|
Post by cadu28 on Oct 19, 2015 13:31:26 GMT -3.5
Tópico relacionado à Telefônica - VIVT3 / VIVT4
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Oct 20, 2015 8:51:04 GMT -3.5
TELEF BRASIL (VIVT) Distribuicao de juros sobre o capital proprio Enviou o seguinte avisos aos acionistas: "AVISO AOS ACIONISTAS CREDITO DE JUROS SOBRE CAPITAL PROPRIO A Telefonica Brasil S.A. - ("Companhia") comunica aos Senhores Acionistas que o seu Conselho de Administracao, em reuniao realizada em 19 de outubro de 2015, deliberou, ad referendum da Assembleia Geral de Acionistas, o credito de Juros Sobre Capital Proprio ("JSCP"), relativo ao exercicio social de 2015, nos termos do artigo 28 do Estatuto Social da Companhia, do artigo 9o. da Lei 9.249/95 e da Deliberacao CVM no. 683/2012, no montante bruto de R$ 88.000.000,00 (oitenta e oito milhoes de reais), com retencao de imposto de renda na fonte, a aliquota de 15%, resultando no montante liquido de R$ 74.800.000,00 (setenta e quatro milhoes e oitocentos mil reais), com base no lucro liquido do exercicio apresentado no balanco de 31 de agosto de 2015. O valor por acao esta descrito na tabela abaixo: Valor por acao Pessoas Juridicas Imposto de Renda Pessoas Juridicas (R$) Imunes ou Isentas Retido na Fonte e Fisicas Tributadas (Valor Bruto) (15%) (Valor Liquido) Acoes ON 0,048871837445 0,007330775617 0,041541061828 Acoes PN (*) 0,053759021190 0,008063853179 0,045695168011 (*) 10% maior que o atribuido a cada acao ordinaria, conforme artigo 7o do Estatuto Social da Companhia. Conforme previsto no artigo 28 do Estatuto Social da Companhia, tais juros serao imputados ao dividendo minimo obrigatorio do exercicio social de 2015, ad referendum da Assembleia Geral de Acionistas. O credito dos Juros sobre Capital Proprio sera realizado de forma individualizada a cada acionista, com base na posicao acionaria constante nos registros da Companhia ao final do dia 30 de outubro de 2015, inclusive. Apos esta data as acoes serao consideradas "ex-juros". O pagamento desse provento sera realizado ate o final do exercicio social de 2016, devendo a data ser definida pela Diretoria da Companhia. Os acionistas imunes ou isentos do imposto de renda, de acordo com a legislacao vigente, deverao fazer prova de tal condicao, ate o dia 05 de novembro de 2015, junto ao Departamento de Acoes e Custodia do Banco Bradesco S.A., instituicao depositaria de acoes escriturais, situado na Cidade de Deus, s/n, Predio Amarelo Velho, sub-solo - Vila Yara - CEP: 06029-900 - Osasco - SP. Sao Paulo, 19 de outubro de 2015." Norma: a partir de 03/11/2015 acoes escriturais ex-juros. www.bmfbovespa.com.br/agencia/consulta.asp?codagencia=18&nomeagencia=BOVESPA%20Empresas
|
|
|
Post by mlemos on Oct 21, 2015 7:31:52 GMT -3.5
Cadu-28, porque VIVT4 e não VIVT3; empresa sem Governança adequada e sem tagalong me preocupa! Após a fusão da Telefonica com Vivo a Margem liq. caiu mas ainda é muito boa, porém a queda no ROE me assusta! Como vc vê esta empresa para Longo prazo?
|
|
|
Post by tadeuoc on Oct 21, 2015 9:12:31 GMT -3.5
Cadu-28, porque VIVT4 e não VIVT3; empresa sem Governança adequada e sem tagalong me preocupa! Após a fusão da Telefonica com Vivo a Margem liq. caiu mas ainda é muito boa, porém a queda no ROE me assusta! Como vc vê esta empresa para Longo prazo? Acho que a questão de tag along deveria ser preocupação com empresas menores. A Telefônica é um grupo gigantesco. Não tem motivo de vender a telefônica brasil, o preço seria muito alto para qualquer um. O mercado de telefonia está sofrendo como um todo, está uma transformação gigantesca com queda do uso da voz e migração para dados. O grande motor da vivt na geração de caixa é a parte fixa que também está indo pior, mas ainda gera muito caixa. Eu acredito que o ritmo de distribuição de 100% do lucro não conseguirá se manter, mais por uma questão de fluxo de caixa do que outra coisa. Apesar disso é a melhor do setor.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 21, 2015 9:22:10 GMT -3.5
Alguém sabe me dizer neste ramo qual é a possibilidade de crescimento do mercado em áreas sem utilização de telefonia celular? se temos um número enorme de clientes que ainda não utilizam celular, mesmo com o paradigma mudando para dados, essa queda não se traduz em quedas nas receitas nem no crescimento.
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 21, 2015 9:43:14 GMT -3.5
Cadu-28, porque VIVT4 e não VIVT3; empresa sem Governança adequada e sem tagalong me preocupa! Após a fusão da Telefonica com Vivo a Margem liq. caiu mas ainda é muito boa, porém a queda no ROE me assusta! Como vc vê esta empresa para Longo prazo? Acho que a questão de tag along deveria ser preocupação com empresas menores. A Telefônica é um grupo gigantesco. Não tem motivo de vender a telefônica brasil, o preço seria muito alto para qualquer um. O mercado de telefonia está sofrendo como um todo, está uma transformação gigantesca com queda do uso da voz e migração para dados. O grande motor da vivt na geração de caixa é a parte fixa que também está indo pior, mas ainda gera muito caixa. Eu acredito que o ritmo de distribuição de 100% do lucro não conseguirá se manter, mais por uma questão de fluxo de caixa do que outra coisa. Apesar disso é a melhor do setor. Complementando as ótimas colocações do Tadeu, sobre o ROE, acontece que a empresa fez recentemente a aquisição da GVT. De primeira estas grandes aquisições pesam no ROE, pois vc aumenta o PL, mas ainda não proporcionalmente a rentabilidade. A empresa começou a reestruturação agora, com o objetivo unificar os serviços de telecomunicações da companha, e há 6 meses atrás o fundador da GVT assumiu como CEO da Vivo. Com a aquisição da GVT, a empresa que já é líder em telefonia móvel, passa a ser a segunda maior operadora de telefonia fixa e banda larga, assim como conquista a terceira posição em TV por assinatura. A GVT injetou qualidade de atendimento num setor famoso pelas queixas de mau serviço, e se tornou a concorrente que obrigou os outros players da indústria a melhorar. Mas os ganhos de sinergia só vão começar a aparecer nos resultados no ano que vem.
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 21, 2015 9:49:00 GMT -3.5
Alguém sabe me dizer neste ramo qual é a possibilidade de crescimento do mercado em áreas sem utilização de telefonia celular? se temos um número enorme de clientes que ainda não utilizam celular, mesmo com o paradigma mudando para dados, essa queda não se traduz em quedas nas receitas nem no crescimento. Sobre o crescimento do mercado de telefonia móvel em tamanho, acredito que não seja muito. O Brasil já é o 4º país do mundo em número de smartphones, com mais de 40 milhões de usuários. Um levantamento feito pela Anatel comprova que, no Brasil, já existem mais celulares do que seres humanos (são 1,3 celulares por pessoa). Com base nisso, estão reestruturando a Vivo p/ transformar em uma empresa de telecom digital, apostado fortemente na oferta de serviços digitais.
|
|
|
Post by tadeuoc on Oct 21, 2015 10:21:22 GMT -3.5
Alguém sabe me dizer neste ramo qual é a possibilidade de crescimento do mercado em áreas sem utilização de telefonia celular? se temos um número enorme de clientes que ainda não utilizam celular, mesmo com o paradigma mudando para dados, essa queda não se traduz em quedas nas receitas nem no crescimento. Sobre o crescimento do mercado de telefonia móvel em tamanho, acredito que não seja muito. O Brasil já é o 4º país do mundo em número de smartphones, com mais de 40 milhões de usuários. Um levantamento feito pela Anatel comprova que, no Brasil, já existem mais celulares do que seres humanos (são 1,3 celulares por pessoa). Com base nisso, estão reestruturando a Vivo p/ transformar em uma empresa de telecom digital, apostado fortemente na oferta de serviços digitais. Exato Cadu, no Brasil hoje existem quase 1,4 chips para cada habitante. A mudança para dados está forçando a redução desse número. Por que? Antes vou responder a questão do potuz de queda de receita de voz para dados. No curto prazo (1-2 anos) de fato acontece uma queda. O motivo é que uma parte da receita das operadoras não é somente voz em si. Tem a interconexão, que é o que uma oepradora cobra da outra por ter uma chamada terminada em sua rede (dados não tem isso). Tem a tarifa de transporte, que acontece quando uma operadora precisa terminar uma chamada de longa distância (seja para sua rede ou não) em uma área onde não possua backbone ou backhaul. Tem também as tarifas de roaming, que são os valores cobrados a mais NA VOZ quando você recebe ou efetua chamadas fora de seu DDD de origem. Todas essas não são cobradas no uso de dados. O uso de dados ainda é pequeno no Brasil, se eu não me engano, apenas 40% dos usuários da TIM usam dados...ou seja, apenas 40% de 75 milhões o usam. O potencial de crescimento é gigantesco. O 4G vai acelerar ainda mais isso. Outra vantagem de dados é que o custo é gritantemente mais baixo do que o da voz. Ou seja, apesar de uma queda na receita, há um ganho de eficiência em custos. Jogando o ebitda para cima. Dado oque falei ali em cima, explica o pq o número de usuários (principalmente pré-pagos) está caindo. Com dados o multi sim-card não é mais tão efetivo ou necessário. Edit: Esqueci de comentar uma muito importante que o whatsapp matou. O SMS, muitas operdoras cobrava POR SMS, o whatsapp sepultou essa receita, ao menos nos locais onde eles eram mais usados. (capitais, etc)
|
|
|
Post by tadeuoc on Oct 21, 2015 10:22:52 GMT -3.5
Acho que a questão de tag along deveria ser preocupação com empresas menores. A Telefônica é um grupo gigantesco. Não tem motivo de vender a telefônica brasil, o preço seria muito alto para qualquer um. O mercado de telefonia está sofrendo como um todo, está uma transformação gigantesca com queda do uso da voz e migração para dados. O grande motor da vivt na geração de caixa é a parte fixa que também está indo pior, mas ainda gera muito caixa. Eu acredito que o ritmo de distribuição de 100% do lucro não conseguirá se manter, mais por uma questão de fluxo de caixa do que outra coisa. Apesar disso é a melhor do setor. Complementando as ótimas colocações do Tadeu, sobre o ROE, acontece que a empresa fez recentemente a aquisição da GVT. De primeira estas grandes aquisições pesam no ROE, pois vc aumenta o PL, mas ainda não proporcionalmente a rentabilidade. A empresa começou a reestruturação agora, com o objetivo unificar os serviços de telecomunicações da companha, e há 6 meses atrás o fundador da GVT assumiu como CEO da Vivo. Com a aquisição da GVT, a empresa que já é líder em telefonia móvel, passa a ser a segunda maior operadora de telefonia fixa e banda larga, assim como conquista a terceira posição em TV por assinatura. A GVT injetou qualidade de atendimento num setor famoso pelas queixas de mau serviço, e se tornou a concorrente que obrigou os outros players da indústria a melhorar. Mas os ganhos de sinergia só vão começar a aparecer nos resultados no ano que vem. Há de se lembrar também que o ebitda - capex da GVT era negativo. Ou seja, os ganhos da compra pela telefonica ainda não vão aparecer, diria que 2 anos é um tempo razoável para vermos mudanças relevantes. Apesar de que a crise pode acelerar os ganhos de eficiÊncia.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Oct 21, 2015 10:58:08 GMT -3.5
Tadeuoc, bom te ver por aqui. Você falou sobre a migração de voz para dados e coomo isso vai impactar na receita e nos custos. Você tem alguma projeção do quanto vai impactar em cada um? Esse ponto de diminuição de chips não tinha pensado, vai mexer com o mercado. Acredito que a Vivo sai ganhando nessa.
|
|
|
Post by tadeuoc on Oct 21, 2015 11:49:14 GMT -3.5
Tadeuoc, bom te ver por aqui. Você falou sobre a migração de voz para dados e coomo isso vai impactar na receita e nos custos. Você tem alguma projeção do quanto vai impactar em cada um? Esse ponto de diminuição de chips não tinha pensado, vai mexer com o mercado. Acredito que a Vivo sai ganhando nessa. Oi neymar, blz? cara...não tenho projeção em valores mas tenho um raciocínio... Em torno de 60% dos clientes das operadoras possuem smartphones mas apenas 40% deles usam dados...Com isso podemos inferir que 20% poderiam mas não usam...seja por serem idosos (isso impacta muito na geração atual apesar de estar diminuindo), seja por não terem cobertura satisfatória...seja por não terem os planos adequados...enfim...acho que ao longo do tempo todas essas questões serão sanadas. Já temos (ou tinhamos) telefones 4G por menos de R$500,00, o que pode trazer mais gente ainda para a base de smartphones. Outro ponto que vai facilitar o uso é quando começarmos a operar com a faixa de 700 Mhz, ela é muito melhor que os 2.500 Mhz atualmente usados. Então eu acho que o uso de dados vai explodir, pq voz...é apenas voz...com dados você pode fazer voz, pode ver videos, ouvir musica, mensagens...as possibilidades são infinitas. (Não acredito que a voz vá morrer). Hoje, com esses números que te passei, a receita de dados já é quase 30-40% das receitas das cias...imagine se 80% dos clientes usarem dados? Também acho que as empresas que conseguirem rentabilizar os próprios dados que oferecem terão vantagem. Como assim? No infinito as operadoras terão qualidade semelhante de rede...ou seja...mbs de dados serão como o minério de ferro...uma commodity. O que vai determinar para onde cada cliente vai é: 1- Produtos agregados, diferenciais...serviços de nuvem, de proteção, de streaming...etc 2- Qualidade no atendimento ao cliente, acho que este item será mais importante ainda. P.S.: Posso estar totalmente errado e uma apple ou google da vida com seus projetos de um chip usar todas as operadoras destruir todas as cias existentes hoje...mas dai é tentar prever o futuroo.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Oct 21, 2015 12:12:19 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Nov 4, 2015 19:40:37 GMT -3.5
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 4, 2015 19:47:30 GMT -3.5
VIVT4 - 3T 15 Resultado mediano. De positivo, tivemos um bom crescimento da receita liquida, e uma boa recuperação do Resultado operacional. Mas o LL caiu -16%, e o grande vilão foram as despesas financeiras, que fizeram um estrago, tendo uma alta de quase 240%! Fui olhar no release, e a culpada deste forte aumento foram as variações monetárias e cambiais. Segundo consta no relatório: No acumulado do ano, as despesas financeiras líquidas aumentaram R$ 659,6 milhões quando comparadas aos 9M14, em decorrência, principalmente, das perdas de variação cambial dos empréstimos e financiamentos em moeda estrangeira (Euro) da GVT nos primeiros 4 meses de 2015, que foram totalmente cobertos por operações de proteção cambial (hedge) desde maio de 2015 e parcialmente pagos no 3T15. Outro dado importante sobre o financeiro, a empresa liquidou uma boa parte da dívida neste trimestre, gerando uma queda de -41% na dívida líquida, e de -21% na dívida bruta. Bem provável que o 4T 15 venha em linha com este resultado, talvez com menos pressão por parte do resultado, gerando um melhor LL. Mas os resultados da sinergia com a GVT só vão começar a se refletir no balanço a partir do ano que vem. Evolução frente ao mesmo trimestre do ano anterior: Receita Liq Vendas 21,3% Custo prod vendidos 25,3% Resultado Bruto 17,4% Despesas Operac 21,2% Resultado Operac 7,5% Resultado Financ 238,4% Provisão para IR 33,0% Lucro liquido -13,3% Divida Liquida 124,9% Patrimonio liq 50,9% Preço alvo - PSBe 19,0% Últimos 12 meses - Principais indicadores: P/L 15,48 P/VP 1,26 PSR 1,99 Div. Yield 7,87% Payout 122% Marg. Bruta 50% Marg. Ebit 13,4% Marg. Líquida 9,3% ROE 6,5% ROA 6,0% ROIC 7,6% EV / EBIT 14,45 Liquidez Corr 0,93 Div Br / PL 0,16 Preço alvo - PSBe 70,69 Preço alvo - FCD 52,71
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 25, 2015 10:01:04 GMT -3.5
|
|
|
Post by tadeuoc on Nov 25, 2015 10:22:57 GMT -3.5
Depois de anos trabalhando no RI de uma delas eu tenho os seguintes números justos na cabeça: Vivt4 : Abaixo de 42 é compra certa, target 55. Timp3: Abaixo de 7,00 é compra certa, target 8,50-9,00 OIbr3 ou oibr4: Nunca comprar.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Nov 25, 2015 11:01:18 GMT -3.5
Depois de anos trabalhando no RI de uma delas eu tenho os seguintes números justos na cabeça: Vivt4 : Abaixo de 42 é compra certa, target 55. Timp3: Abaixo de 7,00 é compra certa, target 8,50-9,00 OIbr3 ou oibr4: Nunca comprar. Me acabei de rir quando vi OIBR tadeuoc
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Nov 26, 2015 9:01:26 GMT -3.5
Depois de anos trabalhando no RI de uma delas eu tenho os seguintes números justos na cabeça: Vivt4 : Abaixo de 42 é compra certa, target 55. Timp3: Abaixo de 7,00 é compra certa, target 8,50-9,00OIbr3 ou oibr4: Nunca comprar. Isso se Tim e Oi não se fundirem como dizem...
|
|
|
Post by palhares on Nov 26, 2015 16:28:57 GMT -3.5
Uma fusão Oi-TIM há de criar um monstro que nenhum gênio do mal terá imaginado.
Eu tenho uma boa exposição em Telefônica. A estimativa que o Neymar aponta, de um target a R$ 55 me parecia razoável. Mas começo a ter dúvidas. De vez em quando tenho visto referências às ameaças que o setor sofre, com o desenvolvimento das novas tecnologias. De uma hora para outra, a telefonia tal como se a conhece pode se tornar obsoleta. Será que as telefônicas estão na vanguarda desse processo ?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 26, 2015 16:56:14 GMT -3.5
Palhares, ninguém sabe o que será do futuro. Certamente surgirão novas tecnologias. Mas de algum modo seu aparelho precisará se conectar à rede. O texto do Bogari tenta apontar quais estruturas são relevantes hoje e para os próximos anos. Segundo eles, telefonica estaria na frente. Nada impede que em virtude das novas tecnologias surjam novos concorrentes, mas dos que hoje são relevantes, oi tende a quebrar, tim precisa se renovar, claro e telefonica estao preparadas para o futuro próximo.
|
|