Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 18, 2015 9:25:49 GMT -3.5
Olá galera, vou a abrir o tópico da Altona indicando alguns dos números que me fazem investir nela, mesmo esperando prejuízo durante os próximos ITRs. Em lugar de fazer um compendio dos resultados da empresa nos últimos anos, vou só remarcar os pontos que eu considero importantes dada a conjuntura atual. Primeiro alguns números gerais da empresa. A evolução do patrimônio liquido da empresa Mostra um salto grande em 2010. É interessante que não é imediato encontrar informação ao respeito e devemos ir diretamente aos pronunciamentos da empresa. Em fóruns de mercado como o Bastter ou o Infomoney na época encontramos posts indicando que a empresa voltava a ser lucrativa como indicação desse crescimento. Mas o fato é que o salto maior foi um ajuste nas avaliações patrimoniais numa segunda reapresentação do DFP 2009. Que mudou retroativamente os valores do imobilizado assim como os futuros valores da depreciação segundo as CPC 37 (IFRS 1) e CPC 43 (quando o Brasil adotou as normas internacionais de contabilidade). A reavaliação foi de quase 90M, o que para uma empresa com PL de 70M é uma mudança mais do que significativa. Tendo em conta essa reavaliação o crescimento do PL na última década é muito mais saudável. Ao tempo que o lucro começava a aumentar, os indicadores de produtividade começavam a cair, o ROIC por exemplo foi diversas vezes citado nos relatorios do fundo FAMA, por exemplo como razão para não investir na companhia. A meu ver a queda no ROIC está claramente explicada pelo aumento nos investimentos (com as compras de terrenos de 1.800.000 m^2 em Barra Velha e a instalação da nova fábrica que deve ser operacional no ano próximo). Vamos aos números concretos desse ano. A queda da receita foi brutal esse ano, comparando os últimos 3 ITR com os mesmos de um ano antes, temos uma queda de 25% na receita. Hoje estamos em níveis de receita comparável a 2006 sendo que os custos dos produtos vendidos são 15% mais caros! isso erode todas as margens operacionais (estou comparando 3 ITR, os últimos 3 que foram os piores dessa empresa). A perspectiva é que pelo menos os próximos 2 resultados da EALT venham em linha com os primeiros desse ano, ou seja continuaremos a ter resultados deficitários ou com lucro negligenciável se não temos alguma mudança nas margens operacionais. A grande diferencia vem nas contas de despesas operacionais que cresceram bastante em comparação com 2006, quando a empresa com receitas similares as de hoje ainda era lucrativa. Para mim um dos principais indicadores de compra nesta empresa particular é a queda do R$. No último ITR a demanda do mercado externo foi de 47,5% da receita sendo que hoje o dólar está ao dobro do que estava em 2006, com perspectiva de aumentar (em 2006 ainda estava em queda). O aumento do dólar ainda não teve impacto maior nas receitas da empresa devido aos mecanismos de Hedge e ás demoras nas avaliações dos contratos, mas neste próximo ITR já deve ter algum impacto. A recuperação dos mercados nos EUA já está tendo impactos positivos. Lembrando também que 75% da dívida está em R$. Um outro fator a levar em conta é a nova fábrica. O investimento já se encontra quase em sua totalidade refletido no balanço (excepto alguns danos no resultado financeiro que já estão começando a minguar) sendo que a produção ainda não. De fato com os novos fornos a capacidade de produção passará de 12K t/ano para 22K t/ano... Sendo que o negócio e escalável e empresa com um PL ainda muito pequeno pode crescer brutalmente. Eu estou apostando neste crescimento. Um dos maiores problemas da empresa é o bottleneck de energia a causa da falta de gas natural. Se a empresa não consegue resolver o problema de abastecimento para a nova fábrica deverá mudar de equipamentos e isso pode significar um prejuízo considerável na empresa.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 26, 2015 22:33:37 GMT -3.5
Fantástico, a Altona adiantou os destaques do 3 0 trimestre. Acho que a minha compra gerando um leilão em 10,50 vai ser bem sucedida dessa vez. Seguem alguns destaques: - lucro líquido no 3T15 de 1,7M sendo que esperavamos prejuízo garantido. Com isso a empresa passa a ter um prejuízo de 2,7Mi nos últimos 12 meses.
- O Ebitda ficou em 8,1M o que significa que o financeiro está ainda pessando fortemente, a empresa está com uma Div Br/PL de 0,7 então nesse sentido está tranquila, e está sentada em ativos imobilizados subavaliados como os terrenos em barra velha
- A produção de aço foi reduzida em 41% nos 9M15 comparado com 9M14
- A receita liquida de exportações foi de R$63M nos 9M15, 20% a mais que em 9M14 (52M). Isso significa que no terceiro trimestre a receita liquida foi de R$25M frente a R$12M no 3T14, o um crescimento de 100% nas receitas de exportação, acima do crescimento do dólar neste periodo
- A receita liquida do mercado interno teve uma forte contração como era de se esperar de 85M em 9M14 para 52M em 9M15, ou seja que hoje as exportações representam 55% das receita da empresa.
- Todo indica que a empresa considera que a situação está tocando fundo e no release (como sempre sem maiores informações) explicam que se aprestam para voltar aos investimentos e contratações. Eu mantenho faz algum tempo que é hora de investir na indústria Brasileira, essa aqui com a pouca liquidez que tem é difícil para comprar, outro dia com uma OC pequena de 1,1K papéis o pregão entrou em leilão por 30 minutos. Agora me arrependo de não ter comprado mais! Eu esperava preju para esse ITR
EDIT: anualizando o resultado de hoje a empresa está com um P/L de 3.53 e com um P/EBIT de uns absurdos 1.14. Não vi informação sobre a planta nova nem no release nem nas notas explicativas. EDIT2: Claudio66 você estava na dúvida se comprar mais embaixo, conseguiu aumentar? Não teve muitas operações essas últimas semanas, eu aguardei um bom tempo até que a minha OC pegou.
|
|
|
Post by Claudio66 on Oct 27, 2015 6:31:50 GMT -3.5
Potuz, desde o resultado do 2T15 eu acreditava que poderíamos ver lucro aqui já no 3T15. Veja o que eu postei no Fórum do Infomoney em 04/08/2015, às 20:24: E as exportações foram essencialmente de produtos "sob encomenda". No passado a empresa já exportou muito mais referente a "demanda repetitiva". Ou seja, ainda existe um imenso potencial para crescimento da receita. Veja o que comentei no Fórum do Infomoney em 28/08/2015, às 18:36: Ainda não foi no 3T15. Mas virá.
A propósito, não aumentei posição recentemente. Meu PM está em R$ 23,77. Não esperava que as vendas domésticas caíssem tanto, nem esperava que o mercado ignorasse o potencial de exportação da empresa. Pelo preço atual, minha posição corresponde a 5% da carteira de ações. Em termos de valor investido é praticamente o dobro disso. Mas com esse resultado é possível que eu compre mais.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 27, 2015 7:00:46 GMT -3.5
E as exportações foram essencialmente de produtos "sob encomenda". No passado a empresa já exportou muito mais referente a "demanda repetitiva". Ou seja, ainda existe um imenso potencial para crescimento da receita. Tem uma nota do NYT que achei interessante que botei no tópico semanal clubinvest.boards.net/post/1070/thread Onde analisam (e tem links para os dados econômicos) de algumas empresas siderúrgicas e outras de maquinarias pesadas nos EUA: ou seja de alguma forma a concorrência e os possíveis clientes da ALTONA para aquela demanda repetitiva. Aparentemente em general as empresas como John Deere, Caterpillar e demais estão sofrendo ainda a crise lá e eu entenderia isso como responsável pela falta de volume de exportação recorrente. O volume exportado aumentou um pouco, mas o aumento nas receitas de exportação é quase todo devido ao aumento do dólar.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 27, 2015 7:10:50 GMT -3.5
Potuz, desde o resultado do 2T15 eu acreditava que poderíamos ver lucro aqui já no 3T15. Agregando: lembro seus posts, eu esperava prejuízo baseado principalmente pelo tom sombrio das atas da administração e pelo acordo com os funcionários para redução de horas (que bem baixou os custos mas também indicava quedas fortes na produção).
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 28, 2015 6:16:19 GMT -3.5
A ata da reunião da administração veio muito mais otimista que outras vezes, alguns pontos levantados são a expectativa de contrato de fornecimento com um importante cliente holandês, a previsão de vendas 14% acima de 2015 para 2016. O que me deixa um pouco inquieto é o primeiro ponto onde analisam contratos futuros de dólar com a BM&F. Espero não comecem a brincar com futuros sem ser meramente como Hedge para fixar o câmbio. Também tem alguns erros esquisitos
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 26, 2015 8:52:26 GMT -3.5
Distribuicao de juros sobre capital proprio, para as EALT4 são 0,64 por ação o que dá um DY de 5,1% no preço de hoje! isso só considerando os juros dessa vez, considerando os dividendos de abril temos um DY de 10%, nada mal!
Enviou o seguinte Aviso aos Acionistas: Com base nas demonstracoes financeiras encerradas em 31/12/2014, propoem-se a distribuir juros sobre o capital proprio (JSCP) no valor total de R$ 1.618.222,38, correspondente a R$ 0,719210 por acao ou, apos a deducao do imposto de renda na fonte de 15%, nos termos do SS 2 do artigo 9 da lei n 9.249/95, correspondentes ao valor aproximado de R$ 0,611328 por acao. Os acionistas que estejam dispensados da referida tributacao receberao pelo valor bruto apos apresentado os devidos documentos comprobatorios junto ao Banco Itau Corretora de Valores S/A, Considerando a atribuicao dos 10% adicionais a cada acao preferencial para atender as determinacoes Estatutarias, o valor para cada tipo de acao fica estabelecida: Acoes ordinarias - R$ 0,680641/acao x 975.000 acoes = R$ 663.624,78 Acoes preferencias - R$ 0,748704/acao x 1.275.000 acoes = R$ 954.597,60 R$ 1.618.222,38 Tratativas adicionais: a) Capital Social de 2014 - R$ 10.707.519,00 Reservas de Lucro 2014 - R$ 15.184.039,00 Base de Calculo - R$ 25.891.558,00 JSCP - 6,25% - R$ 1.618.222,38 b) Os juros sobre capital proprio serao imputados e/ou equiparados aos dividendos obrigatorios nos termos do capitulo VI do estatuto social e artigo 9 SS7 da lei n 9.249/95. c) Sera considerada para fins de pagamento do JSCP, a posicao acionaria do dia 23 de novembro de 2015, no domicilio bancario fornecido pelo acionista ao Banco Itau. Oportunamente, a Companhia divulgara um Comunicado ao Mercado informando a data do efetivo pagamento. d) A partir do dia 24 de novembro de 2015, inclusive, as acoes serao negociadas na Bolsa de Valores (ex-JCP). e) O JSCP sera registrado contabilmente em 30 de novembro de 2015. f) O valor do JSCP sera imputado e/ou equiparado aos dividendos obrigatorios relativos ao exercicio social de 2015 e submetidos a deliberacao da proxima Assembleia Geral Ordinaria - AGO. Blumenau, 19 de novembro de 2015 NORMA: A partir de 24/11/2015 acoes escriturais ex-juros.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 26, 2015 9:12:01 GMT -3.5
Tem uma coisa que me chamou a atenção na última ata da RCA. Tem toda uma discussão sobre os avais/fianças em que a conselheira Debora é contrária á contratação daqueles serviços. Eles mencionam a empresa Bellevue Participações e a conselheira menciona que existem mecanismos mais baratos. Porém nas notas explicativas ("partes relacionadas") vão a encontrar que as garantias são pagas por montantes contratados que realmente são altos. Nos 6 primeiros meses de 2014 foram R$22M, esse ano já são 41 milhões. E aqui vem o pior: não só é a Bellevue que leva dinheiro, uma das companhias que fazem de garantia é a Werner S/A, claramente com interesse particular em manter essa relação, as despesas com esses honorários está em perto de R$500.000 segundo entendo nas notas explicativas (neste momento tenho aberta a 2T14 17.a). Enfim, eu não vou perder tempo perguntando ao RI porque não vão a responder (se vocês fizerem por favor indiquem se eles respondem) mas nunca gosto quando as partes relacionadas são membros do conselho. Vocês sabem alguma coisa disso Claudio66 e marcos? EDIT: Achei informações da Bellevue que todo indica que os Werner tem também participação (se não são os donos) da empresa. Podem achar isso nas atas da Werner S/A... Agora já estou #$%@#$ EDIT2: A Carmen Vetter Werner aparece como diretora da Bellevue.... mais ainda!
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Nov 26, 2015 12:15:59 GMT -3.5
potuz, esse é o meu maior medo ao investir em empresas pequenas com baixa governança. O que eu faço para me proteger é não ter posição muito grande em nenhuma. Agora para a conselheira pedir para registrar a discordância em ata é porque o negócio é feio mesmo...
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 4, 2015 5:54:56 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 15, 2015 21:06:58 GMT -3.5
Esse aquí não entendi, parece puramente protocolar.
ACO ALTONA (EALT) Processo Administrativo Sancionador CVM RJ 2011/5211 ( Punicao do Membros do CA) Enviou o seguinte Comunicado ao Mercado: "A Electro Aco Altona S/A vem a publico se manifestar sobre a movimentacao do processo administrativo instaurado pela Superintendencia de Relacoes com Empresas (SEP) que responsabiliza os membros do Conselho de Administracao eleitos para os exercicios entre 2009 a 2011, sobre a remuneracao da presidente do Conselho bem como sua competencia para o cargo. No dia 26 de novembro de 2015 a Companhia recebeu um comunicado do Presidente do Conselho de Administracao com o seguinte manifesto: "Informamos a Diretoria Executiva da Electro Aco Altona S/A, que osprocedimentos de defesa contestando o posicionamento de punicao da Superintendencia da CVM referente o processo Administrativo Sancionatorio n.o. R J 2011-5211, foram elaborados e protocolados no prazo legal. Sendo o que nos cumpria para o momento, ficamos a disposicao para qualquer esclarecimento que se faca necessario. Blumenau, 26 de novembro de 2015. Presidente do Conselho de Administracao." Sendo transcrito na integra o comunicado recebido e conforme pronunciamento anterior, a Altona continuara acompanhando os manifestos do Conselho de Administracao e sendo necessario, levar a publico maiores esclarecimentos. Blumenau, 7 de Dezembro de 2015."
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 15, 2015 21:19:23 GMT -3.5
A empresa anunciou na última reunião que o EBITDA ficou em 20% da receita liquida, isso parece ser um bom aumento de margem, tomara que venha acompanhado com aumento das receitas (caso contrário a empresa está se saca#$%#$). É muito preocupante o teor da linguagem respeitiva á queda de produtos sob encomenda, parece que aquelas receitas "recorrentes" vão a demorar em voltar. A íntegra está no sítio da bovespa.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 29, 2015 10:23:57 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jan 29, 2016 21:11:46 GMT -3.5
pouco, mas a diretoria e o conselho comprou no último mês (dia 14).
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jan 29, 2016 21:18:55 GMT -3.5
Acrescentando um pouco: lendo o Termo de ajuste de conduta (para manter a sede além de 2020) e lendo informes similares do acontecido em Mariana (MG) estou com vergonha de ser sócio da VALE e a EALT... na outra ponta, a empresa se compromete a pouco mais de melhorar uma praça até 2018 e pode ficar sem problemas cheirando o ar de Blumenau... por enquanto a CVM permete, não lucrar com isso seria estúpido. A minha última compra foi em 10,50 uma ordem que entrou de sorte, penso botar uma outra logo por uns 10 lotes mais só. Com isso eu completo a minha posição por enquanto. Edit: Ah quase esqueço: o tom da ata da RCA mudou sustancialmente: o resultado do 4T15 deve vir melhor do esperado. Claramente o dólar está ajudando a empresa. Claudio66, ambos estamos comprados desde os R$25, eu já baixei meu PM bastante, e estou pensando em comprar sériamente mais. Se não for por questões como as levantadas acima sobre negócios com empresas ligadas eu até que pensaria como o kersten em comprar um percentual maior da empresa. Você ainda está comprando aqui?
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jan 30, 2016 8:03:37 GMT -3.5
|
|
|
Post by Claudio66 on Jan 30, 2016 17:31:48 GMT -3.5
Acrescentando um pouco: lendo o Termo de ajuste de conduta (para manter a sede além de 2020) e lendo informes similares do acontecido em Mariana (MG) estou com vergonha de ser sócio da VALE e a EALT... na outra ponta, a empresa se compromete a pouco mais de melhorar uma praça até 2018 e pode ficar sem problemas cheirando o ar de Blumenau... por enquanto a CVM permete, não lucrar com isso seria estúpido. A minha última compra foi em 10,50 uma ordem que entrou de sorte, penso botar uma outra logo por uns 10 lotes mais só. Com isso eu completo a minha posição por enquanto. Edit: Ah quase esqueço: o tom da ata da RCA mudou sustancialmente: o resultado do 4T15 deve vir melhor do esperado. Claramente o dólar está ajudando a empresa. Claudio66 , ambos estamos comprados desde os R$25, eu já baixei meu PM bastante, e estou pensando em comprar sériamente mais. Se não for por questões como as levantadas acima sobre negócios com empresas ligadas eu até que pensaria como o kersten em comprar um percentual maior da empresa. Você ainda está comprando aqui? Faz tempo que não compro EALT4. Meu preço médio está em R$ 23,77.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Feb 21, 2016 7:15:37 GMT -3.5
Eu recarreguei bem nessa faixa próxima dos 11, depois dos ótimos resultados do 3T. É uma de minhas maiores posições. Tenho umas 4000 ações (não lembro exatamente).
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 22, 2016 16:22:18 GMT -3.5
Eu recarreguei bem nessa faixa próxima dos 11, depois dos ótimos resultados do 3T. É uma de minhas maiores posições. Tenho umas 4000 ações (não lembro exatamente). Eu comprei originalmente a 25, logo depois fiz uma boa compra em 10,50 e 11... agora tenho uma OC em 11,25 por 1800 ações e com isso fecho a minha posição na empresa. Vamos ver se pega
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 23, 2016 10:33:29 GMT -3.5
A minha OC está gerando um leilão e tem alguém acomodando toda venda nesta faixa, acho que serei executado.
EDIT: voltei do almoço e já foi executada todinha... cada vez que aparece uma OC de mais de 1K a Solidus tem alguém querendo vender. Isso deve pressionar a cotação por um bom tempo dada a pouca liquidez aqui.
|
|