|
Post by Sultão do Swing on Dec 15, 2019 11:40:21 GMT -3.5
Com a queda da Selic, deve se esperar uma migração maior ainda para os FIIs. A subida de preços recente dos FIIs me pareceu alucinante. Tem o ditado antigo de ser cauteloso quando os outros forem gananciosos. Acho que estamos neste momento. Além da subida dos preços, tem uma avalanche de emissões. Não acho que é uma bolha, mas é um claro sinal de euforia. Vontade é de vender. O problema é onde alocar $ . LFT após pagar IR e descontada a inflação deve dar 0x0 ou negativo. Pensando em comprar KNCR11. Alguma outra sugestão?
Concordo contigo em ambos os aspectos, estamos em plena fase de euforia, onde é mais época em pensar em realizar o lucro de anos do que começar a investir, apesar de que acredito que a fase vai durar mais alguns meses ao menos
Quanto à sugestões, tudo está muito caro, também concordo contigo. Uma alternativa mais arriscada seria talvez, pensando no longo prazo, comprar vacância em FIIs que estão por baixo
Meu conhecimento na área limita a assistir ao vídeo do cpf no Youtube, o qual eu diria para você assistir também.
Como não vejo muitas opções no mercado estou pensando mesmo nisso, mas será seguindo os conselhos do cpf: comprar len-ta-men-te. Abs
|
|
|
Post by rogerdff on Dec 17, 2019 20:45:12 GMT -3.5
Com a queda da Selic, deve se esperar uma migração maior ainda para os FIIs. A subida de preços recente dos FIIs me pareceu alucinante. Tem o ditado antigo de ser cauteloso quando os outros forem gananciosos. Acho que estamos neste momento. Além da subida dos preços, tem uma avalanche de emissões. Não acho que é uma bolha, mas é um claro sinal de euforia. Vontade é de vender. O problema é onde alocar $ . LFT após pagar IR e descontada a inflação deve dar 0x0 ou negativo. Pensando em comprar KNCR11. Alguma outra sugestão?
Concordo contigo em ambos os aspectos, estamos em plena fase de euforia, onde é mais época em pensar em realizar o lucro de anos do que começar a investir, apesar de que acredito que a fase vai durar mais alguns meses ao menos
Quanto à sugestões, tudo está muito caro, também concordo contigo. Uma alternativa mais arriscada seria talvez, pensando no longo prazo, comprar vacância em FIIs que estão por baixo
Meu conhecimento na área limita a assistir ao vídeo do cpf no Youtube, o qual eu diria para você assistir também.
Como não vejo muitas opções no mercado estou pensando mesmo nisso, mas será seguindo os conselhos do cpf: comprar len-ta-men-te. Abs
MALL11 me parece um dos poucos que ficou pra trás. Se voltar a render perto dos 0,60 pode subir bem. GGRC11, XPLG11 são alguns que tinha e que dispararam. Euforia tomando conta e ninguém preocupado com margem de segurança, pra que, mercado é pra cima e além.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Dec 18, 2019 0:43:48 GMT -3.5
Esse é um dos tópicos que a gente tem também que ficar atento roger, quero dizer, quando a gente entra na bolsa, em geral se é um alegre trader. Tudo é alegria, tudo e alta
Mas assim como o Bochan postou no sentido de que "não sou um gênio, o mercado é que está eufórico" a gente tem que controlar para não dar igual a rapeizi do Bairro Peixoto:
"até um tempo atrás eu era como essas sardinhas, hoje não, agora eu sou um cara ishhperto!"
Eu tento ser o mais objetivo possível e as poucas cotas que tenho de NSLU, KNRI11, HGRE11 já ultrapassaram em muito o limite que eu admito pagar
O nosso mestre cpf mesmo diz: no longo prazo, a gente vê que os investidores de FIIs que são bem-sucedidos compram dentro de uma certa faixa e com isso não entram em PÂNICO quando a coisa fica feia
Eu penso até em comprar vacância fora do Br porque a minha mufufa aos poucos vai entrando e eu não sou de gastar.
Euforia do mercado, bróder, tô fora. Abs
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 18, 2019 19:22:02 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 28, 2019 23:13:32 GMT -3.5
Assuntos:
Selic vs IFIX; Quantidade de investidores em FIIs; Maiores FIIs com P/VPA com ágio bem acima do patrimônio; Fundos que tiveram forte valorização na reavaliação do valor patrimonial; Perspectivas para 2020: Estudos da B3 para criação de ETF de FIIs e Aluguel de cotas de FIIs; Retorno percetual de alguns índices de produtos financeiros.
Fundos imobiliários atingem novo patamar em 2019. O que esperar para 2020
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 30, 2019 19:56:35 GMT -3.5
Com essa criação em massa de FIIs, parece ser pouco provável que a B3 venha a criar um ETF de FIIs, pois entraria em conflito direto com os outros FIIs e FOFs.
E se esse eventual ETF de FIIs tiver/tivesse o mesmo mecanismo de expurgo semelhante ao usado no IBOV (BOVA11), em que os piores ativos saem do índice e entram outros, então esse ETF de FIIs seria um produto financeiro imobiliário imbatível, a prova de "dummies".
FIIs que piorassem os fundamentos (aumento de vacância, diminuição de volume negociado, piora nos fundamentos, etc) sairiam do índice e entrariam outros em melhor condição.
Quem tivesse um ETF desse não precisaria se preocupar se na composição do ETF de FIIs houvesse FIIs de agências bancárias, que tenham imóveis em locais ruins; ou mesmo também não precisaria se preocupar se o ETF tivesse em sua composição FIIs com imóveis em cidades onde o setor de imóveis está passando por crise, como a que vem ocorrendo no RJ. Bastaria esperar alguns meses e com a piora dos fundamentos esses FIIs seriam expurgados do índice que é usado para compor o ETF e aí o problema seria resolvido (para o detentor do ETF).
Para os FIIs que saissem da composição do ETF seria o pior dos mundos, pois como o ETF seria um produto financeiro de qualidade superior, então não haveria porque se manter em um FII problemático. Então provavelmente esse FII que está com problema teria muita dificuldade em conseguir atrair o interesse de investidores para fazer emissões para solucionar problemas do dia a dia.
Bem, são apenas conjecturas. Vamos aguardar para ver se esse ETF sai do papel e como será o mecanismo de sua composição.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jan 2, 2020 20:45:53 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 2, 2020 21:45:24 GMT -3.5
Fiel, Você ainda está com a mentalidade de FII como se fosse ações. Esquece stop e preço de cota e foque na renda, pense como se fosse um investimento direto em imóveis que você não irá se desfazer nunca. Nas quedas do mercado você não vende e nem quando subir muito. Lógico que ninguém gosta de ver uma queda de 30%, 50% ou mais e nem de perder um lucro depois de uma forte alta, mas o foco em FIIs é outro: é renda. Hoje vi um vídeo bem interessante sobre FIIs em que a pessoa ia comprando o mesmo FII durante vários anos, mesmo nas quedas do mercado, nas altas a pessoa não vendia e só ia aumentando posição. Bem, resumindo, hoje a pessoa está tirando em torno de 12% ao ano em proventos sobre todo o capital investido neste FII. Mas a pessoa conseguiu um percentual alto desses, pois não se abalou nos períodos de quedas fortes na cota do FII, nem quando o valor do provento caiu bastante devido vacância e mesmo assim continuou aportando no FII. Nas ações, quando começa a cair muito geralmente tem um problema grande por trás, a empresa pode até falir e a pessoa perder todo o capital investido, mas em FIIs isso é raro ocorrer. Em 2014 ou 2015 não lembro, eu tinha cotas do CEOC11 e tinha comprado por ~ $46,xx e depois que comprei o FII continuou caindo, foi até a faixa dos $30,00 e eu, na época, pensava em preço de cota de FII e ficava me preocupando com isso e acabei vendendo as cotas no prejuízo, não lembro a que preço vendi. Depois de fazer fundo na faixa dos $30,00 voltou a subir e engatou uma alta que dura até hoje. Hoje as cotas chegaram nos $100,00. Mas esse cara que está tirando em média 12% ao ano sobre o preço médio dele provavelmente acumulou muitas cotas quando o preço ainda estava bem baixo e com isso hoje ele tem uma grande margem de manobra para aguentar uma grande queda (sem vender as cotas) na próxima crise que vier, e de forma mais tranquila, pois o preço médio dele permite isso. Ou uma outra forma de você ficar mais tranquilo e não se sentir pressionado a vender as cotas é usar o dinheiro de lucro que teve nas ações e aportar nos FIIs. É um dinheiro que o mercado te deu e então você não ficará estressado se o valor das cotas começar a cair, pois na sua mente você não está perdendo dinheiro na prática.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jan 3, 2020 15:36:17 GMT -3.5
Fiel, Você ainda está com a mentalidade de FII como se fosse ações. Esquece stop e preço de cota e foque na renda, pense como se fosse um investimento direto em imóveis que você não irá se desfazer nunca. Nas quedas do mercado você não vende e nem quando subir muito. Lógico que ninguém gosta de ver uma queda de 30%, 50% ou mais e nem de perder um lucro depois de uma forte alta, mas o foco em FIIs é outro: é renda. Hoje vi um vídeo bem interessante sobre FIIs em que a pessoa ia comprando o mesmo FII durante vários anos, mesmo nas quedas do mercado, nas altas a pessoa não vendia e só ia aumentando posição. Bem, resumindo, hoje a pessoa está tirando em torno de 12% ao ano em proventos sobre todo o capital investido neste FII. Mas a pessoa conseguiu um percentual alto desses, pois não se abalou nos períodos de quedas fortes na cota do FII, nem quando o valor do provento caiu bastante devido vacância e mesmo assim continuou aportando no FII. Nas ações, quando começa a cair muito geralmente tem um problema grande por trás, a empresa pode até falir e a pessoa perder todo o capital investido, mas em FIIs isso é raro ocorrer. Em 2014 ou 2015 não lembro, eu tinha cotas do CEOC11 e tinha comprado por ~ $46,xx e depois que comprei o FII continuou caindo, foi até a faixa dos $30,00 e eu, na época, pensava em preço de cota de FII e ficava me preocupando com isso e acabei vendendo as cotas no prejuízo, não lembro a que preço vendi. Depois de fazer fundo na faixa dos $30,00 voltou a subir e engatou uma alta que dura até hoje. Hoje as cotas chegaram nos $100,00. Mas esse cara que está tirando em média 12% ao ano sobre o preço médio dele provavelmente acumulou muitas cotas quando o preço ainda estava bem baixo e com isso hoje ele tem uma grande margem de manobra para aguentar uma grande queda (sem vender as cotas) na próxima crise que vier, e de forma mais tranquila, pois o preço médio dele permite isso. Ou uma outra forma de você ficar mais tranquilo e não se sentir pressionado a vender as cotas é usar o dinheiro de lucro que teve nas ações e aportar nos FIIs. É um dinheiro que o mercado te deu e então você não ficará estressado se o valor das cotas começar a cair, pois na sua mente você não está perdendo dinheiro na prática. pra mim essa valorização de 40 % do VISC11 já me paga o rendimento dele de vários anos rs. eu penso tudo na valorização , até no tesouro direto compro pensando em ganhar na valorização o lado com do TESOURO e do FII que se tudo der errado e os preços despencarem fico com eles pra gerar renda fixa praticamente
|
|
|
Post by rogerdff on Jan 3, 2020 16:36:16 GMT -3.5
A marcação a mercado infelizmente não é tão fácil assim.
Pra cima quando vê euforia como agora difícil segurar e não vender.
Mas esse é um ótimo problema.
Ainda sim, vender uma posição com 50% lucro significaria 40% pois 20% é IR.
Ver quedas fortes é muito complicado.
Aportar somente dinheiro lucro é uma forma de blindar emocional mas limita bastante aportes.
Pra quem consegue seguir só acumulando e focando renda também acredito que no médio longo 5-10 anos vai se dar melhor.
Agora ver um HGLG11 a 220 com VP 128 não faz sentido.
Distorções grandes assim não vejo sentido manter.
Atualmente estão precificando risco zero. Só fazendo conta padaria Yield 0,40% am out até menos pra achar preço equivalente.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 3, 2020 19:57:19 GMT -3.5
Fiel, Você ainda está com a mentalidade de FII como se fosse ações. Esquece stop e preço de cota e foque na renda, pense como se fosse um investimento direto em imóveis que você não irá se desfazer nunca. Nas quedas do mercado você não vende e nem quando subir muito. Lógico que ninguém gosta de ver uma queda de 30%, 50% ou mais e nem de perder um lucro depois de uma forte alta, mas o foco em FIIs é outro: é renda. Hoje vi um vídeo bem interessante sobre FIIs em que a pessoa ia comprando o mesmo FII durante vários anos, mesmo nas quedas do mercado, nas altas a pessoa não vendia e só ia aumentando posição. Bem, resumindo, hoje a pessoa está tirando em torno de 12% ao ano em proventos sobre todo o capital investido neste FII. Mas a pessoa conseguiu um percentual alto desses, pois não se abalou nos períodos de quedas fortes na cota do FII, nem quando o valor do provento caiu bastante devido vacância e mesmo assim continuou aportando no FII. Nas ações, quando começa a cair muito geralmente tem um problema grande por trás, a empresa pode até falir e a pessoa perder todo o capital investido, mas em FIIs isso é raro ocorrer. Em 2014 ou 2015 não lembro, eu tinha cotas do CEOC11 e tinha comprado por ~ $46,xx e depois que comprei o FII continuou caindo, foi até a faixa dos $30,00 e eu, na época, pensava em preço de cota de FII e ficava me preocupando com isso e acabei vendendo as cotas no prejuízo, não lembro a que preço vendi. Depois de fazer fundo na faixa dos $30,00 voltou a subir e engatou uma alta que dura até hoje. Hoje as cotas chegaram nos $100,00. Mas esse cara que está tirando em média 12% ao ano sobre o preço médio dele provavelmente acumulou muitas cotas quando o preço ainda estava bem baixo e com isso hoje ele tem uma grande margem de manobra para aguentar uma grande queda (sem vender as cotas) na próxima crise que vier, e de forma mais tranquila, pois o preço médio dele permite isso. Ou uma outra forma de você ficar mais tranquilo e não se sentir pressionado a vender as cotas é usar o dinheiro de lucro que teve nas ações e aportar nos FIIs. É um dinheiro que o mercado te deu e então você não ficará estressado se o valor das cotas começar a cair, pois na sua mente você não está perdendo dinheiro na prática. pra mim essa valorização de 40 % do VISC11 já me paga o rendimento dele de vários anos rs. eu penso tudo na valorização , até no tesouro direto compro pensando em ganhar na valorização o lado com do TESOURO e do FII que se tudo der errado e os preços despencarem fico com eles pra gerar renda fixa praticamente Entendi.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 8, 2020 10:22:25 GMT -3.5
Coisas que aparecem no HB que nem Freud explica
Uma correção era esperada mais cedo ou mais tarde, mas de um lado aparece oferta de 262,68 na compra e 155,12 na venda.
Eu mesmo tinha sacado uma explicação para essas discrepâncias há algum tempo mas confesso que esqueci
|
|
|
Post by cpf216 on Jan 9, 2020 12:36:29 GMT -3.5
Leilão. O ativo estava em leilão, que basicamente suspende a execução de ordens, e por isso os preços podem se cruzar. Inclusive indica o preço teórico do leilão em 182,50.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 17, 2020 21:51:27 GMT -3.5
Os fundos imobiliários depois do rali: como realocar a carteira
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 7, 2020 18:01:34 GMT -3.5
FIIs de escritórios em SP e RJ.
Análise de Absorção líquida e projeção de vacância para o setor em SP nos próximos anos.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Mar 21, 2020 18:41:42 GMT -3.5
FIIs de shoppings a preços de banana. Mas devem ficar por meses sem rendimento. FIIs de lajes corporativas: Para estes, eu acho que esta crise será uma mudança de paradigma (como consultores gostam de falar ). Estruturas e processos para permitir o trabalho em home office serão aprimorados. Escritórios podem se tornar tão pouco necessários como máquinas copiadoras. Outros FIIs também caindo bastante como todo o mercado. Com o C. na mão, estou comprando alguns FIIs de shoppings (MALL, XPML, VISC) e um FOF (HFOF).
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 22, 2020 13:19:48 GMT -3.5
FIIs de shoppings a preços de banana. Mas devem ficar por meses sem rendimento. FIIs de lajes corporativas: Para estes, eu acho que esta crise será uma mudança de paradigma (como consultores gostam de falar ). Estruturas e processos para permitir o trabalho em home office serão aprimorados. Escritórios podem se tornar tão pouco necessários como máquinas copiadoras. Outros FIIs também caindo bastante como todo o mercado. Com o C. na mão, estou comprando alguns FIIs de shoppings (MALL, XPML, VISC) e um FOF (HFOF).
Estou no mesmo dilema que vc. Comprar agora? Esperar mais um pouco?
Acho que a resposta é simples: não se apoquentar e seguir o conselho do cpf: comprar de-va-gar
Só estranhei um pouco a ausência do PQDP11 da sua lista, pois eu vou começar com ele. Uma cota nesta semana
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Mar 22, 2020 19:46:43 GMT -3.5
Estou no mesmo dilema que vc. Comprar agora? Esperar mais um pouco?
Acho que a resposta é simples: não se apoquentar e seguir o conselho do cpf: comprar de-va-gar
Só estranhei um pouco a ausência do PQDP11 da sua lista, pois eu vou começar com ele. Uma cota nesta semana
O PQDP só não está na lista, pois ainda preservou um pouco do valor. Os que listei cairam bem mais, só por isto. Uma interessante entrevista de um dos melhores caras deste mercado. braziljournal.com/coronavirus-shoppings-fechados-fiis-as-moscas
|
|
|
Post by Dog on Apr 2, 2020 11:22:14 GMT -3.5
Estou no mesmo dilema que vc. Comprar agora? Esperar mais um pouco? Acho que a resposta é simples: não se apoquentar e seguir o conselho do cpf: comprar de-va-gar Só estranhei um pouco a ausência do PQDP11 da sua lista, pois eu vou começar com ele. Uma cota nesta semana
O PQDP só não está na lista, pois ainda preservou um pouco do valor. Os que listei cairam bem mais, só por isto. Uma interessante entrevista de um dos melhores caras deste mercado. braziljournal.com/coronavirus-shoppings-fechados-fiis-as-moscasEm compensação tem alguns fundos de fundos com bastante caixa pra aproveitar o momento.. tem alguma coisa de fundo de papel tb.. chegou a acompanhar algo a respeito??
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Apr 3, 2020 13:53:50 GMT -3.5
|
|