|
Post by Sultão do Swing on Jun 22, 2019 7:27:13 GMT -3.5
Nunca gostei deste setor, mas dei uma olhada nos indicadores de VIVT3, me pareceram bem razoáveis: VIVT3: 42,00 P/L: 7,74 EV/EBIT:11.94 P/VP:0,98 Tenho a impressão que é um papel que pouco a pouco terá a característica de uma TIET ou SBSP - Papel para renda. Pensando em comprar para diversificar a carteira de forma defensiva. O que temo: Uma demanda de investimento gigante para atender o 5G. Não faço idéia do tamanho do problema, nem se vai gerar ganhos/receitas adicionais. Colegas que acompanham o papel, tem alguma opinião ou sugestão? Nota: sem relação com a qualidade do investimento, é de longe a empresa mais inconveniente que existe. Ligam nos momentos mais incômodos possíveis para oferecer planos. Povo chato demais.
Bochan, eu tive o papel até pouco tempo. Vendi com a alta.
Considero uma boa ação, quando desce a um nível apropriado. Nos níveis atuais não me interessa.
A sua preocupação com relação ao 5g é procedente, mas veja: a Vivo enfrentou o mesmo dilema na implantação dos outros "gs" mas ela sempre se mostrou superior às demais do setor e passou bem pelo processo.
Minha preocupação com o ativo é outro: a ideia da equipe econômica é acabar gradualmente com os jcps. Ora, se vc olhar os proventos da Vivt3/Vivt4 eles são basicamente JCPs. Com a sua extinção a Vivo os substituirá pelos dividendos? Eles se manterão no mesmo nível de dividendos? Vai cair? Isso para mim é uma incógnita. Então enquanto não houver um quadro mais preciso sobre o tema, eu vou comprar na baixa e vender na alta.
|
|
lampz
New Member
|
Post by lampz on Jun 22, 2019 14:32:58 GMT -3.5
Bochan, há um não-recorrente considerável no 2T e 3T de 2018, referente ao ICMS sobre Pis/Cofins. Isso está distorcendo bastante o P/L. Acho uma empresa muito boa para LP, em um patamar de preço caro, principalmente Vivt4 (está sobrecomprada por conta do JSCP que vem dia 28/06). Vivt3 está um pouco descontada e esses dias andei pensando em long&short Vivt3/Vivt4. Para posição long, aguardaria passar os resultados do 3T.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 24, 2019 21:39:17 GMT -3.5
Lucro líquido cai bastante:
|
|
|
Post by Claudio66 on Oct 20, 2020 18:50:48 GMT -3.5
A Claro apresentou um resultado bastante robusto no 3T20, com crescimento de 1,4% da receita frente ao 3T19 e crescimento de 6,6% do EBITDA. Esses número são parecidos com o acumulado de 9 meses, com crescimento de 1,6% da e 8,2% do EBITDA frente 2019. Entendo que essa é a tendência em todo o setor de telecomunicações, que se tornou produto ainda mais essencial com a pandemia de COVID-19, mesmo para os mais pobres. Hpa pessoas fazendo mais de um contrato de internet banda-larga para assegurar a disponibilidade do serviço em casa, fora aumentos na largura de banda, para facilitar o uso simultâneo de várias pessoas em casa. Enfim, foge totalmente à minha compreensão a queda de 8% no preço de VIVT3 ao longo dos últimos 12 meses, apesar da expectativa de resultados operacionais melhores e redução na taxa de desconto. Claro Participações - Dados Econômico-Financeiros - Press-release
|
|
|
Post by Claudio66 on Oct 27, 2020 20:32:28 GMT -3.5
Receita caiu 2,3% no 3T20, comparando com o 3T19. Por causa do aumento de 3% em depreciação e amortização o EBIT caiu, na mesma comparação, 16%. Como o aumento da despesa foi específico em depreciação e amortização, o EBITDA caiu menos: 5%. Resultado operacional fraco, quando eu esperava que viesse melhor do que o 3T19, porque o home-office e o isolamento social seriam fortes incentivos ao aumento do gasto com telecomunicações. Mas, no meio disso tudo, o lucro líquido subiu 25%, pela queda das despesas financeiras e aumento das receitas financeiras. O P/L, anualizando esse lucro líquido, está em 15, o que parece baixo, para a estabilidade do negócio. O problema é se o operacional continuar a piorar.
Telefônica Brasil S.A. - ITR - 3T20
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 6, 2020 21:07:46 GMT -3.5
Receita caiu 2,3% no 3T20, comparando com o 3T19. Por causa do aumento de 3% em depreciação e amortização o EBIT caiu, na mesma comparação, 16%. Como o aumento da despesa foi específico em depreciação e amortização, o EBITDA caiu menos: 5%. Resultado operacional fraco, quando eu esperava que viesse melhor do que o 3T19, porque o home-office e o isolamento social seriam fortes incentivos ao aumento do gasto com telecomunicações. Mas, no meio disso tudo, o lucro líquido subiu 25%, pela queda das despesas financeiras e aumento das receitas financeiras. O P/L, anualizando esse lucro líquido, está em 15, o que parece baixo, para a estabilidade do negócio. O problema é se o operacional continuar a piorar.
Telefônica Brasil S.A. - ITR - 3T20Nesse nível preço 42 ou abaixo parece compensar. Está P/VPA 1. Empresa mesmo não crescendo deixaria de ser cash cow? Ou se complicar com endividamento? Risco operacional começar a degradar considera possível?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 15, 2020 11:36:20 GMT -3.5
Os colegas sempre assinalam que esta não é a melhor ação do Bovespa e eu concordo. Porém a última queda foi providencial e eu armei uma pequena posição aqui
Mas o que eu quero chamar a atenção é outra coisa.
Eu pessoalmente assino o 3g da Vivo como internet backup. Olhando a caixa de lixo do aplicativo notei uma coisa interessante
Em agosto de 2017 eu pagava R$ 42,94 de assinatura
Usando a Calculadora do Cidadão do BC corrigi esse valor para os dias atuais usando o IGP-M
O valor corrigido daria hoje R$ 59,82.
Só que atualmente o valor que estou pagando é de R$ 69,99 , bem acima da correção
Eu sei que as telefônicas estão constantemente pressionadas a adotarem sistemas cada vez mais modernos e isso pressiona as suas margens
Mas com uma correção de tarifas assim, acho que a coisa não é tão ruim para eles
De qualquer modo, fica aí a minha singela observação
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 19, 2021 13:18:14 GMT -3.5
Esta é mais uma das malditas do IBOV e praticamente só eu acompanho
Mas eu notei uma coisa interessante
Este aqui é o mensal da VIVT3
Assim como nós observamos no tópico da antiga TIET11, existe uma sugestiva correlação entre a taxa de juros e o ativo
Quando os juros subiram, ações caracteristicamente dividendeiras como a AES3 e a VIVT3 parecem sentir claramente a "concorrência" dos juros
O resultado aparente é um desempenho inverso à taxa de juros, no mensal
Isso então significaria que agora seria o pior momento possível para alguém comprar VIVT3, podendo o ativo estar diante de um longo período de queda, já que o BC está em ciclo de alta de juros
Se alguém quiser adicionar algum comentário é bem-vindo
|
|
|
Post by ancasodi on Apr 19, 2021 16:31:54 GMT -3.5
Só espero que estejas errado... Mas se acertar avise quando chegar no fundo pra eumentar minha posição!!!
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 19, 2021 17:19:13 GMT -3.5
Só espero que estejas errado... Mas se acertar avise quando chegar no fundo pra eumentar minha posição!!!
O seu comentário me sugere que vc está significativamente comprado no ativo e que está com um pm que vc considera alto
Fique calmo, justamente a razão pela qual a gente compra VIVT3 são os dividendos
Ou melhor dizendo, os JCPs já que ela está pagando principalmente JCPs
No mercado americano a ADR dela aparece como tendo um dy de 9,22% (!!) algo surpreendente em se tratando dos tempos atuais.
Como eu não sei a sua estratégia eu digo a minha:
Vou esperar para ver se o ativo mantém essa linha amarela que vc vê no gráfico, por volta de 42,27
Se ela aparentar manter o suporte, eu talvez monte uma posição
Se perder, aí vale tudo. Infelizmente ela pode demorar meses para chegar no fundão, ela tocou duas vezes nos 28,41 de 2008 para cá
Então nem eu mesmo sei se ela vai afundar no mensal até esse fundão ou se vai segurar antes
Mas se perder esse suporte (a LTA do mensal já perdeu, concorda?) eu vou comprar bem aos poucos (talvez até no fracionário). Abs
|
|
|
Post by ancasodi on Apr 19, 2021 18:04:23 GMT -3.5
Mestre,
essa eu entrei em out/20, PM 42,80 e com posição de 60% do que estaria disposto a ter. Ou seja, se buscar esses 28,xx eu não vou me desfazer dela e baixar o PM. Objetivo aqui são os JCP/DY mesmo. Mas valeu pela análise!!!
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 19, 2021 18:29:18 GMT -3.5
Mestre, essa eu entrei em out/20, PM 42,80 e com posição de 60% do que estaria disposto a ter. Ou seja, se buscar esses 28,xx eu não vou me desfazer dela e baixar o PM. Objetivo aqui são os JCP/DY mesmo. Mas valeu pela análise!!! Como vocês enxergam o risco da starlink? Musk é um falastrão, e seu túnel em Las Vegas acabou de se mostrar mais uma enganação. Ainda assim, o starlink especificamente parece estar saindo do papel. Internet e telefonia no Brasil são duas porcarias. Até funcionam satisfatoriamente, mas o atendimento é horroroso e volta e meia as operadoras fazem cobranças indevidas, desagradando os usuários, que precisam lidar com serviços de telemarketing tenebrosos) Imagino que no dia em que aparecer um serviço de dados no estilo da Netflix (contrata e cancela quando quiser, sem ter que lidar com um operador de telemarketing, pagando um preço acessível e preestabelecido, sem surpresas na conta), haverá uma migração em massa dos usuários. Regulador tentará criar dificuldades e proteger as concessionárias nacionais, mas acho difícil conseguir impedir um serviço de qualidade que chegue por satélite. Acreditam que empresas de telefonia precificam esse risco? (Não vejo como algo que acontecerá em 5 anos, mas em 10 anos acho que a chance é bastante alta)
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Apr 19, 2021 21:42:02 GMT -3.5
Mestre, essa eu entrei em out/20, PM 42,80 e com posição de 60% do que estaria disposto a ter. Ou seja, se buscar esses 28,xx eu não vou me desfazer dela e baixar o PM. Objetivo aqui são os JCP/DY mesmo. Mas valeu pela análise!!! Como vocês enxergam o risco da starlink? Musk é um falastrão, e seu túnel em Las Vegas acabou de se mostrar mais uma enganação. Ainda assim, o starlink especificamente parece estar saindo do papel. Internet e telefonia no Brasil são duas porcarias. Até funcionam satisfatoriamente, mas o atendimento é horroroso e volta e meia as operadoras fazem cobranças indevidas, desagradando os usuários, que precisam lidar com serviços de telemarketing tenebrosos) Imagino que no dia em que aparecer um serviço de dados no estilo da Netflix (contrata e cancela quando quiser, sem ter que lidar com um operador de telemarketing, pagando um preço acessível e preestabelecido, sem surpresas na conta), haverá uma migração em massa dos usuários. Regulador tentará criar dificuldades e proteger as concessionárias nacionais, mas acho difícil conseguir impedir um serviço de qualidade que chegue por satélite. Acreditam que empresas de telefonia precificam esse risco? (Não vejo como algo que acontecerá em 5 anos, mas em 10 anos acho que a chance é bastante alta) Duvido muito que a starlink consiga ser competitiva aquí por um tempo. A questão é que a starlink não tem possibilidade de baixar a qualidade do serviço. O pacote deles tem preço universal de usd99 que é bem maior que a maioria dos pacotes de internet locais. As empresas aqui fazem de tudo para mentir e dividir a banda de dados entre diferentes clientes, bloqueam portas, tem um suporte horrível, etc, simplesmente porque podem. A starlink não tem esse luxo então imagino que eles só entrarão eventualmente no niche do mercado da classe alta nas capitais e talvez em setores rurais onde a telefonia satelital seja ainda mais cara
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 19, 2021 22:00:16 GMT -3.5
Mestre, essa eu entrei em out/20, PM 42,80 e com posição de 60% do que estaria disposto a ter. Ou seja, se buscar esses 28,xx eu não vou me desfazer dela e baixar o PM. Objetivo aqui são os JCP/DY mesmo. Mas valeu pela análise!!! Como vocês enxergam o risco da starlink?
O problema, para a Starlink não é só ela poder oferecer esses serviços a preços competitivos.
Tem uma bela duma barreira, a meu ver, na questão da burocracia
Serviços de telefonia dependem de uma concessão do governo, não dependem? Eu já posso ver uma campanha (movida a $) movida pelas companhias de telefonia já existentes para evitar entrar mais gente no pedaço
Remover o entrave burocrático para a entrada de mais atores no mercado, a meu ver, seria bem mais complicado do que simplesmente a Starlink se tornar eficiente e competitiva aqui, na América do Sul, um mercado bem menos importante
Mas enquanto a Starlink não vingar não dá para ter ideia do que o Musk pretende (no Hemisfério Sul)
Além disso, mesmo com ativos de dividendos, eu não costumo arriscar mais do que 2,5% do meu dinheiro. Esse seria um risco que eu poderia correr sem perder o sono
PS Tem mais burocracia do que eu pensava. São várias as autorizações:
Além disso, como a reportagem ressalta, para utilizar a Starlink agora seria necessário gastar mais um pouco em equipamento:
"Para usar a internet de Musk ainda é preciso comprar um kit com antena e roteador por US$ 499 (quase R$ 2.810, na cotação atual sem impostos)"
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 20, 2021 6:48:58 GMT -3.5
Hoje os custos da starlink para o usuário final são altíssimos, mas é de se esperar que caiam rapidamente, conforme a rede vá ganhando escala.
Então, se hoje isso é um óbice claro ao seu crescimento no Brasil, essa barreira tende a desaparecer com o tempo.
A reportagem que o sultão trouxe aponta que a Starlink pretende entrar legalmente no país.
Assim, as grandes barreiras que ela enfrentará serão de ordem regulatória.
Mas ainda resta a dúvida, caso ela não quisesse se submeter à regulação local, por se tratar de um sistema por satélite, o que a Anatel poderia fazer para impedi-la?
Proibir a venda das antenas de conexão seria uma dessas medidas. Outra seria proibir a venda de planos em território nacional.
Ambas as restrições são contornáveis, mas, acredito, suficientes para impedir uma forte expansão no país.
Que outros meios a Anatel teria para impedir a população de utilizar um serviço de internet satelital?
Ela tem meios técnicos de bloquear a conexão do usuário?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 20, 2021 9:33:09 GMT -3.5
Só espero que estejas errado... Mas se acertar avise quando chegar no fundo pra eumentar minha posição!!! Vamos observar o que acontece com a antiga Tiet11. Veja este gráfico:
Esse gráfico não te parece algo familiar e similar ao que aconteceu com VIVT3? As razões podem ser as mesmas
Queda no mensal com o aperto de juros, aumento nas cotações, no mensal, com o afrouxamento dos juros
Enfim vamos acompanhar e verificar se, similar ao que pode estar acontecendo com a VIVT3 o mesmo acontece com a AESB3, se for o caso, aquela hipótese estaria confirmada
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 20, 2021 9:34:58 GMT -3.5
Hoje os custos da starlink para o usuário final são altíssimos, mas é de se esperar que caiam rapidamente, conforme a rede vá ganhando escala. Então, se hoje isso é um óbice claro ao seu crescimento no Brasil, essa barreira tende a desaparecer com o tempo. A reportagem que o sultão trouxe aponta que a Starlink pretende entrar legalmente no país. Assim, as grandes barreiras que ela enfrentará serão de ordem regulatória. Mas ainda resta a dúvida, caso ela não quisesse se submeter à regulação local, por se tratar de um sistema por satélite, o que a Anatel poderia fazer para impedi-la? Proibir a venda das antenas de conexão seria uma dessas medidas. Outra seria proibir a venda de planos em território nacional. Ambas as restrições são contornáveis, mas, acredito, suficientes para impedir uma forte expansão no país. Que outros meios a Anatel teria para impedir a população de utilizar um serviço de internet satelital? Ela tem meios técnicos de bloquear a conexão do usuário?
Cuba é famosa por fazer "jamming" dos sinais de rádio que vem de fora
Algo similar poderia talvez acontecer com as transmissões de satélite
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Apr 24, 2021 12:25:39 GMT -3.5
Hoje os custos da starlink para o usuário final são altíssimos, mas é de se esperar que caiam rapidamente, conforme a rede vá ganhando escala. Então, se hoje isso é um óbice claro ao seu crescimento no Brasil, essa barreira tende a desaparecer com o tempo. A reportagem que o sultão trouxe aponta que a Starlink pretende entrar legalmente no país. Assim, as grandes barreiras que ela enfrentará serão de ordem regulatória. Mas ainda resta a dúvida, caso ela não quisesse se submeter à regulação local, por se tratar de um sistema por satélite, o que a Anatel poderia fazer para impedi-la? Proibir a venda das antenas de conexão seria uma dessas medidas. Outra seria proibir a venda de planos em território nacional. Ambas as restrições são contornáveis, mas, acredito, suficientes para impedir uma forte expansão no país. Que outros meios a Anatel teria para impedir a população de utilizar um serviço de internet satelital? Ela tem meios técnicos de bloquear a conexão do usuário? Acho que não tem como a starlink operar conexão em massa em zonas urbanas sem ground relay. Anatel não precisaria bloquear, pois acho que hoje já existe uma incapacidade técnica.
|
|
|
Post by rogerdff on May 14, 2021 15:34:15 GMT -3.5
Brasil terra das confusões jurídicas / tributárias: braziljournal.com/piscofins-a-bolada-das-eletricas-e-o-debate-na-aneelEstava aguardando possível teste dos 40, mas acabei entrando hoje nos 42,91. Não sei se mantêm, mas DY% de 10% é muito forte. Talvez na conjuntura atual, como questões de seca/falta chuva, incertezas quanto a inflação/juros, etc. Na minha parca visão, Vivo tende a ser investimento mais conservador nesse momento. Sem grandes ganhos, mas mais blindada eventuais correções mais forte mercados, e menos suscetível a incertezas / canetadas. Graficamente ideal aqui é analisar gráfico Nominal devido fortes ajustes proventos. 42 e 32 seriam principais suportes. E também gráfico ajustado e corrigido pela inflação, cujo suporte principal seria nos 35 (nível desde topo de 2000).
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 14, 2021 20:02:58 GMT -3.5
Brasil terra das confusões jurídicas / tributárias: braziljournal.com/piscofins-a-bolada-das-eletricas-e-o-debate-na-aneelEstava aguardando possível teste dos 40, mas acabei entrando hoje nos 42,91. Não sei se mantêm, mas DY% de 10% é muito forte. Talvez na conjuntura atual, como questões de seca/falta chuva, incertezas quanto a inflação/juros, etc. Na minha parca visão, Vivo tende a ser investimento mais conservador nesse momento. Sem grandes ganhos, mas mais blindada eventuais correções mais forte mercados, e menos suscetível a incertezas / canetadas. Graficamente ideal aqui é analisar gráfico Nominal devido fortes ajustes proventos. 42 e 32 seriam principais suportes. E também gráfico ajustado e corrigido pela inflação, cujo suporte principal seria nos 35 (nível desde topo de 2000). roger eu também gosto da Vivo (agora só VIVT3, talvez seja hora de mudar o nome do tópico), mas eu gostaria de observar o seguinte: o dy realmente é atrativo, mas consiste principalmente de jcps (pagos sem nenhuma pressa) Aquilo que eu temo acontecer com as empresas dividendeiras em geral, ou seja, enfrentarem um considerável período de queda por causa da alta dos juros, pode muito bem se aplicar a VIVT3 Este é o gráfico semanal nearest servo to my locationInterpretar que houve uma perda de uma LTA que já durava bastante tempo é lícito, a meu ver E aqui o gráfico diário Eu pessoalmente, posso até arriscar "montar posição" ou seja, alocar uma parte considerável no meu financeiro, com a ação fechando acima da MM Enquanto isso não acontece, acho perfeitamenteel via´v (e talvez o faça) investir, aos poucos, no ativo Primeiro porque a gente nunca sabe o que pode acontecer amanhã na bolsa, VIVT3 pode, perfeitamente, iniciar o dia já com um belo gap de alta E tem outra coisa que me faz coçar a cabeça: mesmo que exista relação de causa e efeito fazendo com que o ativo tenha uma relação inversa à alta dos juros é preciso pensar que se tal relação de causa e efeito existe deve haver alguma relação de proporcionalidade entre a alta dos juros e a queda da cotação Assim, se o ciclo de alta de juros se estender por mais tempo e for intenso, a gente pode imaginar que o ativo vai sofre mais Em sentido contrário, se o Copom chegar à conclusão de que não é preciso aumentar tanto os juros, é capaz da cotação sofrer menos Ou seja, para mim é muita incógnita e eu só monto posição aqui se graficamente houver uma indicação clara de que o ativo encontrou um fundo
|
|