rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 1, 2015 15:28:00 GMT -3.5
jigsaw, fiz um recentemente, apenas com alguns fundos de escritório de maior liquidez.
A ideia era fazer isso com escritórios e shoppings, mas senti bastante dificuldade de encontrar informações confiáveis de ABL nos relatórios dos FIIs deste segundo grupo.
Mesmo nos de escritórios tive algumas dificuldades.
Boa parte dos relatórios de escritórios tem a informação da ABL total, sem discriminar a natureza de cada uma (laje, escritório, vaga de garagem, etc). Quando não encontrei a ABL no relatório, copiei o dado do site do tetzner sem checar se o dado está correto (este seria um trabalho para uma segunda etapa). Também notei que alguns fundos tem certas particularidades (por ex: o RNGO11, que divulga uma área de deck, que não parece ser locável, apesar de a informação não constar claramente do relatório, ou os fundos mistos, que mesclam áreas de escritório com logística, inviabilizando a comparação.) Seguem os dados, com a ressalva de que pelas razões acima (e muitas outras) eles devem conter uma série de imprecisões.
cotas ABL
FMOF11 508.008 13105
BMCL11B 998.405 7290,43
THRA11 1472728 10586,16
ONEF11 91100 6015
RDES11 742000 16928
EDGA11B 3812055 24844,44
FPAB11 750000 35810,72
BMLC11B 998405 7290,34
PRSV11 195000 17357
ALMI11B 104700 41468,6
FAMB11B 104800 56429,46
FFCI11 138509272 15193
TBOF11 10050000 56464,27
FCFL11B 167000 19953,68
FVBI11B 2150000 22111,73
CNESP11B 2717391 64480
TRNT11B 3935562 55729,63
BBVJ11 2.710.000 22.465,00
HGJH11 165000 12650
VLOL11 1784828 9707,92
CEOC11B 1593559 11942
DRIT11B 463277 5336,38
EDFO11B 236000 5029,38 (não computei área de garagem) MBRF11 101664 21769
XTED11 1467000 13370
SPTW11 1798000 25759,45
FLMA11 69033500
RNGO11 2676000 33603
FAED11 641168 37549,18
DOMC11 175000 30600,6
HGRE11
KNRI11 13797000 506706,68 (são cerca de 70mil m² de escritório e 436mil m² de logístico)
Para calcular o valor/m² basta multiplicar a cotação pelo número de cotas e dividir pela ABL
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 2, 2015 8:04:29 GMT -3.5
jigsaw, fiz um recentemente, apenas com alguns fundos de escritório de maior liquidez. A ideia era fazer isso com escritórios e shoppings, mas senti bastante dificuldade de encontrar informações confiáveis de ABL nos relatórios dos FIIs deste segundo grupo. Mesmo nos de escritórios tive algumas dificuldades. Boa parte dos relatórios de escritórios tem a informação da ABL total, sem discriminar a natureza de cada uma (laje, escritório, vaga de garagem, etc). Quando não encontrei a ABL no relatório, copiei o dado do site do tetzner sem checar se o dado está correto (este seria um trabalho para uma segunda etapa). Também notei que alguns fundos tem certas particularidades (por ex: o RNGO11, que divulga uma área de deck, que não parece ser locável, apesar de a informação não constar claramente do relatório, ou os fundos mistos, que mesclam áreas de escritório com logística, inviabilizando a comparação.) Seguem os dados, com a ressalva de que pelas razões acima (e muitas outras) eles devem conter uma série de imprecisões. rst , ótimo trabalho, como você fez um estudo preliminar, nao precisaremos partir do zero, a idéia é essa mesma, não há nenhum problema em utilizar dados do site do tetzner, desde que esses dados sejam validados, o correto seria identifica-los no prospecto, estudo de viabilidade ou laudos de avaliação, mas nao necessariamente neste primeiro momento, inclusive foi no site dele que eu havia mencionado que ha 2 publicações pagas $$$ que contem o custo/m^2 dos FIIs e aluguel/m^2, mas isso muda de acordo com a cotação do FII, portanto esses valores não são fixos, vamos tentar implementar isso aqui no Clubinvest, mas como eu disse, demanda tempo e dedicação, vou tentar validar esses valores que você achou e adicionar mais alguns fundos, depois eu atualizo aqui. Ha FIIs híbridos que podem se tornar mais complicados, o FIIP possui 3 Centros de Distribuições + 4 Lojas de rua (retail), o KNRI que voce mencionou possui galpões logísticos + escritorios, o PRSV possui + 50 garagens em outro Edifício, o FLMA possui Hotel + Escritorios, nesse nao sei se haveria problemas, mas aos poucos vamos lapidando essas informações.
|
|
|
Post by cpf216 on Dec 2, 2015 8:16:43 GMT -3.5
Jigsaw, a comparação mbrf thra restringiu-se ao aspecto físico do imóvel. Qualquer decisão entre um e outro deve considerar diversos outros fatores. De toda forma, cada um dos dois ao seu modo está com um preço por m2 interessante para o que se oferece. No último relatório da gestora rio bravo eles fazem uma análise bem interessante do thra. Caso não tenha lido, recomendo (se não achar avise que posto no tópico. rst e cpf216 , por acaso vocês desenvolveram algum tipo de estudo específico sobre custo/m^2 de FIIs, pelo menos dos mais importantes? Eu percebi que ha trabalhos prontos em outros Foruns, mas mediante um certo $$$, estou pensando em fazer algo desse tipo, para disponibilizar para o pesssoal aqui, mas o problema é que demanda um certo tempo, talvez algo para MP. Lembrando que é preciso separar por tipo de FII (escritorios, shoppings centers, logistica, hospitais, retail, etc.), não ha sentido em comparar custo/m^2 de escritórios X galpões logísticos. Não, nada pronto. Até comecei a modelar isso, mas até então sem um formato bom para fazer essa separação e outras. Lembrando que é algo que tem de ser recalculado todo dia (muda com o preço de mercado) e revisado ao menos uma ver por ano (ABL as vezes muda com a reavaliação dos ativos imobiliários). Mas médio prazo, aí, uns 5 anos. Ciclos de vacância em imóveis individuais é diferente de ciclo de vacância do mercado como um todo. Ciclo de preço, sim, mais rápido.
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 2, 2015 8:37:07 GMT -3.5
rst e cpf216 , por acaso vocês desenvolveram algum tipo de estudo específico sobre custo/m^2 de FIIs, pelo menos dos mais importantes? Eu percebi que ha trabalhos prontos em outros Foruns, mas mediante um certo $$$, estou pensando em fazer algo desse tipo, para disponibilizar para o pesssoal aqui, mas o problema é que demanda um certo tempo, talvez algo para MP. Lembrando que é preciso separar por tipo de FII (escritorios, shoppings centers, logistica, hospitais, retail, etc.), não ha sentido em comparar custo/m^2 de escritórios X galpões logísticos. Não, nada pronto. Até comecei a modelar isso, mas até então sem um formato bom para fazer essa separação e outras. Lembrando que é algo que tem de ser recalculado todo dia (muda com o preço de mercado) e revisado ao menos uma ver por ano (ABL as vezes muda com a reavaliação dos ativos imobiliários). Mas médio prazo, aí, uns 5 anos. Ciclos de vacância em imóveis individuais é diferente de ciclo de vacância do mercado como um todo. Ciclo de preço, sim, mais rápido. cpf216 , com certeza uma publicação deste tipo tem data de validade, por exemplo um PRSV com cotação de R$ 1.000,00, de repente solta um FR que vai haver desocupação de um dos imóveis e a cotação cai a R$ 500,00, modifica todo o estudo. Mas como eu poderia fazer no caso do KNRI? se houvesse alguma definição do tipo: x quotas ref. logística + y quotas ref. escritórios = z quotas total, então poder-se-ia implementar esse tipo de calculo, mas no caso eu tenho apenas a quantidade total de quotas X cotação do FII dividido pela ABL total do FII, nesta situação nao tem sentido, pois misturaria dois segmentos com especificidades totalmente diferentes, isso sem contar a localização geográfica dos ativos, por acaso você teria alguma ideia de como implementar um estudo nesse caso?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 2, 2015 8:54:30 GMT -3.5
Jigsaw, no caso do KNRI achei bem fácil fazer a avaliação
o cálculo do valor do m² do fundo é um só, segundo a fórmula que já expliquei acima.
Como este especificamente é híbrido, não dá para comparar o valor obtido com o de outros fundos (que, aliás, nunca foi meu objetivo ao calcular o valor/m² de qualquer fundo, conforme explico no último parágrafo).
Isso, porém, não significa dizer que o valor alcançado não possa ser avaliado como razoável ou não.
Separei a área de galpões logísticos e a de escritórios. Isso é o suficiente para eu comparar o valor/m² do fundo com o que considero razoável.
Se, por exemplo, acho que R$6000 é um valor razoável para o metro quadrado de escritório e R$ 1000 para galpões (é só um exemplo, os valores estão sendo fornecidos arbitrariamente), multiplico estes valores pela ABL de cada categoria, somo o resultado final e divido o resultado pela área total.
Com isso chego ao valor/m² que considero razoável para aquele conjunto de imóveis
É mais simples fazer do que explicar.
Quanto ao meu objetivo ao calcular o valor por m² de cada fundo não é compará-los entre si, já que os imóveis de cada um têm características bem distintas, tornando este trabalho inútil (tem alguma dúvida de que torre norte vai custar mais caro do que SP Dowtown?). Uso este número apenas para comparar o valor alcançado com o que considero razoável para um imóvel com aquela localização e aquelas características (Ex: R$ 8000 para um edifício AAA bem localizado em SP, R$ 6000 para um edifício retrofitado no centro do Rio de Janeiro ou na região da Av Paulista, R$ 4000 para um imóvel na Barra Funda, etc)
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 2, 2015 9:02:31 GMT -3.5
apenas complementando com mais uma informação: também a partir destes dados que forneci, calculo GROSSEIRAMENTE (enfase nesta ressalva) (a) qual seria o yield alcançado a partir da vacância que considero esperada para aquele imóvel e de um determinado valor de aluguel por m², (b) qual seria o yield máximo potencial caso o imóvel estivesse 100% locado com o valor do m² prometido/esperado pelo gestor.
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 2, 2015 14:59:43 GMT -3.5
Jigsaw, no caso do KNRI achei bem fácil fazer a avaliação o cálculo do valor do m² do fundo é um só, segundo a fórmula que já expliquei acima. Como este especificamente é híbrido, não dá para comparar o valor obtido com o de outros fundos (que, aliás, nunca foi meu objetivo ao calcular o valor/m² de qualquer fundo, conforme explico no último parágrafo). rst , eu estava tentando calcular o valor do m^2 do Knri por conjunto de ativos, desta forma eu teria o valor do m^2 dos galpões logísticos e do m^2 dos escritórios, assim eu poderia comparar esse custo da area logistica do Knri com o do Hglg ou do Trxl (por exemplo) e a parte de escritórios com o do Hgre, é claro que existem outras variantes como localização, conservação dos imoveis, mas teriamos pelo menos uma ordem de grandeza na comparação, mas Knri parece inviavel esse calculo. Isso, porém, não significa dizer que o valor alcançado não possa ser avaliado como razoável ou não. Separei a área de galpões logísticos e a de escritórios. Isso é o suficiente para eu comparar o valor/m² do fundo com o que considero razoável. Se, por exemplo, acho que R$6000 é um valor razoável para o metro quadrado de escritório e R$ 1000 para galpões (é só um exemplo, os valores estão sendo fornecidos arbitrariamente), multiplico estes valores pela ABL de cada categoria, somo o resultado final e divido o resultado pela área total. Com isso chego ao valor/m² que considero razoável para aquele conjunto de imóveisEsse conjunto de imóveis = fraçao de logística + fração de escritorios (Knri)?? pelo que entendi você faz o calculo inverso, porque nao ha como fazer o numero de quotas X cotação dividido pela ABL (separado), mas uma mescla de tipo de ativos. A titulo de exemplo entao faríamos desse jeito que vc definiu: [R$ 6.000 X 70.000 = 420mi (Escrit) + R$ 1.000 X 436.000 = 436mi (Logistica) ] = 420 + 436 = 856mi, o valor de mercado (VM) hoje = 13.797.000 quotas X R$ 112,00 = 1,5Bi, entao por esse valor que você considera razoavel, o FII estaria com um desconto de 689mi (deságio de 45%), é possivel fazer algumas simulações, mas o que eu queria era uma maneira de obter o calculo de forma direta. É mais simples fazer do que explicar. Quanto ao meu objetivo ao calcular o valor por m² de cada fundo não é compará-los entre si, já que os imóveis de cada um têm características bem distintas, tornando este trabalho inútil (tem alguma dúvida de que torre norte vai custar mais caro do que SP Dowtown?). Uso este número apenas para comparar o valor alcançado com o que considero razoável para um imóvel com aquela localização e aquelas características (Ex: R$ 8000 para um edifício AAA bem localizado em SP, R$ 6000 para um edifício retrofitado no centro do Rio de Janeiro ou na região da Av Paulista, R$ 4000 para um imóvel na Barra Funda, etc) Entendi, você considera importante ter pelo menos uma ordem de grandeza sobre os valores do m^2 dos ativos, por exemplo, se o imovel custa na região em torno de R$ 5.000,00 o m^2, e no FII está sendo cotado a R$ 10.000,00, isso por si só ja mostra que está sobrevalorizado. Esse raciocinio pode ser extensivo aos valores do aluguel/m^2, para sabermos o quanto está deficitário em relação ao que está sendo praticado na região.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 2, 2015 15:42:15 GMT -3.5
Jigsaw, não dá para saber quanto o mercado atribui a cada parte do KNRI. A cotação é uma só para o todo. Dá para saber o preço do conjunto, mas não das partes.
Mesmo assim a comparação do todo é possível.
Se obtiver a média do m² dos FIIs logísticos e do m² dos FIIs de escritórios, pode calcular se o preço que o mercado está pagando pelo total é compatível com o de outros fundos. Se houver sub ou sobrevalorização do conjunto não dá para saber em qual das partes está o desvio, mas isso não me parece muito relevante, já que como cotistas não temos a possibilidade de fatiar o fundo e vender os imóveis separadamente.
Quanto ao exemplo, acredito que seria justamente o contrário: se o valor de mercado do fundo está mais alto (1,5bi) do que estimo como justo (856mi), há uma clara sobrevalorização.
|
|
|
Post by cpf216 on Dec 3, 2015 6:30:17 GMT -3.5
Não, nada pronto. Até comecei a modelar isso, mas até então sem um formato bom para fazer essa separação e outras. Lembrando que é algo que tem de ser recalculado todo dia (muda com o preço de mercado) e revisado ao menos uma ver por ano (ABL as vezes muda com a reavaliação dos ativos imobiliários). Mas médio prazo, aí, uns 5 anos. Ciclos de vacância em imóveis individuais é diferente de ciclo de vacância do mercado como um todo. Ciclo de preço, sim, mais rápido. cpf216 , com certeza uma publicação deste tipo tem data de validade, por exemplo um PRSV com cotação de R$ 1.000,00, de repente solta um FR que vai haver desocupação de um dos imóveis e a cotação cai a R$ 500,00, modifica todo o estudo. Mas como eu poderia fazer no caso do KNRI? se houvesse alguma definição do tipo: x quotas ref. logística + y quotas ref. escritórios = z quotas total, então poder-se-ia implementar esse tipo de calculo, mas no caso eu tenho apenas a quantidade total de quotas X cotação do FII dividido pela ABL total do FII, nesta situação nao tem sentido, pois misturaria dois segmentos com especificidades totalmente diferentes, isso sem contar a localização geográfica dos ativos, por acaso você teria alguma ideia de como implementar um estudo nesse caso? Sim, tem esse problema, mas estou com a impressão que tem solução, porque é uma coisa que se esbarra de cara nesse tipo de análise. Aliás, esse problema ocorre com qualquer FII multi imóvel, não só os mistos. FIIP (ou RBRD) era o exemplo de imóveis de tipologia aproximada mas com valores de alugueis super distantes entre si, dentro de um mesmo fundo. Fazer média daí distorce tudo: esconde pontos fora da curva, e centraliza todo mundo numa média esquisita.
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 3, 2015 10:10:05 GMT -3.5
Jigsaw, não dá para saber quanto o mercado atribui a cada parte do KNRI. A cotação é uma só para o todo. Dá para saber o preço do conjunto, mas não das partes. Mesmo assim a comparação do todo é possível. Se obtiver a média do m² dos FIIs logísticos e do m² dos FIIs de escritórios, pode calcular se o preço que o mercado está pagando pelo total é compatível com o de outros fundos. Se houver sub ou sobrevalorização do conjunto não dá para saber em qual das partes está o desvio, mas isso não me parece muito relevante, já que como cotistas não temos a possibilidade de fatiar o fundo e vender os imóveis separadamente. Quanto ao exemplo, acredito que seria justamente o contrário: se o valor de mercado do fundo está mais alto (1,5bi) do que estimo como justo (856mi), há uma clara sobrevalorização. rst , você tem razão, acabei invertendo as coisas, portanto onde está escrito deságio leia-se ágio, posto isso, fiz algumas simulações envolvendo hgre, hglg e kni: HGRE: cotação X N.o de quotas/ ABL = 1167,99 X 738.310 / 156.000 = R$ 5.527,00/m^2 HGLG: cotação X N.o de quotas/ ABL = 1.040 X 340.100 / 167.000 = R$ 2.117,00/m^2 Desta forma temos um conjunto (Hgre + Hglg) de valores de custo/m^2, que podemos aplicar no conjunto Knri: KNRI: ABL Escritorios X custo/m^2 do Hgre + ABL Logistica X custo/m^2 do Hglg = > aplicando custos praticados no mercado para Hgre e Hglg.KNRI: 72.070 m^2 X R$ 5.527,00/m^2 + 436.636 X R$ 2.117,00/m^2 = 1.323.179.241,17 KNRI: R$ 113,89 X 13.797.000 = 1.571.340.330,00 > 1.323.179.241,17 = > portanto o Knri está sobrevalorizado em relação ao conjunto (Hgre + Hglg).Não ha como fazer um comparação em separado no Knri, mas poderíamos fazer uma comparação em conjunto. O que achou?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 3, 2015 10:22:23 GMT -3.5
Sua comparação me parece pertinente. Claro que além do preço por m² devemos considerar a qualidade/localização dos imóveis de cada um dos fundos, mas a comparação entre ambos não deixa de ser uma boa referência de valor para um conjunto de ativos tão amplo.
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 6, 2015 9:46:55 GMT -3.5
02/01/15 - 15h00 - Arthur Ordones 10 fundos imobiliários para comprar em janeiro A Pax divulgou sua carteira recomendada de fundos imobiliários para o mês de janeiro com apenas uma alteraçãoSÃO PAULO - A Pax divulgou sua carteira recomendada de fundos imobiliários para o mês de janeiro com apenas uma alteração. No lugar do fundo BTG Corporate Office (BRCR11) entraram as cotas do do fundo Presidente Vargas (PRSV11). Confira a carteira recomendada abaixo:Notícias relacionadasOuro termina ano como melhor aplicação; Bolsa perde quase 3% em 2014 BB Investimentos inicia cobertura de Hypermarcas e acredita em alta de 42% Coinvalores recomenda aumentar exposição em 5 ações; confira Carteira Inva Capital Fundo Código Peso FII BM Edifício Galeria EDGA11B 10% FII Industrial do Brasil FIIB11 10% FII Rio Negro RNGO11 10% FII RB Cap Renda I FIIP11B 10% FII RB Capital Renda II RBRD11 10% FII Kinea CI ER KNRI11 10% FII Maxi Ren CI ER MXRF11 10% BTG Pactual Fundo de Fundos BCFF11B 10% Presidente Vargas PRSV11 10% FII TRX Edifícios Corporativos XTED11 10% Pax AVALIE ESSA NOTÍCIA: COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA Outras notíciasAll-in-one esta mudando o jeito como as pessoas usam o computador. Confira! (Intel iQ Brazil) Quanto e onde investir para ter R$ 5 mil de renda sem trabalhar? Já tenho R$ 400 mil; onde invisto para ter renda mensal de R$ 10 mil? 8 hábitos que podem te ajudar a ficar rico mesmo com um salário baixo Recomendado por COMENTÁRIOS www.infomoney.com.br/imoveis/fundos-imobiliarios/noticia/3786654/fundos-imobiliarios-para-comprar-janeiro
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 6, 2015 9:48:39 GMT -3.5
06/01/15 - 15h50 - Agência Estado CVM e Anbima assinam convênio para análise de ofertas públicas de fundos imobiliários O acordo permitirá que os emissores encaminhem o pedido de registro de oferta pública e constituição de fundo de investimento imobiliário para verificação prévia da associaçãoA Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) assinaram um convênio, em dezembro, para otimizar o processo de análise das ofertas públicas de fundos de investimento imobiliário. A entidade elaborará um relatório sobre a adequação do pedido às normas das instruções CVM nº 400/03 e 472/08, que regula os fundos. "Já temos uma bem-sucedida parceria para análise prévia de ofertas de outros produtos. Agora, com os fundos imobiliários, esperamos colaborar para que esse segmento, que cresceu tanto nos últimos anos, possa aproveitar melhor as oportunidades de mercado", afirmou, em nota a presidente da Anbima, Denise Pavarina. O acordo permitirá que os emissores encaminhem o pedido de registro de oferta pública e constituição de fundo de investimento imobiliário para verificação prévia da associação. O intuito, segundo a Anbima, é "subsidiar a autarquia na avaliação da concessão do registro e da autorização da constituição do fundo de investimento imobiliário ofertado". A CVM e a Anbima já possuem convênio para análise prévia de ofertas de debêntures, notas promissórias, follow-on de ações, certificados de depósito de ações e bônus de subscrição, desde 2008, sendo que até aqui 141 ofertas públicas já foram analisadas pela entidade. Os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e as letras financeiras foram incluídos no convênio em 2012. AVALIE ESSA NOTÍCIA: COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA Outras notíciasFugindo da Crise: Saiba como Investir na Apple, Google e Nike sem sair do Brasil. (Toro Radar) Como ficar milionário aos 45 anos investindo um salário mínimo por mês Oposição se mobiliza por impeachment, Dilma se prepara para a guerra R$ 100 mil é suficiente para largar tudo e viver de renda? Recomendado por COMENTÁRIOS www.infomoney.com.br/imoveis/fundos-imobiliarios/noticia/3791241/cvm-anbima-assinam-convenio-para-analise-ofertas-publicas-fundos-imobiliarios
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 6, 2015 9:49:48 GMT -3.5
15/01/15 - 11h35 - Arthur Ordones 5 fundos imobiliários para comprar em janeiro A Inva Capital divulgou sua carteira recomendada de fundos imobiliários para o mês de janeiro sem alteraçõesSÃO PAULO - A Inva Capital divulgou sua carteira recomendada de fundos imobiliários para o mês de janeiro sem alterações. Os fundos que permaneceram na carteira com o mesmo peso foram: Brasil Shopping (HGBS11), Brasil Plural Absoluto (BPFF11), TRX Logística (TRXL11), RB Capital Renda II (RBRD11) e BTG Corporate Office (BRCR11). No mês de dezembro, a carteira apresentou queda de 0,54%, ante desvalorização de 1,84% do Ifix (Índice de Fundos Imobiliários da BM&FBovespa). Notícias relacionadasCoinvalores indica 14 papéis para o primeiro mês de 2014; veja quais Mais da metade das pessoas que aplicaram o FGTS na Petrobras desistiram da empresa Corretora indica novas ações para investir neste mês; confira Confira a carteira recomendada abaixo:Carteira Inva Capital Fundo Código Peso Brasil Shopping HGBS11 32% TRX Logística TRXL11 18% BTG Corporate Office BRCR11 12% RB Capital Renda II RBRD11 20% Brasil Plural Absoluto BPFF11 18% Inva Capital AVALIE ESSA NOTÍCIA: COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA Outras notíciasNo fundo do poço, mercado de novos pode ser boa opção (Revista - Webmotors) Paraguai expressa desagrado por fala atribuída à Dilma sobre "golpe à paraguaia" Conheça 20 trabalhos bem pagos sem precisar sair de casa "Trabalho mais difícil do mundo" paga R$ 15 mil por mês e vaga ainda está aberta Recomendado por COMENTÁRIOS www.infomoney.com.br/onde-investir/acoes/noticia/3802936/fundos-imobiliarios-para-comprar-janeiro
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 6, 2015 9:51:52 GMT -3.5
16/01/15 - 16h40 - Arthur Ordones Analistas recomendam 5 fundos imobiliários para este mês Os analistas não fizeram alterações neste mêsSÃO PAULO – A corretora Guide Investimentos divulgou sua carteira de fundos imobiliários para o mês de janeiro. Os analistas decidiram não fazer alterações neste mês. Os fundos CSHG Brasil Logística (HGBS11), BTG Corporate Office Fund (BRCR11), Santander Agências (SAAG11), Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11) e Kinea Renda Imobiliária (KNRI11) permanecem entre as recomendações dos analistas. Confira abaixo a carteira recomendada:Notícias relacionadasCoinvalores recomenda aumentar exposição em 5 ações; confira Corretora recomenda carteira com 6 ações para essa semana Apesar de crise, 4 corretoras ainda recomendam compra de Petrobras; entenda Carteira Guide Imobiliária Fundo Código Peso CSHG Brasil Shopping HGBS11 25% BTG Corporate Office Fund BRCR11 20% Santander Agências SAAG11 15% Kinea Rendimentos Imobiliários KNCR11 20% Kinea Renda Imobiliária KNRI11 20% Guide Investimentos AVALIE ESSA NOTÍCIA: COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA Outras notícias Fugindo da Crise: Lucre com Ações dos EUA sem sair do Brasil (Apple, Google, etc..). (Toro Radar) Aposente-se e ganhe R$ 15 mil por mês até o fim da vida sem fazer nada Lula volta ao comando no Brasil para salvar Dilma e a si mesmo "Estamos em tendência de queda, mas ela está próxima de terminar"; veja no Visão Técnica Recomendado por COMENTÁRIOS www.infomoney.com.br/imoveis/fundos-imobiliarios/noticia/3795509/analistas-recomendam-fundos-imobiliarios-para-este-mes
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 6, 2015 9:54:29 GMT -3.5
20/01/15 - 09h00 - Leonardo Pires Uller 5 opções de investimento para quem levar os R$ 2 milhões do BBB O reality show estreia nessa terça feira (20) e promete um prêmio de R$ 2 milhõesSÃO PAULO – O Big Brother Brasil pode não estar com a audiência tão forte quanto já foi, mas, mesmo assim, continua sendo um dos programas mais assistidos da televisão brasileira. Em sua décima quinta edição que estreia hoje (20), o reality show mais famoso do Brasil promete um prêmio de R$ 2 milhões para seu vencedor, além da fama e da exposição na mídia que acompanham. No entanto, o que não faltam são histórias de pessoas que ganharam o programa e hoje estão com o patrimônio financeiro bastante reduzido ou sem dinheiro algum por conta da falta de planejamento na hora de usufruir o prêmio. Assim, o InfoMoney listou cinco boas opções de investimento para o próximo vencedor do Big Brother Brasil ou para qualquer um que tenha essa "bolada" disponível para aplicar. 1 – Tesouro Direto O Tesouro Direto é um programa de compra de títulos do governo federal. Na prática, o investidor está emprestando dinheiro para o governo, que, em tese, é o credor mais seguro do Brasil, uma vez que, no limite, pode imprimir papel moeda para honrar suas dívidas. Notícias relacionadasGoldman Sachs escolhe 2 "top picks" no Brasil e vê 2015 mais "previsível" Gestora aposta em ação que caiu 50% em um ano; “múltiplo altamente atrativo” Quer renda? Conheça a ação de dividendos preferida dos analistas Existe uma variedade de títulos oferecidos pelo governo, prefixados e pós-fixados, atrelados à Selic ou ao IPCA, com diversos vencimentos. O educador financeiro, André Massaro, destaca que essa é a melhor possibilidade de investimento atual, uma vez que a taxa de juros real no Brasil é a maior do mundo, atualmente. O único risco que o investidor corre com esse investimento é o chamado risco de mercado. Caso decida vender seus títulos antes do vencimento, a rentabilidade está sujeita às variações do mercado. No entanto, caso mantenha seu investimento até a data de vencimento, a rentabilidade está garantida. 2 – Títulos BancáriosAinda no bom momento atual da renda fixa, outra opção de investimento interessante são os títulos privados de renda fixa como o CDB (Certificado de Depósito Bancário) e as LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio). Nesse caso, o investidor empresta dinheiro para o banco emissor do título. André Massaro relata que os três são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), o que significa que investimentos de até R$ 250 mil por banco são garantidos caso a instituição financeira venha a falir. “Assim, o único trabalho que o investidor tem é o de diversificar seus investimentos em vários bancos de modo a ter total cobertura de seu patrimônio”, explicou. Outra vantagem desse investimento fica por conta da isenção de imposto de renda para investimentos nas LCIs e LCAs, o que faz com que ambas sejam uma opção bastante interessante para quem deseja buscar vantagem tributária. 3 – Fundos de Renda FixaOs fundos de renda fixa também são uma ótima escolha para quem quer surfar nessa alta da taxa básica de juros, mas não quer ou não tem tempo para escolher os títulos que quer investir sozinho. A grande vantagem de um fundo de investimentos é que ele permite diversificação para o investidor e conta com a expertise de um gestor profissional, que geralmente está muito mais qualificado para investir bem do que o investidor comum. O educador financeiro André Massaro só aconselha para que o investidor escolha um fundo de investimentos com uma taxa de administração baixa, uma vez que um fundo muito caro pode acabar sendo uma má escolha, mesmo que tenha uma excelente rentabilidade. 4 – Fundos ImobiliáriosOs fundos imobiliários são uma boa opção de investimento para quem quer entrar no mercado de imóveis sem ter que ficar preso a um imóvel específico. Como as cotas de fundos são negociadas na bolsa diariamente, é muito mais fácil comprar e vender um fundo do que comprar e vender um imóvel. Além disso, o patrimônio dos fundos imobiliários costuma ter um valor muito maior do que a grande maioria dos investidores poderia adquirir, fazendo com que, assim, mesmo com pouco dinheiro, você possa ser um dos donos de um escritório na Avenida Brigadeiro Faria Lima, uma das mais caras de São Paulo, por exemplo.Outro ponto positivo dos fundos imobiliários são os dividendos pagos por ele, que podem gerar uma boa renda. André Massaro pondera que essa é uma boa escolha para quem quer diversificar seus investimentos, mas que esse não é o melhor momento do mercado imobiliário, ou seja, não é bom colocar muito dinheiro nessa modalidade de investimentos. 5 – Ações de dividendosAs ações que pagam bons dividendos costumam ser uma opção mais segura na bolsa e agradam quem tem o perfil mais defensivo. Além disso, elas podem proporcionar boa renda para os investidores que acreditem nela e tendem a se manter mais estáveis em momentos de turbulência. Outra vantagem de investir em ações está em dar a possibilidade para o investidor de apostar em um negócio que ele confie e acredite que vá subir no longo prazo, mesmo que eventualmente caia no futuro mais próximo. André Massaro afirma que essa até pode ser uma boa opção de investimento, mas, com os juros mais altos no Brasil, vale mais a pena focar mais na renda fixa e menos na renda variável no momento atual. AVALIE ESSA NOTÍCIA: COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA Outras notíciasFugindo da Crise: Lucre com Ações dos EUA sem sair do Brasil (Apple, Google, etc..). (Toro Radar) "Trabalho mais difícil do mundo" paga R$ 15 mil por mês e vaga ainda está aberta Conheça 20 trabalhos bem pagos sem precisar sair de casa Já tenho R$ 400 mil; onde invisto para ter renda mensal de R$ 10 mil? Recomendado por COMENTÁRIOS www.infomoney.com.br/onde-investir/renda-fixa/noticia/3810627/opcoes-investimento-para-quem-levar-milhoes-bbb
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 6, 2015 9:57:37 GMT -3.5
04/02/15 - 12h00 - Leonardo Pires Uller Veja 5 fundos imobiliários para investir em fevereiro A carteira rendeu 3,32% no mês passado, desempenho superior ao do IFIXSÃO PAULO – A Guide Investimentos divulgou sua carteira de fundos imobiliários para o mês de fevereiro. Mais uma vez, a opção da equipe de análise foi por não fazer trocas em sua seleção de investimentos. Permancem entre as recomendações o BTG Corporate Office Fund (BRCR11), o Santander Agências (SAAG11), o Kinea Renda Imobiliária (KNRI11), o CSHG Brasil Shopping (HGBS11) e o Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11). DesempenhoA carteira de fundos imobiliarios da Guide Investimentos marcou alta de 3,32% em janeiro, contra alta de 2,69% do IFIX. Notícias relacionadasTrês lições e um conselho que o pequeno investidor pode tirar da crise na Petrobras Santander é eleito melhor banco para investir pela FGV 5 investimentos "burros" que até pessoas inteligentes fazem (e como evitá-los) Ações do setor educacional chegam a cair quase 50% em 2015; é hora de comprar? Veja 3 conselhos de investimento que Warren Buffett tem para você Confira abaixo a carteira recomendada:Carteira Guide Imobiliária Fundo Código Peso CSHG Brasil Shopping HGBS11 25% BTG Corporate Office Fund BRCR11 20% Santander Agências SAAG11 15% Kinea Rendimentos Imobiliários KNCR11 20% Kinea Renda Imobiliária KNRI11 20% Guide Investimentos AVALIE ESSA NOTÍCIA: COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA Outras notíciasSabe o que é self storage? A Goodstorage ajuda você a entender melhor como alugar espaços urbanos para armazenagem (GoodStorage) As profissões que devem desaparecer até 2022; a sua está na lista? De R$ 6 mil a R$ 60 mil: 11 franquias que custam pouco e permitem trabalhar de casa 8 profissões bem pagas que não precisam de diploma universitário Recomendado por COMENTÁRIOS www.infomoney.com.br/imoveis/fundos-imobiliarios/noticia/3840170/veja-fundos-imobiliarios-para-investir-fevereiro
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 6, 2015 10:00:04 GMT -3.5
UQBAR 10-02-2015 | 16H30 Liquidez de secundário de Fundos Imobiliários se contrai em janeiro O montante consolidado negociado em janeiro chegou a R$ 300,9 milhões Por Uqbar | 16h30 | 10-02-2015*Plublicado originalmente no Portal TLONO mercado secundário de cotas de Fundos de Investimento Imobiliário (FII), negociado no âmbito da BM&Fbovespa, registrou forte queda em volume mensal no mês de janeiro de 2015, tanto em termos de montante negociado quanto em relação ao número de negócios, chegando ao menor patamar para ambos estes indicadores nos últimos dois anos. O montante consolidado negociado em janeiro atingiu R$ 300,9 milhões, valor 26,6% inferior aos R$ 410,0 milhões que haviam sido negociados em dezembro último. Este é o menor volume mensal negociado desde setembro de 2012, quando apenas R$ 249,4 milhões haviam sido negociados. Na comparação com janeiro de 2014 a redução também se mostrou bastante acentuada, o equivalente a 42,5%, tendo em vista que naquele mês o montante negociado havia alcançado R$ 523,0 milhões.Em relação ao número de negócios realizados, em janeiro de 2015 esta cifra não passou de 48.709, o que representa uma diminuição da ordem de 35,1% em relação ao alcançado em dezembro último, 75.014 negócios. Em comportamento paralelo ao ocorrido em termos de montante negociado, o valor mensal referente ao número de negócios em janeiro também é o menor nos últimos dois anos, sendo que o último valor inferior a este havia acontecido em novembro de 2012, a redução do número de negócios realizado foi da ordem de 47,8%, já que 93.368 negócios haviam ocorrido naquele mês. A Figura 1 abaixo traz a evolução mensal do volume de liquidez, em termos de montante negociado e de número de negócios, do mercado secundário de FII nos últimos três anos. O valor de volume do mercado secundário ficou 26,6% inferior ao registrado em dezembro (Nacho Doce/Reuters) Figura 1 – Evolução do montante negociado e do número de negóciosEm uma análise do comportamento da liquidez do mercado secundário de cotas de FII em base diária e através da média móvel de 22 pregões (um número aproximado de pregões em um mês), nota-se que tanto o montante médio negociado diariamente quanto o número médio de negócios diários apresentaram tendência de queda ao longo do mês de janeiro de 2015. Após passar grande parte do ano de 2014 seguindo trajetória praticamente estável, próxima da faixa dos R$ 20 milhões, a média móvel do montante negociado diariamente encerrou janeiro na marca de R$ 14,4 milhões. Já a média móvel do número de negócios diários, que apresentou maior volatilidade ao longo de 2014, findou janeiro no nível de 2.285 negócios. Vale apontar que os valores máximos alcançados para o montante negociado diário e o número de negócios diário ao longo de janeiro de 2015 foram de R$ 24,4 milhões e 3.528 respectivamente. Figura 2 – Evolução da média móvel de 22 pregões do montante negociado e do número de negócios diárioNa leitura do desempenho individual de liquidez dos FII no último mês, fica confirmada a persistência de cotas de três fundos no topo do ranking. Os FII BTG Pactual Corporate Office Fund (BRCR11), BB Progressivo II (BBPO11) e Kinea Renda Imobiliária (KNRI11) se mantêm nas primeiras posições em termos de montante negociado e de número de negócios. Estes três fundos responderam por pouco menos de 40% do montante negociado e do número de negócios totais realizados no mercado em janeiro de 2015. A Tabela 1 traz os cinco FII cujas cotas alcançaram maior montante negociado individual em janeiro, juntamente com estes valores de montante negociado, os respectivos números de negócios e a frequencia em pregões ao longo do mês. Tabela 1 – Os cinco FII de maior montante negociado em janeirowww.infomoney.com.br/imoveis/fundos-imobiliarios/noticia/3855768/liquidez-secundario-fundos-imobiliarios-contrai-janeiro
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 6, 2015 10:08:01 GMT -3.5
12/02/15 - 14h18 - IBCPF Tenho R$ 2 mil para investir por mês; como divido entre renda fixa e ações? Antonino de Andrade Machado, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney
PerguntaTenho 32 anos, tenho perfil conservador e quero investir meu dinheiro a longo prazo para complementar minha aposentadoria. Todo mês, me sobram R$ 2 mil após pagar as contas. Desses R$ 2 mil, qual a porcentagem que deve ir para renda fixa, qual deve ir para uma reserva de emergência e qual devo arriscar em ações e/ou fundos imobiliários (visando apenas dividendos a longo prazo)? Hoje, meus investimentos estão distribuídos da seguinte forma: R$ 6 mil em um CDB de 100% CDI com vencimento em 04/05/2016; Notícias relacionadasComo investir para comprar um carro até o começo de 2016? Tenho R$ 60 mil e meu perfil é conservador; onde investir? Tenho 16 anos e quero começar a investir R$ 350 por mês; como fazer isso? R$ 10 mil na poupança (pois vou precisar usar no final de fevereiro este dinheiro); R$ 14 mil em LCA rendendo 93% CDI com vencimento em 06/04/2015; R$ 2 mil ações e fundo imobiliários; R$ 6 mil em tesouro direto - diversos papeis, com diversos rendimentos.; Do jeito que está, está mal distribuído? Como posso distribuir melhor? A cada mês, como devo investir o excedente do meu salário? Já tenho imóvel e carro quitados. Não pretendo trocar de imóvel tão cedo e o carro só daqui uns 5 anos. Leitora: Rachel Resposta de Antonino de Andrade Machado, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPFOlá Rachel, como vai? Sua disciplina é algo notável. Continue assim e colherá excelentes frutos. Particularmente acho a seleção de seus ativos muito boa, mas com a saída dos recursos de poupança em breve, você ficará uma concentração muito grande em LCA/CDB – aproximadamente 70% - para um curto ou curtíssimo prazo. Por isso, o ideal é prolongar o vencimento de parte de seus investimentos, buscando alinhar melhor com seu objetivo. Abaixo, sugiro uma possível alocação: Longo prazo – 55%: Priorize os Títulos Públicos de longo prazo como LTN, NTN-F e em especial, NTN-B, que protegerá seu capital de perdas causadas pela inflação. Fundos de Renda Fixa com Crédito Privado e ofertas de CRI/CRA podem ser boas opções para serem incorporadas a carteira ao longo do tempo. Não descarte também, caso ainda não possua por sua empresa, a hipótese de alocar parte em um plano de previdência complementar – até 12% da renda, com o objetivo de receber uma dedução fiscal anualmente e ainda se beneficiar do regime de alíquotas de IR regressivas. Médio prazo, 2 a 5 anos – 20%: Concentre em LCI e LCA por serem isentas de Imposto de Renda, mas CDB e LFT são também boas opções. Este, inclusive, pode ser a fonte de recursos para a troca de seu carro no futuro. Liquidez ou reserva de emergência – 15%: LCI, LCA ou CDB podem também ser usados para este papel, desde que tenham cláusula de resgate antecipado, bem como Fundos de Renda Fixa ou Referenciados DI com taxa administração abaixo de 1%a.a. Montante destinado a Risco – 10%: Aplicar em Fundos de Ações Multi Setoriais pode ser uma forma de potencializar sua diversificação em ações, uma vez que não se concentram em um setor específico, reduzindo seu risco. Fundos Imobiliários podem fazer parte da sua estratégia também, mas principalmente com o objetivo de aproveitar oportunidades nos preços das cotas. A renda de dividendos em si, será mais útil para você no futuro. O excedente de seu salário, R$2mil, pode ser utilizado para equilibrar estas proporções mensalmente, ou ainda, aproveitar alguma oportunidade que possa surgir em mudanças de cenário. Pelo seu perfil conservador, importante ressaltar que quanto maior o prazo da carteira, maior será sua volatilidade. Assim, sempre haverá momentos de turbulência, mas seja firme, evite sair da sua posição antes dos vencimentos e não se esqueça do motivo de seu esforço. Certamente verá que valeu a pena. Forte abraço, Antonino de Andrade Machado é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF).
As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.
Perguntas devem ser feitas no formulário www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-perguntawww.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde/noticia/3840899/tenho-mil-para-investir-por-mes-como-divido-entre-renda
|
|
|
Post by jigsaw on Dec 6, 2015 10:11:22 GMT -3.5
16/03/15 - 16h59 - Leonardo Pires Uller Quer diversificar? Veja 12 fundos imobiliários para comprar agora Ativa optou por não fazer mudanças em sua seleção de investimentosSÃO PAULO - A corretora Ativa elaborou sua carteira recomendada de fundos imobiliários para o mês de março. A opção da equipe de análise foi por manter suas recomendações. Com isso, permanecem recomendados o AESAPAR (AEFI11), BTG Pactual Corporate Office Fund (BRCR11), Floripa Shopping (FLRP11B), CSHG Brasil Shopping (HGBS11), CSHG Real Estate (HGRE11), Maxi Renda (MXRF11), BB Renda de Papéis (RNDP11), RB Capital Renda I (FIIP11B), XP Gaia Lote I (XPGA11), Campus Faria Lima (FCFL11B), TB Office (TBOF11) e CSHG Logística (HGLG11). DesempenhoEm fevereiro, a carteira de fundos imobiliários da Ativa recuou 1,1% contra queda de 0,22% do IFIX no mesmo período. Notícias relacionadasPoupar e investir aquele "dinheirinho" que sobra pode render uma boa viagem Rico recomenda compra para Itaú e Bradesco: "valuation atrativo" 5 investimentos para aproveitar o juro alto e ganhar mais em 2015 Confira a carteira de fundos imobiliários completa da Ativa:Fundo Ticker Peso AESAPAR AEFI11 8% BTG Pactual Corporate Office Fund BRCR11 8% Floripa Shopping FLRP11B 8% CSHG Brasil Shopping HGBS11 8% CSHG Real Estate HGRE11 8% Maxi Renda MXRF11 8% BB Renda de Papéis RNDP11 8% RB Capital Renda I FIIP11B 8% XP Gaia Lote I XPGA11 8% Campus Faria Lima FCFL11B 8% TB Office TBOF11 8% CSHG Logística HGLG11 8% AVALIE ESSA NOTÍCIA: www.infomoney.com.br/imoveis/fundos-imobiliarios/noticia/3901858/quer-diversificar-veja-fundos-imobiliarios-para-comprar-agora
|
|