|
Post by cadu28 on Nov 15, 2015 9:58:36 GMT -3.5
Seguindo o critério de evolução do EBITDA comparando 9M 15 x 9M 14 (nos bancos vou levar em conta o LL, excluindo fatores não recorrentes)(sem levar em conta inflação, de qualquer forma considerando esta, só o resultado de ALUP e LEVE iriam ficar quase nulos):
ABCB4 (subiu 15%) ABEV3 ALUP11 (subiu 10%) BBSE3 (subiu 38%) BBDC3 - ainda não tive tempo de analisar direito BRFS3 (subiu 24%) CCRO3 CIEL3 CTIP3 ESTC3 ETER3 (heroico, ficou com +0,3%) EZTC3 FESA4 (subiu 175%) FRAS3 (subiu 27%) GRND3 IGTA3 JHSF3 (subiu 38%) ITUB3 LEVE3 (subiu 9%) LREN3 MPLU3 MULT3 PSSA3 PRBC4 (caiu -3%) SULA11 TAEE11 -stand by, concordo contigo, só no tri que vem será possível comparar TOTS3 UGPA3 VIVO4 (subiu só 1%) VLID3 WEGE3
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 15, 2015 10:12:41 GMT -3.5
Sobre GRND3, cabe lembrar que a administração tem conseguido manter o guidance de crescimento entre 12% - 15% do LL ao ano. Só em 2011 fechou fora da meta. Sobre o preço alvo, levando em conta uma taxa de desconto de 10%, e uma perpetuidade de 3%, com uma taxa de crescimento de zero, temos um preço alvo em 18,40. Na minha estimativa, coloquei um crescimento de 12%, que eu considero bem realista. Embora o valor de mercado tenha subido bem, a geração de valor da empresa avançou em um ritmo superior. O PSBe tb captou esta evolução de valor: Outro pto que vale a pena ressaltar, é a velocidade que a empresa consegue repassar o aumento dos custos p/ o seu produto. Tive uma discussão sobre isso há um tempo atrás, comparando com CGRA4 - veja a discussão nesta página.
|
|
|
Post by Minkowski on Nov 15, 2015 14:34:04 GMT -3.5
uqaz : Minha compra de FRAS3 é mais pensando numa mudança de patamar que em crescimento robusto e consistente por um longo tempo. Desvalorização do real e a perda real de salário que houve e continuará havendo já reflete em receitas muito superiores. Eu não consigo comprar BBDC, existindo ITUB. É evidência anedótica, mas os funcionários que conheço do Itaú e os do Bradesco... a diferença de nível é muito grande! No curto prazo ainda tem o HSBC. Quanto à JHSF senti firmeza, mas daqui a 6 anos? Vai saber. Com boa parte do retorno (e mesmo devolução do capital) pode depender da JHSF, não me exponho mais que 1% nesse fundo. cadu28: Meu problema com as ações é achar que o fundo do poço ainda está longe (em termos de lucratividade). Acredito que vai piorar ainda antes de melhorar, e não tenho tanta confiança na maioria das empresas. Um pouco vai do momento de cada um, tem quem precise do fluxo de caixa dos FII ou mesmo que se sinta mais confortável com ele dada a crise. Hoje uma pessoa solteira e sem filhos consegue viver (ou melhor, sobreviver) com a renda de uns 200 mil reais em FII (já dá mais que 2 salários mínimos) Isso faz diferença no caso de perder o emprego.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 15, 2015 19:08:32 GMT -3.5
Seguindo o critério de evolução do EBITDA comparando 9M 15 x 9M 14 (nos bancos vou levar em conta o LL, excluindo fatores não recorrentes)(sem levar em conta inflação, de qualquer forma considerando esta, só o resultado de ALUP e LEVE iriam ficar quase nulos): ABCB4 (subiu 15%)ABEV3ALUP11 (subiu 10%) BBSE3 (subiu 38%)
BBDC3 - ainda não tive tempo de analisar direito BRFS3 (subiu 24%)CCRO3CIEL3CTIP3ESTC3ETER3 (heroico, ficou com +0,3%) EZTC3 FESA4 (subiu 175%) FRAS3 (subiu 27%) GRND3IGTA3JHSF3 (subiu 38%)ITUB3 LEVE3 (subiu 9%) LREN3MPLU3MULT3PSSA3PRBC4 (caiu -3%)SULA11TAEE11 -stand by, concordo contigo, só no tri que vem será possível comparar TOTS3UGPA3VIVO4 (subiu só 1%)VLID3 WEGE3Acho que está havendo aí um problema de comunicação... Pra eu começar a olhar os resultados do 9M15 de uma empresa, antes deve haver uma história de agradáveis evoluções de lucros líquidos. Vou pinçar apenas as empresas "novas" desta discussão e mostrar como isso não acontece com elas. Mas quero deixar claro que pra ditas "compras oportunistas" ou na aposta de uma virada de ciclo econômico podem ser uma boa...mas pra segurar por um tempo, as chances parecem estar contra... 1. Eternit (ETER3): O que dizer...uma porcaria pra ser sócio, a empresa tenta, tenta mas não se desfaz do problema do amianto. Reduziu os provento pra tentar baixar a dívida, q ainda não incomoda, mas é bom ficar atento. EBITDA estagnado desde 2012, enfim, um show de horrores. Crescimento médio composto real anual da evolução do lucro líquido da empresa: 9M14 x 9M15: -38,53%aa 2013 a 3T15 (LTM): -26,04%aa 2012 a 3T15 (LTM): -22,46%aa 2011 a 3T15 (LTM): -15,75%aa 2010 a 3T15 (LTM): -14,77%aa 2009 a 3T15 (LTM): -9,09%aa 2008 a 3T15 (LTM): -9,75%aa 2007 a 3T15 (LTM): -2,20%aa 2006 a 3T15 (LTM): -1,42%aa 2005 a 3T15 (LTM): -0,55%aa 2004 a 3T15 (LTM): -0,73%aa 2003 a 3T15 (LTM): -0,28%aa 2002 a 3T15 (LTM): -5,68%aa 2001 a 3T15 (LTM): -4,56%aa Os cenários de crescimento estatísticos (combinações de lucros entre anos, não apenas referente a 3T15 LTM): Cenário Medíocre: -10,32% Cenário Mediano: -0,35% Cenário Otimista: +7,42% Eu não consigo perder meu tempo analisando esta empresa, mas respeito quem queria fazer o "trade", pq é só pra isso mesmo. 2. FESA4 já discutimos, uma empresa muitíssimo cíclica que pode ficar barata enquanto os gringos não voltam, independente dos lucros atuais. Pra ser sócio dessa dona tem que aguentar esperar ciclos econômicos...um teste de paciência. 3. Fras-le (FRAS3): O que dizer...em termos nominais a empresa enfim venceu os 40mi de lucro...10 anos para tal. Mas em termos reais, a coisa é diferente como pode ser visto abaixo. Crescimento médio composto real anual da evolução do lucro líquido da empresa: 9M14 x 9M15: +17,71%aa (o preço subiu) 2013 a 3T15 (LTM): +8,64%aa 2012 a 3T15 (LTM): +21,26%aa 2011 a 3T15 (LTM): -0,98%aa 2010 a 3T15 (LTM): -4,16%aa 2009 a 3T15 (LTM): -2,26%aa 2008 a 3T15 (LTM): +4,24%aa 2007 a 3T15 (LTM): -3,65%aa 2006 a 3T15 (LTM): -3,79%aa 2005 a 3T15 (LTM): -1,91%aa 2004 a 3T15 (LTM): -3,48%aa 2003 a 3T15 (LTM): -2,49%aa 2002 a 3T15 (LTM): +0,76%aa 2001 a 3T15 (LTM): +3,04%aa Os cenários de crescimento estatísticos (combinações de lucros entre anos, não apenas referente a 3T15 LTM): Cenário Medíocre: -6,38%aa Cenário Mediano: -2,76%aa Cenário Otimista: +5,73%aa Aqui acontece algo muito interessante. O preço de FRAS3 não parece estar em consonância com seu lucro kkkk. Não importa o quanto suba o lucro, o preço não sobe! Pessoal não acredita na empresa, uma tristeza. Nem essa firmada de lucro líquido nos 50mi fez o pessoal se sensibilizar...é como se FRAS3 ficasse barata eternamente kkkk 3. LEVE3 e VIVT idem, fiquei com preguiça. ABCB4 é um excelente banquinho, mas com evolução de lucros pequena. Tendo ITUB3 aí praticamente de graça, n faz sentido nem considerá-la. Nas empresas acima só teria coragem de me aventurar com um DY de uns 10% líquido. Fosse assim, entenderia que o atual crescimento de lucro poderia se perpetuar por uns 2 ou 3 anos, emulando a correção desses DY pelo menos pela inflação... essa emulação até acontece nos casos pinçados...mas falta o preço ceder ao ponto de me pagar 10% líquido de proventos. Se ignorarmos a precificação do P/L, por que não aguardar por estes saborosos DY?! Ou isso, ou um histórico robusto de crescimento de lucros similar aos fiis. Não cobro um DY forte neste caso. Novamente, para a análise de sócio de longo prazo a que me proponho as empresas pinçadas acima simplesmente não servem, independente de suas performances recentes... e novamente, pra uma brincadeirinha até pode ser, mas nada sério.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 15, 2015 19:23:45 GMT -3.5
Sobre GRND3, cabe lembrar que a administração tem conseguido manter o guidance de crescimento entre 12% - 15% do LL ao ano. Só em 2011 fechou fora da meta. Sobre o preço alvo, levando em conta uma taxa de desconto de 10%, e uma perpetuidade de 3%, com uma taxa de crescimento de zero, temos um preço alvo em 18,40. Na minha estimativa, coloquei um crescimento de 12%, que eu considero bem realista. Embora o valor de mercado tenha subido bem, a geração de valor da empresa avançou em um ritmo superior. O PSBe tb captou esta evolução de valor: Outro pto que vale a pena ressaltar, é a velocidade que a empresa consegue repassar o aumento dos custos p/ o seu produto. Tive uma discussão sobre isso há um tempo atrás, comparando com CGRA4 - veja a discussão nesta página. Novamente, estamos falando de coisas diferentes. Vc quer usar o FCD com dados atuais, eu olho pra trás e não vejo uma empresa segura para o longo prazo. Mas é claro, pode acontecer de a empresa enfim tomar um rumo de gigante, parece ser o caso de Grendene. O exemplo mais claro de fracasso nessa mudança de perfil é a Hering. A empresa passou por um revolução na gestão, a partir de 2008 engrenou excelentes resultados, mas parece que não conseguiu sustentar a boa performance de bom crescimento. É exagero chamar isso de voo de galinha, mas não é isso que procuro... Não quer dizer que Grendene trilhe o mesmo caminho, mas hoje os cenários estão assim: Cenário Medíocre: +0,86%aa (NTN-Bs tão nos 7%...) Cenário Mediano: +4,68%aa (fiis nos 10%aa) Cenário Otimista: +11,77%aa Enfim, pra sair da minha rede mereço mais kkk.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 15, 2015 19:36:01 GMT -3.5
uqaz : Minha compra de FRAS3 é mais pensando numa mudança de patamar que em crescimento robusto e consistente por um longo tempo. Desvalorização do real e a perda real de salário que houve e continuará havendo já reflete em receitas muito superiores. Eu não consigo comprar BBDC, existindo ITUB. É evidência anedótica, mas os funcionários que conheço do Itaú e os do Bradesco... a diferença de nível é muito grande! No curto prazo ainda tem o HSBC. Quanto à JHSF senti firmeza, mas daqui a 6 anos? Vai saber. Com boa parte do retorno (e mesmo devolução do capital) pode depender da JHSF, não me exponho mais que 1% nesse fundo. cadu28: Meu problema com as ações é achar que o fundo do poço ainda está longe (em termos de lucratividade). Acredito que vai piorar ainda antes de melhorar, e não tenho tanta confiança na maioria das empresas. Um pouco vai do momento de cada um, tem quem precise do fluxo de caixa dos FII ou mesmo que se sinta mais confortável com ele dada a crise. Hoje uma pessoa solteira e sem filhos consegue viver (ou melhor, sobreviver) com a renda de uns 200 mil reais em FII (já dá mais que 2 salários mínimos) Isso faz diferença no caso de perder o emprego. Eu acho que FRAS tem boas condições de continuar varando estes 40mi de lucro anual sim. Gosto do fato de a empresa se aproveitar de qq cenário da economia, em épocas de expansão ganha com a venda de carros novos, em depressões como a atual, ganha com a manutenção de carroças. Mas é como argumentei acima, a empresa roda, roda, mas não sai do lugar...parece q está saindo, mas vamos acompanhar. Sobre o fluxo de caixa, justamente. Neste estudo de conjunturas o que tenho argumentar é que deve-se estabelecer um patamar mínimo de qualidade. Se vc quer fluxo de caixa, vá de fiis. Já, se vc quer ganho de capital, vá pelo menos de empresas com crescimentos de lucro robusto e comparável a fiis... não acho que seja demais pedir por isso e ainda colocar o preço em segundo plano. Mas, certo, certo mesmo é o dinheiro que cai todo mês na conta kkk. Quanto ao comportamento de uma ação, pode-se ter uma ideia do que acontece/acontecerá, como tentei demonstrar nas seções iniciais desta discussão...mas isso depende muito mais de fatores incontroláveis a nós mortais (notadamente o que os gringos vão fazer) do que qq outra coisa. Por isso, julgo ser inteligente, dado que os crescimentos de empresas são parecidos com o de fiis, que pelo menos o ibov nos ajude a minimizar ainda mais o risco de fracasso. E este ano pude comprovar isso, nos 43.000 pts todas as empresas boas ofereceram boas entradas, a tal correlação com o ibov funcionou a favor do comprador. Aguardo ansiosamente novos momentos como estes.
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 15, 2015 20:30:18 GMT -3.5
Seguindo o critério de evolução do EBITDA comparando 9M 15 x 9M 14 (nos bancos vou levar em conta o LL, excluindo fatores não recorrentes)(sem levar em conta inflação, de qualquer forma considerando esta, só o resultado de ALUP e LEVE iriam ficar quase nulos): ABCB4 (subiu 15%)ABEV3ALUP11 (subiu 10%) BBSE3 (subiu 38%)
BBDC3 - ainda não tive tempo de analisar direito BRFS3 (subiu 24%)CCRO3CIEL3CTIP3ESTC3ETER3 (heroico, ficou com +0,3%) EZTC3 FESA4 (subiu 175%) FRAS3 (subiu 27%) GRND3IGTA3JHSF3 (subiu 38%)ITUB3 LEVE3 (subiu 9%) LREN3MPLU3MULT3PSSA3PRBC4 (caiu -3%)SULA11TAEE11 -stand by, concordo contigo, só no tri que vem será possível comparar TOTS3UGPA3VIVO4 (subiu só 1%)VLID3 WEGE3Acho que está havendo aí um problema de comunicação... Pra eu começar a olhar os resultados do 9M15 de uma empresa, antes deve haver uma história de agradáveis evoluções de lucros líquidos. Vou pinçar apenas as empresas "novas" desta discussão e mostrar como isso não acontece com elas. Novamente, para a análise de sócio de longo prazo a que me proponho as empresas pinçadas acima simplesmente não servem, independente de suas performances recentes... e novamente, pra uma brincadeirinha até pode ser, mas nada sério. Achei que tinha sido bem claro: Realmente estamos em mundos distintos na escolha de ações p/ investir. Vc pede um histórico de 15 anos de crescimento do LL, o qual, convenhamos, não condiz com a realidade do nosso país. Vc exige um crescimento real, descontando a inflação. Eu já prefiro analisar a velocidade da reposição dos custos da empresa, visto que a inflação já incide em sua cadeia de despesas. Vc enxerga o histórico de crescimento passado e se segura nisso, eu tendo mais a usar os resultados passados como um norte, e me guiar com o resultado presente, tentando projetar o futuro. Ao que me parece, com isso vc acaba perdendo muitas boas oportunidades. E fica naquela de: se voltar a tal patamar um dia, aí sim vou as compras! Agora fazendo uma auto crítica, ou talvez só uma reflexão, este ambiente conturbado político, onde fica impossível traçar com um mínimo de previsibilidade o rumo da nossa economia daqui a 5 anos, tenha me deixado, pelo menos no momento, um investidor mais ligado no CP. Ao passo que vejo ainda um bom potencial de valor p/ algumas empresas, e tenho como premissa de que a RV no LP é a melhor alternativa p/ fazer seu patrimonio crescer, fico com o pé atrás por conta do cenário político nebuloso de hoje, o qual tem se refletido na deterioração econômica. Por outra lado, citando a arte da guerra, quando estiver em guerra, se prepare p/ a paz.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 16, 2015 5:47:46 GMT -3.5
Eu acho assim. Atualmente (aliás nos últimos 3 anos, vai...) o número de empresinhas razoáveis que despencaram suas cotações não está no gibi. A chance de errar, no atual cenário, é imensa.
É a clássica questão do risco retorno. Parece que investir acoes agora eh jogar contra as chances. Digamos que pra dez boas acoes q eu escolha, vejo chance de creu em 7. Não gosto desta situação, as chances tem de estar meu favor.
Aí vc constata que são poucas as empresas que cumprem requisitos mínimos... ora, mas é o cenário que pede por isso! A realidade é que nos próximos 2-3 anos numa cesta de 10 acoes ou 10 FIIs qual é aquela que vai ter maior sucesso? Pense agora que os gringos estão devendo uma desabada... Qual resposta?
Não dá pra se basear "Poxa comprei a ação por x e já tá em 1,3x"... E o resto da carteira, pra onde foi?
Acoes como GRND, FESA, FRAS mais até que ABEV,MDIA ou CTIP serão aquelas que bombarão enlouquecidamente em épocas de bonança econômica, nessas condições daria uma carona pra elas na carteira...mas pagar pedágios por anos não dá não...
A nossa diferença de avaliação parece estar muito mais no macro q qq outra coisa, eu estou vendo que o mundo está rumando para o caos, a tal "recuperação" parou de ser citada nos jornais financeiros americanos. Vc por outro lado vê a realidade de cor de rosa projetando altas no IBOV...como assim?!
Eu vejo a carteira CAFI, um esforço de várias pessoas relativamente conscientes, e a rentabilidade da mesma cai há anos. A realidade não parece que vai mudar tão cedo... não existe mais China ou qq outra coisa que vá ajudar daq prs frente. Antes de a Dilma cair ou não (acho até que haverá rali em 2018, um dos motivadores para compra de acoes neste momento, na minha opinião) tem aí eleições na gringolandia...talvez um republicano mude as coisas, faça as coisa como deveriam ter sido feitas lá em 2008.. talvez aí sim eu mude de impressão. Até lá, aguardando uma crise que estão devendo e até agora não "pagaram" kkkk
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 16, 2015 7:49:47 GMT -3.5
Pra parar um pouco de falar sobre acoes, micos ou FIIs, vou colocar daqui a pouco os gráficos da prata e ouro aqui nesta discussão. Interessante como o preço está acumulando há anos.
Em épocas de pujança econômica como dizem ser atual, é natural ouro ou prata estarem caindo há 6 anos. Pois nestes 6 anos os lucros corporativos não param de crescer...mas estranhamente temos estoques altos e capex baixinho, baixinho.
Aí vcs dizem, como comprar então? O jeito mais fácil q encontrei foi através de BitAssets, bitcoins 2.0 que emulam o preço de qq coisa. Prata, ouro, dólares, francos podem ser comprados via bitPrata, bitouro, bitdollar ou bitfrancos.
Por favor, se querem mesmo começar a pensar alternativas a este nosso aquário banânico via commodities ou moedas, comecem a estudar o assunto.
Creio estarmos próximos, enfim, do fechamento da janela de compras. Digo isto pois teremos a ultima reunião do FED em dezembro onde 97% dos entrevistados pela bloomberg dão como certo o aumento de juros. Eu discordo integralmente deles kkk
Ainda, passada esta reunião adentramos em ano eleitoral. Acho que nunca na história subiram taxas de juros momentos antes de eleições.
Quer dizer, comprando metais, bitcoin ou qq commodity, dado que estão há anos em um fundão, parece ser razoavelmente seguro uma vez que teremos aí pelo menos 12 meses sem a "ameaça" da subida de juros. Se observarmos relatos de compras de ouro físico em preços muito maiores que aqueles q vemos na internet, a alavancagem insana do ouro na Comex, Eagles (moedas de prata, eu acho) americanos esgotando-se na primeira semana de venda e asiáticos (Rússia, chineses, indianos se entupindo de ouro físico), começa a fazer sentido possuir parte da carteira em algum tipo de "seguro", as condições estão favoráveis para a formação de tal.
Em tese isso é positivo para os mercados acionários pelo mundo tbm, mas ao contrário dos ativos do parágrafo anterior, as ações estão em topos... praticamente todo o mercado vive e sabe de uma bolha, mas não a estoura pois não crê numa ação hawkish do FED. Um dia eles mudam de idéia, e quando isso acontecer vamos as compras com vontade. Até lá é se proteger.
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 16, 2015 8:00:23 GMT -3.5
Eu acho assim. Atualmente (aliás nos últimos 3 anos, vai...) o número de empresinhas razoáveis que despencaram suas cotações não está no gibi. A chance de errar, no atual cenário, é imensa. É a clássica questão do risco retorno. Parece que investir acoes agora eh jogar contra as chances. Digamos que pra dez boas acoes q eu escolha, vejo chance de creu em 7. Não gosto desta situação, as chances tem de estar meu favor. Aí vc constata que são poucas as empresas que cumprem requisitos mínimos... ora, mas é o cenário que pede por isso! A realidade é que nos próximos 2-3 anos numa cesta de 10 acoes ou 10 FIIs qual é aquela que vai ter maior sucesso? Pense agora que os gringos estão devendo uma desabada... Qual resposta? Não dá pra se basear "Poxa comprei a ação por x e já tá em 1,3x"... E o resto da carteira, pra onde foi? Acoes como GRND, FESA, FRAS mais até que ABEV,MDIA ou CTIP serão aquelas que bombarão enlouquecidamente em épocas de bonança econômica, nessas condições daria uma carona pra elas na carteira...mas pagar pedágios por anos não dá não... A nossa diferença de avaliação parece estar muito mais no macro q qq outra coisa, eu estou vendo que o mundo está rumando para o caos, a tal "recuperação" parou de ser citada nos jornais financeiros americanos. Vc por outro lado vê a realidade de cor de rosa projetando altas no IBOV...como assim?! Eu vejo a carteira CAFI, um esforço de várias pessoas relativamente conscientes, e a rentabilidade da mesma cai há anos. A realidade não parece que vai mudar tão cedo... não existe mais China ou qq outra coisa que vá ajudar daq prs frente. Antes de a Dilma cair ou não (acho até que haverá rali em 2018, um dos motivadores para compra de acoes neste momento, na minha opinião) tem aí eleições na gringolandia...talvez um republicano mude as coisas, faça as coisa como deveriam ter sido feitas lá em 2008.. talvez aí sim eu mude de impressão. Até lá, aguardando uma crise que estão devendo e até agora não "pagaram" kkkk Realidade cor de rosa não, sou cabra macho! O que tenho feito é seguir tendencias de médio prazo. O IBOV entrou em viés de baixa em junho deste ano, onde eu diminuí exposição em ações e aumentei em FIIs. E pelo meu estudo está quase virando p/ alta (mas segue em viés de baixa), e se segurou na linha de suporte em torno dos 45k (até agora). Além disso, estou confiante na queda da Dilma e entrada do Temer, com cacique p/ fazer os ajustes fiscais necessários. Com isso, vejo que o IBOV está em prestes a engrenar tendencia de alta.
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 16, 2015 8:02:58 GMT -3.5
Pra parar um pouco de falar sobre acoes, micos ou FIIs, vou colocar daqui a pouco os gráficos da prata e ouro aqui nesta discussão. Interessante como o preço está acumulando há anos. Em épocas de pujança econômica como dizem ser atual, é natural ouro ou prata estarem caindo há 6 anos. Pois nestes 6 anos os lucros corporativos não param de crescer...mas estranhamente temos estoques altos e capex baixinho, baixinho. Aí vcs dizem, como comprar então? O jeito mais fácil q encontrei foi através de BitAssets, bitcoins 2.0 que emulam o preço de qq coisa. Prata, ouro, dólares, francos podem ser comprados via bitPrata, bitouro, bitdollar ou bitfrancos. Por favor, se querem mesmo começar a pensar alternativas a este nosso aquário via na forma de commodities ou moedas, comecem a estudar o assunto. Não sabia que existia esta emulação. Sem dúvida uma opção bem interessante.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 16, 2015 8:09:18 GMT -3.5
Não sabia que existia esta emulação. Sem dúvida uma opção bem interessante. Um lugar para procurar informação sobre o tópico levantado pelo uqaz é bitshares.org. A ideia original é poder ter um mercado paralelo com partes vendidas e compradas especulativamente como se fosse o mercado usual a termo mas sem a mercancia sendo a contrapartida dos contratos. Eu não li em detalhe para avaliar pois não estaria interessado em principio. A ideia teórica eu sempre acho interessante, porém para aqueles que realmente cogitem entrar naquele tipo de operações eu sugiro uma leitura detalhada pois o tópico é tecnicamente complicado mesmo. A liquidez tem um impacto muito forte e o spread atual nas posições que posso ver é muito alto como para invalidar qualquer retorno possível.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 16, 2015 8:19:08 GMT -3.5
Os caras podem emular qq coisa. Uma vez vi um vídeo de o cara imaginando bitAPPLES...isso mesmo, acoes Cadu!
Isso é a solução de banânicos que querem investir lá fora, mas não têm cacife pra bancar os imensos custos de transferir dinheiro. Os custos de corretagem giram ao redor de 2%/operação (salgado) mas te dão uma imensa liberdade de opções.
Essa semana um dinamarquês me mandou um e-mail oferecendo "shares" no que ele chama de OBITS. É o seguinte, vc compra um pedaço da corretora dele (que faz isso q descrevi acima, transforma bitcoins em bitdolares, bitdolares e dólares etc) e leva uma parte das corretagens q ele cobra.
Eu não sei direito, mas eh como se vc tivesse acoes da BMEF, mas o troço eh altamente roborizado não existem lá grandes custos. Vou me informar e acho que aqui pode ser um dual dos FIIs: vc compra x obits que dão direito a dividendos (que vão crescer a medida que o negócio se expande...eu n tenho dúvidas disso) e ele pode te pagar no q vc quiser, como bitPrata.
A delicia da coisa eh essa, q até agora só vimos em FIIs: um pingado, que cresce e pode ser auto-aplicado. Estou empolgado com esse troço.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 16, 2015 8:26:12 GMT -3.5
Não sabia que existia esta emulação. Sem dúvida uma opção bem interessante. Um lugar para procurar informação sobre o tópico levantado pelo uqaz é bitshares.org. A ideia original é poder ter um mercado paralelo com partes vendidas e compradas especulativamente como se fosse o mercado usual a termo mas sem a mercancia sendo a contrapartida dos contratos. Eu não li em detalhe para avaliar pois não estaria interessado em principio. A ideia teórica eu sempre acho interessante, porém para aqueles que realmente cogitem entrar naquele tipo de operações eu sugiro uma leitura detalhada pois o tópico é tecnicamente complicado mesmo. A liquidez tem um impacto muito forte e o spread atual nas posições que posso ver é muito alto como para invalidar qualquer retorno possível. uau, vc conhece isso tbm!? Há alguns meses eu rejeitei a idéia por ser muito complicado essa história de bitshares...mas vc viu q nessas últimas semanas criaram uma online wallet na blockchain? A interface nova parece ser bem amigável, já me sinto a vontade de fazer testes. Se vc se incomoda com os spreads, procure por uma empresa chamada Bitreserve (acho q mudou de nome). O problema é q vc fica em mais privadas, mas botando um pouquinho n vejo mal (eu testei já com 1 BTC, eh muito simples). Porém ainda acho a solução dos bitshares superior, pois é universal e descentralizado. Um mundo empolgante e de baixos custos está se desenhando e bobo será aquele que não espalhar pingados nestas novas opções.
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 20, 2015 18:07:43 GMT -3.5
uqaz, os valores comprados com bitcoins tem que ser declarados p/a a receita federal? E o lucro com eles, precisa recolher imposto? Procurei no google mas as informações variam muito. O fato é que certamente o governo está de olho nisso, e vai querer o seu naco do bolo.
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Nov 20, 2015 19:27:56 GMT -3.5
uqaz, os valores comprados com bitcoins tem que ser declarados p/a a receita federal? E o lucro com eles, precisa recolher imposto? Procurei no google mas as informações variam muito. O fato é que certamente o governo está de olho nisso, e vai querer o seu naco do bolo. Pense o seguinte, a única coisa que o governo tributa é o DINHEIRO. Então pergunta: isso é dinheiro ? pode comprar coisas ? se a resposta for sim - então o governo também quer a sua parte.
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 20, 2015 20:22:38 GMT -3.5
uqaz, os valores comprados com bitcoins tem que ser declarados p/a a receita federal? E o lucro com eles, precisa recolher imposto? Procurei no google mas as informações variam muito. O fato é que certamente o governo está de olho nisso, e vai querer o seu naco do bolo. Pense o seguinte, a única coisa que o governo tributa é o DINHEIRO. Então pergunta: isso é dinheiro ? pode comprar coisas ? se a resposta for sim - então o governo também quer a sua parte. Eu penso diferente, o governo quer tributar TUDO! Desde imóveis, produtos, dinheiro, até a luz solar, como já existe em alguns países na Europa. A questão é, o governo ainda não criou uma legislação p/ taxar os lucros com bitcoins. Mas a receita já conseguiu enquadrar o lucro com bitcoins em alguma categoria genérica? Tipo algo como lucros em investimentos financeiros.
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Nov 20, 2015 20:57:27 GMT -3.5
CADU, no caso brasileiro ainda não existe legislação sobre o tema. Portanto se não existe legislação não existe tributação direta. Mas precisam ser declarados no IR se configurarem reserva de valor. Todavia se ela é usada para comprar bens, então essa transação de transferência de bens será tributada. É como você perguntar de que maneira o camarada vai pagar sua conta na loja ou restaurante. Teríamos algumas opções: dinheiro, cartão de débito ou crédito, vale compras, cheque, escambo, etc... então agora coloque mais uma maneira - Bitcoins. Mas no frigir dos ovos, mesmo os bitcoins precisam ter uma reserva de valor - senão simplesmente elas irão se restringir a um pequeno mundinho dos seus usuários que confiam em seu valor de face (fé).
Como nosso mundo é como uma brincadeira de casinha das pequenas e criativas crianças, então podemos afirmar com toda certeza que o mundo dos adultos é tão real quanto o mundo imaginado destas crianças, vai da fé no sistema. E acredite, até os índios menos desenvolvidos brincam dessa coisa de casinha - mas nos termos e regras deles.
E para te provar o que digo, pense nos motivos que efetivamente fizeram o país parar e ficar de joelhos ? Pois é, a fé no sistema (brincadeira de casinha) vigente. Mude a brincadeira ou os protagonistas e verás um milagre - mas tudo movido pela fé mais uma vez.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 21, 2015 12:32:37 GMT -3.5
Pense o seguinte, a única coisa que o governo tributa é o DINHEIRO. Então pergunta: isso é dinheiro ? pode comprar coisas ? se a resposta for sim - então o governo também quer a sua parte. Eu penso diferente, o governo quer tributar TUDO! Desde imóveis, produtos, dinheiro, até a luz solar, como já existe em alguns países na Europa. A questão é, o governo ainda não criou uma legislação p/ taxar os lucros com bitcoins. Mas a receita já conseguiu enquadrar o lucro com bitcoins em alguma categoria genérica? Tipo algo como lucros em investimentos financeiros. Recentemente recebi um e-mail sobre este assunto: RELATO SOBRE O BITCOIN NA CÂMARA DOS DEPUTADOS blog.bitcointoyou.com/2015/11/20/relato-sobre-o-bitcoin-na-camara-dos-deputados/?utm_campaign=audiencia_publica&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
|
|
|
Post by always on Jan 18, 2016 17:54:51 GMT -3.5
Pessoal, lendo lá em cima a FRAS LE em stady by... Que tal... tendência de queda; IFR dela forte ainda; de 2014 pra cá só andou de lado e caiu...
|
|