|
Post by jigsaw on Dec 30, 2015 18:46:03 GMT -3.5
Jigsaw você achad que eu não estou acompanhando a deterioração de HGRE11, FFCI11 e HGL11? Óbvio que estou, só que a minha prioridade é observar boas quedas de BBPO11, SAAG11, FCFL11, AGCX11, CXCE11 e outros para a minha carteira. Sou rentista, e enquanto não tiver uma renda que corresponda 4x aos meus gastos básicos de alimentação, água, luz, gás, etc. vou focar principamente nos FIIs que me garantam renda. Estou examinando bolsas internacinais à procura de pechinchas (nos esteites a meu ver, no meu entendimento só a CORR) Visito diarimente além daqui o CT, Marketwatch, Seeking Alpha e Motley Fool (este último bem menos) e acho que estou aprendendo pacas com as diferentes visões, expectativas e análises dos participantes do mercado. Mas o meu perfil não muda, minha prioridade é a renda. Sultão do Swing , pelo que percebi vc tem focado sua atenção em FIIs consolidados, geracionais, com bom historico de receitas e dividendos, está fazendo direito a lição de casa, hein? poderia explanar sobre esse CORR um pouco mais? E esses canais de notícias dos US são bastante uteis mesmo? o que de fato você acompanha neles?
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 30, 2015 18:51:26 GMT -3.5
Pancada forte em BRCR11, porrada em ALMI11, sinal laranja para XPCM bochan , alem desses 3, o XTED tambem tem a PETROBRAS como locatária, vamos ver se será atingida tambem. Ha pouco tempo eu havia discutido com o Sultão do Swing sobre a questão de ter FIIs ancorados em estatais, acho uma preocupaçao pertinente neste momento de crise no governo.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Dec 30, 2015 21:01:50 GMT -3.5
Pancada forte em BRCR11, porrada em ALMI11, sinal laranja para XPCM bochan , alem desses 3, o XTED tambem tem a PETROBRAS como locatária, vamos ver se será atingida tambem. Ha pouco tempo eu havia discutido com o Sultão do Swing sobre a questão de ter FIIs ancorados em estatais, acho uma preocupaçao pertinente neste momento de crise no governo. O XTED11 é um FII de dois imóveis: o "bom" vai vagar e o ruim está com a Petrossauro. Acho que a situação da XPCM11 um pouco melhor porque acompanhei o processo de ocupação do prédio. A Petrossauro exigiu várias modificações antes de entrar. Eu interpretei isso como uma mostra de intenção em permanecer um bom tempo.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Dec 30, 2015 21:15:46 GMT -3.5
Sultão do Swing , pelo que percebi vc tem focado sua atenção em FIIs consolidados, geracionais, com bom historico de receitas e dividendos, está fazendo direito a lição de casa, hein? poderia explanar sobre esse CORR um pouco mais? E esses canais de notícias dos US são bastante uteis mesmo? o que de fato você acompanha neles? A questão é que terei a opção de obter a minha independência financeira já nos primeiros meses do ano que vem, e preciso mais do que uma alta renda de uma renda mais segura. Além disso é claro que meu dinheiro não vai todo para FIIs. Bem tenho percorrido sites de vários países pesquisando FIIs. A maioria dos países desenvolvidos infelizmente adota a mesma prática dos americanos de reter 30% ou próximo a isso, de investidores não-residentes. Quando não é isso, os FIIs valorizaram em excesso jogando o dy para baixo. Sobraram por enquanto: Hong Kong & Cingapura - mercados consolidados, inflação ridicula (ano passado em Cingapura foi de 0,2% no ano) bons dys e mostraram resiliência quando da última crise (algo que eu procuro descobrir). Não fazem a retenção de dividendos de estrangeiros que invistam lá. O ponto contra é que nossa moeda se desvalorizou bastante também em relação à moeda dos dois lugares, de modo que, por exemplo, o mínimo que se paga de corretagem em HK ou Cing é por volta dos 70 reais. México! Tem prosperado nos últimos anos e desconta apenas 10% de não-residentes. O problema é que o mercado de FIIs lá (que eles denominam de "FIBRAS") ainda é incipiente, embora os que já existem abarquem dezenas de imóveis ou mais até. O senão, para mim, é que, como o setor é novo ainda não passou pelo "teste da crise", ou seja, só quando rola uma boa crise que a gente sabe se o negócio é sólido ou se foi apenas um amor de verão. No caso do CORR ocorre o seguinte: eles são um Reit especializado em prover infraestrutura para empresas petrolíferas. Com a queda dos preços do petróleo, não preciso dizer, as cotações das companhias de petróleo desabaram. E a CORR foi de carona nessa queda apesar do seu negócio não ser a extração ou refino de petróleo. Com a queda da cotação isso jogou o dy da CORR para algo tipo 21% ao ano. Isso é raro em FIIs "de tijolo". Depois eu caço se você quiser um link detalhando a situação deles. Por enquanto a queda é só de cotação e não dos fundamentos. Mas isso tudo é divagação, porque ainda não tenho nem o passaporte para investir nos EUA. Vou ver se tiro em janeiro. Dê depois uma olhada na última capa da "The Economist" (aviso: não é a Gisele Bundchen) Abs
|
|
|
Post by jigsaw on Jan 1, 2016 18:09:01 GMT -3.5
jigsaw, fiz um recentemente, apenas com alguns fundos de escritório de maior liquidez. A ideia era fazer isso com escritórios e shoppings, mas senti bastante dificuldade de encontrar informações confiáveis de ABL nos relatórios dos FIIs deste segundo grupo. Mesmo nos de escritórios tive algumas dificuldades. Boa parte dos relatórios de escritórios tem a informação da ABL total, sem discriminar a natureza de cada uma (laje, escritório, vaga de garagem, etc). Quando não encontrei a ABL no relatório, copiei o dado do site do tetzner sem checar se o dado está correto (este seria um trabalho para uma segunda etapa). Também notei que alguns fundos tem certas particularidades (por ex: o RNGO11, que divulga uma área de deck, que não parece ser locável, apesar de a informação não constar claramente do relatório, ou os fundos mistos, que mesclam áreas de escritório com logística, inviabilizando a comparação.) Seguem os dados, com a ressalva de que pelas razões acima (e muitas outras) eles devem conter uma série de imprecisões. rst , ótimo trabalho, como você fez um estudo preliminar, nao precisaremos partir do zero, a idéia é essa mesma, não há nenhum problema em utilizar dados do site do tetzner, desde que esses dados sejam validados, o correto seria identifica-los no prospecto, estudo de viabilidade ou laudos de avaliação, mas nao necessariamente neste primeiro momento, inclusive foi no site dele que eu havia mencionado que ha 2 publicações pagas $$$ que contem o custo/m^2 dos FIIs e aluguel/m^2, mas isso muda de acordo com a cotação do FII, portanto esses valores não são fixos, vamos tentar implementar isso aqui no Clubinvest, mas como eu disse, demanda tempo e dedicação, vou tentar validar esses valores que você achou e adicionar mais alguns fundos, depois eu atualizo aqui. Ha FIIs híbridos que podem se tornar mais complicados, o FIIP possui 3 Centros de Distribuições + 4 Lojas de rua (retail), o KNRI que voce mencionou possui galpões logísticos + escritorios, o PRSV possui + 50 garagens em outro Edifício, o FLMA possui Hotel + Escritorios, nesse nao sei se haveria problemas, mas aos poucos vamos lapidando essas informações. rst , terminei de tabular os dados de ABL na minha planilha, agora faltam compilar os dados de cotação e distribuição de rendimentos, depois posto aqui o esqueleto da planilha para futuras melhorias, o jeito é ir lapidando aos poucos, tem casos que nao tem jeito, os FIIs mixtos (não confundir com FIIs híbridos, são definições diferentes), tipo KNRI, MAXR, FIIP, FLMA, etc, mas tudo no seu tempo, vamos ver se o pessoal vai "curtir" depois que postarmos.
|
|
|
Post by jigsaw on Jan 2, 2016 10:11:26 GMT -3.5
A questão é que terei a opção de obter a minha independência financeira já nos primeiros meses do ano que vem, e preciso mais do que uma alta renda de uma renda mais segura. Além disso é claro que meu dinheiro não vai todo para FIIs. Bem tenho percorrido sites de vários países pesquisando FIIs. A maioria dos países desenvolvidos infelizmente adota a mesma prática dos americanos de reter 30% ou próximo a isso, de investidores não-residentes. Quando não é isso, os FIIs valorizaram em excesso jogando o dy para baixo. Sultão do Swing , que bacana que você está prestes a entrar no seleto clube daqueles que conseguiram adquirir a IF, parabéns, é preciso muito esforço e dedicação para isso, não só no desenvolvimento de uma carreira profissional (para angariar recursos para isso), como também no estudo do mercado financeiro, com certeza isso é para poucos. Sobraram por enquanto: Hong Kong & Cingapura - mercados consolidados, inflação ridicula (ano passado em Cingapura foi de 0,2% no ano) bons dys e mostraram resiliência quando da última crise (algo que eu procuro descobrir). Não fazem a retenção de dividendos de estrangeiros que invistam lá. O ponto contra é que nossa moeda se desvalorizou bastante também em relação à moeda dos dois lugares, de modo que, por exemplo, o mínimo que se paga de corretagem em HK ou Cing é por volta dos 70 reais. México! Tem prosperado nos últimos anos e desconta apenas 10% de não-residentes. O problema é que o mercado de FIIs lá (que eles denominam de "FIBRAS") ainda é incipiente, embora os que já existem abarquem dezenas de imóveis ou mais até. O senão, para mim, é que, como o setor é novo ainda não passou pelo "teste da crise", ou seja, só quando rola uma boa crise que a gente sabe se o negócio é sólido ou se foi apenas um amor de verão. Sultão do Swing , se o seu percentual dirigido a FIIs aqui no Brasil é baixo (me parece que você está concentrado em TD e algumas empresas com foco em dividendos), então qual o motivo de se aventurar nesses mercados mais exóticos? vc acredita que existam barganhas tão grandes assim que vale a pena o estudo desse mercado alternativo? No caso do CORR ocorre o seguinte: eles são um Reit especializado em prover infraestrutura para empresas petrolíferas. Com a queda dos preços do petróleo, não preciso dizer, as cotações das companhias de petróleo desabaram. E a CORR foi de carona nessa queda apesar do seu negócio não ser a extração ou refino de petróleo. Com a queda da cotação isso jogou o dy da CORR para algo tipo 21% ao ano. Isso é raro em FIIs "de tijolo". Depois eu caço se você quiser um link detalhando a situação deles. Por enquanto a queda é só de cotação e não dos fundamentos. Mas isso tudo é divagação, porque ainda não tenho nem o passaporte para investir nos EUA. Vou ver se tiro em janeiro. Dê depois uma olhada na última capa da "The Economist" (aviso: não é a Gisele Bundchen) Abs Vlw pela explicação sobre o CORR, parece que tudo que está ligado a petróleo está em período de recessão/estagnação, quanto a "The Economist", por acaso seria a Jessica Alba?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 8, 2016 17:33:37 GMT -3.5
Sultão do Swing , que bacana que você está prestes a entrar no seleto clube daqueles que conseguiram adquirir a IF, parabéns, é preciso muito esforço e dedicação para isso, não só no desenvolvimento de uma carreira profissional (para angariar recursos para isso), como também no estudo do mercado financeiro, com certeza isso é para poucos. Nada disso, trata-se de uma herança que caiu no meu colo, mas em forma de imóvel. Vou ter que tomar a tormentosa decisão de vender em 2016, "na baixa", ou adiar os meus projetos. Mas a possibilidade de fazê-lo é grande. Sultão do Swing , se o seu percentual dirigido a FIIs aqui no Brasil é baixo (me parece que você está concentrado em TD e algumas empresas com foco em dividendos), então qual o motivo de se aventurar nesses mercados mais exóticos? vc acredita que existam barganhas tão grandes assim que vale a pena o estudo desse mercado alternativo? Nenhum dos três mercados é exótico. Cingapura e Hong Kong são duas potências comerciais/financeiras. O meu velho já fez muito negócio em HK. Economias sólidas, vários FIIs que caíram de preço (provavelmente com a alta do dólar nos mercados). Além disso, foi um dos poucos lugares que não fazem a retenção de dividendos (além de lá continuarem isentos). Tem um plus a mais como diria o sapo barbudo. Assim como o Smallcaps gosta do BMLC11b, que se compõe de algumas lajes, pelo fato do lugar, na zona sul do Rio não ter mais lugares disponíveis para construção, o mesmo vale para Cingapura e HK, se alguém quiser locar imóvel vai ter que se virar com o que já existe. Como eu disse, o México, por sua vez, está deixando de ser um lugar lotado de sonolentos portadores de sombreros. A industrialização no norte está mudando a face do México. O problem é que lá os FIIs rendem por volta de 5-7%, enquanto os títulos públicos pagam por volta de 6% e a inflação por volta de 3%. Ou seja, teria que esperar o dy melhorar para começar a comprar. Nos próximos meses devo começar a comprar algo nos EUA também, só que vou começar provavelmente por ETF de ouro. Vlw pela explicação sobre o CORR, parece que tudo que está ligado a petróleo está em período de recessão/estagnação, quanto a "The Economist", por acaso seria a Jessica Alba? Quem está na capa do "The Economist" não e tão miau quanto a Jessica Alba, mas está perto (basta você beber uma garrafa de vodka, bem entendido.)
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 8, 2016 17:38:41 GMT -3.5
Sultão do Swing , pelo que percebi vc tem focado sua atenção em FIIs consolidados, geracionais, com bom historico de receitas e dividendos, está fazendo direito a lição de casa, hein? poderia explanar sobre esse CORR um pouco mais? E esses canais de notícias dos US são bastante uteis mesmo? o que de fato você acompanha neles? Exatamente. Mas veja bem, só vou armar "posição grande" depois que a questão tributária estiver melhor equacionada. Acho difícil acreditar que uma regra daninha e amadorística como a de que só as novas emissões seriam tributadas vingue. Eles vão ter que reformular isso. CORR é um exemplo de como vou fazendo meu aprendizado. Li primeiro um artigo em que o fundamento era que CORR estava caindo puramente por servir às companhias de petróleo. Acabei de ler outro dizendo que o desempenho da CORR na verdade é ruim mesmo. Fora do mapa.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 8, 2016 17:48:32 GMT -3.5
Fora do Brasil eles também se preocupam se o ativo está subvalorizado. Mas eu tenho minhas razões para tirar da cabeça, no momento, a ideia de guiar meus investimentos por isso. Assim como aconteceu no Japão, onde a estagnação econômica levou a uma estagnação correspondente na bolsa, acredito que o mesmo cenário possa se reproduzir no Brasil. Fiquei até de discutir com os outros isso, pois o Bovespa está virando "para baixo" no longo prazo. Acredito que a salvação da lavoura, no méidio prazo, serão ativos que gerem dividendos. Assim pouco me preocupo se EZTC3 está prestes a virar para o positivo no mensal ou não, por exemplo, pois a minha aposta é que a época de ver ações valorizando 70% ou mais, como antigamente passou E não esqueça que o artigo do André Rocha, muito bem escrito e didático como de costume, é só um esboço. Várias considerações terão de se levadas no cálculo de cada ativo individualmente para saber o potencial de valorização, óbvio. Aqui o Brad Thomas explica o porquê de um Reit americano, considerado bom, estar sempre com desconto no NAv: seekingalpha.com/article/3789406-one-liberty-is-now-a-challenger-will-it-become-a-championO que quero dizer é, em um cenário de estagnação, o seu investimento em PRSV11 pode não gerar o retorno que você espera, devido à estagnação geral da economia, mas respeito a sua posição. Minha orientação no momento é outra.
|
|
|
Post by jigsaw on Jan 11, 2016 9:05:14 GMT -3.5
Sultão do Swing , como estou vendo que você ainda tem uma certa dificuldade no quote, e pra eu nao ficar corrigindo isso toda hora, resolvi postar uma imagem (espécie de tutorial), para facilitar a explicação: perceba que basta você repetir o que está nos retângulos em vermelho e em preto para intercalar as respostas, isso facilitará a diagramação, lembrando sempre que isso deve ser realizado na caixa BBCode indicado na imagem, o Preview é apenas para verificar como ficou o post depois de pronto.
|
|
|
Post by disc126 on Jan 11, 2016 9:18:15 GMT -3.5
Sultão do Swing , como estou vendo que você ainda tem uma certa dificuldade no quote, e pra eu nao ficar corrigindo isso toda hora, resolvi postar uma imagem (espécie de tutorial), para facilitar a explicação: perceba que basta você repetir o que está nos retângulos em vermelho e em preto para intercalar as respostas, isso facilitará a diagramação, lembrando sempre que isso deve ser realizado na caixa BBCode indicado na imagem, o Preview é apenas para verificar como ficou o post depois de pronto. Jig Deu erro na imagem
|
|
|
Post by jigsaw on Jan 11, 2016 9:41:05 GMT -3.5
Fora do Brasil eles também se preocupam se o ativo está subvalorizado. Mas eu tenho minhas razões para tirar da cabeça, no momento, a ideia de guiar meus investimentos por isso. Assim como aconteceu no Japão, onde a estagnação econômica levou a uma estagnação correspondente na bolsa, acredito que o mesmo cenário possa se reproduzir no Brasil. Fiquei até de discutir com os outros isso, pois o Bovespa está virando "para baixo" no longo prazo. Acredito que a salvação da lavoura, no méidio prazo, serão ativos que gerem dividendos. Assim pouco me preocupo se EZTC3 está prestes a virar para o positivo no mensal ou não, por exemplo, pois a minha aposta é que a época de ver ações valorizando 70% ou mais, como antigamente passou E não esqueça que o artigo do André Rocha, muito bem escrito e didático como de costume, é só um esboço. Várias considerações terão de se levadas no cálculo de cada ativo individualmente para saber o potencial de valorização, óbvio. Aqui o Brad Thomas explica o porquê de um Reit americano, considerado bom, estar sempre com desconto no NAv: seekingalpha.com/article/3789406-one-liberty-is-now-a-challenger-will-it-become-a-championO que quero dizer é, em um cenário de estagnação, o seu investimento em PRSV11 pode não gerar o retorno que você espera, devido à estagnação geral da economia, mas respeito a sua posição. Minha orientação no momento é outra. Sultão do Swing , eu não costumo fazer isso, expor a minha estratégia, mas vou abrir uma exceção, tambem respeito sua posição, aliás, um ambiente de discussão como este só funciona assim, atravès de respeito mutuo, mesmo havendo divergências de opiniões. Mas vamos lá, eu tinha 8 FIIs na carteira, hoje tenho 4, os 2 mais importantes que eu tinha (em volume) eram PQDP E AGCX, entao vendi as duas posições e troquei tudo por PRSV, na proporção de 2:1, sendo assim eu fiz duas dobras, em quantidade de cotas, a titulo de exemplo, (números fictícios) se eu tinha 200 quotas de PQDP, troquei por 400 quotas de PRSV, seu eu tinha 200 quotas de AGCX, troquei por 400 quotas de PRSV, entao ao inves de 400 quotas, eu tenho hoje (números fictícios) 800 quotas de PRSV, entao se o PRSV me paga 3,5, isso corresponderia a 7,00 no PQDP ou no AGCX, entretanto se o PRSV alugar e pagar 7,00 reais, isso significaria 14,00 reais no PQDP ou AGCX, por outro lado eu nao me preocupo com esses proventos, pois devido a essa dobra estou recebendo a mesma quantidade de proventos se nao tivesse feito a operação, e com uma possibilidade de ter um aumento significativo na distribuição de proventos, nem estou levando em conta a possivel valorização, pois o retorno que eu queria eu já consegui, que seria uma maior quantidade de quotas, na qual eu havia projetado para ter daqui a 5 anos, isso pra mim é o grande mérito da questão, apesar de que fiquei muito exposto em PRSV, mas como os FIIs são uma parte do meu patrimônio, isso não me causa nenhuma preocupação, ao contrario de alguém que colocasse 100% (do patrimônio) em FIIs.
|
|
|
Post by jigsaw on Jan 11, 2016 9:42:30 GMT -3.5
Sultão do Swing , como estou vendo que você ainda tem uma certa dificuldade no quote, e pra eu nao ficar corrigindo isso toda hora, resolvi postar uma imagem (espécie de tutorial), para facilitar a explicação: perceba que basta você repetir o que está nos retângulos em vermelho e em preto para intercalar as respostas, isso facilitará a diagramação, lembrando sempre que isso deve ser realizado na caixa BBCode indicado na imagem, o Preview é apenas para verificar como ficou o post depois de pronto. Jig Deu erro na imagem É mesmo? pra mim aqui está aparecendo normalmente. Não teria como vc acessar de outro computador? se persistir o erro eu faço um novo Print Screen.
|
|
|
Post by silversurfer on Jan 11, 2016 10:42:30 GMT -3.5
Muitos FIIs apanhando hoje. Possível relação com aumento dos juros futuros.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 11, 2016 16:40:22 GMT -3.5
Muitos FIIs apanhando hoje. Possível relação com aumento dos juros futuros. Será que não é o medo pelo aumento de vacância ou mesmo de desvalorização das cotas por causa da crise, sendo que tem alternativas mais seguras e com menor risco no TD?
|
|
|
Post by silversurfer on Jan 11, 2016 18:18:58 GMT -3.5
Muitos FIIs apanhando hoje. Possível relação com aumento dos juros futuros. Será que não é o medo pelo aumento de vacância ou mesmo de desvalorização das cotas por causa da crise, sendo que tem alternativas mais seguras e com menor risco no TD? Por ai que estava pensando Volverine. Selic aumentando, TD fica mais atrativo, entre outras opções de renda fixa. Chamou atenção a queda no início do pregão de XTED. Caiu quase 8% e depois ficou em -3,57%. Teve gente em outro fórum profetizando, ou dando como certa, a entrega do imóvel do fundo em Macaé pela Petrobrás. Se isso acontecer só Deus sabe onde vai parar a cota. Pode ser que me interesse.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jan 11, 2016 21:59:36 GMT -3.5
Será que não é o medo pelo aumento de vacância ou mesmo de desvalorização das cotas por causa da crise, sendo que tem alternativas mais seguras e com menor risco no TD? Por ai que estava pensando Volverine. Selic aumentando, TD fica mais atrativo, entre outras opções de renda fixa. Chamou atenção a queda no início do pregão de XTED. Caiu quase 8% e depois ficou em -3,57%. Teve gente em outro fórum profetizando, ou dando como certa, a entrega do imóvel do fundo em Macaé pela Petrobrás. Se isso acontecer só Deus sabe onde vai parar a cota. Pode ser que me interesse. Se a Petrobrás devolver um imóvel em Macaé, tem outras empresas no local que poderiam se interessar em ocupá-lo, a um valor minimamente razoável para o fundo?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 12, 2016 4:34:48 GMT -3.5
Por ai que estava pensando Volverine. Selic aumentando, TD fica mais atrativo, entre outras opções de renda fixa. Chamou atenção a queda no início do pregão de XTED. Caiu quase 8% e depois ficou em -3,57%. Teve gente em outro fórum profetizando, ou dando como certa, a entrega do imóvel do fundo em Macaé pela Petrobrás. Se isso acontecer só Deus sabe onde vai parar a cota. Pode ser que me interesse. Se a Petrobrás devolver um imóvel em Macaé, tem outras empresas no local que poderiam se interessar em ocupá-lo, a um valor minimamente razoável para o fundo? Dificilmente, Bochan, a sorte de Macaé , no momento, depende do petróleo. E com a deterioração da situação financeira da Petrossauro e e queda dos preços do petróleo no mercado internacional, a situação do município se complicou. Assim como aconteceu no Rio, a queda das cotações pode ter implicado em uma queda de 50% nos royalties do petróleo: economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2015/02/03/brasil-cortes-na-petrobras-sao-desastrosos-para-macae-a-capital-do-petroleo.htmTanto XTED11 como XPCM11 podem ser grandemente afetados, daí o nervosismo no mercado. A XTED11 tem hoje basicamente dois prédios, um em processo de desocupação (esse é o prédio "bom" do fundo). O outro está localizado em Macaé, locado para a Petrossauro (esse é o prédio "ruim"). Uma desocupação, no presente momento, levaria a uma vacância quase total do fundo. O caso do XPCM11 é diferente: gastou-se um bom tempo e dinheiro até que o prédio ficasse segundo as exigências da Petrossauro. A atividade que a empresa exerce lá, de monitoramento, não parece ser uma atividade que entraria no topo da lista de cortes de atividades da empresa. Mas, mesmo sendo menor que o risco de vacância na XTED11, o resultado seria que o prédio se tornaria um elefante branco, numa região em decadência econômica.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 12, 2016 4:36:28 GMT -3.5
Sultão do Swing , como estou vendo que você ainda tem uma certa dificuldade no quote, e pra eu nao ficar corrigindo isso toda hora, resolvi postar uma imagem (espécie de tutorial), para facilitar a explicação: perceba que basta você repetir o que está nos retângulos em vermelho e em preto para intercalar as respostas, isso facilitará a diagramação, lembrando sempre que isso deve ser realizado na caixa BBCode indicado na imagem, o Preview é apenas para verificar como ficou o post depois de pronto. Jigsaw, desde os meus tempos de IM eu nunca fui muito bom de quote. Vou ser mais caprichoso de agora em diante, prometo.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 12, 2016 4:42:33 GMT -3.5
Fora do Brasil eles também se preocupam se o ativo está subvalorizado. Mas eu tenho minhas razões para tirar da cabeça, no momento, a ideia de guiar meus investimentos por isso. Assim como aconteceu no Japão, onde a estagnação econômica levou a uma estagnação correspondente na bolsa, acredito que o mesmo cenário possa se reproduzir no Brasil. Fiquei até de discutir com os outros isso, pois o Bovespa está virando "para baixo" no longo prazo. Acredito que a salvação da lavoura, no méidio prazo, serão ativos que gerem dividendos. Assim pouco me preocupo se EZTC3 está prestes a virar para o positivo no mensal ou não, por exemplo, pois a minha aposta é que a época de ver ações valorizando 70% ou mais, como antigamente passou E não esqueça que o artigo do André Rocha, muito bem escrito e didático como de costume, é só um esboço. Várias considerações terão de se levadas no cálculo de cada ativo individualmente para saber o potencial de valorização, óbvio. Aqui o Brad Thomas explica o porquê de um Reit americano, considerado bom, estar sempre com desconto no NAv: seekingalpha.com/article/3789406-one-liberty-is-now-a-challenger-will-it-become-a-championO que quero dizer é, em um cenário de estagnação, o seu investimento em PRSV11 pode não gerar o retorno que você espera, devido à estagnação geral da economia, mas respeito a sua posição. Minha orientação no momento é outra. Sultão do Swing , eu não costumo fazer isso, expor a minha estratégia, mas vou abrir uma exceção, tambem respeito sua posição, aliás, um ambiente de discussão como este só funciona assim, atravès de respeito mutuo, mesmo havendo divergências de opiniões. Mas vamos lá, eu tinha 8 FIIs na carteira, hoje tenho 4, os 2 mais importantes que eu tinha (em volume) eram PQDP E AGCX, entao vendi as duas posições e troquei tudo por PRSV, na proporção de 2:1, sendo assim eu fiz duas dobras, em quantidade de cotas, a titulo de exemplo, (números fictícios) se eu tinha 200 quotas de PQDP, troquei por 400 quotas de PRSV, seu eu tinha 200 quotas de AGCX, troquei por 400 quotas de PRSV, entao ao inves de 400 quotas, eu tenho hoje (números fictícios) 800 quotas de PRSV, entao se o PRSV me paga 3,5, isso corresponderia a 7,00 no PQDP ou no AGCX, entretanto se o PRSV alugar e pagar 7,00 reais, isso significaria 14,00 reais no PQDP ou AGCX, por outro lado eu nao me preocupo com esses proventos, pois devido a essa dobra estou recebendo a mesma quantidade de proventos se nao tivesse feito a operação, e com uma possibilidade de ter um aumento significativo na distribuição de proventos, nem estou levando em conta a possivel valorização, pois o retorno que eu queria eu já consegui, que seria uma maior quantidade de quotas, na qual eu havia projetado para ter daqui a 5 anos, isso pra mim é o grande mérito da questão, apesar de que fiquei muito exposto em PRSV, mas como os FIIs são uma parte do meu patrimônio, isso não me causa nenhuma preocupação, ao contrario de alguém que colocasse 100% (do patrimônio) em FIIs. Ok, então assim como eu, você se preocupa em ter sempre um "plano B". Você aposta numa correção da defasagem do valor de mercado de hoje do ativo, concomitantemente quer ir recebendo os proventos. Não soa um plano de todo mau, mas você tem bem mais caminhada do que eu em FIIs. Como eu já disse, a primeira preocupação minha é ter 4x o correspondente aos meus gastos mensais, depois eu posso partir para um esquema mais sofisticado. É isso ai. Abs
|
|