|
Post by Claudio66 on Jan 18, 2018 10:37:49 GMT -3.5
... Vejam mais uma vez este gráfico: www.enfoque.com.br/poster/ibovespa/view_ibovespa_enfoque.aspx... Porém, mais uma vez, ainda que este gráfico não seja um indicador do futuro, é um exemplo de como, pelo menos no passado, os ciclos de alta e baixa foram muito mais longos e intensos do que o observado de fev/2016 até agora. Nada garante que veremos isso novamente, mas o estágio do ciclo econômico, ainda nos primeiros passos de uma recuperação, indica que estamos apenas no começo do movimento. ... Nesse gráfico eu compararia 1969 com 2007. Numa situação econômica e politicamente conturbada (1964 / 2002) o governo implementou um período de austeridade fiscal e algumas reformas liberais, o que levou a uma euforia do mercado, graças a uma conjuntura externa favorável. Com a crise internacional (1973 / 2008) o governo demonstrou sua verdadeira face estatista (a Ditadura Militar foi a maior gastadora com estatais da história do país), gastando mais do que podia e fazendo a dívida pública disparar, o que levou às moratórias de 1987 (dívida externa) e 1990 (dívida interna). Houve períodos de euforia no meio do caminho, mas em 1990 o IBOVESPA / dólar estava em menos da metade do pico de 1969. Isso 20 anos depois! Agora é a mesma coisa. Estamos num período de euforia irracional. Mas a dívida é impagável na atual trajetória. E só será feito alguma coisa depois de o país quebrar. Contando os mesmos 20 anos a partir de 2007, ainda temos mais 10 anos de queda pela frente, com alguns surtos de euforia. Na verdade eu acho que a derrocada agora vai ser bem rápida e o país terá que suspender o pagamento da dívida em 2020. Nesse momento é possível que aconteça uma melhora. Ou podemos virar a Venezuela.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jan 18, 2018 10:50:52 GMT -3.5
também acho que o povo brasileiro amadureceu economicamente... igual o nmx falou a DILMA caiu por ser uma anta na economia e não por seus roubos.. Temer é da mesma quadrilha porém não caiu pois conseguiu destravar a recessão e mostrar melhoras... qualquer radical estilo Maduro, ou q siga as bobagem que pregam LULA, Gleisi, Marcelo Freixo, Ciro ou qualquer outro idiota desse nível economico naõ sobreviveria igual a DILMA a um novo aumento da inflação ou queda da economia mas pra se proteger também penso em pegar alguns IPCA no tesouro...
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jan 18, 2018 10:52:07 GMT -3.5
É bom lembrar que praticamente nada foi resolvido com relação ao problema fiscal do Brasil. Continuamos com déficit fiscal primário. O crescimento da economia ainda é pífio e possivelmente continuará sendo, o que significa que o gasto com juros continuará aumentando a dívida pública como proporção do PIB (que já é a maior do mundo para países em desenvolvimento), mesmo com a queda recente na SELIC. Os gastos previdenciários continuam crescendo exponencialmente e a chance de aprovação da Reforma da Previdência nunca foi tão baixa. Nessa trajetória, teremos, necessariamente, inflação explosiva. Talvez tenhamos o pior dos mundos que seria inflação explosiva com moratória da dívida. Claudio, concordo parcialmente com a sua visão. Porém, nossa classe política é composta por raposas com elevado instinto de sobrevivência. Não duvido que a maioria dos políticos tenha, intuitivamente, absorvido Falconeri: "Para que as coisas permaneçam iguais, é preciso que tudo mude". Perceberam que o gatilho para um impeachment não foi a corrupção, mas a crise econômica. Vide o mensalão. Corrupção do mesmo naipe que vimos com a Lava-Jato, no entanto, como a economia andava bem, praticamente não houve mudança no status quo (o líder da quadrilha foi reeleito, inclusive). Acho que vão aprovar reformas previdenciárias, políticas e o que for, para que a economia melhore e a corrupção continue na mesma toada. Bom para gente como a gente, péssimo para o populacho, que depende de serviços públicos. hahaha, agora sou eu quem discordo disso que vc escreveu. A economia foi sim o gatilho pro impeachment, porque as coisas (índice de desemprego) estavam ficando pretas, continuamente. Mas duvido que vão fazer alguma coisa enquanto a economia estiver "se recuperando". Vão fazer algo sim quando voltar a piorar (por uma crise externa...ou qdo chegar a hora da explosão deficitária, claro), só aí. Não vão se organizar pra fazer a economia melhorar, mas sim pra estancar a sangria. Lembre-se que o teto de gastos passou facilmente apenas por isso tbm.
|
|
|
Post by robinho on Jan 18, 2018 12:15:15 GMT -3.5
Como a nossa bolsa é o quintal da bolsa americana, a correria por lá acaba refletindo aqui. Quero ver depois de fevereiro, sem reforma da Previdência e com Lula e Bolsonaro liderando as pesquisas, se os americanos nasceram com aquilo roxo, como dizia Collor, e continuam comprando.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jan 18, 2018 13:51:10 GMT -3.5
Como a nossa bolsa é o quintal da bolsa americana, a correria por lá acaba refletindo aqui. Quero ver depois de fevereiro, sem reforma da Previdência e com Lula e Bolsonaro liderando as pesquisas, se os americanos nasceram com aquilo roxo, como dizia Collor, e continuam comprando. Tendência é tendência, não importa fundamento, notícia, nada. Enquanto tiver dinheiro fácil no mercado, o fluxo deve permanecer. Enquanto isso, você pode seguir o mercado e ir balanceado sua carteira com ativos mais conservadores. Na última esticada, as empresas que trabalham com caixa ficaram bem para trás (PSSA, SULA, BBSE, IRBR, GRND) Só as de milhas que não andaram. Agora é o setor elétrico que está atrasado. Procurando bem, sempre há algo para comprar.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Jan 18, 2018 16:40:45 GMT -3.5
Como a nossa bolsa é o quintal da bolsa americana, a correria por lá acaba refletindo aqui. Quero ver depois de fevereiro, sem reforma da Previdência e com Lula e Bolsonaro liderando as pesquisas, se os americanos nasceram com aquilo roxo, como dizia Collor, e continuam comprando. Tendência é tendência, não importa fundamento, notícia, nada. Enquanto tiver dinheiro fácil no mercado, o fluxo deve permanecer. Enquanto isso, você pode seguir o mercado e ir balanceado sua carteira com ativos mais conservadores. Na última esticada, as empresas que trabalham com caixa ficaram bem para trás (PSSA, SULA, BBSE, IRBR, GRND) Só as de milhas que não andaram. Agora é o setor elétrico que está atrasado. Procurando bem, sempre há algo para comprar. Verdade, Wizard. Estava com uma grana parada e aumentei posição em TAEE, que me pareceu também que ficou para trás na esticada dos últimos dias, assim como TIET.
|
|
|
Post by salcedo on Jan 18, 2018 17:53:48 GMT -3.5
|
|
|
Post by robinho on Jan 18, 2018 18:03:30 GMT -3.5
Como a nossa bolsa é o quintal da bolsa americana, a correria por lá acaba refletindo aqui. Quero ver depois de fevereiro, sem reforma da Previdência e com Lula e Bolsonaro liderando as pesquisas, se os americanos nasceram com aquilo roxo, como dizia Collor, e continuam comprando. Tendência é tendência, não importa fundamento, notícia, nada. Enquanto tiver dinheiro fácil no mercado, o fluxo deve permanecer. Enquanto isso, você pode seguir o mercado e ir balanceado sua carteira com ativos mais conservadores. Na última esticada, as empresas que trabalham com caixa ficaram bem para trás (PSSA, SULA, BBSE, IRBR, GRND) Só as de milhas que não andaram. Agora é o setor elétrico que está atrasado. Procurando bem, sempre há algo para comprar. Ficou para trás setor de alimento e eletricidade. Tem empresa que está abaixo do Joesley day. Por ora, só acompanhando elétricas. Vamos ver até onde notícia e fundamento não muda tendência.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jan 18, 2018 18:03:55 GMT -3.5
Estou aplicando tudo em fundo cambial de Euro e Dólar. Posso perguntar quais fundos Claudio66? eu comprei bastante dólar físico nestes dois anos, em especie aquí e como transferência aos EUA e recebendo salário de lá, mas nunca comprei fundos aqui pois as taxas no meu banco são brutais.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jan 19, 2018 18:03:57 GMT -3.5
Estou aplicando tudo em fundo cambial de Euro e Dólar. Posso perguntar quais fundos Claudio66 ? eu comprei bastante dólar físico nestes dois anos, em especie aquí e como transferência aos EUA e recebendo salário de lá, mas nunca comprei fundos aqui pois as taxas no meu banco são brutais. Eu não esquento muito a cabeça. Aplico nos fundos do BB: - BB Cambial Dolar LP Estilo - BB Cambial Euro LP Estilo Ambos têm taxa de administração que "pode variar de 1,00 % a 2,50 % do patrimônio líquido." A taxa do próprio fundo é 1%, mas ele se reserva o direito de aplicar em outros fundos com taxa de administração de até 1,5%. Ambos os fundos sistematicamente superam, em termos de rendimento líquido, a variação da respectiva taxa de câmbio. Isso porque eles podem aplicar em títulos que remuneram pela taxa de câmbio mais um prêmio. Por isso é melhor aplicar no fundo do que comprar a moeda. Em todo o caso, seria para não ficar por muito tempo, mas apenas até uma correção séria do IBOVESPA e dos preços títulos do Tesouro Direto. Se isso ocorrer em 1 mês, o custo é de menos de 0,1% do valor aplicado, com possibilidade de render mais que a variação da taxa de câmbio.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jan 19, 2018 18:59:17 GMT -3.5
Posso perguntar quais fundos Claudio66 ? eu comprei bastante dólar físico nestes dois anos, em especie aquí e como transferência aos EUA e recebendo salário de lá, mas nunca comprei fundos aqui pois as taxas no meu banco são brutais. Eu não esquento muito a cabeça. Aplico nos fundos do BB: - BB Cambial Dolar LP Estilo - BB Cambial Euro LP Estilo Ambos têm taxa de administração que "pode variar de 1,00 % a 2,50 % do patrimônio líquido." A taxa do próprio fundo é 1%, mas ele se reserva o direito de aplicar em outros fundos com taxa de administração de até 1,5%. Ambos os fundos sistematicamente superam, em termos de rendimento líquido, a variação da respectiva taxa de câmbio. Isso porque eles podem aplicar em títulos que remuneram pela taxa de câmbio mais um prêmio. Por isso é melhor aplicar no fundo do que comprar a moeda. Em todo o caso, seria para não ficar por muito tempo, mas apenas até uma correção séria do IBOVESPA e dos preços títulos do Tesouro Direto. Se isso ocorrer em 1 mês, o custo é de menos de 0,1% do valor aplicado, com possibilidade de render mais que a variação da taxa de câmbio. A sim, precisamente a esses fundos eu me referia na minha linha remarcada agora em vermelho ...
|
|
|
Post by RedBaron on Jan 19, 2018 19:00:16 GMT -3.5
Posso perguntar quais fundos Claudio66 ? eu comprei bastante dólar físico nestes dois anos, em especie aquí e como transferência aos EUA e recebendo salário de lá, mas nunca comprei fundos aqui pois as taxas no meu banco são brutais. Eu não esquento muito a cabeça. Aplico nos fundos do BB: - BB Cambial Dolar LP Estilo - BB Cambial Euro LP Estilo Ambos têm taxa de administração que "pode variar de 1,00 % a 2,50 % do patrimônio líquido." A taxa do próprio fundo é 1%, mas ele se reserva o direito de aplicar em outros fundos com taxa de administração de até 1,5%. Ambos os fundos sistematicamente superam, em termos de rendimento líquido, a variação da respectiva taxa de câmbio. Isso porque eles podem aplicar em títulos que remuneram pela taxa de câmbio mais um prêmio. Por isso é melhor aplicar no fundo do que comprar a moeda. Em todo o caso, seria para não ficar por muito tempo, mas apenas até uma correção séria do IBOVESPA e dos preços títulos do Tesouro Direto. Se isso ocorrer em 1 mês, o custo é de menos de 0,1% do valor aplicado, com possibilidade de render mais que a variação da taxa de câmbio. Hoje estava procurando investimentos com correlação negativa ao IBOV, pois quero começar a me preparar para uma eventual queda. Dólar me pareceu a opção mais viável (alguém tem mais alguma dica? FII de papel? ficar no CDI mesmo?). Olhei nas corretoras que tenho acesso e o fundo que me pareceu mais amigável (taxa de adm 0,8%) com as vantagens citadas pelo Claudio66 foi o BB CAMBIAL DÓLAR LP 100mil (não sou cliente Estilo), ou o LP 20mil, com taxa de adm de 1%. Pulei fora da Bolsa em 65k e não tenho coragem de voltar nesses níveis. Como os colegas estão se preparando para uma correção, que teima em não acontecer? =]
|
|
|
Post by wizardhsc on Jan 19, 2018 20:26:13 GMT -3.5
Eu não esquento muito a cabeça. Aplico nos fundos do BB: - BB Cambial Dolar LP Estilo - BB Cambial Euro LP Estilo Ambos têm taxa de administração que "pode variar de 1,00 % a 2,50 % do patrimônio líquido." A taxa do próprio fundo é 1%, mas ele se reserva o direito de aplicar em outros fundos com taxa de administração de até 1,5%. Ambos os fundos sistematicamente superam, em termos de rendimento líquido, a variação da respectiva taxa de câmbio. Isso porque eles podem aplicar em títulos que remuneram pela taxa de câmbio mais um prêmio. Por isso é melhor aplicar no fundo do que comprar a moeda. Em todo o caso, seria para não ficar por muito tempo, mas apenas até uma correção séria do IBOVESPA e dos preços títulos do Tesouro Direto. Se isso ocorrer em 1 mês, o custo é de menos de 0,1% do valor aplicado, com possibilidade de render mais que a variação da taxa de câmbio. Hoje estava procurando investimentos com correlação negativa ao IBOV, pois quero começar a me preparar para uma eventual queda. Dólar me pareceu a opção mais viável (alguém tem mais alguma dica? FII de papel? ficar no CDI mesmo?). Olhei nas corretoras que tenho acesso e o fundo que me pareceu mais amigável (taxa de adm 0,8%) com as vantagens citadas pelo Claudio66 foi o BB CAMBIAL DÓLAR LP 100mil (não sou cliente Estilo), ou o LP 20mil, com taxa de adm de 1%. Pulei fora da Bolsa em 65k e não tenho coragem de voltar nesses níveis. Como os colegas estão se preparando para uma correção, que teima em não acontecer? =] Fora essas opções, dependendo do capital, compraria juros futuro.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jan 20, 2018 11:28:18 GMT -3.5
Hoje estava procurando investimentos com correlação negativa ao IBOV, pois quero começar a me preparar para uma eventual queda. Dólar me pareceu a opção mais viável (alguém tem mais alguma dica? FII de papel? ficar no CDI mesmo?). Olhei nas corretoras que tenho acesso e o fundo que me pareceu mais amigável (taxa de adm 0,8%) com as vantagens citadas pelo Claudio66 foi o BB CAMBIAL DÓLAR LP 100mil (não sou cliente Estilo), ou o LP 20mil, com taxa de adm de 1%. Pulei fora da Bolsa em 65k e não tenho coragem de voltar nesses níveis. Como os colegas estão se preparando para uma correção, que teima em não acontecer? =] Fora essas opções, dependendo do capital, compraria juros futuro. Uma forma menos arriscada de "comprar" juro futuro é aplicar em TD SELIC.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Jan 20, 2018 18:26:30 GMT -3.5
Claudio, concordo parcialmente com a sua visão. Porém, nossa classe política é composta por raposas com elevado instinto de sobrevivência. Não duvido que a maioria dos políticos tenha, intuitivamente, absorvido Falconeri: "Para que as coisas permaneçam iguais, é preciso que tudo mude". Perceberam que o gatilho para um impeachment não foi a corrupção, mas a crise econômica. Vide o mensalão. Corrupção do mesmo naipe que vimos com a Lava-Jato, no entanto, como a economia andava bem, praticamente não houve mudança no status quo (o líder da quadrilha foi reeleito, inclusive). Acho que vão aprovar reformas previdenciárias, políticas e o que for, para que a economia melhore e a corrupção continue na mesma toada. Bom para gente como a gente, péssimo para o populacho, que depende de serviços públicos. hahaha, agora sou eu quem discordo disso que vc escreveu. A economia foi sim o gatilho pro impeachment, porque as coisas (índice de desemprego) estavam ficando pretas, continuamente. Mas duvido que vão fazer alguma coisa enquanto a economia estiver "se recuperando". Vão fazer algo sim quando voltar a piorar (por uma crise externa...ou qdo chegar a hora da explosão deficitária, claro), só aí. Não vão se organizar pra fazer a economia melhorar, mas sim pra estancar a sangria. Lembre-se que o teto de gastos passou facilmente apenas por isso tbm. Quem viver, verá! :-) Mas confesso que deixo uma reservinha mínima fora do país caso o caos se instale, embora não acredite nesse cenário. Abração!
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Jan 20, 2018 18:32:06 GMT -3.5
Eu não esquento muito a cabeça. Aplico nos fundos do BB: - BB Cambial Dolar LP Estilo - BB Cambial Euro LP Estilo Ambos têm taxa de administração que "pode variar de 1,00 % a 2,50 % do patrimônio líquido." A taxa do próprio fundo é 1%, mas ele se reserva o direito de aplicar em outros fundos com taxa de administração de até 1,5%. Ambos os fundos sistematicamente superam, em termos de rendimento líquido, a variação da respectiva taxa de câmbio. Isso porque eles podem aplicar em títulos que remuneram pela taxa de câmbio mais um prêmio. Por isso é melhor aplicar no fundo do que comprar a moeda. Em todo o caso, seria para não ficar por muito tempo, mas apenas até uma correção séria do IBOVESPA e dos preços títulos do Tesouro Direto. Se isso ocorrer em 1 mês, o custo é de menos de 0,1% do valor aplicado, com possibilidade de render mais que a variação da taxa de câmbio. Hoje estava procurando investimentos com correlação negativa ao IBOV, pois quero começar a me preparar para uma eventual queda. Dólar me pareceu a opção mais viável (alguém tem mais alguma dica? FII de papel? ficar no CDI mesmo?). Olhei nas corretoras que tenho acesso e o fundo que me pareceu mais amigável (taxa de adm 0,8%) com as vantagens citadas pelo Claudio66 foi o BB CAMBIAL DÓLAR LP 100mil (não sou cliente Estilo), ou o LP 20mil, com taxa de adm de 1%. Pulei fora da Bolsa em 65k e não tenho coragem de voltar nesses níveis. Como os colegas estão se preparando para uma correção, que teima em não acontecer? =] Red, minha posição já estava montada antes dos 65k. Aos poucos (bem aos poucos, no limite da isenção de IR) estou remodelando o grosso da minha carteira para ações menos arriscadas (fundamentos sólidos e histórico bem robusto de dividendos) que penso que tendem a sofrer menos se houver uma correção. Nesse sentido, o setor elétrico tem algumas promoções. No entanto, penso mais ou menos como o rst. Ciclos de altas e baixas na bolsa são naturais. Tenho mais medo de me posicionar em uma empresa ruim do que com as oscilações que acontecem. Já passei por algumas correções (invisto desde 2001) e em 90% das vezes só perdi dinheiro quando investi em empresas ruins ou quando fui impaciente. Abração!
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 22, 2018 14:46:29 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jan 22, 2018 15:30:48 GMT -3.5
uma nação voltada a trabalhar pra manter outra nação de aposentados .. uma hora quebra ..
|
|
|
Post by wizardhsc on Jan 22, 2018 15:57:20 GMT -3.5
uma nação voltada a trabalhar pra manter outra nação de aposentados .. uma hora quebra .. É menos de 1/6 da nação que precisa manter todo o resto. Só existe 33 milhões de trabalhadores registrados.
|
|
|
Post by salcedo on Jan 23, 2018 7:21:44 GMT -3.5
|
|