|
Post by Sultão do Swing on Sept 13, 2016 17:34:01 GMT -3.5
Talvez para o que vocè queira um curso avulso de Contabilidade de uma dessas escolas online para concursos (como Ponto dos Concursos e Estratégia) seja o suficiente. Hmmm, talvez seja mesmo. Vou dar uma checada. No caso de alguém como eu, é melhor que existam exames constantes pois isso me "obriga" a estudar.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 13, 2016 17:35:54 GMT -3.5
Cpf (e Jigsaw, e demais...) eu estou acompanhando, claro a movimentação dos FIIs e tem chamado a minha atenção o fato de que diversos fundos imobiliários estão anunciando quedas nos dividendos e mesmo assim a cotação não cai. Você não acha isso estranho? Não. Para mim não faz muito sentido pois sendo o mercado yield chaser eu esperava que as cotações caíssem.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 13, 2016 17:39:04 GMT -3.5
Apesar de extenso, acho que a solução de auxiliar em contabilidade é a mais apropriada. Até para comentar, eu li os itens e fui reconhecendo as utilidades. Ler DFs, entender certas escriturações, simular lançamentos alternativos, diferenciar lançamentos recorrentes de atípicos. Estava pra dizer que o item 8 seria o mais distante de todos, mas daí me lembrei que praticamente tive de ensinar isso numa recente aula particular para poder responder a questão de o quão perto o HTMX estava vendendo seus ativos perto do PL, e como essa informação está disponível a anos, ainda que não escancaradamente. Sim, saber contabilidade ajuda nesse nível! Aqui não tinha muita escapatória. Eu tinha que saber alguma coisa sobre o tópico, mas então um curso de Capachão B parece ser o tamanho ideal! Vlw!
|
|
|
Post by cpf216 on Sept 13, 2016 18:29:19 GMT -3.5
Para mim não faz muito sentido pois sendo o mercado yield chaser eu esperava que as cotações caíssem. Tem de lembrar que o yield chaser é yield com relação a alguma outra coisa, e aparentemente essa alguma outra coisa é SELIC, quando menos de 12%, e juros futuros, com juros acima de 12%. Todo dia eu pego do contrato de DI futuro mais líquido para brincar de aderência com IFIX. É divertido, mas um pouco determinístico demais. Se quiser brincar depois, compare o IFIX com o DI1F19.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Sept 13, 2016 18:31:05 GMT -3.5
Talvez para o que vocè queira um curso avulso de Contabilidade de uma dessas escolas online para concursos (como Ponto dos Concursos e Estratégia) seja o suficiente. Hmmm, talvez seja mesmo. Vou dar uma checada. No caso de alguém como eu, é melhor que existam exames constantes pois isso me "obriga" a estudar. Isso que o Neymar falou realmente é uma boa. Neste site de preparação de concursos você também encontra um bom material. A vantagem é que é bem barato, pois a pessoa paga R$ 60,00 por mês e ela pode fazer o download de quantas videoaulas que ela quiser. Cada aula geralmente tem 30 minutos de duração e como a pessoa pode baixar o vídeo para o seu PC, então dá para assistir várias vezes. Eu já fiz um curso de contabilidade básica e intermediária neste site e eles costumam oferecer também contabilidade avançada. Na época que eu fiz (há uns 5 anos), o curso de contabilidade básica tinha ~50h/aula e o de intermediária ~30h/aula. No dia a dia na bolsa eu não uso o que aprendi, pois minha praia é AT e não AF, mas dá pra ter uma boa noção para quem gosta desta área. Outra coisa, há algumas disciplinas voltadas para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal que podem ajudar bastante um investidor, como por exemplo Direito Tributário, Direito Empresarial, Auditoria, Economia (micro e macro), entre outros.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 13, 2016 20:04:17 GMT -3.5
Hmmm, talvez seja mesmo. Vou dar uma checada. No caso de alguém como eu, é melhor que existam exames constantes pois isso me "obriga" a estudar. Isso que o Neymar falou realmente é uma boa. Neste site de preparação de concursos você também encontra um bom material. A vantagem é que é bem barato, pois a pessoa paga R$ 60,00 por mês e ela pode fazer o download de quantas videoaulas que ela quiser. Cada aula geralmente tem 30 minutos de duração e como a pessoa pode baixar o vídeo para o seu PC, então dá para assistir várias vezes. Eu já fiz um curso de contabilidade básica e intermediária neste site e eles costumam oferecer também contabilidade avançada. Na época que eu fiz (há uns 5 anos), o curso de contabilidade básica tinha ~50h/aula e o de intermediária ~30h/aula. No dia a dia na bolsa eu não uso o que aprendi, pois minha praia é AT e não AF, mas dá pra ter uma boa noção para quem gosta desta área. Outra coisa, há algumas disciplinas voltadas para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal que podem ajudar bastante um investidor, como por exemplo Direito Tributário, Direito Empresarial, Auditoria, Economia (micro e macro), entre outros. Obrigado Wolf, vou checar.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 13, 2016 20:07:02 GMT -3.5
Para mim não faz muito sentido pois sendo o mercado yield chaser eu esperava que as cotações caíssem. Tem de lembrar que o yield chaser é yield com relação a alguma outra coisa, e aparentemente essa alguma outra coisa é SELIC, quando menos de 12%, e juros futuros, com juros acima de 12%. Todo dia eu pego do contrato de DI futuro mais líquido para brincar de aderência com IFIX. É divertido, mas um pouco determinístico demais. Se quiser brincar depois, compare o IFIX com o DI1F19. Há, agora estamos nos entendendo. Qual o DI futuro que você usa? Eu fico comparando o juro futuro com o ifix (principalmente BBPO11). Eu uso o DI1F18. Mas não está fazendo muito sentido. POis ele está estável (na verdade uma congestão no semanal ) há semanas e o IF IX só sobe
|
|
|
Post by cpf216 on Sept 13, 2016 21:11:31 GMT -3.5
Tem de lembrar que o yield chaser é yield com relação a alguma outra coisa, e aparentemente essa alguma outra coisa é SELIC, quando menos de 12%, e juros futuros, com juros acima de 12%. Todo dia eu pego do contrato de DI futuro mais líquido para brincar de aderência com IFIX. É divertido, mas um pouco determinístico demais. Se quiser brincar depois, compare o IFIX com o DI1F19. Há, agora estamos nos entendendo. Qual o DI futuro que você usa? Eu fico comparando o juro futuro com o ifix (principalmente BBPO11). Eu uso o DI1F18. Mas não está fazendo muito sentido. POis ele está estável (na verdade uma congestão no semanal ) há semanas e o IF IX só sobeO contrato de DI futuro mais líquido com vencimento entre 12 a 18 meses a frente. Menos que isso ele "converge" pro DI atual (no máximo dando o viés), mais longe que isso a propagação do viés distorce grandemente a "previsão".
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 13, 2016 21:49:29 GMT -3.5
O contrato de DI futuro mais líquido com vencimento entre 12 a 18 meses a frente. Menos que isso ele "converge" pro DI atual (no máximo dando o viés), mais longe que isso a propagação do viés distorce grandemente a "previsão". OK, nem para mim nem para ti, DI1F17.
|
|
|
Post by cpf216 on Sept 13, 2016 22:39:05 GMT -3.5
O contrato de DI futuro mais líquido com vencimento entre 12 a 18 meses a frente. Menos que isso ele "converge" pro DI atual (no máximo dando o viés), mais longe que isso a propagação do viés distorce grandemente a "previsão". OK, nem para mim nem para ti, DI1F17. DI1F17 é daqui a quatro meses...
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Sept 15, 2016 15:00:31 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 17, 2016 16:56:02 GMT -3.5
DI1F17 é daqui a quatro meses... DAPK17. Tá esquentando?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 17, 2016 17:05:05 GMT -3.5
|
|
|
Post by jigsaw on Sept 24, 2016 10:03:13 GMT -3.5
Ainda não. Estão cadastrados na Bovespa como emissores, mais ainda sem código de negociação. Acabo que só coloco em monitoração aqueles que tem chance de negociar, ainda que ilíquidos. Não, não. PABY ainda em fase de acumulação. Deu umas boas mordidas nessas últimas semanas, alias. Quase cinco anos comprando no pinga pinga para conseguir formar uma posição nele. Variação grande sim, mas repare volumes baixos e vai e volta do preço. Isso aí é resultado de book com spread alto. Estranho foi um lucro em day trade operando TFOF. Ilíquido, mais que PABY, book geralmente só tem um dos lados com uma ordem solitária, quando tem. Tirar um DT nessa situação (e um DT bem lucrativo por sinal) foi bem estrambólico. Meio que no susto, para ser sincero. Cpf (e Jigsaw, e demais...) eu estou acompanhando, claro a movimentação dos FIIs e tem chamado a minha atenção o fato de que diversos fundos imobiliários estão anunciando quedas nos dividendos e mesmo assim a cotação não cai. Você não acha isso estranho? Lembra de que conversamos sobre conhecer contabilidade para lidar bem com os relatórios. Bem lembro que você me disse que até mesmo um curso de técnico em contabilidade seria um pouco de excesso em termos do que se requer para lidar com fundos imobiliários. Pensei então se um curso de "Auxiliar em contabilidade" seria suficiente. Na minha cabeça, enquanto um bacharel em ciências contábeis seria o Boss, o técnico em contabilidade seria o Capachão Nível A e o auxiliar Capachão Nível B. Como eu não sei nada sobre contabilidade não sei nem mesmo se existe diferença entre técnico e auxiliar. O programa de um curso achável na net seria: Sultão, desculpe-me a demora em responder, não havia visto esse post, apesar que o Neymar e o cpf216 já responderam, essas matérias que você elencou seria mais direcionada para estudo de balanços de empresas, ou seja, para ações, para Fiis estou achando um material meio avançado, não é necessário tudo isso. Em relação a que curso fazer, não sei qual a sua formação (você nunca revelou), entao eu sugeriria o curso de auxiliar em contabilidade, acredito que seja suficiente, mas se você tiver tempo disponível, há muitas vagas de técnico em contabilidade nessas ETECs da vida, gratuitos, você pode se matricular e fazer o curso até onde se sentir confortável para avaliar um balanço.
|
|
|
Post by jigsaw on Sept 24, 2016 10:05:22 GMT -3.5
Tudo que vier para agregar valor na normatização de Fiis será muito bem-vindo, vamos ver na prática como isso funcionará.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 26, 2016 18:09:40 GMT -3.5
Sultão, desculpe-me a demora em responder, não havia visto esse post, apesar que o Neymar e o cpf216 já responderam, essas matérias que você elencou seria mais direcionada para estudo de balanços de empresas, ou seja, para ações, para Fiis estou achando um material meio avançado, não é necessário tudo isso. Em relação a que curso fazer, não sei qual a sua formação (você nunca revelou), entao eu sugeriria o curso de auxiliar em contabilidade, acredito que seja suficiente, mas se você tiver tempo disponível, há muitas vagas de técnico em contabilidade nessas ETECs da vida, gratuitos, você pode se matricular e fazer o curso até onde se sentir confortável para avaliar um balanço. "essas matérias seriam mais direcionadas para estudo de balanços de empresas" E quem disse que isso seria uma coisa ruim. Adquirir capacidade de ler bem um balanço seria uma mão na roda em relação a ações dividendeiras. "eu sugeriria o curso de auxiliar em contabilidade" No mesmo sentido que o resto do pessoal, até técnico em contabilidade eles acharam demais. Para mim parece ótimo fazer um curso para capachão nível b (auxiliar) Quanto à suposta demora, nenhum problema, considero sua opinião valiosa e ela veio confirmar o que eu já pensava
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Sept 30, 2016 19:14:00 GMT -3.5
Na era da comunicação eletrônica, FIIs enviando toneladas de cartas (papel).
Deveria ter ao menos a opção de receber somente por email. Aparentemente, é uma determinação da CVM.
|
|
|
Post by jigsaw on Oct 1, 2016 9:22:03 GMT -3.5
"essas matérias seriam mais direcionadas para estudo de balanços de empresas" E quem disse que isso seria uma coisa ruim. Adquirir capacidade de ler bem um balanço seria uma mão na roda em relação a ações dividendeiras. Eu indicaria, alem do curso, você baixar aquelas planilhas da CBCAFI e tentar encontrar os dados nos balanços das empresas, isso vai te familiarizar da forma como se obtém e calcula os indicadores, mas isso pode ser num segundo momento, depois que você tiver começado o curso, ou pode ser antes, depende da sua pré-disposição. É que alguns livros que eu li, os exemplos ali informados nao se encaixavam com os dados da bovespa, entao vc fica tentando adivinhar quais são os dados correspondentes, principalmente nos livros traduzidos. "eu sugeriria o curso de auxiliar em contabilidade" No mesmo sentido que o resto do pessoal, até técnico em contabilidade eles acharam demais. Para mim parece ótimo fazer um curso para capachão nível b (auxiliar) Quanto à suposta demora, nenhum problema, considero sua opinião valiosa e ela veio confirmar o que eu já pensava Eu tambem sugiro a leitura desses 3 livros, dos 10 que eu li sobre mercado acionario: 2 06/08/2013 O INVESTIDOR INTELIGENTE BENJAMIN GRAHAM 3 06/08/2013 O Jeito Peter Lynch de investir Peter Lynch e John Rothchild 4 06/08/2013 INVESTINDO EM AÇÕES NO LONGO PRAZO JEREMY SIEGEL Tenho pretensão de ler em breve, assim que tiver tempo (opiniões??): Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker A Bola de Neve - Warren Buffett e o Negócio da Vida Alice Schroeder Investindo Em Small Caps - Anderson Lueders Livros indicados pelo Forista small-caps (Anderson Lueders) do outro forum: MITOS de investimento - DAMODARAN Investimentos: os Segredos de George Soros e Warren Buffett -Mark TierMas se você tiver o inglês fluente daria preferência às publicações originais: Security Analysis: Sixth Edition, Foreword by Warren Buffett (Security Analysis Prior Editions) 6th Editionby Benjamin Graham (Author), David Dodd (Author), Warren Buffett (Foreword) One Up On Wall Street: How To Use What You Already Know To Make Money In The Market Paperback – April 3, 2000 by Peter Lynch (Author), John Rothchild (Contributor) Lista de livros no forum do infomoney: forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=8416
|
|
|
Post by jigsaw on Oct 1, 2016 9:34:38 GMT -3.5
Na era da comunicação eletrônica, FIIs enviando toneladas de cartas (papel). Deveria ter ao menos a opção de receber somente por email. Aparentemente, é uma determinação da CVM. Eu acabei de receber um envelope com 6 paginas (frente e verso) sobre as adaptações do regulamento do FCFL que deverão ser submetidas a aprovação na AGE do dia 18/10, desnecessário isso, bastava disponibilizar no site do BTG, mas enfim. Em relação aos informes de dividendos, as ações que estão na custódia escritural eles me mandam sempre em papel, nao consigo cancelar, mas as que estão na custódia da CBLC, nao tenho recebido mais, eles me mandam por e-mail com senha para desbloquear.
|
|
|
Post by jigsaw on Oct 1, 2016 9:37:41 GMT -3.5
|
|