uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 18, 2016 13:04:37 GMT -3.5
Roda Viva | Crise Econômica Brasileira | 15/02/2016
Chega a dar pena...quem é que ainda tem paciência pra escutar esses camaradas? "O gato comeu" o meu tempo escutando estes dois retrógrados. E pensar que eles são o pensamento reinante de Banânia.
E tome bitcoin!
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 19, 2016 8:09:24 GMT -3.5
Percepção atual dos gringos - da pequena parcela sã deles - em relação ao Brasil
The Death of Economic Recovery | Peter Schiff and Stefan Molyneux
Não aguento mais escutar os caras de Banânia, eles estão muito presos à Política. E tem um mundão lá fora! E tome Bitcoin!
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 19, 2016 11:06:13 GMT -3.5
A única coisa que não estou meio alinhado com a Empiricus é essa história de "hiperinflação". É perfeitamente possível termos inflações de dois dígitos, e ainda assim não chegarmos às loucuras dos anos 1980s. Aliás, não foi feita qq menção para o fato de possuirmos reservas cambiais ainda significativas...seria uma observação positiva no caldo negativo que eles querem vender. Obs.: E eles falaram um negócio que refletia há tempos. Como se sabe, a Constituição veda o confisco de poupança e afins. Esses caras deram a crer que pode haver nacionalização dos fundos de pensão, o que seria similar. De fato, é um jeito criativo de confisco. Pincei um comentário de um artigo do Valor que achei muito rico: Antes de tudo, aviso aos sempre desinformados petistas que todos os números expostos no meu comentário são oficiais, publicados pela STN. Portanto, antes de saírem por aí escrevendo bobagens e inverdades, procurem ler e analisar primeiro os dados oficiais.
Aos fatos:
A Dívida Pública Federal total, que é a soma da Dívida Interna mais a Dívida Externa – isso mesmo, Dívida Externa, ou será que alguém acreditou nas palavras do ex-presidente Lula de que o Brasil já não tinha mais esse compromisso? – alcançou no mês de dezembro de 2015 o total de R$ 2,793 TRILHÕES, sendo R$ 142,840 bilhões de dívida externa e R$ 2,650 trilhões, referentes à dívida interna. Só de juros, a continuar a Selic atual, o governo terá que pagar R$ 377,649 bilhões.
Mas, existe algo que poucos conhecem: do total da dívida, R$ 602,24 bilhões vencem até dezembro desse ano.
CONCLUSÃO: de onde o governo tirará o dinheiro para pagar quase 1 (um) trilhão de reais (soma de juros mais amortização)?
Esse cara aí de cima só errou em não considerar que a dívida pode ser rolada. A questão é, quantos destes "R$ 602,24 bilhões vencem até dezembro desse ano" serão renovados pelos gringos e as pessoas físicas? Tenham em mente os números das reservas abaixo (precisamos que a dívida seja rolada em cerca de 80%...será que conseguem?).
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 19, 2016 11:17:48 GMT -3.5
Se tudo isso aí acima for desse jeito mesmo, os gringos especuladores de Bonds e Forex vão querer um revival de 1998, escutando essa música aqui ó (e o Brasil passivo, é claro):
Isso sem falar em outras coisas que podem fazer com as reservas: capitalização da Petrobras, Caixa etc
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 19, 2016 11:23:22 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 19, 2016 13:50:21 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Feb 19, 2016 20:01:23 GMT -3.5
Roda Viva | Crise Econômica Brasileira | 15/02/2016 Chega a dar pena...quem é que ainda tem paciência pra escutar esses camaradas? "O gato comeu" o meu tempo escutando estes dois retrógrados. E pensar que eles são o pensamento reinante de Banânia. E tome bitcoin! O gato não comeu, Uqaz (não consigo ler o seu nick sem lembrar de "Zardoz", um dos meus filmes "trash" favoritos) Como eu sempre gosto de dizer, existem, além dos bons professores, os "professores negativos", que são tão ruins, que ensinam a gente como não fazer as coisas. Nessa ampla categoria eu coloco o Porkman, Sicsú, Conceição Tavares (cadê ela?), Manteiga, e, claro, "Estação do Metrô" e Belleza. Eu tenho e li uns quatro ou cinco do Estação (e antes que você pergunte sim, eu li "Os Tempos Heroicos de Collor e Zelia" é inacreditável mas ele escreveu um texto assim, é só ir no sítio dele e baixar) O Samuel Pessoa eu só conheço dos artigos no Instituo Millenium e um ou outro jornal, mas ele é do jeito que eu gosto: mais ortodoxo que embalagem de Maizena. Depois eu vou checar o vídeo mas já tenho uma ideia do que devem ter dito.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Feb 19, 2016 20:03:56 GMT -3.5
Eu confesso que andei pensando sobre isso, e para mim a coisa é de máxima importância pois cerca de 85% do meu dinheiro está no TD. A hora, de agir, no entanto, será quando o dólar ou ouro fizerem alguma correção significativa, se vocês têm outras estratégias a respeito, sou todo ouvidos.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 19, 2016 20:53:12 GMT -3.5
Eu confesso que andei pensando sobre isso, e para mim a coisa é de máxima importância pois cerca de 85% do meu dinheiro está no TD. A hora, de agir, no entanto, será quando o dólar ou ouro fizerem alguma correção significativa, se vocês têm outras estratégias a respeito, sou todo ouvidos. ...eu acho que um movimento de compra de dólar agora seria arriscado. A tendência é que ele desvalorize. O problema é que Banânia não está lá estas coisas tbm. Eu apostaria num 0x0 em termos de câmbio pros próximos 12 meses. Por isso prefiro o ouro. Historicamente está num preço excelente. Isso dá uma relativa segurança no caso de uma pancada nas commodities e eventual valorização do real.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 19, 2016 20:58:15 GMT -3.5
Roda Viva | Crise Econômica Brasileira | 15/02/2016 Chega a dar pena...quem é que ainda tem paciência pra escutar esses camaradas? "O gato comeu" o meu tempo escutando estes dois retrógrados. E pensar que eles são o pensamento reinante de Banânia. E tome bitcoin! O gato não comeu, Uqaz (não consigo ler o seu nick sem lembrar de "Zardoz", um dos meus filmes "trash" favoritos) Como eu sempre gosto de dizer, existem, além dos bons professores, os "professores negativos", que são tão ruins, que ensinam a gente como não fazer as coisas. Nessa ampla categoria eu coloco o Porkman, Sicsú, Conceição Tavares (cadê ela?), Manteiga, e, claro, "Estação do Metrô" e Belleza. Eu tenho e li uns quatro ou cinco do Estação (e antes que você pergunte sim, eu li "Os Tempos Heroicos de Collor e Zelia" é inacreditável mas ele escreveu um texto assim, é só ir no sítio dele e baixar) O Samuel Pessoa eu só conheço dos artigos no Instituo Millenium e um ou outro jornal, mas ele é do jeito que eu gosto: mais ortodoxo que embalagem de Maizena. Depois eu vou checar o vídeo mas já tenho uma ideia do que devem ter dito. Dessa ruminação aí do vídeo, o que se salva é o Lisboa. Percebo tanto no Pessoa como no Mansueto um tom de social-democracia européia muito de leve que me incomoda.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 19, 2016 21:24:41 GMT -3.5
Sultão, o Gato-Pereira ainda teve coragem de colocar a culpa no Consenso de Whashington. Teve a petulância de argumentar que dado que em 1990 não havia deficit comercial a economia estava melhor... As idiotices foram compiladas por Fernando Ulrich aqui: O tamanho do estado brasileiro - e os economistas da Unicamp que seguem nos atormentando www.mises.org.br/Article.aspx?id=2318
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 20, 2016 6:13:32 GMT -3.5
Uqaz, por que está apostando na desvalorização do dólar? No início do mês o stuhlberger disse que apostava na valorização. Segundo o BTG, nas duas últimas semanas o mercado teria mudado rapidamente de percepção e passou a pensar como você. Não encontrei a explicação para a mudança de sentimento.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Feb 20, 2016 18:25:53 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Feb 20, 2016 18:29:22 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 21, 2016 7:32:01 GMT -3.5
Uqaz, por que está apostando na desvalorização do dólar? No início do mês o stuhlberger disse que apostava na valorização. Segundo o BTG, nas duas últimas semanas o mercado teria mudado rapidamente de percepção e passou a pensar como você. Não encontrei a explicação para a mudança de sentimento. É porque eles enfim descobriram que essa história de aumento de juros do FED é conversa pra boi dormir, como pode ser visto aqui nos 10-years bonds, por exemplo: Some isso ao fato de o dólar estar nas alturas em relação a outras moedas. Veja o índice USDX ou DXY nos últimos 5 anos, está nas alturas, em 96 com um suportão em 74 - 80 de 2012 (não consigo upar o gráfico): www.barchart.com/chart.php?sym=$DXY&t=BAR&size=M&v=0&g=1&p=WO&d=X&qb=1&style=technical&template=Não precisa muito mais que isso pra explicar pra onde a coisa vai. O Sthulberger deve entender que como as coisas aqui estão uma porcaria e tendem a piorar (moratória etc), mesmo havendo uma desvalorização do dólar, ainda assim o real deve vencer a corrida da perda de valor e desvalorizar dado a desorganização financeira mundial momentânea.
Mas tudo isso pode mudar radicalmente com as eleições americanas. Parece-me que a percepção de todos aqueles que eu escuto é de que se os democratas forem eleitos, a tendência é mais coisas do tipo de QE4 e juros negativos (estou apostando que até as eleições eles aprontam uma traquinagem dessas...). Caso seja Trump o eleito, se ele de fato for atacar o problema, vai dar uma porrada pra cima nos juros do FED, fazendo todos chorarem, fortalecendo o dólar.
Como as coisas estão hoje eu continuo apostando nesses 74 - 80 do gráfico do DXY, que virão quando inventarem um QE4 ou juros negativos na América para tentarem eleger a Hillary.
|
|
|
Post by Claudio66 on Feb 21, 2016 8:50:12 GMT -3.5
Uqaz, por que está apostando na desvalorização do dólar? No início do mês o stuhlberger disse que apostava na valorização. Segundo o BTG, nas duas últimas semanas o mercado teria mudado rapidamente de percepção e passou a pensar como você. Não encontrei a explicação para a mudança de sentimento. É porque eles enfim descobriram que essa história de aumento de juros do FED é conversa pra boi dormir, como pode ser visto aqui nos 10-years bonds, por exemplo: Some isso ao fato de o dólar estar nas alturas em relação a outras moedas. Veja o índice USDX ou DXY nos últimos 5 anos, está nas alturas (não consigo upar o gráfico) Não precisa muito mais que isso pra explicar pra onde a coisa vai. O Sthulberger deve entender que como as coisas aqui estão uma porcaria e tendem a piorar (moratória etc), mesmo havendo uma desvalorização do dólar, ainda assim o real deve vencer a corrida da perda de valor e desvalorizar dado a desorganização financeira mundial momentânea.
Mas tudo isso pode mudar radicalmente com as eleições americanas. Parece-me que a percepção de todos aqueles que eu escuto é de que se os democratas forem eleitos, a tendência é mais coisas do tipo de QE4 e juros negativos (estou apostando que até as eleições eles aprontam uma traquinagem dessas...). Caso seja Trump o eleito, se ele de fato for atacar o problema, vai dar uma porrada pra cima nos juros do FED, fazendo todos chorarem, fortalecendo o dólar.
Como as coisas estão hoje eu continuo apostando nesses 74 - 80 do gráfico do DXY, que virão quando inventarem um QE4 ou juros negativos na América para tentarem eleger a Hillary.
Para mim, quando a taxa implícita no Treasury de 10 anos cai, significa que o mercado aprova as políticas monetária e fiscal, não vendo risco de inflação. Ou seja, acredita que não haverá necessidade de elevação substancial da taxa de juros pelo menos pelos próximos 10 anos. Imagine que o FED afastasse a possibilidade de elevação da da taxa de juros no curto prazo e o mercado discordasse disso, por acreditar que a taxa de juros se encontra abaixo da taxa de equilíbrio, com a economia a pleno emprego. Isso significaria que a inflação iria subir e que o FED iria precisar aumentar ainda mais a taxa de juros, causando aumento, e não redução no yield de 10 anos. Não consigo ver que o dólar esteja subvalorizado em relação a outras moedas, em particular Euro, Yen e Libra Britânica. Olhando um gráfico de 5 anos, o dólar sofreu forte valorização frente a essas 3 moedas. Olhando o gráfico desde de 2000, o dólar se valorizou frente ao Yen e à Libra. Sofreu desvalorização de 8% frente ao Euro. Lembrando que no início de 2000 o Euro tinha apenas 4 anos de existência. A valorização do Euro se deveu à sua maior procura para compor reservas de países e empresas e não a diferenças macroeconômicas entre EUA e Zona do Euro. Eu acho que o Luis Stuhlberger está apostando mais na queda do real do que na alta do dólar. A questão é que estamos com uma inflação estruturalmente alta. No começo do ano R$ 4 era uma taxa que garantia o equilíbrio das contas externas. Com a inflação, deixará de ser, pois nossos produtos perderão competitividade com essa taxa. Com os erros de política econômica e a falta de investimentos em infraestrutura, a tendência é que nossas empresas se tornem cada vez menos competitivas. Isso terá dois efeitos na mesma direção sobre a taxa de câmbio. Em primeiro lugar, fuga de capitais, pois não será rentável financiar empresas com declínio de produtividade. Em segundo lugar, a taxa de câmbio de equilíbrio terá que subir, para assegurar o equilíbrio externo. Além disso, o melhor instrumento de política econômica do governo, para acertar as contas, é deixar a taxa de câmbio subir. Isso aumentará a produção das exportadoras e das empresas que competem com produtos importados. Reduzirá, relativamente ao PIB, o custo da dívida pré-fixada e as despesas de custeio, em particular se os funcionários públicos não receberem aumento. É o imposto inflacionário: a inflação aumenta a arrecadação em termos nominais, mas algumas despesas do governo (remuneração da dívida e custeio) são mantidas em termos nominais. Isso evidentemente, é uma solução apenas temporária, mas é o que resta para um governo que não quer promover reformas estruturais.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 21, 2016 9:12:13 GMT -3.5
Claudio, sua análise é correta, na medida em que o Mercado quer que essa festa de juros baixos e injeções de crédito continuem.
Mas será que na vida real, no business em si, essa situação é sustentável? Não, a maioria dos dados da economia americana vem desabando a tempos, com exceção para o indíce de empregos gerados (que deu uma caidinha nessas últimas semanas).
Eu entenderia uma valorização do dólar como ganho de produtividade...mas não é isso que estou vendo, pelo contrário. O número de vagas criadas são em empregos temporários, de baixo valor agregado.
A situação é toda artificial mundialmente, e finalmente pelo menos aqui, alguém teve coragem de invocar o lastro como proteção. Nos EUA eu acompanho discussões sobre se o preço do ouro é o mesmo do ouro físico...dizem que o ouro físico está em preços muito mais altos. Ouro e ações de mineradores de ouro tiveram o melhor início do ano da história em 2016.
Tenho pra mim que num futuro QE4 o pessoal começa a correr do dólar (pela conclusão de que toda essa festa de liquidez não adiantou nada) seja comprando commoditties (o que não faz sentido numa depressão global), seja alocando dólares em países de moeda forte (que estão em patamares atraentes em dólares). Aí poderia-se ver um efeito dominó no Euro, iene ou coroa sueca e tlavez fortaleça o Real, mesmo sem ele merecer isso.
Se isso acontece por agora, antes de 2018, Lula está eleito sem fazer nada.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Feb 21, 2016 21:45:24 GMT -3.5
Dessa ruminação aí do vídeo, o que se salva é o Lisboa. Percebo tanto no Pessoa como no Mansueto um tom de social-democracia européia muito de leve que me incomoda. Assisti finalmente o vídeo e fiquei com uma impressão bem parecida com a sua, as intervenções do Lisboa me pareceram as melhores da roda, mas com cinco gajos, o tempo alocado para ele foi tão curto que ele parecia sofrer de taquifemia. Estação e o Rebaixamento continuam os mesmos, o pessoa que visita o site do Schwartsman brincava com o keynesianismo do Bresser dizendo que, segundo ele, a taxa de câmbio gera a sua própria poupança, ele tem absoluta convicção de que o câmbio vai aumentar a poupança. Rebaixamento fez uma única observação digna de nota quando observou que na China não existe previdência, então as pessoas têm que poupar muito, mas isso todo mundo que já leu algum artigo sobre o Japão já sabe (a ausência de um sistema de previdência obriga as pessoas a pouparem mais). Rebaixamento não poderia perder a oportunidade de soltar mais uma quando atribuiu boa parte dos altos juros ao fato da moeda brasileira não ser conversível. Gostaria que ele explicasse como que a maioria das moedas do mundo tampouco é conversível e mesmo assim o Brasil tem uma taxa de juros mais alta do que quase todos eles. Resumindo o que pesquei do confronto entre ortodoxos x heterodoxos: cara, nós estamos realmente com poucas opções agora. A primeira coisa seria deixar o câmbio flutuar livremente, o que aumentaria a inflação, mas não tem outro jeito, ou vc acha que é melhor continuando a torrar 70 e tantos bi por ano de swaps? Pelo menos assim, concordo com o Estação, melhora o cenário externo, embora o papel das exportações no total do PIB brasileiro seja de tamanho modesto. Felizmente ninguém sugeriu explicitamente usar as reservas para diminuir o deficit público, mas o Bacha considera que talvez se pudesse usá-las para abater do estoque da dívida pública. Agora falando sério, você acha que algum governo, de direita, esquerda, centro, aqui no Brasil, vai usar reserva para entregar um país com dívida mais baixa para o seu sucessor? Como lembrei antes, a grande oportunidade disso ter acontecido seria no Plano Real, mas o FHC conseguiu explodir a dívida mesmo com um programa de privatizações. Não notei no Pessoa o toque de social-democracia, talvez eu tenha ficado distraído, você diz por causa da ênfase que ele pôs no sistema educacional? Nisso, ou seja, que o sistema educacional teria que evoluir de forma nunca vista antes em Pindorama eu concordo plenamente, Vai ser impossível competir no mercado internacional com alemães, japoneses e coreanos com uma classe trabalhadora que é analfabeta funcional como no Brasil. Mas parece que eu sou o único perplexo com isso, com o fato de ninguém estar fazendo discursos revoltados no Congresso e na televisão, dos pais se conformarem com o lixo de educação que é dada aos seus filhos. Enfim, deiixa senão a gente não pára mais.E como eu já mencionei outra vez, a educação brasileira, sendo a pior do mundo, só pode melhorar, he he: www.institutomillenium.org.br/blog/brasil-segundo-pas-pior-nvel-de-aprendizado/
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 22, 2016 5:19:23 GMT -3.5
Não Sultão, percebo o tom social democrata do Pessoa de outras discussões, não especificamente desta.
Dou como exemplo um argumento uma fala que vi do Mansueto, uma vez. É claro que ele faz um riquíssimo trabalho de estatística, onde através de números ele nos dá noções de como vai a economia.
Mas num programa Globo News Painel onde estava ele e mais um dinossauro condenando as privatizações dos anos 1990s, ele em tom de professor diz:
- Ok, então vamos parar com infatilidades e ter discussões de uma Esquerda moderna: a solução tem que contemplar o imposto sobre grandes fortunas, não tem outro jeito.
Eu tenho pra mim que esses caras são social democratas roxos, quer dizer, querem te roubar mais, só que alegam serem mais eficientes. Acontece, que até hoje não vi um só corno defendendo um uso melhor de recursos de modo a fazer os impostos caírem ainda por cima. Antes de quaisquer mais gastos, como o de educação q vc coloca, na minha opinião, é isso que deveria ser atacado inicialmente.
|
|
|
Post by cadu28 on Feb 22, 2016 6:31:18 GMT -3.5
Não Sultão, percebo o tom social democrata do Pessoa de outras discussões, não especificamente desta. Dou como exemplo um argumento uma fala que vi do Mansueto, uma vez. É claro que ele faz um riquíssimo trabalho de estatística, onde através de números ele nos dá noções de como vai a economia. Mas num programa Globo News Painel onde estava ele e mais um dinossauro condenando as privatizações dos anos 1990s, ele em tom de professor diz: - Ok, então vamos parar com infatilidades e ter discussões de uma Esquerda moderna: a solução tem que contemplar o imposto sobre grandes fortunas, não tem outro jeito. Eu tenho pra mim que esses caras são social democratas roxos, quer dizer, querem te roubar mais, só que alegam serem mais eficientes. Acontece, que até hoje não vi um só corno defendendo um uso melhor de recursos de modo a fazer os impostos caírem ainda por cima. Antes de quaisquer mais gastos, como o de educação q vc coloca, na minha opinião, é isso que deveria ser atacado inicialmente. Sim, o Mansueto, embora seja uma pessoa inteligente, tem o ranço do socialismo impregnado em seu discurso, e ainda acredita nesta utopia. A diferença é que ele faz parte daquela esquerda mais intelectual, que consegue debater, minoria aqui no Brasil. Tanto que ele é perseguido pela esquerda radical, principalmente pelos sindicalistas do PT. Eu diria que o Mansueto é tipo um FHC.
|
|