rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 19, 2023 15:37:19 GMT -3.5
Movimento incomum hoje. Volume diário maior que o semanal. Anunciaram um JCP extra de 1,2/ação (valor líquido). Dei sorte de comprar mais um pouco na semana passada. Como acreditava que não subscreveria novas CGRA3 por R$29,xx, comprei a mercado por R$28,80. Paguei mais barato do que na emissão e ainda levei mais R$1,2 de brinde.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jun 19, 2023 18:08:52 GMT -3.5
Movimento incomum hoje. Volume diário maior que o semanal. Anunciaram um JCP extra de 1,2/ação (valor líquido). Dei sorte de comprar mais um pouco na semana passada. Como acreditava que não subscreveria novas CGRA3 por R$29,xx, comprei a mercado por R$28,80. Paguei mais barato do que na emissão e ainda levei mais R$1,2 de brinde. O papel está bem atrasado em relação aos pares, ainda assim achei muito pouco para tamanha alta.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 19, 2023 19:34:41 GMT -3.5
O papel está bem atrasado em relação aos pares (...) Foi um dos motivos que me fizeram comprar mais. Quase tudo na minha carteira subiu bastante, exceto FESA (que já havia subido bastante nos anos anteriores e agora está devolvendo parte da alta) e CGRA. Maior parte do aporte do mês foi para o fundo cambial, mas depois que vi CGRA3 parada achei que ela ainda era uma opção e comprei mais um pouco (além de ter subscrito as CGRA4 a que tenho direito). Até o dia 4/7 vou decidir se subscrevo também as CGRA3 ou se vendo os direitos de subscrição (cgra1), que já saíram do pó.
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 8, 2023 8:46:20 GMT -3.5
Essa parece das poucas oportunidades valor com bom risco retorno. rst Claudio66 wizardhscAlguma outra opção níveis preço atuais consideram valer compra?
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 8, 2023 9:33:39 GMT -3.5
Peguei CGRA3 agora 26,17.
Nominal nível 2017.
Liquidez não é tão ruim posição até uns 2-3k.
|
|
|
Post by wizardhsc on Aug 8, 2023 10:13:03 GMT -3.5
Peguei CGRA3 agora 26,17. Nominal nível 2017. Liquidez não é tão ruim posição até uns 2-3k. Engraçado como a ordinária descolou da preferencial. Liquidez faz muita diferença.
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 8, 2023 10:20:24 GMT -3.5
Peguei CGRA3 agora 26,17. Nominal nível 2017. Liquidez não é tão ruim posição até uns 2-3k. Engraçado como a ordinária descolou da preferencial. Liquidez faz muita diferença. [br Pois é alguém ou fundo liquidando posição. Oportunidade parece muito boa pra ser verdade.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 8, 2023 13:02:39 GMT -3.5
Engraçado como a ordinária descolou da preferencial. Liquidez faz muita diferença. [br Pois é alguém ou fundo liquidando posição. Oportunidade parece muito boa pra ser verdade. Não espero um resultado bom nesse trimestre, pois todo o varejo sofreu no dia das mães. De outro lado, não espero um resultado que justifique alguém sair vendendo a qualquer preço. Se é ou não cilada, não tem como saber. Acredito que não. Se fosse, ON e PN cairiam juntas. Por isso, também acredito que seja apenas algum fundo sofrendo com a baixa liquidez. Comprei mês retrasado a 28,80, mês passado a 28,00 e nesse novamente a 26,00. Se resultado não for uma tragédia e cotação continuar caindo, mês que vem compro novamente.
|
|
|
Post by wizardhsc on Aug 8, 2023 14:04:37 GMT -3.5
[br Pois é alguém ou fundo liquidando posição. Oportunidade parece muito boa pra ser verdade. Não espero um resultado bom nesse trimestre, pois todo o varejo sofreu no dia das mães. De outro lado, não espero um resultado que justifique alguém sair vendendo a qualquer preço. Se é ou não cilada, não tem como saber. Acredito que não. Se fosse, ON e PN cairiam juntas. Por isso, também acredito que seja apenas algum fundo sofrendo com a baixa liquidez. Comprei mês retrasado a 28,80, mês passado a 28,00 e nesse novamente a 26,00. Se resultado não for uma tragédia e cotação continuar caindo, mês que vem compro novamente. Não duvido que o resultado seja em linha com ano passado. A rentabilidade da Grato no 2T22 foi muito afetada pela quebra da safra. Se considerarmos um resultado próximo do 1T23. Teoricamente é possível que o resultado saia de menos de 4 milhões para algo em torno de 10. Compensando parte da perda com o Varejo.
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 10, 2023 8:55:07 GMT -3.5
Ontem after atingi meu limite 3k posição pegando a 25,55. PM 25,96.
Volume ON chama atenção últimas semanas.
Olhando crescimento patrimônio PL. Dívida bruta zero. Dívida líquida negativa ou caixa líquido 15% PL.
Tem fazendas plantação grãos, terras plantação Pinus.
Não sei relação aos ativos imóveis. Além terras e shopping, não sei se lojas imóvel é próprio também.
Apesar varejo ser setor complicado. Marca parece ser forte região atuação.
Há 10 anos não tem prejuízo. Até onde Fundamentus mostra.
Fico receoso quando acredito muito oportunidade. Sempre foco ativo real descontado.
Estou deixando passar algo ou aqui é pra acumular e esquecer?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 10, 2023 9:50:14 GMT -3.5
Ontem after atingi meu limite 3k posição pegando a 25,55. PM 25,96. Volume ON chama atenção últimas semanas. Olhando crescimento patrimônio PL. Dívida bruta zero. Dívida líquida negativa ou caixa líquido 15% PL. Tem fazendas plantação grãos, terras plantação Pinus. Não sei relação aos ativos imóveis. Além terras e shopping, não sei se lojas imóvel é próprio também. Apesar varejo ser setor complicado. Marca parece ser forte região atuação. Há 10 anos não tem prejuízo. Até onde Fundamentus mostra. Fico receoso quando acredito muito oportunidade. Sempre foco ativo real descontado. Estou deixando passar algo ou aqui é pra acumular e esquecer? Minha visão, que pode estar totalmente equivocada e deve ser vista com toda cautela, é a de que não está deixando passar nada e é sim o caso de ir acumulando. Apenas não espere uma grande valorização, pois, desde que acompanho, há mais de dez anos, ela sempre negociou em 0,4x e 1,1x o VPA. Não vejo nenhum sinal de que mercado em algum momento fará uma revisão de múltiplos para cima. Retorno virá essencialmente do crescimento do negócio e dos dividendos. Tenho uma posição significativa nela, bem maior do que a sua, e durmo tranquilo. Quando fico sem outras opções de investimento, uso os aportes para aumentar minha participação em Grazziotin. Empresa é gerida conservadoramente, tem um longo histórico de lucros, gera caixa constantemente (um sinal de que lucros não são resultado de fraude contábil) e o aplica em favor dos acionistas (dividendos, recompras e investimentos). Riscos principais que enxergo são: - contratos com partes relacionadas (GZT); - baixa liquidez da ação (de um lado é um risco, de outro, é o que nos proporciona essa oportunidade de comprar barato); - eventuais mudanças estruturais no negócio de vestuário (p. ex: abertura econômica beneficiando venda direta por concorrentes chineses) Quanto a sua pergunta sobre as lojas serem próprias ou alugadas, pelo que me recordo, com algumas exceções, lojas novas costumam ser alugadas e algumas lojas antigas estão em imóveis próprios. No agregado, maior parte é aluguel. Imóveis próprios com valor relevante são as fazendas (50% da Grato), a sede administrativa, as florestas de pinus em Piratini e o Centro Shopping, em Porto Alegre.
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 10, 2023 10:52:40 GMT -3.5
Ontem after atingi meu limite 3k posição pegando a 25,55. PM 25,96. Volume ON chama atenção últimas semanas. Olhando crescimento patrimônio PL. Dívida bruta zero. Dívida líquida negativa ou caixa líquido 15% PL. Tem fazendas plantação grãos, terras plantação Pinus. Não sei relação aos ativos imóveis. Além terras e shopping, não sei se lojas imóvel é próprio também. Apesar varejo ser setor complicado. Marca parece ser forte região atuação. Há 10 anos não tem prejuízo. Até onde Fundamentus mostra. Fico receoso quando acredito muito oportunidade. Sempre foco ativo real descontado. Estou deixando passar algo ou aqui é pra acumular e esquecer? Minha visão, que pode estar totalmente equivocada e deve ser vista com toda cautela, é a de que não está deixando passar nada e é sim o caso de ir acumulando. Apenas não espere uma grande valorização, pois, desde que acompanho, há mais de dez anos, ela sempre negociou em 0,4x e 1,1x o VPA. Não vejo nenhum sinal de que mercado em algum momento fará uma revisão de múltiplos para cima. Retorno virá essencialmente do crescimento do negócio e dos dividendos. Tenho uma posição significativa nela, bem maior do que a sua, e durmo tranquilo. Quando fico sem outras opções de investimento, uso os aportes para aumentar minha participação em Grazziotin. Empresa é gerida conservadoramente, tem um longo histórico de lucros, gera caixa constantemente (um sinal de que lucros não são resultado de fraude contábil) e o aplica em favor dos acionistas (dividendos, recompras e investimentos). Riscos principais que enxergo são: - contratos com partes relacionadas (GZT); - baixa liquidez da ação (de um lado é um risco, de outro, é o que nos proporciona essa oportunidade de comprar barato); - eventuais mudanças estruturais no negócio de vestuário (p. ex: abertura econômica beneficiando venda direta por concorrentes chineses) Quanto a sua pergunta sobre as lojas serem próprias ou alugadas, pelo que me recordo, com algumas exceções, lojas novas costumam ser alugadas e algumas lojas antigas estão em imóveis próprios. No agregado, maior parte é aluguel. Imóveis próprios com valor relevante são as fazendas (50% da Grato), a sede administrativa, as florestas de pinus em Piratini e o Centro Shopping, em Porto Alegre. Perfeito rst muitíssimo grato pela atenção. É mais oportunidade pra acumular mesmo. Risco sempre existe, e histórico mostra ser favorável. Futuro não tem como saber mesmo. E sim, minha preocupação maior momento é preservar patrimônio. Então não busco grandes retornos ganho capital. Até aumentaria se tivesse visão como FII tijolo onde mantenho posições individuais relevantes. Mas ações ainda fico mais receio loucuras mercado. Por isso seguro no tamanho exposição. E a 0,59 P/VP gordura se estiver errado é boa. Muito grato pela ajuda de sempre.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Aug 11, 2023 13:58:15 GMT -3.5
DEpois de alguns anos, aproveitei a promoção para voltar. 3k de CGRA3 a 25,71.
|
|
|
Post by wizardhsc on Aug 11, 2023 15:02:05 GMT -3.5
Curioso pelo balanço. Essa ordem de mais de 1MM a 26,50 hoje é bem estranho para o papel.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 11, 2023 16:27:54 GMT -3.5
Curioso pelo balanço. Essa ordem de mais de 1MM a 26,50 hoje é bem estranho para o papel. Comparativamente ao 2T22, será ruim como aconteceu com quase quase todas as empresas que já divulgaram seus resultados. Não acredito que a Grato, sozinha, compense o varejo. Minha curiosidade é saber quem está vendendo, não o por quê da venda. Atualmente só dois fundos têm participação relevante na empresa. Um deles, o Vokin, só tem PN. O outro, o Clique Master, é gerido pelo Eduardo Brenner e tem uma posição bem antiga, desde os tempos de Credit Suisse. Não acredito que seja ele. Deve ser algum fundo com posição menor que 5%.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 11, 2023 16:31:52 GMT -3.5
Vale ainda lembrar que segunda-feira tem pagamento de JCP. Vão ser transformados em mais algumas CGRA3.
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 11, 2023 16:41:53 GMT -3.5
Pois é hoje PN ordem gigante.
E ON mais pressão também.
Enquanto isso Ceab3 lucro 4mi dispara. E Guar3 preju disparou ontem.
Mercado é um ser incompreensível mesmo.
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 11, 2023 17:09:44 GMT -3.5
Tinha esquecido cancelar deixei ordem 24,77 ainda pegou agora after.
Ou tenho dedo podre ou espero não zicar histórico aqui.
Esse nível 24,xx nominal é de 2018 e fundo COVID.
Se buraco for mais embaixo suporto nominal é faixa dos 20.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 11, 2023 17:18:06 GMT -3.5
Tinha esquecido cancelar deixei ordem 24,77 ainda pegou agora after. Ou tenho dedo podre ou espero não zicar histórico aqui. Esse nível 24,xx nominal é de 2018 e fundo COVID. Se buraco for mais embaixo suporto nominal é faixa dos 20. Fundo covid foi R$19,00, em 18/03/2020. Posso assegurar isso, porque fui em quem comprou a esse preço. Não teve nenhuma ordem executada abaixo.
|
|
|
Post by wizardhsc on Aug 11, 2023 17:53:19 GMT -3.5
Tinha esquecido cancelar deixei ordem 24,77 ainda pegou agora after. Ou tenho dedo podre ou espero não zicar histórico aqui. Esse nível 24,xx nominal é de 2018 e fundo COVID. Se buraco for mais embaixo suporto nominal é faixa dos 20. Fundo covid foi R$19,00, em 18/03/2020. Posso assegurar isso, porque fui em quem comprou a esse preço. Não teve nenhuma ordem executada abaixo. Saiu o resultado. Varejo venho dentro do esperado, mas não entendi o resultado da Grato. É como se não tivessem vendido a safra de algodão.
|
|