|
Post by Sultão do Swing on Oct 10, 2018 9:51:48 GMT -3.5
Eu sei que isso parece estranho, mas não se deixe enganar, isso é mesmo estranho. É isso mesmo, num avião com outra pessoa pilotando eu acho que não entro nunca mais. Você tem mesmo coragem de pilotar aquilo ali? Já sabe como ou ainda vai aprender?
Sim, sem problemas, imagino que depois que se aprende deve ser menos estressante do que dirigir em uma das estradas brasileiras. Agora me responda: você tem carro? Se tem me diga o seguinte: o que foi mais difícil para você, aprender a dirigir um automóvel ou ter o dinheiro para comprar um? Para mim foi muito mais difícil arrumar o dinheiro.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 10, 2018 11:47:43 GMT -3.5
Conseguir o dinheiro foi mais difícil, claro. Mas ao aprender, nunca tive risco do carro cair das alturas enquanto aprendia
Mas tudo bem. À primeira impressão, pilotar um avião me assusta. Com certeza é possível.
Piquet, que foi tricampeão de automobilismo, também pilota aviões. Ele sempre diz que o que ele tem medo é do trânsito no Brasil. No caso de cair, primeiro sempre é possível comprar um bom planador motorizado, tipo um superximango. Se perder o motor vc plana, não cai. Para quem tem medo do ultraleve perder o motor, é só instalar um páraquedas balístico, coisa que poucos aviões tem
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Oct 10, 2018 11:59:29 GMT -3.5
Conseguir o dinheiro foi mais difícil, claro. Mas ao aprender, nunca tive risco do carro cair das alturas enquanto aprendia
Mas tudo bem. À primeira impressão, pilotar um avião me assusta. Com certeza é possível.
Piquet, que foi tricampeão de automobilismo, também pilota aviões. Ele sempre diz que o que ele tem medo é do trânsito no Brasil. No caso de cair, primeiro sempre é possível comprar um bom planador motorizado, tipo um superximango. Se perder o motor vc plana, não cai. Para quem tem medo do ultraleve perder o motor, é só instalar um páraquedas balístico, coisa que poucos aviões tem você ja voou em algum ? já pegou alguma turbulência nele , ou chuva forte? , massa de ar quente acendente ? elas te jogam 500 a 1000 metros em instantes eu já peguei uma massa de ar quente no King Air, fez a gente despencar 150 metros quase morri, se fosse um ultraleve tinha partido no meio
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 10, 2018 12:24:22 GMT -3.5
você ja voou em algum ? já pegou alguma turbulência nele , ou chuva forte? , massa de ar quente acendente ? elas te jogam 500 a 1000 metros em instantes eu já peguei uma massa de ar quente no King Air, fez a gente despencar 150 metros quase morri, se fosse um ultraleve tinha partido no meio Never. Primeira coisa seria procurar uma escola de aviação (onde eu moro não tem) Só voaria em tempo bom, nem chuva fraca, quanto menos forte. Primeira coisa que os instrutores falam para quem voa de ultraleve é ficar longe de nuvens. Com experiência os pilotos (principalmente de planador) aprendem a localizar os lugares mais prováveis onde pode ocorrer uma térmica. De modo que não entendi bem o que ocorreu com vc. Se uma massa de ar , ascendente ou descendente, pode pegar alguém sem nenhum aviso, mesmo estando longe de grandes nuvens, aí meu lugar é no chão mesmo. É bom porque eu já vou aprendendo com o que ocorre com os outros (como dizia o Bismarck) eu achava que uma massa de ar quente jogasse para cima.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 10, 2018 13:32:26 GMT -3.5
Never. Primeira coisa seria procurar uma escola de aviação (onde eu moro não tem) Só voaria em tempo bom, nem chuva fraca, quanto menos forte. Primeira coisa que os instrutores falam para quem voa de ultraleve é ficar longe de nuvens. Com experiência os pilotos (principalmente de planador) aprendem a localizar os lugares mais prováveis onde pode ocorrer uma térmica. De modo que não entendi bem o que ocorreu com vc. Se uma massa de ar , ascendente ou descendente, pode pegar alguém sem nenhum aviso, mesmo estando longe de grandes nuvens, aí meu lugar é no chão mesmo. É bom porque eu já vou aprendendo com o que ocorre com os outros (como dizia o Bismarck) eu achava que uma massa de ar quente jogasse para cima. O que pretende fazer em relação ao clima não é muito diferente do que o pessoal da vela faz. Viajar apenas com bom tempo é o primeiro passo para evitar maiores problemas. Porém, o clima não é tão previsível assim e, volta e meia, esse pessoal enfrenta mudanças repentinas, como pirajás, mudanças de direção de vento, rajadas, entradas de frentes frias, etc. Quanto ao comentário final, massa de ar quente é ascendente, porém, talvez o que o Fiel esteja falando é da entrada da aeronave em uma zona de baixa pressão.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 10, 2018 13:34:01 GMT -3.5
você ja voou em algum ? já pegou alguma turbulência nele , ou chuva forte? , massa de ar quente acendente ? elas te jogam 500 a 1000 metros em instantes eu já peguei uma massa de ar quente no King Air, fez a gente despencar 150 metros quase morri, se fosse um ultraleve tinha partido no meio Vem cá, você nunca sofreu um acidente automobilístico? Nem ninguém da sua família? Vocês são abençoados Pois eu já sofri um feio, quando era criança, escapei ileso, nem sei como. Um conhecido meu matou uma garota e feriu várias outras pessoas em um acidente de carro. Um ex-vizinho meu, que eu conhecia tipo desde os oito anos, sofreu acidente, entrou em coma. Quando voltou à consciência, não era mais a mesma pessoa. Tinha virado um semi-debiloide O pai de uma amiga minha esqueceu o gás da cozinha aberto e entrou fumando. Morreu em consequência das queimaduras. Outro conhecido escorregou dentro de casa, bateu a cabeça e morreu. Viver é muito perigoso. Se for assim a gente não faz nada na vida
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 10, 2018 13:49:56 GMT -3.5
O que pretende fazer em relação ao clima não é muito diferente do que o pessoal da vela faz. Viajar apenas com bom tempo é o primeiro passo para evitar maiores problemas. Porém, o clima não é tão previsível assim e, volta e meia, esse pessoal enfrenta mudanças repentinas, como pirajás, mudanças de direção de vento, rajadas, entradas de frentes frias, etc. Quanto ao comentário final, massa de ar quente é ascendente, porém, talvez o que o Fiel esteja falando é da entrada da aeronave em uma zona de baixa pressão. Tô vendo que vc é chegado em uma vela... Tenho uma experiência muito resumida, mas que eu lembro foi bastante agradável, velejando. Mas foi com tempo bom, em águas calmas, etc. Pirajá - tive que correr para ver o significado, pois nunca tinha ouvido falar. É jargão de vela? Como eu disse, se o que o Fiel pegou pode pegar qualquer um, independentemente de cautelas, tô fora
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 10, 2018 13:57:49 GMT -3.5
Pirajá - tive que correr para ver o significado, pois nunca tinha ouvido falar. É jargão de vela? Não sei dizer se é exclusivo da vela, mas é um termo que só ouço nesse contexto. O equivalente em inglês é squall, que o google traduz incorretamente como rajada, mas acho que está mais para toró ou pé-d'água.
|
|
|
Post by salcedo on Oct 10, 2018 16:52:18 GMT -3.5
Pois vendo esta conversa, creio que sigo arriscando minha vida com os comandantes, geralmente da Avianca, já perdi a conta de quantas vezes viajei de avião, primeiro a trabalho e depois entre Quito-Porto Alegre, Não lembro de nenhum grande problema, exceto algum atraso por algum problema antes de decolagem. A única experiencia que não gostei , foi quando voei de Porto Alegre a Rio Grande em um bandeirantes turbo hélice, era uma barulheira e não me senti muito seguro
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Oct 12, 2018 22:44:08 GMT -3.5
No tópico de política rolou uma breve discussão sobre o futuro ministro da ciência e tecnologia.
Para quem tiver interesse e paciência, um interessante vídeo sobre estudantes do ensino fundamental de escola pública, que tiveram seu interesse por ciência e tecnologia despertado por um professor. Bons professores e laboratórios básicos nas escolas podem fazer muito mais pela ciência e tecnologia do que propostas megalomaníacas e apetite insaciável por verbas estatais.
Em 2017 o satélite foi efetivamente lançado pela Jaxa (a agência espacial do Japão). Infelizmente esta conquista é pouco divulgada no país, que se preocupa mais com os feitos de Neymar, Anita, pseudo-celebridades,...
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 13, 2018 8:20:37 GMT -3.5
No tópico de política rolou uma breve discussão sobre o futuro ministro da ciência e tecnologia. Para quem tiver interesse e paciência, um interessante vídeo sobre estudantes do ensino fundamental de escola pública, que tiveram seu interesse por ciência e tecnologia despertado por um professor. Bons professores e laboratórios básicos nas escolas podem fazer muito mais pela ciência e tecnologia do que propostas megalomaníacas e apetite insaciável por verbas estatais. Em 2017 o satélite foi efetivamente lançado pela Jaxa (a agência espacial do Japão). Infelizmente esta conquista é pouco divulgada no país, que se preocupa mais com os feitos de Neymar, Anita, pseudo-celebridades,... O custo de ter o Marcos Pontes "plantando feijões no espaço" foi u$s20M só, o ganho para as engenharias do país é imensurável. O custo da olimpíada brasileira de matemática é de R$53M sendo que 18M de alunos participan (dá um custo de R$3 por aluno) sendo 53 mil escolas aproximadamente envolvidas. Ainda assim todo ano os envolvidos na organização devem chorar para conseguir os recursos. As forças armadas comprando caças franceses que não funcionam por 37,5 Bilhões de reais é um projeto mais caro que gera muito menos utilidade. O orcamento do MCTIC é de R$3B/ano, então só aqueles caças franceses levam a metade do dinheiro pra toda a ciência brasileira por ano. O orçamento das forças armadas é de R$97B, 30 vezes a mais do que para a ciência toda. O auxílio moradía de políticos e juízes custa 817M, 25% do que o país gasta en ciência vai para alguns juízes e membros do legislativo para ajudar com os custos de moradia dado que os coitados não podem arcar com esse custos, com o seu salário tão baixo (sic). O pessoal gosta de indicar que tem gastos altos em certos ministérios sem ter noção das magnitudes, a relevância nem onde realmente pode se poupar dinheiro... eu já perdi a esperança de fazer alguém entender alguma coisa, não tem pior cego que aquele que não quer ver
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 13, 2018 9:25:40 GMT -3.5
O custo de ter o Marcos Pontes "plantando feijões no espaço" foi u$s20M só, o ganho para as engenharias do país é imensurável. O custo da olimpíada brasileira de matemática é de R$53M sendo que 18M de alunos participan (dá um custo de R$3 por aluno) sendo 53 mil escolas aproximadamente envolvidas. Ainda assim todo ano os envolvidos na organização devem chorar para conseguir os recursos. As forças armadas comprando caças franceses que não funcionam por 37,5 Bilhões de reais é um projeto mais caro que gera muito menos utilidade. O orcamento do MCTIC é de R$3B/ano, então só aqueles caças franceses levam a metade do dinheiro pra toda a ciência brasileira por ano. O orçamento das forças armadas é de R$97B, 30 vezes a mais do que para a ciência toda. O auxílio moradía de políticos e juízes custa 817M, 25% do que o país gasta en ciência vai para alguns juízes e membros do legislativo para ajudar com os custos de moradia dado que os coitados não podem arcar com esse custos, com o seu salário tão baixo (sic). O pessoal gosta de indicar que tem gastos altos em certos ministérios sem ter noção das magnitudes, a relevância nem onde realmente pode se poupar dinheiro... eu já perdi a esperança de fazer alguém entender alguma coisa, não tem pior cego que aquele que não quer ver Potuz, vc nunca me ouviu dizendo que o Ministério da Tecnologia no Brasil tem excesso de verbas. Do contrário, o que eu disse é que, em caso de cortes de verbas, a primeira coisa que os políticos vão pensar é em bolsas de estudo de brasileiros e verbas de ciência e tecnologia. Eles podem cortar à vontade que a reação política será ínfima. Agora vc só está me confirmando o que eu disse. Os caças franceses você deve estar falando dos Mirage, ok? Bem a FAB está leiloando neste momento os tais caças. O Brasil tem uma longa história de associação com os franceses e nós usamos Mirages durante muito tempo. Confesso que não posso aquilatar a qualidade desses Mirage 2000. Acabei de ler que os franceses tem o péssimo hábito de deixar países na mão quando surge guerra (tipo os israelenses na Guerra dos Seis Dias e vcs argentinos na Guerra das Malvinas). Os comentários que li é que os Saab Gripen são melhores por uma série de razões. Vc poderia postar algum link sobre os efeitos na engenharia do país da participação do Marcos Pontes (para que a gente tenha mais subsídios para discutir o assunto com vc) Agora, o que se vai de gasto no pais em coisas inúteis, não tá no gibi.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Oct 13, 2018 11:37:00 GMT -3.5
No tópico de política rolou uma breve discussão sobre o futuro ministro da ciência e tecnologia. Para quem tiver interesse e paciência, um interessante vídeo sobre estudantes do ensino fundamental de escola pública, que tiveram seu interesse por ciência e tecnologia despertado por um professor. Bons professores e laboratórios básicos nas escolas podem fazer muito mais pela ciência e tecnologia do que propostas megalomaníacas e apetite insaciável por verbas estatais. Em 2017 o satélite foi efetivamente lançado pela Jaxa (a agência espacial do Japão). Infelizmente esta conquista é pouco divulgada no país, que se preocupa mais com os feitos de Neymar, Anita, pseudo-celebridades,... O custo de ter o Marcos Pontes "plantando feijões no espaço" foi u$s20M só, o ganho para as engenharias do país é imensurável. O custo da olimpíada brasileira de matemática é de R$53M sendo que 18M de alunos participan (dá um custo de R$3 por aluno) sendo 53 mil escolas aproximadamente envolvidas. Ainda assim todo ano os envolvidos na organização devem chorar para conseguir os recursos. As forças armadas comprando caças franceses que não funcionam por 37,5 Bilhões de reais é um projeto mais caro que gera muito menos utilidade. O orcamento do MCTIC é de R$3B/ano, então só aqueles caças franceses levam a metade do dinheiro pra toda a ciência brasileira por ano. O orçamento das forças armadas é de R$97B, 30 vezes a mais do que para a ciência toda. O auxílio moradía de políticos e juízes custa 817M, 25% do que o país gasta en ciência vai para alguns juízes e membros do legislativo para ajudar com os custos de moradia dado que os coitados não podem arcar com esse custos, com o seu salário tão baixo (sic). O pessoal gosta de indicar que tem gastos altos em certos ministérios sem ter noção das magnitudes, a relevância nem onde realmente pode se poupar dinheiro... eu já perdi a esperança de fazer alguém entender alguma coisa, não tem pior cego que aquele que não quer ver Potuz, de início, se me considera um cego, me ajude a ver a luz. Sinceramente agradeço. Não acho que o MCTIC seja inútil, pelo contrário, acho que precisa de um ministro que saiba bem direcionar sua pequena verba e não desperdiçá-la com ações vistosas e pouco produtivas. A OBMEP é fantástica, e creio que já recomendei por aqui aos colegas o aplicativo feito pelo IMPA "Desafios da matemática" (Tem na Google play, acho que tem para IOS). Um aluno em qualquer ponto do mundo com um celular barato e uma conexão internet pode ter acesso a algo muito motivador, sem custo adicional ao país. Acho fantástico. A viagem do tal Marcos Pontes teve ganhos imensuráveis para a engenharia do país? Peço sua gentileza indicar quais são, confesso desconhecer, exceto a história do tal travesseiro. Salvo engano, o Brasil pagou uma passagem aos russos por não ter cumprido sua parte na construção de partes para a ISS. Isso sim daria ganhos enormes para a engenharia do país. Fracassamos na parte mais valiosa, que demandaria esforço em tecnologia, e ficamos com a parte marqueteira. Típico do período (2006) Acha U$ 20M pouco? Se com R$53 fazemos uma OBMEP, poderíamos fazer mais um ou dois eventos do mesmo porte e, penso eu, com maior resultado "imensurável". Investimentos em 18M de alunos podem ser "imensuráveis", uma ação pontual como a viagem do Pontes não pode. O país não é rico, não pode ficar aplicando $ em ações de valor imensurável, cujo mérito é definido por alguns burocratas. Tem de demonstrar o mérito a quem paga a conta (nós). O fato de que o auxílio moradia para politicos e juizes é imoral, indecente, não justifica outros gastos. Todos na esfera pública acham que seu desperdício é pequeno e tolerável frente ao dos demais, e assim o país fica insustentável. Não sei se $97B para as forças armadas é muito ou pouco, mas acho indispensável que o Brasil tenha forças armadas respeitáveis. Mas 35.7B BRL (~10B USD) para caças franceses usados, deve ter algo errado. O pacote do Grippen (caças novos) foi da ordem de 18B BRL (5B USD) , de onde saíram estes 35.7B BRL? Tudo o que escrevi acima pode estar errado, participo deste fórum para trocar idéias e aprender. grande abraço.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 13, 2018 19:59:26 GMT -3.5
Tanto você como o sultão tomaram a mensagem como apontadas pessoalmente, quando na realidade meu comentário é geral (o que o faz ainda pior). Salvo engano, o Brasil pagou uma passagem aos russos por não ter cumprido sua parte na construção de partes para a ISS. Isso sim daria ganhos enormes para a engenharia do país. Fracassamos na parte mais valiosa, que demandaria esforço em tecnologia, e ficamos com a parte marqueteira. Típico do período (2006) Segundo entendo isto é correto, foi mesmo uma movida marqueteira do Lula. Não tira o efecto de ter o primeiro astronauta latinoamericano, assim como ter o Artur Ávila (mesmo trabalhando na França, ou agora na Suiza) ser o único medalha Fields latinoamericano. Meu erro, o custo foi R$20M, mesmo se fosse dólar acharia pouco sim Com este argumento não teria se construido o LHC nem Ligo nem o Apollo e hoje não teríamos coisas básicas como internet (pra mencionar só algumas coisas que não tem nada a ver com os investimentos iniciais). O mesmo argumento para pesquisa em ciência básica. Se o Poincaré devia justificar para qué estudava geometrías não Euclídeas provavelmente quem pagava a conta não aceitaria como explicação. Mesma pergunta para o Einstein que utilizou aquelas ideias na teoría da relatividade especial, sem ter nenhuma aplicação na cabeça. Só que hoje não teríamos GPS sem elas. Concordo, porém o argumento que as contas não fecham também não deve ser utilizado para dizer que todos devem apertar o cinto da mesma forma, cegamente, sem analizar quais são os custos que realmente não precisamos e quais são os que realmente trazem benefícios (mesmos que não mensuráveis como eu já disse, e deve notar que não estou respondendo sobre o Pontes). O primeiro link que achei agora foi esse, mas o número bate com a minha lembrança. www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/brasil-confirma-a-compra-de-avioes-militares-da-franca-btddre3iwpun23bsuzii0demm/Posso procurar os outros links mencionando que os caças não funcionariam em primeiro lugar e deviam ser reparados. Edit: ahh certo, esqueci, também não sei dizer se 97B são pouco ou muito para as forças armadas, mas tenho certeza que 3B é pouco para ciência, e também acho indispensável o país ter universidades respeitáveis. Sem engenheiros não temos nem ruas. E hoje mesmo eu não acredito no engenheiro civil formado no Fundão que faz a reforma do meu apartamento (ou constrói a Ciclofaixa Leblon-São Conrado). Não quero nem pensar o que será daqui a 20 anos depois dos efeitos do teto.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 14, 2018 7:19:14 GMT -3.5
Tanto você como o sultão tomaram a mensagem como apontadas pessoalmente, quando na realidade meu comentário é geral (o que o faz ainda pior). pouco? O primeiro link que achei agora foi esse, mas o número bate com a minha lembrança. www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/brasil-confirma-a-compra-de-avioes-militares-da-franca-btddre3iwpun23bsuzii0demm/Posso procurar os outros links mencionando que os caças não funcionariam em primeiro lugar e deviam ser reparados. . Edit: ahh certo, esqueci, também não sei dizer se 97B são pouco ou muito para as forças armadas, mas tenho certeza que 3B é pouco para ciência, e também acho indispensável o país ter universidades respeitáveis. Sem engenheiros não temos nem ruas. E hoje mesmo eu não acredito no engenheiro civil formado no Fundão que faz a reforma do meu apartamento (ou constrói a Ciclofaixa Leblon-São Conrado). Não quero nem pensar o que será daqui a 20 anos depois dos efeitos do teto. Da minha parte eu não me senti atingido pela sua postagem, só fiquei curioso mesmo. Eu sei que sem engenheiros nada rola, não tem telefonia, nem internet, nem estradas, nem nada. Mas o país está se lixando para isso. Bem que eu tinha estranhado os valores dos caças que vc tinha postado. A notícia já é velhusca, 2009. É que vc ficou com os números na cabeça. 37B, mesmo em reais, é muita grana. Acontece que a venda acabou gorando e ficamos com os caças suecos. Se tem uma acusação que ninguém pode jogar em cima das forças armadas brasileiras é de prodigalidade. O que eles gastam é perfeitamente compatível, diria até módico, se a gente considerar que vive em um país do tamanho e da população do Brasil. Para não ficar fazendo listagem de coisas em que o governo gasta sem nenhum benefício, lembro que a conta de juros, agora em outubro já está na ordem de 350B. www.jurometro.com.br/ 350 bilhões, mano, que são recolhidos de impostos e que vão para o pagamento de uma dívida que foi crescendo, explodiu no governo FHC ("O Neoliberal") e como os recursos à disposição do governo por definição são limitados, isso impede o desenvolvimento de outras ações, mais úteis e urgentes. Não sou contra gasto público, só contra o dinheiro público mal gasto (que é muito no Brasil)
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Oct 14, 2018 11:15:19 GMT -3.5
Não foi pessoal, que bom, fico aliviado. Mas lamento que tasque o rótulo de "cego que não quer ver" em quem não concorda com sua posição. Segundo entendo isto é correto, foi mesmo uma movida marqueteira do Lula. Não tira o efecto de ter o primeiro astronauta latinoamericano, assim como ter o Artur Ávila (mesmo trabalhando na França, ou agora na Suiza) ser o único medalha Fields latinoamericano. Meu erro, o custo foi R$20M, mesmo se fosse dólar acharia pouco sim 20M para uma ação marqueteira é pouco? Políticos acham pouco o fundo partidário, juízes acham pouco o seu salário, sindicalistas acham pouco o imposto sindical, e por aí vai. E esta mentalidade é geral, está afundando o país. Trabalho com empresas onde o pessoal vai no restaurante por quilo quando pagam do bolso, e em churrascarias caras quando mandam a conta para a empresa. Com este argumento não teria se construido o LHC nem Ligo nem o Apollo e hoje não teríamos coisas básicas como internet (pra mencionar só algumas coisas que não tem nada a ver com os investimentos iniciais). O mesmo argumento para pesquisa em ciência básica. Se o Poincaré devia justificar para qué estudava geometrías não Euclídeas provavelmente quem pagava a conta não aceitaria como explicação. Mesma pergunta para o Einstein que utilizou aquelas ideias na teoría da relatividade especial, sem ter nenhuma aplicação na cabeça. Só que hoje não teríamos GPS sem elas. Durante muito tempo havia uma lenda de que Einstein era mau aluno em algumas matérias. Este argumento era usado por estudantes preguiçosos para justificar notas ruins ("até Einstein ia mal, não me cobre, quem sabe eu me torne um Einstein no futuro..."). Torcendo a lógica, se justifica tudo. É óbvio que pesquisa básica é importante, o que não justifica qualquer despesa. Por seu argumento o povo paga uma casta no governo e na academia que se considera inatingível e inquestionável, algo como o Papa para os católicos. Há quem faça coisas muito boas, e há quem viva mamando nas tetas estatais por toda a vida. O Ávila nos orgulha, mas poderia ficar aqui citando diversas teses de pós graduação que me causam vergonha. Tem que ao menos tentar explicar ao pagador de impostos onde o dinheiro está sendo aplicado. "if you can't explain something in simple terms, you don't understand it ...". O país está aplicando 1.5B no LNLS, nunca vi alguém reclamando de desperdício. Ainda que eu não entenda o que faz a luz sincrotron, posso entender seus benefícios. Concordo, porém o argumento que as contas não fecham também não deve ser utilizado para dizer que todos devem apertar o cinto da mesma forma, cegamente, sem analizar quais são os custos que realmente não precisamos e quais são os que realmente trazem benefícios (mesmos que não mensuráveis como eu já disse, e deve notar que não estou respondendo sobre o Pontes). Não tem jeito, toda a esfera publica acha que o cinto tem de apertar do outro lado, e que já fizeram esforço demais. E todos juntos concordam em tornar o estado ainda mais obeso e mandar a conta para o povo. Há muita gente séria que trabalha para o estado, mas falta coragem em apontar o dedo para sua própria corporação e denunciar onde há desperdícios. É mais fácil e mais simpático pedir mais verba. Só que o hospedeiro está quase morrendo. Os 35.7B eram referentes à compra dos Rafale, uma história muito estranha. Sarkozy fez um bate-e-volta surpresa para agradecer a Lula pela compra de um caça caríssimo, cujo unico operador era a França. Ainda vamos saber melhor deste caso no futuro. Os caças usados eram os Mirage 2000 que estão sendo vendidos, mas nem de longe custaram tanto. Talvez o Sultão se interesse em um, está uma pechincha. Edit: ahh certo, esqueci, também não sei dizer se 97B são pouco ou muito para as forças armadas, mas tenho certeza que 3B é pouco para ciência, e também acho indispensável o país ter universidades respeitáveis. Sem engenheiros não temos nem ruas. E hoje mesmo eu não acredito no engenheiro civil formado no Fundão que faz a reforma do meu apartamento (ou constrói a Ciclofaixa Leblon-São Conrado). Não quero nem pensar o que será daqui a 20 anos depois dos efeitos do teto. Concordo que 3B para a ciência é pouco. Discordo no diagnóstico: Você acha que a causa é o teto, eu acho que a causa é desperdício e má alocação. 1.7B para o fundo partidário (vulgo fundo pela defesa da democracia) poderia ir para a ciência, um aumento substancial. Mas quero ver os "cientistas" indicados pelos partidos políticos lutando por isto, o povo certamente apoiaria. Está tudo de cabeça para baixo. Estudantes de 4ª série mal sabem ler e fazer contas simples, abriram se fábricas de diplomas universitários (Kroton, SEER, ...) e Universidades federais que em boa parte são sinecuras. Quanto ao este "passeio" do Marcos Pontes no espaço, mudo minha opinião se me indicar pelo menos qualitativamente alguns ganhos da ida do cara ao espaço, sinceramente não sei. abs.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 14, 2018 18:17:02 GMT -3.5
Os 35.7B eram referentes à compra dos Rafale, uma história muito estranha. Sarkozy fez um bate-e-volta surpresa para agradecer a Lula pela compra de um caça caríssimo, cujo unico operador era a França. Ainda vamos saber melhor deste caso no futuro. Os caças usados eram os Mirage 2000 que estão sendo vendidos, mas nem de longe custaram tanto. Talvez o Sultão se interesse em um, está uma pechincha. Na verdade me interessaria sim, mas eu era muito mais ter um MiG21. As pessoas não sabem mas em tese é perfeitamente possível ter um desses caças. Um amigo meu ficou de cara quando eu disse para ele mas é verdade. O problema seria a manutenção do bicho, astronômica. O mesmo motivo, em escala menor, que me impede de comprar hoje um Mitsubishi Eclipse 94 ou um Porsche 911 mais antigo. Sou fascinado com esses carros clássicos mas em se tratando de carro a gente tem que ser prático.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 14, 2018 19:19:53 GMT -3.5
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Oct 14, 2018 21:09:31 GMT -3.5
Irei condensar vários comentários em uma só mensagem: Gripen - A vantagem da escolha desse modelo é que se trata de um avião altamente manobrável, pelo menor peso e dimensões, menos exigente com pistas de pouso, com transmissão de parte da tecnologia e o mais importante: multimissão e com menor custo por hora voada. Ambos, fatores primordiais num país que desde FHC tem oficiais aviadores quase sem horas de vôo. Não vejo como o Brasil poderia ter optado por nenhum outro modelo a não ser que entendesse que o projeto da SAAB não irá desempenhar como esperado, já que é um avião que ainda tem a se desenvolver. Forças Armadas - o grande ralo de dinheiro é a previdência das viúvas e filhas eternamente solteiras. O Brasil tem um alto gasto com defesa para pouca coisa a apresentar. O gasto de pessoal toma conta do orçamento. A verdade é que a quase totalidade dos militares tem pouca noção de guerra. Comprar um barco para viajar - comprar um veleiro pequeno para brincar nos limites da navegação costeira é ótimo. Já um barco de verdade para ir para outro país é um investimento muito, mas muito maior. Se o cara ama velejar, ok. Eu particularmente nunca gastaria meio milhão de dólares no catamarã de 50 pés ou cerca de um terço disso num veleiro monocasco de 40 pés para depois ter aporrinhação para o resto da vida com a manutenção do equipamento embarcado. Geladeira na minha casa se deu problema eu jogo fora e compro outra, uma geladeira embutida não tem como fazer isso, tem que chamar um profissional. Quadro elétrico, bombas d'água, sistemas de automação, etc... se o cara não dom para consertos, como é o meu caso, é dor de cabeça. Fora que barco demora pra caramba para chegar ao destino, para quem não é aposentado, viajar para outro país é nas férias e olhe lá. Medo de voar - uma garrafa do destilado de sua preferência pode resolver esse problema fácil, fácil. Fausto Botelho - o Dr. Doom brasileiro atacou novamente essa semana falando que o fim (da bolsa americana) está próximo. A salvação será o bitcoin. Uma boa forma de estrear o novo registro dele de analista, depois de seis meses suspenso.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 15, 2018 16:30:17 GMT -3.5
Esquerda de Iphone já era Da minha parte acho um absurdo o que o Troglonaro paga por um digital. Quando não estou com meu Tabajara Plus, que já tem relógio, eu uso um Acqua, que não passa aí dos 15 merreis Nada como ter grana como um deputado para poder esbanjar à vontade.
|
|