|
Post by Claudio66 on Jul 21, 2016 17:05:02 GMT -3.5
Claudio, o Alexandre Swartzman é contra a queda da Selic. Segundo ele, isso já foi tentado pelo Dilmão... Por que daria certo desta vez? Como descobrir até que ponto pode-se baixar a selic sem que a inflação volte com tudo? Eu acho que a pergunta é outra: Como pode haver inflação num país com taxa real de juros em 8%? A resposta é que as ações do governo Dilma expandiram a demanda, através de aumento do gasto público e expansão do crédito por bancos estatais, ao mesmo tempo em que contraíram a oferta, pois sinalizaram uma trajetória insustentável para a dívida pública, inviabilizando novos investimentos. Independentemente da aprovação pelo congresso de medidas de contenção do gasto público em nível federal, os governos estaduais e municipais estão obrigados a gastar menos, porque a arrecadação caiu muito. Além disso o atual governo está agindo na direção contrária no crédito dos bancos públicos, tentando tomar de volta os empréstimos feitos ao BNDES e segurando empréstimos para consumo na CEF. (Os empréstimos para moradia são bem vindos, pois representam formação bruta de capital fixo, gerando benefício para a população no futuro.) Ou seja, a pressão na demanda sumiu. Tanto assim que as empresas estão operando com elevada ociosidade, o que não acontecia em 2013 e 2014. (Naquela época, ocorria o absurdo de o governo criar incentivos para setores que estão batendo recordes de consumo, como foi o caso da redução do IPVA para veículos automotores.) Se o governo conseguir demonstrar uma trajetória viável para a dívida pública e reduzir a taxa real de juros, volta a valer a pena investir no Brasil para atender a demanda interna. (Se a taxa real de juros paga pelo governo for muito alta, acima de 5%, e a dívida estiver sob controle, por que arriscar?) Nesse caso também haverá expansão da oferta, assegurando que a inflação se manterá contida, com juros bem mais baixos que os atuais (algo como 3% aa de juros reais, que ainda seriam os maiores do mundo), mesmo após a ocupação da capacidade ociosa das empresas.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 21, 2016 17:28:57 GMT -3.5
Claudio, o Alexandre Swartzman é contra a queda da Selic. Segundo ele, isso já foi tentado pelo Dilmão... Por que daria certo desta vez? Como descobrir até que ponto pode-se baixar a selic sem que a inflação volte com tudo? Eu acho que a pergunta é outra: Como pode haver inflação num país com taxa real de juros em 8%? A resposta é que as ações do governo Dilma expandiram a demanda, através de aumento do gasto público e expansão do crédito por bancos estatais, ao mesmo tempo em que contraíram a oferta, pois sinalizaram uma trajetória insustentável para a dívida pública, inviabilizando novos investimentos. Independentemente da aprovação pelo congresso de medidas de contenção do gasto público em nível federal, os governos estaduais e municipais estão obrigados a gastar menos, porque a arrecadação caiu muito. Além disso o atual governo está agindo na direção contrária no crédito dos bancos públicos, tentando tomar de volta os empréstimos feitos ao BNDES e segurando empréstimos para consumo na CEF. (Os empréstimos para moradia são bem vindos, pois representam formação bruta de capital fixo, gerando benefício para a população no futuro.) Ou seja, a pressão na demanda sumiu. Tanto assim que as empresas estão operando com elevada ociosidade, o que não acontecia em 2013 e 2014. (Naquela época, ocorria o absurdo de o governo criar incentivos para setores que estão batendo recordes de consumo, como foi o caso da redução do IPVA para veículos automotores.) Se o governo conseguir demonstrar uma trajetória viável para a dívida pública e reduzir a taxa real de juros, volta a valer a pena investir no Brasil para atender a demanda interna. (Se a taxa real de juros paga pelo governo for muito alta, acima de 5%, e a dívida estiver sob controle, por que arriscar?) Nesse caso também haverá expansão da oferta, assegurando que a inflação se manterá contida, com juros bem mais baixos que os atuais (algo como 3% aa de juros reais, que ainda seriam os maiores do mundo), mesmo após a ocupação da capacidade ociosa das empresas. Eu entendo o que vc coloca. Vejo esses 14,25% da selic atual como uma taxa natural de sem-vergonhice (traduz o somatório de tudo de errado: logística e infraestrutura ineficaz, alta carga tributária, imensa burocracia, Estado gigante, enfim tudo aquilo que tira dinamismo da sociedade. Seus 8%aa reais estão aí) em relação ao mundo, uma vez que as nações referência possuem taxas próximas a zero. Note, na época em que a Dilma tentou baixar a Selic à canetada, as taxas internacionais eram tbm negativas ou próximas das atuais. Repito a pergunta: Por que daria certo desta vez?Destaquei três trechos aí de seu post. 1. Reduzir a espiral insana de gastos públicos só com cortes de custeio (eu n creio nisso, sinceramente. Acredito mais num confisco e impostos escorchantes); 2. A expansão da oferta virá depois depois que os bancos privados comprarem a briga e novamente acreditarem na economia, abrindo o cofre para novas aventuras; 3. A capacidade ociosa possibilita apenas um voo de galinha. Note que será sim um voo de galinha se os itens 1 (demonstração de responsabilidade de um Governo que ainda não conhecemos - as opções atuais n inspiram confiança...) e 2 (tenho impressão que os bancos privados só compram isso se 1. se realizar) não se realizarem. A questão é: só dá pra reduzir a selic caso sejam feitas reformas de verdade. Se não, teremos inflação e estou apostando nisso. Todas as correntes não "queimadas" politicamente e com seguidores defendem políticas nacionalistas (Ciro Gomes, Marina Silva, Lula...), avessas à privatizações. Demoramos uns 10 anos no passado para que um aventureiro (FHC) tomasse a atitude "maldita" das privatizações... por que não demoraríamos mais 10 anos atualmente? Fora a situação internacional, que por preguiça estimo que continuará assim pra sempre.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 22, 2016 10:42:27 GMT -3.5
Former Fed (Ken Warsch) Governor: Fed Is Not Data Dependent; It Is Propping Up Asset Markets They look to me asset price dependent more than they look data dependent. When the stock market falls like it did in the beginning of this year, they say, ‘Oh, we better not do anything.’ Stock markets are now at career highs. I suspect when they meet over the course of the next 10 days they will suggest, ‘Oh, now they look like they can be somewhat more responsible.’ I don’t like changing policy meeting to meeting based on data, or even with what the S&P 500 is doing. I like making it based on what’s happening on the real side of the economy, and that has not been very convenient over the last six to nine months
www.cnbc.com/2016/07/14/fed-cares-more-about-stock-prices-than-economic-data-ex-feds-warsh.html
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 24, 2016 13:38:38 GMT -3.5
Bom artigo com bons gráficos: More Signs the End is Nigh www.acting-man.com/?p=45915Não é do grande Thomas Pikkety ou do genial Paul Krugman, mas vale a pena pelo menos observar os gráficos.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 29, 2016 11:27:23 GMT -3.5
O Neomalthusiano não gosta muito dele, mas esse video do Malloney sobre o achatamento das taxas de juros dos títulos americanos feitos para dummies é bem ilustrativo:
|
|
wizardhsc
Forista VIP
Member is Online
|
Post by wizardhsc on Jul 29, 2016 13:22:36 GMT -3.5
O mercado é bem engraçado. Quão pior o resultado, mais a empresa sobe. Natu3 e HGTX3 divulgaram resultados péssimos e estão com tudo. Só os tubarões entendem.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 29, 2016 15:43:25 GMT -3.5
Monica de Bolle faz parte de um grupo de economistas os quais, há pelo menos um ano, questionam se o Brasil estaria sob o efeito daquilo que eles chamam de "predominância do fiscal" (traduzindo para o português - a coisa no lado fiscal está tão feia que a política monetária não consegue surtir os efeitos normais). Segundo ela, já é o momento do BC pensar em baixar os juros: www.institutomillenium.org.br/artigos/assim-ou-assado/Também o Alexandre Schwartsman, no último "Call de Abertura", mostrou-se perplexo com a resiliência da inflação brasileira. Não faz sentido, segundo ele, a queda lenta da inflação ainda mais quando se conjugam os efeitos de um grande aperto monetário com uma recessão profunda tal como nós as estamos vendo.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 29, 2016 15:53:07 GMT -3.5
O mercado é bem engraçado. Quão pior o resultado, mais a empresa sobe. Natu3 e HGTX3 divulgaram resultados péssimos e estão com tudo. Só os tubarões entendem. No caso dessas duas, fica realmente difícil entender. Mas de uma maneira geral o que nós estamos vendo é um momento de euforia na bolsa, exatamente o momento em que a gente deve evitar compras. Dê uma olhada nos gráficos semanais de CGAS5 e BVMF3, elas nunca tiveram altas expressivas nas últimas explosões da bolsa e estão subindo sem parar no momento. Euforia toda causada pela simples possibilidade de queda da presidente, já que, por enquanto, Frankenstemer é mero interino. Não há nenhum indício de melhora econômica (senão uma leve contenção dos gastos). Ler a coluna da Míriam Leitão, então, é um verdadeiro espetáculo de horror. Este aqui é o resumo da semana da coluna dela: blogs.oglobo.globo.com/miriam-leitao/post/desemprego-esta-em-alta-e-dados-fiscais-pioram.htmlComo é muito comum em períodos de alta da bolsa, o dólar está em baixa e o ex-diretor do BC acredita que pode cair ainda mais: www.infomoney.com.br/bloomberg/mercados/noticia/5377259/gestor-que-antecipou-alta-real-preve-mais-ganhosNotou como investidores podem ser irracionais? O momento exato de entrar no mercado brasileiro seria quando o dólar estivesse lá em cima, ou seja, os dólares dos investidores estrangeiros comprassem mais ativos em reais. Agora o dólar vale menos e o BC pode muito bem começar a diminuir as taxas de juros em um futuro próximo. Essa movimentação toda pode inclusive gerar uma promoção de dólares para a gente (em detrimento das exportações do país). É acompanhar e ficar de olho.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 29, 2016 18:19:29 GMT -3.5
O mercado é bem engraçado. Quão pior o resultado, mais a empresa sobe. Natu3 e HGTX3 divulgaram resultados péssimos e estão com tudo. Só os tubarões entendem. No caso dessas duas, fica realmente difícil entender. Mas de uma maneira geral o que nós estamos vendo é um momento de euforia na bolsa, exatamente o momento em que a gente deve evitar compras. Dê uma olhada nos gráficos semanais de CGAS5 e BVMF3, elas nunca tiveram altas expressivas nas últimas explosões da bolsa e estão subindo sem parar no momento. Euforia toda causada pela simples possibilidade de queda da presidente, já que, por enquanto, Frankenstemer é mero interino. Não há nenhum indício de melhora econômica (senão uma leve contenção dos gastos). Ler a coluna da Míriam Leitão, então, é um verdadeiro espetáculo de horror. Este aqui é o resumo da semana da coluna dela: blogs.oglobo.globo.com/miriam-leitao/post/desemprego-esta-em-alta-e-dados-fiscais-pioram.htmlComo é muito comum em períodos de alta da bolsa, o dólar está em baixa e o ex-diretor do BC acredita que pode cair ainda mais: www.infomoney.com.br/bloomberg/mercados/noticia/5377259/gestor-que-antecipou-alta-real-preve-mais-ganhosNotou como investidores podem ser irracionais? O momento exato de entrar no mercado brasileiro seria quando o dólar estivesse lá em cima, ou seja, os dólares dos investidores estrangeiros comprassem mais ativos em reais. Agora o dólar vale menos e o BC pode muito bem começar a diminuir as taxas de juros em um futuro próximo. Essa movimentação toda pode inclusive gerar uma promoção de dólares para a gente (em detrimento das exportações do país). É acompanhar e ficar de olho. hehehe, já corri dos meus fiis de papel. Acho que vou começar a comprar FIBR3 com o dinheiro dos pingados.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 29, 2016 19:18:50 GMT -3.5
hehehe, já corri dos meus fiis de papel. Acho que vou começar a comprar FIBR3 com o dinheiro dos pingados. Eu estou em KLBN11. Tinha também KLBN4, mas subiu rápido e achei que estava com uma posição grande (4% da minha mufufa). "Americans go Bovespa", tô torcendo para que esses gringos entrem com tudo, inundem o mercado nacional de dólares e jogue a cotação lá para baixo.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jul 29, 2016 20:33:26 GMT -3.5
www.infomoney.com.br/bloomberg/mercados/noticia/5377259/gestor-que-antecipou-alta-real-preve-mais-ganhosNotou como investidores podem ser irracionais? O momento exato de entrar no mercado brasileiro seria quando o dólar estivesse lá em cima, ou seja, os dólares dos investidores estrangeiros comprassem mais ativos em reais. Agora o dólar vale menos e o BC pode muito bem começar a diminuir as taxas de juros em um futuro próximo. Essa movimentação toda pode inclusive gerar uma promoção de dólares para a gente (em detrimento das exportações do país). É acompanhar e ficar de olho. hehehe, já corri dos meus fiis de papel. Acho que vou começar a comprar FIBR3 com o dinheiro dos pingados. Tenho uns trocos nos FIIs papel (JSRE, FEXC). Gostaria de entender seu racional para correr dos FIIs de papel. Obrigado.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jul 29, 2016 20:54:09 GMT -3.5
hehehe, já corri dos meus fiis de papel. Acho que vou começar a comprar FIBR3 com o dinheiro dos pingados. Tenho uns trocos nos FIIs papel (JSRE, FEXC). Gostaria de entender seu racional para correr dos FIIs de papel. Obrigado. Acho que lá pra novembro (fim das eleições americanas, fim da lua de mel do mercado com o banana do Temer) os juros futuros podem disparar. Os fiis de papel sofrem mais nesses movimentos. ... E queria aumentar minha posição em bitcoins kkk
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 29, 2016 21:14:09 GMT -3.5
hehehe, já corri dos meus fiis de papel. Acho que vou começar a comprar FIBR3 com o dinheiro dos pingados. Tenho uns trocos nos FIIs papel (JSRE, FEXC). Gostaria de entender seu racional para correr dos FIIs de papel. Obrigado. Tem que ver caso a caso em que tais FIIs estão lastreados. As CRIs variam de acordo com o quê? De cabeça agora eu não sei. Ei, vocês me deram uma boa ideia. Vou checar lá no sítio do CT. Tendo FIIs de papel atrelado a algum índice inflacionário, isso poderia servir de hedge contra a inflação.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 29, 2016 21:24:18 GMT -3.5
As CRIs variam de acordo com o quê?. Em especial: taxa de juros e risco do emissor. Imagino que, por exemplo, o risco de uma CRI do PDG seja bem alto, já que não conseguem nem mesmo pagar a RMG do fundo domc11. A garantia do débito pode reduzir o risco, mas não o elimina completamente.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 29, 2016 21:43:10 GMT -3.5
As CRIs variam de acordo com o quê?. Em especial: taxa de juros e risco do emissor. Imagino que, por exemplo, o risco de uma CRI do PDG seja bem alto, já que não conseguem nem mesmo pagar a RMG do fundo domc11. A garantia do débito pode reduzir o risco, mas não o elimina completamente. Valeu rst. Então vou esperar que caiam, já que espera-se uma queda da taxa de juros nos próximos meses. Além disso examinar a composição desses CRIs, vai dar bastante tempo.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jul 30, 2016 6:15:05 GMT -3.5
... A que o BC condicionou a queda mais acelerada da taxa de juros? i) "ajustes na economia ... de forma mais célere" (aprovação pelo congresso de medidas de contenção do gasto público) ii) "desinflação mais rápida do que a refletida nas projeções do Copom" (o que é possível pois "a economia segue operando com alto nível de ociosidade") Se os próximos dados oficiais de inflação indicarem IPCA mensal abaixo de 0,5%, os títulos do Tesouro Direto irão disparar, pois a SELIC cairá mais rápido. Se, além disso, a taxa de juros nos EUA subir, a taxa de câmbio terá forte alta, pela forte redução da expectativa do cupom cambial ... Desde essa postagem tivemos duas notícias que mudaram o cenário: IPCA-15 supera expectativas e mostra alta de 0,54% da inflação para junho-julho - InfoMoneyPIB dos EUA cresce 1,2% no 2º trimestre de 2016; abaixo do esperado pelo mercado - InfoMoneyOu seja, a inflação ainda está alta e a pressão para aumento de juros nos EUA diminuiu. Consequentemente, torna-se atraente o "carry trade'. Isso diminui a pressão sobre o câmbio. Consequentemente, afasto-me de exportadoras ou empresas que tenham a receita atrelada à taxa de câmbio, como FESA4 e SGPS3, e aumento em empresas que se beneficiam da taxa de câmbio, particularmente GSHP3.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Aug 1, 2016 19:31:10 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Aug 2, 2016 7:05:14 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 2, 2016 7:51:14 GMT -3.5
A reportagem é de 2015. A Dilma é citada como presidente e o Joaquim Levy como ministro das finanças. rsrsrsrs Eu já fiz algo parecido lá no infomoney, no tópico da BPHA3.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Aug 2, 2016 7:54:49 GMT -3.5
kkk, veja a data da matéria.
|
|