|
Post by robinho on Oct 13, 2016 12:12:08 GMT -3.5
E a Petrobrás virou a melhor ação da bolsa. Gringos saindo no tapa pra ver quem compra mais. E o sistema financeiro vai pegando uma carona. Realmente inacreditável.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Oct 13, 2016 13:47:41 GMT -3.5
E a Petrobrás virou a melhor ação da bolsa. Gringos saindo no tapa pra ver quem compra mais. E o sistema financeiro vai pegando uma carona. Realmente inacreditável. É verdade. E os que falavam mal há um ano provavelmente estão comprando agora.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 15, 2016 18:38:59 GMT -3.5
"Ao mesmo tempo que representou avanços, especialmente no campo dos direitos sociais, a Constituição de 1988 gerou problemas, como o tempo iria demonstrar. O sistema tributário retirou muitos recursos da União, passando-os aos Estados e municípios, sem que estes assumissem obrigações de gastos em nível correspondente." (Boris Fausto - História do Brasil, pág. 525) ____________________________________________________________________________ É inútil tentar argumentar contra o pedigree do autor, tachando-o de "direitista" ou "neoliberal". Ele foi (ou talvez ainda o seja) comunista por quase toda a sua vida. Apesar da transferência de recursos efetivada pela Constituição de 1988 aumentando em muito a arrecadação de Estados e municípios (para o Município de São Paulo eu lembro mais ou menos do número - dobrou) isso foi absolutamente ineficaz no sentido dos mesmos manterem um mínimo de equilíbrio financeiro ao mesmo tempo em que desempenhavam suas "missões constitucionais" Anos depois foi necessário "federalizar" as dívidas de Estados e municípios, fazendo explodir a dívida da União (obrigado FHC) em troca de implantação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Passados mais alguns anos, estamos de novo na mesma situação, sendo que em alguns aspectos (p.ex. educação) estamos piores do que antes de 1988 e mesmo assim os Estados e municípios continuam a chorar miséria afirmando estar sem recursos para cumprir suas "missões constitucionais".
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 15, 2016 18:41:18 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 15, 2016 19:25:05 GMT -3.5
Apesar de o texto não trazer nada de muito diferente do que ele costuma dizer nas entrevistas, dessa vez gostei bastante e fiquei com uma impressão positiva. Ao escrever, as ideias que ele costuma transmitir ficaram muito melhor organizadas. Aguardo ansiosamente os próximos textos.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Oct 15, 2016 20:45:42 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Oct 18, 2016 13:08:16 GMT -3.5
|
|
|
Post by robinho on Oct 18, 2016 16:55:30 GMT -3.5
E a Petrobrás virou a melhor ação da bolsa. Gringos saindo no tapa pra ver quem compra mais. E o sistema financeiro vai pegando uma carona. Realmente inacreditável. É verdade. E os que falavam mal há um ano provavelmente estão comprando agora. Desde 2008 nunca tinha visto a PETR4 valendo mais que a VALE5. Todos os dias, volume da PETR4 superior a R$1bi e é ela que está puxando o IBOV. IBOV só corrige no dia que os gringos "se cansarem de comprar Petro". Não que eu duvidasse que o IBOV merecia dar uma forte alta, mas confesso que não esperava que a força vendedora sequer conseguisse corrigir o índice até a MME9. A euforia está muito parecida com o rali de 2009. A conta dessa festança eu não pago.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 18, 2016 18:13:10 GMT -3.5
Apesar de o texto não trazer nada de muito diferente do que ele costuma dizer nas entrevistas, dessa vez gostei bastante e fiquei com uma impressão positiva. Ao escrever, as ideias que ele costuma transmitir ficaram muito melhor organizadas. Aguardo ansiosamente os próximos textos. Além do que, nós finalmente teríamos uma solução para o paradoxo "Qual será o segredo de Tostines?" aplicados ao Barsi, pois o Barsi sempre diz que renda fixa é "perda fixa" ao cabo que está sempre comprando mais ações. Outro dia alguém fez exatamente essa pergunta ao Barsi no Youtube, se ele tem sempre o dinheiro dele todo em ações como ele faz para ter uma reserva. Ele se enrolou todo, mudou de assunto, acabou não respondendo... Mas parece que ele tem uma corretora, não é? Sendo bem administrada ela deve dar algum lucro, não é? Bem, vai ver que é por aí, juntem muitas ações amigos e depois abram uma corretora.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 18, 2016 18:15:58 GMT -3.5
É verdade. E os que falavam mal há um ano provavelmente estão comprando agora. Desde 2008 nunca tinha visto a PETR4 valendo mais que a VALE5. Todos os dias, volume da PETR4 superior a R$1bi e é ela que está puxando o IBOV. IBOV só corrige no dia que os gringos "se cansarem de comprar Petro". Não que eu duvidasse que o IBOV merecia dar uma forte alta, mas confesso que não esperava que a força vendedora sequer conseguisse corrigir o índice até a MME9. A euforia está muito parecida com o rali de 2009. A conta dessa festança eu não pago. Você deu uma olhada no site fundamentus? www.fundamentus.com.br/graficos.php?papel=petr4&tipo=2Não há rigorosamente nada mostrando uma melhora na situação da Petrossauro. Depois alguém me explica como a situação dela pode melhorar sendo que ela baixou os preços nas refinarias. Eu não comprei a 4 temers, até fiquei tentando mas em princípio a gente só compra ações com bons fundamentos.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Oct 18, 2016 20:30:04 GMT -3.5
Desde 2008 nunca tinha visto a PETR4 valendo mais que a VALE5. Todos os dias, volume da PETR4 superior a R$1bi e é ela que está puxando o IBOV. IBOV só corrige no dia que os gringos "se cansarem de comprar Petro". Não que eu duvidasse que o IBOV merecia dar uma forte alta, mas confesso que não esperava que a força vendedora sequer conseguisse corrigir o índice até a MME9. A euforia está muito parecida com o rali de 2009. A conta dessa festança eu não pago. Você deu uma olhada no site fundamentus? www.fundamentus.com.br/graficos.php?papel=petr4&tipo=2Não há rigorosamente nada mostrando uma melhora na situação da Petrossauro. Depois alguém me explica como a situação dela pode melhorar sendo que ela baixou os preços nas refinarias. Eu não comprei a 4 temers, até fiquei tentando mas em princípio a gente só compra ações com bons fundamentos. A promessa é que a Petrobrás vai fazer ela mesma sua política de preços. Se o dólar cair/subir e o preço do petróleo subir/cair a gasolina vai acompanhar. Não vai acontecer mais a palhaçada do último governo de "a gasolina não pode subir por causa da inflação". A promessa é essa. Se é verdadeira e se vai durar é outra história. Mas pelo menos por enquanto o mercado está acreditando ou fingindo que está acreditando...
|
|
|
Post by dvstruco on Oct 19, 2016 10:55:53 GMT -3.5
Nos estamos é ferrados. Quero ver eles segurarem essa política se o petróleo passar a custar cem dólares e a gasolina tiver que subir na mesma proporção.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 19, 2016 11:33:10 GMT -3.5
Nos estamos é ferrados. Quero ver eles segurarem essa política se o petróleo passar a custar cem dólares e a gasolina tiver que subir na mesma proporção. O cálculo da gasolina não é 100% de importados é um dos componentes, hoje a nossa dependência do petróleo importado é bem menor. Mas sim, se o petróleo subir o custo vai ter que ser repassado, não vai ser mais possível a Petrossauro assimilar o prejú , das grandes petrolíferas hoje ela é a mais endividada.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 19, 2016 19:45:18 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 20, 2016 10:34:32 GMT -3.5
O mercado não reagiu com simpatia ao corte na Selic, deve ter achado pequeno o mesmo. Abriu em gap de alta e passando para cima da MM21
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Oct 22, 2016 8:05:17 GMT -3.5
|
|
|
Post by Claudio66 on Oct 22, 2016 10:19:45 GMT -3.5
... A questão é que a legislação brasileira exige 10% do PIB gasto com educação e mais 10% do PIB gasto com saúde. Além disso, temos 7% do PIB de gastos do INSS, reajustado, praticamente, pelo mesmo índice do salário mínimo. E esse índice faz com que o salário mínimo tenha o mesmo reajuste real que o crescimento do PIB. Não importa o quão rápido o PIB cresça, 27% do PIB é gasto obrigatório do governo. Para piorar a situação, com o envelhecimento da população, daqui a 30 anos as despesas do INSS representarão 12% do PIB. Ou seja, 32% do PIB já está comprometido, não importa a velocidade de crescimento. É preciso somar a isso segurança interna (polícias civil, militar e guarda municipal), poderes legislativo e judiciário, administração pública e investimentos. Mesmo que conseguíssemos acabar com os subsídios, como FIES, Minha Casa Minha Vida e a bolsa empresário paga pelo BNDES, ainda teríamos um gasto da ordem de 40% do PIB. Sem a conta de juros. Com juros reais de 6% do PIB sobre uma dívida de 70% do PIB (para sermos modestos), a despesa total do governo será da ordem de 44% do PIB. Essa é a ordem de grandeza da carga tributária necessária para a dívida parar de crescer, como % do PIB. Ela continuaria crescendo em termos nominais, mas na mesma velocidade do PIB, mantendo-se num nível de 70%. Mas nenhum país do mundo suporta essa carga tributária. Ainda mais que ela recairá sobre a classe média, que além de ter que pagar os tributos, precisa pagar escola particular e despesas médicas, pois os serviços oferecidos pelo governo são péssimo. Somando esses gastos (que os países nórdicos não impõem à sua classe média, pois os serviços de saúde e educação são de qualidade), a carga tributária de uma família de classe média seria entre 50% e 80% de sua renda. Isso é insustentável! Não existe em nenhum lugar do mundo! O que é preciso fazer então: - acabar com a obrigação de gastar 10% do PIB com educação (pode gastar, se for preciso, mas se a população envelhecer, tem que direcionar mais recursos para aposentadoria) - acabar com a obrigação de gastar 10% do PIB com saúde (pode gastar, se houver projetos, mas se o PIB crescer rápido, de um ano para outro, pode guardar dinheiro, para enfrentar uma crise) - acabar com a vinculação do salário mínimo ao crescimento do PIB (pode crescer mais ou menos; vai depender da produtividade dos trabalhadores; as variações de salário devem guardar relação com a produtividade do trabalho) - acabar com a vinculação dos benefícios do INSS ao salário mínimo (se todo ganho de produtividade da população ativa representar aumento de tributação, para repassar esse ganho aos aposentados, ninguém mais na ativa vai querer ser mais produtivo; pode haver algum repasse acima da inflação aos benefícios, desde não prejudique os incentivos à população ativa) - aumentar a idade limite de aposentadoria, de forma a melhorar a proporção entre aposentados e ativos, daqui a 30 anos- acabar com subsídios aos ricos (bolsa empresário do BNDES). Vocês acham que alguém no PT vai defender alguma dessas medidas? Nem a bolsa empresário eles querem acabar! Mas é isso que os estrangeiros estão olhando. E os brasileiros também. Tem muita gente fugindo. O último a sair apaga a vela. (Pois já estaremos sem energia elétrica.) Há luz no fim do túnel. O governo claramente entende o que precisa ser feito. 1) A mudança no comando do BNDES tende a corrigir o último item. (E as Operações Acrônimo e Lava-Jato da PF acenam com possibilidade de reverter alguns dos mal negócios feitos no passado.) 2) Os dois principais pontos da reforma da previdência atendem os itens em azul no meu comentário acima, como pode ser visto nessas notícias recentes: Valor: Governo avalia desvincular benefícios da correção do salário mínimo Estadão: Proposta de reforma da Previdência prevê idade mínima de 65 anos para aposentadoria3) A PEC 241 aborda os dois primeiros pontos, eliminando, por 20 anos, as vinculações de saúde e educação com a receita. (O interessante é que a PEC 241 permite que o gasto com saúde e educação cresçam, pois define apenas um piso. Mas impede que diminuam, pois esse piso é definido em valores reais e não como percentual da receita. Com a queda da receita, o piso constitucional estava diminuindo.) O atual rali pode ser mais extenso do que pensamos.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 22, 2016 10:29:35 GMT -3.5
Confesso que fiquei na dúvida. Fiquei sem saber a que corresponde o tal "desconto"? Fiquei o comparando com os aumentos de alíquotas de contribuições para a Previdência do Rio mas os números não batem. Salários de funcionários podem ser descontados? Qual a natureza de tal desconto?
|
|
|
Post by wizardhsc on Oct 22, 2016 10:37:04 GMT -3.5
Confesso que fiquei na dúvida. Fiquei sem saber a que corresponde o tal "desconto"? Fiquei o comparando com os aumentos de alíquotas de contribuições para a Previdência do Rio mas os números não batem. Salários de funcionários podem ser descontados? Qual a natureza de tal desconto? Questão de salário tem que ser visto caso a caso. Em minha opinião é inaceitável o funcionalismo público ter salários muito acima do que a iniciativa privada para função semelhante. Agora quero ver se vão cortar o salários das castas superiores também.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 22, 2016 10:44:16 GMT -3.5
Questão de salário tem que ser visto caso a caso. Em minha opinião é inaceitável o funcionalismo público ter salários muito acima do que a iniciativa privada para função semelhante. Agora quero ver se vão cortar o salários das castas superiores também. Concordo contigo e eu já tive dificuldade em explicar para gringos que o sonho de todo brazuca é virar funcionário, ganhando mais que na iniciativa privada, fazendo greve sem medo de demissão, aposentando integralmente. Mas o meu questionamento não era esse. Era sobre a natureza do desconto. Eu achava que os salários dos funcionários fossem irredutíveis e os "descontos" só poderiam ser previdenciários. Vamos esperar saírem as medidas para a situação ficar mais clara. Como todo brasileiro eu tenho parentes funcionários, um deles no Rio.
|
|