ter visto alguém, não só o Suplicy, dizendo que bandido é coitadinho. Mas acredito em vc, não tenho porque não acreditar, ele e outros estão errados ao dizer que bandido é coitadinho.
Quanto ao caso bin laden e Saddan, são crápulas, sempre foram, inclusive quando atendiam aos interesses dos americanos, né....
|
|
rst
Moderador
|
Política
Jul 31, 2023 20:19:48 GMT -3.5
via mobile
Post by rst on Jul 31, 2023 20:19:48 GMT -3.5
É, eu devo ser novo ou não chegava aqui no interior do RJ, realmente não me lembro de ter visto alguém, não só o Suplicy, dizendo que bandido é coitadinho. Mas acredito em vc, não tenho porque não acreditar, ele e outros estão errados ao dizer que bandido é coitadinho. Quanto ao caso bin laden e Saddan, são crápulas, sempre foram, inclusive quando atendiam aos interesses dos americanos, né.... Para refrescar sua memória. E essa nem faz tanto tempo assim. Tem até menção à renda mínima:
|
|
|
Post by ancasodi on Jul 31, 2023 20:45:24 GMT -3.5
rst
desculpe minha ignorância, mas não o vi chamando o cara de coitadinho...
Agora vc vai achar q eu também chamo bandido de coitadinho, porque eu sou contra execução, quer de bandidos, quer de polícia, não temos previsão legal da pena de morte, salvo em caso de guerra declarada, então, a polícia deveria ter conduzido esse psicopata presos, e num país civilizado, ele seria objeto de estudos de junta psiquiátrica, a fim de identificar as causas e tentar prevenir para que outros casos desses não acontecesse, e com isso a sociedade evoluísse.
|
|
rst
Moderador
|
Política
Jul 31, 2023 21:43:49 GMT -3.5
via mobile
Post by rst on Jul 31, 2023 21:43:49 GMT -3.5
rst desculpe minha ignorância, mas não o vi chamando o cara de coitadinho... Agora vc vai achar q eu também chamo bandido de coitadinho, porque eu sou contra execução, quer de bandidos, quer de polícia, não temos previsão legal da pena de morte, salvo em caso de guerra declarada, então, a polícia deveria ter conduzido esse psicopata presos, e num país civilizado, ele seria objeto de estudos de junta psiquiátrica, a fim de identificar as causas e tentar prevenir para que outros casos desses não acontecesse, e com isso a sociedade evoluísse. Você leu a postagem completa do Suplicy ou apenas o trecho inicial que aparece aqui no fórum? Não foi uma crítica à execução promovida pela polícia (ainda que a referência ao número de tiros permita mais essa interpretação ), mas sim uma cretinice de que ele só se transformou em um criminoso porque teve uma infância pobre. Para mim, isso é passar a mão na cabeça de bandido e também uma ofensa aos pobres. Queria ver ele fazer esse mesmo comentário na rua, na época em que o assunto estava em máxima evidência.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Aug 1, 2023 6:24:02 GMT -3.5
rst desculpe minha ignorância, mas não o vi chamando o cara de coitadinho... Agora vc vai achar q eu também chamo bandido de coitadinho, porque eu sou contra execução, quer de bandidos, quer de polícia, não temos previsão legal da pena de morte, salvo em caso de guerra declarada, então, a polícia deveria ter conduzido esse psicopata presos, e num país civilizado, ele seria objeto de estudos de junta psiquiátrica, a fim de identificar as causas e tentar prevenir para que outros casos desses não acontecesse, e com isso a sociedade evoluísse. Você leu a postagem completa do Suplicy ou apenas o trecho inicial que aparece aqui no fórum? Não foi uma crítica à execução promovida pela polícia (ainda que a referência ao número de tiros permita mais essa interpretação ), mas sim uma cretinice de que ele só se transformou em um criminoso porque teve uma infância pobre. Para mim, isso é passar a mão na cabeça de bandido e também uma ofensa aos pobres. Queria ver ele fazer esse mesmo comentário na rua, na época em que o assunto estava em máxima evidência.
A minha postagem foi no sentido de que eu acho que está ficando claro que as distinções entre certo e errado estão ruindo aqui no Brasil
E era isso que eu pensei estimular, a constatação do fato, se os outros concordam comigo. Mas enfim, parece que uma parte dos foristas concorda comigo já
que, implicitamente atribui a corrosão de valores a uma parte da atitude em relação ao problema por parte da intelligentsia (não estou nem discutindo se o Suplicy faz parte
dela ou da ignoranzia )
|
|
|
Post by ancasodi on Aug 1, 2023 8:04:51 GMT -3.5
"Você leu a postagem completa do Suplicy ou apenas o trecho inicial que aparece aqui no fórum?" Não consegui ler a postagem completa não. Eu discordo dessa visão fatalista, e a vida nos mostra isso, temos aí Brennand e os Klein das casas bahia, eles deixa evidente que bandidos da pior espécie não necessariamente saem da pobreza, o que se diz nessas falas(que vcs entendem como defendendo bandidos) é que um menino nessas condições de pobreza tendem a se tornar bandidos, e acho que isso não há como negar, basta fazer o exercício de se por nessa situação, o exemplo que dei acontece todos os fins de semana, meninas vão pra esses proibidões e metem com 3~4 mlks, engravidam, nasce um mlk q vai crescer sem pai, criado nos becos e tendo com referência o gerente da boca, o que vc acha q é mais propenso dele se tornar??? Não é concordar ou justificar o crime, tratar bandido como coitadinho, é tão somente analisar e ver o que gera essa situação.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Aug 1, 2023 10:48:25 GMT -3.5
"Só décadas depois é que que ele passou a falar de renda mínima compulsivamente." Só peguei essa parte então, nunca vi um vídeo dele chamando bandido de coitadinho. A discussão desse tema, criminalidade, tem que ser feita se forma séria e responsável, não é dizendo: "bandido bom é bandido morto" que se exaure a questão. É óbvio que tem que entender uma pessoa vítima de bandido ficar furiosa e matá-lo em seguida, qualquer um de nós agiríamos assim, até Suplicy... kkkkkk Mas não é agindo assim que resolveremos essa situação, veja o exemplo de SP agora, um bandido mata um policial, autoridade, servidor público exercendo seu ofício, algo totalmente condenado! O Estado para prendê-lo mata 8 pessoas... resolve assim, ou gera ainda mais violência??? Antes que me acusem de ser petista, pra mim o pt erra do mesmo jeito que todos os outros governos, basta ver que a Bahia de Ruy Costa foi o estado que mais matou e ele elogiou isso. Todo mundo sabe que existe uma lei não escrita entre policiais e criminosos que diz que se um policial morre, quem matou vai morrer tb e de preferência de uma forma brutal. Tem várias histórias de policial que foi morto e a polícia ficou fazendo ronda dia e noite nas bocas até os chefes do tráfico entregarem quem matou. Nesse caso foi com a ROTA, que não costuma ter essa sutileza. Não é bonito, moralmente aceitável, minimamente civilizado, etc. Mas sabendo que a maioria da polícia ganha pouco, não tem suporte nenhum do Estado e está totalmente exposta (morando na periferia, pegando transporte público, etc) eu não consigo dizer que no lugar deles eu faria diferente. Essa lei não escrita é a única coisa que faz o bandido ter medo da polícia. Ele saber que se passar essa linha a coisa vai ficar feia. Sem isso o policial vai ter o que para ter o mínimo de segurança? "Ah, mas o bandido tem que ter respeito pela polícia, não medo". Concordo, mas isso num lugar minimamente civilizado. Não tendo isso vai o medo mesmo. Por outro lado, não gosto da história que a extrema direita gosta de dar carta branca para a polícia sair matando geral sem dar nenhuma explicação. Para saber qual a consequência disso é só olhar para as milícias do RJ...
|
|
|
Post by ancasodi on Aug 1, 2023 13:45:15 GMT -3.5
Neymar "Tem várias histórias de policial que foi morto e a polícia ficou fazendo ronda dia e noite nas bocas até os chefes do tráfico entregarem quem matou" Exatamente, porque não fizeram isso, basta marcar presença que em um semana o movimento cai e o gerente entrega o cara. Precisa matar 13 (até agora) . Esses 13, todos eles eram do movimento??? www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023/07/moradores-de-guaruja-relatam-medo-da-policia-e-ficam-presos-em-casa.shtmlEnfim... tem aquele ditado: "violência gera violência", essas operações só deixam esses bandidos ainda mais cruéis, sabe com quem??? Com a polícia ou com a população???
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Aug 2, 2023 8:38:56 GMT -3.5
"Só décadas depois é que que ele passou a falar de renda mínima compulsivamente." Só peguei essa parte então, nunca vi um vídeo dele chamando bandido de coitadinho.
Se o que o Suplicy está propondo há décadas é o que eu estou pensando, ou seja, proposta de renda mínima universal, no Brasil, isso só faz cair o meu conceito pela inteligência dele. Ancasodi, vc parece que segue mais o Suplicy pode, querendo, esclarecer
|
|
|
Post by ancasodi on Aug 2, 2023 10:34:25 GMT -3.5
Sultão do Swing "proposta de renda mínima universal" "Ancasodi, vc parece que segue mais o Suplicy pode, querendo, esclarecer" Eu só ? (ah, tá, vc diz aqui no grupo, né) Acho que vcs precisar ouvir mais as pessoas que pensam o futuro... (pra mim esse é o problema do conservador, como o nome já diz, conserva o passado, parecem não querer ao menos ouvir o que dizem os progressistas) Não para de crescer o número de gestores(públicos e privados) que consideram isso como a saída (ou única opção). exame.com/negocios/mais-um-bilionario-defendeu-a-renda-minima-universal/Eu postei aqui esses dias uma aula com Brett King, uma das maiores autoridades no mundo em IA, ele considera essa a única forma de compensar a inexorável entrada desse trabalhador(IA). Um exemplo que ele deu foi dos caminhoneiros americanos que cruzam leste-oeste (5 milhões), 2 milhões já podem ser substituídos hj... A outra aula que postei aqui foi do Domenico de Masi(criador do conceito de ócio criativo), ele vai nessa mesma linha, me chamou a atenção ele, um velhinho de oitenta e tal, mas é entusiasta da IA, dos avanços que ela vai criar para a sociedade, mas tratou também dessa questão de empregos extintos.
|
|
|
Post by salcedo on Aug 2, 2023 11:36:57 GMT -3.5
Boa discussão, não penso que ser pobre obrigue ninguém a roubar ou dedicar-se ao crime, mas não posso negar que seria um fator que pode colaborar, principalmente dependendo das circunstâncias, por outro lado apenas falarem em direitos humanos de criminais e não das vítimas, também não me parece correto. Concordo com o ancasodi em "analisar e ver o que gera essa situação", pois só combater o efeito e não as causas não parece muito produtivo, desde que seja realmente uma discussão séria e não apenas eleitoreira!
|
|
|
Post by ancasodi on Aug 2, 2023 12:47:59 GMT -3.5
SALCEDO "por outro lado apenas falarem em direitos humanos de criminais e não das vítimas" Direitos humanos é para todos os seres humanos, acho que a esquerda sempre falhou muito nisso, quantas e quantas vezes não gastava o tempo falando dos direitos humanos de algum bandido assassinado e não falando absolutamente nada sobre o policial que morreu...
Tem que evoluir muito nisso, esse policial que morreu era um trabalhador covardemente morto enquanto exercia sua profissão, além disso ele representava também o Estado, posto que era um representante estatal naquele local em que estava.
Não se trata de antagonismo, o DH não tem que ir apenas para um dos lados, é preciso atuar em ambos, nesse caso específico, estar ao lado da família que perdeu esse policial e também da família das 14 vítimas do Estado.
"desde que seja realmente uma discussão séria e não apenas eleitoreira!" A conclusão que eu cheguei é que nem direita e nem esquerda querem enfrentar essa situação... ambos querem é lacração: "bandido bom é bandido morto" X "desmilitarização PM" Houve esse massacre no governo de direita do Tarcísio assim como no governo de esquerda de Rui Costa na bahia (o estado que a PM mais matou)
|
|
|
Post by salcedo on Aug 3, 2023 16:23:44 GMT -3.5
SALCEDO "por outro lado apenas falarem em direitos humanos de criminais e não das vítimas" Direitos humanos é para todos os seres humanos, acho que a esquerda sempre falhou muito nisso, quantas e quantas vezes não gastava o tempo falando dos direitos humanos de algum bandido assassinado e não falando absolutamente nada sobre o policial que morreu... Tem que evoluir muito nisso, esse policial que morreu era um trabalhador covardemente morto enquanto exercia sua profissão, além disso ele representava também o Estado, posto que era um representante estatal naquele local em que estava. Não se trata de antagonismo, o DH não tem que ir apenas para um dos lados, é preciso atuar em ambos, nesse caso específico, estar ao lado da família que perdeu esse policial e também da família das 14 vítimas do Estado. "desde que seja realmente uma discussão séria e não apenas eleitoreira!" A conclusão que eu cheguei é que nem direita e nem esquerda querem enfrentar essa situação... ambos querem é lacração: "bandido bom é bandido morto" X "desmilitarização PM" Houve esse massacre no governo de direita do Tarcísio assim como no governo de esquerda de Rui Costa na bahia (o estado que a PM mais matou) Concordo, que os filhos destas 14 vítimas do estado devem ser assistidas e assim não seguirem o exemplo do pai(s) , mas cuidar para que esta atuação não seja um seguro de vida para a família do delinquente e realmente cumpra com um propósito de quebrar este ciclo.
|
|
|
Post by ancasodi on Aug 4, 2023 5:59:59 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Aug 4, 2023 8:26:11 GMT -3.5
"Você leu a postagem completa do Suplicy ou apenas o trecho inicial que aparece aqui no fórum?" Não consegui ler a postagem completa não. Eu discordo dessa visão fatalista, e a vida nos mostra isso, temos aí Brennand e os Klein das casas bahia, eles deixa evidente que bandidos da pior espécie não necessariamente saem da pobreza, o que se diz nessas falas(que vcs entendem como defendendo bandidos) é que um menino nessas condições de pobreza tendem a se tornar bandidos, e acho que isso não há como negar, basta fazer o exercício de se por nessa situação, o exemplo que dei acontece todos os fins de semana, meninas vão pra esses proibidões e metem com 3~4 mlks, engravidam, nasce um mlk q vai crescer sem pai, criado nos becos e tendo com referência o gerente da boca, o que vc acha q é mais propenso dele se tornar??? Não é concordar ou justificar o crime, tratar bandido como coitadinho, é tão somente analisar e ver o que gera essa situação.
Então vai se confirmando o Suplicy como fonte interminável de bobagens
Vamos então examinar mais de perto. A não ser que de "universal" só tenha o nome, propor uma renda básica universal significa, que todos receberão o benefício, do engraxate ao banqueiro
Nos países em que foi proposto inicialmente, isso pode até fazer algum sentido mas a meu ver não no Brasil. Por quê Porque nesses países do Primeiro Mundo as diferenças entre ricos e pobres
é bem menor do que no Brasil. È claro que nem todo mundo na Suécia ganha rios de dinheiro por mês. Existem profissões que são mal remuneradas em quase todo lugar. Só que mesmo sendo
muito pior remunerado do que um banqueiro, imagino que a diferença entre o que o engraxate e o banqueiro ganham na Suécia não é tão grande quanto no Brasil
Daí aparece claramente o que eu acho ser o primeiro absurdo da proposta: um país de Terceiro Mundo usaria os recursos que tem, muito mais escassos do que os países ricos,
para criar uma renda mínima básica e com ele poder remunrar inclusive o Chiquinho Scarpa. Isso com a lista de problemas que já temos no Brasil
Se fosse uma proposta de imposto de renda negativo eu até apoiaria, mas dificilmente o povo do PT apoiaria já que um dos principais proponentes dela foi um neoliberal (Milton Friedman)
A segunda grande crítica que a proposta merece é a seguinte: trata-se de uma ideia que não passa no momento de um conceito abstrato ainda a ser implementado
Só que nós já temos programas redistributivos de renda no Brasil.
De cabeça eu lembro agora do benefício do LOAS, de pagamento de benefício a quem não tenha mais condições de trabalhar a partir de uma certa idade
Eu mesmo, que me considero da direita, vejo com bastante simpatia tal benefício, pois é uma política que visa a criar uma "rede de segurança" para um público-alvo bem definido (de forma alguma
o benefício do LOAS pode ser considerado universal)
Além disso temos o Bolsa Família, que tanto debate suscitou e ainda vai suscitar (com benefícios pagos os quais, eu acredito, são ínfimos, mas aquela história, para quem tá na pindaíba...)
Eu lembrei desses, pode haver mais alguma coisa.
Não me interesso pela proposta do Suplicy mas em princípio a renda básica universal parece ser proposta para ser acumulada com os outros benefícios, ou não?
Enfim, nós já temos programas funcionando no Brasil, esses programas têm dotação orçamentária, funcionários treinados para suas funções e administradores com experiência
na execução dos programas. Se a gente quer aumentar a proteção financeira do pobre, a primeira coisa a fazer é consultar esses administradores e ver o que eles acham que
pode ser aperfeiçoado. Isso, para quem tem tendências conservadoras como eu, pois para mim, em termos de políticas públicas, a gente tem que se valer da experiência,
aproveitando aquilo que já funciona e não inventar algo do zero
Mas isso até onde vai meu limitado conhecimento parece ter escapado à imaginação do Suplicy, pois ele parece estar sempre vinte a trinta anos atrás dos acontecimentos
|
|
|
Post by salcedo on Aug 4, 2023 10:43:01 GMT -3.5
Amigo entendi que falastes em 14 vítimas, mas independente do número, também não se pode dizer que a polícia apenas cometa injustiças, que acontecem é claro, que investiguem e punam os culpados, câmaras nos uniformes para evitar este tipo de coisa por exemplo, também dar a entender que a violência seja maiormente por parte do estado é tapar o sol com uma peneira, as organizações delinquenciais se estão expandindo para outros países, a narco-política, tráfico de pessoas, exploração de menores, drogas, revoltas em presídios com muitos mortos entre presos é uma realidade na região e tem que ser combatida, discutir causas e medidas eficientes para isso está bem, mas com seriedade, como tu mesmo propões, isto de que "o crime deles é ser pobre" não me parece sério!
|
|