|
Post by salcedo on Jun 7, 2017 16:28:42 GMT -3.5
Num Brasil honesto, povo educado e culto, sabemos que tudo seria melhor, mas nossa realidade é esta que ai esta, desde o descobrimento, dentro desta realidade é que questiono. A resposta é reduzir o Estado, como muitos já disseram. Porém, essa não é a visão dominante no país. O que fazer então? A meu ver, nada. O mais sensato é fazer as malas e ir para um país mais liberal. Ao invés de tentar mudar o mundo, é muito mais simples (e inteligente) mudar a si próprio. Para quem é mais otimista, o caminho seria tentar mudar a mentalidade estatista do brasileiro. É difícil, é demorado, sem qualquer garantia de sucesso, e não vai acontecer de uma hora para outra. Enquanto o brasileiro não entender que seu problema é o excesso de Estado, continuaremos onde estamos e nenhuma medida alternativa irá resolver o problema. E eu fui casar com uma equatoriana e mudar para cá, que inteligencia. rsrs Meus filhos são educados com esta filosofia, mas é complicado abdicar da família.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 7, 2017 16:32:19 GMT -3.5
parem de sonha com saidas populistas e revolucionárias.. qualquer aumento de imposto sobra pro pobre pagar através de consumo ...a saida não é subsidiar os pobres e sim tirar eles da pobreza.. pq a Suiça não se preocupa com isso pois não tem pobres.. quem defende pobre defende que eles fiquem na pobreza.. a forma de tirar eles é aumentar o trabalho e renda através da oferta de trabalho através do desenvolvimento do país através de menos leis e impostos Não crês que nossas realidades são completamente diferentes, assim mesmo o começo da solução deveria ser levando estas diferenças em consideração. Se é para uma solução utópica, colocamos políticos honestos e capacitados no poder e nossa realidade mudaria radicalmente do dia para noite, mas como fazer isto... como aumentar o trabalho e renda, diminuir os impostos com o que temos ai ? Uai vc se deu conta que somos diferentes pq fazemos diferentes deles ???vamos fazer as coisas corretas que os politicos honestos aparecerão... vcs querem ser Suiça e Noruega porém querem regular o país como Cuba e Koreia do Norte... primeiro vem o trabalho depois a bonança
|
|
|
Post by wizardhsc on Jun 7, 2017 16:36:10 GMT -3.5
parem de sonha com saidas populistas e revolucionárias.. qualquer aumento de imposto sobra pro pobre pagar através de consumo ...a saida não é subsidiar os pobres e sim tirar eles da pobreza.. pq a Suiça não se preocupa com isso pois não tem pobres.. quem defende pobre defende que eles fiquem na pobreza.. a forma de tirar eles é aumentar o trabalho e renda através da oferta de trabalho através do desenvolvimento do país através de menos leis e impostos Não crês que nossas realidades são completamente diferentes, assim mesmo o começo da solução deveria ser levando estas diferenças em consideração. Se é para uma solução utópica, colocamos políticos honestos e capacitados no poder e nossa realidade mudaria radicalmente do dia para noite, mas como fazer isto... como aumentar o trabalho e renda, diminuir os impostos com o que temos ai ? Colocar políticos honestos e capacitados não resolveria o problema. Como já disse antes, o problema não são as pessoas e sim o sistema.
|
|
|
Post by salcedo on Jun 7, 2017 16:37:57 GMT -3.5
Não crês que nossas realidades são completamente diferentes, assim mesmo o começo da solução deveria ser levando estas diferenças em consideração. Se é para uma solução utópica, colocamos políticos honestos e capacitados no poder e nossa realidade mudaria radicalmente do dia para noite, mas como fazer isto... como aumentar o trabalho e renda, diminuir os impostos com o que temos ai ? Uai vc se deu conta que somos diferentes pq fazemos diferentes deles ???vamos fazer as coisas corretas que os politicos honestos aparecerão... vcs querem ser Suiça e Noruega porém querem regular o país como Cuba e Koreia do Norte... primeiro vem o trabalho depois a bonança Me conta o segredo, como fazemos as coisas corretas, pois até hoje eu pensava faze-las e não vi um resultado mensurável em termos de Brasil, apenas claro para minha vida pessoal e de minha família. Enumera medidas corretas factíveis neste mar de lama em que estamos !
|
|
|
Post by salcedo on Jun 7, 2017 16:38:49 GMT -3.5
Não crês que nossas realidades são completamente diferentes, assim mesmo o começo da solução deveria ser levando estas diferenças em consideração. Se é para uma solução utópica, colocamos políticos honestos e capacitados no poder e nossa realidade mudaria radicalmente do dia para noite, mas como fazer isto... como aumentar o trabalho e renda, diminuir os impostos com o que temos ai ? Colocar políticos honestos e capacitados não resolveria o problema. Como já disse antes, o problema não são as pessoas e sim o sistema. E este sistema não se mudaria a partir deles ?
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jun 7, 2017 16:45:53 GMT -3.5
parem de sonha com saidas populistas e revolucionárias.. qualquer aumento de imposto sobra pro pobre pagar através de consumo ...a saida não é subsidiar os pobres e sim tirar eles da pobreza.. pq a Suiça não se preocupa com isso pois não tem pobres.. quem defende pobre defende que eles fiquem na pobreza.. a forma de tirar eles é aumentar o trabalho e renda através da oferta de trabalho através do desenvolvimento do país através de menos leis e impostos Um passo de cada vez , fiel. O Estado brasileiro é muito inchado, não vai desinchar assim do dia pra noite. É nesse sentido que penso que uma reforma tributária seria benéfica, nem que fosse uma que apenas trocasse os impostos. Querer uma reforma tributária melhor que essa no curto/médio prazo é querer demais, já que a reforma fiscal já foi feita e não diminuiu o tamanho do Estado, só criou um teto para seu crescimento (outra reforma fiscal tão cedo me parece impossível). E querer uma reforma tributária que diminua impostos sem reforma fiscal que diminua o Estado a conta não fecha. Ainda mais com a reforma da previdência em xeque. Mas em tese concordo com você, só não vejo como aplicar isso no Brasil, só se for em horizonte muito, mas muito longo.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jun 7, 2017 16:47:10 GMT -3.5
Colocar políticos honestos e capacitados não resolveria o problema. Como já disse antes, o problema não são as pessoas e sim o sistema. E este sistema não se mudaria a partir deles ? Mudaria? Não sei se Macri é honesto ou capacitado, mas ele tentou mudar o sistema na Argentina. Não mudou nada e agora está seguindo o sistema. Além disso, com o tempo, a democracia trataria de selecionar os piores indivíduos para voltar a administra o país ao seu bel prazer. O EUA é um bom exemplo, começaram defendendo a liberdade, propriedade privada e estado pequeno. Veja no que se transformou, o maior estado do mundo, comandado por Trump.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jun 7, 2017 16:49:20 GMT -3.5
parem de sonha com saidas populistas e revolucionárias.. qualquer aumento de imposto sobra pro pobre pagar através de consumo ...a saida não é subsidiar os pobres e sim tirar eles da pobreza.. pq a Suiça não se preocupa com isso pois não tem pobres.. quem defende pobre defende que eles fiquem na pobreza.. a forma de tirar eles é aumentar o trabalho e renda através da oferta de trabalho através do desenvolvimento do país através de menos leis e impostos Um passo de cada vez , fiel . O Estado brasileiro é muito inchado, não vai desinchar assim do dia pra noite. É nesse sentido que penso que uma reforma tributária seria benéfica, nem que fosse uma que apenas trocasse os impostos. Querer uma reforma tributária melhor que essa no curto/médio prazo é querer demais, já que a reforma fiscal já foi feita e não diminuiu o tamanho do Estado, só criou um teto para seu crescimento (outra reforma fiscal tão cedo me parece impossível). E querer uma reforma tributária que diminua impostos sem reforma fiscal que diminua o Estado a conta não fecha. Ainda mais com a reforma da previdência em xeque. Mas em tese concordo com você, só não vejo como aplicar isso no Brasil, só se for em horizonte muito, mas muito longo. Essa reforma nunca vai chegar. Veja nos últimos dois anos, prometeram simplificar os imposto e no fim criaram dois monstros: a nova forma de cobrar ICMS e agora do ISS.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jun 7, 2017 16:58:22 GMT -3.5
Um passo de cada vez , fiel . O Estado brasileiro é muito inchado, não vai desinchar assim do dia pra noite. É nesse sentido que penso que uma reforma tributária seria benéfica, nem que fosse uma que apenas trocasse os impostos. Querer uma reforma tributária melhor que essa no curto/médio prazo é querer demais, já que a reforma fiscal já foi feita e não diminuiu o tamanho do Estado, só criou um teto para seu crescimento (outra reforma fiscal tão cedo me parece impossível). E querer uma reforma tributária que diminua impostos sem reforma fiscal que diminua o Estado a conta não fecha. Ainda mais com a reforma da previdência em xeque. Mas em tese concordo com você, só não vejo como aplicar isso no Brasil, só se for em horizonte muito, mas muito longo. Essa reforma nunca vai chegar. Veja nos últimos dois anos, prometeram simplificar os imposto e no fim criaram dois monstros: a nova forma de cobrar ICMS e agora do ISS. Putz, nem me fale. Tenho amigos lojistas que sofrem muito com isso. Mas é justamente o meu ponto: focar nas coisas simples, depois ir pra cima das mais complexas. Se nem as coisas simples saem direito, se não conseguimos nem ter um sistema tributário minimamente racional, como vamos diminuir tamanho do Estado (que mexe com interesses de gente poderosa)?
|
|
|
Post by salcedo on Jun 7, 2017 17:05:31 GMT -3.5
E este sistema não se mudaria a partir deles ? Mudaria? Não sei se Macri é honesto ou capacitado, mas ele tentou mudar o sistema na Argentina. Não mudou nada e agora está seguindo o sistema. Além disso, com o tempo, a democracia trataria de selecionar os piores indivíduos para voltar a administra o país ao seu bel prazer. O EUA é um bom exemplo, começaram defendendo a liberdade, propriedade privada e estado pequeno. Veja no que se transformou, o maior estado do mundo, comandado por Trump. Então resolvamos os problemas do Brasil. rsrs Considerando nossa realidade, como mudamos o sistema e em que sentido devemos caminhar?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 7, 2017 18:12:38 GMT -3.5
Basta diminuir imposto sobre consumo, que onera proporcionalmente mais o pobre do que o rico, fora que é um imposto que desincentiva a atividade econômica. Olhando para outros países daria para substituir em parte os impostos sobre consumo pelos impostos sobre patrimônio (imposto sobre herança, por exemplo). O ideal seria diminuir o Estado, mas sou cético quanto a isso: se ele não aumentar desenfreadamente já é uma vitória. Sem falar na complexidade dos tributos. Dentre as reformas que o Brasil precisa a fiscal é uma das mais importantes. Concordo, mas ai como compensar a totalidade desta desoneração ? Pomba, diminua o tamanho do monstro!!!
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jun 7, 2017 18:31:57 GMT -3.5
Concordo, mas ai como compensar a totalidade desta desoneração ? Pomba, diminua o tamanho do monstro!!! Mas esse é o problema. Enquanto a raposa é a que faz as regras e toma conta do galinheiro, nunca vai diminuir o tamanho dele, pois quanto maior o galinheiro melhor para a raposa se dar bem.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 7, 2017 18:41:19 GMT -3.5
Pomba, diminua o tamanho do monstro!!! Mas esse é o problema. Enquanto a raposa é a que faz as regras e toma conta do galinheiro, nunca vai diminuir o tamanho dele, pois quanto maior o galinheiro melhor para a raposa se dar bem. Acho que a solução aqui é mista. O que podemos fazer hoje é tentar sabotar o monstro no curto-prazo, praticando o máximo a elisão fiscal (comprar bitcoins, abrir pessoa jurídica pra ser roubado menos etc) e evitar a renda fixa. No longo prazo, é tentar tirar essas ideias de tributar, tributar, tributar da mente de banânicos (esse sim é o desafio). O conhecimento disponível está mais fácil do que antes. Contudo, os adoradores do Estado - que estavam envergonhados - estão voltando a se manifestar, eles estavam com vergonha até pouco tempo. Vc pode ter a idade que for, mas não veremos este longo-prazo se manifestar, ou seja, termos a maioria das pessoas tendo ojeriza ao Governo.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jun 7, 2017 19:03:14 GMT -3.5
Mas esse é o problema. Enquanto a raposa é a que faz as regras e toma conta do galinheiro, nunca vai diminuir o tamanho dele, pois quanto maior o galinheiro melhor para a raposa se dar bem. Acho que a solução aqui é mista. O que podemos fazer hoje é tentar sabotar o monstro no curto-prazo, praticando o máximo a elisão fiscal (comprar bitcoins, abrir pessoa jurídica pra ser roubado menos etc) e evitar a renda fixa. No longo prazo, é tentar tirar essas ideias de tributar, tributar, tributar da mente de banânicos (esse sim é o desafio). O conhecimento disponível está mais fácil do que antes. Contudo, os adoradores do Estado - que estavam envergonhados - estão voltando a se manifestar, eles estavam com vergonha até pouco tempo. Vc pode ter a idade que for, mas não veremos este longo-prazo se manifestar, ou seja, termos a maioria das pessoas tendo ojeriza ao Governo. Seria uma boa ideia, mas mudar a mente do povo parece um missão impossível. Muita gente tem preguiça de pensar. A maioria não consegue entender questões elementares como por exemplo essa da aposentadoria, de que se não mudar as regras não vai haver aposentadoria no futuro próximo. O sujeito é mal informado e manipulado por partidos políticos e acha que ainda tem razão. Talvez só mesmo a dor da experiência negativa vai fazer muita gente acordar. Se daqui a 10 ou 15 anos a previdência quebrar aí sim vão acreditar...
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 7, 2017 19:09:02 GMT -3.5
Acho que a solução aqui é mista. O que podemos fazer hoje é tentar sabotar o monstro no curto-prazo, praticando o máximo a elisão fiscal (comprar bitcoins, abrir pessoa jurídica pra ser roubado menos etc) e evitar a renda fixa. No longo prazo, é tentar tirar essas ideias de tributar, tributar, tributar da mente de banânicos (esse sim é o desafio). O conhecimento disponível está mais fácil do que antes. Contudo, os adoradores do Estado - que estavam envergonhados - estão voltando a se manifestar, eles estavam com vergonha até pouco tempo. Vc pode ter a idade que for, mas não veremos este longo-prazo se manifestar, ou seja, termos a maioria das pessoas tendo ojeriza ao Governo. Seria uma boa ideia, mas mudar a mente do povo parece um missão impossível. Muita gente tem preguiça de pensar. A maioria não consegue entender questões elementares como por exemplo essa da aposentadoria, de que se não mudar as regras não vai haver aposentadoria no futuro próximo. O sujeito é mal informado e manipulado por partidos políticos e acha que ainda tem razão. Talvez só mesmo a dor da experiência negativa vai fazer muita gente acordar. Se daqui a 10 ou 15 anos a previdência quebrar aí sim vão acreditar... Um outro remédio tbm é a venezuelização definitiva. Houve povos como Estônia e Romênia que conseguiram aprender, desenvolveram repulsa ao estatismo. O pequeno detalhe é que isso tudo demorou décadas. Contudo, com a internet, apostaria em menos tempo de dor que outrora.
|
|
|
Post by salcedo on Jun 7, 2017 19:12:39 GMT -3.5
Mas esse é o problema. Enquanto a raposa é a que faz as regras e toma conta do galinheiro, nunca vai diminuir o tamanho dele, pois quanto maior o galinheiro melhor para a raposa se dar bem. Acho que a solução aqui é mista. O que podemos fazer hoje é tentar sabotar o monstro no curto-prazo, praticando o máximo a elisão fiscal (comprar bitcoins, abrir pessoa jurídica pra ser roubado menos etc) e evitar a renda fixa. No longo prazo, é tentar tirar essas ideias de tributar, tributar, tributar da mente de banânicos (esse sim é o desafio). O conhecimento disponível está mais fácil do que antes. Contudo, os adoradores do Estado - que estavam envergonhados - estão voltando a se manifestar, eles estavam com vergonha até pouco tempo. Vc pode ter a idade que for, mas não veremos este longo-prazo se manifestar, ou seja, termos a maioria das pessoas tendo ojeriza ao Governo. Não sei se foi para mim, mas não sou adorador do estado, apenas sei que sempre um individuo tentará subjugar a outro para ter vantagens, é a natureza humana desde os primórdios, assim que gostaria de algo realista e exequível para começar a mudar o Brasil, pois isto não se dará magicamente de hoje para manhã. A tempos vi uma série do Carnegie, Morgan Stanley ... época que não existia muita regulação, para o trabalhador não vi que lhe tenha sido satisfatório.
|
|
|
Post by salcedo on Jun 7, 2017 19:18:38 GMT -3.5
|
|
|
Post by wizardhsc on Jun 7, 2017 19:43:59 GMT -3.5
Mudaria? Não sei se Macri é honesto ou capacitado, mas ele tentou mudar o sistema na Argentina. Não mudou nada e agora está seguindo o sistema. Além disso, com o tempo, a democracia trataria de selecionar os piores indivíduos para voltar a administra o país ao seu bel prazer. O EUA é um bom exemplo, começaram defendendo a liberdade, propriedade privada e estado pequeno. Veja no que se transformou, o maior estado do mundo, comandado por Trump. Então resolvamos os problemas do Brasil. rsrs Considerando nossa realidade, como mudamos o sistema e em que sentido devemos caminhar? Não tem como resolver o Brasil. Já disse antes, na minha opinião a única solução viável é o desmembramento do país.
|
|
|
Post by salcedo on Jun 7, 2017 19:47:14 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 7, 2017 19:57:10 GMT -3.5
Acho que a solução aqui é mista. O que podemos fazer hoje é tentar sabotar o monstro no curto-prazo, praticando o máximo a elisão fiscal (comprar bitcoins, abrir pessoa jurídica pra ser roubado menos etc) e evitar a renda fixa. No longo prazo, é tentar tirar essas ideias de tributar, tributar, tributar da mente de banânicos (esse sim é o desafio). O conhecimento disponível está mais fácil do que antes. Contudo, os adoradores do Estado - que estavam envergonhados - estão voltando a se manifestar, eles estavam com vergonha até pouco tempo. Vc pode ter a idade que for, mas não veremos este longo-prazo se manifestar, ou seja, termos a maioria das pessoas tendo ojeriza ao Governo. Não sei se foi para mim, mas não sou adorador do estado, apenas sei que sempre um individuo tentará subjugar a outro para ter vantagens, é a natureza humana desde os primórdios, assim que gostaria de algo realista e exequível para começar a mudar o Brasil, pois isto não se dará magicamente de hoje para manhã. A tempos vi uma série do Carnegie, Morgan Stanley ... época que não existia muita regulação, para o trabalhador não vi que lhe tenha sido satisfatório. Pois eu vi o mesmo documentário e segundo ele houve criação de pontes, popularização de carros, barateamento de combustíveis, criação de semanas de 5 dias úteis etc. Ah, "para o trabalhador não vi que lhe tenha sido satisfatório", foi sim na medida que tudo que citei acima o afetou positivamente, direta (empregos na construção de pontes, carros etc) ou indiretamente (como na criação de pontes que criaram empregos na sua construção, na siderurgia e em logística). Essa época a que vc se refere foi o início de tudo que temos hoje.
|
|