rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 8, 2023 15:13:56 GMT -3.5
eu acredito que a eletrobras foi vendida por muito menos do que vale. lembro da incorporação das empresas do grupo ipiranga pela unipar, os controladores receberam 4 vezes mais do que os minoritarios. o argumento de que. quem acha o preço da venda do controle muito barato deveria ir comprar é falacioso. Mas quem vendeu o controle da Eletrobrás foi a União. Se, tal qual no caso da unipar, ela vendeu por 4x mais, em prejuízo dos minoritários, não dá para dizer que a ação foi vendida por 1/3 do que vale. Seu argumento não tem nenhum sentido nesse caso. O tal laudo do TCU tinha uma série de erros elementares. Até mesmo incluía no valor da Eletrobrás a usina de Itaipú ou a Eletronuclear (não lembro qual das duas), apesar de elas expressamente terem sido excluídas da parte vendida.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 8, 2023 15:45:13 GMT -3.5
De toda forma, continuo aguardando a explicação do porquê adquirir uma participação minoritária por R$42,00 é um crime de lesa pátria e dizer que hoje dá essa mesma ação pode ser conprada por R$37,00 é um argumento falacioso.
Ela não vale R$126 (3x mais)?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 8, 2023 16:07:11 GMT -3.5
"estamos há 0 dias sem o barbudo falar algo estúpido" Está difícil essa contagem passar do 2. O recorde anterior foi quando ele fez tratamento na garganta e ficou afônico. Alguém precisa dar uns calmantes para o ladrão.
Essas bobagens diárias não tem, a meu ver, a importância do tiro no próprio pé que os petralhas estão fazendo ao atacar em massa o Bob Fields Neto
Forçando uma queda na taxa de juros na marra, o mais provável é que o dólar aumente
Aumentando o dólar, os importados, sendo que o principal deles são o petróleo e seus derivados, aumentarão substancialmente, pressionando a inflação
Com o simples discurso de que o Brasil "precisa de uma inflação brasileira, e não uma inflação europeia" (50% ao ano, 80% ao ano) eles só aumentam as expectativas inflacionárias nos agentes econômicos
Enfim, rst , a gente não podia mesmo esperar que o PT deixasse de ser PT, não é?
Eu achava o Bob neto enfeite de bolo, mas agora, depois desse clima sórdido criado pelos petistas, estou com ele e não abro
Rst, vai por mim. Assista o mínimo possível do noticiário político. Só as manchetes sem ler declarações de políticos. Ficar lendo o que eles dizem só vai irritar um cidadão minimamente decente Vc esqueceu q ele socou selic a 2%aa e ganhou o Oscar de melhor banqueiro central de 2021 (?). Pra contrastar, deixo uma grande contribuição de um dos célebres desse lugar. Muito bonito ver a união desses caras, se revezando nesse corredor polonês gostoso de se ver.
|
|
|
Post by ancasodi on Feb 8, 2023 16:19:51 GMT -3.5
Não disse que foi vendida por 1/3. Disse que PwC(empresa do caso ENRO, Americana) calculou o valor da eletrobras em 30 bi, sendo que ela tinha 15 bi em caixa e 45 bi a receber em 4 anos.
Eu sou investidor, mas antes sou a favor de justiça social. E acho que dá pra equalizar isso, dá pra ter ricos e povo alimentado, com saúde e educação.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 8, 2023 17:09:09 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 8, 2023 17:27:08 GMT -3.5
Não disse que foi vendida por 1/3. Disse que PwC(empresa do caso ENRO, Americana) calculou o valor da eletrobras em 30 bi, sendo que ela tinha 15 bi em caixa e 45 bi a receber em 4 anos. Eu sou investidor, mas antes sou a favor de justiça social. E acho que dá pra equalizar isso, dá pra ter ricos e povo alimentado, com saúde e educação. 1) Enron era auditada pela Arthur Andersen. 2) Desconheço esse laudo da Price. Mesmo que ele exista, não tem nenhuma relevância para a discussão, já que na privatização da eletrobrás mercado atribuiu à empresa valuation de 96bi (42/ação para uma base final de 2,3bi de ações). 3) olhar apenas para os ativos da empresa e ignorar todos os passivos é digno de uma menção na conta valuation freestyle. Só de contingências judiciais a empresa tinha provisões de 33bi em 2021. Reforçando: estamos falando apenas das contingências PROVISIONADAS. Vai saber se estas provisões são suficientes ou qual será o valor final das muitas outras contingências sem provisão alguma.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Feb 8, 2023 17:50:07 GMT -3.5
Esse sujeito aí é economista da Unicamp? Poi eu estou acompanhando o que ocorreu na Turquia e o Erdogan fez exatamente, há algum tempo, o que o Batráquio quer fazer aqui: agiu como se os juros fossem indiferentes para controlar a inflação. O resultado foi o previsível: a inflação disparou e agora eles devem estar aumentando os juros para tentar controlar. Se o que esse Randolfe disse foi no sentido em questionar o papel dos juros foi ótimo porque aí a gente sabe que a gente tem que evitar qualquer coisa vinda dele
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Feb 8, 2023 17:51:45 GMT -3.5
De toda forma, continuo aguardando a explicação do porquê adquirir uma participação minoritária por R$42,00 é um crime de lesa pátria e dizer que hoje dá essa mesma ação pode ser conprada por R$37,00 é um argumento falacioso. Ela não vale R$126 (3x mais)? vc acha que alguem consegue comprar uma participação relevante na gerdau ou no banco itau pelo preço cotado na bolsa? penso que a participação que o governo vendeu para esses empresarios nada exemplares é relevante, penso que passam a ser os maiores acionistas privados da empresa, e tem mais do que o governo, se é que ele ainda tem alguma coisa.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 8, 2023 19:41:46 GMT -3.5
De toda forma, continuo aguardando a explicação do porquê adquirir uma participação minoritária por R$42,00 é um crime de lesa pátria e dizer que hoje dá essa mesma ação pode ser conprada por R$37,00 é um argumento falacioso. Ela não vale R$126 (3x mais)? vc acha que alguem consegue comprar uma participação relevante na gerdau ou no banco itau pelo preço cotado na bolsa? penso que a participação que o governo vendeu para esses empresarios nada exemplares é relevante, penso que passam a ser os maiores acionistas privados da empresa, e tem mais do que o governo, se é que ele ainda tem alguma coisa. Pensou errado. Participação total da união (incluindo BNDES e BNDESpar ainda é de 40% das ONs. Muito mais do que qualquer outro acionista. Fonte: bvmf.bmfbovespa.com.br/pt-br/mercados/acoes/empresas/ExecutaAcaoConsultaInfoEmp.asp?CodCVM=2437&ViewDoc=0Se, como dizem, a ação vale muito mais do que o valor da venda e a privatização servirá para destravar esse valor, União será a principal beneficiada.
|
|
|
Post by salcedo on Feb 9, 2023 10:24:21 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Feb 9, 2023 11:23:35 GMT -3.5
"Exclusivo para assinantes" SE vc tiver acesso à matéria por favor poste para nós
|
|
|
Post by salcedo on Feb 9, 2023 11:59:35 GMT -3.5
É justo que apenas as pessoas que utilizam o sistema de transporte público coletivo paguem por ele? Em meio a agonia do sistema de transporte público coletivo nas cidades brasileiras, cresce o comprometimento da renda de quem não pode renunciar aos ônibus, metrôs e trens para fazer deslocamentos diários. Nas cidades são geradas diferentes respostas, por exemplo: tarifa zero, aumento do subsídio, redução do preço da passagem e criação de bilhetes mais econômicos para pessoas de baixa renda.
Enquanto isso, nas mesas de discussão entre responsáveis técnicos do setor, migração modal é o termo utilizado para nomear a mudança de um meio de transporte para outro. Fenômeno que mais preocupa quem busca a redução do impacto negativo do uso intensivo de carros nas cidades, migração modal é quando as pessoas deixam o transporte público coletivo e passam a usar carros e motos individuais. Isso é alarmante porque os efeitos práticos dessa mudança são a congestão da infraestrutura de circulação e crescimento da emissão de poluentes e Gases Efeito Estufa (GEE), vilões do aquecimento global.
Porém, frequentemente, é deixado de lado o impacto do aumento da tarifa paga por quem segue utilizando o transporte público coletivo, dado que, com menos pessoas utilizando, os custos de operação dos serviços passam a ser divididos entre menos passageiros e passageiras. Situação que se agrava quando o poder público não destina subsídios - ou seja, recursos públicos - para a manutenção de ônibus, compra de combustível e pagamento de salários.
O cenário é ainda mais preocupante nas cidades brasileiras que não diferenciam a tarifa pública da tarifa técnica. Por tarifa pública entende-se o valor que aparece nos ônibus, guichês ou no validador do bilhete eletrônico; já a tarifa técnica é o custo do sistema de transporte dividido pela quantidade de pessoas que o utilizam, e pode ser superior ao valor da tarifa pública e só aparecer nos contratos com as empresas que operam o serviço.
Nesses casos, a diferença entre a tarifa pública e a tarifa técnica é paga por meio de subsídios públicos, receitas extratarifárias ou receitas alternativas arrecadadas por meio de impostos e taxas que, simplificando, são recursos para além das tarifas pagas por quem usa o sistema. Por exemplo, fontes de receita com origem na exploração publicitária de pontos e terminais de ônibus ou cobrança de estacionamento veicular.
Além disso, dividir o valor dos custos operacionais pela quantidade de pessoas transportadas e assim definir o preço da tarifa pode ser profundamente injusto, pois desse modo responsabilizamos um conjunto de pessoas, predominantemente, empobrecido, negro e feminino pela garantia do direito ao transporte.
Isso quer dizer que é esse o conjunto responsável para garantir que toda a sociedade conte com um ônibus passando na frente de casa quando o carro quebra, o dinheiro da gasolina falta ou a consulta médica enfim chega.
E, enquanto esse sistema garante o acesso do transporte público a pessoas que nunca sequer pisaram dentro de um ônibus ou vagão de metrô - sim, elas existem -, aquelas que realizam trabalhos essenciais e que mantêm as cidades em funcionamento, como profissionais do corpo de bombeiros, de enfermaria, de limpeza, da educação e de segurança, têm cada vez mais dificuldade para pagar a tarifa e chegar ao trabalho, escola ou posto de saúde.
Ainda pensando sobre os efeitos de responsabilizar apenas quem usa o transporte público coletivo pela continuidade do sistema, outro reflexo é a superlotação dos veículos e vagões, já que a maior quantidade de pessoas transportadas por viagem é, comumente, considerado algo positivo e resulta em uma maior remuneração para as empresas que operam o sistema, que precisam ter menos ônibus circulando na rua — desconsiderando a segurança e conforto de quem utiliza o sistema, fator que em muitas cidades levou uma parcela da população a substituir o transporte público coletivo por um sistema privado de transporte individual por aplicativos, acentuando a queda abrupta de passageiros vista nos últimos anos.
Contexto que nos leva de volta a pergunta inicial: é justo que apenas as pessoas que utilizam o sistema de transporte público coletivo paguem por ele? Talvez a resposta precise estar relacionada com o lugar que queremos que o transporte público coletivo ocupe em nossa sociedade.
Se acreditamos que o transporte coletivo é fundamental para reduzir emissões de GEE, garantir que as pessoas circulem pelas cidades, acessem equipamentos públicos, disponham de serviços de qualidade e não tenham seu orçamento familiar pressionado com o aumento constante de tarifas, precisamos fazer algo. Do contrário, se o transporte público coletivo é dispensável e mergulhar as cidades no caos é aceitável, basta deixar as coisas como estão e não agir.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Feb 9, 2023 13:12:49 GMT -3.5
É justo que apenas as pessoas que utilizam o sistema de transporte público coletivo paguem por ele? Em meio a agonia do sistema de transporte público coletivo nas cidades brasileiras, cresce o comprometimento da renda de quem não pode renunciar aos ônibus, metrôs e trens para fazer deslocamentos diários. Nas cidades são geradas diferentes respostas, por exemplo: tarifa zero, aumento do subsídio, redução do preço da passagem e criação de bilhetes mais econômicos para pessoas de baixa renda. Tema excelente para discussão, salcedo. Nesse tópico a gente pode ver de tudo desde países que aceitam níveis muito altos de inflação para terem uma série de prestações públicas a preços subsidiados (Argentina) como casos em que pessoas que não tem absolutamente necessidade de subsídio se aproveitam dele (o Barsi, que usa tarifa de pessoa idosa sendo um dos homens mais ricos do Brasil)Acho que a gente vai ter que elaborar uma situação caso a caso e eu começo pondo lenha na fogueira dando um exemplo onde o subsídio (ou seja, muita gente pagando, através de impostos mas sem o utilizar) é a meu ver justificadoO exemplo seria uma cidade que eu conheço bem: Brasília. Brasília é louvada em canto e prosa por ter sido uma cidade planejada Realmente vários dos defeitos de outras cidades a gente não vê em BrasíliaSó que a cidade foi praticamente "planejada" para se andar de carro. As distâncias são longas e, caso se trabalhe e estude, será imprescindível a utilização de veículo próprioQuantas e quantas vezes eu já pensei em computar, digamos, o tempo que eu levava para pegar o Grande Circular e ir, digamos à faculdade, e depois usar o tempo assim somado para quando me perguntassem "o que vc fez na vida"Pior ainda, ninguém podia prever, na época em que Brasília foi concebida, que um grande contingente de trabalhadores iria morar em cidades-satélite (devido ao alto aluguel no PP) mas precisaria se deslocar diariamente para trabalhar no PPComo em geral a gente supõe que a pessoa que toma ônibus não dispõe de recursos para ter uma automóvel, criou-se um subsídio ao transporte público em Brasília, o qual, bem ou mal administrado, tem sua existência plenamente justificada pela configuração da cidadeOutros que quiserem exprimir o seu ponto de vista eu agradeço a opinião
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Feb 9, 2023 20:11:29 GMT -3.5
o governo deveria planejar e organizar a construçao de novas cidades. Nrasilia foi mal planejada.
deveria ser uma meta a estabilização ou leve redução d populaçao das zonas metropolitanas existentes.
havendo subsisio ao onibus, as zonas metropolitanas continuarão a atrair mais população
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 14, 2023 12:23:36 GMT -3.5
Sobre a decisão jurídica que permite que, mudando o entendimento de uma matéria tributária, tributos são devidos.
Boa comparação mesmo para os leigos do ambiente empresarial tributário do Brasil. Vê-se clara empatia das autoridades qtos às partes envolvidas.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 14, 2023 12:36:45 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Feb 14, 2023 22:16:05 GMT -3.5
Kkk galerinha com saudade do Guedes e Mito já rs
|
|
|
Post by ancasodi on Feb 14, 2023 22:31:43 GMT -3.5
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Feb 15, 2023 13:35:33 GMT -3.5
Não sei se vão conseguir provar alguma coisa. Mas que é um absurdo os caras fazerem análise de fundos e terem fundos isso é...
|
|
|
Post by ancasodi on Feb 15, 2023 15:32:38 GMT -3.5
Não sei se vão conseguir provar alguma coisa. Mas que é um absurdo os caras fazerem análise de fundos e terem fundos isso é... Eu acho que já conseguiram. Arranha a credibilidade. E a depender da sanha de vingança da Hectare, vai que role uma matéria na TV... "À mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta!"
|
|