Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Apr 16, 2019 17:46:34 GMT -3.5
E a projeção para o PIB 2019 continua caindo...
2019 é um ano perdido e se a reforma da previdência não passar ou for muito desidratada, a década de 20 também será perdida. É verdade. Já li alguns gestores de fundo comentarem que muitos deputados da oposição são a favor da reforma da previdência, mas vão votar contra, apenas para prejudicar o Bolsonaro. Pode uma coisa dessas? Só neste país acontece esse tipo de coisa...
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Apr 16, 2019 19:50:03 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Apr 17, 2019 18:38:53 GMT -3.5
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 17, 2019 21:04:37 GMT -3.5
Pra quem viveu 1986 com Plano Cruzado sabe a furada que é uma medida desesperada como essa.
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Apr 17, 2019 21:07:20 GMT -3.5
2019 é um ano perdido e se a reforma da previdência não passar ou for muito desidratada, a década de 20 também será perdida. É verdade. Já li alguns gestores de fundo comentarem que muitos deputados da oposição são a favor da reforma da previdência, mas vão votar contra, apenas para prejudicar o Bolsonaro. Pode uma coisa dessas? Só neste país acontece esse tipo de coisa... se a reforma da previdencia não passar, não será o fim do mundo nem o fim do brasil. Um importante motivo para votar contra é que os militares vão continuar com muitas benesses. Se aprovassem uma mudança atingindo apenas os que não nasceram ainda e os que ainda não estão em idade de trabalhar, iria ter repercussao muito positiva depois de alguns dias. Se não sair nada, ninguem tem conhecimento para apostar no caos, ninguem sabe até onde irá a robotização. Esta pode permitir uma maior emissao de dinheiro no futuro. No momento, a grande dificuldade para uma politica de emissao de dinheiro são os autonomos, pois não há robos para fazer muitos serviços prestados pelos autonomos.. Como será daqui a 20 anos ninguem sabe. Ninguem tem o conhecimento necessario para afirmar que haverá caos, só os que conhecem o futuro...
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Apr 17, 2019 21:50:20 GMT -3.5
É verdade. Já li alguns gestores de fundo comentarem que muitos deputados da oposição são a favor da reforma da previdência, mas vão votar contra, apenas para prejudicar o Bolsonaro. Pode uma coisa dessas? Só neste país acontece esse tipo de coisa... se a reforma da previdencia não passar, não será o fim do mundo nem o fim do brasil. Um importante motivo para votar contra é que os militares vão continuar com muitas benesses. Se aprovassem uma mudança atingindo apenas os que não nasceram ainda e os que ainda não estão em idade de trabalhar, iria ter repercussao muito positiva depois de alguns dias. Se não sair nada, ninguem tem conhecimento para apostar no caos, ninguem sabe até onde irá a robotização. Esta pode permitir uma maior emissao de dinheiro no futuro. No momento, a grande dificuldade para uma politica de emissao de dinheiro são os autonomos, pois não há robos para fazer muitos serviços prestados pelos autonomos.. Como será daqui a 20 anos ninguem sabe. Ninguem tem o conhecimento necessario para afirmar que haverá caos, só os que conhecem o futuro... O sistema previdenciário do jeito que está é injusto e mesmo fazendo a reforma continuará injusto, mas já que fizeram m... desde o início, então agora alguém vai ter que consertar e infelizmente alguns serão prejudicados mais do que outros (os mais pobres). No meu ponto de vista, se fosse para ter justiça social todos deveriam ganhar apenas um salário mínimo de aposentadoria, seja o trabalhador simples e sem instrução ou mesmo pessoas com alta instrução e cargos de alta hierarquia. Se o sujeito ganha um bom salário e tem um bom nível de educação, mais um motivo para ele fazer sua própria poupança para a aposentadoria e não jogar esse ônus para toda a sociedade. Agora, se você acha que não haveria caos na sociedade, imagine diversos Estados do país sem pagar aposentadoria aos que já estão aposentados atualmente. São mais de 20 milhões de pessoas que recebem aposentadoria todos os meses. ( economia.uol.com.br/noticias/bbc/2019/01/22/reforma-da-previdencia-um-retrato-das-aposentadorias-no-brasil-em-6-fatos.htm) Não esqueça que estamos vindo de um período de recessão e na maioria das famílias há pessoas desempregadas que dependem financeiramente da ajuda do salário que vem da aposentadoria de um idoso. Há milhares de empregos diretos e indiretos que dependem do consumo gerado pelas aposentadorias dos idosos, principalmente ramo de farmácias, então quando um elo dessa cadeia se rompe, gera um efeito dominó em todo o país. Quem você acha que será a parte mais prejudicada em caso de não pagamento de aposentadorias? Óbvio que serão os pobres.
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Apr 17, 2019 23:13:10 GMT -3.5
quanto maior a robotização, mais facil é emitir dinheiro sem causar inflação.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 18, 2019 3:49:05 GMT -3.5
Bolsonaro toma posse como presidente do Brasil = Feliz 1964, Brasil! (ano do golpe militar)
Macri decreta congelamento de preços = Feliz 1986, Argentina! (ano do Plano Cruzado no Brasil, congelando os preços)
Só me resta lamentar, vendo a Argentina, país rico, de nível educacional de 1o Mundo, adotando políticas que os brasileiros mesmos adotaram por vezes seguidas sem nenhum sucesso.
Como eu acredito que o Macri tenha um mínimo de inteligência e saiba que nós brasileiros fizemos o mesmo várias vezes no passado, só posso concluir que ele esteja perdido, sem saber o que fazer, como disse o uqaz
Pobre América Latrina, le plus ça change, plus c'est la même chose
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Apr 18, 2019 5:46:05 GMT -3.5
Bolsonaro toma posse como presidente do Brasil = Feliz 1964, Brasil! (ano do golpe militar)
Macri decreta congelamento de preços = Feliz 1986, Argentina! (ano do Plano Cruzado no Brasil, congelando os preços)
Só me resta lamentar, vendo a Argentina, país rico, de nível educacional de 1o Mundo, adotando políticas que os brasileiros mesmos adotaram por vezes seguidas sem nenhum sucesso.
Como eu acredito que o Macri tenha um mínimo de inteligência e saiba que nós brasileiros fizemos o mesmo várias vezes no passado, só posso concluir que ele esteja perdido, sem saber o que fazer, como disse o uqaz
Pobre América Latrina, le plus ça change, plus c'est la même chose
Típica medida Dilma, de segurar a bomba por um tempo. No fim, todos os lugares sem-vergonha se rendem ao funcionalismo público. Ou corta gasto público ou se livra de funças. Portugal, Irlanda e Nova Zelândia são exemplos.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Apr 18, 2019 5:51:48 GMT -3.5
se a reforma da previdencia não passar, não será o fim do mundo nem o fim do brasil. Um importante motivo para votar contra é que os militares vão continuar com muitas benesses. Se aprovassem uma mudança atingindo apenas os que não nasceram ainda e os que ainda não estão em idade de trabalhar, iria ter repercussao muito positiva depois de alguns dias. Se não sair nada, ninguem tem conhecimento para apostar no caos, ninguem sabe até onde irá a robotização. Esta pode permitir uma maior emissao de dinheiro no futuro. No momento, a grande dificuldade para uma politica de emissao de dinheiro são os autonomos, pois não há robos para fazer muitos serviços prestados pelos autonomos.. Como será daqui a 20 anos ninguem sabe. Ninguem tem o conhecimento necessario para afirmar que haverá caos, só os que conhecem o futuro... O sistema previdenciário do jeito que está é injusto e mesmo fazendo a reforma continuará injusto, mas já que fizeram m... desde o início, então agora alguém vai ter que consertar e infelizmente alguns serão prejudicados mais do que outros (os mais pobres). No meu ponto de vista, se fosse para ter justiça social todos deveriam ganhar apenas um salário mínimo de aposentadoria, seja o trabalhador simples e sem instrução ou mesmo pessoas com alta instrução e cargos de alta hierarquia. Se o sujeito ganha um bom salário e tem um bom nível de educação, mais um motivo para ele fazer sua própria poupança para a aposentadoria e não jogar esse ônus para toda a sociedade. Agora, se você acha que não haveria caos na sociedade, imagine diversos Estados do país sem pagar aposentadoria aos que já estão aposentados atualmente. São mais de 20 milhões de pessoas que recebem aposentadoria todos os meses. ( economia.uol.com.br/noticias/bbc/2019/01/22/reforma-da-previdencia-um-retrato-das-aposentadorias-no-brasil-em-6-fatos.htm) Não esqueça que estamos vindo de um período de recessão e na maioria das famílias há pessoas desempregadas que dependem financeiramente da ajuda do salário que vem da aposentadoria de um idoso. Há milhares de empregos diretos e indiretos que dependem do consumo gerado pelas aposentadorias dos idosos, principalmente ramo de farmácias, então quando um elo dessa cadeia se rompe, gera um efeito dominó em todo o país. Quem você acha que será a parte mais prejudicada em caso de não pagamento de aposentadorias? Óbvio que serão os pobres. Ei, te peço o favor de não me mostrar o que esse "iluminado" aí posta. Mas já q mostrou, é curioso observar como o sujeito raciocina. Acho que ele quis dizer que a oferta monetária pode expandir vis-à-vis com o aumento de produtividade sem problemas de inflação, como no Japão ou EUA por agora. Aliás, o Ulrich teorizou sobre isso recentemente:
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 18, 2019 7:02:21 GMT -3.5
O governo brasileiro aos poucos está entrando em uma situação em que ameaça jogar a toalha também:
Orçamento 2020, um cenário de desastre - VINICIUS TORRES FREIRE FOLHA DE SP - 17/04
Previsão sugere que governo vai parar se não der 'tudo certo'
Quem lê as previsões de receita e despesa do governo federal nos próximos anos até 2022 conclui que o país está a caminho de alguma explosão, talvez várias.
Se não passar uma reforma da Previdência integral e, de quebra, se não entrar um dinheiro grosso extra, muitas das poucas obras restantes e partes da administração pública vão parar em 2021, quem sabe antes. O gasto discricionário, aquele que o governo está “livre” para fazer ou não, o que inclui investimento em obras, cairia uns 45% do realizado em 2018 até o estimado para 2022. O governo para.
Não chega a ser grande novidade, mas o roteiro do desastre está documentado no aparentemente burocrático “Anexo 4.1, de Metas Fiscais Anuais”, do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020,enviado nesta semana ao Congresso.
Primeiro alerta: na projeção do “Anexo 4.1”, a receita líquida do governo federal cai a partir deste ano e sem parar até 2022, como proporção do PIB. Isto é, a receita cresceria ainda menos do que a economia. É uma estimativa conservadora, no sentido de não ser otimista, o que em geral é conveniente quando se faz um Orçamento. Mas os motivos para o conservadorismo da projeção não tranquilizam ninguém.
“No atual momento ... observa-se um cenário em que a recuperação da arrecadação está atrelada fundamentalmente ao crescimento da economia, haja vista não se vislumbrar, nas projeções até 2022, retomada de medidas não recorrentes como as utilizadas no passado recente”. Isto é dinheiro de repatriação de capital que fugiu de maneira ilegal e de vários “Refis” (dívidas tributárias refinanciadas) ou receitas de concessões e dinheiro extra com royalties de petróleo e gás, por exemplo.
Alguém pode dizer que algum tutu de concessões entrará. O pessoal do governo preferiu não arriscar um valor.
Algum crescimento de despesa será contido com alguma reforma da Previdência, sabe-se lá quanto. No máximo, os economistas do governo presumiram que não se vai gastar dinheiro extra com reajustes reais do salário mínimo. Hum.
Sem reforma e sem dinheiro extra, o governo terá de fazer cortes progressivos. Quais? Alguma redução real do valor gasto com salários de servidores. Um talho brutal, mais da metade, do quase irrisório dinheiro despendido atualmente em obras. Cortes de serviços outros do governo.
Como se explica lá no Anexo 4.1, o crescimento da despesa obrigatória (em especial Previdência) “...tende a precarizar gradualmente a oferta de serviços públicos e a pressionar, ou até mesmo eliminar investimentos importantes” dado o teto de gastos.
Reformas da Previdência, dos impostos, administrativa, abertura comercial e privatizações tendem a provocar um aumento de receita, escreve-se lá no Anexo 4.1, mas nada disso é dado como certo, ovos na cesta.
Parece óbvio, pois, que a disputa social e política pelos recursos mínimos do governo vai ficar ainda mais crítica, se não explosiva.
Agora mesmo, caminhoneiros e ruralistas querem algum tipo de subsídio. Empresas da construção civil reclamam que o governo invista algum em obras de casas, por exemplo.
O congelamento do valor real do salário mínimo, medida que contém um pouco da despesa previdenciária, tende a provocar reações sociais e foi recebido com chiadeira no Congresso.
É preciso que dê tudo muito certo para que as previsões assustadoras do Anexo 4.1 estejam erradas.
“Tenso”, como dizem os jovens.
Vinicius Torres Freire
_______________________________________________________________________________________________________________
Os "meus" economistas dizem que, sem conseguir fazer o ajuste fiscal, existem duas possibilidades
1) default (governo declara ser incapaz de pagar a dívida e suspende os pagamentos) esta é menos provável, pelas repercussões desastrosas que causaria em toda a economia.
2) uma inflação à la Argentina
A minha aposta é que nós vamos para a segunda opção
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Apr 18, 2019 9:30:16 GMT -3.5
Concordo. Na Argentina a situação é crítica como eu já tenho dito á muitos anos antes da eleição deste governo, agora o país não aguenta muito mais inflação pois a pobreza e a fome está chegando antes do planejado (as eleições são esse ano). Os vencimentos dos novos bonos são a partir de 2020, e para 2021 o novo governo dará um Calote independentemente de quem ganhar. Já no Brasil eu estou posicionado em dólar no pouco dinheiro que sobrou do apartamento pensando igual que você, inflação será a primeira arma para diluir os salários do funcionalismo e diminuir um pouco a dívida.
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 18, 2019 10:57:27 GMT -3.5
Concordo. Na Argentina a situação é crítica como eu já tenho dito á muitos anos antes da eleição deste governo, agora o país não aguenta muito mais inflação pois a pobreza e a fome está chegando antes do planejado (as eleições são esse ano). Os vencimentos dos novos bonos são a partir de 2020, e para 2021 o novo governo dará um Calote independentemente de quem ganhar. Já no Brasil eu estou posicionado em dólar no pouco dinheiro que sobrou do apartamento pensando igual que você, inflação será a primeira arma para diluir os salários do funcionalismo e diminuir um pouco a dívida. Por estes riscos potenciais de voltar a um cenário de inflação sem controle que prefiro deixar 2 imóveis em aluguel ainda. Dá trabalho, dor de cabeça. Rendimento líquido fica abaixo de FIIs e RF. Mas colocar em títulos RF com governo falido, é como financiar empresa quebrada. Seria muito mais simples colocar em FIIs e parte em ações, ativos reais também. Mas risco mercado com valor alto investido pra mim pesa mais.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 18, 2019 11:06:00 GMT -3.5
Concordo. Na Argentina a situação é crítica como eu já tenho dito á muitos anos antes da eleição deste governo, agora o país não aguenta muito mais inflação pois a pobreza e a fome está chegando antes do planejado (as eleições são esse ano). Os vencimentos dos novos bonos são a partir de 2020, e para 2021 o novo governo dará um Calote independentemente de quem ganhar. Já no Brasil eu estou posicionado em dólar no pouco dinheiro que sobrou do apartamento pensando igual que você, inflação será a primeira arma para diluir os salários do funcionalismo e diminuir um pouco a dívida. Sim, a inflação na Argentina é um problema que vem se arrastando há anos. Eu mesmo acompanhava o debate pelo site www.inflacionverdadera.com/ . Os números dos economistas argentinos para a inflação eram curiosamente mais altos do que aqueles divulgados pelo governo. Mas a questão é: o que causou a inflação? Deixa eu chutar: a Argentina veio acumulando déficit atrás de déficit como o Brasil por muito tempo?
Usar inflação para reduzir o salário real do funcionalismo é uma tolice gigantesca que nem mesmo o Troglo pensaria em executar. A inflação não atingiria só os funcs, todos os assalariados sofreriam sendo que estes últimos não dispõe de lei anual visando a corrigir o valor do salário corroído pela inflação
Também estou posicionado em dólar e pensando em aumentar, para isso estou pensando em realizar o resto que tenho de FIIs que estou no lucro.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 18, 2019 12:49:12 GMT -3.5
Por estes riscos potenciais de voltar a um cenário de inflação sem controle que prefiro deixar 2 imóveis em aluguel ainda. Dá trabalho, dor de cabeça. Rendimento líquido fica abaixo de FIIs e RF. Mas colocar em títulos RF com governo falido, é como financiar empresa quebrada. Seria muito mais simples colocar em FIIs e parte em ações, ativos reais também. Mas risco mercado com valor alto investido pra mim pesa mais.
Não é só isso, veja o gráfico do IFIX mensal:
Não há nenhum critério, eu imagino, que não permita classificar a presente cotação dos FIIs como estando "na alta"
Por outro lado o valor dos imóveis está deprimido. Se vc vender os imóveis hoje para comprar FII estaria vendendo algo "na baixa" para comprar algo "na alta"
E é óbvio que, em se tratando de Brasil, mais cedo ou mais tarde teremos outra crise nos FIIs
Além disso, P. Guedes está de olho nos dividendos. De modo que quem comprar muito hoje pode enfrentar no futuro queda na cotação por crise do setor + taxação dos dividendos + corrosão do principal e dos dividendos pela inflação. Veneno puro, bróder.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Apr 18, 2019 15:43:40 GMT -3.5
Não vi ainda, não sei se tem alguma coisa relevante, mas para quem interessar, segue:
Ministro Paulo Guedes conversa sobre a situação econômica do país com Heraldo Pereira e outros.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Apr 18, 2019 16:02:13 GMT -3.5
Na Europa, agora é a ALEMANHA que começa a dar sinais de desaquecimento:
Mais um dado. Esse é sobre a Turquia, situação que a maioria do pessoal daqui já deve estar ciente.
Mais informações sobre a economia na Europa:
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Apr 18, 2019 16:04:38 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Apr 18, 2019 16:14:56 GMT -3.5
Não acompanhei, mas muita gente deve estar enchendo o carrinho de PUTs de Petro para maio e junho.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Apr 18, 2019 16:24:43 GMT -3.5
Frota de caminhões continua crescendo, apesar do excesso de oferta no mercado e baixo valor dos fretes
|
|