Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jul 4, 2016 18:30:50 GMT -3.5
Gostaria saber explicitamente de que é o gestor acusado, se tem algum grupo que deveria ser investigado é a família Saraiva mesma. Das empresas que fui sócio, esta é a única que me arrependo, e não por errar, realmente eu reavaliei o caso com cuidado e eu acreditando nos balanços e previsões de caixa da empresa (nos informes de estoques e contratos com o governo) eu acho que não errei. Eu me sinto roubado pela condução desta empresa.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 5, 2016 10:23:54 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 5, 2016 10:30:09 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jul 5, 2016 10:35:18 GMT -3.5
Obrigado rst, acho muito absurda a acusação (se é que estou entendendo) eles estão acusando ao GWI essencialmente de dizer que a companhia está em iminente insolvência para fazer descer o preço das ações e assim eles poderem comprar mais barato. Porém essa seria uma movida kamikase de quem já tem 40% das PN.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 5, 2016 10:41:41 GMT -3.5
Obrigado rst , acho muito absurda a acusação (se é que estou entendendo) eles estão acusando ao GWI essencialmente de dizer que a companhia está em iminente insolvência para fazer descer o preço das ações e assim eles poderem comprar mais barato. Porém essa seria uma movida kamikase de quem já tem 40% das PN. Também me pareceu absurdo em um 1º momento, mas quando li a segunda publicação, comecei a dar razão à empresa. Ao menos pela decisão, entende-se que a GWI estaria forçando a realização de uma AGE destinada a discutir a necessidade de um pedido de recuperação judicial. Isso também não faz sentido, vez que poderia gerar suspeitas sobre uma RJ iminente e fechar o acesso da empresa a fornecedores e credores. De outro modo: ainda que nesse momento a empresa não precisasse de uma recuperação judicial, uma assembléia dessas teria o efeito prático de levá-la exatamente para este caminho.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jul 6, 2016 12:09:47 GMT -3.5
Obrigado rst , acho muito absurda a acusação (se é que estou entendendo) eles estão acusando ao GWI essencialmente de dizer que a companhia está em iminente insolvência para fazer descer o preço das ações e assim eles poderem comprar mais barato. Porém essa seria uma movida kamikase de quem já tem 40% das PN. Também me pareceu absurdo em um 1º momento, mas quando li a segunda publicação, comecei a dar razão à empresa. Ao menos pela decisão, entende-se que a GWI estaria forçando a realização de uma AGE destinada a discutir a necessidade de um pedido de recuperação judicial. Isso também não faz sentido, vez que poderia gerar suspeitas sobre uma RJ iminente e fechar o acesso da empresa a fornecedores e credores. De outro modo: ainda que nesse momento a empresa não precisasse de uma recuperação judicial, uma assembléia dessas teria o efeito prático de levá-la exatamente para este caminho. Eu vejo as coisas do ponto de vista dos interesses mais naturais de cada parte: a companhia tem um interesse particular em não dar a pensar que precisa de uma RJ (mesmo quando é possível que precise), ao tempo que o gestor tem interesse na valorização das suas ações dado e não particularmente numa RJ dado que ele seria o último em receber uma possível distribução dos ativos da companhia. Nestas circunstâncias tendo (mesmo sem saber a situação) a me alinhar com o gestor. Agora no caso particular da empresa, o que aconteceu com a venda da editora? aquele dinheiro já entrou em caixa? foi utilizado para pagar dívida ou foi entregado como um pacote enorme de dividendo aos accionistas? Sequer foi informado o que acontecerá com aquele montante ou como é que a empresa pretende continuar no seu negócio de varejo? Continuará a ter alguma simbiose com a editora mesmo com outros donos? Eu não faço ideia e não recebi nenhuma comunicação da empresa ao respeito destas perguntas completamente naturais que os accionistas devem ter e que dadas as mudanças supostamente enormes que devem vir para a empresa é natural esperar que a empresa presente comunicados ao mercado fornecendo respostas. Mas até agora a empresa demitiu o chefe de RI (se não lembro duas vezes) o diretor de finanças e mais... mas nada de informação que eu saiba.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 7, 2016 8:26:04 GMT -3.5
Mais sobre a briga: exame2.com.br/mobile/revista-exame/noticias/a-nova-briga-do-coreanoOntem, no valor, uma reportagem sobre a briga continha uma afirmação atribuída ao controlador acusando o mu hak de ter algum tipo de operação montada para ganhar com a queda das ações na data da AGE que tentaram convocar. Pelo visto, o objetivo deles não é ganhar com valorização da cotação, mas sim fazer algum tipo de operação maluca que tente extrair benefícios da volatilidade do ativo. Se é verdade ou não, não tenho como afirmar, mas certamente explicaria as oscilações absurdas que eles causavam na Profarma.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 7, 2016 8:35:05 GMT -3.5
Mais sobre a briga: exame2.com.br/mobile/revista-exame/noticias/a-nova-briga-do-coreanoOntem, no valor, uma reportagem sobre a briga continha uma afirmação atribuída ao controlador acusando o mu hak de ter algum tipo de operação montada para ganhar com a queda das ações na data da AGE que tentaram convocar. Pelo visto, o objetivo deles não é ganhar com valorização da cotação, mas sim fazer algum tipo de operação maluca que tente extrair benefícios da volatilidade do ativo. Se é verdade ou não, não tenho como afirmar, mas certamente explicaria as oscilações absurdas que eles causavam na Profarma. Aqui a resposta do GWI à reportagem www.gwibank.com.br/noticias-cont.php?id=200
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jul 7, 2016 10:08:53 GMT -3.5
Mais sobre a briga: exame2.com.br/mobile/revista-exame/noticias/a-nova-briga-do-coreanoOntem, no valor, uma reportagem sobre a briga continha uma afirmação atribuída ao controlador acusando o mu hak de ter algum tipo de operação montada para ganhar com a queda das ações na data da AGE que tentaram convocar. Pelo visto, o objetivo deles não é ganhar com valorização da cotação, mas sim fazer algum tipo de operação maluca que tente extrair benefícios da volatilidade do ativo. Se é verdade ou não, não tenho como afirmar, mas certamente explicaria as oscilações absurdas que eles causavam na Profarma. Tal operação seria muito facilmente provada pois para ganhar com a desvalorização ou volatilidade do papel, tendo uma posição comprada neta de 40% das PN, tem que ser uma operação monstro num papel que não tem opções, ou seja teria que ter sido uma operação em bloco no mercado de balcão. Não acredito que isto seja possível viável. Mesmo se o papel fosse a VALE, não acredito que exista operação possível que deixe a um detentor de 40% das ações sem direito de voto ganhar dinheiro com a desvalorização do papel. A cada página desta briga todo me cheira a que realmente a família está esvaziando o negócio e o fundo está tentando puxar uma RJ que talvez seja necessária pelo menos para parar aqueles bônus de 3,4M que a família se auto-entregou num ano de prejuízos horríveis.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jul 9, 2016 14:52:46 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 14, 2016 10:05:24 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jul 14, 2016 17:31:56 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jul 14, 2016 18:06:58 GMT -3.5
não é que eu li a matéria (tento me abster de ler coisas dessa editorial) mas o valor da Saraiva foi perdido muito antes da GWI entrar no papel!
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jul 14, 2016 18:18:35 GMT -3.5
não é que eu li a matéria (tento me abster de ler coisas dessa editorial) mas o valor da Saraiva foi perdido muito antes da GWI entrar no papel! Eu fico me perguntando por que tanta cobertura dessa empresa por parte do pessoal da Exame. Diversas matérias falando sempre da mesma coisa, quando há um universo de empresas listadas na Bovespa que poderiam explorar.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jul 14, 2016 18:24:00 GMT -3.5
não é que eu li a matéria (tento me abster de ler coisas dessa editorial) mas o valor da Saraiva foi perdido muito antes da GWI entrar no papel! Eu fico me perguntando por que tanta cobertura dessa empresa por parte do pessoal da Exame. Diversas matérias falando sempre da mesma coisa, quando há um universo de empresas listadas na Bovespa que poderiam explorar. É uma boa empresa, com décadas de história, um negócio estável com um cliente todopoderoso que continua a comprar: O estado. O problema da baixa margem líquida é o que da para maquiar qualquer coisa nos balanços, especialmente quando se tem uma única família controladora desde faz muito tempo. A empresa tentou entrar em alguns negócios com muito investimento e que não deram certo (quase todos os canais de varejo) e o pior (pelo menos a meu ver) foi decidir ficar com estes negócios em lugar de ficar com o core business deles: a editorial. Com aquela venda eu cai fora finalmente, mas acredito que a editorial seja realmente uma empresa que tem para dar muito lucro ainda.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jul 15, 2016 6:20:09 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jul 27, 2016 15:58:28 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 9, 2016 6:44:23 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 27, 2016 17:32:42 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 5, 2016 7:34:06 GMT -3.5
Vendas do GWI próximas do fim. Não estou acompanhando o volume de vendas, mas, no chute, estimo que a cotação deve fazer fundo nesta semana ou na próxima. É só levantar algumas informações simples: total de ações em mãos do GWI e quantidade de ações que serão vendidas pelas corretoras com maior volume na ponta vendedora. www2.bmfbovespa.com.br/empresas/consbov/frmNBC.asp?protocolo=540017Edit:fiz as contas. Na data do a anúncio, o GWI tinha ainda cerca de 770 mil PNs. Volume médio diário tem ficado em 240 mil ações. Na última sexta foram 400 mil. Mantido este ritmo, a posição do GWI será encerrada entre terça e quinta. Quem quiser entrar (não é o meu caso), está chegando a hora.
|
|