|
Post by buystocks on Dec 1, 2015 13:32:05 GMT -3.5
Comunicado ao mercado - venda de participação relevante da gestora Victoire de 9,2% do total de PNs emitidas. (No comunicado dizem que a participação agora é de 9,53% das PNs e consultando nesse momento o sítio da BM&F BOVESPA, vi que a gestora detinha 18,73% das PN até a última atualização. Se parou a sangria, a cotação pode pegar um bom momento positivo. Mas a Victoire ainda tem 9,53% das ações para vender. Praticamente o mesmo que vendeu recentemente. P.S.: Lembrando que no começo do ano a gestora Fator já havia anunciado uma venda de participação relevante ( comunicado ao mercado - alienação Fator), que é da ordem de 3,78% das PNs, caindo de 7,86% para 4,08%. Como agora a Fator tem menos de 3% do capital, entendo que não precisa mais comunicar as vendas. E quem está comprando? Acho que só pessoa física. Pode ser bom (se a empresa estiver saudável, e outro fundo resolver comprar participação relevante na empresa), ou pode ser ruim (se as gestoras sabem de alguma coisa que nós não sabemos e estão abandonando o barco, antes que seja tarde). Claudio, fiz esse levantamento com dados confiáveis com posição de ontem (30/11/2015). Não consegui informações de alguns fundos. Qnt. Ações PL % do PL 05/01/2015 01/12/2015 Variação 05/01/2015 01/12/2015 Variação 05/01/2015 01/12/2015 Variação Victoire small cap fia 1.220.000,00 443.000,00 (777.000,00) 49.272.953,00 20.428.165,00 (28.844.788,00) 19,52% 12,06% -7,46% Victoire div 56.900,00 9.500,00 (47.400,00) 3.773.921,00 1.640.736,00 (2.133.185,00) 9,46% 3,64% -5,82% Fia virtus 140.900,00 103.000,00 (37.900,00) 86.295.006,00 68.116.676,00 (18.178.330,00) 1,45% 0,93% -0,52% Victoire Brazil small cap fund - - - - - - VBI Exclusivo Ações 6.550.000,00 6.460.900,00 (89.100,00) 282.586.884,00 254.881.363,00 (27.705.521,00) 18,06% 17,53% -0,53% Victoire Brazil Fund LLC - - - - - - Victoire Selection Fia 25.500,00 1 0.800,00 (14.700,00) 2.532.769,00 1.843.438,00 (689.331,00) 7,71% 3,81% -3,90% Victoire Brasil Select Fund UCITS - - - - - - Peço desculpas pela confusão dos dados acima. Sobre a performance dos fundos, todos estão bem negativos no ano, ao redor de 10% ou mais. Pra mim, as vendas não foram pq FESA está menos atrativa, mas sim por motivos de resgates e realocação de ativos no portfólio. Não podem continuar mais performando tão mal assim, inclusive frente ao índice. Sem falar que o desanimo com o pais é total, com os fundos de ações em geral sofrendo com diversos resgates. É o que eu consigo ver agora. Mas meu horizonte está com muito nevoeiro, mal dá pra ver um palmo a frente. Só sei que uma empresa com esses indicadores não tem como negligenciar. Uma alocação de 5% no máximo no portfólio já bem diversificado não mata ng... 12 meses P/L 3,27 P/Ebitda 2,27 P/Ebit 2,81 P/VP 0,42 PSR 0,64 PEG (Média 2 anos) 0,09 PEG (Média 3 anos) 0,28 ROE 12,88% EV / EBIT 1,828706088 Liquidez Corr 3,163608302 Div. Liquida/Ebit -0,984447948 Div. Liquida/Ebitda -0,796324194 Sigamos rumo ao caos! Ps: Parece que a Lava-jato já chegou nos frigoríficos e só nós não sabemos ainda!
|
|
|
Post by cadu28 on Dec 1, 2015 16:54:49 GMT -3.5
Tb aproveitei hoje p/ aumentar posição.
|
|
|
Post by acquesta on Dec 9, 2015 19:59:56 GMT -3.5
Sera que as quedas recentes tem alguma relaçao com isso ?
"A FERBASA vem a público comunicar aos seus acionistas e ao mercado em geral que o preço do FeCrAC - Ferro Cromo Alto Carbono (Benchmark Europa) foi ajustado em U$c 92/lbCr para o 1º trimestre de 2016. Este valor representa uma redução de 11,5% em relação ao praticado no 4º trimestre de 2015. O novo preço passa a vigorar em 01/01/2016 e servirá de base para negociação com nossos clientes. "
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 10, 2015 8:54:05 GMT -3.5
Sera que as quedas recentes tem alguma relaçao com isso ? "A FERBASA vem a público comunicar aos seus acionistas e ao mercado em geral que o preço do FeCrAC - Ferro Cromo Alto Carbono (Benchmark Europa) foi ajustado em U$c 92/lbCr para o 1º trimestre de 2016. Este valor representa uma redução de 11,5% em relação ao praticado no 4º trimestre de 2015. O novo preço passa a vigorar em 01/01/2016 e servirá de base para negociação com nossos clientes. " Havia escrito uma mensagem um pouco mais detalhada, mas tive problemas de conexão da hora de mandar. Resumo abaixo os pontos que abordava. minha visão é de que: - as quedas do último ano estão relacionadas às vendas dos fundos geridos pela Victoire, que está claramente encerrando sua posição; - se a saída deles foi motivada pela percepção antecipada desta queda do Fecr ou apenas coincidência é algo que não temos como saber; - independentemente dos movimentos deste fundo, a queda do preço de referência do Fecr é o principal risco que enxergo para a empresa no momento; - até agora, a valorização do dólar tem compensado não apenas estas quedas, como também o desaquecimento do mercado interno. Se permanecer assim, a empresa continua muito barata; - mas existe o risco de em algum momento esta equação se inverter. Outras commodities metalicas estão sofrendo reduções de preço bem maiores do que o Fecr. Isto é o que tem me impedido de investir pesado em Ferbasa;
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 10, 2015 18:32:43 GMT -3.5
|
|
|
Post by rebordoza on Dec 15, 2015 16:44:13 GMT -3.5
(Relatorio Impiroccus de 10/10 sobre a enFESAda)
"Esperando compradores Participamos pela manhã de um evento bem cheio, organizado por Ferbasa (FESA4), que surpreendeu para uma Microcap. Empresa comentou que o mercado será desafiador em 2016, com desaceleração de aço bruto e aço inox em todo o mundo. Por outro lado, câmbio favorece, compensando boa parte da queda provável em vendas. Valor de mercado atual de Ferbasa não se justifica. A empresa tem R$ 600 milhões em ativos líquidos para R$ 600 milhões de market cap." ... Em tempo, a analise de ontem do papel feita pela mesma Impirocus foi bem completo e empolgante mas enquanto não completar meu lote, não publico aqui pra não ter concorrencia na compra hehehe
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 15, 2015 16:51:19 GMT -3.5
Kkk, acho que está no foro errado, aquí todo o mundo parece querer comprar essa aqui eu sou dos poucos que não fui convencido mas principalmente pela inércia de não querer trocar posição
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 15, 2015 17:00:31 GMT -3.5
Potuz, a não ser que eu esteja deixando escapar alguma ironia, pelo que compreendi do trecho citado acima, a empiricus também entende que está barato e o rebordoza concorda com eles. A visão de ambos é compatível com a opinião dominante aqui no fórum.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 15, 2015 17:06:13 GMT -3.5
Potuz, a não ser que eu esteja deixando escapar alguma ironia, pelo que compreendi do trecho citado acima, a empiricus também entende que está barato e o rebordoza concorda com eles. A visão de ambos é compatível com a opinião dominante aqui no fórum. Acho que como sempre o meu portunhol está ruim, referia-me a brincadeira do rebordoza de não postar os outros dados para não ter concorrência: aqui todos concorremos com ele todos queremos comprar
|
|
|
Post by rebordoza on Dec 15, 2015 17:16:25 GMT -3.5
Atendendo a pedidos & ameaças e como meu lote já está quase completo, segue relatorio do guru/analista chefe Impirocus da enFESAda, pois já vi que o nivel do forum é de gente grande:
"Com essa mesma cabeça de buscar apropriar-se da alta do dólar a partir de posições em Bolsa, há bons analistas, por exemplo, recomendando fortemente as ações de Suzano, antevendo processo interessante de desalavancagem e bom fluxo de caixa aos acionistas. Outros sugerem Embraer, citando efeito brutal sobre as margens decorrente da desvalorização cambial e uma carteira de pedidos muito robusta. Há ainda um terceiro grupo, mais arrojado, projetando ganhos substanciais para JBS. Com exceção de JBS, eu até gosto das ações supracitadas. Entretanto, tenho um outro papel favorito, abaixo do radar da maioria e negociando a preços altamente convidativo: Ferbasa (FESA4).
Trata-se de uma grande barganha em Bolsa, com uma dissociação gigantesca entre a evolução de seus resultados operacionais e o comportamento de suas ações. Exatamente o tipo de distorção que eu gosto de capturar, que só foi possível a partir de uma pressão vendedora pontual, cujo resultado óbvio associa-se à vigorosa depreciação, sem qualquer relação com os fundamentos econômico-financeiros.
Por uma decisão estratégica, o fundo soberano norueguês está reduzindo sua exposição ao mercado brasileiro. Para tanto, pediu resgate dos recursos que mantinha em algumas gestoras locais. Entre elas, duas instituições mantinham posição relevante em Ferbasa. Para arcar com os resgates, os fundos tiveram de vender ações da companhia, mesmo enquanto seus resultados operacionais mostravam evolução destacada. Penalizações excessivas geradas por fluxo de curto prazo, exatamente como essa narrada acima, criam oportunidades fantásticas de comprar ativos por preços inferiores a seu valor intrínseco.
Ferbasa é uma excelente empresa, capaz de se beneficiar diretamente do dólar alto, com sólida posição de caixa (net cash de R$ 193 MM) e margens razoáveis (margem líquida de 22,6% em 2015). Tudo isso permeado por valuation extremamente descontado, que enseja potencial de valorização em torno de 80%. Suas ações caem 15% em 2015, enquanto seus resultados mostram notável evolução.
A empresa é líder brasileira na produção de ferrocromo, sendo a maior fabricante de ferroligas do país e a única produtora integrada das Américas, com atuação em mineração, reflorestamento e metalurgia. Com atividades no município de Campo Formoso (Bahia), Ferbasa possui 85% das reservas de cromita (matéria-prima do ferrocromo) do Brasil. Isso, associado a produção de carvão vegetal e uma planta metalúrgica com 14 fornos de redução, garante alta qualidade e produtividade na produção de ligas de cromo e silício. A utilização principal de seus produtos está na indústria de aço inoxidável.
Nos nove primeiros meses de 2015, a empresa fez R$ 686 milhões de receita líquida, em alta de 5,3% sobre igual período de 2014. Seu ebitda marcou R$ 210 MM, subindo 70,8% na comparação anual, enquanto o lucro líquido ficou em R$ 155 MM, basicamente o dobro do apresentado entre janeiro e setembro de 2014. Companhia negocia a múltiplos muito atrativos, a 3,5x lucros e 0,5x valor patrimonial, beneficia-se do câmbio alto por ter receitas em dólares (todos os preços, inclusive do mercado interno, seguem referências internacionais, convertidos ao dólar médio) e acaba de soltar relatório operacional relativo a outubro bastante forte, com receita líquida de R$ 100 MM, em alta de 70,74% comparado a igual período de 2014. O volume vendido em outubro foi de 19,762 mil toneladas, 28,76% superior àquele do mesmo mês do ano passado.
É bastante raro encontrar uma companhia com essa qualidade negociando a múltiplos tão descontados. Barganhas assim só são encontradas após um fluxo vendedor pontual pesado. Vale a pena aproveitar. Entendo que o preço justo das ações está na casa de R$ 12,15 e eu estaria confortável em comprar os papéis (preço teto) até R$ 9,20."
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 15, 2015 17:25:18 GMT -3.5
Grato por compartilhar. Achei interessante a explicação sobre o fundo soberano norueguês, mas algo me diz que não é só isso que motivou as vendas pela victoire. Ao invés de vender igualmente parte de todas as ações da carteira, os fundos por ela geridos optaram especificamente por encerrar esta posição.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 15, 2015 17:53:32 GMT -3.5
rebordoza esse é um relatório da Empiricus? fico um pouco surpreso deles analisando assim esse tipo de papel. Será que eles já formaram posição ou é parte da estratégia que a bolsa está barata em dólar segundo eles já faz algum tempo?
|
|
|
Post by buystocks on Dec 16, 2015 15:42:20 GMT -3.5
FESA4 hoje realmente afundou. Preço totalmente descolado dos fundamentos. Atribuo a dois fatores: - pânico com relação aos preços das commodities metálicas - saída da ação da carteira do MSCI Brasil small caps ( Infomoney: Rebalanceamento do MSCI derruba 15 ações na bolsa) Também aumentei posição no leilão de fechamento. Botei OC por R$ 6,50 e não esperava levar. Acabei levando por R$ 6,37. Hoje estou feliz. Vamos ver amanhã. Mas, sinceramente, passado o evento de saída do índice, acho que a pressão vendedora acaba. Claudio, além dessa noticia de rebalanceamento do msci, não me surpreenderia se o Brasil perder o IG nos próximos dias. Movimento das ações muito esquisito hoje, com estrangeiro socando forte na venda, além de abertura nas taxas curtas/longas de juros. A conferir... Até que demorou bastante! 16 dias depois... O risco aqui pra mim continua sendo o dólar voltar bastante, ainda mais com a possível saída da Dilma. Acho que vem antes de março. Não tem o que fazer com o fluxo estrangeiro. A conferir...
|
|
|
Post by rebordoza on Dec 16, 2015 16:42:10 GMT -3.5
Aos Caçadores de OPA => FESA pode ser a bola da vez... Nesse fim de ano, estou em busca da minha tríplice coroa, pois já acertei o OPA da Prumo e da TERI. O OPA da Prumo era a maior barbada do mercado mas quando dei o bizu incluindo o preço a oferta, xingaram meu pai de careca e minha mãe de cabeluda. Já na TERI, mirei no que vi e acertei no que não vi. Dei sorte, confesso. Agora minha teoria de conspiração paranoica do próximo OPA é em cima da FESA. Acho que ela será a bola da vez. Oportunamente postarei meus fundamentos e/ou teorias de conspiração paranoicas sobre um eventual OPA da FESA, pra turma do contra meter o pau.
|
|
|
Post by rebordoza on Dec 16, 2015 16:46:55 GMT -3.5
rebordoza esse é um relatório da Empiricus? fico um pouco surpreso deles analisando assim esse tipo de papel. Será que eles já formaram posição ou é parte da estratégia que a bolsa está barata em dólar segundo eles já faz algum tempo? - Se vc tem duvida, só assinando o original; - Sobre "surpreso deles analisando", concordo com vc. Não é usual eles fazerem esse tipo de empolgação por um papel; - "Será que eles já formaram posição?" Acredito que sim; - "estratégia que a bolsa está barata em dólar segundo eles já faz algum tempo": tb
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 16, 2015 22:09:30 GMT -3.5
Rebordoza, acho bastante improvável uma fundação, entidade sem fins lucrativos, promover uma OPA.
Se puder, compartilhe sua teoria.
|
|
|
Post by rebordoza on Dec 16, 2015 22:30:49 GMT -3.5
Rebordoza, acho bastante improvável uma fundação, entidade sem fins lucrativos, promover uma OPA. Se puder, compartilhe sua teoria. Não confundir "fundação" (que tem seus propósitos bem defindos e que precisa ser sustentável a longo prazo, etc), com "casa de caridade"... E se ela de fato não tiver fins lucrativos, um OPA de fechamento de capital vai livrá-la dos demais acionistas minoritarios que SO TEM FIM LUCRATIVO e fica enchendo o saco dela nesse sentido Vai se livrar tb de uma seria de obrigações legais de SA, CVM, etc e etc... Assim, acho que não seria esse o obstaculo ... Estou concluindo a materia mas como já foi dito, trata-se apenas de uma suposta "teoria da especulação paranoica' e que, a principio, não seria de curto prazo, como tentarei expor logo que concluir. Mas o fato é que a permanecer nessa faixa de preço, a enFESAda é um grande misterio a ser decifrado...
|
|
|
Post by rebordoza on Dec 16, 2015 23:15:42 GMT -3.5
Fatores Determinantes para o Fechamento do Capital (em geral) A partir da análise de 227 cancelamentos de registro, entre 2001 e 2012, os resultados indicam que o fechamento do capital de companhias listadas na BM&FBOVESPA é determinado pelos seguintes fatores: (i) maior concentração da propriedade e do controle; (ii) menor free-float; (iii) menor liquidez das ações; (iv) maior disponibilidade de caixa; e (v) maior tamanho. Com isso, pode-se inferir que a decisão pelo fechamento do capital de companhias listadas na BM&FBOVESPA parece ter na concentração da propriedade e do controle seu eixo central e os demais fatores apresentam-se como complementares. O fato de o acionista controlador ser uma companhia de capital aberto ou de capital fechado determina diferenças importantes na decisão de fechamento do capital. Enquanto no primeiro caso a disponibilidade de caixa é o fator mais importante, no segundo a liquidez é o fator mais determinante para o fechamento do capital... Para o mercado de capitais, a identificação das características das companhias propensas a cancelar registro pode prevenir investidores preocupados com os riscos inerentes ao momento de aquisição de ações pelo grupo controlador interessado em fechar o capital. Em uma abordagem gerencial, William M. Sinnet (2002), responsável pela matéria intitulada “Why private companies stay private”, publicada no Financial Executives International (FEI), constatou que os executivos entrevistados listaram as seguintes vantagens do fechamento do capital: (i) maior autonomia gerencial conferida aos gestores; e (ii) possibilidade de manter o foco no crescimento de longo prazo, ao invés de valorizar a ação no curto prazo, e resultados trimestrais, entre outras. Um aspecto relevante em relação à decisão pelo delisting, que parece ser consensual na literatura especializada, refere-se ao fato de que mercados de capitais pobres em performance representam um fator relevante para o fechamento do capital. É comum, nesse tipo de mercado, a presença de companhias listadas cujo valor está subavaliado... há evidências de que a concentração da propriedade caracterizada pela concentração de votos é condição essencial para a realização de transações do tipo PTP. Zillmer (2002) e Michelsen e Klein (2011) apontam que, na Alemanha, observa-se que uma das condições para o fechamento do capital é o fato do maior controlador possuir 75% do capital votante da companhia. Em parte, esse aspecto encontra fundamento em razão de: (i) a maior concentração reduzir o custo de coordenação do processo de fechamento do capital; e (ii) quanto maior a concentração de controle, mais fácil será o processo de aprovação da operação de fechamento do capital no conselho de administração da companhia (Lawrence, 1986; Michelsen & Klein, 2011). Em relação ao free-float, constata-se que quanto maior for a proporção de ações em mãos de pequenos investidores (com participações inferiores a 5%), mais difícil será o processo de aprovação em assembleia de acionistas. Com isso, observa-se que companhias com baixo free-float estão mais propensas ao fechamento do capital (Eid Junior & Horng, 2005; Michelsen & Klein, 2011), uma vez que há redução dos custos envolvidos na aquisição de ações circulando no mercado que viabilizem o fechamento do capital (Zillmer, 2002). O terceiro fator é a liquidez. Eid Junior e Horng (2005), Weir et al. (2005) e Michelsen e Klein (2011) defendem que quanto menor for a liquidez das ações, maior será o incentivo ao fechamento do capital, uma vez que o mercado de ações perde sua função como elemento de avaliação da companhia e de oportunidade de diversificação do risco dos acionistas. Nesse caso, a baixa liquidez das ações dificulta o processo de capitalização da companhia, favorecendo o delisting da companhia junto à bolsa de valores. A disponibilidade de caixa é apontada como o quarto fator. Em linha com a argumentação anterior e, também, com o desejo de maior discricionariedade sobre o caixa do grupo de gestores/controladores, espera-se uma relação positiva entre disponibilidade de caixa e probabilidade de fechar o capital (Jensen, 1986; Weir et al., 2005) www.scielo.br/pdf/rcf/2015nahead/pt_1519-7077-rcf-201500910.pdfVejamos então a luz dessa teoria, o caso FESA: - disponibilidade de caixa super favorável - valor está subavaliado no mercado: ponto pra FESA - menor liquidez => maior será o incentivo ao fechamento do capital: FESA neles - controlador possuir 75% do capital: aí que o bicho pega, mas as recompras estão avançando e mitigando essa restrição que falta pra fechar o caixão do OPA, como vermos a seguir Materia-II O estudo também mostra que as Cias que fazem o OPA são menos endividadas que as que permanecem em bolsa. Opa! + 1 ponto pra FESA... Para Veríssimo, essa questão parece uma condição necessária. "Afinal, se uma empresa já possui uma grande alavancagem, me parece improvável que ela ou os controladores possuam os recursos necessários para efetuar um fechamento de capital." Se considerarmos que a decisão de sair da bolsa é tomada com antecedência e não no próprio ano em que ocorre, é natural que a companhia vá recomprando ações aos poucos e reduzindo o 'float' no mercado para garantir que a recompra vai efetivamente atingir os níveis mínimos para efetuar o fechamento de capital, afirma Márcio Veríssimo, diretor de operações da MZ Consult, empresa que assessorou a maioria das aberturas de capital de 2007, ano recorde de OPA (Opa! + 1 ponto pra FESA...) . "Se o controlador já não tem intenção de se manter no mercado, é até favorável para ele ser malvisto pelo mercado, reduzindo o preço da sua ação e permitindo que ele recompre as ações por um preço menor", diz Veríssimo. "Existem muitas maneiras de manipular (de maneira legal) resultados”... www.valor.com.br/financas/3841770/retorno-encolhe-antes-de-empresa-sair-da-bolsaMateria-III Por que as empresas fecham o capital O controlador pode considerar que as ações têm sido negociadas com um grande desconto e que é um bom momento para comprá-las por um preço baixo para aumentar sua participação na empresa. Opa! + 1 ponto pra FESA...) Em outros casos, a empresa pode querer fechar o capital porque existe algum projeto previsto que deve gerar bons resultados, e o controlador quer usufruir das sinergias sem precisar dividi-las com os minoritários. “Se a empresa tem um problema e vai investir tempo e capital para resolvê-lo, o controlador pode calcular que não vale a pena fazer todo esse esforço sozinho para dividir o resultado com os acionistas minoritários. Uma vez que ele terá o esforço de qualquer forma, ele pode pensar em comprar as ações em circulação da empresa para reerguê-la e pegar todo o lucro para ele”, diz Paulo Bittencourt. Observar o nível de free float da empresa também pode ser uma boa estratégia para evitar prejuízos. O free float corresponde à parcela de ações da empresa que se encontra em circulação na Bolsa. "Quanto menor o free float, menos interesse o controlador terá em relação aos minoritários, já que eles terão um poder de barganha menor em um eventual fechamento de capital da empresa. Por isso é importante que os minoritários acompanhem o free float ao longo do tempo para observar o nível de concentração das ações", orienta o diretor técnico da Apogeo Migalhas pertinentes: - 22/10/2015: FERROLIGAS | A Ferbasa perde seu fundador, José Carvalho Posição acionária: Fundação 53,44 / Victoire Brasil 6,35 / OUTROS 36,67 Fato Relevante – Ampliação Programa de ... - Ferbasa www.ferbasa.com.br/conteudo_pt.asp?conta=28&idioma=0&id... O novo limite do Programa de Recompra corresponde a 10% (dez por cento) das 43.464.000 (quarenta e três milhões, quatrocentos e sessenta e quatro mil) ... Por oportuno, vale lembrar que “De grão em grão, a galinha de ouro enche o papo...”(e diminui o free-float) - Estrutura de capital e possibilidade de resgate de ações ou quotas: A Diretoria entende que a atual estrutura de capital, mensurada principalmente pela relação dívida líquida sobre patrimônio líquido, apresenta níveis de alavancagem bem abaixo do praticado pelas demais empresas de Mineração, Siderurgia e Metalurgia. (i) Hipóteses de resgate: Com relação à possibilidade de resgate de ações, não existe, em curto prazo, previsão para realização de tal evento Como já foi dito, trata-se apenas de uma suposta "teoria da especulação paranoica' e que, a principio, não seria de curto prazo, pois haveria ainda a necessidade basica outras recompras pra enxugar o mercado de free float ainda grande da FESA Posição acionária pag 141 Fundação José Carvalho 53,44 / Victoire Brasil Investimentos 6,35 / OUTROS 36,67 AÇÕES EM TESOURARIA - Data da última alteração: 30/11/2015 3,54 % Ações em circulação correspondente a todas ações do emissor com exceção das de titularidade do controlador, das pessoas a ele vinculadas, dos administradores do emissor e das ações mantdas em tesouraria A 66,59 www.ferbasa.com.br/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=55589www.ferbasa.com.br/conteudo_pt.asp?conta=28&idioma=0&id=209939&tipo=55581www.ferbasa.com.br/arquivos/Ferbasa_FRE_v5.pdf pag 75 Pag 93 – Outros links sobre OPAs: www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/ofertas/opas.html. www.capitalaberto.com.br/edicoes/hora-de-dizer-adeus/#.VdHqTvlVjoZ
|
|
|
Post by rebordoza on Dec 16, 2015 23:18:37 GMT -3.5
Desculpem o texticulo empastelado acima, com cara de rascunho que é na sua 1ª versão, mas o forum não tem recurso de edição pra dar uma melhorada mas o que importa é o conteudo
|
|
|
Post by rebordoza on Dec 16, 2015 23:19:49 GMT -3.5
Enquanto o OPA não vem... Para desenhar uma previsão de resultado para 2015, se faz necessário o estabelecimento de algumas premissas econômicas e mercadológicas que a FERBASA entende serem razoáveis, as quais estão sujeitas a diversos fatores, muitos dos quais não estão nem estarão sob o controle da Companhia O resultado da FERBASA é bastante• sensível ao câmbio, uma vez que os preços de nossos produtos são dolarizados no Brasil e no exterior; Vale enfatizar que a previsão de resultados divulgada contém declarações e perspectivas, que estão sujeitas a riscos e incertezas, pois foram baseadas em crenças e premissas da administração e em informações disponíveis no mercado neste momento. Os resultados futuros podem ser substancialmente diferentes dos descritos abaixo: Receita Líquida Intervalo entre R$ 800 e 900 milhões EBITDA ajustado Intervalo entre R$ 140 e 180 milhões Margem EBITDA Intervalo entre 15% e 20% Geração de caixa líquido Intervalo entre R$ 150 e 170 milhões - Considerando que a geração de caixa poderia ser em torno de 140milhões a 150milhões no ano e o valor de mercado da cia é de apenas 650milhões ela está muito barata. - “Valor de mercado da empresa é de cerca de 635 mi. A empresa tem dívida líquida negativa (=caixa e equivalentes de caixa) de 192 mi. Com isso o EV dela é de apenas 443mi No último mês a receita da empresa chegou a 100 mi. Com margem líquida de 20% (margem do último trimestre), ela teria um potencial de gerar um lucro de 240 mi por ano.
1ºs Questionamentos sobre a tese do OPA Ferbasa Faz sentido uma fundação, entidade sem fins lucrativos, promover uma OPA? - Não confundir "fundação" (que tem seus propósitos bem defindos e que precisa ser sustentável a longo prazo, etc), com "casa de caridade"... E se ela de fato não tiver fins lucrativos, um OPA de fechamento de capital vai livrá-la dos demais acionistas minoritarios que SO TEM FIM LUCRATIVO e fica enchendo o saco dela nesse sentido. Iria se livrar tb de uma seria de obrigações legais de SA, CVM, etc e etc... Assim, acho que não seria esse o obstaculo ... Como já foi dito, trata-se apenas de uma suposta "teoria da especulação paranoica' e que, a principio, não seria de curto prazo,
Mas o fato é que a permanecer nessa faixa de preço, a enFESAda é um grande misterio a ser decifrado...
|
|