rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 19, 2015 15:22:27 GMT -3.5
Valor de mercado da empresa é de cerca de 635 mi. A empresa tem dívida líquida negativa (=caixa e equivalentes de caixa) de 192 mi. Com isso o EV dela é de apenas 443mi No último mês a receita da empresa chegou a 100 mi. Com margem líquida de 20% (margem do último trimestre), ela teria um potencial de gerar um lucro de 240 mi por ano. Isso significa dizer que em apenas dois anos o investimento na empresa se pagaria. Ainda que por conservadorismo consideremos que esta receita de 100 mi ou essa margem de 20% não irão se repetir e o lucro esperado para o próximo ano seja de apenas metade do acima indicado (120 mi), o investimento continuaria a se pagar em menos de 4 anos. Por pior que sejam o cenário interno ou as perspectivas futuras para o Fecr, não consigo compreender o preço atual desta ação. Enquanto alguns tentam entender, outros preferem simplesmente comprar. Hoje aumentei posição aqui. Só espero que não apareça uma explicação para este preço lá na frente.
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 19, 2015 15:51:00 GMT -3.5
Valor de mercado da empresa é de cerca de 635 mi. A empresa tem dívida líquida negativa (=caixa e equivalentes de caixa) de 192 mi. Com isso o EV dela é de apenas 443mi No último mês a receita da empresa chegou a 100 mi. Com margem líquida de 20% (margem do último trimestre), ela teria um potencial de gerar um lucro de 240 mi por ano. Isso significa dizer que em apenas dois anos o investimento na empresa se pagaria. Ainda que por conservadorismo consideremos que esta receita de 100 mi ou essa margem de 20% não irão se repetir e o lucro esperado para o próximo ano seja de apenas metade do acima indicado (120 mi), o investimento continuaria a se pagar em menos de 4 anos. Por pior que sejam o cenário interno ou as perspectivas futuras para o Fecr, não consigo compreender o preço atual desta ação. Enquanto alguns tentam entender, outros preferem simplesmente comprar. Hoje aumentei posição aqui. Só espero que não apareça uma explicação para este preço lá na frente. Usando o FCD e fazendo um cenário muito pessimista, com ZERO de crescimento nos próximos 5 anos, tx desconto de 12%, perpetuidade de ZERO, o preço alvo estaria em 15,90.
|
|
|
Post by Claudio66 on Nov 19, 2015 15:55:11 GMT -3.5
rst, na 2a feira eu postei ( clique aqui para ver a postagem) que não estava entendendo o comportamento de ações com excelente resultado que não decolavam. Citei a FESA4 entre elas. Outra que citei foi SGPS3. NA 2a feira eu comprei SGPS3, no início do dia, por R$ 2,83, acreditando que algum incauto havia esquecido uma OV. Coloquei uma OC para limpar o "book" até R$ 2,85. Para minha surpresa a OC toda foi realizada pelo preço de R$ 2,83 e ainda sobrou ação para vender. naquele dia SGPS3 fechou em 2,64, com queda de 6%! Reli o ER e o ITR e não entendi onde poderia estar errando. Acho que não estava errado. Hoje a ação fechou a R$ 3,21, com alt, no dia, de 11%, atingindo máxima de R$ 3,32. Já estou com ganho de 13%, em menos de uma semana, sobre um preço que pareceu caro no dia da compra. O negócio é ter paciência.
|
|
|
Post by buystocks on Nov 30, 2015 15:46:02 GMT -3.5
Catei mais algumas (muito pouco ainda) hoje. Daqui a pouco vai valer menos que o caixa liquido.
|
|
|
Post by Claudio66 on Nov 30, 2015 16:14:24 GMT -3.5
FESA4 hoje realmente afundou. Preço totalmente descolado dos fundamentos. Atribuo a dois fatores: - pânico com relação aos preços das commodities metálicas - saída da ação da carteira do MSCI Brasil small caps ( Infomoney: Rebalanceamento do MSCI derruba 15 ações na bolsa) Também aumentei posição no leilão de fechamento. Botei OC por R$ 6,50 e não esperava levar. Acabei levando por R$ 6,37. Hoje estou feliz. Vamos ver amanhã. Mas, sinceramente, passado o evento de saída do índice, acho que a pressão vendedora acaba.
|
|
|
Post by buystocks on Nov 30, 2015 16:27:54 GMT -3.5
FESA4 hoje realmente afundou. Preço totalmente descolado dos fundamentos. Atribuo a dois fatores: - pânico com relação aos preços das commodities metálicas - saída da ação da carteira do MSCI Brasil small caps ( Infomoney: Rebalanceamento do MSCI derruba 15 ações na bolsa) Também aumentei posição no leilão de fechamento. Botei OC por R$ 6,50 e não esperava levar. Acabei levando por R$ 6,37. Hoje estou feliz. Vamos ver amanhã. Mas, sinceramente, passado o evento de saída do índice, acho que a pressão vendedora acaba. Claudio, além dessa noticia de rebalanceamento do msci, não me surpreenderia se o Brasil perder o IG nos próximos dias. Movimento das ações muito esquisito hoje, com estrangeiro socando forte na venda, além de abertura nas taxas curtas/longas de juros. A conferir...
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 30, 2015 16:36:34 GMT -3.5
FESA4 hoje realmente afundou. Preço totalmente descolado dos fundamentos. Atribuo a dois fatores: - pânico com relação aos preços das commodities metálicas - saída da ação da carteira do MSCI Brasil small caps ( Infomoney: Rebalanceamento do MSCI derruba 15 ações na bolsa) Também aumentei posição no leilão de fechamento. Botei OC por R$ 6,50 e não esperava levar. Acabei levando por R$ 6,37. Hoje estou feliz. Vamos ver amanhã. Mas, sinceramente, passado o evento de saída do índice, acho que a pressão vendedora acaba. Claudio, além dessa noticia de rebalanceamento do msci, não me surpreenderia se o Brasil perder o IG nos próximos dias. Movimento das ações muito esquisito hoje, com estrangeiro socando forte na venda, além de abertura nas taxas curtas/longas de juros. A conferir... Hoje estou fazendo o balanço do final do mês para pagar o DARF das BEMA e tive que acessar o sitio do tesouro para anotar as minhas compras mensais no TD e notei o spread nas curvas de juros mesmo no TD! (além dos contratos a futuro). Talvez esses dias vaza alguma informação das agencias de risco.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 30, 2015 16:46:11 GMT -3.5
E eu que passei a tarde tentando entender o que aconteceu com fesa e mills. O pior é que no começo do mês comprei fesa a 7,20. Não sei se é dedo podre ou apenas tíming ruim, mas que fase...
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Nov 30, 2015 16:49:37 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 30, 2015 19:08:03 GMT -3.5
Não tinha olhado não, obrigado Neymar.
|
|
|
Post by Claudio66 on Nov 30, 2015 19:30:48 GMT -3.5
E eu que passei a tarde tentando entender o que aconteceu com fesa e mills. O pior é que no começo do mês comprei fesa a 7,20. Não sei se é dedo podre ou apenas tíming ruim, mas que fase... Eu comprei FESA4 no começo do mês por R$ 7,39, no meio do mês por R$ 7,26 e agora por R$ 6,37. Dobrei minha posição na empresa neste mês, se tornando minha maior posição em carteira.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Nov 30, 2015 22:26:42 GMT -3.5
E eu que passei a tarde tentando entender o que aconteceu com fesa e mills. O pior é que no começo do mês comprei fesa a 7,20. Não sei se é dedo podre ou apenas tíming ruim, mas que fase... Eu comprei FESA4 no começo do mês por R$ 7,39, no meio do mês por R$ 7,26 e agora por R$ 6,37. Dobrei minha posição na empresa neste mês, se tornando minha maior posição em carteira. Olha, nesse preço (6,50) não vejo como esse investimento pode dar errado... o operacional devolve o investimento em menos de 2 anos, pelas minhas contas. Não existe nada nem perto disso nas ações que acompanho. Estou pensando seriamente em dobrar a posição (era cerca de 4% da carteira de ações).
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 1, 2015 6:57:08 GMT -3.5
Olha, olhando no site Fundamentus, P/EBIT, tem Cemig, Petrobras, Portobello, Gerdau Met, Oi, Magazine Luiza. Mas dessa lista, ficaria só com Cemig. E isso que está em baixa, sem perspectiva de reversão. A Ferbasa sofre por questões de liquidez, mesmo com a ajuda da alta do dólar, então, pode ser que o risco retorno indique que seja melhor uma Cemig do que aqui.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 1, 2015 7:29:03 GMT -3.5
Paitax, nenhuma das empresas que citou se compara a Ferbasa.
Ferbasa tem dívida líquida negativa de 190 mi, enquanto que todas as empresas que citou tem endividamento pesado.
O que o foreverlearning quis dizer é parecido com uma postagem que fiz pouco acima:
Se o lucro da empresa permanecer estável, nos próximos dois anos ele será equivalente ao valor de mercado menos o caixa e disponibilidades. Isso realmente não tem igual.
EDIT: para ficar mais claro, ao invés de comparar o P/Ebit destas empresas, compare o EV/Ebitda, que leva em conta a dívida/caixa de cada uma (no fundamentos dá para comparar o EV/Ebit). Nenhuma das empresas que citou chega perto de ferbasa.
Mudando um pouco de assunto, como que vocês receberam a notícia de mudança repentina do diretor financeiro e de RI?
Este é um fato que, via de regra, deve acender um sinal de alerta (salvo nas hipóteses em que o ocupante do cargo resolve ir embora por alguma razão pessoal, o desligamento repentino geralmente está associado à descoberta de alguma irregularidade na contabilidade ou algum grande erro), mas não vi ninguém comentar.
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 1, 2015 7:37:47 GMT -3.5
Comunicado ao mercado - venda de participação relevante da gestora Victoire de 9,2% do total de PNs emitidas. (No comunicado dizem que a participação agora é de 9,53% das PNs e consultando nesse momento o sítio da BM&F BOVESPA, vi que a gestora detinha 18,73% das PN até a última atualização. Se parou a sangria, a cotação pode pegar um bom momento positivo. Mas a Victoire ainda tem 9,53% das ações para vender. Praticamente o mesmo que vendeu recentemente. P.S.: Lembrando que no começo do ano a gestora Fator já havia anunciado uma venda de participação relevante ( comunicado ao mercado - alienação Fator), que é da ordem de 3,78% das PNs, caindo de 7,86% para 4,08%. Como agora a Fator tem menos de 3% do capital, entendo que não precisa mais comunicar as vendas. E quem está comprando? Acho que só pessoa física. Pode ser bom (se a empresa estiver saudável, e outro fundo resolver comprar participação relevante na empresa), ou pode ser ruim (se as gestoras sabem de alguma coisa que nós não sabemos e estão abandonando o barco, antes que seja tarde).
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 1, 2015 7:59:38 GMT -3.5
Nossa só agora que vi movimentação neste tópico fui a conferir o gráfico da FESA, que sangria mesmo! dá vontade de comprar se mal não seja para um ST mesmo com as minhas dúvidas na empresa. Vou avaliar hoje mesmo se troco posição de alguma empresa de varejo por essa aqui.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 1, 2015 7:59:12 GMT -3.5
Paitax, nenhuma das empresas que citou se compara a Ferbasa. Ferbasa tem dívida líquida negativa de 190 mi, enquanto que todas as empresas que citou tem endividamento pesado. O que o foreverlearning quis dizer é parecido com uma postagem que fiz pouco acima: Se o lucro da empresa permanecer estável, nos próximos dois anos ele será equivalente ao valor de mercado menos o caixa e disponibilidades. Isso realmente não tem igual. EDIT: para ficar mais claro, ao invés de comparar o P/Ebit destas empresas, compare o EV/Ebitda, que leva em conta a dívida/caixa de cada uma (no fundamentos dá para comparar o EV/Ebit). Nenhuma das empresas que citou chega perto de ferbasa.Mudando um pouco de assunto, como que vocês receberam a notícia de mudança repentina do diretor financeiro e de RI? Este é um fato que, via de regra, deve acender um sinal de alerta (salvo nas hipóteses em que o ocupante do cargo resolve ir embora por alguma razão pessoal, o desligamento repentino geralmente está associado à descoberta de alguma irregularidade na contabilidade ou algum grande erro), mas não vi ninguém comentar. Entendo rst, porém ele mesmo colocou como Operacional, portanto, EBIT. Outra coisa que mencionei é a liquidez das ações. Governança Corporativa também envolve no valor da ação. Mas concordo que, se o dólar permanecer neste patamar e a empresa manter a receita, sim, será uma ação muito boa.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 1, 2015 8:09:48 GMT -3.5
Paitax, o foco do meu post é: faça a comparação usando o EV no lugar do P.
E para simplificar, esqueça o que eu disse sobre EBIT e EBITDA. Nesse caso específico, para chegar à mesma conclusão do foreverlearning não importa qual dos dois irá usar no denominador.
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 1, 2015 8:34:32 GMT -3.5
...Mudando um pouco de assunto, como que vocês receberam a notícia de mudança repentina do diretor financeiro e de RI? Este é um fato que, via de regra, deve acender um sinal de alerta (salvo nas hipóteses em que o ocupante do cargo resolve ir embora por alguma razão pessoal, o desligamento repentino geralmente está associado à descoberta de alguma irregularidade na contabilidade ou algum grande erro), mas não vi ninguém comentar. Houve mudança repentina? Pelo que entendo, Geraldo de Oliveira Lopes estava cumulando as funções de CEO, CFO e DRI, desde 28/04/2015. ( Ver aqui a ata da reunião do conselho com a eleição.) Finalmente o cargo, que pode-se dizer, estava vago desde o início do ano, foi preenchido. ( Ver Comunicado ao mercado sobre a nomeação.) Em todo caso, entendo que a DRI continua, de fato, como Temporal.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 1, 2015 9:00:15 GMT -3.5
Claudio66, agradeço pelos esclarecimentos. Confesso que não procurei identificar quem estava no cargo antes e porque saiu. Apenas vi a eleição de um novo diretor e interpretei incorretamente que o anterior havia saído sem maiores explicações. Com sua explicação ficou claro que: 1) o CEO estava cumulando mais estas duas funções 2) após a eleição de uma pessoa para as funções, o CEO passou a cuidar apenas da direção da empresa.
|
|