uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 7, 2015 13:53:57 GMT -3.5
Planilhei ESTC3, que crescimento bizarro! E depois do 3T 14 a cotação começa a despencar, ao passo que a geração de valor da empresa segue subindo (foi quando estourou o rolo do FIES). E hoje está sendo precificada com um crescimento zero pelos próximos 5 anos! Dicas: - Nos seus modelos de FCD considere o crescimento que vc estipular x 0,8 (o FIES é 20% da receita...mas n quer dizer q vá acabar); - Agora assista aos webcasts e comprove que são nível Ez tec de qualidade.
|
|
|
Post by Minkowski on Nov 7, 2015 15:08:23 GMT -3.5
Sobre a M. Dias, eu gostei do que vi. Uma empresinha com dívida baixa e com controle de seus insumos (95% do trigo é nacional, apesar de o país importar grande parte). Recomprou uma porção de ações. A Administração parece ser bastante confiável, tenho percebido esforço por parte dela neste ano. O meu problema com ela é a grande sensibilidade ao PIB/crédito...receita é muito elástica pro meu gosto. Acho que a Grazziotin sofre do mesmo mal, se a conhecer. Apesar de não parecer, é uma empresa cíclica. Como as siderúrgicas (que apanham desde 2008) e construtoras, a M.Dias parece ter entrado na era das trevas, sendo que o preço da cotação ainda não se deu conta disto. Pois é, eu concordo com os elogios. Não sei ainda o posicionamento das marcas, essas coisas. Só conheço a Adria. Mas seria tão cíclica quanto as siderúrgicas? Me parece que os produtos dela tem menos espaço pra redução de demanda que aço, minério, apartamentos, vestuário... O problema seria uma queda no mercado junto com queda de share, daí minha vontade de saber do posicionamento das marcas... As vezes se deixa de comprar Trakinas e Passatempo para comprar as bolachas da MDIA.
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 7, 2015 16:08:32 GMT -3.5
Cadu, pode fazer o mesmo estudo da SEER3 por favor? SEER é uma empresa muito nova, tem um histórico curto na bolsa, ficando difícil de se analisar. Uqaz, eu montei um cenário que considero bem pessimista p/ razoável p/ ESTC no FCD, com um crescimento de 12% nos próximos 5 anos, e taxa de desconto de 10%.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 7, 2015 16:35:24 GMT -3.5
Sobre a M. Dias, eu gostei do que vi. Uma empresinha com dívida baixa e com controle de seus insumos (95% do trigo é nacional, apesar de o país importar grande parte). Recomprou uma porção de ações. A Administração parece ser bastante confiável, tenho percebido esforço por parte dela neste ano. O meu problema com ela é a grande sensibilidade ao PIB/crédito...receita é muito elástica pro meu gosto. Acho que a Grazziotin sofre do mesmo mal, se a conhecer. Apesar de não parecer, é uma empresa cíclica. Como as siderúrgicas (que apanham desde 2008) e construtoras, a M.Dias parece ter entrado na era das trevas, sendo que o preço da cotação ainda não se deu conta disto. Pois é, eu concordo com os elogios. Não sei ainda o posicionamento das marcas, essas coisas. Só conheço a Adria. Mas seria tão cíclica quanto as siderúrgicas? Me parece que os produtos dela tem menos espaço pra redução de demanda que aço, minério, apartamentos, vestuário... O problema seria uma queda no mercado junto com queda de share, daí minha vontade de saber do posicionamento das marcas... As vezes se deixa de comprar Trakinas e Passatempo para comprar as bolachas da MDIA. Ah sim, é claro que a empresa é cíclica, mas longe de depender de mercados internacionais. Eu vejo que a produção está caindo, isso guarda relação com o PIB sim. Podemos tirar a prova real ano que vem, quando o PIB deve cair -1% tbm. Quanto ao produto em si, como falei, entendo como muito elástico. A maioria da linha é composta de substitutos. Bolachas são substitutos. Macarrão idem, enfim essa é a impressão que tenho. Aqui o camarada disseca bem a empresa, talvez te interesse (qdo estava nos 59/MDIA3): www.acaoereacao.net/mdiasbranco0915.html
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 7, 2015 16:45:44 GMT -3.5
Cadu, pode fazer o mesmo estudo da SEER3 por favor? SEER é uma empresa muito nova, tem um histórico curto na bolsa, ficando difícil de se analisar. Uqaz, eu montei um cenário que considero bem pessimista p/ razoável p/ ESTC no FCD, com um crescimento de 12% nos próximos 5 anos, e taxa de desconto de 10%. Vc faz o que vc quiser kkkk. Nos meus cenários, ao invés de duplicar os crescimentos médios dos últimos 5 anos, eu dupliquei os crescimentos do período anterior ao FIES. Olha só os cenários: Cenário Medíocre: +15,50%aa Cenário Mediano: +34,24%aa Cenário Otimista: +42,36%aa Assim, 15,50%aa reais (NTN-Bs 2035 dão 6,33% reais kkkkk) x 0,8 = 12,4%aa. Usando 12%aa, pelo seus critérios temos um P/L de 16,22x...tão dando 11x kkkk Eu aprovo seu modelo, Cadu! P/Ls históricos: 2008 25,85x 2009 30,94x 2010 27,35x 2011 21,14x 2012 31,29x 2013 24,44x 2014 17,51x Agora 11,07x E não se esquece, escute o webcast, é uma delícia.
|
|
erick
New Member
|
Post by erick on Nov 8, 2015 17:10:10 GMT -3.5
Vou ouvir também uqaz. Fiquei curioso! Nível EZTC de qualidade foi esta frase que me convenceu kkkkk
|
|
erick
New Member
|
Post by erick on Nov 10, 2015 16:25:06 GMT -3.5
BRFS3 derretendo 20% em poucos dias... ficando cada vez mais interessante!
|
|
|
Post by benjaminhap on Nov 10, 2015 17:01:59 GMT -3.5
Grande pessoal! Estou tão ausente do IM que só hoje vi o novo forum...
Acabei de me cadastrar! Vou tentar acompanhar aqui.
Excelente iniciativa. Já vi aqui Cadu, Potuz, bochan... Espero que o nível continue bom!
Aproveitando: Estava analisando Guararapes e Renner...
Uma coisa me chamou atenção: O faturamento da GUAR é ~85% do da LREN, depois o EBIT fica só ~34%, e no fim, o lucro líquido volta a ser ~80%.
Alguém entende o porque o EBIT da GUAR é tão menor que o da LREN, pra depois terem Lucro líquido equivalentes?
O fato de a GUAR não ser só a Riachuelo e sim operações bancárias infuencia? Se sim, como?
Abraços
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 10, 2015 20:04:57 GMT -3.5
Eu não saberia explicar, mas lembro que a Renner se faz com aquele cartão de fidelidade, no fim ela vira uns espécie de banco. A Riachuelo se tem algo do tipo, não parece ser representativo.
|
|
|
Post by Novatim on Nov 10, 2015 20:27:53 GMT -3.5
BRFS3 derretendo 20% em poucos dias... ficando cada vez mais interessante! Alguém poderia fazer a análise da BRFS3? Sei que os resultados melhoraram no 4T. Eu agradeceria muito.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 10, 2015 20:50:49 GMT -3.5
BRFS3 derretendo 20% em poucos dias... ficando cada vez mais interessante! Alguém poderia fazer a análise da BRFS3? Sei que os resultados melhoraram no 4T. Eu agradeceria muito. O cadu28 postou um resumo do balanço no tópico dela e tem alguma discussão rolando lá. clubinvest.boards.net/thread/103/br-foods-brfs3
|
|
|
Post by Novatim on Nov 10, 2015 20:53:54 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 11, 2015 10:01:19 GMT -3.5
Um pouco fora do assunto, mas relevante temos duas notícias interessantes. A primeira está fazendo com que os títulos públicos (ou com que os DY das NTN-Bs 2035 caia) e Bolsa (P/Ls) subam, mas sem o menor sentido... Dólar cai mais de 1% com rumores sobre Meirelles exame.abril.com.br/mercados/noticias/dolar-cai-mais-de-1-com-rumores-sobre-meirellesA segunda notícia é do front internacional. Ao mesmo tempo que a imprensa compra que o FED subirá suas taxas de juros em dezembro (hahahaha), a alavancagem do ouro se encontra em níveis recordes. Traduzindo: pra cada um grama de ouro físico na Comex existe 293 papéis de 1g de ouro. Por que isso acontece, dado que a festa de liquidez "estaria" para acabar? There Are Now 293 Ounces Of Paper Gold For Every Ounce Of Physical As Comex Registered Gold Hits New Low www.zerohedge.com/news/2015-11-04/there-are-now-293-ounces-paper-gold-every-ounce-physical-comex-registered-gold-hits-Por que numa economia atualmente "pulsante" como a americana o povo estaria doido pra se proteger com ouro?
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 11, 2015 15:38:02 GMT -3.5
Um pouco fora do assunto, mas relevante temos duas notícias interessantes. A primeira está fazendo com que os títulos públicos (ou com que os DY das NTN-Bs 2035 caia) e Bolsa (P/Ls) subam, mas sem o menor sentido... Dólar cai mais de 1% com rumores sobre Meirelles exame.abril.com.br/mercados/noticias/dolar-cai-mais-de-1-com-rumores-sobre-meirellesA segunda notícia é do front internacional. Ao mesmo tempo que a imprensa compra que o FED subirá suas taxas de juros em dezembro (hahahaha), a alavancagem do ouro se encontra em níveis recordes. Traduzindo: pra cada um grama de ouro físico na Comex existe 293 papéis de 1g de ouro. Por que isso acontece, dado que a festa de liquidez "estaria" para acabar? There Are Now 293 Ounces Of Paper Gold For Every Ounce Of Physical As Comex Registered Gold Hits New Low www.zerohedge.com/news/2015-11-04/there-are-now-293-ounces-paper-gold-every-ounce-physical-comex-registered-gold-hits-Por que numa economia atualmente "pulsante" como a americana o povo estaria doido pra se proteger com ouro? Sobre o ouro, significa que tem muita gente especulando com a moeda, seja p/ hedge ou p/ trade. A crise acabou uqaz. Ano que vem o Lula vai colocar um economista keynesiano e o Estado vai injetar dinheiro nas ruas. Que o próximo que vier que pague a conta! Hoje troquei CTIP por BRFS.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 11, 2015 15:41:59 GMT -3.5
Um pouco fora do assunto, mas relevante temos duas notícias interessantes. A primeira está fazendo com que os títulos públicos (ou com que os DY das NTN-Bs 2035 caia) e Bolsa (P/Ls) subam, mas sem o menor sentido... Dólar cai mais de 1% com rumores sobre Meirelles exame.abril.com.br/mercados/noticias/dolar-cai-mais-de-1-com-rumores-sobre-meirellesA segunda notícia é do front internacional. Ao mesmo tempo que a imprensa compra que o FED subirá suas taxas de juros em dezembro (hahahaha), a alavancagem do ouro se encontra em níveis recordes. Traduzindo: pra cada um grama de ouro físico na Comex existe 293 papéis de 1g de ouro. Por que isso acontece, dado que a festa de liquidez "estaria" para acabar? There Are Now 293 Ounces Of Paper Gold For Every Ounce Of Physical As Comex Registered Gold Hits New Low www.zerohedge.com/news/2015-11-04/there-are-now-293-ounces-paper-gold-every-ounce-physical-comex-registered-gold-hits-Por que numa economia atualmente "pulsante" como a americana o povo estaria doido pra se proteger com ouro? Sobre o ouro, significa que tem muita gente especulando com a moeda, seja p/ hedge ou p/ trade. A crise acabou uqaz. Ano que vem o Lula vai colocar um economista keynesiano e o Estado vai injetar dinheiro nas ruas. Que o próximo que vier que pague a conta! Hoje troquei CTIP por BRFS. Mas sempre se especulou com o ouro, oras! A alavancagem não era assim tão alta. Isto vai dar m... kkkk, escreva, inflação continua alta. Proteção contra inflação será a tônica dos próximos mesmes. Lembra que essa mamata do Diferimento de IR ano que vem não deve ter não hein...os resultados dos próximos 12 meses serão horrorosos tbm na última linha.
|
|
|
Post by mlemos on Nov 11, 2015 15:43:08 GMT -3.5
Coincidência cadu28, vendi um pouco de CTIP para comprar BRFS hoje também, e ia te perguntar, como CTIP está acima do PSBe não seria interessante vender!
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 11, 2015 16:33:28 GMT -3.5
Sobre o ouro, significa que tem muita gente especulando com a moeda, seja p/ hedge ou p/ trade. A crise acabou uqaz. Ano que vem o Lula vai colocar um economista keynesiano e o Estado vai injetar dinheiro nas ruas. Que o próximo que vier que pague a conta! Hoje troquei CTIP por BRFS. Mas sempre se especulou com o ouro, oras! A alavancagem não era assim tão alta. Isto vai dar m... kkkk, escreva, inflação continua alta. Proteção contra inflação será a tônica dos próximos mesmes. Lembra que essa mamata do Diferimento de IR ano que vem não deve ter não hein...os resultados dos próximos 12 meses serão horrorosos tbm na última linha. O governo já optou, entre ter inflação alta + recessão, que tenha somente uma boa e forte inflação! O populismo fala mais alto nestas horas. Sobre os resultados, não estou achando eles ruins não. Empresas boas continuam apresentando bons resultados. Empresas ruins tem reportado resultados ruins. Na verdade a maioria das empresas que acompanho tem reportado bons resultados.
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 11, 2015 16:36:43 GMT -3.5
Coincidência cadu28, vendi um pouco de CTIP para comprar BRFS hoje também, e ia te perguntar, como CTIP está acima do PSBe não seria interessante vender! Bateu no preço alvo, foi pro saco. O mesmo ocorreu com UGPA nos 70 neste ano. BRFS tem um suporte forte nos 55, estou apostando que segura as calças ali. Se perder este, deve testar os 51.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 12, 2015 20:45:57 GMT -3.5
Depois de longos meses resolvi comprar uma acao: BRSR6.
Ela atualmente deve pagar nos proximos 12 meses cerca de 12,5%aa liquidos proventos. Apesar de ser um banquinho estatal penso ser possivel o Governo gaucho querer arrancar o maximo de proventos que puder, o q me interessa.
Os niveis de inadimplencia e provisoes estao altos, da ordem de 2001 - 2003 (crise). E ainda assim o lucro saiu de uns 100mi em 2001 pra uns 900mi atualmente.
Estou vendo esses 12,5% de dividendos acompanhados de uma evolucao de lucros razoavel (vencendo da inflacao com relativa folga) este ano, o que emularia talvez a performance de um fii. Fora o fato de a cotação do papel estar na lona com a fuga da gringaida.
Me incomoda, alem de o fato de ser estatal, o fato de na DRE aparecerem umas magicas contabeis como comentei em post anterior... mas dado que isso está acontecendo em todos os bancos espero que seja normal/recorrente.
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 13, 2015 7:47:21 GMT -3.5
Depois de longos meses resolvi comprar uma acao: BRSR6. Ela atualmente deve pagar nos proximos 12 meses cerca de 12,5%aa liquidos proventos. Apesar de ser um banquinho estatal penso ser possivel o Governo gaucho querer arrancar o maximo de proventos que puder, o q me interessa. Os niveis de inadimplencia e provisoes estao altos, da ordem de 2001 - 2003 (crise). E ainda assim o lucro saiu de uns 100mi em 2001 pra uns 900mi atualmente. Estou vendo esses 12,5% de dividendos acompanhados de uma evolucao de lucros razoavel (vencendo da inflacao com relativa folga) este ano, o que emularia talvez a performance de um fii. Fora o fato de a cotação do papel estar na lona com a fuga da gringaida. Me incomoda, alem de o fato de ser estatal, o fato de na DRE aparecerem umas magicas contabeis como comentei em post anterior... mas dado que isso está acontecendo em todos os bancos espero que seja normal/recorrente. Eita, escolheu logo uma de alto risco!?
|
|