|
Post by wizardhsc on Jul 3, 2019 22:03:38 GMT -3.5
Você que acompanha a parte de fundamentos: Uma recessão em grande parte do mundo já está sinalizando por aí já faz alguns meses. Quando ela ocorrer, as exportações da empresa devem cair bastante e também seus resultados, você acha que hoje o ativo está barato depois dessa queda toda? É difícil dizer, porque depende de até quando a China vai empurrar o crescimento. Ainda assim, acho que o preço seguro é abaixo de 28,50. Apesar da empresa ter uma receita forte, ela tem um custo de manutenção alto e uma dívida ainda mais elevada. A empresa precisa gerar ao menos 8B de ebitda para zerar os custos. A compra da Fibria tornou a empresa um gigante, mas não si se foi no melhor momento.
|
|
|
Post by rogerdff on Jul 5, 2019 12:55:36 GMT -3.5
Graficamente vai marcando novo fundo ascendente e mais importante sem perder os 30 pelo semanal.
30 e 35 principais pontos.
Precisa romper os 35 pra reverter.
Com juros bolsa tudo muito esticado, talvez comecem a buscar Suzb3 como hedge novamente.
|
|
rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on Jul 8, 2019 10:36:22 GMT -3.5
|
|
|
Post by rogerdff on Jul 23, 2019 12:28:31 GMT -3.5
|
|
|
Post by wizardhsc on Jul 23, 2019 13:37:58 GMT -3.5
O problema de SUZB é o risco de aumento do capital. Se o preço permanecer baixo, a empresa pode não ter como pagar a divida. Ao mesmo tempo, no longo prazo, com a margem da empresa bem superior ao custo da divida. O negócio vai render bastante. Esse case é muito parecido com a Vale há alguns anos. Empresa alavancada, commodities na minima, crise de curto prazo e retorno de longo prazo. O investidor tem que está preparado para isso, pois esse navio ainda vai chacolhar bastante. Comecei a vender minha puts, vamos montar posição lentamente.
|
|
|
Post by rogerdff on Jul 23, 2019 13:47:40 GMT -3.5
Paciência pois pode demorar mesmo.
Agora vendendo Put você espera ser exercido embolsando prêmio? Pois se subir você não tem o ativo, embore embolse o prêmio.
E chamada margem o que usa garantia? Títulos tesouro?
|
|
|
Post by rogerdff on Jul 23, 2019 14:45:20 GMT -3.5
|
|
|
Post by wizardhsc on Jul 23, 2019 15:15:36 GMT -3.5
Paciência pois pode demorar mesmo. Agora vendendo Put você espera ser exercido embolsando prêmio? Pois se subir você não tem o ativo, embore embolse o prêmio. E chamada margem o que usa garantia? Títulos tesouro? Exato. Costumo vender ATM, no inicio do exercício e com pelo menos 4% de taxa. Se sobe vou embolsando a taxa. Quando cai, reduzo o PM. Além disso, posso fazer uma pequena alavancagem. Utilizo ações como garantia. Nesse momento, estou vendido em SUZB, GOAU e CIEL. Só cuidado com a corretagem. A maioria dos papeis não tem liquidez, logo você precisa ir para o exercício em caso de queda. A maioria das corretoras cobra 0,5%. A Clear era zero até maio, mas voltou aos 0,5%. Por isso, voltei a Mirae que cobra 6 reais.
|
|
lampz
New Member
|
Post by lampz on Jul 23, 2019 15:55:16 GMT -3.5
Difícil essa aqui, porque além da celulose tem o dólar caindo. Estou de olho para entrar, mas vou esperar abaixo dos 30.
|
|
|
Post by rogerdff on Jul 29, 2019 12:59:07 GMT -3.5
Difícil essa aqui, porque além da celulose tem o dólar caindo. Estou de olho para entrar, mas vou esperar abaixo dos 30. Novamente flertando com os 30. Fechamento mensal. Importante segurar. Noticiário pesando ainda, mas já mostram novos investimentos pra cobrir vácuo de novas capacidades até 2022.
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 2, 2019 18:21:02 GMT -3.5
Como estou comprado espero estar errado.
Mas graficamente vai ficando muito perigoso eventual perda dos 30.
Por expansão Fibo 1,618 entre TH e fundo de 2018 alvo seria faixa dos 20.
|
|
|
Post by ancasodi on Aug 3, 2019 4:20:17 GMT -3.5
Como estou comprado espero estar errado. Mas graficamente vai ficando muito perigoso eventual perda dos 30. Por expansão Fibo 1,618 entre TH e fundo de 2018 alvo seria faixa dos 20. Não é nada pessoal, mas como não estou comprado e querendo comprar. Torço pra perder os 30 e ir nos 20...
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 3, 2019 9:57:49 GMT -3.5
Como estou comprado espero estar errado. Mas graficamente vai ficando muito perigoso eventual perda dos 30. Por expansão Fibo 1,618 entre TH e fundo de 2018 alvo seria faixa dos 20. Não é nada pessoal, mas como não estou comprado e querendo comprar. Torço pra perder os 30 e ir nos 20... Tranquilo. Abaixo 1,5 P/VPA ou seja cerca 22 seria o ponto risco/retorno que considero ideal aqui. Mas não estava acreditando cair abaixo desses 30 por conta sinergias e em teoria poder negociação. Pressão preco fibra curta segue, parece estar perto dos U$ 500 na China, preco marginal produtoras custo maior. E estoques parecem ainda altos. Se recuperasse mais rápido, mas notícias mostram que não. O que me incomoda é que informações época Fibria eram melhores. Suzano ao meu ver não tem mesma qualidade ou nível de detalhes e transparência do cenário mercado celulose. Apresentações mais enaltecem do que informam. No máximo preco historico e capacidades previstas. E não sei onde achar informações atualizadas estoques e precos. Tudo chega atrasado. Pra mim só resta guiar mais pelo gráfico mesmo.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Aug 3, 2019 10:35:11 GMT -3.5
Não é nada pessoal, mas como não estou comprado e querendo comprar. Torço pra perder os 30 e ir nos 20... Tranquilo. Abaixo 1,5 P/VPA ou seja cerca 22 seria o ponto risco/retorno que considero ideal aqui. Mas não estava acreditando cair abaixo desses 30 por conta sinergias e em teoria poder negociação. Pressão preco fibra curta segue, parece estar perto dos U$ 500 na China, preco marginal produtoras custo maior. E estoques parecem ainda altos. Se recuperasse mais rápido, mas notícias mostram que não. O que me incomoda é que informações época Fibria eram melhores. Suzano ao meu ver não tem mesma qualidade ou nível de detalhes e transparência do cenário mercado celulose. Apresentações mais enaltecem do que informam. No máximo preco historico e capacidades previstas. E não sei onde achar informações atualizadas estoques e precos. Tudo chega atrasado. Pra mim só resta guiar mais pelo gráfico mesmo. Eu não acompanho isso, mas não seria interessante ver um gráfico do histórico dos preços da celulose x preço do ativo para encontrar um ratio histórico que seja mais seguro comprar? Tem plataformas gráficas que tem essa função para ver isso. Eu não procuro isso, pois não uso.
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 4, 2019 9:10:10 GMT -3.5
Tambem nunca cheguei a fazer isso.
Como precos tendem a refletir oferta demanda, aqui poderia ser util acompanhar historico atualizado de estoques e previsao entrada novas capacidades ofertas.
Demanda existe uma previsao crescimento anual. Mas historico demanda real tambem nunca vi.
E ver reflexo nos precos fibra curta.
Analistas devem ter acesso a dados desse tipo, mas de fontes pagas.
Tem efeitos sazonais tambem como verao hemisferio norte que diminuem demanda.
Ou observar resultado Ebtida trimestral, como o rpi faz pra estimar um valuation.
E como ele bem disse um negocio com custo R$ 700 que vende a U$ 700, agora U$ 500, nao e qualquer negocio.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Aug 4, 2019 20:04:04 GMT -3.5
Os caras da UPM são loucos ou devem conhecer mais deste mercado do que os analistas financeiros locais? A planta existente da UPM no Uruguai (Fray Bentos) foi um caso que criou uma crise entre Uruguai e Argentina, demorou para conseguir as licenças, precisou de uma unidade enorme de tratamento de efluentes, e ainda assim a UPM vai fazer uma novo investimento gigante. Para onde deve ir o mercado de celulose até 2021? Celulose virgem tem um mercado crescente por elevação do consumo de Tissue (papel toalha, higiênico, lenços, etc.), fluff, embalagens. A redução no consumo e produção de papel de imprimir e escrever em um primeiro momento reduz um consumidor de celulose virgem, por outro lado elimina o maior fornecedor de fibra limpa reciclavel. Tudo é caro e mais difícil no Brasil, desde químicos, passando pela logística e mão de obra especializada. Esta situação acabou por tornar as novas plantas recentemente construídas no Brasil como as mais engenheiradas e eficientes do mundo. A dívida da Suzano é uma grande preocupação. Mas, era a oportunidade de levar a Fibria e se transformar na companhia dominante mundialmente neste mercado, no momento onde o custo do $ é o menor da história. No limite, poderia vender suas plantas "menores" (Suzano, Limeira, Jacareí) - só são menores em comparação com as demais, tem tamanho e escala muito boas. Penso que o maior problema será a Suzano digerir a integração com a Fibria, que era muito maior. Consultorias e analistas vendem as tais "sinergias", mas isto é sempre complicado, e demora muito mais tempo que o vendido inicialmente. Se a Suzano "forçar" a realização destes ganhos, poderá ir para uma crise operacional demorada. Posso estar errado (ultimamente estou frequentemente), mas penso que Suzano é uma das poucas oportunidades da B3 de ter uma empresa de classe mundial, competitiva em qualquer cenário. Acho que toda esta situação é uma oportunidade de ir comprando aos poucos.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Aug 4, 2019 20:19:21 GMT -3.5
Não é nada pessoal, mas como não estou comprado e querendo comprar. Torço pra perder os 30 e ir nos 20... Tranquilo. Abaixo 1,5 P/VPA ou seja cerca 22 seria o ponto risco/retorno que considero ideal aqui. Mas não estava acreditando cair abaixo desses 30 por conta sinergias e em teoria poder negociação. Pressão preco fibra curta segue, parece estar perto dos U$ 500 na China, preco marginal produtoras custo maior. E estoques parecem ainda altos. Se recuperasse mais rápido, mas notícias mostram que não. O que me incomoda é que informações época Fibria eram melhores. Suzano ao meu ver não tem mesma qualidade ou nível de detalhes e transparência do cenário mercado celulose. Apresentações mais enaltecem do que informam. No máximo preco historico e capacidades previstas. E não sei onde achar informações atualizadas estoques e precos. Tudo chega atrasado. Pra mim só resta guiar mais pelo gráfico mesmo. Sem entrar na idiotice de "preço não importa", acho que vale lembrar o caso da Vale. Pessoal ficava monitorando os estoques de minério de ferro nos portos da China, nos estoques em Cingapura, indicadores diversos dos futuros do minério, notícias de abertura e fechamento de minas na África...ninguém nunca comentou sobre barragens. Quem comprou Vale3 a 14, 20, 25, .... fez ótimo negócio. Guiar pelo gráfico (não faço por não saber) parece ser realmente mais simples e eficiente.
|
|
|
Post by wizardhsc on Aug 4, 2019 21:09:16 GMT -3.5
Os caras da UPM são loucos ou devem conhecer mais deste mercado do que os analistas financeiros locais? A planta existente da UPM no Uruguai (Fray Bentos) foi um caso que criou uma crise entre Uruguai e Argentina, demorou para conseguir as licenças, precisou de uma unidade enorme de tratamento de efluentes, e ainda assim a UPM vai fazer uma novo investimento gigante. Para onde deve ir o mercado de celulose até 2021? Celulose virgem tem um mercado crescente por elevação do consumo de Tissue (papel toalha, higiênico, lenços, etc.), fluff, embalagens. A redução no consumo e produção de papel de imprimir e escrever em um primeiro momento reduz um consumidor de celulose virgem, por outro lado elimina o maior fornecedor de fibra limpa reciclavel. Tudo é caro e mais difícil no Brasil, desde químicos, passando pela logística e mão de obra especializada. Esta situação acabou por tornar as novas plantas recentemente construídas no Brasil como as mais engenheiradas e eficientes do mundo. A dívida da Suzano é uma grande preocupação. Mas, era a oportunidade de levar a Fibria e se transformar na companhia dominante mundialmente neste mercado, no momento onde o custo do $ é o menor da história. No limite, poderia vender suas plantas "menores" (Suzano, Limeira, Jacareí) - só são menores em comparação com as demais, tem tamanho e escala muito boas. Penso que o maior problema será a Suzano digerir a integração com a Fibria, que era muito maior. Consultorias e analistas vendem as tais "sinergias", mas isto é sempre complicado, e demora muito mais tempo que o vendido inicialmente. Se a Suzano "forçar" a realização destes ganhos, poderá ir para uma crise operacional demorada. Posso estar errado (ultimamente estou frequentemente), mas penso que Suzano é uma das poucas oportunidades da B3 de ter uma empresa de classe mundial, competitiva em qualquer cenário. Acho que toda esta situação é uma oportunidade de ir comprando aos poucos. Também vejo como uma grande oportunidade. A questão é manter uma posição perdedora por muito tempo. Por isso, buscamos outros meios para acertar o time. Como disse em post anterior, o único risco que vejo aqui é a possibilidade de um aumento de capital. De resto é ter paciência.
|
|
|
Post by ancasodi on Aug 5, 2019 15:36:51 GMT -3.5
Como estou comprado espero estar errado. Mas graficamente vai ficando muito perigoso eventual perda dos 30. Por expansão Fibo 1,618 entre TH e fundo de 2018 alvo seria faixa dos 20. Acho que a briguinha eua x china vai ajudar Fibo confirmar padrão!
|
|
|
Post by rogerdff on Aug 5, 2019 16:39:10 GMT -3.5
Como estou comprado espero estar errado. Mas graficamente vai ficando muito perigoso eventual perda dos 30. Por expansão Fibo 1,618 entre TH e fundo de 2018 alvo seria faixa dos 20. Acho que a briguinha eua x china vai ajudar Fibo confirmar padrão! Os 30 era mais pelo numero redondo. Agora vai ficando mais claro suporte principal nesses 29,2x depois de perder suportes anteriores abaixo dos 35. Poderia formar fundo duplo ou fechamento abaixo abriria novo buraco no grafico. Ou seja, ao meu ver esta claro agora o suporte principal. Por enquanto vai respeitando e formando um doji no diario sinal comum fundo.
|
|