rst
Moderador
|
IMÓVEIS
Jan 4, 2018 15:08:40 GMT -3.5
Post by rst on Jan 4, 2018 15:08:40 GMT -3.5
Até hoje apenas participei de um leilão, era segundo leilão, tive sorte de principiante, mas teve briga, pois tinha outro interessado, o preço subiu uns 10% do lance mínimo ou seja paguei uns 70% da avaliação(se não me falha a memória), mas a avaliação estava abaixo do preço de mercado, e de quebra ainda fiquei com o mesmo inquilino, no meu caso não tive problemas, pois até inspecionei o imóvel com anterioridade, nunca mais participei pois foi um pouco antes de regressar ao Equador. Por minha experiencia o negócio é não dar tempo do oponente respirar, ele aumentava de 500 em 500 e eu de 1000 em 1000, ele falava e eu em segundos aumentava, ele demorava um tempo conversava com mais duas pessoas que estavam com ele. Hoje em dia a maioria dos leilões é online. Não há interação entre os usuários e quase nenhum espaço para jogos psicológicos. O máximo que dá para se fazer é escolher se o lance é dado imediatamente após o do concorrente ou nos segundos finais do leilão (que é automaticamente prorrogado por mais alguns minutos). Na minha pouca experiência prática, nenhuma das estratégias faz grande diferença. No final, o que importa apenas é estar disposto a pagar mais do que os demais ofertantes. Enquanto não atingido meu preço limite, não estou nem aí se o outro participante deu o lance com um dia ou um segundo de antecedência para o término do leilão.
|
|
nmx
New Member
|
IMÓVEIS
Jan 4, 2018 15:10:36 GMT -3.5
Post by nmx on Jan 4, 2018 15:10:36 GMT -3.5
Tenho acompanhado os leilões também, mas anda rolando uma certa irracionalidade. Tentei arrematar um apartamento ocupado na Vila Mariana e rolou um bid war que levou o imóvel a preços maiores do que o visto no Zap Imóveis. Tenho visto de tudo em leilões. Também vi uma disputa de lances que tornou um imóvel ocupado mais caro do que um novo. Mas também quase comprei em novembro um apartamento excelente na Vila Mariana por pouco mais de R$ 6mil/m². Se eu tivesse insistido um pouco mais, possivelmente levava. Como era para investimento e sou novato na área, queria trabalhar com uma margem de segurança elevada, por esse motivo abandonei a disputa do começo, deixando o imóvel para a única outra ofertante por um preço bem interessante. Não sei se vê leilões no litoral, mas tem dois bolhudinhos que podem ser interessantes. Eu costumo ver litoral e interior pois os leilões na capital são sempre muito concorridos. www.zukerman.com.br/apartamento-tupi-praia-grande-sp-12418-115580www.zukerman.com.br/terreno-balneario-marrocos-itanhaem-sp-12360-115557Meu cunhado tinha um apartamento muito semelhante a esse na mesma rua, inclusive. Vendeu no auge da bolha por 330k (pena de quem comprou). O valor pedido na segunda praça é interessante, dá para conseguir uns 50% limpo, se tiver sorte com a desocupação e o estado do imóvel. O valor da segunda praça do terreno também é interessante. Problema é estar ocupado. Quem ocuparia um terreno? Só Deus sabe com que tipo de gente vai se lidar depois de arrematar esse bolhudo. Tudo a depender da documentação, claro. Eu só não me aprofundo nesses dois pois, por ora, não estou líquido.
|
|
rst
Moderador
|
IMÓVEIS
Jan 4, 2018 15:12:45 GMT -3.5
Post by rst on Jan 4, 2018 15:12:45 GMT -3.5
Estou em São Paulo e o retrato é idêntico ao que você descreveu. Preços com alguma queda, mas ainda longe de despertar interesse. No condomínio onde moro, o aluguel tem batido 0,25% do preço do imóvel. Baseado no preço fechado nas última vendas. Se usar os preços anunciados, o retorno é ainda menor, perto de 0,2%. A propósito, esse indicador me fez colocar a venda o meu apartamento também, vamos ver se bate alguma coisa. Tenho acompanhado os leilões também, mas anda rolando uma certa irracionalidade. Tentei arrematar um apartamento ocupado na Vila Mariana e rolou um bid war que levou o imóvel a preços maiores do que o visto no Zap Imóveis. Estes 0,25%, são devido ao aluguel ter baixado , o imóvel valorizar ou a duas juntas? Em geral, em função da alta dos imóveis havida até 2013/2014. Os alugueis tentaram acompanhar, mas a vacância alta de 2015 em diante impediu que subissem mais. Vejo alguns aluguéis atrativos, já os imóveis à venda continuam caros. É provável que os alugueis subam um pouco na retomada, mas os imóveis continuem com preços estagnados.
|
|
nmx
New Member
|
IMÓVEIS
Jan 4, 2018 15:12:51 GMT -3.5
Post by nmx on Jan 4, 2018 15:12:51 GMT -3.5
Até hoje apenas participei de um leilão, era segundo leilão, tive sorte de principiante, mas teve briga, pois tinha outro interessado, o preço subiu uns 10% do lance mínimo ou seja paguei uns 70% da avaliação(se não me falha a memória), mas a avaliação estava abaixo do preço de mercado, e de quebra ainda fiquei com o mesmo inquilino, no meu caso não tive problemas, pois até inspecionei o imóvel com anterioridade, nunca mais participei pois foi um pouco antes de regressar ao Equador. Por minha experiencia o negócio é não dar tempo do oponente respirar, ele aumentava de 500 em 500 e eu de 1000 em 1000, ele falava e eu em segundos aumentava, ele demorava um tempo conversava com mais duas pessoas que estavam com ele. Salcedo, quando entro, eu me imponho um limite de quanto aceito pagar pelo imóvel. Chegou no limite, desisto e deixo levar. Simples assim. Esse de ir pagando "só mais um pouquinho" é roubada completa. :-)
|
|
nmx
New Member
|
IMÓVEIS
Jan 4, 2018 15:15:42 GMT -3.5
Post by nmx on Jan 4, 2018 15:15:42 GMT -3.5
Estou em São Paulo e o retrato é idêntico ao que você descreveu. Preços com alguma queda, mas ainda longe de despertar interesse. No condomínio onde moro, o aluguel tem batido 0,25% do preço do imóvel. Baseado no preço fechado nas última vendas. Se usar os preços anunciados, o retorno é ainda menor, perto de 0,2%. A propósito, esse indicador me fez colocar a venda o meu apartamento também, vamos ver se bate alguma coisa. Tenho acompanhado os leilões também, mas anda rolando uma certa irracionalidade. Tentei arrematar um apartamento ocupado na Vila Mariana e rolou um bid war que levou o imóvel a preços maiores do que o visto no Zap Imóveis. Estes 0,25%, são devido ao aluguel ter baixado , o imóvel valorizar ou a duas juntas? As duas coisas. Houve uma valorização acentuada, ao mesmo tempo que os preços pedidos para aluguel não geravam negócio. Tem apartamentos com pedida de 2,4kk com aluguel de 5k.
|
|
rst
Moderador
|
IMÓVEIS
Jan 4, 2018 15:20:42 GMT -3.5
Post by rst on Jan 4, 2018 15:20:42 GMT -3.5
Tenho visto de tudo em leilões. Também vi uma disputa de lances que tornou um imóvel ocupado mais caro do que um novo. Mas também quase comprei em novembro um apartamento excelente na Vila Mariana por pouco mais de R$ 6mil/m². Se eu tivesse insistido um pouco mais, possivelmente levava. Como era para investimento e sou novato na área, queria trabalhar com uma margem de segurança elevada, por esse motivo abandonei a disputa do começo, deixando o imóvel para a única outra ofertante por um preço bem interessante. Não sei se vê leilões no litoral, mas tem dois bolhudinhos que podem ser interessantes. Eu costumo ver litoral e interior pois os leilões na capital são sempre muito concorridos. www.zukerman.com.br/apartamento-tupi-praia-grande-sp-12418-115580www.zukerman.com.br/terreno-balneario-marrocos-itanhaem-sp-12360-115557Meu cunhado tinha um apartamento muito semelhante a esse na mesma rua, inclusive. Vendeu no auge da bolha por 330k (pena de quem comprou). O valor pedido na segunda praça é interessante, dá para conseguir uns 50% limpo, se tiver sorte com a desocupação e o estado do imóvel. O valor da segunda praça do terreno também é interessante. Problema é estar ocupado. Quem ocuparia um terreno? Só Deus sabe com que tipo de gente vai se lidar depois de arrematar esse bolhudo. Tudo a depender da documentação, claro. Eu só não me aprofundo nesses dois pois, por ora, não estou líquido. Litoral tem bastante leilão sim. Tem que saber quais os leiloeiros mais solicitados pelos juízes da região, que não necessariamente são os mesmos que atuam frequentemente na capital. Lembro de já ter visto alguns com dezenas de apartamentos no guarujá bem baratos. Esse aqui é um deles: www.lecapeleiloes.com.br/Como acho furada uma casa na praia e não acho que valha muito a pena investir em imóveis distantes de onde moro, não me interessei em encontrar outros, mas, se quiser encontrar outros sites de leiloeiros no litoral, depois ensino como garimpar. EDIT: li errado sua primeira frase e entendi que dizia algo como "quase não se vê leilão no litoral". Só depois da postagem me dei conta de que estava apenas perguntando sobre meu interesse por imóveis no litoral. Apesar do engano, minha postagem responde sua pergunta.
|
|
|
IMÓVEIS
Jan 4, 2018 16:14:47 GMT -3.5
Post by salcedo on Jan 4, 2018 16:14:47 GMT -3.5
Até hoje apenas participei de um leilão, era segundo leilão, tive sorte de principiante, mas teve briga, pois tinha outro interessado, o preço subiu uns 10% do lance mínimo ou seja paguei uns 70% da avaliação(se não me falha a memória), mas a avaliação estava abaixo do preço de mercado, e de quebra ainda fiquei com o mesmo inquilino, no meu caso não tive problemas, pois até inspecionei o imóvel com anterioridade, nunca mais participei pois foi um pouco antes de regressar ao Equador. Por minha experiencia o negócio é não dar tempo do oponente respirar, ele aumentava de 500 em 500 e eu de 1000 em 1000, ele falava e eu em segundos aumentava, ele demorava um tempo conversava com mais duas pessoas que estavam com ele. Hoje em dia a maioria dos leilões é online. Não há interação entre os usuários e quase nenhum espaço para jogos psicológicos. O máximo que dá para se fazer é escolher se o lance é dado imediatamente após o do concorrente ou nos segundos finais do leilão (que é automaticamente prorrogado por mais alguns minutos). Na minha pouca experiência prática, nenhuma das estratégias faz grande diferença. No final, o que importa apenas é estar disposto a pagar mais do que os demais ofertantes. Enquanto não atingido meu preço limite, não estou nem aí se o outro participante deu o lance com um dia ou um segundo de antecedência para o término do leilão. Neste caso estou de acordo, no presencial era mais adrenalina, pois se decidia na hora, achava mais interessante, ademais limitava um pouco os interessados.
|
|
|
IMÓVEIS
Jan 4, 2018 16:16:48 GMT -3.5
Post by salcedo on Jan 4, 2018 16:16:48 GMT -3.5
Até hoje apenas participei de um leilão, era segundo leilão, tive sorte de principiante, mas teve briga, pois tinha outro interessado, o preço subiu uns 10% do lance mínimo ou seja paguei uns 70% da avaliação(se não me falha a memória), mas a avaliação estava abaixo do preço de mercado, e de quebra ainda fiquei com o mesmo inquilino, no meu caso não tive problemas, pois até inspecionei o imóvel com anterioridade, nunca mais participei pois foi um pouco antes de regressar ao Equador. Por minha experiencia o negócio é não dar tempo do oponente respirar, ele aumentava de 500 em 500 e eu de 1000 em 1000, ele falava e eu em segundos aumentava, ele demorava um tempo conversava com mais duas pessoas que estavam com ele. Salcedo, quando entro, eu me imponho um limite de quanto aceito pagar pelo imóvel. Chegou no limite, desisto e deixo levar. Simples assim. Esse de ir pagando "só mais um pouquinho" é roubada completa. :-) De acordo, meu limite era 25% abaixo da avaliação, pois me parecia um excelente preço.
|
|
rst
Moderador
|
IMÓVEIS
Jan 4, 2018 16:44:53 GMT -3.5
Post by rst on Jan 4, 2018 16:44:53 GMT -3.5
De acordo, meu limite era 25% abaixo da avaliação, pois me parecia um excelente preço. É um limite alto para mim. Deve ser por isso que não consigo levar nenhum dos que tento. Pense bem, sobre o valor da arrematação tem comissão do leiloeiro, itbi, registro (e escritura se for alienação extrajudicial), advogado para obter carta de arrematação e mandado de imissão, custas processuais, despesa com depositário, chaveiro, eventual reforma, corretagem para venda, eventuais passivos de condomínio, água ou luz, ir sobre ganho de capital, etc. No final,somando tudo, mesmo imóveis adquiridos com deságio de 40 a 50% não dão um retorno maior do que 30%. Planilho tudo antes de entrar em um leilão e até o momento nunca vi nenhum imóvel que valha a pena por 75% da avaliação. Isso sem falar nos riscos, como embargos de terceiro, nulidade da arrematação, demora para imissão e outras loucuras jtípicas do nosso judiciário.
|
|
fiel
Forista VIP
|
IMÓVEIS
Jan 4, 2018 16:47:49 GMT -3.5
via mobile
Post by fiel on Jan 4, 2018 16:47:49 GMT -3.5
Show de bola esses leilões ..pessoal agora sobre imóvel ocupado o risco é custo fica com o comprador ou o Banco retira ??
|
|
|
IMÓVEIS
Jan 4, 2018 16:51:39 GMT -3.5
Post by salcedo on Jan 4, 2018 16:51:39 GMT -3.5
Estes 0,25%, são devido ao aluguel ter baixado , o imóvel valorizar ou a duas juntas? Em geral, em função da alta dos imóveis havida até 2013/2014. Os alugueis tentaram acompanhar, mas a vacância alta de 2015 em diante impediu que subissem mais. Vejo alguns aluguéis atrativos, já os imóveis à venda continuam caros. É provável que os alugueis subam um pouco na retomada, mas os imóveis continuem com preços estagnados. Num primeiro momento, também penso que os aluguéis devem melhorar antes que o preço dos imóveis, vou repetir o que já manifestei anteriormente, prefiro imóveis comerciais.
|
|
nmx
New Member
|
IMÓVEIS
Jan 4, 2018 17:03:00 GMT -3.5
Post by nmx on Jan 4, 2018 17:03:00 GMT -3.5
Não sei se vê leilões no litoral, mas tem dois bolhudinhos que podem ser interessantes. Eu costumo ver litoral e interior pois os leilões na capital são sempre muito concorridos. www.zukerman.com.br/apartamento-tupi-praia-grande-sp-12418-115580www.zukerman.com.br/terreno-balneario-marrocos-itanhaem-sp-12360-115557Meu cunhado tinha um apartamento muito semelhante a esse na mesma rua, inclusive. Vendeu no auge da bolha por 330k (pena de quem comprou). O valor pedido na segunda praça é interessante, dá para conseguir uns 50% limpo, se tiver sorte com a desocupação e o estado do imóvel. O valor da segunda praça do terreno também é interessante. Problema é estar ocupado. Quem ocuparia um terreno? Só Deus sabe com que tipo de gente vai se lidar depois de arrematar esse bolhudo. Tudo a depender da documentação, claro. Eu só não me aprofundo nesses dois pois, por ora, não estou líquido. Litoral tem bastante leilão sim. Tem que saber quais os leiloeiros mais solicitados pelos juízes da região, que não necessariamente são os mesmos que atuam frequentemente na capital. Lembro de já ter visto alguns com dezenas de apartamentos no guarujá bem baratos. Esse aqui é um deles: www.lecapeleiloes.com.br/Como acho furada uma casa na praia e não acho que valha muito a pena investir em imóveis distantes de onde moro, não me interessei em encontrar outros, mas, se quiser encontrar outros sites de leiloeiros no litoral, depois ensino como garimpar. EDIT: li errado sua primeira frase e entendi que dizia algo como "quase não se vê leilão no litoral". Só depois da postagem me dei conta de que estava apenas perguntando sobre meu interesse por imóveis no litoral. Apesar do engano, minha postagem responde sua pergunta. No problemo. Mas, como disse, eu estou fora por enquanto por falta de liquidez mesmo. Quando voltar a ativa, podemos trocar mais algumas figurinhas, se não se importar. Abração!
|
|
nmx
New Member
|
IMÓVEIS
Jan 4, 2018 17:14:08 GMT -3.5
Post by nmx on Jan 4, 2018 17:14:08 GMT -3.5
Show de bola esses leilões ..pessoal agora sobre imóvel ocupado o risco é custo fica com o comprador ou o Banco retira ?? Em leilões judiciais, a propriedade, como direito real, não tem risco (salvo raríssimas exceções de imóveis com documentação pra lá de enrolada; dá pra escrever um tratado sobre o assunto). A posse, entretanto, é risco de quem compra. Pode dar sorte e conseguir entrar em acordo amigável com quem detém a posse. Ou pode ter que pedir imissão ou reivindicatória e com uma liminar conseguir a posse, levando alguns meses. Agora, se por alguma jabuticaba jurídica não conseguir a antecipar os efeitos da sentença, então senta e chora...
|
|
rst
Moderador
|
IMÓVEIS
Jan 4, 2018 17:15:46 GMT -3.5
Post by rst on Jan 4, 2018 17:15:46 GMT -3.5
Show de bola esses leilões ..pessoal agora sobre imóvel ocupado o risco é custo fica com o comprador ou o Banco retira ?? Via de regra, desocupação por conta do arrematante. Ou se faz um acordo com o ocupante ou se recorre à via judicial. Leiloes são um bom negócio mas têm diversos riscos jurídicos (muitos mesmo, alguns, impossíveis de se antecipar). Não recomendo participar sem saber o que está fazendo. Para quem não é da área, uma sugestão é formar uma sociedade com algum amigo que seja advogado (alguém em que realmente se confie, pois irão investir juntos). Participar sozinho e pagar pelos serviços de um advogado ajuda a enxergar alguns possíveis riscos (nunca todos os riscos), mas implica em um custo extra, colocando o ofertante em desvantagem logo de cara em relação aos que não usam estes serviços. Tem bastante fazenda indo a leilão por preços baixos. Você que é da área tem essa vantagem em relação a este nicho, já que sabe facilmente separar o joio do trigo. Eu, que sou leigo, nem me arrisco.
|
|
fiel
Forista VIP
|
IMÓVEIS
Jan 4, 2018 18:14:48 GMT -3.5
via mobile
Post by fiel on Jan 4, 2018 18:14:48 GMT -3.5
Então vocês falando dei uma garimpada e achei uma área agrícola perto de onde moro que conheço nem imaginava estar em leilão..vou pedir pra um amigo corretor procurar o Dono sem falar q sou eu se tem interesse em vender ..pois no leilão o preço está 40% do que vale
|
|
rst
Moderador
|
IMÓVEIS
Jan 4, 2018 19:16:11 GMT -3.5
Post by rst on Jan 4, 2018 19:16:11 GMT -3.5
Então vocês falando dei uma garimpada e achei uma área agrícola perto de onde moro que conheço nem imaginava estar em leilão..vou pedir pra um amigo corretor procurar o Dono sem falar q sou eu se tem interesse em vender ..pois no leilão o preço está 40% do que vale Não entendi porque quer saber se o atual proprietário quer vender. Está querendo comprar diretamente dele (o que não faz nenhum sentido para um imóvel prestes a ser leiloado) ou apenas levantar alguma informação?
|
|
|
IMÓVEIS
Jan 4, 2018 19:44:01 GMT -3.5
Post by salcedo on Jan 4, 2018 19:44:01 GMT -3.5
Então vocês falando dei uma garimpada e achei uma área agrícola perto de onde moro que conheço nem imaginava estar em leilão..vou pedir pra um amigo corretor procurar o Dono sem falar q sou eu se tem interesse em vender ..pois no leilão o preço está 40% do que vale Atá onde sei se esta publicado o leilão, tu não poderias comprar, salvo quer tu desse o dinheiro para o cara pagar a dívida que tenha, retirando o embargo e ai comprasses, acho mais arriscado.
|
|
|
IMÓVEIS
Jan 4, 2018 20:15:50 GMT -3.5
Post by salcedo on Jan 4, 2018 20:15:50 GMT -3.5
De acordo, meu limite era 25% abaixo da avaliação, pois me parecia um excelente preço. É um limite alto para mim. Deve ser por isso que não consigo levar nenhum dos que tento. Pense bem, sobre o valor da arrematação tem comissão do leiloeiro, itbi, registro (e escritura se for alienação extrajudicial), advogado para obter carta de arrematação e mandado de imissão, custas processuais, despesa com depositário, chaveiro, eventual reforma, corretagem para venda, eventuais passivos de condomínio, água ou luz, ir sobre ganho de capital, etc. No final,somando tudo, mesmo imóveis adquiridos com deságio de 40 a 50% não dão um retorno maior do que 30%. Planilho tudo antes de entrar em um leilão e até o momento nunca vi nenhum imóvel que valha a pena por 75% da avaliação. Isso sem falar nos riscos, como embargos de terceiro, nulidade da arrematação, demora para imissão e outras loucuras jtípicas do nosso judiciário. Trocando de provedor de internet, perdi a resposta, vamos de novo: Como disse a avaliação segundo minha pesquisa estava abaixo do mercado, pelo menos 20%, o que daria um desconto de 45%, se não me falha a memória pois o comprei há uns 10 anos, paguei o leiloeiro e ainda com um desconto, depois de uma pechinchada , e as taxas normais de uma compra, a carta de arrematação me foi entregue pelo próprio leiloeiro, não lembro de gastos extras, ademais me descontaram um pequeno valor, não lembro se foi imposto predial, do preço pago, devido a uma pendência. No meu caso, vejo a localização, potencial de valorização, ademais do desconto, pois não compro para revender em seguida, mas com a visão de aumento de patrimônio. Com a Selic a 15% quem sabe o 30% de potencial ganho te parecia pouco, mas com a Selic abaixo de 7% e quem sabe menos, me parece bastante razoável.
|
|
rst
Moderador
|
IMÓVEIS
Jan 4, 2018 20:46:25 GMT -3.5
Post by rst on Jan 4, 2018 20:46:25 GMT -3.5
Então vocês falando dei uma garimpada e achei uma área agrícola perto de onde moro que conheço nem imaginava estar em leilão..vou pedir pra um amigo corretor procurar o Dono sem falar q sou eu se tem interesse em vender ..pois no leilão o preço está 40% do que vale Atá onde sei se esta publicado o leilão, tu não poderias comprar, salvo quer tu desse o dinheiro para o cara pagar a dívida que tenha, retirando o embargo e ai comprasses, acho mais arriscado. O risco de se comprar o imóvel de quem tem dívidas não se limita ao período posterior ao edital de leilão. Na verdade começa muito antes. Antes mesmo do ajuizamento da ação contra o devedor há a possibilidade de anulação do negócio, se realizado em fraude contra credores. Após o ajuizamento, a situação é ainda pior, pois há uma presunção legal de fraude à execução, tornando a transação ineficaz em relação ao credor. Por isso que quando se compra um imóvel se exige uma tonelada de certidões do vendedor.
|
|
fiel
Forista VIP
|
IMÓVEIS
Jan 4, 2018 23:15:37 GMT -3.5
via mobile
Post by fiel on Jan 4, 2018 23:15:37 GMT -3.5
Entenderam errado não quero comprar direto dele..só quero ver se ele não é algum pistoleiro matador aqui do MT kkk pois se eu comprar não vou precisar matar ele pra tirar de cima da terra ..
Meu amigo vai lá só pra sentir sobre a pessoa ..
|
|