Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Dec 28, 2015 15:38:06 GMT -3.5
O detalhe é que esses títulos são em dólar, acho que o BB quer diminuir exposição ao câmbio. O ABC andou recomprando títulos em dólar há um tempo também. Mas isso (o fato de serem bonos em dólar) é um argumento ainda mais para não recomprar neste momento Depende de para onde você acha que o dólar vai. Muita gente quebrou em 2008 apostando que o dólar já tinha subido demais. Se algum evento externo como por exemplo o mundo descobrir que a China que é super fechada está escondendo esqueletos no armário ou o Isis realizar um ataque grande para onde o câmbio vai? É fato que nossas reservas hoje são bem maiores do que em 2008, mas seriam suficientes para eventos desse tamanho? Não estou nem levando em conta o cenário interno... Por isso que eu acho que empresa que não tem receita em dólar deve evitar ao máximo se endividar em dólar e se puder recomprar a dívida em momentos de estresse não deve deixar a oportunidade passar.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 31, 2015 9:52:52 GMT -3.5
Mas isso (o fato de serem bonos em dólar) é um argumento ainda mais para não recomprar neste momento Depende de para onde você acha que o dólar vai. Muita gente quebrou em 2008 apostando que o dólar já tinha subido demais. Se algum evento externo como por exemplo o mundo descobrir que a China que é super fechada está escondendo esqueletos no armário ou o Isis realizar um ataque grande para onde o câmbio vai? É fato que nossas reservas hoje são bem maiores do que em 2008, mas seriam suficientes para eventos desse tamanho? Não estou nem levando em conta o cenário interno... Por isso que eu acho que empresa que não tem receita em dólar deve evitar ao máximo se endividar em dólar e se puder recomprar a dívida em momentos de estresse não deve deixar a oportunidade passar. Neymar acho que você está utilizando um razoamento que é válido para outras empresas e que não se aplica a bancos. Estes últimos querem estar endividados, independentemente de qual seja a moeda eles a alavancagem é parte integral dessas empresas. O risco de câmbio é mitigado por operações de Hedge e o único que importa é o custo total do empréstimo (incluído o custo do Hedge). Neste caso em particular do banco do Brasil, o custo de aquele empréstimo que está sendo recomprado parece ser muito menor do que a mesma empresa pode tentar captar agora após rebaixamento, então não vejo como pode ser uma operação lucrativa. O banco de tudo jeito deve continuar a captar dívida, seja em dólar, seja em iene ou seja em real, para o banco tanto faz sempre e quando o custo total da dívida seja o melhor possível. Agregando um pouco, - o banco tem sim receitas em dólar de várias fontes. O risco do cambio está descrito em diversos lugares nas notas explicativas (em contratos a termo em moeda estrangeira, em cupons de moedas estrangeiras, em derivativos e posições de Hedge, etc) mas por exemplo pode olhar as tabelas em Análise de Sensibilidade (Instrução CVM n.º 475/2008) (páginas 79-81 do último ITR) onde se diagramam diversos cenários para a situação no câmbio. A tabela seguinte por exemplo leva em conta uma taxa de câmbio de 3,95 e SELIC em 14,25 (que foi o cenário considerado provável pela administração em 30/09/15 e é exatamente como fechamos o ano)
- Lembrando também que hoje na caixa do BBAS as disponibilidades são quase as mesmas em moeda nacional (9,4 B) e moeda estrangeira (8,3 B)
- As notas explicativas 11 tem a composição e os resultados das carteiras de câmbio:
- As notas 16 tem os depósitos e captações em moedas estrangeira
Eu continuo sem compreender á decisão de recompra (espero que não sejam motivos assim como a decisão de investir no Votorantim).
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jan 4, 2016 9:27:20 GMT -3.5
potuz, Realmente, levando em conta o hedge e os números que você apresentou fica sem sentido. A única coisa que posso imaginar é a questão da Basiléia. Diminuindo o risco de câmbio (não sei como hedge entra na conta) o banco poderia assumir mais riscos de commodities, juros ou ações.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jan 11, 2016 14:37:56 GMT -3.5
Sei que muita gente tem feito e refeito esta conta já faz um tempo (e quebrado a cara ao apostar pesado na empresa por achar que o resultado é ilógico), mas, até eu mesmo fazer as minhas próprias contas, não havia me dado conta da discrepância dos números:
Para o mercado, o BB sem a Cielo e a BB seguridade vale -11bi (sim, você não leu errado: onze bilhões negativos).
Isso porque o banco tem 28,65% da Cielo o que dá 18,91bi em valor de mercado
Além disso tem mais 66,25% da BB Seguridade, o que valeria mais 31 bi
Ou seja, apenas estas duas participações do BB valeriam 50,17 bi
Porém, considerando o fechamento de ontem, o BB é negociado a 39 Bi.
Ou seja, todo o resto do banco vale menos 11 bi.
Pode isso?
|
|
|
Post by greenball on Jan 11, 2016 15:18:30 GMT -3.5
Sei que muita gente tem feito e refeito esta conta já faz um tempo (e quebrado a cara ao apostar pesado na empresa por achar que o resultado é ilógico), mas, até eu mesmo fazer as minhas próprias contas, não havia me dado conta da discrepância dos números: Para o mercado, o BB sem a Cielo e a BB seguridade vale -11bi (sim, você não leu errado: onze bilhões negativos). Isso porque o banco tem 28,65% da Cielo o que dá 18,91bi em valor de mercado Além disso tem mais 66,25% da BB Seguridade, o que valeria mais 31 bi Ou seja, apenas estas duas participações do BB valeriam 50,17 bi Porém, considerando o fechamento de ontem, o BB é negociado a 39 Bi. Ou seja, todo o resto do banco vale menos 11 bi. Pode isso? Isso já foi bastante discutido inclusive no infomoney. Eu também fico abismado com isso ... Praticamente parece que o mercado prevê que o banco vai quebrar ou que há manipulação nas informações. Tipo ter um escândalo parecido com a petrobras. (Opinião minha). Pois não tem explicação lógica para os preços atuais, sendo que a pouquíssimo tempo a cotação estava perto dos 30 ...
|
|
|
Post by cadu28 on Jan 11, 2016 16:00:21 GMT -3.5
Sei que muita gente tem feito e refeito esta conta já faz um tempo (e quebrado a cara ao apostar pesado na empresa por achar que o resultado é ilógico), mas, até eu mesmo fazer as minhas próprias contas, não havia me dado conta da discrepância dos números: Para o mercado, o BB sem a Cielo e a BB seguridade vale -11bi (sim, você não leu errado: onze bilhões negativos). Isso porque o banco tem 28,65% da Cielo o que dá 18,91bi em valor de mercado Além disso tem mais 66,25% da BB Seguridade, o que valeria mais 31 bi Ou seja, apenas estas duas participações do BB valeriam 50,17 bi Porém, considerando o fechamento de ontem, o BB é negociado a 39 Bi. Ou seja, todo o resto do banco vale menos 11 bi. Pode isso? Isso já foi bastante discutido inclusive no infomoney. Eu também fico abismado com isso ... Praticamente parece que o mercado prevê que o banco vai quebrar ou que há manipulação nas informações. Tipo ter um escândalo parecido com a petrobras. (Opinião minha). Pois não tem explicação lógica para os preços atuais, sendo que a pouquíssimo tempo a cotação estava perto dos 30 ... -10B é o custo de se ter o PT como sócio.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 11, 2016 16:23:33 GMT -3.5
Nas avaliações fundamentalistas que vocês fazem costumam colocar alguma taxa de desconto para considerar o risco de empresas estatais?
Se sim, é uma taxa que vale para todas as estatais ou depende do tipo de negócio (ex. Petro x BBAS) e a forma de ingerência do governo naquele determinado tipo de negócio?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jan 11, 2016 19:45:55 GMT -3.5
Cadu, quando você diz provocativamente que o custo de ter o PT como sócio seria equivalente a estes 10 ou 11 bi negativos, você está involuntariamente dizendo que o BB sem cielo e BBSE valeria zero.
Ou seja, você está sendo bastante generoso com o partido.
A meu ver, para se chegar a essa diferença negativa de 11b, o custo que o mercado hoje atribui ao PT representa este mesmo valor mais o do negócio de crédito imobiliário, mais o de crédito consignado, mais o de financiamento rural, mais o do gestão de fundos, mais a corretora, mais a área geradora de tarifas de serviços, mais o banco postal, mais a de administração de folha de pagamento e tudo o mais que compõe o banco.
Vale dizer: o custo do PT zera o valor destes negócios todos e ainda produz um deficit de 11 bi.
Volverine, não existe, nem nunca existirá uma regra para mensurar este risco adequadamente. Tem fundo de viés fundamentalista que afirma não investir jamais em estatais por princípio. Possivelmente existem aqueles que investem somente em estatais específicas e mediante determinados critérios não revelados. Outros que investem em qualquer uma desde que com um bom desconto.
Vai muito mais de cada um.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jan 11, 2016 21:27:44 GMT -3.5
Ao preço atual, resolvi correr o risco. Comecei a comprar aos poucos.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jan 12, 2016 8:26:00 GMT -3.5
Os resultados do BB no 3T14 foram muito ruins!!! Foram prejuízos bilionários! Resultado Bruto da Intermediação Financeira Individual: - R$ 1.5 Bi Consolidado: - R$ 0.0 Bi Resultado Operacional Individual: - R$ 4.7 Bi Consolidado: - R$ 3.5 Bi O Resultado Operacional consolidado foi melhorado por R$ 4,7 Bi na linha de "Resultado de participações em coligadas e controladas" (que inclui os resultados de Cielo e BB Seguridade). Ou seja, o resultado operacional do BB, sem Cielo e BB Seguridade, foi um prejuízo de cerca de R$ 8,2 Bi, num único trimestre! Em 2 anos e meio isso consome todo o Patrimônio Líquido do banco. Ou seja, de fato o banco, em si, provavelmente contribui negativamente para o valor da "holding". O resultado negativo se deveu principalmente a: Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa: R$ 8,2 Bi (aumento de 79% em relação ao 3T14) Outras Despesas Operacionais: R$ 4,7 Bi (aumento de 118% em relação ao 3T14) Poderíamos dizer os aumentos são não recorrentes. Nesse caso, teríamos despesas não recorrentes de R$ 7,0 Bi, levando o Resultado Operacional para R$ 2,3 Bi. Isso ainda seria pior que o Resultado Operacional do 3T14. Mas seriam realmente os aumentos relacionados a despesas não recorrentes? Aparentemente não. Em Outras Despesas Operacionais, o aumento veio de "Demandas cíveis e fiscais" (R$ 1,3 Bi de aumento) e "Operações com cartões crédito/débito" (R$ 0,7 Bi de aumento). Não vi nada nas notas explicativas que indicasse que esse aumento se devesse a eventos não recorrentes. Em Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa, devemos analisar o saldo de "Provisão para operações de crédito" (R$ 30,8 Bi) relativo ao total de "Operações de Crédito" (R$ 605,9 Bi), ambas contas do Ativo. A Provisão representa 5% das Operações de Crédito, sendo que a inadimplência já está em 2,2%, crescendo há 3 trimestres. É possível que tenha que continuar aumentando essas Provisões. Por fim, acho que a Cielo está fortemente ameaçada por GetNet (Santander) e Redecard (Itaú). Os bancos privados irão usar o sistema de adquirência para atrair clientes PJ para o banco. Com juros elevados, depósitos em conta corrente, sem remuneração, são um negócio espetacular. Santander e Itaú estão dispostos a abrir mão das margens em Redecard e GetNet para roubar clientes PJ de Bradesco e BB. Eu, particularmente, tenho visto aumentar muito o uso de GetNet. E se peço para passar o cartão na máquina da Cielo, o atendente me diz que "é ordem da gerência". Conclusão: eu não arriscaria BB nesse momento (nem Cielo).
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 12, 2016 21:17:51 GMT -3.5
Os resultados do BB no 3T14 foram muito ruins!!! Foram prejuízos bilionários! Resultado Bruto da Intermediação Financeira Individual: - R$ 1.5 Bi Consolidado: - R$ 0.0 Bi Resultado Operacional Individual: - R$ 4.7 Bi Consolidado: - R$ 3.5 Bi O Resultado Operacional consolidado foi melhorado por R$ 4,7 Bi na linha de "Resultado de participações em coligadas e controladas" (que inclui os resultados de Cielo e BB Seguridade). Ou seja, o resultado operacional do BB, sem Cielo e BB Seguridade, foi um prejuízo de cerca de R$ 8,2 Bi, num único trimestre! Em 2 anos e meio isso consome todo o Patrimônio Líquido do banco. Ou seja, de fato o banco, em si, provavelmente contribui negativamente para o valor da "holding". O resultado negativo se deveu principalmente a: Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa: R$ 8,2 Bi (aumento de 79% em relação ao 3T14) Outras Despesas Operacionais: R$ 4,7 Bi (aumento de 118% em relação ao 3T14) Conclusão: eu não arriscaria BB nesse momento (nem Cielo). Vige Maria! Mesmo com a alta dos juros o processo de deterioração do Banco já começou? E com o Itaú anunciando resultados recordes? E aparentemente sem nem levar em conta os impactos dos últimos empréstimos bilionários que o banco vai fazer? Saiu do meu mapa de investimentos. Logo veremos o BB anunciar diminuição nos proventos pagos aos acionistas. De agora em diante só para trade. Tinha uma posição em 18 reais, e me desfiz dela. Fico imaginando como eu estaria agora se tivesse mantido.
|
|
|
Post by robinho on Jan 12, 2016 23:53:23 GMT -3.5
Os resultados do BB no 3T14 foram muito ruins!!! Foram prejuízos bilionários! Resultado Bruto da Intermediação Financeira Individual: - R$ 1.5 Bi Consolidado: - R$ 0.0 Bi Resultado Operacional Individual: - R$ 4.7 Bi Consolidado: - R$ 3.5 Bi O Resultado Operacional consolidado foi melhorado por R$ 4,7 Bi na linha de "Resultado de participações em coligadas e controladas" (que inclui os resultados de Cielo e BB Seguridade). Ou seja, o resultado operacional do BB, sem Cielo e BB Seguridade, foi um prejuízo de cerca de R$ 8,2 Bi, num único trimestre! Em 2 anos e meio isso consome todo o Patrimônio Líquido do banco. Ou seja, de fato o banco, em si, provavelmente contribui negativamente para o valor da "holding". O resultado negativo se deveu principalmente a: Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa: R$ 8,2 Bi (aumento de 79% em relação ao 3T14) Outras Despesas Operacionais: R$ 4,7 Bi (aumento de 118% em relação ao 3T14) Conclusão: eu não arriscaria BB nesse momento (nem Cielo). Vige Maria! Mesmo com a alta dos juros o processo de deterioração do Banco já começou? E com o Itaú anunciando resultados recordes? E aparentemente sem nem levar em conta os impactos dos últimos empréstimos bilionários que o banco vai fazer? Saiu do meu mapa de investimentos. Logo veremos o BB anunciar diminuição nos proventos pagos aos acionistas. De agora em diante só para trade. Tinha uma posição em 18 reais, e me desfiz dela. Fico imaginando como eu estaria agora se tivesse mantido. Sempre faço trade com os bancos em função da alta correlação que os seus gráficos têm com o do IBOV. BBAS sempre foi meu preferido porque, quando sobe, geralmente sobe mais que os outros. Mas estou temeroso com esses empréstimos que o governo vai fazer. Acho que na próxima pernada de alta, vou de ITSA ou ITUB. Agora, se a Dilma sair, isso aqui vai bombar.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jan 13, 2016 9:18:52 GMT -3.5
Os resultados do BB no 3T14 foram muito ruins!!! Foram prejuízos bilionários! Resultado Bruto da Intermediação Financeira Individual: - R$ 1.5 Bi Consolidado: - R$ 0.0 Bi Resultado Operacional Individual: - R$ 4.7 Bi Consolidado: - R$ 3.5 Bi O Resultado Operacional consolidado foi melhorado por R$ 4,7 Bi na linha de "Resultado de participações em coligadas e controladas" (que inclui os resultados de Cielo e BB Seguridade). Ou seja, o resultado operacional do BB, sem Cielo e BB Seguridade, foi um prejuízo de cerca de R$ 8,2 Bi, num único trimestre! Em 2 anos e meio isso consome todo o Patrimônio Líquido do banco. Ou seja, de fato o banco, em si, provavelmente contribui negativamente para o valor da "holding". O resultado negativo se deveu principalmente a: Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa: R$ 8,2 Bi (aumento de 79% em relação ao 3T14) Outras Despesas Operacionais: R$ 4,7 Bi (aumento de 118% em relação ao 3T14) Conclusão: eu não arriscaria BB nesse momento (nem Cielo). Vige Maria! Mesmo com a alta dos juros o processo de deterioração do Banco já começou? E com o Itaú anunciando resultados recordes? E aparentemente sem nem levar em conta os impactos dos últimos empréstimos bilionários que o banco vai fazer? Saiu do meu mapa de investimentos. Logo veremos o BB anunciar diminuição nos proventos pagos aos acionistas. De agora em diante só para trade. Tinha uma posição em 18 reais, e me desfiz dela. Fico imaginando como eu estaria agora se tivesse mantido. Eu não diria que já começou, diria que demorou para começar. Acredito que essa deterioração seja em decorrência do aumento da carteira forçado pelo governo. Muitos acreditavam que isso viria bem antes mas só agora começa a pesar. Não deixa de ter um lado positivo o banco ter aumentado tão agressivamente a carteira de crédito e ter se segurado por um bom tempo. Eu vejo um lado bom nisso. Força o banco a ser mais conservador na concessão de crédito por um bom tempo. Vão ser tempos de vacas magras? Sim, mas vai passar e banco tem mais condições de passar por tempos difíceis do que uma indústria ou comércio, ainda mais um banco do tamanho do BB. Isso se o governo não resolver forçar o banco a emprestar mais, aí ferrou. Tenho uma pequena posição aqui, pretendo aumentar aos poucos ao longo dos próximos 2 anos. No médio prazo não espero nada de bom, mas no longo prazo acredito que o potencial aqui é muito bom.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 13, 2016 11:22:00 GMT -3.5
Eu vejo BBAS assim: ruim, enquanto o PT estiver no governo. Uma máquina de fazer dinheiro, quando o PT sair. Algo que ilustra bem isso foi no ano passado: a ação saiu de cerca de 18 para 37 em dias (calculei o P/L, que ficou alto no histórico e me desfiz de metade da posição - a qual foi remontada quando caiu para 16 há poucos dias, pois o VM atingiu R$ 46B, menor que as participações em BBSE e CIEL somadas), quando o Aécio apareceu na frente da Dilma nas pesquisas. Quando ela ganhou, voltou pra 23, depois 20, bem... o resto vcs já sabem. Enquanto isso, o negócio é viver com os lucros dela (ano passado pagou mais de 10% de DY. Não esperem melhora de resultados nem subida da cotação. Não vejo como ela vai sair dessa faixa de 10-16 sem mudanças no modo de conduzirem os negócios. Eu sinceramente só comprei porque o que ela tem de participações na BBSE (66,25% - equivale a R$ R$ 30B) e CIEL (28,65% - aproximadamente R$ 18B) vale muito dinheiro (48B). Mais do que a cotação representa (VM hj é de aproximadamente R$ 38B). De resto, é ficar de olho para ver se a má administração não vai corroer todo o lucro das coligadas e controladas. O potencial de longo prazo, na minha visão, é bom.
|
|
|
Post by mahler on Jan 13, 2016 11:36:28 GMT -3.5
Eu vejo BBAS assim: ruim, enquanto o PT estiver no governo. Uma máquina de fazer dinheiro, quando o PT sair. Algo que ilustra bem isso foi no ano passado: a ação saiu de cerca de 18 para 37 em dias (calculei o P/L, que ficou alto no histórico e me desfiz de metade da posição - a qual foi remontada quando caiu para 16 há poucos dias, pois o VM atingiu R$ 46B, menor que as participações em BBSE e CIEL somadas), quando o Aécio apareceu na frente da Dilma nas pesquisas. Quando ela ganhou, voltou pra 23, depois 20, bem... o resto vcs já sabem. Enquanto isso, o negócio é viver com os lucros dela (ano passado pagou mais de 10% de DY. Não esperem melhora de resultados nem subida da cotação. Não vejo como ela vai sair dessa faixa de 10-16 sem mudanças no modo de conduzirem os negócios. Eu sinceramente só comprei porque o que ela tem de participações na BBSE (66,25% - equivale a R$ R$ 30B) e CIEL (28,65% - aproximadamente R$ 18B) vale muito dinheiro (48B). Mais do que a cotação representa (VM hj é de aproximadamente R$ 38B). De resto, é ficar de olho para ver se a má administração não vai corroer todo o lucro das coligadas e controladas. O potencial de longo prazo, na minha visão, é bom. Em resumo: comprando BBAS, você compra BBSE e CIEL com desconto e leva de brinde um banco que, embora tenha hoje indicadores deteriorados (principalmente PDD/LL), continua sendo um bom pagador de dividendos e - o que é mais importante - embute enorme potencial de valorização após Dilma sair, por bem ou por mal, do Palácio do Planalto.
|
|
|
Post by greenball on Jan 13, 2016 13:11:37 GMT -3.5
Eu vejo BBAS assim: ruim, enquanto o PT estiver no governo. Uma máquina de fazer dinheiro, quando o PT sair. Algo que ilustra bem isso foi no ano passado: a ação saiu de cerca de 18 para 37 em dias (calculei o P/L, que ficou alto no histórico e me desfiz de metade da posição - a qual foi remontada quando caiu para 16 há poucos dias, pois o VM atingiu R$ 46B, menor que as participações em BBSE e CIEL somadas), quando o Aécio apareceu na frente da Dilma nas pesquisas. Quando ela ganhou, voltou pra 23, depois 20, bem... o resto vcs já sabem. Enquanto isso, o negócio é viver com os lucros dela (ano passado pagou mais de 10% de DY. Não esperem melhora de resultados nem subida da cotação. Não vejo como ela vai sair dessa faixa de 10-16 sem mudanças no modo de conduzirem os negócios. Eu sinceramente só comprei porque o que ela tem de participações na BBSE (66,25% - equivale a R$ R$ 30B) e CIEL (28,65% - aproximadamente R$ 18B) vale muito dinheiro (48B). Mais do que a cotação representa (VM hj é de aproximadamente R$ 38B). De resto, é ficar de olho para ver se a má administração não vai corroer todo o lucro das coligadas e controladas. O potencial de longo prazo, na minha visão, é bom. Em resumo: comprando BBAS, você compra BBSE e CIEL com desconto e leva de brinde um banco que, embora tenha hoje indicadores deteriorados (principalmente PDD/LL), continua sendo um bom pagador de dividendos e - o que é mais importante - embute enorme potencial de valorização após Dilma sair, por bem ou por mal, do Palácio do Planalto. esse aumento do PDD foi única e exclusiva pela deterioração da carteira ou tem questões tributárias embutidas para reduzir o pagamento ao fisco?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jan 14, 2016 16:03:26 GMT -3.5
|
|
rrestany
New Member
A vitória ama a cautela...
|
Post by rrestany on Jan 14, 2016 16:45:27 GMT -3.5
Pois bem... Tomando por base os proventos distribuídos em 2015 teríamos um preço justo de ~R$ 30,83 (a 6% yield), sendo mais conservador encontramos ~R$ 26,42 (a 7% yield). O interessante é que na média dos últimos cinco anos, não encontramos muita distorção com esses valores. Assim, creio que nos valores atuais, utilizando apenas essa premissa, o capital investido está razoavelmente bem remunerado.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Feb 17, 2016 10:46:45 GMT -3.5
|
|
|
Post by tadeuoc on Feb 17, 2016 11:58:48 GMT -3.5
Olha, eu não acho "uma péssima ideia" não. Principalmente se elas forem Conversiveis mas sem obrigatoriedade.
|
|