uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 13, 2015 12:10:21 GMT -3.5
Depois de longos meses resolvi comprar uma acao: BRSR6. Ela atualmente deve pagar nos proximos 12 meses cerca de 12,5%aa liquidos proventos. Apesar de ser um banquinho estatal penso ser possivel o Governo gaucho querer arrancar o maximo de proventos que puder, o q me interessa. Os niveis de inadimplencia e provisoes estao altos, da ordem de 2001 - 2003 (crise). E ainda assim o lucro saiu de uns 100mi em 2001 pra uns 900mi atualmente. Estou vendo esses 12,5% de dividendos acompanhados de uma evolucao de lucros razoavel (vencendo da inflacao com relativa folga) este ano, o que emularia talvez a performance de um fii. Fora o fato de a cotação do papel estar na lona com a fuga da gringaida. Me incomoda, alem de o fato de ser estatal, o fato de na DRE aparecerem umas magicas contabeis como comentei em post anterior... mas dado que isso está acontecendo em todos os bancos espero que seja normal/recorrente. Eita, escolheu logo uma de alto risco!? Neste preço, com este DY, compondo 0,5% da carteira total? Cadu, maior risco, maior retorno kkkk
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 13, 2015 12:19:01 GMT -3.5
Eita, escolheu logo uma de alto risco!? Neste preço, com este DY, compondo 0,5% da carteira total? Cadu, maior risco, maior retorno kkkk Não necessariamente. O correto seria: Maior risco, maior volatilidade! Fiquei surpreso pois achei que vc caminhava p/ uma carteira de baixa volatilidade. Mas vejo que nestas veias ainda corre o sangue do apostador de small caps!
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 13, 2015 13:39:57 GMT -3.5
Acho que nesta situação as chances são maiores a meu favor do que contra.
No fim, todo este estudo não passa de uma grande aposta, só procuro aumentar as chances de sucesso. Note, se a cotação despencar, o plano B é segurar um DY condizente com um fii, até os gringos voltarem.
Uma pergunta sobre volatilidade: BRFS não estaria saculejando neste quesito não?
Vc, mesmo vendo que a maior parte do ganho do trimestre atual veio do diferido, o que fará se o papel continuar a cair...ou seja, qual é o seu plano B? Aliás, como perguntei a vc anteriormente sobre o estudo de KROT3: desabou, a volatilidade aumentou e o acionista ferrou...e aí?
Atualmente não me parece ser o cenário para compras de acoes de crescimento robusto e continuo, nos 43.000 pts do IBOV foram outros 500 (tudo latiu em uníssono). Cadu, de novo, a baixa volatilidade é reflexo da condição de saúde de empresa, não o motivo da compra em si.
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 13, 2015 14:28:58 GMT -3.5
Acho que nesta situação as chances são maiores a meu favor do que contra. No fim, todo este estudo não passa de uma grande aposta, só procuro aumentar as chances de sucesso. Note, se a cotação despencar, o plano B é segurar um DY condizente com um fii, até os gringos voltarem. Uma pergunta sobre volatilidade: BRFS não estaria saculejando neste quesito não? Vc, mesmo vendo que a maior parte do ganho do trimestre atual veio do diferido, o que fará se o papel continuar a cair...ou seja, qual é o seu plano B? Aliás, como perguntei a vc anteriormente sobre o estudo de KROT3: desabou, a volatilidade aumentou e o acionista ferrou...e aí? Atualmente não me parece ser o cenário para compras de acoes de crescimento robusto e continuo, nos 43.000 pts do IBOV foram outros 500 (tudo latiu em uníssono). Cadu, de novo, a baixa volatilidade é reflexo da condição de saúde de empresa, não o motivo da compra em si. Sim, mas se a lucratividade da empresa for pro ralo, o DY do seu capital investido tb irá! Não acompanho KROT, então não sei dizer o que ocorreu com seus resultados x valor de mercado. Vejo o que aconteceu com BRFS um pto fora da curva. Ela está na lista de empresas de baixa volatilidade (indubitavelmente por conta da sua saúde financeira), que postei no começo deste tópico, e recentemente sofreu uma pancada violenta, que não condiz com os resultados. A queda foi mais por um temor que os próximos resultados possam piorar, e como sempre o mercado exagera nas reações. E eu gosto de comprar empresas assim. Um exemplo recente foi CTIP3, estou sem o grafico agora, mas comprei ela há alguns meses atrás quando tomou uma pancada violenta, indo na casa dos 30 (senão me falha a memória, foi um rumor que ela estaria envolvida em alguma investigação da PF). Eu tento usar os exageros de CP do mercado, p/ ir as compras. Como citei no começo deste tópico, AF é a arte de não prestar atenção ao ruído.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 13, 2015 14:31:32 GMT -3.5
Aliás, não apenas para BRFS, mas para empresas de crescimento robusto e constante: qual seria o plano B que otimizasse uma compra ou minimizasse a chance de se segurar o papel sem ganhos por um bom tempo?
Notadamente essas empresas não apresentam bons DY.
Ainda acho que em momentos de dor de barriga do IBOV, dada a alta correlação, sejam os melhores momentos para compras. Neste estudo desenvolvi uma metodologia de o que comprar, mas qto ao quando comprar, no momento, anda não parece estar claro.
E FIIs ainda pagam 10.24%aa + inflação.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 13, 2015 14:39:30 GMT -3.5
Acho que nesta situação as chances são maiores a meu favor do que contra. No fim, todo este estudo não passa de uma grande aposta, só procuro aumentar as chances de sucesso. Note, se a cotação despencar, o plano B é segurar um DY condizente com um fii, até os gringos voltarem. Uma pergunta sobre volatilidade: BRFS não estaria saculejando neste quesito não? Vc, mesmo vendo que a maior parte do ganho do trimestre atual veio do diferido, o que fará se o papel continuar a cair...ou seja, qual é o seu plano B? Aliás, como perguntei a vc anteriormente sobre o estudo de KROT3: desabou, a volatilidade aumentou e o acionista ferrou...e aí? Atualmente não me parece ser o cenário para compras de acoes de crescimento robusto e continuo, nos 43.000 pts do IBOV foram outros 500 (tudo latiu em uníssono). Cadu, de novo, a baixa volatilidade é reflexo da condição de saúde de empresa, não o motivo da compra em si. Sim, mas se a lucratividade da empresa for pro ralo, o DY do seu capital investido tb irá! Não acompanho KROT, então não sei dizer o que ocorreu com seus resultados x valor de mercado. Vejo o que aconteceu com BRFS um pto fora da curva. Ela está na lista de empresas de baixa volatilidade (indubitavelmente por conta da sua saúde financeira), que postei no começo deste tópico, e recentemente sofreu uma pancada violenta, que não condiz com os resultados. A queda foi mais por um temor que os próximos resultados possam piorar, e como sempre o mercado exagera nas reações. E eu gosto de comprar empresas assim. Um exemplo recente foi CTIP3, estou sem o grafico agora, mas comprei ela há alguns meses atrás quando tomou uma pancada violenta, indo na casa dos 30 (senão me falha a memória, foi um rumor que ela estaria envolvida em alguma investigação da PF). Eu tento usar os exageros de CP do mercado, p/ ir as compras. Como citei no começo deste tópico, AF é a arte de não prestar atenção ao ruído. Puxa vida, então entendi o que vc propõe! Quer dizer, dado que a volatilidade é muito baixa, uma desabada momentânea aciona seu gatilho. Aconteceu com BRFS mesmo. Mas, volto a KROT/ESTC. O cara do estudo q vc me enviou comprou com base na baixa volatilidade...aí o papel desabou (de forma parecida com BRFS). E aí, como o Cadu28 procederia? Vc já refletiu sobre isso? Vc citou a Cetip nos 30...eu estava de olho nela essa época. Lembro que qdo caiu, foi tudo bom junto: MDIA, TOTS, ABEV etc. , não foram quedas isoladas. Este ano tivemos ESTC e BRFS desabando em descompasso com duas irmãs (empresas de crescimento boazudas)...qual será a próxima? Ps, estou quase comprando BRFS...
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 13, 2015 15:02:09 GMT -3.5
Sim, mas se a lucratividade da empresa for pro ralo, o DY do seu capital investido tb irá! Não acompanho KROT, então não sei dizer o que ocorreu com seus resultados x valor de mercado. Vejo o que aconteceu com BRFS um pto fora da curva. Ela está na lista de empresas de baixa volatilidade (indubitavelmente por conta da sua saúde financeira), que postei no começo deste tópico, e recentemente sofreu uma pancada violenta, que não condiz com os resultados. A queda foi mais por um temor que os próximos resultados possam piorar, e como sempre o mercado exagera nas reações. E eu gosto de comprar empresas assim. Um exemplo recente foi CTIP3, estou sem o grafico agora, mas comprei ela há alguns meses atrás quando tomou uma pancada violenta, indo na casa dos 30 (senão me falha a memória, foi um rumor que ela estaria envolvida em alguma investigação da PF). Eu tento usar os exageros de CP do mercado, p/ ir as compras. Como citei no começo deste tópico, AF é a arte de não prestar atenção ao ruído. Puxa vida, então entendi o que vc propõe! Quer dizer, dado que a volatilidade é muito baixa, uma desabada momentânea aciona seu gatilho. Aconteceu com BRFS mesmo. Mas, volto a KROT/ESTC. O cara do estudo q vc me enviou comprou com base na baixa volatilidade...aí o papel desabou (de forma parecida com BRFS). E aí, como o Cadu28 procederia? Vc já refletiu sobre isso? Vc citou a Cetip nos 30...eu estava de olho nela essa época. Lembro que qdo caiu, foi tudo bom junto: MDIA, TOTS, ABEV etc. , não foram quedas isoladas. Este ano tivemos ESTC e BRFS desabando em descompasso com duas irmãs (empresas de crescimento boazudas)...qual será a próxima? Ps, estou quase comprando BRFS... Não foi bem assim não Uqaz, CTIP sofreu esta pancada bem antes, por conta de um rumor. Só depois que as outras, em estágios e intensidades diferentes, começaram a cair. Sobre BRFS3, segue minha estratégia: Preço alvo em 87,00. Se no CP bater em 64, grandes chances de rifar. Próximas compras nos suportes seguintes: A próxima a tomar uma pancada..., só Deus sabe! Só espero conseguir entrar no bonde!
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 13, 2015 16:23:19 GMT -3.5
Ah, ok. Me referia à segunda paulada, está sim em fase com as demais.
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 13, 2015 16:50:20 GMT -3.5
Ah, ok. Me referia à segunda paulada, está sim em fase com as demais. Destas empresas, impressiona como ABEV aguentou bem a pancada, e o quanto a MDIA apanhou! EDIT: ESTC3 tomou uma pancada hoje, está com pinta que vai lá nos 13/12 novamente.
|
|
|
Post by Novatim on Nov 13, 2015 20:03:07 GMT -3.5
Ah, ok. Me referia à segunda paulada, está sim em fase com as demais. Destas empresas, impressiona como ABEV aguentou bem a pancada, e o quanto a MDIA apanhou! EDIT: ESTC3 tomou uma pancada hoje, está com pinta que vai lá nos 13/12 novamente. Saiu o resultado da CMIG, tomara que o mercado reaja bem, achei o resultado razoável. A ESTC3 entrando nos 12 começa a fazer parte da minha carteira LP, porém acho difícil ela cair a 12.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 13, 2015 21:01:01 GMT -3.5
Cadu, que tal apostar qual mico estatal sobe mais? Kkkk
Sobre Estácio a 12...tudo é possível. Quem sabe no fundo do IBOV do ano que vem?
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 14, 2015 6:20:30 GMT -3.5
Cadu, que tal apostar qual mico estatal sobe mais? Kkkk Sobre Estácio a 12...tudo é possível. Quem sabe no fundo do IBOV do ano que vem? Sou mais apostar na mega sena!
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 14, 2015 7:40:59 GMT -3.5
Prezados,
Encerrada a horrorosa temporada de resultados podemos notar o quão arriscado é se investir atualmente em acoes. Praticamente todas as empresas boas subiram seus lucros na base do jeitinho, umas apelaram para o câmbio, outras para o tal do imposto de renda diferido. As que resistem à tentação tiveram seus lucros consumidos pela inflação.
Por favor, não precisam citar exceções a este fato, com Estacio ou Ambev ou até UGPA.
Segurar acoes neste momento se torna um exercício de fé: é líquido e certo que nos próximos 12 meses os lucros sejam menores que os atuais, afinal não será mais possível praticar jeitinho. Curiosamente não se vê reflexo disso nos preços das empresas, a maioria das empresas de crescimento históricas tem neste ano expansao de preço incompatível com seus lucros operacionais e com perspectivas futuras de lucros.
Por outro lado ainda não temos lá boas opções de dividendeiras compatíveis com os FIIs, estas notadamente se concentram entre os bancos médios estatais. Dificílimo separar o joio do trigo aqui.
Ainda, os fundos imobiliários nessa história toda encareceram. Até o fim deste ano ainda vejo opções para minha carteira, mas as opções estão ficando raras: aprendi a não concentrar muito em um determinado fii apenas por estar "barato"... a tendência eh que ele seja sempre mais barato que o outro.
Natural essa subida dos FIIs uma vez que os juros futuros retrocederam. Aliás, se formos observar, os FIIs subiram até pouco. Mas dado que o IFIX acumula alta de 8% no ano, n dá pra reclamar.
Acho que desde que me tornei um investidor mais metódico, nunca tive tanta dificuldade em se escolher onde investir... O front externo vem precificando uma subida de juros lá (hahaha, piada) mas aqui os preços não desabam. Parece-me que a melhor alternativa até dia 19/12 (reunião do FED) é apostar em ouro/prata ou bitcoin. Mais em ouro/prata que estão na mínima de 6 anos.
Pra ano que vem eu não faço a menor idéia. Torço para enfim chegar o fim do mundo lá na América, minha criatividade nas escolhas está acabando...
Poderiam compartilhar impressões?
|
|
|
Post by Minkowski on Nov 14, 2015 8:52:07 GMT -3.5
Prezados, Encerrada a horrorosa temporada de resultados podemos notar o quão arriscado é se investir atualmente em acoes. Praticamente todas as empresas boas subiram seus lucros na base do jeitinho, umas apelaram para o câmbio, outras para o tal do imposto de renda diferido. As que resistem à tentação tiveram seus lucros consumidos pela inflação. Por favor, não precisam citar exceções a este fato, com Estacio ou Ambev ou até UGPA. Segurar acoes neste momento se torna um exercício de fé: é líquido e certo que nos próximos 12 meses os lucros sejam menores que os atuais, afinal não será mais possível praticar jeitinho. Curiosamente não se vê reflexo disso nos preços das empresas, a maioria das empresas de crescimento históricas tem neste ano expansao de preço incompatível com seus lucros operacionais e com perspectivas futuras de lucros. Por outro lado ainda não temos lá boas opções de dividendeiras compatíveis com os FIIs, estas notadamente se concentram entre os bancos médios estatais. Dificílimo separar o joio do trigo aqui. Ainda, os fundos imobiliários nessa história toda encareceram. Até o fim deste ano ainda vejo opções para minha carteira, mas as opções estão ficando raras: aprendi a não concentrar muito em um determinado fii apenas por estar "barato"... a tendência eh que ele seja sempre mais barato que o outro. Natural essa subida dos FIIs uma vez que os juros futuros retrocederam. Aliás, se formos observar, os FIIs subiram até pouco. Mas dado que o IFIX acumula alta de 8% no ano, n dá pra reclamar. Acho que desde que me tornei um investidor mais metódico, nunca tive tanta dificuldade em se escolher onde investir... O front externo vem precificando uma subida de juros lá (hahaha, piada) mas aqui os preços não desabam. Parece-me que a melhor alternativa até dia 19/12 (reunião do FED) é apostar em ouro/prata ou bitcoin. Mais em ouro/prata que estão na mínima de 6 anos. Pra ano que vem eu não faço a menor idéia. Torço para enfim chegar o fim do mundo lá na América, minha criatividade nas escolhas está acabando... Poderiam compartilhar impressões? Uqaz, esses 8% de alta do IFIX deve ser menos do que os rendimentos já distribuídos, o que significaria que as cotas, em média, caíram! Concordo que está difícil mergulhar nas ações, está mais pra separar o trigo do joio, mas acho que dá pra molhar o pezinho. A mais recente foi FRAS. Tem o XPOM também. Ficar concentrado em FII (estou com 84%) não me é confortável, mesmo sendo o melhor risco/retorno na minha avaliação. Por outro lado não consigo ter muitas ações e nem concentrar boa parte da carteira nelas (minha maior posição em ações é ITUB com 2,5% da carteira). BAZA, BRSR coçam a mão mesmo, mas ainda não me deu coragem. TD? Nem a pau com essas taxas e IR, com o histórico banânico e o atual desgoverno (regime?). Debêntures incentivadas são uma alternativa (estou dando uma olhada em fundos inclusive), mas em eventual hiperinflação com índice maquiado vai embora junto com o TD. Ações gringas na estratosfera, deve ter coisa que ainda valha a pena, mas comprar IVVB não sei. Não tenho cacife pra mandar grana pra fora, só se mandasse todo o patrimônio e olhe lá. Concluindo, está mesmo difícil sair muito dos FIIs. Difícil sair da rede pra ir trabalhar, no máximo para uma caminhada matinal leve. Uma coisa que está pra ser estudada aqui são os painéis solares, pra quem tem área, mas foge do escopo do fórum (se vier a montar relato no tópico de papo-furado). Off: Desculpe incomodar, mas se der dá uma passada no tópico do RBBV11, deixei umas contas lá para serem apedrejadas. Abraços.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 14, 2015 14:33:03 GMT -3.5
Minkowski, eu acho que vc entendeu a proposta do debate. Vc tbm está tendo dificuldades de montar uma carteira de acoes, pq não vê lá tantas opções...
Os FIIs se espalham por vários setores da economia. Temos bancos, hospitais, universidades, sedes de estatais etc. Nas acoes não dá pra falar o mesmo.... existem uns gatos pingados, sendo que a maioria se concentra no setor financeiro (como sua ITUB)... Como formar uma carteira com risco diversificado desta forma?
Não me levem a mal, estou falando sobre acumular patrimônio. Pode-se pensar em brincadeirinhas de curto prazo, mas nada muito sério. Eu mesmo comprei BRSR. Mas para iniciar seriamente em acoes precisamos ver um novo fundo...me contentaria se voltássemos pros. 43.000 pts no futuro, mesmo os resultados hoje serem muito piores. Chuto mais umas duas oportunidades nos próximos anos até as eleições. E ainda torcendo pra uma crise internacional que está iminente!
Atualmente comprar FIIs não é só mais cômodo ou "fácil"...tbm te permite espalhar as chances de se ferrar com um problema de um determinado setor. Mas a festa está acabando, infelizmente. Quem tem FIIs quer mais, não pensa em se desfazer deles... as sardinhas parecem ter ficado magoadas mas estão voltando. Como vc lembrou, o IFIX está em 8% mas deve ter sido distribuído uns 9%, logo as cotas estão em queda. Digamos que está barato, mas nem tanto qto nos últimos anos... e isso está me deixando acuado...
No início eu me incomodava de concentrar apenas em FIIs, mas desde que me dei conta q os eles são um universo de possibilidades como o mercado de acoes fiquei menos desesperado para adquirir outros tipos de ativos.
Sobre FRAS, eu preciso rever, mas lembro que não apresentá-la um bom crescimento, apenas recentemente.
Sobre RBBV, eu lembro de ter corrido nos 72 pq tinham adiado a amortização da época. Confesso sue nesses 5x,xx eu tenho que refazer as contas...fora que não lembro direito do case kkkk. Li seu post, mas preciso rememorar o motivo da minha compra original. E JHSF neste tri, sentiu firmeza? Eu n vi nada ainda...
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 14, 2015 16:40:32 GMT -3.5
Minha percepção está um pouco diferente. Embora tenha hoje em torno de 45% da carteira em FIIs, estou tendendo ir migrando aos poucos p/ as ações, aumentando ainda mais a exposição nesta. De um lado concordo com o Uqaz, não vejo mais tantas oportunidades de compra nos FIIs. E por outro, estou vendo um bom potencial p/ o mercado de ações, em especial com a queda da Dilmanta se aproximando.
Sobre os balanços do 3T 15, o meu universo de ações, que acompanho de perto, se resume a umas 30 empresas. E no geral gostei dos resultados, a maioria destas que monitoro vieram com crescimento no Ebitda. Destas, algumas com endividamento um pouco mais elevado tiveram um impacto negativo no LL (JHSF e ALUP, dois exemplos que veem a cabeça), e outras com forte caixa, tiveram o LL turbinado pela receita financeira (GRND e EZTC). Não tenho a menor ideia de como as empresas da bolsa em geral se saíram. Tem muita empresa ruim, com alto endividamento e péssima governança, listada na bovespa. Mas das empresas que considero boas, fui surpreendido positivamente com os resultados.
Além disso, desde o início da queda do IBOV, estipulei que o suporte dos 45k dificilmente seria perdido. E todas as vezes que bateu ali, fiz minhas compras, trocando FIIs por ações. Pesa a favor tb o fato do IBOV, pelo menos no meu entendimento de AT, estar em vias de engrenar um viés de alta.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 14, 2015 20:09:52 GMT -3.5
Minha percepção está um pouco diferente. Embora tenha hoje em torno de 45% da carteira em FIIs, estou tendendo ir migrando aos poucos p/ as ações, aumentando ainda mais a exposição nesta. De um lado concordo com o Uqaz, não vejo mais tantas oportunidades de compra nos FIIs. E por outro, estou vendo um bom potencial p/ o mercado de ações, em especial com a queda da Dilmanta se aproximando. Sobre os balanços do 3T 15, o meu universo de ações, que acompanho de perto, se resume a umas 30 empresas. E no geral gostei dos resultados, a maioria destas que monitoro vieram com crescimento no Ebitda. Destas, algumas com endividamento um pouco mais elevado tiveram um impacto negativo no LL (JHSF e ALUP, dois exemplos que veem a cabeça), e outras com forte caixa, tiveram o LL turbinado pela receita financeira (GRND e EZTC). Não tenho a menor ideia de como as empresas da bolsa em geral se saíram. Tem muita empresa ruim, com alto endividamento e péssima governança, listada na bovespa. Mas das empresas que considero boas, fui surpreendido positivamente com os resultados. Além disso, desde o início da queda do IBOV, estipulei que o suporte dos 45k dificilmente seria perdido. E todas as vezes que bateu ali, fiz minhas compras, trocando FIIs por ações. Pesa a favor tb o fato do IBOV, pelo menos no meu entendimento de AT, estar em vias de engrenar um viés de alta. Pois bem, vamos falar então sobre os resultados. Tbm acompanho cerca de 30 empresas que julgo serem interessantes, com históricos robustos e constantes. Só que este ano... Divido os resultados do 9M15 entre: Muito Bons (subida de lucro e EBITDA acima da inflação), Regulares (subida real apenas do EBITDA), Heróicos (subida/estagnação de lucro que perde pra inflação) e Ruins/Mentirosos/Artificiais (nem precisa dizer, ganhos com diferido ou receitas financeiras insustentáveis de serem mantidos). E não me interessa se a culpa é do cenário macro, pelo preço delas teriam a obrigação de ignorarem a realidade. Segue: ABEV3BBDC3 (diferido, aqui pode ou não ter sido uma artificialidade)BRFS3CCRO3CIEL3CTIP3ESTC3EZTC3 (essa é a maior injustiçada de todas kkkk) GRND3GUAR3IGTA3ITUB3 (diferido, aqui pode ou não ter sido uma artificialidade)LREN3MDIA3MPLU3MULT3NATU3ODPV3PNVL3PSSA3RADL3RENT3SULA11TOTS3UGPA3VLID3WEGE3
Certreza, certeza mesmo de compra eu só teria para ESTC3 e ITUB3, talvez CTIP3, mas disparou muito forte kkk. ITUB3 eu daria um crédito pelo Setubal, por sempre ter criado valor para o acionista ao longo de um largo período de tempo. LREN3 apresenta um crescimento de cotação quase religioso com o do lucro, não vejo desequilíbrio bom a favor da compra aqui.
- CIEL3, GRND3, UGPA e VLID possuem uma subida de preço muito acima de seu lucro em vários períodos de análise, cotação parece historicamente inchada. Grendene e Valid não possuem lá muita robustez de crescimento; - MPLU, SULA e WEGE não possuem bons cenário medíocres históricos (negativos ou menores que as NTN-Bs de 2035), mas podem ser uma boa (aliás, como LREN, MPLU e WEGE possuem um crescimento enigmático, não acham?); - RADL com esse P/L eu não consigo comprar; - IGTA não compro pq os fiis de shoppings pagam melhor (hehehehe). Resumindo, hoje compraria ESTC3 e ITUB3...LREN3 e CTIP3 caso cedam um pouco. Talvez, talvez BRFS3 que tirando todos os não recorrentes estaria no 0 x0 este ano, além de possuir cenários de crescimento muito bons. Numa boa dor de barriga, CIEL, IGTA, UGPA, ODPV, BBDC e ABEV 5 empresas apenas não formariam uma boa carteira, na minha opinião. Já 11... Quanto ao macro, como escrevi antes. Tou nem aí pra Banânia, me concentro na América, e lá existem várias figuras de topo se formando (tem um o-C-o lindo no dji kkk)
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 14, 2015 21:08:50 GMT -3.5
Minha percepção está um pouco diferente. Embora tenha hoje em torno de 45% da carteira em FIIs, estou tendendo ir migrando aos poucos p/ as ações, aumentando ainda mais a exposição nesta. De um lado concordo com o Uqaz, não vejo mais tantas oportunidades de compra nos FIIs. E por outro, estou vendo um bom potencial p/ o mercado de ações, em especial com a queda da Dilmanta se aproximando. Sobre os balanços do 3T 15, o meu universo de ações, que acompanho de perto, se resume a umas 30 empresas. E no geral gostei dos resultados, a maioria destas que monitoro vieram com crescimento no Ebitda. Destas, algumas com endividamento um pouco mais elevado tiveram um impacto negativo no LL (JHSF e ALUP, dois exemplos que veem a cabeça), e outras com forte caixa, tiveram o LL turbinado pela receita financeira (GRND e EZTC). Não tenho a menor ideia de como as empresas da bolsa em geral se saíram. Tem muita empresa ruim, com alto endividamento e péssima governança, listada na bovespa. Mas das empresas que considero boas, fui surpreendido positivamente com os resultados. Além disso, desde o início da queda do IBOV, estipulei que o suporte dos 45k dificilmente seria perdido. E todas as vezes que bateu ali, fiz minhas compras, trocando FIIs por ações. Pesa a favor tb o fato do IBOV, pelo menos no meu entendimento de AT, estar em vias de engrenar um viés de alta. Pois bem, vamos falar então sobre os resultados. Tbm acompanho cerca de 30 empresas que julgo serem interessantes, com históricos robustos e constantes. Só que este ano... Divido os resultados do 9M15 entre: Muito Bons (subida de lucro e EBITDA acima da inflação), Regulares (subida real apenas do EBITDA), Heróicos (subida/estagnação de lucro que perde pra inflação) e Ruins/Mentirosos/Artificiais (nem precisa dizer, ganhos com diferido ou receitas financeiras insustentáveis de serem mantidos). E não me interessa se a culpa é do cenário macro, pelo preço delas teriam a obrigação de ignorarem a realidade. Segue: ABEV3BBDC3 (diferido, aqui pode ou não ter sido uma artificialidade)BRFS3CCRO3CIEL3CTIP3ESTC3EZTC3 (essa é a maior injustiçada de todas kkkk) GRND3GUAR3IGTA3ITUB3 (diferido, aqui pode ou não ter sido uma artificialidade)LREN3MDIA3MPLU3MULT3NATU3ODPV3PNVL3PSSA3RADL3RENT3SULA11TOTS3UGPA3VLID3WEGE3
Certreza, certeza mesmo de compra eu só teria para ESTC3 e ITUB3, talvez CTIP3, mas disparou muito forte kkk. ITUB3 eu daria um crédito pelo Setubal, por sempre ter criado valor para o acionista ao longo de um largo período de tempo. LREN3 apresenta um crescimento de cotação quase religioso com o do lucro, não vejo desequilíbrio bom a favor da compra aqui.
- CIEL3, GRND3, UGPA e VLID possuem uma subida de preço muito acima de seu lucro em vários períodos de análise, cotação parece historicamente inchada. Grendene e Valid não possuem lá muita robustez de crescimento; - MPLU, SULA e WEGE não possuem bons cenário medíocres históricos (negativos ou menores que as NTN-Bs de 2035), mas podem ser uma boa (aliás, como LREN, MPLU e WEGE possuem um crescimento enigmático, não acham?); - RADL com esse P/L eu não consigo comprar; - IGTA não compro pq os fiis de shoppings pagam melhor (hehehehe). Resumindo, hoje compraria ESTC3 e ITUB3...LREN3 e CTIP3 caso cedam um pouco. Talvez, talvez BRFS3 que tirando todos os não recorrentes estaria no 0 x0 este ano, além de possuir cenários de crescimento muito bons. Numa boa dor de barriga, CIEL, IGTA, UGPA, ODPV, BBDC e ABEV 5 empresas apenas não formariam uma boa carteira, na minha opinião. Já 11... Quanto ao macro, como escrevi antes. Tou nem aí pra Banânia, me concentro na América, e lá existem várias figuras de topo se formando (tem um o-C-o lindo no dji kkk) Acho que a diferença está no nosso universo de empresas que monitoramos. De todas as que vc citou, e grifou em azul e verde, só não acompanho RADL3. Das que estão em vermelho, não acompanho: GUAR3, MDIA3, NATU3, ODVP3, PNVL3 e RENT3. E das que citou, ainda tiraria ITUB da grifado em vermelho. Tb não concordo com a sua justificativa sobre GRND3. Já debatemos isso anteriormente, mas vou tentar posteriormente adicionar algum argumento novo ou complementar. Depois vou postar a lista de empresas que acompanho, e seguir uma estratégia de demonstração do resultado semelhante a sua.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 14, 2015 22:18:11 GMT -3.5
Uau, se vc me mostrar mais empresas com históricos de lucros robustos eu agradeceria!
Já pensou, dobrar a minha base de dados?! Eu acho difícil pq vasculho já meses por empresas, mas nunca se sabe.
Acho que vc entendeu neh? Primeiro, nas cores, julguei os resultados atuais. Depois comparei com seus ritmos de crescimento de lucros, de preços, enfim, dados mais estaticos. As empresas em vermelho são excelentes neste último aspecto, mas esta crise está testando suas fundações. Deu pra ver que pelo menos metade delas está sendo reprovada. Isso tem q mexer nos múltiplos nos próximos meses, n tem jeito.
Sobre ITUB, como escrevi, não estou entendendo essa história de diferido, mas confio na Administração. Não pus em azul por n entender completamente o que eles fizeram.
Hehehe, tirei TAEE por só saber direito o q deve acontecer só no 4t15.
Quanto a Grendene, vc se refere a que, aí histórico inchado do preço x lucro ou aos resultados da empresa nos 9M15?
|
|
|
Post by silversurfer on Nov 15, 2015 8:55:59 GMT -3.5
Atualmente minha carteira de FII está maior que a de ações. E acredito que continue assim em 2016. Só mantenho ABEV (dobrei minha posição ao longo de 2015), TAEE (quase dobrei minha posição), ITSA e ETER (continuo acreditando na empresa). Sexta voltei para CMIG. E por enquanto é só.
|
|